Patagônia pra Marília

Glaciar na Patagônia (foto: Interpatagonia.com)

Sem medo de gripe nenhuma (viva!), a Marília Marconi está planejando uma viagem à Patagônia em setembro.

Tem doze dias para a empreitada e quer saber se é possível — e sobretudo se vale a pena — combinar os lados argentino e chileno.

Para dar subsídios às discussões, o que eu posso fazer é lembrar do ótimo blog do Tony Galvez, De Viaje a la Patagonia, que relata duas expedições que ele fez ao lado argentino.

A Luisa do Arquivo de Viagens também foi à Patagônia argentina e fez uma série extensa de posts; e dois trips publicaram relatos bacanas em blogs da comunidade: a CarlaZ no Filigrana e o Ernesto Pato Econômico n’A Turista Acidental.

Não posso deixar de citar também um site muito completo que abrange os dois lados, o Interpatagonia. A seção Austral traz todas as cidades mais procuradas, com indicações de como chegar e como se locomover entre elas.

Finalmente, como curiosidade, pesquei um roteiro de carro pelos dois lados sugerido por uma locadora, que por trazer a quilometragem pode ser interessante nesta fase de planejamento.

Mas o que a Marília deve estar procurando (e eu também!) é alguém que tenha ido aos dois lados e dê seu testemunho sobre as diferenças — e também sobre como tiraria melhor proveito desses 12 dias na região.

Agradecidos!

Riq e trips,
Embora fisicamente tenha conseguido escapar da gripe suína – pelo menos, eu acho!! rsrs – infelizmente, a nóia dos porquinhos me atingiu, ainda que indiretamente.
É que uma das amigas com quem planejava a viagem para a Patagônia recebeu recomendações médicas de não ir, então, em cima da hora, mudamos de destino. Resultado: amanhã embarcamos para Cartagena e San Andrés! (até que deu para salvar as férias, né?! 😉
Mas as dicas já estão devidamente anotadas e, se tudo der certo, Patagônia: me aguarde em janeiro!!
Depois eu passo aqui para contar.
Mais uma vez, muito obrigada a todo mundo!
bjs!

Boa viagem! E olha só — acho que você vai aproveitar mais a Patagônia em janeiro, mesmo!

Depois nos conte sobre Cartagena e San Andrés, um dos meus novos sonhos de consumo =D

Caros, se vocês tivessem um sonhado e quitado pacote de uma semana para Ushuaia a partir do dia 25 de julho, vocês iriam mesmo com essa ameaça toda de gripe suína por lá?
bjs

Pessoal,
Muitíssimo obrigada pelas dicas! Todas devidamente anotadas e salvas, agora serão devidamente “digeridas”, quero dizer, lidas, apontadas, transformadas em listas e tabelas comparativas – coisa de capricorniana com lua em virgem, fazer o quê?! 🙂

A medida em que for definindo o roteiro vou colocando por aqui, aproveitando para ir abusando da boa vontade de vocês para tirar as dúvidas que certamente surgirão pelo caminho.

Abraços e beijos penhoradamente agradecidos!!!!

P.S.: Riq, acho que a indicação para o “Interpatagônia” tá levando ao “De Viaje a Patagônia”…

riq, eu fui para patagonia no carnaval do ano passado, e pena que ainda não tinha esse post…fiquei louca tentando encontrar dicas…depois de ir e vir…sugiro que a pessoa faça uma super pesquisa, pois as distâncias são muito longas, os custos do chile são bem mais altos que na argentina. Os pontos altos: Perito Moreno em El Calafate (Argentina) e Torres del Paine, perto de Puerto Natales no Chile.

dica de hotel em Puerto Natales – Indigo – https://www.indigopatagonia.com/en/ – vale super a pena…além do pisco sour, do cordeiro patagônico e das maravilhosas centollas al pil-pil

beijos

Ave, a Patagônia linda! O roteiro do Hugo me fez suspirar de saudades e, como o Alex disse, Bariloche merece um tempinho para as redondezas (para mim que não curto esquis e se não for tempo de neve) vindo do Cruce de los Lagos. O adendo é que o Chile é sempre mais organizado, mais certinho. Gostei mais da ordem do Chile, mas adoro a Argentina, com toda a picardia e mesmo com a mala indo parar em outro hotel… Adorei a região, vale a pena.

claro que dá para conciliar! é tuudo de bom! claro que terá de ter um tempo mínimo de 10 a 15 para curtir com cama… fiz um esquema de viagem tudo montando… pegavam a gente no aeroporto, deixavam no hotel, pegavam para os passeios, levavam p outras cidades e tal… valeu a pena.. ver as geleria, pinguins, boa comida, boa bebida.. recomendo mesmo!!!

Anamaria, eu já acho que Bariloche precisa de pelo menos 5 dias… eu fiquei isto (sem esquiar) e ainda achei pouco.
No dia que você chegar já dá para conhecer o Cerro Otto.
Pegue um dia para o Circuito Chico pela manhã, e o Catedral pela tarde (independente de esquiar ou não)

Outro dia, vale fazer o passeio do Cerro Tronador. Mais 1 dia é o do 7 lagos, que te leva até San Martin de los Andes.
Outro ainda você pode usar para navegação no Nahuel Huapi (eu fiz a dos Arrayanes).
Além destes, ainda tem vários outros da região e também navegação.
Ok, mesmo as agencias de viagens tem pacotes de 7 dias entre Buenos Aires e Bariloche – eu que sou exagerado mesmo. Mas…. tente ficar o máximo em Bariloche, que acho que vale a pena.

Para terminar:

Ao final dos 2 dias estávamos quebrados, mas recompensados.
Fora que voltar para a cidade e ainda ver o Fitz Roy dali é algo lindo demais (e bastante difícil de acontecer, pois segundo todos, o Roy está quase sempre encoberto. Conheci um belga em Pucon que ficou 1 semana em Chalten e não conseguiu ver o Fitz Roy, então vai da sorte… Nós pegamos chuva o tempo inteiro, mas tempo limpíssimo por ali)
Se você ficar somente 1 dia, sugiro fazer o da Laguna Capri. Ainda que pelo menos 1 noite deve ficar por ali.

Qualquer coisa, acesse https://olemxela.multiply.com que eu não tenho texto, mas tem muuuuita foto de todos estes lugares e mais alguns (por exemplo, Puerto Madryn é um lugar magnífico par aver animais, e infelizmente muito esquecido por todos…)

Só se prepare, pois como o Ernesto falou o custo ali é maior que no restante do pais. Para comer na Argentina nesta região é caro em todo lugar, e hospedagem também é mais caro.
Ao contrário do que ocorre nos Lagos e no Atacama, nesta região, a Argentina estava mais cara que o Chile..

De qualquer maneira, coma um cordeiro patagonico (Assado ou ensopado), um belo chocolate quente e experimente o sorvete de calafate, que é muito bom. No Chile, vale o de sempre: Côngrio e Salmão, além do peixe-rei…

Continuando…

De Puerto Natales, mais 6 horas até El Calafate. Em calafate, passeio imperdível além do Perito Moreno é o do “Todos los glaciares”. Navegação que toma o dia inteiro e vai a 3 grandes glaciares, todos muito diferente uns dos outros, e todos lindíssios. Ano passado houve um desmoronamento monstruoso em um deles então este passeio não estava conseguindo fazer a navegação perto do último glaciar, indo novamente fazer navegação no Perito Moreno.
Outro passeio que pode interessar é trekking ou mini-trekking no Perito Moreno. Este não fiz, mas imagino que caminhar naquela geleira deve ser uma experiência inesquecível. Mesmo com toda a chuva que pegamos na região do Perito Moreno (e olha que nem choveu na cidade ou no Todos los Glaciares. Mas era só chegar no Perito que já começava a chover) foi maravilhoso.

Dali, fechei um pacote de ida-e-volta + 2 noites de Albergue para El Chalten. Pegamos logo o ônibus das 8:00 que chegou em Chalten às 12 e saímos para o trekking até o 2 Torres. Pela primeira vez na viagem, dia inteiro sem chuva e vistas maravilhosas tanto do Torres quanto do Fitz Roy, sem dúvida ambos impressionantes. Como a forma não é nosso forte, o trekking que é feito em 6 horas, levamos mais de 7. Portanto, o conselho principal: faça no seu ritmo. Não se afobe e aproveite o lugar.
No outro dia, pensei em fazer o da laguna de los tres, porém estava interditada, então fomos somente até a metade, que leva até a Laguna Capri. Maravilhoso. Ficamos mais de 1 hora ali só olhando para o tempo… Das melhores lembranças que tenho até hoje. Como há 2 caminhos até esta laguna, fomos por um e voltamos pelo que passa em um mirante, que realment etem paisagens maravilhosas.
Ao final dos 2 dias estávamos quebrados, mas recompensados.