Patagônia pra Marília

Glaciar na Patagônia (foto: Interpatagonia.com)
Glaciar na Patagônia (foto: Interpatagonia.com)

Sem medo de gripe nenhuma (viva!), a Marília Marconi está planejando uma viagem à Patagônia em setembro.

Tem doze dias para a empreitada e quer saber se é possível — e sobretudo se vale a pena — combinar os lados argentino e chileno.

Para dar subsídios às discussões, o que eu posso fazer é lembrar do ótimo blog do Tony Galvez, De Viaje a la Patagonia, que relata duas expedições que ele fez ao lado argentino.

A Luisa do Arquivo de Viagens também foi à Patagônia argentina e fez uma série extensa de posts; e dois trips publicaram relatos bacanas em blogs da comunidade: a CarlaZ no Filigrana e o Ernesto Pato Econômico n’A Turista Acidental.

Não posso deixar de citar também um site muito completo que abrange os dois lados, o Interpatagonia. A seção Austral traz todas as cidades mais procuradas, com indicações de como chegar e como se locomover entre elas.

Finalmente, como curiosidade, pesquei um roteiro de carro pelos dois lados sugerido por uma locadora, que por trazer a quilometragem pode ser interessante nesta fase de planejamento.

Mas o que a Marília deve estar procurando (e eu também!) é alguém que tenha ido aos dois lados e dê seu testemunho sobre as diferenças — e também sobre como tiraria melhor proveito desses 12 dias na região.

Agradecidos!

109 comentários

Tá bom ,descartei o carro,mas fiquei na dúvida.se não vou à el chalten e portanto fico com 3 noites para Torre del paine e caso sim o que fazer?Fico no parque (U$ 300/noite na Rio Serrano)ou vou para Puerto Natales e faço “city tour” no parque Torre del paine e no dia seguinte ao Glaciar Grey?sei lá….
Outra dúvida,pesquisando aqui nos blogs ,poço ressarcir o IVA das hospedagens?

    No Chile você não paga IVA sendo estrangeira e pagando com cartão ou moeda forte faturas expressas em moeda forte.

    A dúvida hospedagem no parque x cidade: fique no parque se você quer fazer trekking com os próprios pés; fique na cidade se você quiser fazer os “citytours” de parque.

    Hotelito supercool na cidade: https://www.indigopatagonia.com

    (Eu ficaria na cidade haha).

Riq e tripulantes,vou(eu,marido e filho teen) para Patagônia em janeiro.Desisti do cruzeiro (muuuito caro)Gostaria de refinar minha viagem com vocês : 4 noites no Ushuaia.Depois de avião vamos para El Calafate,ficaremos 4 noites.Estou pensando em alugar um carro e fazer Torre Del Paine em um dia .Gostaria de saber se alguém o fez sem a excursão.É fácil andar de carro no parque?.Há sinalização ,enfim tem mapas?.Penso em fazer de carro porque talvez pudéssemos ir mais rápido do que de excursão e talvez menos cansativo. Estou nesta grande dúvida….
Outra questão vale ficar com o carro em el Calafate.Vejam se estou enganada…Poderíamos ir ao parque do Perito sem excursão ,ir à cidade à noite(me parece que os hotéis estão longe do centro ) e também poderíamos ir à El Chalten para 2 dias de trekking leve.Li vários posts mas para mim isto ainda não está claro.obrigada sempre.

    Os tempos estão bons, Cintia. O que é muito puxado é esse bate-volta de carro a Torres del Paine. Tire um dia do Calafate, acrescente mais dois dias à viagem e passe três noites em Puerto Natales (vá de ônibus). Assim vocês pegam um passeio a Torres del Paine e outro ao Glaciar Grey (ou outro passeio à escolha).

    Há muitos hotéis no centrinho do CAlafate. REcomendo o Esplendor Calafate.

    Assino embaixo do Riq, mas não recomendo ficar em Puerto Natales não (cidade boba e sem graça, na minha opinião). Fique dentro do Parque, que é lindo e longe da cidade. Mas duas noites dá com folga, se vc não for fazer trekking a sério.
    O problema maior de dirigir na Patagônia são as benditas estradas de rípio, que são umas pedras pequenas que adoram ser projetadas em pára-brisas alheios. Pode reparar: não tem um carro que não tenha pelo menos um arranhão ou um trincado no vidro. Pra percursos pequenos, dá até pra andar bem. Pra andar seis horas (o tempo que o ônibus gasta de El Calafate a Puerto Natales), sei não. Me parece programa de índio cinco tacapes.
    A maioria dos hotéis de El Calafate fica dentro da cidade, mesmo, e vc pode andar a cidadezinha toda (é bem pequena). Só se vc for ficar em algum hotel fora da cidade o carro seria aconselhável. Mas dá pra contratar um remise pra te levar e buscar no parque, sem problemas. É barato, e vc não tem que dirigir no rípio.
    EUZINHA iria pra Calafate, ficaria duas noites, pegaria um transfer direto pro Torres del Paine (basta perguntar no hotel que vc vai ficar), ficaria lá duas noites, e voltaria a Calafate pra seguir viagem. El Chaltén nunca me atraiu, mas é que eu sou chegada em trekking…

    4 dias em Calafate é muito!
    Fui com grupo para o parque e foi tranquilo…afinal pra fazer minitrekking tem que ser grupo mesmo…e anda da pra tirar uma soneca na ida e na volta 😉
    E pra cidade também não precisa…

    Calafate pra mim é:
    dia 1: chegada, primeira ida ao parque e contratação de passeios
    dia 2: passeio Todos os glaciares com lago dos icebergs
    dia 3: Mini-trekking.

    Caso a chegada no primeiro dia seja muito tarde, acho que o quarto dia é necessário sim…

Ricardo,

Estava pensando em fazer uma viagem para Patagônia no final de dezembro e início de Janeiro. Seria lá pelo dia 24 de dezembro, retornando no dia 08 de janeiro, ficaria portanto, uns 15 dias. Gostaria de ir ao lado Chileno e ao lado Argentino, mas não sei por onde começar. Será que você tem alguma dica de roteiro que pudesse me ajudar?
Aproveito para agradecer as dicas de Viagem ao Perú. O blog da Lú Malheiros me ajudou muito. Acabei de retornar do Perú agora em julho, amei e pretendo retornar.
Muito Obrigada, Grazi

Estou pensando em aproveitar milhas acumuladas e ir para o Chile no Carnaval (10 a 12 dias) com meu marido e filha (9 anos). O voo chega em Santiago mas gostaríamos muito de conhecer um pouco a Patagonia (Glaciar Perito Moreno) e Torres del Paine. Como decidi em cima da hora preciso de um help… Alguem poderia me ajudar a montar um roteiro? Para ir de Santiago para o sul é melhor avião? onibus? carro?
Desde já agradeço a todos. Bjss

Obrigado pela dica !!!

Gostaria de fazer mais uma pergunta…quais lugares devo visitar chegando em cada um dos destinos ?

Estou indo para Buenos Aires-Bariloche em Junho, e queria saber qual seria o melhor roteiro a seguir.Vou ficar 10 dias..me ajudem,por favor

    Cinco dias em cada lugar. Lembre-se que o aeroporto internacional é diferente do aeroporto doméstico. Melhor não programar conexão no mesmo dia. Durma uma noite em Buenos Aires antes de voltar.

Fomos para Bariloche e a região dos lagos argentinos/chilenos em abril/2008. Em Bariloche, sem neve, com muito bom tempo, passeios de barco pelos lagos e ilhas, carro alugado para fazer o circuito Chico e sair descobrindo, chegar até o Cerro Tronador e ver neve/gelo, mesmo que de longe. Andar de teleférico e mirar os lagos lá de cima. Comida muito boa, cordeiro patagônico, delícia! Paisagens lindíssimas, lugares incríveis. Hospedagem no Plaza Patagônia, que adoramos pela gentileza das pessoas, conforto, ótimo custo-benefício, e a comida das ‘cocineritas’.
Travessia de ônibus Bariloche/Osorno pelas cordilheiras. Lindo! O tempo já não ajudava para a travessia de barco. Puerto Varas, tempo nublado e chuvoso mas conhecer o vulcão Osorno, os saltos de Petrohue e o lago Esmeralda, não tem preço. Além das flores e rosas espalhadas nos jardins, por toda a cidade.
Em Pucón, cidadezinha de esportes radicais, vulcão Villarrica rios de corredeira, cachoeiras, termas mil, caminhadas no parque nacional Huerquehue, por-do-sol no lago Villarica e pessoas muito gentis como os donos do Hostel Pucón, (que mais parece uma pousada) na época recém-inaugurado, com quartos para casal e banheiro privativo, novinho, limpíssimo, com café da manhã e acesso a internet.
Viagem apaixonante que recomendo demais !

    Riq, meu mochilão pela Europa mês que vem acabou babando. =(
    Vou ficar por aqui mesmo.
    Estarei indo para Santiago.
    E depois descerei para os Lagos Andinos, estou com uma dúvida cruel.
    Terei 10 dias na região, para marinheiro de primeira viagem que não conhece nem um lado e nem um outro, seria mais interessante pioriza o lado chileno (Pucon, Valdivia, Osorno, Puerto Varas) ou trocar um destes por Bariloche?
    Obrigado.

    Só vale a pena atravessar se a sua volta for por Buenos Aires. Senão, fique pelo Chile mesmo.

Ola a todos! Adorei todas as dicas para a Marilia, vou usar todas pois estou indo passar o fim do ano no fim do mundo!

Eu e meu namorado vamos passar uma semana em Buenos Aires e depois uma semana em Ushuaia. As passagens Buenos Aires-Ushuaia ja estao compradas e agora estamos procurando hospedagem. Alguma dica ou recomendacao?

Vamos estudar a possibilidade de ir para El Calafate tambem.

Bjs.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito