Itália: a moça da locadora nem olhou pra habilitação internacional

Este Toyota Auris, meu até dia 22

De vez (mas beeeeeeeem de vez em quando) aparece por aqui o depoimento de alguém que teve problemas na Itália ou na França para alugar carro sem a carteira internacional (ou PID, Permissão Internacional para Dirigir). O perrengue normalmente vem relatado com a informação de que “agora é lei” na França ou Itália a apresentação da PID para alugar carro.

Eu nunca tive PID e a vida inteira aluguei carro com a minha carteira brasileirinha mesmo. Mas como minha última locação na Europa tinha sido em 2008, vá lá, a coisa podia ter mudado.

PID: permissão internacional para dirigirTanto que fiz este post recomendando a feitura da carteira (não só para evitar problemas com locadoras, mas principalmente para apresentar em caso de algum tête-à-tête com a polícia rodoviária) — e, aleluia: aproveitei que precisava renovar a carteira nacional e já fiz a internacional junto.

Pois bem. Saí de Capri ontem de manhã e cheguei pimpão à Avis de Sorrento para retirar meu carro. Voucher da Mobility na mão, meu nome na listinha das reservas do dia, meu carro do grupo B (que se revelou um Toyota Auris), para devolver em Florença dali a 16 dias, 865 dólares (665 euros) com tooodos os seguros, me esperando no estacionamento.

Entreguei os documentos — passaporte, PID, habilitação brasileira, cartão de crédito para bloqueio de garantia. E… quem disse que ela NOTOU a PID? A coitadinha foi solenemente ignorada.

Da janela do passageiro...

Mas ainda assim, continuo recomendando fazer a PID. Quanto menos dor cabeça, melhor, concorda?

A rede AccorHotels.com apoia essa temporada do VnV na Europa.

Os carros desta viagem são alugados com todos os seguros pela Mobility Cars.

O Mondial Travel é a assistência viagem oficial do #viajenaviagem no projeto Europa de carro.

Leia também:

Habilitação internacional: precisar, não precisa (mas é bom fazer) por Ricardo Freire

8 coisas que você não deveria esperar sua próxima viagem para providenciar por Ricardo Freire

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


124 comentários

Prezados ,

Li vários comentários , porém estou com dúvidas?

Chego em Milão no dia 11 de março e quero me deslocar de carro até Mônaco.

É melhor efetivar locação antecipada aqui no Brasil, se sim qual site é mais confiável?

A condição climática em março permite utilizar um carro conversível?

A empresas na Itália cobram valor extra caso o veículo seja entregue em outro aeroporto?

Obg e me desculpem caso alguma pergunta já tenha sido respondida anteriormente.

Valeu e abs

Olá, Ricardo e Bóia! Iremos para a Itália em maio e gostaríamos de saber se é tranquilo devolver o carro que alugaremos no Termini, em Roma, ou se seria mais recomendável devolve-lo no aeroporto Fiumicino. Estamos receosos com o trânsito na cidade de Roma em plena terça-feira.

Muito obrigado A Boia,
Se tiver mais duvidas volto a falar com vcs que sabem muitooooo, vou tentar organizar, mas será que preciso mesmo reservar os hoteis antes, pois na verdade o meu desejo era ir meio assim:Se gostar desse lugarzinho fico mais um pouco e se nao gostar toco em frente assim meio easy rider, pra ver como o povo vive, pois as grandes cidades eu já vi e arte renascentista já vi pelo resto da vida, agora quero ver a vida simples do povo italiano. Ah! e como conseguimos a cidadania italiana, quero me sentir uma nativa. Obrigado pelo carinho vcs são incriveis. abraços

Boa Tarde, já tirei muitas duvidas neste site, obrigado, mas pretendemos fazer uma viagem de carro em junho, de roma até Parma e adjacencias, mas queria ir pelas estradinhas vicinais e não pela autoestrada, gostaria de saber se vcs podem me indicar que tipo de mapa ou site eu devo consultar para saber as distancias entre uma cidadezinha e outra e se há hoteis nos lugares, pois meu marido e eu já temos 60 anos e não dá mais pra fazer loucuras, como dormir em carros e coisa assim.Agradeço a atenção.

    Olá, Eliza! Faça seu planejamento pelo https://www.viamichelin.com , pedindo os caminhos panorâmicos ou de descoberta.

    Saia de casa com o roteiro planejado e os hotéis reservados. Sites como o Booking informam os hotéis disponíveis na data que você precisa.

Olá, gostaria de saber se alguém conhece uma locadora de motos na Europa onde eu possa retirar a moto em um país e devolver em outro?
Obrigada!
Daniela

Acho que está escrito em algum comentário acima, mas é bom lembrar novamente:

A PID nao é uma carteira internacional, é apenas uma traducao oficial da carteira brasileira! Ela nao vale sem a CNH.

Você pode viajar somente com a CNH, apesar de alguns países chiarem com isso, mas nao pode viajar somente com a PID.

O melhor é levar as duas.

Já na França, minha cunhada quase fica sem carro: pediram a PID E a original, brasileira (que ela não levou, achando que já que estava com a internacional, estava tudo certo). Ela teve que ver várias locadoras no Charles-de-Gaulle até que uma aceitou “abrir uma exceção”. Portanto: PID + original, sempre!

Tenho uma viagem marcada para Itália dia 29 de setembro próximo. Quero alugar uma BMW X5 ou uma Range rover Evoque para fazer a toscana e costa amalfitana. Tenho procurado esses modelos em várias locadoras. As maiores não têm esses modelos e quando dizem que tem e tento reservar, nunca consigo confirmar. Pesquisei em algumas locadoras de carros de luxo, mas a diária está caríssima, acima de EUR 300. Alguém teria uma dica de alguma locadora com preços mais acessíveis?! Vou pegar e devolver o carro em Roma no aeroporto fiumicino. preciso alugar por 9 dias. Aguardo dicas…obrigada!!!!!

    Leila P., eu DESRECOMENDO levar Range Rover para a Costiera Amalfi e para estradinhas rurais. Motivo: as estradas italianas secundárias são estreitas e, principalmente, os 60cm a mais na largura total fazem ser um tormento estacionar jipes em estacionamentos demarcados ou manobrá-los em garagens.

    E qual carro vc recomendaria para fazer a costa amalfitana e a toscana? pensei em um cabriolet menor mas tem um detalhe: sou eu e minha filha, com duas malas tamanho medio e mais duas de mão e dai em geral esses modelos quase não tem porta-malas! Na verdade estou tentando realizar dois sonhos ao mesmo tempo: o meu seria dirigir um “carrão” e o da minha filha seria fazer um passeio de carro pela costa amalfitana…

    Olá, Leila! No começo de outubro estará frio para conversíveis. As estradas mais bonitas da Toscana são lentas, não proporcionam velocidade.

Estive na Costa AMalfitana em Junho. Alugamos carro em Roma, Fiumicino, e não pediram a PID. Apenas. Habilitação brasileira e que eu escrevesse o endereço residencial de próprio punho. Na estrada foi tranquilo, exceto por uma multa que fui obrigado a pagar no pedagio por retorno em local proibido. Paguei 70 euros no cartão de credito na maquina do pedagio e segui em frente. outra surpresa foi a cobrança que veio pelo correio quando voltamos que pRece ser uma TAXA por emissão de CO2???????? A Bóia ajudou muito em tudo. O roteiro da costa evitou problemas e focou os passeios. Quem for não vai se arrepender!!!!!!

    Olá Sérgio,
    Estava lendo o seu comentário sobre o passeio pela costa amalfitana e vc falou do “roteiro da costa”, que roteiro é esse? tanho interesse pois estou embarcando dia 29 de setembro próximo e vou tb alugar um carro e fazer a costa amalfitana!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito