Vou ficar várias horas no aeroporto entre voos. O que posso fazer?

Eis outra pergunta que é trending topic interno aqui no Viaje na Viagem. Só mudam as coordenadas: vou ter 6 horas entre voos em Lisboa… Vou ter 3 horas entre voos em Newark… vou ter 4 horas entre voos em Bogotá…

Desculpe jogar água fria na sua empolgação, mas em 98% dos casos a recomendação sensata é: leve um livro, tome um café da manhã reforçado, almoce, dê uma passadinha no free shop. Sair do aeroporto, na imensa maioria das vezes, ou é inviável, ou uma fonte de perrengues e stress.

Mais adiante eu falo dos casos em que vale a pena sair do aeroporto. Mas antes vamos examinar os motivos que tornam 98% das saídas uma má idéia.

1) Na vida real, o intervalo entre vôos é menor do que você imagina.

Você pensa: “ah, meu voo chega às 7h e o outro só sai às 13h. Tenho 6 horas no aeroporto!” Desculpa, mas… não tem não. Seu avião deve pousar às 7h. Até você conseguir sair do avião e passar pela imigração é possível que  já tenha passado uma hora ou mais. E se o seu próximo voo está marcado para as 13h, significa que você precisa estar no portão de embarque às 12h15, 12h30 no máximo. Ou seja: aquele intervalo inicial de 6 horas já baixou para 4 horas e meia, se tudo correr bem. Se o avião atrasar, o que não é improvável, o que no papel pareciam ser 6 horas acaba baixando para 4 horas, 3 horas e meia…

2) Trajetos entre aeroporto e cidade são longos, caros e estressantes.
Se você parar um pouquinho para pensar, vai se lembrar que a chegada do aeroporto à cidade e a ida da cidade ao aeroporto são os dois momentos mais desagradáveis de qualquer viagem. É raro o aeroporto que não esteja a uma hora do centro da cidade. O táxi sempre é caro e o transporte público raramente tem cara de passeio. Ao resolver sair do aeroporto entre voos, você consegue a proeza de acrescentar mais dois trajetos chatérrimos à sua viagem – e o pior de tudo: no mesmo dia! Com poucas horas de diferença! Vale investir 100 dólares? Fora a grana, tem um outro aspecto matemático importante: conte em perder duas horas na brincadeira. Lembra aquele intervalo de 6 horas? Já virou duas horas e meia…

3) O que você faz com a mala de mão?
De trem, esses pit-stops são tudo de bom. Você tem 4 ou 5 horas entre dois trechos, então desce, deixa as malas no guarda-volumes e vai passear – as estações são sempre centrais, ou ficam no máximo a duas ou três estações de metrô do coração do centro histórico. Mas de avião… como fazer com a maleta ou a mochila que subiu com você no avião? É raro o aeroporto que ofereça guarda-volumes – e quando oferece, nunca é tão fácil assim de achar. No mínimo, você tem que diminuir mais 30 ou 40 minutos do seu intervalo, que é o tempo de ir até o cafundó onde esteja o guarda-volumes e passar lá na volta. O jeito normalmente é carregar o trambolho com você. Continua a fim?

4) É preciso estar de volta ao aeroporto com 2h/2h30 de antecedência.
Mesmo que você já tenha o cartão de embarque do vôo seguinte na mão, terá que passar pelos procedimentos de segurança. Pense em perder entre 60 e 90 minutos nesses perrengues (sobretudo nos Estados Unidos). E como é preciso estar no portão de embarque no máximo meia hora antes do horário de saída do voo, não sobrou quase nada de tempo para aproveitar.

5) Em resumo: diminua entre 5 ou 6 horas do seu intervalo.
É o cálculo mínimo realista: 1 hora para desembarque e imigração; 2 horas para ir e voltar da cidade; 2h de antecedência para procedimentos de segurança e embarque. Querendo mais segurança, acrescenta-se mais meia hora para o caminho de volta (nunca se sabe) e meia hora para o reembarque, o que dá 6 horas. (E não esqueça de torcer para o voo não atrasar.)

As exceções: quando e onde vale a pena sair do aeroporto

Quando: a partir de 10/12 horas de intervalo

Se você quer aproveitar o pit stop de avião para dar uma voltinha na cidade, e não tem trauma de transporte aeroporto-cidade-aeroporto, tente programar o seu voo com um intervalo grandalhão. (Não se esqueça de insistir no check-in para a sua bagagem ser despachada ao destino final, senão você vai arranjar outro problema.) Tendo pelo menos 4 ou 5 horas líquidas na cidade (descontadas aquelas 6 horas de chegada, transporte e reapresentação) você pode fazer um passeio com mínimo stress. Mas não arranje muito lerê nessas quatro ou cinco horinhas: caminhar e comer na rua é sempre mais gostoso do que se meter num museu ou perder mais uma hora na fila para subir num mirante.

Uma outra boa solução para um intervalo a partir de 8 horas é descansar num hotel de aeroporto. Pergunte por tarifas day-use.

Dubai

Onde: Panamá, Cingapura, Dubai, Lisboa

Os melhores lugares para aproveitar intervalos entre vôos para turistar são aqueles destinos eminentemente turísticos que funcionem como “hubs”. Esses aeroportos estão acostumados com viajantes que precisam matar um tempão entre um vôo e outro e já oferecem facilidades. Em Cingapura há city-tours para turistas em trânsito. Em Dubai o táxi é barato, e em meia hora você chega ao shopping Madinat Jumeirah (de onde se avista o Burj Al Arab) ou à torre Burj Dubai. Lisboa também tem um aeroporto bastante central; em 15 minutos (e 10 euros) você está no Chiado. E no Panamá os motoristas de táxi têm roteiros e tabelas prontos; quem tem 8 horas líquidas entre voos (descontada aquela hora de imigração e a hora e meia de reapresentação) pode pensar até em dar um pulinho no Canal. (Leia mais aqui.)

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    371 comentários

    Muito legal esse post, procurei mt sobre o assunto na internet mas este é o mais completo!
    Tenho uma duvida, ou problema, caso possa me ajudar..
    Comprei passagem para Santiago através do site da Aerolineas Argentinas (só depois descobri todas
    As reclamacoes sobre a cia), com conexão no Ezeiza em Buenos Aires de +- 3 hrs na ida e na volta. Vou de GOL de Floripa ate Buenos Aires e de lá pego a Aerolineas.(comprei as 2 passagens no site da Aerolineas)
    Acontece q a cia já mudou minha passagem aerea algumas vezes, e agora terei q mudar de aeroporto. Chego no Ezeiza as 06:35h e saio do Aeroparque as 14:25h. Na volta de Santiago,, chego no Aeroparque 12:00h e saio do Ezeiza as 23:15h.
    Como é feito o transporte entre os aeroportos? Vou precisar pegar minha mala ou eles despacham direto? Vale a pena, na volta, aproveitar o intervalo e passear na cidade?
    Muito obrigada pela atenção!

      Olá, Andrea! Tente arrancar o trânsfer da cia. Entre os dois aeroportos só há táxi. Custa 230 pesos.

    Grande Ricardo!!! Você é minha referência em todas as viagens.

    Me ajuda:

    Vou voltar de Las Vegas para São Paulo com uma conexão de 12 h no JFK. Dá pra dar um pulo na cidade rapidinho? tipo passar umas duas horas na times square, fotografar a estátua da liberdade e voltar para o aeroporto. Não conheco NYC e queria ter pelo menos uma noção.

    Obrigao!!

    Olá, gostaria de elogiá-lo pelo site.

    E aproveito para pedir uma informação. Viajarei em agosto para Roma vou de TAP e terei um intervalo de 6 horas no aeroporto de Lisboa, gostaria de sugestões para uma passadinha rapida na cidade para conhecer alguns pontos turisticos.

      Olá, Dayse! Seis horas acabam sendo menos tempo do que a gente imagina. Leia as dicas do Ricardo Freire no post acima. Ele só recomenda passear na cidade quando se tem de 10 a 12 horas de intervalo.

      Dayse,

      Também não recomendo sair com tão pouco intervalo. Os procedimentos de segurança em Lisboa costumam ser demorados. Como é uma conexão comum, dependendo do horário, tem muita fila.

    Olá, gostaria de elogiá-lo, as informmações são bem precisas e objetivas.
    Farei minha primeira viagem pra Europa, e meu vôo sai de Guarulhos e fará Escala em Barcelona pra depois eu seguir pra Paris, nunca viajei de avião e não sei os procedimentos nos aeroportos, ficarei em casa de amigos na França (ele Francês e a esposa Brasileira legalizada), pedi a Carta Convite Autenticada e levarei 2.500,00 Euros pra passar 10 dias, na volta meu vôo sai de Milão, faz Escala em Madri e segue pra Guarulhos.
    Minha dúvida é: Está correto sobre a Carta Convite? O valor que levarei é suficiente? E quais os procedimentos nos Aeroportos? Aguardo respostas, serão extremamente úteis pra mim.
    Obrigado, Armando Sequine

      Olá, Armando! A carta convite está certíssima e o valor excede as exigências de entrada na Espanha. Só está faltando um seguro-saúde para o Espaço Schengen, que é obrigatório na França e pode ser feito online. Sugerimos a Mondial: https://www.boia.me/mondial/ — mas há vários produtos bons no mercado. Comprando a passagem com um Visa Platinum, também é possível emitir um seguro-assistência no próprio site.

      Você vai fazer imigração ao chegar em Barcelona, mas suas malas vão direto para Paris.

      Boa noite.

      Em relação a mesma pergunta que o nosso camarada Armando fez:

      Estou indo para Madrid no dia 02/08, saio do rio de janeiro, tenho uma conexão de somente 02:00 horas em Amsterdã, eu vou passar pela imigração Holandesa ou fico esperando a conexão na sala de embarque? É a primeira vez que eu faço um voo internacional com conexão em um país diferente do destino final e ficou essa dúvida.

      Logo depois de ficar quatro dias em Madrid eu vou para Florença passar três dias. Meu voo tem conexão de uma hora e meia em Genebra na ida e na volta conexão de duas horas em Bruxelas, terei que passar pela imigração da Suíça e da Bélgica além da Itália que é meu destino “final”?

      Saindo de Florença eu volto para Madrid e fico um dia e vou para Lisboa passar três dias lá. Nesse caso os voos são diretos, mas a dúvida que fica é em relação a Espanha, nesse dia que ficarei lá, entre Itália e Portugal eu qual será o procedimento de entrada no país, logo que já “terei passado na imigração” quando cheguei lá antes de ir para Itália?

      Meu voo de volta para o Brasil sai de Madrid com escala em Amsterdã, então eu voltarei de Lisboa e passarei mais um dia na Espanha e a duvida é a mesma dos parágrafos anteriores. Como fica a imigração na Espanha para ficar só um dia e eu terei que passar pela imigração na Holanda, como quando vim do Brasil, se caso eu tiver que passar pela imigração na Holanda?

      E por ultimo, meu caro amigo:

      Para essa viagem de doze dias na Europa estou levando as seguintes documentações:

      Passaporte com validade julho 2013;

      Seguro Mondial Travel Top com as seguintes coberturas:
      Assistência médica em caso de doença ou acidente: US$ 50,000.00;
      Repatriação médica ou funerária: US$ 50,000.00;
      Seguro de Acidentes Pessoais: R$ 300.000,00;
      Seguro de Extravio de Bagagem: R$ 4.000,00.

      1600 euros em dinheiro;

      Todos os vouchers de passagens, Rio-Amsterdam-Madrid/Madrid-Amsterdam-Rio, Madrid-Genebra-Florença/Florença-Bruxelas-Madrid, Madrid-Lisboa/Lisboa-Madrid;

      Todos os Vouchers de reserva em hotéis em todas as cidades que ficarei, em Madrid, por exemplo, tenho três reservas, uma para a primeira estadia de 4 dia e duas reservas de 1 para os dias que ficarei lá enquanto espero meu voo para Lisboa e meu voo para o Rio. Detalhe importante: Todas as minhas reservas são para pagamento no hotel.

      Terei algum problema para entrada nesses países com essas documentações, o dinheiro é suficiente para todas as imigrações, tem alguma dica?

      Muito obrigado desde já e desculpa pelo texto gigantesco, mas as dúvidas são muitas e acredito que responderá dúvidas de outros marinheiros de primeira viagem como eu.

      Parabéns pelo site, ele é show!

      Vc só passará por controles imigratórios na Holanda. E em nenhum outro lugar.

    Adoro seu blog, sempre faço pesquisas buscando informações sobre meus destinos com vc, e é sempre enriquecedor. Obrigada. E eu precisava saber se no Aeroporto de Barcelona tem guarda volumes, pq vamos do Rio para Barcelona e lá pegaremos um vôo da Ryanair para Ibiza, passar três dias, e voltamos para Barcelona para ficar mais 5 dias, mas a Ryanair só aceita uma bagagem de 15 kg, e para passar 10 dias na Europa não dá para levar apenas 15 kg. Estou desesperada… Sabe se tem e quanto custa? Obrigada mais uma vez.

      Olá, Beatriz! Em espanhol se diz “consigna de equipaje”, e sim, o aeroporto de Barcelona tem um. Fica no andar zero do terminal 1.

      Mesmo usando esse serviço, recomendamos que você viaje o mais leve possível. Com uma mala média de até 65 cm de pé (capacidade: 20 kg) e uma mochila você percorre a Europa.

    Olá a todos! No fim desse mês irei para Florença e terei de fazer escala em Roma, onde permanecerei por 10 h. Estou planejando fazer um rápido passeio pelo centro da Cidade Eterna. É viável fazer isso? Deixaria as minhas malas no guarda-volumes ( costuma haver muitos deles disponíveis?) e pegaria o Leonardo Express em direção ao centro ( li que dura cerca de 30 minutos o trajeto aeroporto-estação termini. Costuma haver atrasos?). Obrigado!

      Olá, Marcelo! Se não houver guarda-volumes no aeroporto (deposito bagagli), deixe no Termini. Do Termini vá de metrô à estação Colosseo, que fica em frente ao Coliseu. De lá você pode caminhar até o centro histórico.

    Pessoal, vou passar 7 dias em Paris, depois vou para Barcelona, queria saber se vou passar pela imigração em Barcelona também ou seapenas em Paris.
    Obrigada!!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito