Guia de Roma
Roma: chegando pelos aeroportos Fiumicino e Ciampino
A maioria dos voos a Roma tem desembarque no aeroporto Leonardo da Vinci, mais conhecido como Fiumicino, que fica a 30 km do Termini, a estração ferroviária central. Algumas companhias low-cost, entre elas easyJet e Ryanair, usam um aeroporto secundário, o Ciampino, que está a 15 km do Termini. Veja as opções de transporte entre a cidade e seus aeroportos.
Roma Fiumicino
Táxi
Os pontos oficiais de táxi estão nos terminais 1, 2, 3 e 5 do aeroporto.
As corridas de e para Fiumicino são tabeladas e não há cobrança de taxa por bagagem.
Na Roma central (dentro das muralhas aurelianas) paga-se 48 euros. Link para os preços atualizados aqui.
Trânsfers aeroporto/hotel/aeroporto Fiumicino:
- Trânsfer compartilhado do aeroporto de Fiumicino ao hotel em Roma – compre com nosso parceiro Viator
- Trânsfer privado do aeroporto de Fiumicino ao hotel – compre com nosso parceiro Viator
- Trânsfer compartilhado do hotel ao aeroporto de Fiumicino – compre com nosso parceiro Viator
- Trânsfer privado do hotel ao aeroporto de Fiumicino – compre com nosso parceiro Viator
Trem expresso
A linha Leonardo da Vinci Express liga o aeroporto Fiumicino à estação de trem Termini sem paradas. As saídas acontecem a cada meia hora. Os trens circulam entre 6h38 e 23h38.
O ticket é vendido no guichê ou em máquinas de autoatendimento. A passagem é relativamente cara (custa 14 euros) e não pode ser paga com o Roma Pass. Por isso, o Leonardo da Vinci Express vale mais a pena para para quem está sozinho ou em dupla, hospedado nos arredores do Termini e pode seguir a pé ao hotel.
Um táxi do Termini ao Campo de’ Fiori sai por volta de 8 euros. Ao centro histórico, em torno de 7.
Aprenda a localizar o seu hotel no Google Maps. Use o World Taximeter para estimar valores até lá e calcular se a dobradinha compensa.
Caso prefira seguir de transporte público, consulte o site da Atac para ver a melhor forma de chegar ao seu destino.
O metrô serve melhor para quem está hospedado no centro histórico. Para Trastevere e Campo de’ Fiori, use ônibus.
Chip internacional com 10% OFF – cupom VIAJENAVIAGEM
Trem metropolitano
O trem regional da linha FR1 liga o aeroporto Fiumicino a Roma sem passar pelo Termini. O trajeto tem várias paradas, e a sétima delas, Trastevere, é a estação mais útil ao turista.
As saídas acontecem a cada 15 minutos. Os trens circulam entre 5h58 e 23h18.
A passagem é mais econômica: custa 8 euros. Pode ser comprada no guichê ou em máquinas de autoatendimento. O Roma Pass não é aceito.
O trem metropolitano serve especialmente para quem está hospedado no Trastevere, uma das áreas mais interessantes da cidade.
Um táxi da estação Trastevere ao Campo de’ Fiori custa em torno de 9 euros. Ao centro histórico, cerca de 15.
Aprenda a localizar o seu hotel no Google Maps. Use o World Taximeter para estimar valores até lá. Na soma final, se você não estiver hospedado no Trastevere, pode compensar mais usar o Leonardo da Vinci Express.
Caso prefira seguir de transporte público, veja no site da Atac qual a melhor forma de chegar ao seu destino.
Wise – Cartão de débito global
Ônibus
Algumas linhas de ônibus ligam Fiumicino ao centro de Roma de forma mais econômica — mas bem mais lenta. Espere gastar uma hora no trajeto, enquanto o trem expresso leva à cidade em 30 minutos.
Os ônibus da Terravision partem do terminal 3. A viagem é direta ao Termini, e a passagem custa 6 euros. Comprando online, antecipadamente, o preço cai para 4 euros. Há descontos para bilhetes ida e volta. Consulte horários no site oficial.
Os ônibus da SIT custam 6 euros e levam ao Termini com parada no Vaticano. O bilhete pode ser comprado diretamente no ônibus, ou online, com desconto (o preço cai para 5 euros). Saídas do terminal 3. Consulte horários no site oficial.
Veja outras opções de linhas no site do aeroporto.
Roma Ciampino
Há trens regionais de Ciampino ao Termini, mas a estação não fica no aeroporto, e sim no centro da cidadezinha que lhe empresta o nome. É preciso pegar um ônibus do centro para chegar ao aeroporto. Evite maiores complicações e prefira ônibus ou táxi.
Táxi
O ponto oficial de táxi está na saída do aeroporto.
As corridas de e para Ciampino são tabeladas. A bagagem não é cobrada.
Para a região central de Roma (dentro das muralhas aurelianas), o preço é 48 euros. Link para tarifas atualizadas aqui.
Seguro Viagem Bradesco: sua tranquilidade em viagens internacionais.
Ônibus
Algumas linhas de ônibus fazem o trajeto Ciampino-Termini. Os pontos ficam próximos ao setor de embarque internacional, e a viagem leva em torno de 40 minutos.
Os ônibus da Terravision custam 7 euros. Comprando online, antecipadamente, o preço cai para 5 euros. Bilhetes ida e volta têm desconto. Consulte horários no site oficial.
Veja outras opções de linhas no site do aeroporto.
Leia mais:
- 50 hotéis em Roma comentados pelos leitores
- Roma Pass: compra che ti fa bene
- Passo a passo: bate-volta de Roma a Nápoles e Pompéia
- Como ir de Roma a Capri
- Roma: um passeio pela Cinecittà
- Guia de Roma no Viaje na Viagem
Comentários
Vou ficar hospedada próximo ao Vaticano. Na tabela de preços fixos dos taxis do aeroporto não há valor p/ Vaticano. Seria o mesmo que para o centro de Roma (dentro das muralhas)? E saindo de Trastevere p/ Fiumircino tbm seria o mesmo valor?
Olá, Monica! O bairro de Prati, nos arredores do Vaticano, está fora das muralhas. Trastevere está dentro.
Olá , vou chegar em Fiumicino às 01:50. Tem ônibus a essa hora para Roma Termini. Chegando a Roma Termini tenho que pegar um metrô para Piazza do Spagnia. O metrô funciona toda a noite ? Obrigado e adoramos os seus posts
Olá, Julio! Você vai precisar pegar um táxi. O primeiro ônibus é às 6h50. O metrô não funciona de madrugada.
Chegando no Fiumitino ,quero pegar o trem dentro do aeroporto .
Quanto tempa a pé de desembarque no terminal 3 até o trem?
Olá, Cynthia! Do saguão do aeroporto, uns 8 minutos a pé.
bom dia!
tenho um voo com origem em Tirana que chega a ao aeroporto Roma Ciampino e depois o meu voo para o Porto é do aeroporto de Roma Fiumicino.
Como me deslocar de um aeroporto para o outro de forma mais económica?
obrigada
Olá, Maria Cristina! Com os ônibus dos aeroportos, com baldeação na estação Termini.
Pode enviar link com horários e preços? Para ver se horários são compatíveis.
Muito obrigada
Olá, Cristina! É o Terravision que está no texto. Tem que comprar duas passagens. De um aeroporto ao Termini e do Termini ao outro aeroporto.
https://www.terravision.eu/
Outra dúvida é se no trem Leonardo Expresso do Aeroporto Fiumicino até a estação Roma Termini posso usar o cartão da Wise direto na catraca? Por aproximação?
Olá, Andreia! Sim, isso já está disponível.
Tenho um cartão da Wise e gerei um cartão virtual, que tem outro número.
No transporte de Roma, metrô e ônibus, eu vi que posso usar o cartão da Wise pra passar direto na catraca, e que não pode passar o mesmo cartão pra outra pessoa na mesma viagem, mas como vou estar com meu marido, posso usar o cartão virtual por aproximação pelo smartphone e o meu esposo usar o cartão físico da Wise?
Olá, Andreia! Sim.
Boa tarde!
Chegando ao Aeroporto/Fiumicino, é possível viajar via trem direto para o Vaticano?
Obrigada!
Olá, Ana! O Vaticano não é servido sequer por metrô. Só ônibus. Se você vai se hospedar por ali, pegue um táxi de preço fixo.
Olá, é possível ir do Terminal 3 para o Terminal 1 no Aeroporto de Fiumicino sem precisar passar pela área pública, mesmo após passar pela imigração?
Olá, Helena! Nâo sabemos exatamente o que ocorre em Fiumicino mas normalmente existem atalhos dentro dos terminais para conexões.
Farei uma escala de Roma para o Brasil ,de 13 horas.
Chegarei a tarde no aeroporto, é possível visitar algum ponto turístico e voltar para o aeroporto no mesmo dia?
Olá, Helo! Você pode usar o guarda-volumes do próprio aeroporto. Use doleira para o seu passeio, há muitos pickpockets em Roma.
Boa tarde vou chegar ao aeroporto fiumcino pertendo ir para Nápoles de comboio como fazer? Cumprimentos David António
Olá, David! Verifique no site da Trenitalia se há trem direto de Roma Fiumicino a Napoli Centrale num horário conveniente com a chegada do seu voo. Caso não seja conveniente, compre uma passagem de Roma Termini a Napoli Centrale e pegue o trem Leonardo Express ou o ônibus Terravision até a estação Roma Termini.