Machu Picchu novas regras

Conheça as novas regras para visitar Machu Picchu em 2019

Machu Picchu novas regras 2019

Quer todas as informações sobre Machu Picchu?

Atenção: este post fala apenas as regras novas que entraram em vigor em 2019. Se você tem dúvidas sobre o planejamento da sua viagem a Machu Picchu, por favor leia a nossa série de posts da primeira viagem ao Peru, que contém todas as informações de que você precisa (incluindo essas novas regras):

No início de 2019, Machu Picchu ganhou novas regras de visitação.

Machu Picchu: novas regras 2019

Clique para ver os detalhes de cada novidade:

Os ingressos agora têm hora marcada

Desde 1º de janeiro de 2019, os ingressos para Machu Picchu são vendidos com hora específica de entrada. São 9 horários diários.

Machu Picchu: 9 horários para entrar

Machu Picchu novas regras 2019

  • Entradas a partir das 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 11h, 12, 13h e 14h

Não adianta chegar antes da hora — o acesso só é permitido a partir do horário marcado no ingresso.

Se você quer visitar o parque na primeira hora, compre com a maior antecedência possível. Atualmente dá para comprar ingressos com 6 meses de antecedência.

Conheça as novas regras para visitar Machu Picchu em 2019 1

Os ônibus agora também têm horário marcado?

Embarque a Machu PIcchu

Eu pensava que teriam — seria o mais lógico. Mas não. As passagens de ônibus (que custam 24 dólares, incluindo a volta) continuam sem especificar o horário da viagem.

Mas com a distribuição dos visitantes em vários horários, espera-se que as filas para o ônibus diminuam. Agora só vai de madrugada para a fila quem tiver comprado ingresso para as 6 da manhã (o primeiro ônibus sai às 5h30, e o percurso entre Aguas Calientes e Machu Picchu leva 25 minutos).

Se você comprou ingresso para outro horário, vá para a fila do ônibus 60 minutos antes da hora marcada, e você com certeza entrará no parque dentro do seu intervalo.

Limite de 4 horas para a visita

Machu Picchu novas regras 2019

A partir de agora, o visitante tem 4 horas para completar seu circuito. Ao entrar no parque, um adesivo colorido será colado no ingresso — a cor indica o horário em que deve sair do parque.

O circuito mais longo (o circuito 1) tem duração estimada de 3 horas, então não há problema com essa limitação.

(O circuito 2, um pouco menos completo, leva 2 horas e meia. O circuito 3, indicado para quem tem dificuldade de locomoção, leva 2 horas.)

Para quem vai combinar a cidadela com uma trilha de montanha, o tempo-limite é maior — veja no próximo tópico.

Novos horários para as trilhas às montanhas

É possível combinar a visita à cidadela de Machu Picchu com duas trilhas a montanhas dentro do território do sítio arqueológico (apenas uma a cada visita).

São três horários para iniciar a trilha da Montanha Huayna Picchu, e dois horários para iniciar a trilha da Montanha Machu Picchu.

A cada horário de trilha corresponde um horário de entrada na cidadela. O ingresso é combinado.

Machu Picchu com Montanha Huayna Picchu

Machu PIcchu novas regras 2019

  • Entrada no parque a partir das 6h; início da trilha entre 7h e 8h
  • Entrada no parque a partir das 7h; início da trilha entre 7h e 8h
    • Permanência máxima: 7 horas (4 horas na trilha, 3 horas na cidadela)
  • Entrada no parque a partir das 8h; início da trilha entre 10h30 e 11h30
    • Permanência máxima: 6 horas (3 horas na trilha, 3 horas na cidadela)

Machu Picchu com Montanha Machu Picchu

Machu Picchu novas regras 2019

  • Entrada no parque entre 6h e 7h; início da trilha entre 7h e 8h
  • Entrada no parque entre 7h e 8h; início da trilha entre 7h e 8h
  • Entrada no parque entre 8h e 9h; início da trilha entre 9h e 10h
    • Permanência máxima: 8 horas (5 horas na trilha, 3 horas na cidadela)

Proibição do reingresso ao fim do circuito

Entrada a Machu Picchu
Antigamente era possível retornar duas vezes no mesmo dia (dava para usar essa facilidade para ir ao banheiro e até almoçar). Em julho de 2017, novas regras passaram a proibir o reingresso. Na prática, porém, os controladores da entrada continuaram permitindo um reingresso por pessoa (dava para fazer o circuito inteiro com o guia, depois voltar para a parte mais alta por conta própria, para contemplar na paz).

Acabou: agora, quando você termina o circuito, tem que sair do parque. Para voltar, terá que ter um outro ingresso, válido para entrada naquele horário.

Obrigatoriedade de guia

Desde julho de 2017, as regras estabelecem que não é permitido entrar no parque sem um guia. Na prática, porém (de novo), quem queria entrar de maneira avulsa estava conseguindo.

As novas regras de 2019 voltam a proibir a entrada sem guia — pelo menos na primeira visita. Se você comprar um segundo ingresso para uma nova visita na mesma viagem, e mostrar esse ingresso, pode fazer a segunda visita sem guia.

É fácil contratar guia. Os guias ficam posicionados junto à porta de entrada e cobram entre 120 e 150 soles para guiar grupos de até 4 pessoas. Você não terá dificuldade em se encaixar num grupo.

Leia mais:


Lua de mel dicas Peru

170 comentários

Estive em 2017 e 2018 e as regras na prática não estavam funcionando. Nem na questão da entrada com guia, nem na permanência, nem no reingresso. Pergunto na prática essas regras estão valendo MESMO? Principalmente a questão do tempo de permanência. Se alguém foi ESTE ano e puder dar o relato agradeço muito.

    Olá, Tatiane! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

    Contratei uma guia em julho mas não vi ninguém controlando isto. Para quem nunca foi recomendo um guia para melhor aproveitar a visita. São muitas histórias e explicações imperdíveis.
    Quanto ao tempo de permanência, a princípio, não existe controle ostensivo. Mesmo porque todo mundo se junta lá dentro e não existe nenhuma forma de controlar a não ser aparecer um fiscal e solicitar seu ingresso.
    Quanto ao reingresso não sei te responder mas as catracas são eletrônicas então é bem possível saberem que você já usou o ingresso.

    Tatiane, tudo bem?
    Eu fui em fevereiro/2019 lá, mas como fui com guia já contratado, não consegui ver na prática essa obrigatoriedade de ter guia. Aliás, te comento que o guia mandou a gente ir entrando, e ninguem me perguntou se eu estava acompanhado, só validaram meu ticket. O que eu sei é que antes da entrada, em frente aonde eles validam seu ingresso, ficam parados alguns guias uniformizados oferecendo tours. Talvez para quem não contasse com um naquele momento. Não sei se eles serão fáceis de encontrar na alta temporada, por exemplo.

    Sobre o reingresso, eles estão mais rigidos. O que eu pude perceber é agora o caminhar lá dentro está mais controlado e os fiscais estão mais atentos. É em linha reta da entrada até o término do tour, ou seja, você vai parando nas estações e fica o tempo que quiser para receber explicações ou tirar fotos, mas depois de passar de uma para outra, não é permitido voltar de onde você veio. O tempo de permanência ficou livre depois de terminado meu tour, eu não fui obrigado a sair de imediato, mas era baixa temporada, então não sei como estará em outras épocas. Eu tambem peguei o inicio dessas regras, então não sei se piorou.

    Tatiane,
    Confirmo o que os colegas já disseram: (i) na entrada, ninguém pergunta se você está ou não com um guia – mas eu recomendo que vc contrate, caso seja a sua primeira visita, (ii) eles controlam apenas o horário de entrada marcado no bilhete, logo, não pode entrar antes do tempo, (iii) uma vez dentro do parque, não vi fiscais mandando as pessoas saírem, por isso, acredito que possa ficar lá dentro depois das quatro horas “padrão” da visita, porém, não é possível retornar aos locais em que você já visitou – p. ex.: ao descer do alto da montanha em direção às ruínas, não é possível subir novamente, especialmente nos pontos em que se tira a foto tradicional de Machu Picchu e (iv) após sair do sítio, não é possível a reentrada: há placas informando a proibição e eu vi algumas pessoas barradas.

    Fui a Macchu Picchu no inicio do mês (setembro/2019).
    O unico controle que eu vi era o do horário de ingresso. Voce tem uma hora para entrar no sitio arqueologico, a contar do horario estampado no bilhete (ou seja, se for 07:00 tem que entrar, a principio, até as 7:59). Não sei se dão alguns minutos de tolerância …
    Consequentemente, não era permitido o reingresso (sair do sítio e entrar de novo, para ir no banheiro, por exemplo).
    Mas não vi nenhuma obrigatoriedade de ter que entrar com guia. Fomos em M.P. 2 dias seguidos, um sem guia e no outro dia com guia, em um grupo de 06 pessoas formado lá na hora. Os preços cobrados eram em média de USD 60,00 para ter guia “particular” (grupo fechado, família, casal, etc.), ou então S/. 30,00 (soles) por pessoa, em grupos de “avulsos” formados no portão da entrada.
    Também não vi nenhum controle do tempo de permanência no local. Na pratica, dava para ficar o tempo que quisesse, desde que não saísse do sítio, pois não era permitido o reingresso.

    Os microonibus que saem de Aguas Caliente para o sitio arqueológico tambem respeitavam os horarios de entrada no bilhete (formavam filas conforme o horario de entrada), mas para retorno não havia este controle, apesar do horario sugerido de retorno carimbado no bilhete.

Eu vou comprar a entradas para as 14h. Será que chegando as 12h40 consigo subir a tempo? (pegar o onibus ate o parque).

    Wellington, se eu não me engano, você já compra seu ingresso do onibus com o horario marcado de subida. A descida eles foram mais flexiveis quando fui em fevereiro/2019. Da bastante tempo sim, já que a subida de Aguas Calientes para a entrada do parque dura uns 30 min aprox.

Olá, com a experiência de vocês, qual horário vocês sugerem para fazer a visita? 8h é um bom horário para visitar ou é melhor nos primeiros horários?
Abs.

    Olá, Eduardo! Antigamente era interessante fazer o tour mais cedo para entrar antes dos visitantes que vinham de Cusco. Hoje não há mais essa vantagem, o número de visitantes está mais distribuído durante o dia.

Olá, tenho uma dúvida. Meu ingresso está marcado entrada 08:00 devo respeitar o horário ou posso ingressar no parque qualquer hora, desde que seja de manhã?

Comprei o ingresso para a cidadela às 8h com ingresso na montanha entre 9 e 10h. Imagino que vá ser ruim de acompanhar algum grupo já que terei que estar na portaria da montanha entre 9h e 10h. Como fazer nestes casos? Vi que no meu ingresso está escrito re-entry: 1. Neste caso, seria possível fazer a trilha, sair do parque e entrar em algum grupo para uma visita guiada? Os guias costumam seguir o circuito 1 (mais completo)?
Obrigado

Olá,

Eu consigo comprar somente ida do ônibus de subida ou obrigatoriamente, tenho comprar subida e descida?

Obrigada,

Olá,
É possível fazer uma das trilhas sozinho e, em seguida, contratar o guia para fazer a visita à cidade? Ou só pode entrar na trilha com guia também? Agradeço a atenção.

    Olá, Diogo! Só dá para entrar uma vez na cidadela. O guia é contratado do lado de fora.

Sobre os ingressos para acessar o parque, consigo comprar em Cuzco com um dia de antecedência ou tenho que comprar com antecedência maior pela internet?

Minha dúvida é: se eu comprar o ticket de entrada para as 11h, posso entrar entre 11h e 12h?

Pessoal, bom dia!
Há relatos reais de pessoas entrando em Machu Pichu apenas com o RG?
Eu vi alguns comentários que diziam ser tranquila a entrada, mas alguém que foi em 2019 e usou de fato o RG pode dar uma luz acerca deste assunto?
Os investimentos para ir a Machu Pichu são muito altos e chegar lá e ter uma possível frustração me deixa bastante preocupado!

Obrigado!!

    Olá, Vinicius! Pelo amor de Deus, meu filho, não é preciso passaporte para entrar no Peru, você acha que vai ser preciso passaporte para entrar numa atração? Pense. Reflita. Medite. É UM BUG DO NOVO SITE DE VENDA DE INGRESSOS DE MACHU PICCHU, que está no ar apenas desde o início do ano, respondemos isso quinhentas vezes e até agora não voltou ninguém pra tentar me assassinar por ter dado uma dica errada. Ponha o número do seu RG, e seja feliz.

    Mas de novo: ainda assim, recomendamos MUITO que TODO BRASILEIRO use PASSAPORTE sempre que viajar para QUALQUER LUGAR.

    Tem um vídeo do Ricardo Freire que explica por quê:
    https://www.youtube.com/watch?v=FrqZfy4FGpk

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito