Já passou a Páscoa no exterior? Conte pra gente!

Guarda Suíça no VaticanoCom a inestimável ajuda da Bóia Paulista, estou fazendo um post sobre pecualiaridades da Páscoa nos destinos internacionais mais desejados pelos brasileiros.

Pesquisando na internet e em comentários já deixados aqui no VnV, vamos compilando informações preciosas. Vimos que, nos Estados Unidos, os outlets e grande parte das lojas de departamento e megastores fecham no domingo de Páscoa. Que na França a Sexta-feira Santa não é feriado — mas a segunda-feira é (ainda assim, os museus abrem). Em Roma só assiste às missas no Vaticano quem tiver convite expedido pela sua paróquia. A Andaluzia fica coloridíssima com festas e procissões. Já Santiago do Chile fica às moscas de sexta a domingo (nem os museus abrem).

Quer ajudar o nosso levantamento? Se você já viajou ao exterior na Páscoa, conte pra gente como foi: se houve mudança no funcionamento do comércio ou dos museus, se foi difícil achar restaurante aberto — e qual foi o ponto alto do feriado para você.

Obrigado!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


58 comentários

Já passei a páscoa em Buenos Aires e Roma. Em 2010 foi em Buenos Aires praticamente tudo estava fechado, especialmente os museus. Fizemos (eu e o marido)aquele famoso “passeio de compras” pois foi uma viagem “empacotada” então encontramos algo aberto, mas no geral achei que a cidade estava em um ritmo mais lento, mesmo tendo muitos turistas.
Em 2011, em Roma, por incrivel que pareça conseguimos assistir a missa de páscoa sem convite, cheguei com uns 10 minutos de atraso, conseguimos entrar na praça de São Pedro por aquela parte de trás, pela lateral era impossível, fomos nos infiltrando até que conseguimos sentar nas cadeiras, só não conseguimos comungar, mas assistimos a missa toda e foi linda,é uma realização de católica praticante, claro que eu teria ficado mais feliz se fosse com o Papa João Paulo II,mas, enfim…. bom após a missa, almoçamos pelas redondezas e os restaurantes e lojinhas estavam todos abertos. Mas o comércio mais central de Roma estava fechado. Na segunda-feira pós páscoa, lá ainda é feriado mas os pontos turísticos estavam abertos. Fiquei na região da estação Termini e por lá só vi movimento do comércio local na terça-feira.

Fui à Santiago e a Sexta feira santa é algo sagrado, pois é um país muito católico! Em Santiago era tudo fechado mesmo e foi difícil achar um lugar aberto para jantar. Como soubemos que ia ser fechado, decidimos ir à Viña del Mar/ Valparaíso. No caminho íamos parar nas vinícolas do Vale do Casablanca que tem muitas vinícolas legais…. Perda de tempo!! Tudo fechado!! E os vigilantes consideravam uma ofensa perguntar se estava aberto à visitação! Um deles, aos berros e sentindo ultrajado, bradou um sonoro ” Vierrrrnesss Santo! Tudo cerrado!” em Valparaíso, parecia uma cidade fantasma!!! Viña del Mar ainda tinha algum movimento na praia, mas o centrinho tava todo fechado!

Eu passei uma Páscoa em Londres, em 2005, tinha ido a trabalho. Na época nos recomendaram reservar apenas. Foi um almoço de brasileiras sozinhas em Londres (cada uma por um motivo) inesquecível.

Passamos a Páscoa em San Francisco, Califórnia. Não tem nada de especial, não tem ovos de chocolate, o comercio funciona normalmente. Na sexta feira fomos ao supermercado, nem parecia dia santo. No domingo almoçamos em um restaurante como se fosse um domingo qualquer. Para quem quer fazer só turismo, pode ir tranquilo.

Estivemos no deserto do Atacama, Chile, na Páscoa de 2011.
Tudo funcionando normalmente e tempo agradável. No Hotel Kunza, onde ficamos, as crianças receberam ovinhos.
O único porém é que estava muito cheio ( inclusive de brasileiros), o que tira um pouco a magia de alguns passeios.

Ola a todos, em 2011 eu e o Breno K passamos a pascoa em Antigua na Guatemala e adoramos. Talvez seja o feriado mais importante deles. As procissões são muito tocantes e a cidade fica lotada e linda, com os enfeites nas janelas. Apesar de lotada, não tivemos problemas para almoçar/jantar.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito