Chile reabre fronteiras

Chile elimina as exigências de entrada

ATUALIZAÇÃO: 11 DE MAIO DE 2023

Em 9 de maio de 2023 o Chile eliminou de vez todas as exigências de entrada relativas à covid.

A decisão segue o fim do estado de emergência da pandemia decretado pela OMS.

Com isso, não só as exigências de entrada caem, como também o teste aleatório de viajantes à chegada não será mais realizado.

Fim das exigências de entrada no Chile:

  • O Chile não exige mais prova de vacinação
  • O Chile não exige mais PCR
  • O Chile não faz mais testes aleatórios de viajantes na chegada

As medidas começaram a vigorar em 9 de maio de 2023. O fim do teste aleatório na chegada, sobretudo, é um grande alento para os turistas que planejam viajar ao Chile para a temporada de inverno.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Veja a íntegra do comunicado do Ministério da Saúde do Chile

    Ministério da Saúde deixa sem efeito medidas do Plano Fronteiras Protegidas no contexto da Covid 19

    Com esta disposição, que começou a valer dia 9 de maio, elimina-se a solicitação ao ingressar no Chile do teste PCR e certificado de vacinas.

    O Ministério da Saúde deixa sem efeito o “Plano de Fronteiras Protegidas” em nosso país. A medida, que começou a valer neste 9 de maio de 2023, é adotada a partir do mometo em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) por SARS-CoV2.

    Desta forma, se elimina a solicitação do teste de PCR ao ingresso no país, do certificado de vacinação contra Covid 19, e se acaba com a testagem aleatória dos viajantes, como estabelecia o plano.

    É importante destacar que, ainda que o cenário epidemiológico em relação à Covid 19 esteja em baixa, a circulação de outros vírus respiratórios se adiantou às portas do inverno. Por isso, é importante manter a vacinação em dia, tanto contra a Covid 19 quanto para influenza, assim como manter as medidas de autocuidado aprendidas na pandemia: lavagem frequente das mãos, ventilação de espaços fechados e uso de máscara ao aparesentar quadros respiratórios.

    Fonte: Ministério da Saúde do Chile

    973 comentários

    Uma pergunta:
    Agora é exigido comprovação que o turista possui USD 42 (ou algo próximo desse valor) x o número de dias pretende turistas pelo Chile.
    Qual o comprovante que é aceito ?
    Não mencionam no diário oficial deles.

    Obrigado Guilherme

      Olá, Guilherme! Você pode provar pelo seu limite do cartão de crédito ou saldo no cartão de débito. É bastante remota a possiblidade de isso ser pedido de um visitante brasileiro. O objetivo é coibir a imigração ilegal do Peru, da Bolívia e da Venezuela.

    Boa tarde Bóia! Com relação a hospedagem nos hotéis chilenos, existe o tal imposto de 19% sobre o valor total das diárias? Se eu pagar em dólar fico isento ou não? Abraços.

    Olá. Vou pro Atacama e minha esposa não está vacinada. Na volta voltaremos de Calama direto pra Santiago com escala de poucas horas pro Brasil. Onde ela pode fazer o PCR antes de embarcar???

    Irei entrar pelo Chile na fronteira terrestre.
    Será necessário teste de covid ou posso apresentar somente a carteira completa das vacinas?

    Bom, já tenho viagem marcada com a minha namorada para o Chile na primeira semana de março. Agora é rezar para não ser selecionado e, caso seja, que dê negativo.
    Mas fico pensando em caso de dar positivo… como eles vão garantir que a pessoa se dirija até uma residência sanitária? Pq chega por e-mail 8hs depois… Ela vai ser escoltada até lá? Não dá pra meter um sumiço e falar que não viu o e-mail e continuar com a viagem “normalmente”? rs

    Iremos ao chile em 01/02. O comprovante de vacinação pode ser o fisico, sem ser o do conectsus?

      Olá, Alexandre! Confirme com a sua cia aérea, que será a resposável por decidir se você embarca ou não.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito