Machu Picchu novas regras

Conheça as novas regras para visitar Machu Picchu em 2019

Machu Picchu novas regras 2019

Quer todas as informações sobre Machu Picchu?

Atenção: este post fala apenas as regras novas que entraram em vigor em 2019. Se você tem dúvidas sobre o planejamento da sua viagem a Machu Picchu, por favor leia a nossa série de posts da primeira viagem ao Peru, que contém todas as informações de que você precisa (incluindo essas novas regras):

No início de 2019, Machu Picchu ganhou novas regras de visitação.

Machu Picchu: novas regras 2019

Clique para ver os detalhes de cada novidade:

Os ingressos agora têm hora marcada

Desde 1º de janeiro de 2019, os ingressos para Machu Picchu são vendidos com hora específica de entrada. São 9 horários diários.

Machu Picchu: 9 horários para entrar

Machu Picchu novas regras 2019

  • Entradas a partir das 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 11h, 12, 13h e 14h

Não adianta chegar antes da hora — o acesso só é permitido a partir do horário marcado no ingresso.

Se você quer visitar o parque na primeira hora, compre com a maior antecedência possível. Atualmente dá para comprar ingressos com 6 meses de antecedência.

Conheça as novas regras para visitar Machu Picchu em 2019 1

Os ônibus agora também têm horário marcado?

Embarque a Machu PIcchu

Eu pensava que teriam — seria o mais lógico. Mas não. As passagens de ônibus (que custam 24 dólares, incluindo a volta) continuam sem especificar o horário da viagem.

Mas com a distribuição dos visitantes em vários horários, espera-se que as filas para o ônibus diminuam. Agora só vai de madrugada para a fila quem tiver comprado ingresso para as 6 da manhã (o primeiro ônibus sai às 5h30, e o percurso entre Aguas Calientes e Machu Picchu leva 25 minutos).

Se você comprou ingresso para outro horário, vá para a fila do ônibus 60 minutos antes da hora marcada, e você com certeza entrará no parque dentro do seu intervalo.

Limite de 4 horas para a visita

Machu Picchu novas regras 2019

A partir de agora, o visitante tem 4 horas para completar seu circuito. Ao entrar no parque, um adesivo colorido será colado no ingresso — a cor indica o horário em que deve sair do parque.

O circuito mais longo (o circuito 1) tem duração estimada de 3 horas, então não há problema com essa limitação.

(O circuito 2, um pouco menos completo, leva 2 horas e meia. O circuito 3, indicado para quem tem dificuldade de locomoção, leva 2 horas.)

Para quem vai combinar a cidadela com uma trilha de montanha, o tempo-limite é maior — veja no próximo tópico.

Novos horários para as trilhas às montanhas

É possível combinar a visita à cidadela de Machu Picchu com duas trilhas a montanhas dentro do território do sítio arqueológico (apenas uma a cada visita).

São três horários para iniciar a trilha da Montanha Huayna Picchu, e dois horários para iniciar a trilha da Montanha Machu Picchu.

A cada horário de trilha corresponde um horário de entrada na cidadela. O ingresso é combinado.

Machu Picchu com Montanha Huayna Picchu

Machu PIcchu novas regras 2019

  • Entrada no parque a partir das 6h; início da trilha entre 7h e 8h
  • Entrada no parque a partir das 7h; início da trilha entre 7h e 8h
    • Permanência máxima: 7 horas (4 horas na trilha, 3 horas na cidadela)
  • Entrada no parque a partir das 8h; início da trilha entre 10h30 e 11h30
    • Permanência máxima: 6 horas (3 horas na trilha, 3 horas na cidadela)

Machu Picchu com Montanha Machu Picchu

Machu Picchu novas regras 2019

  • Entrada no parque entre 6h e 7h; início da trilha entre 7h e 8h
  • Entrada no parque entre 7h e 8h; início da trilha entre 7h e 8h
  • Entrada no parque entre 8h e 9h; início da trilha entre 9h e 10h
    • Permanência máxima: 8 horas (5 horas na trilha, 3 horas na cidadela)

Proibição do reingresso ao fim do circuito

Entrada a Machu Picchu
Antigamente era possível retornar duas vezes no mesmo dia (dava para usar essa facilidade para ir ao banheiro e até almoçar). Em julho de 2017, novas regras passaram a proibir o reingresso. Na prática, porém, os controladores da entrada continuaram permitindo um reingresso por pessoa (dava para fazer o circuito inteiro com o guia, depois voltar para a parte mais alta por conta própria, para contemplar na paz).

Acabou: agora, quando você termina o circuito, tem que sair do parque. Para voltar, terá que ter um outro ingresso, válido para entrada naquele horário.

Obrigatoriedade de guia

Desde julho de 2017, as regras estabelecem que não é permitido entrar no parque sem um guia. Na prática, porém (de novo), quem queria entrar de maneira avulsa estava conseguindo.

As novas regras de 2019 voltam a proibir a entrada sem guia — pelo menos na primeira visita. Se você comprar um segundo ingresso para uma nova visita na mesma viagem, e mostrar esse ingresso, pode fazer a segunda visita sem guia.

É fácil contratar guia. Os guias ficam posicionados junto à porta de entrada e cobram entre 120 e 150 soles para guiar grupos de até 4 pessoas. Você não terá dificuldade em se encaixar num grupo.

Leia mais:


Lua de mel dicas Peru

170 comentários

Olá a Boia, estou com dúvida quanto ao horário do trem para Machu Picchu.
Planejei que fazer um passei para Pisac e Ollantaytambo, e ficar nesse último para pegar o trem rumo a Águas Calientes, porém não sei qual horário marcar o trem. Li em alguns blogs que o passeio para esses dois lugares termina por volta das 15h, vc sabe me dizer se isso procede??

E o retorno de Águas Calientes para Ollantaytambo ou Poroy, pretendo comprar o ingresso de entrada no Machu Picchu as 06h, seria melhor comprar o ingresso do trem por volta das 15h?

Obrigada pela dicas.

Olá a todos,
Acabei de voltar de lá e queria contar como a coisa ta acontecendo. Esse site me ajudou tanto, acho sempre importante a gente também, sempre que possível, contribuir. Vamos lá. Fui agora em junho/2019. A obrigatoriedade de guia segue bem relativa. Vi muitos grupos desacompanhados. Eu quis contratar um para entender mais sobre o lugar (o que acho fundamental) e perguntei p ele sobre a obrigatoriedade. Ele disse que ainda não é cobrada, mas que acha que no ano que vem deve haver mais rigor. Acho q a principal função do guia é garantir que vc faça o circuito e vá embora, porque não há muito controle da hora que vc entra p hora que vc sai. Só olham se já deu seu horário permitido p entrada, uma vez lá dentro, não há ninguém que aponte que vc já cumpriu as 4 horas e que deve sair do parque. Como disse, acho q é p isso q a obrigatoriedade de guia no fim serve. Quanto a possibilidade de voltar, há placas por todos o caminho informando “One way only” e funcionários do parque com apitos por todos os lados, mas de novo o controle não é rigoroso. Me pareceu que a preocupação maior é evitar acesso aos locais não-permitidos (como ao tempo do sol ou do condor em determinado período do dia). Eu mesmo voltei.. não até o início do circuito lá em cimão, mas até mais ou menos o segundo mirante. Queria parar um tempo p contemplar a coisa extraordinária que é aquele lugar. Voltei sem muito problema, só um dos guias privados que tava lá uma vez me avisou que o caminho era só de ida e um dos funcionários me avisou a saída de um dos templos, já que eu estava realmente meio perdida. rs Claro que é importante ser discreto e não atrapalhar o fluxo de pessoas né? Em grupos grandes creio q isso seja impossivel. Meu guia foi conosco até quase o final do percurso, lá nos despedimos e eu continuei no parque até umas 14h30 (entrei ás 9h e pouco). Acho que não há necessidade de ficar muito mais que isso, na boa. Acho tb que p quem também toma o rumo até muito o final do percurso fica mais complicado de voltar.
Com relação aos ônibus, a reserva de lugar de acordo com o horário é mais ou menos praticada sim. Nosso hotel nos orientou a chegar p pegar o onibus uma hora antes da entrada no parque. Nos chegamos um pouco antes, mas só nos deixaram embarcar às 8h30. Antes disso a prioridade eram os passageiros com entradas anteriores. Entre embarcar, desembarcar e arrumar guia, acabamos entrando no parque ás 9h30, o que não foi um problema, já que ninguem exigiu nossa saída em horário nenhum. Por fim minha dica é contratar um guia bom e deixar combinado a expectativa/duração do passeio. O nosso era meio mala e fez o circuito maior em 2 horas. Senti que ele se aproveitou muito dessa história “de não poder voltar” p não acessar determinados lugares (se você for por ai vai ter q pegar a saída e ai não da p voltar)…Sorte que ele tirou boas fotos kkk E tb que eu já tinha lido bastante sobre o lugar e voltei p ver algumas coisas q ficaram p trás. De qlq forma, acho q vale muito ir com guia (em grupos menores) e lembrar que o barato da coisa é entender o que foi aquilo e contemplar esse tesouro que a humanidade nos deixou. E ah, minha dica final é ir o quanto antes…Acho q as regras vão ficar cada vez mais rigorosas.

O site do governo especifica e deixa claro que cidadãos estrangeiros precisam de passaporte para entrar realizar a compra. Seria interessante se alguém pudesse confirmar que entrou no parque com o RG a partir de 2019. De qualquer maneira, solicitei a renovação do passaporte, só espero chegar a tempo (viajarei em Novembro de 2019). Ansioso!

    Olá, Matheus! Preencha com o número do seu RG. Não existe esse controle, este site de compra de ingressos é novo e veio com esse bug. No anterior havia a opção “DNI”, documento nacional de identificação.

    De todo modo, é sempre sempre sempre melhor viajar com passaporte. Assista ao nosso vídeo:
    https://www.youtube.com/watch?v=FrqZfy4FGpk

Olá!
Estamos com ingresso comprado para o dia 18/07 (meu aniversário) às 6am. Estamos pensando sobre a questão do guia, alguém tem uma informação mais recente de como está funcionando? Odiamos visitas guiadas e queríamos economizar.
Além disso, queríamos saber mais sobre essa questão de não poder fazer o caminho livremente nos circuitos pela proibição do reigresso. Queríamos andar livremente e voltar na porta para tirar mais fotos com a vista clássica. Será que vai ser complicado??

Agradeço muito qualquer informação,
Saudações viajantes!

    Olá, Marina! Com ou sem guia, tem que seguir o circuito. Há relatos de leitores que conseguiram entrar sem guia.

Por favor alguém pode me ajudar a tirar uma dúvida?
Comprei o ingresso para Machu Picchu para o dia 9/07/2019. O ingresso que comprei inclui a rota para a montaña Waynapicchu. Porém estou com uma dúvida. É dito que a entrada do nosso ingresso deve ser feita às 7h, mas também é dito que o início da trilha também é às 7h! Como iremos fazer? Assim que entrarmos em Machu Picchu devemos passar por toda a cidadela e ir direto para o local onde a rota de Waynapicchu começa? Como faremos para visitar a cidadela depois da rota de Waynapicchu?
Por favor alguém pode me esclarecer?

    Olá, Eduardo! Vá ao ponto de saída de Huaynapicchu e depois faça o circuito com calma. Funcionários do parque orientarão você.

Obrigado pelas informações, foram realmente muito úteis. Vocês viram que essa semana eles restringiram ainda mais o acesso, três locais específicos dentro do site terão um acesso controlado. Abraços

    Olá, Armando! Sim, é um teste, começa amanhã. Mas não afeta o circuito, apenas restringe a entrada em alguns espaços.

No site para compra dos ingressos é solicitado número de passaporte. Nós brasileiros podemos usar o número da identidade para esta compra?

    Olá, Alexandre! Pode, sim. Esse é um problema do site novo, que entrou no ar em janeiro, e eles até agora não corrigiram. (No site anterior dava para selecionar DNI, que é a sigla de carteira de identidade em espanhol.)

Pessoal, bom dia.
Considerando essas novas regras qual seria o melhor horário para utilizar essas 4 horas? Estou pensando em optar pelas 12:00 ás 16:00. Imagino que nesse horário pode ter menos pessoas circulando nas ruínas e também a possibilidade de tempo bom a tarde deve ser maior. Estarei indo na primeiro quinzena de outubro. Será que meu raciocínio está correto?

    Olá, Valdinho! Pode haver um risco menor de não pegar neblina. Veja se o horário permite que você volte de trem no mesmo dia a Cusco.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito