Hotéis em Roma: os relatos dos leitores

Coliseu visto de Monti, Roma

Este post compila e organiza todos os depoimentos sobre hotéis em Roma deixados por leitores do Viaje na Viagem em diversos posts. Os hotéis estão divididos por região e, dentro de cada região, listados em ordem alfabética. Caso o hotel não esteja relacionado aqui, é porque ainda não foi comentado por nenhum leitor. Se você tiver algum depoimento para dar, positivo ou negativo, use a caixa de comentários e logo editaremos o seu hotel na lista, obrigado!

Termini ou não, eis a questão. O grosso da hospedagem econômica de Roma está em torno da estação principal de trem, o Termini. Não é um lugar bonito, e existe o folclore de que seria perigoso. Não é; é apenas mal encarado. A região imediatamente no entorno é habitada/freqüentada por imigrantes. Mas não é preciso ter medo de pobre. O problema do turista em Roma está nos mãos-leves, trombadinhas e pilantras, e esses atuam em todo lugar onde houver turista na cidade. (A estação, claro, é um dos pontos em que você corre mais risco.) Eu pessoalmente evitaria ficar próximo ao Termini porque prefiro dormir e acordar num lugar mais bonito e mais romano. Mas há vantagens, claro, no fato de poder descer do trem (vindo de outra cidade ou do aeroporto) e poder ir caminhando até o hotel, sem precisar pegar táxi, metrô ou bumba. Se quer minha opinião, eu recomendo procurar hotel em lugares simpáticos como o Campo de’ Fiori (região do centro histórico menos assombrada pelo turismo de massa), Trastevere (melhor lugar da cidade pra brincar de estar na Itália) e a região de Monti e Coliseu, que é charmosa e oferece bom custo x benefício.

Sim, é caro pra chuchu. Pelo que oferece (quartos pequenos, equipamentos ultrapassados e, no caso do Termini, vizinhança mal-encarada), Roma tem a hospedagem mais cara da Europa. Quanto mais baixas forem as suas expectativas, melhor 😀

Centro Histórico

(cartões postais à porta; hordas de turistas 24 horas)

Centro Histórico: Campo de’ Fiori

(cantinho mais autêntico do coração de Roma)

Via Veneto & Villa Borghese

(área nobre colada ao centro histórico)

Trastevere

(cantinas e mais cantinas; romanos e turistas)

Coliseu & Monti

(pedaço charmoso entre Termini e centro histórico)

Vaticano & Prati

(bons preços; região menos central)

Termini

(ao redor da estação principal de trem)

Repubblica

(primeira estação de metrô entre o Termini e o centro)

Leia mais:

355 comentários

gostaria de saber se alguém indica hotéis ou b&b em roma que na recepção existem funcionários que falem o português. obrigado.

    Olá, Marcio! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

    Oi, Marcio
    Em 2011 me hospedei no “Residenza Ki”, e o dono/gerente (Diogo) era um brasileiro super simpático e atencioso! Não sei se ele ainda está lá!

    Márcio, fiquei em setembro último no Regola Suites, um B&B no Campo de Fiori. Excelente. Além disso, a recepcionista é extremamente simpática, solícita e fala um pouco de português.
    Abs.
    Maria Luiza

    Hotel Forty Seven, cujos sócios são brasileiros.

    O Maison Vaticana, tem dona brasileira muito simpática. Bem localizado próximo ao metro.

Definitivamente: não fiquem no Termini. Consegui “odiar” Roma no dia em que cheguei, por causa da localização do hotel em que fiquei. Nos outros dias, ai então amei a cidade, pois conhecemos os lugares lindos que ficam longe dali!

Acabei de chegar de Roma e fiquei em um hotel que ainda não foi citado – Hotel Teti, próximo ao Termini. Se for ficar nessa região, ao menos fique na rua deste hotel (Via Principe Amedeo), pois é bastante movimentada e não tem os imigrantes e os pedintes que ficam nas outras ruas próximas, acredito que por causa da grande quantidade de restaurantes dessa rua. Arrependi-me um pouco de ter ficado no Termini, pois como o texto fala, apesar de não ser uma região tão perigosa, ela é suja, feia e não chega aos pés das ruas próximas às Praças Navona ou Spagna…Essas praças também tem pontos de metro, o que não impossibilita o deslocamento! Quanto ao hotel: tem uma boa relação custo x benefício. Pontos positivos: wifi gratuito e com ótimo sinal, armário espaçoso, cofre nos quartos e equipe super prestativa. Pontos negativos: a região do Termini, as janelas precisam ser mantidas fechadas (devido ao cheiro de comida dos restaurantes), café da manhã não tem frios e nem frutas. Valor (pago em outubro/2014): 120 euros/casal.

Olá, é uma boa opção hospedar-se na estação Bologna? Ficaria muito isolada à noite? Outra opção seria o hotel Grifo, bem no centro histórico, porém, de acordo com os comentários na internet, o Small Double Room é um pouco (ou muito) claustrofóbico. É isso mesmo?

    Olá, Déborah! O hotel Grifo fica no bairro de Monti, que tem uma agradabilíssima vida noturna. Recomendamos, mesmo que o quarto seja pequeno. Não fique numa estação longe, só vale a pena se você tiver muito tempo em Roma e quiser viver a Roma não-turística.

    Deborah, em maio passado fiquei alguns dias em Roma, hospedado no Mercure Piazza Bologna, e adorei. Consegui uma tarifa de menos de 100 euros, hotel ótimo, estação de metrô ao lado, 3 estações para a Termini (combinação), 5 estações (10 minutos) para o Coliseo. Tem ônibus para o Vaticano com ponto final na praça. É um bairro nada turístico, de classe média/alta, bem tranquilo, vida de bairro com comércio local. Lugar espetacular para café da manhã ou lanches ao lado (Mizzico), na praça tem alguns bares, lugar muito seguro. O mesmo hotel no Centro custaria o dobro ou o triplo…Por 10 minutos no metrô? Eu acho que vale a pena, e se volto vou para o mesmo hotel. Fora que eu cheguei e sai de Roma por trem, e a estação Tiburtina está bem próxima, muito mais moderna, tranquila e organizada que a Termini.

    Obs: Menos de 100 Euros o quarto triplo, bem amplo no Mercure Piazza Bologna. E o local siciliano ao lado se chama Mizzica, o melhor arancini (salgadinho frito de risoto recheado com ragú, entre outros recheios) que já provei.

Olá, poderia me ajudar? Estarei saindo de Lisboa para Roma, estou pesquisando como posso me locomover da melhor forma com a minha mãe. Seria fácil localizar a estação de trem assim sairmos do aeroporto? Outra coisa, não conhecemos a cidade qual a melhor area para nos hospedar e poder localizar as maiores atrações a pé? Por fim, extintem maneiras rápidas de irmos a florenza e milão e continuarmos hospedados em roma?

Olá Ricardo. Fiquei em ROMA no HOTEL CARAVITA. Abaixo vai meu post:

Hotel moderno, possui apenas 8 quartos o que torna o atendimento exclusivo e rápido. Fica numa localização perfeita numa esquina da via Del Corso( dá pra ir a pé ao Pantheon, a Trevi, ao Vaticano e ao Coliseu). O quarto é moderno, cama ótima e ar condicionado eficiente. O banheiro é coisa de outro mundo, tem até cromoterapia e hidro. O café da manhã é delicioso. Vale a pena ficar hospedado caso esteja em casal. Eu achei o preço excelente pelo que oferece.

Daniela, eu vi q vc perguntou a Fernanda M sobre o hotel dela e entao resolvi te indicar o hotel q eu fiquei (voltei de la ha um mes). Eu e meu marido nos hospedamos no Hotel Opera Roma ( https://www.hoteloperaroma.com/ ). Este hotel fica numa localizacao bem bacana, melhor do q eu esperava, numa rua simpatica e em distancia curta dos principais pontos (andamos muito a pe). De uma olhada nos comentarios do Trip Advisor, ele tem altissima aprovacao.
Boa viagem!
Ana Paula

Transcrito manualmente pela equipe VnV de uma página que expirou.

Tenho sim, Fabio. Só não tinha posto aqui pq, como eu disse, ainda não me hospedei lá. Toda a minha boa impressão é de feeling, da forma como o Marco responde aos emails E das resenhas do venere.com e trip advisor.

O B&B em questão é o Guest House Rome, http://www.guesthouserome.it Se quiser, pode mencionar meu nome, Adriana. Acho que ele vai saber quem é…

Transcrito manualmente pela equipe VnV de uma página que expirou.

Olá Viviane!!
Fui em outubro para Roma e fiquei no BW Universo. São 3 quadras do Termini e em nenhum momento fiquei insegura.Fácil para andar, fácil para pegar transportes e um ótimo quarto e WC.
Café da manhã com diversos itens.
Internet grátis por 30 min por dia.
Do outro lado do Termini há a Via Marsala e lá não achei o ambiente bom, mas deste lado, tranquilo.
Bjs e boa viagem!!
Regina

Transcrito manualmente pela equipe VnV de uma página que expirou.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito