Hotéis em Roma: os relatos dos leitores

Coliseu visto de Monti, Roma

Este post compila e organiza todos os depoimentos sobre hotéis em Roma deixados por leitores do Viaje na Viagem em diversos posts. Os hotéis estão divididos por região e, dentro de cada região, listados em ordem alfabética. Caso o hotel não esteja relacionado aqui, é porque ainda não foi comentado por nenhum leitor. Se você tiver algum depoimento para dar, positivo ou negativo, use a caixa de comentários e logo editaremos o seu hotel na lista, obrigado!

Termini ou não, eis a questão. O grosso da hospedagem econômica de Roma está em torno da estação principal de trem, o Termini. Não é um lugar bonito, e existe o folclore de que seria perigoso. Não é; é apenas mal encarado. A região imediatamente no entorno é habitada/freqüentada por imigrantes. Mas não é preciso ter medo de pobre. O problema do turista em Roma está nos mãos-leves, trombadinhas e pilantras, e esses atuam em todo lugar onde houver turista na cidade. (A estação, claro, é um dos pontos em que você corre mais risco.) Eu pessoalmente evitaria ficar próximo ao Termini porque prefiro dormir e acordar num lugar mais bonito e mais romano. Mas há vantagens, claro, no fato de poder descer do trem (vindo de outra cidade ou do aeroporto) e poder ir caminhando até o hotel, sem precisar pegar táxi, metrô ou bumba. Se quer minha opinião, eu recomendo procurar hotel em lugares simpáticos como o Campo de’ Fiori (região do centro histórico menos assombrada pelo turismo de massa), Trastevere (melhor lugar da cidade pra brincar de estar na Itália) e a região de Monti e Coliseu, que é charmosa e oferece bom custo x benefício.

Sim, é caro pra chuchu. Pelo que oferece (quartos pequenos, equipamentos ultrapassados e, no caso do Termini, vizinhança mal-encarada), Roma tem a hospedagem mais cara da Europa. Quanto mais baixas forem as suas expectativas, melhor 😀

Centro Histórico

(cartões postais à porta; hordas de turistas 24 horas)

Centro Histórico: Campo de’ Fiori

(cantinho mais autêntico do coração de Roma)

Via Veneto & Villa Borghese

(área nobre colada ao centro histórico)

Trastevere

(cantinas e mais cantinas; romanos e turistas)

Coliseu & Monti

(pedaço charmoso entre Termini e centro histórico)

Vaticano & Prati

(bons preços; região menos central)

Termini

(ao redor da estação principal de trem)

Repubblica

(primeira estação de metrô entre o Termini e o centro)

Leia mais:

355 comentários

Fui no começo de outubro e fiz minha reserva pelo Decolar.com no hotel B&B living (proximo ao Vaticano). Quando chegamos lá, descobrimos que o endereço do site não leva a recepção do hotel (que eu nem sei se existe), e sim a um predio normal, com quartos de hotel e outros comercios acho. Depois de ficarmos batendo na porta de onde tinha uma plaquinha do hotel, chegam os dois hospedes do quarto! ou seja, nao era recepção nem nada, era uma quarto. Esse casal gentilmente ligou para o numero da reserva e a dona foi lá (depois de mais de meia hora). Ela nos disse que nao havia vaga no hotel e iriam nos colocar em outro lugar e o casal que estava com a gente seria colocado em outro lugar, a quase 20 km do hotel. Fomos para um outro lugar, que tambem nao era hotel (parecia um flat) e nossos amigos para uma casa de familia! Ligamos para o Decolar.com e eles nos colocaram em outro hotel. Só que com isso, perdemos todo um dia em Roma. Então, fiquem ligados. Esse hotel tinha nota baixa no site e bastante reclamações, ou seja, nao fui prudente.

Hotel Terminal:
– pessoal antipático
– não disponibilizaram quarto com 2 camas quando a agência o solicitou
– pequeno-almoço muito pobre, com pouca variedade de comida
– aposentos apresentam algum desgaste do tempo, especialmente a casa de banho
– rua barulhenta
– janelas não cerram bem e não isolam o barulho da rua

Olá pessoal do ótimo blog Viaje na Viagem! Parabéns pelo conteúdo! Ajudou muito na minha viagem!

Voltei semana passada e gostaria de indicar o lugar que fiquei em Roma, que é a casa de uma brasileira, super simpática, a Adriana: Piazzetta Al Colosseo! O lugar é 10, o atendimento é 10, a localização é 10 e o preço é 10 também! Tudo perfeito! Vale a pena ficar lá, pois fica-se ao lado do Coliseu e de lá dá para ir a pé para qualquer lugar de Roma! E ainda tem as dicas e ajuda da Adriana! Ela nos indicou um restaurante fabuloso pertinho do B&B dela, inesquecível!

Ah, li o comentário acima e aproveito para dizer que ela não cobra taxa de serviço, o que é uma economia e tanto!

Fica a dica. Ela não tem site e as reservas são feitas por um blog parceiro dela: https://viajandobemebarato.com.br/2012/04/piazzetta-al-colosseu-uma-otima-opcao.html.

Espero que curtam e aproveitem muito a dica, assim como eu curti e aproveitei muito bem Roma!

Beijos!

Paty

Boa tarde Bóia. Eu e minha esposa chegamos da Itália agora dia 25, depois de uma viagem maravilhosa de 22 dias. Gostaria de dar uma dica, pois em todas as minhas pesquisas antes de viajar não vi nenhum comentário à respeito. São as taxas das cidades cobradas pelos hotéis. O que me custou 128,00 euros ao final. Não que isso tenha interferido, mas teria me programado para essa despesa. As taxas variam de cidade para cidade e hotel para hotel. Em Milão pagamos 6,00 euros por dia por pessoa, no outro hotel 4,00 por dia por pessoa. Outra dica é que Portugal vai começar a cobrar essas taxas da cidade nos hotéis à partir de 01/01/2016.

Olá amigos do VnV.
Estou preparando minha primeira viagem à Roma, que se dará em dezembro, próximo.
Vi aqui no post do Riq as regiões para hospedagem, mas não etendi muito bem, pois muitas regiões citadas não batem com aquelas dos mapas oficiais. Assim, gostaria da ajuda de vocês, por favor.
O hotel que mais simpatizei está na esquina da Piazza Barberini, que, por sua vez, fica a 600m da Piazza di Spagna, com estação de metrô na porta. Dentre as regiões citadas no post, em qual delas ele se enquadra? Seria uma boa opção essa região?
Obrigado.

    Olá, Mendonça! Piazza Barberini fica a meio caminho entre o coração do centro histórico e o bairro de Monti. Você poderá ir a pé para os dois e terá o metrô na porta.

    Suponho, então, ser um bom lugar. Rsrsrsrs
    Obrigado Bóia.

Recomendo muito o Starhotels Michelangelo, fica pertinho do Vaticano, uma quadra. É muito confortável, tem um café da manhã espetacular, quartos grandes, serviço de concierge, muito bom mesmo, aprovado!!

Nunca fiquem no tal Residenza Domizia. Sao fraudulentos, não existem. Comprei pelo decolar 4 noites, 120 euros a noite. Cobraram no cartão desde 13 de marco, um mes antes da viagem. Quando cheguei dez horas da noite, 16 de abril, era somente uma porta de um edifício residencial. Tinha uma placa e um interfone com ese nome, toquei muitas vezes, ninguém atendeu. Saiu um casal com um cachorro e me disseram que eh um edifício residencial, tem um quarto que alugam, mas não mora ninguém la. Não tem recepção, nem nada, ninguém. Ela subiu comigo ate a porta do tal quarto, vimos que não tem campainha, somente interfone, tocamos, ninguém atendeu, bati na porta varias vezes, ninguém. Fiquei na rua com as malas chorando sem ter para onde ir. Filmei toda a situação e mandei para o decolar, que ate hoje não respondeu. No site eles dizem que este hotel não faz devolução nem cancelamento de jeito nenhum. Procurei outro hotel próximo. O recepcionista me disse que sempre acontece isso, chegam pessoas desesperadas que não encontram o tal hotel que não existe. Eles procuraram o telefone no internet e ligaram. Uma mulher atendeu e disse que a decolar nunca avisou que eu ia chegar, que eles não tinham nada no meu nome. O recepcionista discutiu com ela com os dados do voucher que tinha impresso. Ela disse que não vinha de jeito nenhum abrir a porta da rua para eu entrar, porque ja era de noite. E não foi avisada que eu ia chegar. O recepcionista discutiu mais, entao ela deu um código do interfone para eu abrir a porta sozinha. Perguntei para quantas pessoas ela dava aquele código, a mulher respondeu que so para mim (ela deu o código sem me conhecer e dizendo que não sabia que eu ia chegar, negando que eu tinha pago a reserva). Entao fiquei com medo de entrar, ficar la e ser roubada. Tive que me hospedar no hotel de verdade onde me ajudaram e paguei tudo de novo. Fui na policia reclamar, não adiantou, eles disseram que no internet o lugar existe, entao eu que estou errada. Escrevi para o decolar e não recebi resposta. Pelo menos tiraram o falso hotel da pagina deles, mas ainda podem encontrado na pagina do booking. E uma fraude, são ladroes, nunca devem comprar nada no internet para a tal Residenza Domizia.

Gostamos muito do nosso hotel em Roma. Eh o Dock Suites Hotel Roma, fica bem perto do metrô e com duas paradas você ja esta no coliseu. Eh numa área residencial, bem tranquila, o apartamento é pequeno mas com armários, limpo, e com camas bem confortáveis.

Ola Boia, tudo bem?? Por questões financeiras vou ficar neste Cama e Cafe por 5 noites. A localização esta razoável?? Ha ponto de ônibus em frente a esta propriedade e por isso acho que o Roma Pass vai valer a pena. O que acha??

https://www.booking.com/hotel/it/vacanze-a-roma-gregorio-vii.pt-br.html?aid=800210;label=gog144sb-searchresults-xb-XX-city_N126693-unspec-br-com-L:xb-O:unk-B:unk-N:XX-S:bo;sid=408a8294ee000436c9e809e94c8db8ce;dcid=1;checkin=2015-05-08;checkout=2015-05-13;ucfs=1;srfid=bb80b76e0ba30923ed23dd7760bf88614c28db65X42;highlight_room=56291302#map_closed

Em 2013 fiquei hospedada num ótimo hotel, o San Carlo (Via delle Carrozze, 92/93), ao lado da Piazza di Spagna e do metrô. Não sei se está no Booking; eu reservei direto com eles.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito