Chile reabre fronteiras

Chile elimina as exigências de entrada

ATUALIZAÇÃO: 11 DE MAIO DE 2023

Em 9 de maio de 2023 o Chile eliminou de vez todas as exigências de entrada relativas à covid.

A decisão segue o fim do estado de emergência da pandemia decretado pela OMS.

Com isso, não só as exigências de entrada caem, como também o teste aleatório de viajantes à chegada não será mais realizado.

Fim das exigências de entrada no Chile:

  • O Chile não exige mais prova de vacinação
  • O Chile não exige mais PCR
  • O Chile não faz mais testes aleatórios de viajantes na chegada

As medidas começaram a vigorar em 9 de maio de 2023. O fim do teste aleatório na chegada, sobretudo, é um grande alento para os turistas que planejam viajar ao Chile para a temporada de inverno.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Veja a íntegra do comunicado do Ministério da Saúde do Chile

    Ministério da Saúde deixa sem efeito medidas do Plano Fronteiras Protegidas no contexto da Covid 19

    Com esta disposição, que começou a valer dia 9 de maio, elimina-se a solicitação ao ingressar no Chile do teste PCR e certificado de vacinas.

    O Ministério da Saúde deixa sem efeito o “Plano de Fronteiras Protegidas” em nosso país. A medida, que começou a valer neste 9 de maio de 2023, é adotada a partir do mometo em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) por SARS-CoV2.

    Desta forma, se elimina a solicitação do teste de PCR ao ingresso no país, do certificado de vacinação contra Covid 19, e se acaba com a testagem aleatória dos viajantes, como estabelecia o plano.

    É importante destacar que, ainda que o cenário epidemiológico em relação à Covid 19 esteja em baixa, a circulação de outros vírus respiratórios se adiantou às portas do inverno. Por isso, é importante manter a vacinação em dia, tanto contra a Covid 19 quanto para influenza, assim como manter as medidas de autocuidado aprendidas na pandemia: lavagem frequente das mãos, ventilação de espaços fechados e uso de máscara ao aparesentar quadros respiratórios.

    Fonte: Ministério da Saúde do Chile

    973 comentários

    A fronteira do Brasil com o Chile já estão abertas ou quando abrirá??

      Olá, Sirlene! O texto do post foi atualizado há pouco, recarregue ou dê um F5 na página que esta pergunta está respondida.

    Estou no Chile, já fui liberado da residência sanitária (em 12 horas após o PCR!) e agora estou em quarentena por 14 dias. Posso regressar ao Brasil antes de completar esses 14 dias, ou seja, no sétimo dia após o ingresso no Chile por exemplo? Obrigado pela atenção, esse site é ótimo e muito esclarecedor!

      Olá, Luis! Infelizmente a gente não conhece os pormenores das regras.

    Hola boa noite sou resistente em Chile com indereço fixo más estou no Brasil agora é vou retorna Al Chile dia 05,é necessário ir pra residência sanitária chegando aí é qual o valor que tenho que pagar?

      Olá, Sergio! Acredito que ao preencher a declaração de estado de saúde o valor apareça.

      Tenho entendido que o valor é de aproximadamente 420 dólares. Mas se paga antes de viajar e não ao chegar ao Chile.

      Olá, Neftalí! Obrigada! Sim, isso do pagamento ser antecipado a gente já tinha visto no material do governo do Chile (“o valor deverá ser ‘cancelado’ antes do embarque” rs).

      De qualquer modo, esse valor vai subir na próxima semana, pois a partir da quarta feira a quarentena obrigatória na residência sanitária será de cinco dias e não três.
      De qualquer modo, praticamente o Chile inteiro está em quarentena (passo 1), assim como Santiago inteiro. Somente podemos sair de casa duas vezes por semana por duas horas, com autorização prévia. Sem essa autorização nem entramos em um supermercado.
      Enfim, esperemos que seja um esforço final, pois a vacinação no Chile está bem avançada.

    Eu preciso me mudar para a alemanha com meu cachorrinho. Meu voo era 19/02, mas a Lufthansa tem remarcado constantemente, já que a Alemanha não está permitindo a entrada de brasileiros direto pra lá. Pensei em ir pra Santiago e fazer a quarentena na residência sanitária e depois seguir para Frankfurt. É possível? As residências sanitárias aceitam animais de estimação de pequeno porte?

    Quem viaja sozinho para o Chile fica em isolamento sozinho ou é colocado em quartos com outros viajantes?

      Olá, Adriana! É isolamento, não faria sentido dividir uma acomodação com alguém que não fosse do seu convívio.

    Por favor! Saberia me informar,tenho uma viagem para o Chile no dia 30/04 tenho uma scala no mesmo dia para Talcahuano. Sendo meu esposo Chileno e vive com residencia fixa em Chile, seria preciso aguardar o resultado do Teste na residência sanitária,como ficaria referente a minha scala?aí mesmo a própria companhia aérea eu conseguirá prorrogar?

      Olá, Elza! Não sabemos como estará a situação no final de abril.

      Hoje você precisaria ficar na residência sanitária por pelo menos 72 horas.

    Novas restrições para quem entra no Chile e esteve no Brasil nos últimos 14 dias. A partir de 25 de março o passageiro terá que pagar a estadia mínima de 72 horas em uma residência sanitária, assim como o transporte do aeroporto, no momento de solicitar o passaporte sanitário no site c19.cl
    Depois desses mínimos três dias, o passageiro deve completar uma quarentena de 10 dias adicionais em seu domicílio ou hotel. Um novo PCR negativo já não serve para diminuir a quarentena.
    Basicamente, não viaje! O momento é de estar em casa.

    É necessário ter que entregar todos os documentos até passaporte para ficar isolado?

      Olá, Rosana! Não sei como funciona. Mas se você vai se submeter, esteja preparada para seguir as regras.

    Ola boia!! vc sabe me dizer se depois de cumprir a quarentena no Chile da para seguir para os EUA?

      Olá, Juliana! Poder, pode. Mas a quarentena no Chile é para ser cumprida em isolamento, não dá para sair na rua.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito