Big Bus Paris

Paris: vale a pena ônibus hop-on/hop-off?

Big Bus Paris

Normalmente eu recomendo esses ônibus de dois andares em cidades onde andar a pé/pegar transporte público é complicado. Acho o ônibus de Curitiba excelente; o de Salvador é uma mão na roda para ir ao Bonfim e à Ribeira; o de Dubai não tem contra-indicações; o de Miami é interessante para quem não quer alugar carro.

Já para lugares onde caminhar é um prazer e dominar o transporte público é uma maneira de entender melhor a cidade — como é o caso de Paris, Londres ou Nova York — não curto não. OK: no andar de cima, se o tempo colaborar, dá para fazer fotos bacanas. Mas o tour dá a ilusão de que você ‘conheceu’ a cidade, quando não faz mais do que oferecer um slide show. A cidade acontece ao rés do chão — e a viagem, para mim, é tudo o que acontece de inesperado entre um cartão-postal e o seguinte.

Mas se você é fã do esquema, aí vão as coordenadas:

Big Bus/Les Cars Rouges

O Big Bus/Les Cars Rouges tem uma linha só. Sai da Torre Eiffel, passa pelos Invalides, atravessa o Sena e então enfrenta o trânsito da cidade, passando pela Place de la Concorde, Opéra e Galleries Lafayette, Place Vendôme e pelo Louvre. De volta ao Sena, cruza a île de la Cité (onde está a Notre Dame) e volta pela margem esquerda, passando pelo Quai d’Orsay. Atravessa de novo para Place de la Concorde e então sobe e desce os Champs-Elysées até o Arco do Triunfo. Volta pelos Invalides e faz um novo ziguezague, passando no Trocadéro antes de voltar à Torre Eiffel. À noite o roteiro muda um pouquinho, com uma extensão até o Moulin Rouge. Comprando online, o passe diurno custa 27 euros para 1 dia e 30,60 euros para 2 dias. O passe diurno + noturno custa 44 euros para 1 dia e 47,60 euros para 2 dias. O passe exclusivo para o tour noturno sai 22 euros.

Foxity

O Foxity tem como vantagem ônibus com teto retrátil no segundo andar, para dias frios ou chuvisquentos. Seu itinerário é basicamente o mesmo (incluindo a variação noturna). O preço é low-cost: 17 euros sem direito a hop-on/hop-off, 19 euros para poder subir e descer durante 1 dia. A tarifa noturna, sem direito a parada, é 19 euros.

L’Opentour

O L’Open Bus é o único com várias rotas: são 4 itinerários que se comunicam e podem ser combinados à vontade durante a validade do passe — de 1, 2, 3 dias consecutivos. A linha verde repete a linha básica básica dos outros ônibus, e é complementado pelas linhas amarela (que vai até Montmartre), azul (passa por fora do Marais e vai até Bercy) e laranja (que faz Quartier Latin, Sorbonne, Luxembourg e Montparnasse). Os preços do passe são: 32 euros para 1 dia, 36 euros para 2 dias e 40 euros para 3 dias.

Trem + cruzeiro no Sena

Todos os ônibus de dois andares oferecem também tarifas reduzidas para crianças e passes combinados com tour de barco pelo Sena. Verifique nos sites.

Leia mais:

21 comentários

Acho ótimo esse ônibus, sempre uso quando chego nas cidades, para ter uma visão panorâmica, Portugal,Barcelona,Bruxelas , Londres ,.. são todos ótimos, compro um tickets de 2 dias , os outros dias, ando a pé, já com uma boa orientação. Procuro saltar para conhecer os lugares + distantes , e os lugares mais próximos ao centro , faço a pé.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.