Noronha: as pousadas top

Pousada Solar dos Ventos, Noronha

Tudo começou em 2003, quando a administração de Noronha permitiu que ilhéus se associassem a empresários do continente para montar pousadas de luxo. Moradores que tinham a sorte ou o privilégio de ocupar bons espaços na ilha puderam aprovar projetos. A janela de oportunidade durou pouco mais de dois anos, que foram o suficiente para a transformação da pousada Zé Maria e a abertura de quatro pousadas de luxo (Maravilha, Teju Açu, Solar de Loronha e Pousada do Vale). A pousada Solar dos Ventos já era diferenciada antes da abertura e reciclou-se para acompanhar o novo patamar. Depois de um longo hiato sem novidades, 2010 viu duas novas pousadas da categoria top abrirem:  o Beijupirá Lodge e a Triboju.

O assunto até hoje desperta muita celeuma; muita gente acha que não há lugar para luxo em Noronha, e que os preços são arqui-absurdos. Eu discordo. A instalação dessas pousadas fez com que a ilha acordasse para questões de bom-gosto e charme. É bom lembrar que Noronha não é uma antiga colônia de pescadores que se tornou lugar turistico; Noronha é uma antiga colônia militar que se tornou lugar turístico. A existência de lugares como a Maravilha e a Teju Açu fez com que pousadinhas entrassem na onda e aparecessem restaurantes transados — que podem ser freqüentados por hóspedes de qualquer pousada. Quanto aos preços — bem, tudo em Noronha custa o dobro do continente. Comparados aos preços das diárias das pousadas mais caras do pelotão intermediário, não acho tão absurdo não… 😳


Visualizar Pousadas top de Fernando de Noronha em um mapa maior

Veja como é cada uma delas, em ordem geográfica, da Vila dos Remédios ao Sueste:

Pousada do Vale

Pousada do Vale, Fernando de Noronha

Como eu já tinha dito no post do pelotão intermediário, é uma uma pousada híbrida: os apartamentos que ficam na sede são convencionais; o luxo está em três bangalôs independentes, postados ao lado.

São bangalôs duplex, com salinha embaixo e quarto em cima. A varanda dá para o bosque.

Pousada do Vale, Fernando de NoronhaPousada do Vale, Fernando de Noronha

Julgo que a vantagem da Pousada do Vale é a localização: a cinco minutos de caminhada da Vila dos Remédios. Fica superfactível de se hospedar sem alugar bugue, indo de ônibus ou táxi para as praias. A pousada não tem piscina.

Pousada do Vale, Fernando de NoronhaPousada do Vale, Fernando de NoronhaPousada do Vale, Fernando de Noronha

Confira preços aqui.

Triboju

Triboju, Fernando de Noronha

A mais nova pousada de luxo da ilha é resultado da associação entre duas figuras pop: Ju Medeiros, o cantor oficial de Noronha, e Durval Lelys, o baiano dono da marca Asa de Águia.

Ainda não estive na ilha depois da sua inauguração. Apenas dei uma xeretada quando estava ficando pronta: os apartamentos aproveitam a vista para o mar (rara em Noronha), enquanto a piscina fica no centro do terreno.

Está localizada num cantinho calmo da Floresta Velha, próximo à Vila dos Remédios mas sem comunicação direta.

Confira preços aqui.

Beijupirá Lodge

Beijupirá Lodge

O endereço da grife Beijupirá na ilha entra neste grupo mais pelo charme e pela qualidade da hotelaria do que propriamente pelas instalações.

Por enquanto ocupa apenas a sede de uma pousada que já existia (a Nativa) e foi totalmente repaginada; alguns quartos ganharam hidromassagem. (Ainda não visitei depois de pronta, por isso não tenho outras fotos.) A pousada não tem piscina.

Do projeto, porém, constam superbangalôs que devem ser construídos no amplo terreno da pousada, com vista para o mar (veja a vista no site). Enquanto não ficam prontos, oferece os preços mais em conta da categoria.

A pousada é vizinha de frente da Triboju, num cantinho sem saída da Floresta Velha.

Confira preços aqui.

Solar de Loronha

Solar de Loronha, Fernando de Noronha

Abriu em 2004, disposta a oferecer os bangalôs mais confortáveis da ilha.

Pousada Solar de Loronha, Fernando de NoronhaPousada Solar de Loronha, Fernando de Noronha

Enfileirados no alto da colina, os bangalôs têm o Morro do Pico ao fundo. A piscina fica mais para cima, na entrada.

Pousada Solar de Loronha, Fernando de NoronhaSolar de Loronha, Fernando de NoronhaPousada Solar de Loronha, Fernando de Noronha

Serve-se o café da manhã no quarto. E, desde estas fotos (que são de 2004!), o terreno virou um belo jardim.

Fica na Floresta Velha, bem em frente à saída para a BR.

Confira preços aqui.

Pousada Zé Maria

Pousada Zé Maria, Fernando de Noronha

É o maior ícone das transformações em Noronha no quesito hospedagem. Zé Maria sempre foi uma pousada top — pela localização, ao pé do Morro do Pico (quando não havia outras pousadas por ali) e pelo fato do Zé Maria ser ele próprio uma das maiores atrações da ilha. Mas era uma pousada muito simples; o frigobar, por exemplo, ficava na sala (e o hóspede anotava o consumo, no sistema honor bar).

Pousada Zé Maria, Fernando de NoronhaPousada Zé Maria, Fernando de Noronha

Hoje a Pousada Zé Maria tem confortáveis bangalôs sobre palafitas; os superluxo têm hidromassagem na varanda. Ficou tão famosa, que entra ano, sai ano, leva o prêmio de Melhor Pousada na eleição dos leitores da revista Viagem & Turismo.

Às quartas e sábados, quando promove uma noite de bufê (chamada Festival), o restaurante da pousada vira o centro social da ilha.

Existe uma reserva de quatro apartamentos mais simples, que são vendidos a precos equivalentes às pousadas mais caras do pelotão intermediário.

Pousada Zé Maria, Fernando de NoronhaPousada Zé Maria, Fernando de NoronhaPousada Zé Maria, Fernando de Noronha

Fica na extremidade sul da Floresta Velha, perto do acesso para a BR.

Confira preços aqui.

Teju-açu

Pousada Teju Açu, Fernando de Noronha

Na minha opinião, esta é a pousada que oferece a melhor relação custo x charme da ilha. Desde a abertura, em 2005, a pousada teve grande preocupação com serviço.

É uma pousada compacta, que aproveitou com inteligência seu terreno — que fica no meio do mato, na estrada da Alamoa, um caminho de terra que sai da BR e alcança morro abaixo a Praia da Conceição (não-fumantes podem ir a pé à praia).

Pousada Teju Açu, Fernando de NoronhaPousada Teju Açu, Fernando de Noronha

Cada bangalô de dois andares tem dois apartamentos: o do segundo andar tem vista para a piscina, enquanto o térreo sempre tem vista para a mata (ótima solução para manter a privacidade).

Pousada Teju Açu, Fernando de NoronhaPousada Teju Açu, Fernando de NoronhaPousada Teju Açu, Fernando de Noronha

Entre os troféus internacionais da pousada estão uma temporada de Penélope Cruz e Javier Bardem no apartamento 10 e a inclusão — agorinha há pouco — na lista dos hotéis com caráter autenticamente brasileiro recomendados pela National Geographic americana.

Confira preços aqui.

Solar dos Ventos

Solar dos Ventos, Fernando de Noronha

Foi a primeira pousada confortável de Noronha. No final da década de 90, era a única que alugava chalezinhos independentes. Some-se a isso a localização privilegiadérrima, com a Baía do Sueste escancarada à sua frente, e entende-se por que muitos antigos freqüentadores vips de Noronha hospedavam-se aqui (e iam comer no Zé Maria).

Tradicionalmente é a pousada top com as tarifas menos salgadas. (Durante algum tempo, suas diárias chegaram a regular com pousadas bem mais simples.)

Pousada Solar dos Ventos, Fernando de NoronhaPousada Solar dos Ventos, Fernando de Noronha

Nos últimos tempos, ganhou mais chalés, um restaurante e charmosas espreguiçadeiras no gramado. Mas ainda não tem piscina.

Solar dos Ventos, Fernando de NoronhaSolar dos Ventos, Fernando de NoronhaSolar dos Ventos, Fernando de Noronha

Fica no finalzinho da BR, a uma distância caminhável da Praia do Sueste. Vale a pena estar de bugue alugado.

Confira preços aqui.

Pousada Maravilha

Pousada Maravilha, Fernando de Noronha

Os bugues diminuem a velocidade quando passam em frente: o que haverá por trás do muro de bambu? A Pousada Maravilha é onde Fernando de Noronha encontra a Ilha de Caras. Quem estará hospedado na “pousada do Luciano Huck”?

O terreno não é enorme, mas é bem aproveitado — e isso vale também para os cinco bangalôs principais. Todos têm ofurô na varanda e são voltados para o mar — e têm portas de vidro cuja moldura enquadra perfeitamente a Baía do Sueste.

Pousada Maravilha, Fernando de NoronhaPousada Maravilha, Fernando de Noronha

Existe também um predinho de apartamentos, localizado no canto esquerdo — ficar ali é bem menos interessante.

Pousada Maravilha, Fernando de NoronhaPousada Maravilha, Fernando de NoronhaPousada Maravilha, Fernando de Noronha

Procurando o lugar com a melhor hotelaria de Noronha, achou. Querendo apenas visitar e apreciar a arquitetura de Thiago Bernardes, o melhor a fazer é reservar um almoço (à noite o visual não compensa).

A pousada é vizinha de muro da Solar dos Ventos, no final da BR, a cinco minutos de caminhada da praia do Sueste. Alugue bugue.

Confira preços aqui.

Leia mais:


78 comentários

Gostei muito das dicas. Estou muito em dúvida de qual pousada hospedar: triboju ou solar dos ventos. O que vcs indicam?

    Olá, Claudia! O Ricardo Freire comenta sobre a Solar dos Ventos no post acima. Veja comentários sobre a Triboju no Booking.

Existe alguma pousada em Noronha em frente ou beira mar? É muito difícil ir com criança de 2 anos?

    Olá, Renata! Não existe hospedagem pé na areia em Noronha, não. Se a sua filha se contenta com baldinho e pá na areia, vai gostar da viagem. Leve carrinho para fazer a caminhada ao mirante do Sancho. Para a praia do Sancho você vai querer ir de barco, não pela escada.

    Obrigada , mas acho melhor fazer outra viagem com ela. O q vc me indica de paraíso no Brasil sem ser Noronha?

Olá, na opinião de vocês, vale mais a pena ficar na Solar de Loronha ou na Pousada do Vale? Estou numa dúvida cruel entre as duas! São as duas melhores que tem disponibilidade na data da minha viagem. Obrigado!

    Olá, Alberto! A Solar de Loronha é mais luxuosa que a Pousada do Vale, tem piscina e vista para o mar e o Morro do Pico. Já a Pousada do Vale está mais próxima da Vila dos Remédios e das praias urbanas: dá para ir caminhando.

Coincido 100% con Ricardo, sin duda Teju Açu es la mejor alternativa dentro de las posadas top.
Maravilha tiene una ubicacion increíble, pero tiene un estilo mucho más formal.
El servicio en Teju Açu es increible, el cariño que ponen Joyce y Juliana para hacerte sentir en casa es incomparable.
Ademas acaban de cambiar el Cheff y probablemente tengan la mejor comida de la isla.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.