México: já viajou com a autorização eletrônica? Conte como é!

Chichén-Itzá

Já faz alguns meses que o México abriu a possibilidade de brasileiros visitarem sem visto, apenas com uma autorização eletrônica de viagem (veja: E viva México! Caiu o visto mexicano).

As informações, porém, continuam desencontradas. Além da Aeroméxico, a Copa e a Taca também estariam habilitadas a usar o sistema, mas segundo o leitor Aurélio a Copa fala por email uma coisa (diz que participa) e por telefone outra (diz que não participa).

Para tirar dúvidas de uma vez por todas, pergunto: você viajou recentemente ao México usando a autorização eletrônica (SAE)? Por que companhia? Como foi o procedimento — de solicitação, embarque e desembarque?

Gracias por su colaboración!

Atualização. No site do Consulado Mexicano em São Paulo há a notícia de que realmente Aeroméxico, Copa e Taca estão operando com o SAE. As atendentes de telemarketing das cias. podem não estar informadas, mas a verdade é que vasculhando a internet não há um relato sequer de alguém que tenha comprado passagem para o México por essas companhias e não tenha conseguido embarcar por causa do SAE.

Aeroméxico opera o SAE — nota no site do Consulado Mexicano

Copa Air opera o SAE — nota no site do Consulado Mexicano

TACA Airlines opera o SAE — no site do Consulado Mexicano

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

276 comentários

Eu viajo para Monterrey dia 19 de Julho, e volto de 31 de Julho. Ainda não entrei com o processo de entrada pro visto, ainda estou com dúvida se devo tirar o visto ou a SAE. Viajo pela LAN, com conexão no Chile e na Cidade do México. O que vocês me aconselham a fazer? Visto ou SAE? A SAE é muito mais tranquila, pelo que eu estou vendo. Se meu visto for negado, por exemplo esse mês, eu consigo tirar o SAE a tempo de viajar? Obrigado!

    Olá, Marcus! Tire o SAE quando faltarem 30 dias para a viagem.

Sobre a pergunta da Mila , não importa o que vem primeiro , nome , sobrenome etc… o que realmente importa é na hora que for preencher o SAE , você pega o passaporte e segue de acordo com o que está pedindo ,ex nome Maria Alice , sobrenome da silva , no passaporte está assim , na autorização tem que estar exatamente igual,o cuidado é basicamente no nome ( o formato ) no formulario de preenchimento do SAE te um teclado ao lado do campo, para preenchimento de caracteres especiais , vale dar um aolhada , mas tem que estar igual . Cuidado no preenchimento de datas ,o número do passaporte letras e numeros etc.. , fazer com calma , olhar varias vezes , pedir para outra pessoa conferir também é valido.Na companhia aérea eles deram uma olhada , mas, a leitura da autorização é no México , pelo menos é o que percebi….

Viajei para Cancun em junho do ano passado , fui com a autorização eletrônica , pois para tirar o visto precisa de tempo e paga , o preenchimento tem que ser extamente igual ao do passaporte , esse é o único motivo para dar errado .Fui pela Aeroméxico , muito boa empresa , chegando na Cidade do México , a autorização passa pelo leitor de código de barras , a minha leu e a do meu marido e minha filha não leu , não sei porque , aí fomos até uma sala , ficamos aguardando , pediram um documento da minha filha ( já estavam com nossos passaportes) entreguei o RG dela que levamos , deu uns 20 minutos , nos truxeram os documentos e nos desejaram boa estadia no país , tudo muito tranquilo , pois estava tudo ok, e naquele dia já havia acontecido , parece qe era um problema no leitor deles…. no geral foi ótimo , adoramos Cancun , vale cada centavo !!!! Aproventem quem vai.

Viajei para Cancun em novembro e apesar de ficarmos meio tensos foi super tranquilo com o SAE. A TAM também verificou o SAE de todos antes do embarque para que não desse problema lá!! achei bem interesante essa medida, os que não estavam corretos puderam corrigir na hora e imprimir outro visto.

Márcia, sempre imprimi uma folha. Esse pessoal de agência de viagens sempre dá informações equivocadas pra gente!

Viajantes, imprimi hoje meu SAE, ele tem uma única folha. Uma funcionária da agencia de viagens me disse que são duas: uma da autorização e outra do questionário. Alguém sabe me informar se realmente existe essa segunda página? Abraços.

Pessoas, vou viajar dia 2 de novembro para a cidade do méxico…. li aqui nos posts muitos comentários acerca do preenchimento errado da Sae que pode acarretar problemas futuros….. no passaporte o sobrenome vem primeiro que o nome… no formulario da sae aparecem as opções escritas: nome/ sobrenome….. ou não? acho que seria importante, se possível, que as pessoas que não tiveram problemas no preenchimento dessem dicas de como preencher alguns campos……. talvez sanaria as dúvidas de muitos colegas por aqui…..até mais

Boa tarde.
O sobrenome do meu namorado tem “til” (GUIMARÃES), o qual consta no passaporte dele, mas o sistema SAE não permite a inserção desse sinal gráfico. Alguém enfrentou alguma situação parecida e poderia nos ajudar, por favor?

    Olá, Aline! Se o sistema não permite incluir, use o nome sem o acento. Não vai dar problema.

Passaporte com validade de mais de seis meses , vacina de febre amarela em dia e visto americano são tres itens fundamentais ao viajante frequente.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.