Machu Picchu limita visitantes; ingressos só são vendidos online

Disponibilidade em Machu Picchu - julho

Quem avisou foi a querida Lu Malheiros, que além de fazer um post no seu Dividindo a Bagagem, deixou um recadinho na caixa de comentários.

Seguindo (ma non troppo) recomendações da Unesco, o sítio arqueológico reduziu o acesso a 2.500 visitantes por dia (a Unesco advoga 917). E para que isso seja respeitado, a partir desta semana só se pode entrar no parque com ingresso comprado antecipadamente pela internet.


A venda é feita pelo site MachuPicchu.gob.pe. Estão abertas as vendas até o fim do ano (mas lembre-se de que a época das chuvas começa em novembro). Clique em “consultas” para ver a disponibilidade. Não há mais vagas para esta semana, mas agosto ainda está tranqüilo.

Comprando no siteLista de agências que podem comprar o ingresso (veja no site)

Para comprar é preciso usar um cartão de crédito Visa integrado ao sistema Verified by Visa. Ou seja: é provável que os cartões que dão galho nos sites de trem na Europa tenham problemas aqui também. Há duas alternativas: comprar por intermédio de uma agência de viagem local (clique em “consultas” e, ao pé da página, em “agencias de viaje”, que aparece uma lista, com sites e emails) ou deixar para comprar quando você estiver no Peru — porque depois de comprar pela internet você ainda tem seis horas para pagar pessoalmente num banco credenciado. Esta alternativa não é recomendável nos meses de julho e agosto, altíssima temporada de visita.

Segundo este site, o limite de 2.500 pessoas por dia nem é tão draconiano assim; só em julho e agosto os visitantes estourariam este número se não houvesse a restrição.

Obrigado pela dica, Lu!

Leia também:

Mudança na compra de ingressos para visitar Machu Picchu, por Lu Malheiros

MachuPicchu.gob.pe

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


182 comentários

Oi ricardo, Estava em dúvida sobre o ingresso de acesso a Machu Picchu. Vi que tem 3 modalidades. Machupicchu, Machupicchu+Huaynapicchu ou Machupicchu+Montaña. Qual o melhor de comprar?

    Renata o melhor é o que for mais adequado pra vc. O negócio é o seguinte. Em Machu Picchu você tem as ruínas da cidade, que você vai ver em qualquer um dos 3 ingressos.
    Mas você também pode subir uma das duas montanhas que aparecem ao fundo das clássicas fotos de Machu Picchu. A menor, é a montanã, e a menor é Wayna Picchu, ou Huayna Picchu. Mas a subida a qualquer uma das duas é controlada, tem número máximo de pessoas por dia, por isso há venda de ingressos pra uma ou outra.
    A “graça” de subir nessas montanhas é a vista de Machu Picchu pelo alto. Em Wayna Picchu tem a “gran caverna” também, também obra dos incas, são duas rotas possíveis de se subir lá.
    Eu subi Wayna Picchu e amei muito. É bem puxado e cansativo, mas a vista é linda, do vale com o rio e a cidade toda. A sensação é de estar no meio das nuvens. Se optar por Wayna Picchu, recomendo que compre o bilhete pro segundo grupo, das 10h. Assim vc chega em Machu Picchu cedo, visita a cidade quando ela está mais vazia e sobe às 10h, quando a cidade começa a encher com a chegada do trem de Cusco.
    Além das duas montanhas que precisam de ingresso próprio vc pode subir, sem reservar, o caminho do sol, que é pro outro lado.
    Bom, é isso. A decisão de subir é mesmo questão de gosto. A cidade mesmo, Machu Picchu vc vai ver com qq um dos 3 ingressos.
    Abs,

    Obrigadíssima Jackie. super esclarecedor!…
    Renata Queiroga

    Existem as duas montanhas, Wayna Picchu e Huayna Picchu ou é pura confusão de nomes cometida pelas pessoas?

    Olá, Anderson! Huayna Picchu ou Wayna Picchu são a mesma coisa 🙂

Agradeço as informações, e a boa vontade de vocês,

Estou tentando montar o meu roteiro através delas,

Um abraço,

Renata

Oi pessoal,
Preciso de inf. sobre a compra de ingresso para MP, já que o site do Ministério peruano está fora do ar.
Cara Carol ou Lu, se por acaso soberem onde localiza-se o escritório em Cuzco…, desde já agradeço.
Irei em 13 de maio e quero deixar as passagens e ingressos já comprados.
Obrigado

    Marco Aurélio,
    Hoje, o site está no ar.
    Estando em Cuzco, você pode pagar pelo ingresso nas agências do Banco de la Nación, na AATC (Asociación de Agencias de Turismo Cusco), na Calle Nueva Baja N° 424, na DirCetur, Calle Mantas S/N (A meia quadra da Plaza de Armas) e em outros lugares listados no site. Na AATC e na DirCetur só é possível pagar com cartão Visa ou Mastercard.
    Lembre-se, porém, que a reserva do bilhete DEVE ser feita online e que ela é válida apenas por 6h (ingresso para Machu Picchu) ou 2h30 (Caminho Inca).
    Um abraço,

Oi pessoal. Estive em Machu Picchu em novembro do ano passado e foi uma viagem um tanto conturbada, principalmente por causa das informações desencontradas que tive aqui no Brasil sobre a venda de ingresso para o santuário e do péssimo serviço da LAN. Se eu puder ajudar alguém com o meu relato já vale.

Fiz um roteiro redondo, mas perigoso (já que era fechadinho – mas quem não tem tempo tem que se virar, né?)- Chegaríamos em Cusco no sábado de tarde, já iríamos conhecer as ruínas em redor de Cusco. Domingo contratamos um taxi para nos levar pelo Vale Sagrado, até Olantaytambo, de onde pegaríamos o trem a noite para Águas Calientes (esse logística foi excelente!). Dormiríamos em Águas Calientes para chegar em Machu Picchu segunda bem cedinho. Depois pegaríamos o trem de volta para Cusco, para aproveitar mais um pouquinho de Cusco e terça já estaríamos no avião de volta para o Rio. Ufa!

Como eu tinha lido que o ingresso para Machu Picchu só era vendido online, passei a semana antes da viagem inteira tentando comprar o mesmo no (danado) do site. Não consegui comprar de jeito nenhum. Tentei o cartão de crédito de toda a minha familia e nada… Nos dois últimos dias eu até chorava de raiva! Pois bem que na véspera da viagem, meu marido descobriu que tinha um ponto de venda em Cuzco, mas segundo o site, ele ficava aberto apenas de segunda a sexta. Entrei em contato com uma agencia de turismo e resolvi comprar o ingresso por intermédio deles (mais caro, claro!.
Long story short: Depois de atrasar mais de 4 horas, nosso voo de Lima para Cusco teve que retornar, depois de quase uma hora de viagem “devido a problemas técnicos” para Lima, onde tivemos que passar a noite, e embarcaríamos para Cusco somente no dia seguinte.
Por sorte, no serviço de informação ao turista do aeroporto já havia nos informado que há sim um escritório de vendas de ingresso em Cusco, ele abre nos finais de semana e é possível comprar ingresso para o dia seguinte (note que fomos na baixa temporada). Se tivéssemos essa informação aqui, pouparia uma boa parte do estresse da viagem!! Perdemos uma parte da viagem por causa da lambança da LAN, mas ainda deu para visitar o Vale Sagrado e Machu Picchu. Só não deu para conhecer Cusco… 🙁

No final das contas, descobrimos que nosso roteiro estaria perfeito para quem vai em um feriado, que não se pode confiar nos serviços da LAN, que se vende ingresso para o Santuário em Cusco, sem problemas e que Machu Picchu (e o Vale Sagrado) é um dos lugares mais MARAVILHOSOS do mundo e vale qq sacrifício!!

Bjs

    Oi carolina, estou indo pra mp em julho. meu roteiro esta bem parecido com o seu, só acrescento puno.
    vou comprar as passagens de trem na quarta e queria comprar as entradas pra mp tb através do site,por ser alta temporada nao quero arriscar pois estou vendo que na data que irei já foram vendidos muitos ingressos. duvida:
    1 – vc sabe qual o problema do seu cartão?
    1 – vc sabe qual o tipo é aceito?
    3 – tem o contato da agencia que comprou?

    desde ja antecipo agradecimentos

Boa Noite a todos,

Preciso de ajuda e algumas dicas, que me serão preciosas:

Pretendo ir ao Peru durante a semana santa, e só tenho sete dias, se alguém pudesse me sugerir um roteiro enxuto conhecendo o Machu Picchu eu agradeço
Minha intenção seria a de ficar pelo menos uma noite em Lima na ida, e uma noite na volta, o que vocês me dizem?

Agradeço,
Renata

    Renata,
    Você tem 7 dias contando com os dias de viagem? É preciso ver com atenção os vôos que você terá disponível. Na melhor das hipóteses:
    Dia 1)Ida para Cuzco. Dependendo de onde você sair e das opções de vôos talvez seja melhor fazer um stopover em Lima (= descer em Lima e dormir lá). Se não me engano,a TACA tem um vôo direto de Guarulhos para Lima que chega perto das 10h.
    Dia 2)Cuzco – Melhor não marcar nada no 1o. dia por conta do mal da altitude. Se estiver bem, dê uma volta na cidade.
    Dia 3)City tour pelos arredores de Cuzco.
    Dia 4) Visita ao Vale Sagrado – Dormiria em Ollantaytambo e sairia cedo, no outro dia, para Machu Picchu.
    Dia 5) Machu Picchu – De lá, voltaria para Cuzco
    Dia 6) De Cuzco para Lima ou mais um tempo em Cuzco
    Dia 7) Vôo de Lima ou Cuzco para seu destino
    Acho que muita coisa depende dos seus horários de vôo/ preço de passagem/tempo de viagem. Até onde eu sei, não há vôos diretos para Cuzco, todos param em Lima com maior ou menor tempo de conexão.
    E como a D. Bóia disse, há bastante coisa sobre essa viagem na página anterior. Dê uma olhada lá e veja outras sugestões.
    Um abraço

Olá bóia, obrigada,

eu tinha visto no Ipad, aqui no computador aparecem.
Vou checar lá no bichinho.
Obrigada!

Poxa, deixei duas respostas aqui ontem (pro Mendonça e pro Renato) e sumiram… Mimimimi…..
Abs,

Renato Lago
Não resisto em dar uns palpites também.
Como a Lu disse, acho interessante vç pernoitar em Ollantaytambo.
A cidade e as ruinas são interessantes ( já é um treino).
O hotel Wiracocha Inn(US 65) é bem em frente as ruinas, tem uma gerente muito prestativa, e simpática.
Eu fui em junho de 2010, e agi da seguinte maneira:
Em Cusco combinamos ( eu e espôsa) com um taxista( que anotei nome e placa do carro e deixei com o hotel, passando tb por e-mail para minha filha, em S.Paulo).
Por uma importância entre 50/60 dolares, êle nos apanhou no hotel de Cusco parou em pelo menos 3 pontos de interêsse, e deixou-nos por volta das 16 horas em Ollantaytambo, onde no mesmo dia visitamos as ruinas.
Por sermos já da 4a. idade dormimos tb em Aguas Calientes e só subimos(depois do povão) por volta das 8 horas ( antes do trem chegar).
Foi tudo muito tranquilo, ônibus e entrada no parque sem filas.
Tire um dia de Lima q vç não vai se arrepender. Se conseguir tente reservar no primeiro banco do auto-trem para ver e fotografar melhor.

Olá, Renato!
Estive nessas bandas em dezembro/11, portanto, baixa estação. Não que 6 dias por lá sejam demais. De repente vc poderia considerar onhecer outros lugares no Peru, como Arequipa por exemplo.
Bom, qto as suas perguntas:

– Lima/Cusco/Lima: Meu voo com milhas pela TAM foi comprado fazendo Salvador – Cusco. Sendo assim, Lima foi apenas uma conexão. Não sei te informar sobre essa taxa.
– A passagem de trem Cusco – Águas, pela Perurail, deve ser comprada pelo site e é só imprimir e levar no momento do embarque. Tive dificuldade para comprar com cartão, mas mandei email e fui prontamente atendida.
– De Águas para a entrada de Machu existem ônibus saindo constantemente. Vc pode comprar em Cusco ou em Águas. Comprei no dia, cedo, e não tive problemas. Como vc estará indo na alta estação deve considerar comprar antes ou levantar bem cedo p/ comprar na hora. Águas é pequena e vc não terá problemas para identificar o guichê (q fica próximo aos ônibus).
– Mais informações sobre o funcionamento do Parque, sugiro acessar o site: https://www.machupicchu.gob.pe/
Acho interessante chegar cedo, antes das excursões. Umas 6 horas lá dentro foram suficiente para mim (contando que subi o Huaynapicchu).

Viagem linda!

Sds!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito