Roma: chegando pelos aeroportos Fiumicino e Ciampino

Roma

A maioria dos vôos a Roma tem desembarque no aeroporto Leonardo da Vinci, mais conhecido como Fiumicino, que fica a 30 km do Termini, a estração ferroviária central. Algumas companhias low-cost, entre elas easyJet e Ryanair, usam um aeroporto secundário, o Ciampino, que está a 15 km do Termini. Veja as opções de transporte entre a cidade e seus aeroportos.

Roma Fiumicino

Táxi

Os pontos oficiais de táxi estão nos terminais 1, 2, 3 e 5 do aeroporto.

As corridas de e para Fiumicino são tabeladas e não há cobrança de taxa por bagagem.

Na Roma central (dentro das muralhas aurelianas) paga-se 48 euros. Link para os preços atualizados aqui.

Trânsfers aeroporto/hotel/aeroporto Fiumicino:

Trem expresso

A linha Leonardo da Vinci Express liga o aeroporto Fiumicino à estação de trem Termini sem paradas. As saídas acontecem a cada meia hora. Os trens circulam entre 6h38 e 23h38.

O ticket é vendido no guichê ou em máquinas de autoatendimento. A passagem é relativamente cara (custa 14 euros) e não pode ser paga com o Roma Pass. Por isso, o Leonardo da Vinci Express vale mais a pena para para quem está sozinho ou em dupla, hospedado nos arredores do Termini e pode seguir a pé ao hotel.

Um táxi do Termini ao Campo de’ Fiori sai por volta de 8 euros. Ao centro histórico, em torno de 7.

Aprenda a localizar o seu hotel no Google Maps. Use o World Taximeter para estimar valores até lá e calcular se a dobradinha compensa.

Caso prefira seguir de transporte público, consulte o site da Atac para ver a melhor forma de chegar ao seu destino.

O metrô serve melhor para quem está hospedado no centro histórico. Para Trastevere e Campo de’ Fiori, use ônibus.

Trem metropolitano

O trem regional da linha FR1 liga o aeroporto Fiumicino a Roma sem passar pelo Termini. O trajeto tem várias paradas, e a sétima delas, Trastevere, é a estação mais útil ao turista.

As saídas acontecem a cada 15 minutos. Os trens circulam entre 5h58 e 23h18.

A passagem é mais econômica: custa 8 euros. Pode ser comprada no guichê ou em máquinas de autoatendimento. O Roma Pass não é aceito.

O trem metropolitano serve especialmente para quem está hospedado no Trastevere, uma das áreas mais interessantes da cidade.

Um táxi da estação Trastevere ao Campo de’ Fiori custa em torno de 9 euros. Ao centro histórico, cerca de 15.

Aprenda a localizar o seu hotel no Google Maps. Use o World Taximeter para estimar valores até lá. Na soma final, se você não estiver hospedado no Trastevere, pode compensar mais usar o Leonardo da Vinci Express.

Caso prefira seguir de transporte público, veja no site da Atac qual a melhor forma de chegar ao seu destino.

Ônibus

Algumas linhas de ônibus ligam Fiumicino ao centro de Roma de forma mais econômica — mas bem mais lenta. Espere gastar uma hora no trajeto, enquanto o trem expresso leva à cidade em 30 minutos.

Os ônibus da Terravision partem do terminal 3. A viagem é direta ao Termini, e a passagem custa 6 euros. Comprando online, antecipadamente, o preço cai para 4 euros. Há descontos para bilhetes ida e volta. Consulte horários no site oficial.

Os ônibus da SIT custam 6 euros e levam ao Termini com parada no Vaticano. O bilhete pode ser comprado diretamente no ônibus, ou online, com desconto (o preço cai para 5 euros). Saídas do terminal 3. Consulte horários no site oficial.

Veja outras opções de linhas no site do aeroporto.

Roma Ciampino

Há trens regionais de Ciampino ao Termini, mas a estação não fica no aeroporto, e sim no centro da cidadezinha que lhe empresta o nome. É preciso pegar um ônibus do centro para chegar ao aeroporto. Evite maiores complicações e prefira ônibus ou táxi.

Táxi

O ponto oficial de táxi está na saída do aeroporto.

As corridas de e para Ciampino são tabeladas. A bagagem não é cobrada.

Para a região central de Roma (dentro das muralhas aurelianas), o preço é 30 euros. Link para tarifas atualizadas aqui.

Ônibus

Algumas linhas de ônibus fazem o trajeto Ciampino-Termini. Os pontos ficam próximos ao setor de embarque internacional, e a viagem leva em torno de 40 minutos.

Os ônibus da Terravision custam 6 euros. Comprando online, antecipadamente, o preço cai para 4 euros. Bilhetes ida e volta têm desconto. Consulte horários no site oficial.

Veja outras opções de linhas no site do aeroporto.

Leia mais:

Passagens mais baratas para Roma no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Alugue seu carro em Roma na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões em Roma com a Viator

Tours e ingressos em Roma com a Musement

205 comentários

Olá!
Pousarei no aeroporto Ciampino e terei que ir a Roma Termini de trem pelo fato de ser mais rápido. Gostaria de saber se tanto a passagem de ônibus até a estação ferroviária de Ciampino como o trem de lá para Roma Termini podem ser comprados na hora ou precisa ser comprado antes por site?
Grata!!

    Olá, Rafaela! Há ônibus urbanos da Cotral e da Atral que levam à estação ferroviária. É preciso comprar as passagens antes de subir no ônibus. Por causa dos intervalos de saída dos ônibus e do intervalo entre a chegada do ônibus na estação e a saída do próximo trem, não é garantido que o trem seja uma opção mais rápida que o ônibus.

    http://www.atral-lazio.com/en/ciampino/fsciampino

Bóia, vou estar em Termini e tenho voo em Fiumicino às 10:15 da manhã.
Nesse caso, para chegar com folga no aeroporto, preciso pegar o 1º trem (Leonardo da Vinci Express) do dia né? Ou você não arriscaria e iria mais cedo de táxi?

Olá! Preciso de dicas: vou chegar no aeroporto de Campino as 10 da noite e no outro dia tenho um voo para o Brasil logo de manhã no Fiumicino. Existe transfer direto de um aeroporto ao outro? Para não correr riscos, quero ficar num hotel no Fiumicino.

    Olá, Marcelo! A essa hora, o melhor será ir de táxi. De ônibus, você vai precisar ir ao Termini e lá pegar um trem para o Fiumicino. A estratégia de dormir no hotel de Fiumicino está corretíssima. O Ricardo Freire ficou neste aqui.

Olá, vou ficar hospedado ao lado da estação termini e pego voo de volta em fiumicino. Vou usar o Leonardo express. Minha dúvida é se compro pela internet ou na hora e o que acontece se perder a hora marcada do trem.

    Olá, Edvaldo! O preço não muda porque é um trem regional. Se comprar pela internet você pode embarcar até 3h20 depois do horário comprado (as passagens em trens regionais valem para completar o trajeto até 4 horas depois do horário marcado; a viagem leva 35 min.)

Olá.
Chego em Roma ás 09:05 no dia 03/04/2019 e tenho que me deslocar ao aeroporto Ciampino para pegar um vôo para Lisboa ás 14:40 horas. Como faço para não perder esta conexão.
Obrigado.

    Olá, Luiz Fernando! Você pode levar até duas horas entre imigração e entrega de bagagens. Pegue um táxi. E se prometa nunca, nunca, nunca, mas nunca mais mesmo fazer uma viagem com mudança de aeroporto entre vôos. Não há economia ou uso de milhas que justifique o stress que você vai passar (ou o preju se perder o segundo vôo).

Boa tarde. Estou indo para a Itália com mais 6 pessoas. Estamos pensando em locar uma van de 8 lugares para fazer a região da Toscana. È necessário ter carteira categoria D para dirigir esse tipo de carro na itália ou podemos utilizar a carteira normal, categoria B?

    Olá, Julio! Habilitação tipo B resolve. Adicionalmente, faça uma PID (carteira internacional de motorista), que pode não ser exigida pela locadora mas será útil se por algum motivo você for parado pela polícia rodoviária.

Olá!
Meu voo chega as 09:05h no Fiumicino e estou pensando em comprar o trem que parte para Veneza as 11:08h. Você acha que dá tempo ou corro o risco de ficar na fila do desembarque?

Bom dia.
Amanhã vou embora de Roma.
Gostaria de saber qual a melhor opção de transporte para o Aeroporto Fiumicino?
O metrô custa 16€, é tão caro para nós brasileiros.

    Olá, Bruna! O que custa 14 euros é o trem. Você pode pegar os ônibus Terravision no Termini, por favor leia o texto, está tudo explicado, em português.

Olá. Quanto tempo leva de carro entre o aeroporto Fiumicino e Termini? Estou em dúvidas se vou de carro ou de Leonardo Express

    Olá, Aline! O trânsito de Roma é complicado, e o trem leva 35 minutos. O carro leva de 45 minutos a 1 hora. Só há vantagem em ir de táxi se você vai para um hotel. Para ir só ao Termini, o trem é melhor.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.