Hotéis em Roma: os relatos dos leitores

Coliseu visto de Monti, Roma

Este post compila e organiza todos os depoimentos sobre hotéis em Roma deixados por leitores do Viaje na Viagem em diversos posts. Os hotéis estão divididos por região e, dentro de cada região, listados em ordem alfabética. Caso o hotel não esteja relacionado aqui, é porque ainda não foi comentado por nenhum leitor. Se você tiver algum depoimento para dar, positivo ou negativo, use a caixa de comentários e logo editaremos o seu hotel na lista, obrigado!

Termini ou não, eis a questão. O grosso da hospedagem econômica de Roma está em torno da estação principal de trem, o Termini. Não é um lugar bonito, e existe o folclore de que seria perigoso. Não é; é apenas mal encarado. A região imediatamente no entorno é habitada/freqüentada por imigrantes. Mas não é preciso ter medo de pobre. O problema do turista em Roma está nos mãos-leves, trombadinhas e pilantras, e esses atuam em todo lugar onde houver turista na cidade. (A estação, claro, é um dos pontos em que você corre mais risco.) Eu pessoalmente evitaria ficar próximo ao Termini porque prefiro dormir e acordar num lugar mais bonito e mais romano. Mas há vantagens, claro, no fato de poder descer do trem (vindo de outra cidade ou do aeroporto) e poder ir caminhando até o hotel, sem precisar pegar táxi, metrô ou bumba. Se quer minha opinião, eu recomendo procurar hotel em lugares simpáticos como o Campo de’ Fiori (região do centro histórico menos assombrada pelo turismo de massa), Trastevere (melhor lugar da cidade pra brincar de estar na Itália) e a região de Monti e Coliseu, que é charmosa e oferece bom custo x benefício.

Sim, é caro pra chuchu. Pelo que oferece (quartos pequenos, equipamentos ultrapassados e, no caso do Termini, vizinhança mal-encarada), Roma tem a hospedagem mais cara da Europa. Quanto mais baixas forem as suas expectativas, melhor 😀

Centro Histórico

(cartões postais à porta; hordas de turistas 24 horas)

Centro Histórico: Campo de’ Fiori

(cantinho mais autêntico do coração de Roma)

Via Veneto & Villa Borghese

(área nobre colada ao centro histórico)

Trastevere

(cantinas e mais cantinas; romanos e turistas)

Coliseu & Monti

(pedaço charmoso entre Termini e centro histórico)

Vaticano & Prati

(bons preços; região menos central)

Termini

(ao redor da estação principal de trem)

Repubblica

(primeira estação de metrô entre o Termini e o centro)

Leia mais:

355 comentários

Acabo de chegar de Roma e indico o B&B At Home Townhouse Filiberto, na via Emanuele Filiberto, que é muito, muito bom. As donas, Sabrina e Kátia, são super atenciosas e simpáticas, coisa rara entre os italianos. Os quartos são novos e bem equipados, com banheiros espaçosos e confortáveis. Fica num prédio onde nem parece que há hotel, mas esta é a intençao das donas. Indico sem reservas.

    Oi Osmar,
    estou indo à Roma em julho e gostaria que me desse mais referências sobre esta estadia: tem banheiro privativo no quarto? Tem alguma restrição de horário de chegada ou de saída, principalmente à noite? Tem serviço de quarto (troca de roupa de cama e toalhas, principalmente)?
    Fico no aguardo e agradeço por sua atenção!
    Cristiane

Oi, Osmar! Qdo fui a Roma fiquei num B&B do lado da estação Manzoni e achei ótimo. Apesar de não ser tão perto do centro, a localização é ótima para iniciar os roteiros a pé. Saia de manhã sempre andando e pegava algum ônibus ou metrô pra voltar à noite.

    Também fiquei pertinho da estação Manzoni e foi bem prático. Comprando o Roma Pass, dá pra pegar o metrô a vontade.

Os dois locais ficam apenas a 5Km a pé um do outro. Na Via Emanuele Filiberto você estará um pouco mais perto do centro, estação Termini e a 2Km da Fontana di Trevi, Piazza de Spagna e outros locais turísticos que são bons para visitar durante o dia. Por sua vez se você ficar na Viale Giulio Cesare, você ficará perto do Vaticano, o que é muito conveniente para quem quer visitá-lo de forma minuciosa, pois você precisará de pelo menos dois dias, neste caso. Ficará também perto do bairro Trasteveri, a cerca de 3KM. este local é muito pitoresco, com bons restaurantes e bares. Agora depende da sua preferência. Espero ter contribuido com sua escolha. Roma é uma cidade fantástica qeu vale a pena ser visitada com calma.

    Carlos, sua ajuda foi de grande valia. Estava mesmo mais inclinado a ficar no Filiberto, mas seus comentários me ajudaram a decidir. Quero conhecer o Vaticano sim, mas nada tão minucioso, talvez numa próxima visita. Ficarei somente quatro dias em Roma e quero aproveitar o máximo. muito obrigado!

Estou em dúvida sobre onde me hospedar em Roma em setembro. Estou com duas pré-reservas: uma no At Home Townhouse Filiberto,na Via Emanuele Filiberto 109, Roma, próximo a estação Manzoni do metrô e no B&B Amor, na Viale Giulio Cesare 183, em Prati, em frente a estação Ottaviano do metro, mais próximo ao Vaticano. Gostaria de saber se alguém conhece algum destes hoteis e sobre as regiões dos mesmos. Tenho menos de 20 dias para decidir em qual ficar.

Olá! Obrigada pela atenção! Fui ao site e percebi que são boas as referências sobre o hotel. Muito útil, portanto, a sua informação.
Desculpando-me por mais uma indagação, gostaria de saber se é possível indicar-me um bom transfer por meio de carro particular ou de empresa que preste bem tal serviço, para duas pessoas (meu marido e eu), ida e volta,no trajeto Aeroporto – Hotel – Aeroporto.

    Olá, Eugênia! Se você não quer pegar um táxi, solicite esse serviço ao próprio hotel.

    Eugenia, usei o serviço da RomeCabs,excelente! super pontuais e atenciosos! precisava de umcarro grande por conta do número de malas e por isso não usei o taxi comum!

Voltei agora de Roma e adorei o Hotel Adriano, que fica perto do Pantheon e da Piazza Navona. Ambiente agradável, bom café-da-manhã e funcionários atenciosos.

OLÁ,

Gostaria de uma dica de HOTEL para ficar em ROMA e também com boa localização para bons passeios e claro preço atrativo.

grato.
FABIANO.

    Olá,
    farei uma viagem em junho para a Itália (somos um grupo de 4 pessoas) e gostaria de dividir o roteiro que estou pensando para ver o que acham.

    Chegamos dia 10/06 em Milão e dormimos uma noite.
    Depois
    3 noites em Veneza (voamos para Nápoles e pegamso barco para Capri)
    2 noites em Capri
    2 noites em Sorrento (pegamso trem para Roma)
    3 noitem em Roma (alugamos carro para Florença)
    4 noites (neste período penso em montar base em uma ou duas cidades antes de Florença)
    3 noites em Florença
    1 noite me Milão (voltamos para o Brasil)

    Tenho algumas dúvidas. Três noites é pouco para Roma? Seria melhor tirar uma da Toscana para esticar a estadia na capital? Em Roma vi um apartamento com bom preço (100 euros a diária para os quatro) que fica em San Giovanni. È um bom bairo para ficar?

    Em Florença também vi um apartamento na Porta al Prato. Mas não estou seguro quanto a localização. Se for enconômico, não fazemos questão de ficar no Centro Histórico, desde que seja seguro, de fácil acesso (metô, ônibus) e não muito longe. Neste caso, quais bairros alternativos seriam indicados?

    Grato pela atenção,

    Fabio

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito