Itália: a moça da locadora nem olhou pra habilitação internacional

Este Toyota Auris, meu até dia 22

De vez (mas beeeeeeeem de vez em quando) aparece por aqui o depoimento de alguém que teve problemas na Itália ou na França para alugar carro sem a carteira internacional (ou PID, Permissão Internacional para Dirigir). O perrengue normalmente vem relatado com a informação de que “agora é lei” na França ou Itália a apresentação da PID para alugar carro.

Eu nunca tive PID e a vida inteira aluguei carro com a minha carteira brasileirinha mesmo. Mas como minha última locação na Europa tinha sido em 2008, vá lá, a coisa podia ter mudado.

PID: permissão internacional para dirigirTanto que fiz este post recomendando a feitura da carteira (não só para evitar problemas com locadoras, mas principalmente para apresentar em caso de algum tête-à-tête com a polícia rodoviária) — e, aleluia: aproveitei que precisava renovar a carteira nacional e já fiz a internacional junto.

Pois bem. Saí de Capri ontem de manhã e cheguei pimpão à Avis de Sorrento para retirar meu carro. Voucher da Mobility na mão, meu nome na listinha das reservas do dia, meu carro do grupo B (que se revelou um Toyota Auris), para devolver em Florença dali a 16 dias, 865 dólares (665 euros) com tooodos os seguros, me esperando no estacionamento.

Entreguei os documentos — passaporte, PID, habilitação brasileira, cartão de crédito para bloqueio de garantia. E… quem disse que ela NOTOU a PID? A coitadinha foi solenemente ignorada.

Da janela do passageiro...

Mas ainda assim, continuo recomendando fazer a PID. Quanto menos dor cabeça, melhor, concorda?

A rede AccorHotels.com apoia essa temporada do VnV na Europa.

Os carros desta viagem são alugados com todos os seguros pela Mobility Cars.

O Mondial Travel é a assistência viagem oficial do #viajenaviagem no projeto Europa de carro.

Leia também:

Habilitação internacional: precisar, não precisa (mas é bom fazer) por Ricardo Freire

8 coisas que você não deveria esperar sua próxima viagem para providenciar por Ricardo Freire

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


124 comentários

Renato preciso da sua ajuda. Vou fazer de trem Veneza para Roma mas, gostaria de parar em Firenze – Pisa e depois continuar a viagem no mesmo dia. Devo comprar um bilhete único – Veneza/Roma ou Devo comprar bilhetes por trecho?
Grata
Rosana Peixoto

    Olá, Rosana! Aqui quem responde é A Bóia. Nos trens de alta velocidade você precisa comprar por trecho, com horário e assento marcado. Só o trecho Florença-Pisa-Florença é que pode ser comprado na hora. Mas veja bem: não há como fazer tudo isso de trem num dia só. Você vai conseguir passar o dia em Florença e já não vai conseguir ver muita coisa…

vou de roma até monaco de carro e sempre dizem que é melhor nao mudar de pais com o carro pois as locadoras cobram uma taxa de devoluçao. No entanto nao estou localizando uma locadora numa cidade italiana perto da fronteira ( ainda na italia) para efetuar a devolucao e seguir de trem…. alguem pode ajudar indicando uma cidade para devolvar / uma locadora ? muito obrigado

Oi bóia, visitaremos em junho o Museu da Ferrari e meu marido está louco para alugar e dirigir uma Ferrari. Tentamos encontrar na internet se é obrigatória a apresentação da PID ou se a nossa CNH é suficiente, mas não encontramos nenhuma informação. Você sabe me dizer se é necessário? Ou, onde posso tentar encontrar essa informação? Não alugaremos carro na Itália e ter esse custo somente por 10 min. é complicado, mas também ir até lá e não fazer o passeio é pior ainda. Obrigada.

    Olá, Cintia! O passeio de Ferrari é oferecido por “particulares”, não são locadoras. Há sempre um instrutor que está junto. A carteira nacional basta.

Anotado! Como não amo dirigir… Melhor mesmo entregar o carro em Florença. Obrigadão!

Bom dia Bóia! Chego e saio da Itália por Milão, mas meu destino final é Siena, onde estarei de carro, passeando pela Toscana. O que seria melhor: devolver o carro em Florença e seguir de trem até Milão para voltar ao Brasil ou devolver o carro em milão a partir de Siena?
Obrigada mais uma vez.

    Olá, Valdestefani!

    São 420 km de Siena ao aeroporto Malpensa. Você levaria entre 4 horas e meia e cinco horas na estrada. Quem ama dirigir preferirá esta alternativa.

    O Ricardo Freire certamente devolveria o carro em Florença, iria de trem a Milão — tudo isso na véspera. E ainda ficaria com o dia da volta para aproveitar sem stress.

Olá, tenho a mesma dúvida da Samira…iremos alugar um carro em Florença, mas na Europcar, à uns 800 metros da S. M. Novella e iremos sair da cidade pois ficaremos hospedados no Ibis … li esse post aqui e fiquei preocupada…
https://www.viajenodetalhe.com.br/2011/08/dirigir-italia-evitar-multas/

    Oi André. Estamos dando uma olhada e a Hertz tem vários endereços em Florença. Qual deles está fora da ZTL, você sabe? O da via Sansovino, talvez?

Olá a todos!
Bóia ou quem mais souber: eu e o marido precisamos de uma orientação. Pretendemos alugar um carro em Florença para conhecer a Toscana e a Cinque Terre, em junho. Estou preocupada com a tal da ZTL em Florença. Como é esse negócio de retirar um carro perto da estação Santa Maria Novella? Aquele local e os arredores estão cheios de zona de tráfego limitado não é? Nesse caso, como é que temos que proceder se a locadora estiver nessa zona?

    Olá, Samira! Se você retirar o carro numa zona de tráfego limitado, a locadora terá as manhas. Ou você acha que eles vão deixar todos os seus clientes serem multados? 😯

    Sim, bóia, eles deixam. Acabei de receber a notificação da Avis cobrando taxas pelo recebimento de duas multas em Florença, por dirigir em Zona de Tráfego Limitado, ambas no mesmo dia, no valor de 42,35 euros cada. A multa não veio, ainda. Foram aplicadas no trajeto de retorno para entrega do carro, na Borgo Ognissanti.

Estive em viagem pela Italia em Julho de 2010 e está semana recebi uma multa por trafegar em area restrita no valor de 101 euros, vcs sabem o que acontece se eu não pagar a multa, o que me faz negar a pagar é que fiquei em um hotel longe do centro para evitar este problema, mas andei em uma rua uns 50 metros para chegar ao hotel e fui pego pela camera. 101 euros por 50 metros de rua, ninguem merece. Enfim se alguem puder comentar se já foi multado e se pagou ou não a multa ficarei agradecido. Só para constar, levei a PID mas não pediram em momento algum.

Edson
Aguarde chegar o aviso de debito em seu cartão pela locadora , pague e boa !!!
Acho que todas essas informações de pagar na cidade da multa, detran, city bank , é tudo chute !

    Silva, a legislação de alguns países (Italia é um exemplo) proibe que locadoras ou empresas sejam cobradas por multas sem identificação dos motoristas.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito