Ayuttaya

13 roteiros de viagem pelo Sudeste Asiático comentados pelos leitores

Pesquisa e foto | Mariana Amaral

Roteiros pelo Sudeste Asiático não são fáceis de montar: são viagens longas que envolvem escolhas quase cruéis. Laos ou Mianmar? Camboja com ou sem Phnom Penh? Como encaixar Hoi An? Qual ilha visitar na Tailândia? Nas caixas de comentário do Viaje na Viagem, leitores costumam pedir pitacos sobre seus roteiros, que são então publicados no Perguntódromo, gerando uma nova leva de dicas.

Como essas discussões acontecem em posts diferentes, ou em páginas diferentes da caixa de comentários de um mesmo post, achei melhor reunir todas essas discussões num post só, para que não seja preciso partir do zero de novo a cada roteiro.

5 dicas essenciais

Se você está planejando viajar para o Sudeste Asiático, dê uma olhada com carinho no que já foi discutido nos vários roteiros propostos. A essas alturas, é difícil haver uma dúvida de sintonia fina que já não tenha sido comentada anteriormente.

De quebra, aí vão 5 dicas minhas para montar o seu roteiro pelo Sudeste Asiático:

  • Vá com calma. Nos primeiros dias você vai precisar se recuperar da paulada da diferença de fuso horário. Evite pernoites únicos: se você dispõe de apenas 24 horas para um escala, vai acabar desperdiçando a maior parte do tempo no deslocamento e nos procedimentos de chegada e saída dos hotéis. Divida o número de dias de viagem pelo número de paradas. Se o resultado for inferior a 3, sua viagem está muito corrida.
  • Evite a época das monções. A melhor época para viajar é entre novembro e março. O Sudeste Asiático é uma excelente alternativa de viagem para Natal, Réveillon, janeiro e Carnaval.
  • Viaje leve. Lavar roupa no Sudeste Asiático (e na Índia também) é bico. Qualquer hotelzinho oferecerá um serviço 5 estrelas a preços camaradíssimas. Basta se hospedar duas noites num mesmo lugar para ter toda a sua roupa lavada e passada no capricho.
  • Conheça as rotas aéreas. As duas cias. aéreas que melhor quebram o galho entre os destinos mais procurados são a Bangkok Airways e a Vietnam Airlines. A Bangkok Airways voa entre Bangkok e Siem Reap, Luang Prabang, Yangon, Chiang Mai, Phuket, Krabi, Ko Samui — e agora, desde o final de novembro, também opera duas rotas que vão ajudar muito em alguns roteiros: Yangon-Chiang Mai e Chiang Mai-Phuket. Já a Vietnam Airlines resolve bem as ligações entre Vietnã, Camboja, Laos e Mianmar, com as rotas Hanói-Siem Reap, Hanói-Luang Prabang, Hanói-Yangon, Saigon(Ho Chi Minh)-Siem Reap e Saigon(Ho Chi Minh)-Yangon.
  • Praia é um ótimo desfecho, mas não deve ser o foco principal. Vejo em muitos roteiros uma ênfase exagerada em percorrer o máximo de ilhas e praias na Tailândia. Pessoal: deixa o pula-pula entre ilhas pra Grécia ou pro Caribe. As praias da Tailândia entram nessa viagem como aquele descanso final depois de um périplo exaustivo por alguns dos lugares mais fascinantes do planeta. As praias são lindas, mas culturalmente falando são genéricas. Escolha uma base de praia para ser feliz.

Roteiros até 15 dias

A viagem da Tina

Itinerário: Tailândia (Bangkok, Koh Phi Phi, Bangkok)

Duração: 10 dias.

Veja discussões a partir daqui.

A viagem do Maia

Itinerário: Tailândia (Bangkok, Chiang Mai), Camboja (Siem Reap), Tailândia (Bangkok)

Duração: 15 dias.

Veja discussões a partir daqui.

Roteiros entre 16 e 20 dias

A viagem do Erick

Itinerário: Tailândia (Bangkok, Koh Samui, Ao Nang, Phi Phi Don, Maya Bay, Bangkok)

Duração: 18 dias.

Veja discussões a partir daqui.

A viagem da Georgia

Itinerário: Tailândia (Bangkok), Laos (Luang Prabang), Camboja (Siem Reap), Tailândia (Krabi, Koh Phi Phi, Bangkok)

Duração: 20 dias.

Veja discussões a partir daqui.

A viagem do Philipp

Itinerário: Tailândia (Bangkok, Sukhotai, Chiang Mai, Krabi, Koh Phi Phi), Camboja (Siem Reap)

Duração: 20 dias.

Veja discussões a partir daqui.

Roteiros de 21 a 30 dias

A viagem da Carolina

Itinerário: Tailândia (Bangkok), Camboja (Siem Reap), Tailândia (Bangkok, Koh Phangan, Krabi, Phuket), Malásia (Kuala Lumpur), Cingapura, Emirados Árabes (Abu Dhabi)

Duração: 22 dias.

Veja discussões a partir daqui.

A viagem da Vanessa

Itinerário: Tailândia (Bangkok), Camboja (Siem Reap), Vietnã (Hanói, Baía de Halong), Tailândia (Chiang Mai, Bangkok, Railay Beach, Koh Phi Phi, Koh Samui, Bangkok)

Duração: 23 dias.

Veja discussões a partir daqui.

A viagem da Renata

Itinerário: Cingapura, Tailândia (Koh Phi Phi, Koh Lipe, Bangkok), Camboja (Siem Reap), Hong Kong

Duração: 26 dias.

Veja discussões a partir daqui.

A viagem da Beatriz

Itinerário: Tailândia (Bangkok), Camboja (Siem Reap), Vietnã (Hoi An, Hanói, Halong Bay, Hanói), Laos (Luang Prabang), Tailândia (Bangkok, Krabi, Koh Phi Phi, Bangkok)

Duração: 28 dias.

Veja discussões a partir daqui.

A viagem do Baiano

Itinerário: Hong Kong, Macau, Tailândia (Bangkok), Camboja (Siem Reap, Phnom Penh), Tailândia (Chiang Mai), Mianmar (Yangon), Tailândia (Phuket, Krabi, Koh Phi Phi, Koh Phangan), Malásia (Kuala Lumpur, Melaka), Cingapura

Duração: 30 dias.

Veja discussões a partir daqui.

Roteiros de 31 a 40 dias

A viagem da Tatiana

Itinerário: Tailândia (Bangkok, Chiang Mai, Chiang Rai, Ayutthaya, Sukhothai, Koh Phi Phi), Camboja (Siem Reap, Phnom Penh, Sihanoukville, Koh Rong), Laos (Luang Prabang, Vientiane), Vietnã (Ho Chi Minh, Hoi An, Delta do Mekong, Phu Quoc)

Duração: 31 dias.

Veja discussões a partir daqui.

A viagem da Ilma

Itinerário: Tailândia (Bangkok, Chiang Rai, Chiang Mai), Mianmar (Mandalay, Bagan, Yangon), Tailândia (Phuket, Koh Phi Phi, Railay Beach, Ao Nang, Krabi), Camboja (Siem Reap), Tailândia (Bangkok), Emirados Árabes (Dubai)

Duração: 35 dias.

Veja discussões a partir daqui.

A viagem da Camila

Itinerário: Tailândia (Bangkok, Railay Beach ou Ao Nang, Koh Phi Phi), Camboja (Siem Reap, Phnom Pehn), Vietnã (Ho Chi Minh), Cingapura, Malásia (Kuala Lumpur), Vietnã (Hanói), Tailândia (Chiang Mai), Emirados Árabes (Dubai)

Duração: 40 dias.

Veja discussões a partir daqui.

Leia mais:

Passagens mais baratas para Tailândia no Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Mondial Assistance

Alugue de carro na Tailândia na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões em Tailândia com a Viator

 

137 comentários

Eu adorei Langkawi. Já fui uma vez, e to indo de novo. Mas eu nao fiquei nesses hoteis lindos, pq els estao lotados de arabes. Ficamos num hotelzinho mto simpatico, que o VnV tinha sugerido. To louca pra ir pra Yogikarta, parece que é super interessante. É o berço do Batik. Estou aqui na Asia e até agora esta td bem.

Vou para minha primeira viagem no sudeste asiático, em dezembro-15 – janeiro-16. Cerca de 25 dias.
Tenho algumas dúvidas:
1) Gostaria de saber a opinião a respeito da ilha de Landwaki, na Malásia. Vi um hotel maravilhoso nessa ilha;
2) Opinião a respeito de Sumatra (Medan, Lago Toba, Elephant Camp, Refúgio de orangotangos etc.);
3) Pensei em conhecer Java também (Yogyakarta), mas estou com receio das monções…
Abs,
Renata

    Olá, Renata! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

    Gostei muito de Langkawi. Fiquei na praia de Tanjung Rhu (no Tanjung Rhu Resort), que na minha opinião é a melhor da ilha. Dirigir lá é muito tranquilo, com um gps se chega a qualquer lugar. Para comprar bebidas alcoólicas vale ir ao Billion Duty Free supermarket, com uma boa variedade de cervejas e vinhos.
    Fui a Yogya em dezembro, bem na época de chuvas. Mas deu para visitar Borobudur e Pranbanam sem problemas. As chuvas se concentram no período da tarde, então é bom se programar para fazer as visitas pela manhã. No meu blog fiz um post da minha visita a Borobudur https://www.batendopernapelomundo.com/search/label/Yogyakarta
    Abs,
    Amanda

Olá pessoas!
Estive olhando os preços e vi que Guarulhos – Bangkok ida e volta está com o mesmo preço que Guarulhos – Bangkoc (ida) e Phuket – Guarulhos (volta). Logicamente, com uma parada em Dubai. Tem algum grande obstáculo no fato de eu voltar diretamente de Phuuket? Minha última parada na Tailândia será em Phi Phi.
Abraço!

    Olá, Francisco! Nenhum problema. Indo por Dubai, não faz sentido voltar a Bangkok não.

Matheus, adorei seu itinerário, pois é quase idêntico que montei para minha viagem em dezembro 2015 🙂 . Só não “bati o martelo” porque com essa super alta do dólar estou pensando em um plano B (Europa) e deixar a viagem da Asia para uma outra oportunidade… não por valores absolutos q empatam, mas sim por saber que essa da Asia pode sair mto mais barata. Vou te pedir um favorzassussu: qndo fechar passagens e talvez até hotéis, me dá um toque no [email protected] . Grande abraço!

Dicas boas mesmo da Carla, se vc for de Emirates por exemplo vc pode chegar por Phuket e voltar por Bangkok (ou outro lugar).

Lembre-se que em Janeiro a probabilidade de vc pegar tempo bom em Halong é extremamente baixo (fui agora no início de Março naturalmente estava encoberto), porém você pegará tempo bom em Krabi e Phi Phi, na região de Krabi (Railay, Phi Phi, Pang Nga bay) há também vários Carstes (Karsts as formações rochosas incríveis) parecidos com o de Halong, mas a quantidade em Halong que realmente impressiona. Novamente, peguei tempo firme na região de Krabi agora no final de fevereiro com as águas da cor esmeralda cristalinas pela incidência do sol, em Halong estava encoberto, mas ainda assim adoramos, deu um ar mais etéreo ao cenário com os vários carstes sumindo na “névoa”.

Oi Matheus! Que viagem linda que você vai fazer.

Do seu roteiro conheci todas as cidades citadas (mas numa viagem mais longa -alguns meses – e mais pobre – quase tudo de ônibus) e achei que no geral você fez um bom dever de casa e pesquisou bastante sobre onde você quer ir. Ficou bom!

De qualquer forma, tenho alguns pitacos:

1. Notei que você deixou as cidades mais “pauleira” pro começo e as cidades mais tranquilas para o meio e o final. Bangkok é uma cidade enorme com muito o que fazer e Siem Reap é o tipo de lugar no qual o turista passa o dia inteiro fazendo tour por templos, no sol. Não sei se você fez isso de propósito, cada viajante tem seu ritmo. Mas se fosse eu, faria a perna Krabi > Railay > Phi Phi no início. Quando cheguei em Bangkok estava desnorteada, cheia de jet lag e sem entender nada direito. De qualquer forma, sendo brasileira e não desistindo nunca, fui rodar em templos, etc. etc. Lembro que só tive uma boa noite de sono quando cheguei no sul e passar o dia inteiro deitada na praia fazia parte organicamente da viagem (sou o tipo de viajante que não consegue ficar num quarto de hotel se tem um mundo a desbravar). Se você for assim também, considere deixar Siem Reap pro final, para se permitir deitar numa rede na sua primeira semana.

2. De acordo com meu pitaco acima, eu dividiria o tempo em Bangkok – dois dias no começo, três no fim. Primeiro, você não vai ter correria na volta de Krabi (e se o vôo atrasar?). Segundo, você vai aproveitar Bangkok relaxado e com uma familiaridade melhor com a Ásia – não acho BKK a melhor porta de entrada. Terceiro, você vai chegar para os três dias com alguma familiaridade com a cidade.

3. Sou do time mais uma noite em Halong Bay. Acho aquele lugar mágico. Eu fiquei hospedada em terra, em uma das ilhas, e adorei (é possível alugar bicicleta e passear, correr, ir à praia, etc). Além disso, o hotel bem ok pra duas pessoas com vista pro arquipélago foi 8 dólares (em 2013). Se fosse para tirar tempo de algum lugar seria Siem Reap (mas aí vai ser corrido, porque você teria que chegar direto pra um tour, mas na cidade em si tem quase nada para fazer).

4. Na minha opinião, Railay Bay é muito melhor que Ao Nang. Arrasou. Só é mais caro um pouco. Além disso, cheque se não é possível ir de lá direto de Phi Phi. Peguei uma barca de Phi Phi pra Railay, então faz sentido ter o caminho inverso.

5. Acho Filipinas no meio de tudo muito corrido!

Boa sorte na sua viagem. Vai ser linda demais de qualquer forma. Dá um abraço naquelas montanhas lindas de Halong por mim.

    Carla, que feedback sensacional!! Suas colocações solidificaram muitas das minhas ideias e por outro lado desmistificaram outras! Vamos lá:

    A idéia de fracionar a passagem por Bangkok, reservando alguns dias na cidade ao fim da viagem já havia sido levada em consideração como forma de quebrar o itinerário Phi Phi – Krabi – Brasil.

    De fato, chegar em uma cidade como Bangkok depois de uma longa e cansativa viagem do Brasil e já encara-la de pronto, é complicado. Dai sobreveio duas opções: um stop over na ida ou chegar no sudeste asiático e passar os primeiros dias mais tranquilos. Em um primeiro momento o stop over pareceu uma boa ideia. Mas achei melhor chegar de fato em Bangkok, passar o primeiro dia mais tranquilo, entrando no ritmo de fuso horário, clima, etc, e só então começar. Acredito que dois dias no começo, e três no fim, já ambientado como você sugeriu será ideal.

    Você disse que não acha BKK a melhor porta de entrada, onde seria na sua opinião?! Estou aberto a sugestões nesse ponto, as passagens ainda não estão compradas. Na realidade estou utilizando Bangkok como porta de entrada e saída por ler relatos de que é a forma mais econômica.

    Deixei o sul da Tailândia para o final, pois achei que seria um Chillin justo após tudo isso.

    Halong Bay. Putz. Acho que jogo no seu time. A tentação de passar duas noites no barco é grande, mas estava tendendo a ficar apenas uma, por ler alguns relatos de viajantes que dizem que apesar da beleza do lugar impressionar, e em um primeiro momento pareça que a opção mais longa seria acertada, depois viram que uma noite foi suficiente devido a “ausência de programação”. Explico: supõem que o segundo dia seja basicamente mais caiaque, e como já não seria mais novidade, talvez não fosse tão interessante. Mas acredito que a região é bem vasta, e tenham vários pontos a serem explorados. Esse ponto, apenas quem esteve lá pode relatar.

    Quanto a Railay, acredito ser a opção certa e imagino que não terei problemas em pegar um transfer direto a Phi Phi. Otimizar o tempo não indo a Krabi seria ótimo!

    Me convenci que Filipinas não se encaixa neste roteiro, infelizmente ficará para uma próxima oportunidade!

    Muito obrigado pelas palavras! Saiba que estão sendo de grande valia!! Certamente darei um abraço nos rochedos de Halong por ti!! Abc!!!

    Matheus, que bom que você gostou do feedback, é ótimo ajudar as pessoas e ainda relembrar os momentos legais da viagem.

    A verdade é que a ideia de fracionar Bangkok me surgiu porque quando cheguei me perdi demais, achei tudo um caos e fui embora com sensação de “ainda bem”. Aí fiquei com a impressão geral de que não gostei tanto da cidade. No fim da viagem, por medo de me enrolar com o vôo, cheguei um dia antes – e nesse momento gostei tanto de tudo que fiquei com pena de ir tão cedo. Aí minha intuição (não testada) diz que dois antes e depois três fica bom (mas cada um conhece seu ritmo).

    Mas o que eu achei mais complicado seria sair da agitação de Bangkok e depois ainda cair num destino lindo mas cansativo como Siem Reap.Seria tudo de mais “punk” de cara.

    Acho stop over… ok. Se você fizesse uma viagem bem longa, seria o máximo, mas não sacrificaria um ou dois poucos dias na Ásia por conta disso. Jet lag é ruim mas é só pegar leve.

    Quanto à porta de entrada… Tudo é palpite, porque só se chega na Ásia pela primeira vez uma vez, e a minha foi em BKK. Mas chutaria que um lugar cheio de paz como Luang Prabang seria ótimo de começar. Mas não sei se pagaria mais caro, pegaria mais um vôo, tudo só pra não chegar lá. Também não é um lugar ruim, é cidade grande.

    Chega, fica com calma nos dias, visita o palácio real (não cai no golpe do tuk tuk, já ouviu falar dele??? Se nunca ouviu me fala que eu explico em resposta separada). E em uns dias parte para sossegar ou na praia ou no Laos. Como imagino que você vai pegar vôos internos, não tem uma ordem lógica. Aí eu faria algo como começar sem perrengue, aumentar o perrengue no meio e depois terminar chilling de novo.

    Da sua viagem, achei mais cansativos: Bangkok (cidade grande), Siem Reap (passeio o dia todo) e Halong Bay (o passeio em si é muito tranquilo mas tem que pegar onibus ou van umas cinco horas de Hanoi).

    E são relax: Luang Prabang 
(monges, cidades pequenas, caminhadas e cachoeiras), Railay Beach (praia, apesar de tour no sol ter seu cansaço, acho que mar ajuda, rs)

    Koh Phi Phi fica em algum lugar do meio, já que não dá pra falar que é relax com o tanto de festa e bucket que aquele lugar tem….

    Outra dica pra te confundir um pouquinho (mas sem maldade): se você gosta de lugar chilling, andar de moto (ou bike) e de por do sol (quam não??) consideraria sacrificar uns dias de Railay/Phi Phi pra ir pra Koh Lanta. Foi meu paraíso descoberto na viagem, quase sem querer. Desculpa incluir mais um lugar no itinerário, mas recomendo essa ilha pra todos os meus amigos. Se achar que vale a pena, dá um google – achei esse site bem informativo: https://amazinglanta.com/koh-lanta-beaches/ (eu fiquei na praia klong nin)

    Nossa, escrevi muito pra dizer que no final a escolha é sua, só não colocaria tudo pesado no começo.

    Em relação a Halong, não sei se ficaria chato se você ficar preso num barco. Como eu tava em “terra” (numa ilha que deveria lembrar o nome mas não consigo. Se lembrar escrevo), alugamos bikes pra passear, uma moto, tinha uma “praia” pra ficar deitado e “mergulhar” (tava sol mas tava frio, era janeiro tb). É outro clima, né? Diferente de barco. Mas não vai ter problema ficar uma noite, já vai dar pra ver como é lindo lá. Eu tinha uns meses pra viajar então pude programar mais tempo e tive a grata surpresa de amar Halong e não querer sair mais. Se ficar na dúvida, deixa em aberto. Decide lá na hora, quando fechar o passeio.

    Se tiver mais dúvidas, é só perguntar, adoro relembrar e dividir as memórias dessa viagem incrível.

    Carla falou tudo. Eu também descobri Koh Lanta por acaso e foram meus melhores 4 dias de Sudeste asiático – relax total. Nossa deu uma vontade de voltar agora mesmo…

Desse roteiro que você colocou, eu conheço Siem Reap, Bangkok e Ko Phi Phi. Em Siem Reap, vi que você deixou três dias inteiros para os passeios. Eu fiz o tour em um dia e meio (tinha deixado três noites para lá) e confesso que achei suficiente. Você precisa pensar se você realmente gosta muito de terra e sítio arqueológico. Eu gosto muito disso, mas confesso que é bem cansativo. Se você for um arqueólogo, vai notar diferenças entre os templos, mas depois de dois dias andando, sinceramente, parece tudo mais do mesmo… Você certamente terá o que fazer lá, isso não é um desaconselho (mas acho cinco dias quebrados (três inteiros e duas partidas e chegadas, talvez um excesso).
Em Bangkok o tempo está bom, e em Phi Phi Island… é pouco. :p É brincadeira, está ótimo, apesar de que qualquer tempo que você ficar lá será pouco. Vai ser bonito assim lá na Conchinchina (quase literalmente). Boa viagem!

    Saudações Leandro!! Obrigado pelo alerta de Siem Reap. Em uma primeira abordagem pensei que 4 noites seriam ideais. Na verdade, a ideia era exaurir bem os lugares, com calma, sem pressa. Farei a programação detalhada de lá e assim estarei mais bem preparado para avaliar se os dias estão suficientes ou excessivos! Acredito que você possa ter razão.

    Pelo que vi, todo tempo do mundo em Phi Phi é pouco! Arrumar um canto e ficar por lá talvez não seja uma má ideia!

Não incluiria as Filipinas nessa viagem curta de forma alguma.
Estive nas Filipinas há 10 anos e pela minha experiência acho que dá para dizer que é um mundo a parte.A cultura do país, as dificuldades de se locomover entre diferentes ilhas fazem do país uma viagem a parte do Sudeste Asiático, eu gostei muito e recomendo, priencipalmente porque gosto de mergulhar, a qualidade das praias e recifes de coral lá são incríveis, mas acho que só valeria a pena nessa viagem de você tiver pelo menos uns 20 dias só para as Filipinas.

    Já me convenci disso Paulo. De fato, incluir as Filipinas nesse roteiro o sobrecarregaria demais. Uma eventual viagem para lá, demanda mais tempo.

Saudações viajantes, Boia e Riq!

Depois de certo estudo, pesquisas e mais pesquisas sobre os destinos e muita vontade de zarpar, saiu um esboço de roteiro para viagem programada para Janeiro/16. Dúvidas que trago a tripulação:

Dia 1 – Saída do Brasil
Dia 2 – Chegada em … conexão a Bangkok
Dia 3 – Chegada em Bangkok
Dia 4 – Bangkok
Dia 5 – Bangkok
Dia 6 – Bangkok 

Dia 7 – Bangkok >> Siem Reap
Dia 8 – Siem Reap 

Dia 9 – Siem Reap 

Dia 10 – Siem Reap 

Dia 11 – Siem Reap >> Hanoi 

Dia 12 – Hanoi >> Cruzeiro em Halong Bay
Dia 13 – Cruzeiro em Halong Bay
Dia 14 – Halong Bay >> Hanoi 

Dia 15 – Hanoi >> Luang Prabang 

Dia 16 – Luang Prabang 

Dia 17 – Luang Prabang 


Dia 18 – Luang Prabang >> Bangkok >> Krabi >> Raily Beach
Dia 19 – Railay Beach (day tour)
Dia 20 – Railay Beach
Dia 21 – Railay Beach >> Krabi >> Koh Phi Phi
Dia 22 – Koh Phi Phi (day tour)
Dia 23 – Koh Phi Phi
Dia 24 – Koh Phi Phi
Dia 25 – Koh Phi Phi >> Bangkok >> Brasil

(i) A dúvida principal no momento tem nome: Filipinas. O desejo de conhecer Palawan Island, em especial El Nido é imensa, mesmo sabendo que a máxima de “abraçar o mundo com as pernas” é verdadeira, e nunca da certo, estou receoso em sobrecarregar o roteiro. Caso achem viável, em que momento encaixaria?!
(ii) Na passagem por Hanói, esticarei para fazer um cruzeiro em Halong Bay. A dúvida é se apenas uma noite ancorado em Halong Bay é suficiente. Ouvi alguns relatos de viajantes que se soubessem como era, ficariam mais tempo.
(iii) Utilizarei Railay Bay como base para fazer os tours na peninsula de Krabi ao invés de Ao Nang. Opiniões?!
(iv) Os dias estão satisfatórios, excessivos?!

    Olá, Matheus! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

    Matheus,
    Não conheço o Vietnã, então não posso dar palpite nessa parte da viagem.
    Como falei para a Lilian em um comentário anterior, a questão dos deslocamentos para/entre as ilhas não é tão simples. Tem um post lá no blog que fala sobre isso https://goo.gl/izyZ21 (Bóia, desculpe o merchan!). Não verifiquei o horário dos voos, mas acho extremamente improvável que você consiga fazer Luang Prabang >> Bangkok >> Krabi >> Raily Beach em um dia!!
    Não conheço as Filipinas, mas não incluiria nessa viagem.

    Lú Malheiros, obrigado pelo alerta, já tinha visto algo nesse sentido, estudarei melhor esse trecho!

    Matheus, vai aqui alguns palpites meus:

    (ii) Achamos uma noite em Ha Long suficiente, mas isto depende de gosto pessoal. Acredito que no seu roteiro há muito pouco tempo para Hanoi, recomendo no mínimo 2 dias inteiros. Demoramos um bom tempo na imigração (cerca de 1 hora por conta do Visa upon arrival, talvez seja melhor pagar um pouco mais e já ter o visto no passaporte) e do aeroporto até o hotel (no centro antigo) levamos cerca de mais 1 hora. Amamos Hanoi, mas acredito que é necessário estar com o “mindset correto” para aproveitá-la.

    (iii) Não gostei de Ao Nang, se pudesse voltar no tempo teria ficado da primeira vez que fomos em Railay. Voltamos de nossa segunda viagem à região e nesta segunda vez ficamos 4 noites em Phi Phi (Laem Tong) e 3 em Khao Lak (para mergulhar), gostei muito mais de Khao Lak que de Ao Nang, turismo europeu (alemães e nórdicos).

    (iv) No seu lugar eu provavelmente deixaria Vietnam para uma próxima oportunidade (talvez combinado com Filipinas) para também conhecer outras cidades do Vietnam (Hue e Hoi An são destinos incríveis, por exemplo).

    Philipp, estou tendendo a ficar apenas uma noite em Halong Bay, acredito que será suficiente. Consequentemente, estenderia minha passagem por Hanoi, permanecendo 3 noites na cidade. Na primeira abordagem, estava vendo a cidade mais como uma base para conhecer Halong Bay do que conhecer Hanoi.

    A opção de já ter o visto no passaporte é uma boa. Irei procurar mais sobre isso. Poupa-se um bom tempo desta maneira.

    Quanto a Ao Nang, pretendo utiliza-la apenas como ponte para chegar a Railay Beach. Vindo de Bangkok, pegarei um táxi do aeroporto de Krabi até o píer de Ao Nang e de lá um long tail até a Railay. Vale a estada de 3 noites em Railay? Prefiro adotar Railay como base para fazer os mesmo tours que são oferecidos em Ao Nang, como a Koh Hong por exemplo.

    Se vc esta’ pensando extritamente em utilizer como base, talvez o gasto extra de Railay nao valha a pena (e’ significativamente mais cara que Ao Nang em geral) e vc poderia ir para Railay num day tour desde Ao Nang. Fizemos Koh Hong de Ao Nang mas o tempo nao colaborou quando estivemos la’, mas depois de ir para Phi Phi Leh, Koh Hong nao chega nem perto :). Como vc ira’ em epoca de tempo firme eu deixaria o day tour por Phi Phi para o final (ou entao acompanhe o tempo e chegando la’ decida), Maya Bay, Phi Leh Lagoon e Bamboo Island sao realmente incriveis.

    Quanto a Hanoi, reforco que nao e’ um destino “obvio” mas nao considero como base nao, e’ um destino, adoramos os templos, os cafes, os restaurantes e as ruas confusas. De la’ ate’ Halong leva entre 4 e 5 horas de Estrada e talvez por isto que muita gente prefira as 2 noites, fizemos o cruzeiro com a Paradise Cruises e recomendo pela qualidade (mas tambem e’ mais caro por isto) e por sair de um pier antes de Halong City, assim nao e’ a bagunca que muitos reportam dos bartos que saem de Halong City.

    Daí conheço três cidades: Bangkok, Siem Reap e Luang Prabang. Acho que está um tempo legal para cada uma, suficiente para você fazer passeios diferentes, curtir a cachoeira em Luang Prabang e fazer um tour mais completo por Angkar Wat.

    Talvez valha você considerar um stop over na cidade de escala na ida, porque os voos são muito longos e cansativos. Não é má ideia parar para dormir numa cama, tomar banho, começar a se acostumar com o fuso horário e quem sabe até conhecer uma cidade diferente. No meu caso, o stop over foi em Dubai 🙂

    Abs e boa viagem!

    Olá Nanda! Obrigado pelo feedback! Pela experiência com a região, indicaria a inclusão de algum outro destino que não apareceu ali, e considera imperdivel?!

    Excelente a opção do stop over na ida! De fato os voos são muito longos. Só me questiono se uma eventual parada neste sentido, não elevaria muito o valor da passagem.

    Matheus, desculpa, eu não tinha visto a sua resposta! Talvez a essa altura a sua viagem já tenha acontecido, mas o nosso stop over praticamente não alterou o valor da passagem 😉

    Oi Matheus,
    Acho que está ótimo, apesar de não conhecer Luang Prabang. Eu fiquei um dia inteiro em Hanói e achei que valeu a pena, é uma cidade muito doida. Na verdade fiquei até arrependida por não ter ficado mais porque lá tem vários museus interessantes.
    Achei o cruzeiro de um dia em Halong Bay suficiente. O bom de 2 dias é ter mais chance de pegar tempo aberto, no dia que chegamos estava bem nublado, mas tivemos sorte que no outro dia de manhã abriu.
    Railay Beach como base em Krabi é ok, os passeios geralmente passam lá também. Eu fiquei em Ao Nang e gostei por ter mais o que fazer a noite e ser mais barato. Nos três dias que fiquei lá, fui pra Railay Beach, passeios 4 ilhas e Hong Island.
    Tem barcos diários saindo de Krabi pra Koh Phi Phi, é tranquilo.

    []s!
    Camila

    Muito obrigado pelo feedback Camila!! Essa parte do Vietnam está em estudo. Pelas pesquisas, achei Halong Bay sensacional, mas ainda não decidi se passo uma ou duas noites. Pelos relatos, não resta dúvida que uma noite é suficiente. Mas por ser um local com tamanha extensão, beleza e considerando que um eventual retorno não será tão logo, não vale passar uma noite a mais e “exaurir” o lugar?! Não acredito que o segundo dia possa ser monótono ou mesmo repetitivo. Mas ainda não cheguei a uma conclusão quanto a isso, estou amadurecendo a ideia. Assim que fechar isso acerto minha estadia em Hanoi.

    Mattheus,
    Fomos em abril de 2014 ao Camboja e ficamos 3 noites em Siem Reap, incluindo o dia da chegada, e viajávamos com nossa filha, com 4 anos na época.
    Tivemos 2 dias e meio na cidade que nós literalmente amamos! E posso te dizer tranquilo que vc pode tirar um dia de Siem Reap. Em 2 vc vai esgotar os templos com muita calma e, se quiser, pode explorar outros templos. Dá uma lida nos posts do Oscar, no Viajoteca. Ele andou em outros templos diferentes do que a maioria vai.

    Oi Mateus, acabei de voltar de la e fiz roteiro semelhante ao seu. Tambem quero conhecer as Filipinas mas tive que deuxar para a proxima. Gosto é gosto, mas amamos o Vietnam com todas as forças, e se puder nao deixe de incluir Hoi An no roteiro. Se hospede em Railay, a praia eh bacana, nao eh muvucada como ao nang e tem varios passeios por la. Tem hoteis bbb de frente para o mar. Abracos

Ric;
Soube de seu programa na Band News, vc poderia me informar dia e hora para que eu também veja? Obrigada!

    Olá, Lilian! Quem responde é A Bóia. 6h55, 12h35 e 17h55 são os horários, de segunda a sexta.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito