Todo mundo pode viajar melhor 1

Todo mundo pode viajar melhor

Se existe algo em comum a todos os viajantes — tanto os que começaram ontem, como os que estão há décadas na estrada — é que, dois pontos: todo mundo pode viajar melhor.

Não é uma questão de luxo. Todo mundo pode dar um upgrade na qualidade da sua viagem, não importa o seu orçamento.

O Viaje na Viagem não quer apenas inspirar as suas viagens. O Viaje na Viagem quer inspirar você a viajar melhor.

Vai por mim:

Todo mundo pode viajar melhor, sem gastar mais

Todo mundo pode viajar melhor - Viaje na Viagem

Viajar melhor não é viajar mais caro. É fazer as escolhas que vão permitir o melhor aproveitamento do seu dinheiro e do seu tempo de viagem. Evite economizar a qualquer custo: muitas vezes o muito barato esconde despesas inesperadas.

Todo mundo pode viajar com menos perrengues

Todo mundo pode viajar melhor - Viaje na Viagem

Ainda não inventaram a viagem sem perrengue. Mas muitos contratempos podem ser prevenidos com um mínimo de planejamento. Murphy (aquele que disse ‘o que pode dar errado vai dar errado’) não é um bom companheiro de viagem.

Todo mundo pode viajar na época certa

Todo mundo pode viajar melhor - Viaje na Viagem

Em qualquer mês do ano existem inúmeros lugares do Brasil e do mundo que estão no melhor momento para visitar. Insistir em viajar a um destino numa época de clima desfavorável ou lotação extrema é desperdiçar seu dinheiro e seu tempo livre.

Todo mundo pode viajar mais leve

Todo mundo pode viajar melhor - Viaje na Viagem

A mala tem que servir ao viajante – e não o contrário. Quando a gente aprende a carregar menos tralha, a bagagem deixa de ser um problema, e a viagem flui muito melhor. Mas você só vai entender isso depois que experimentar.

Todo mundo pode viajar com calma

Todo mundo pode viajar melhor - Viaje na Viagem

‘Outra vez eu volto com mais calma’ parece ser o lema de muitos viajantes. Não imaginam que, caso consigam voltar, vão acabar pagando duas vezes para visitar um lugar que caberia numa viagem só. Viaje ‘com mais calma’ já da primeira vez. É mais barato e mais proveitoso.

Todo mundo pode viajar com mais prazer

Todo mundo pode viajar melhor - Viaje na Viagem

A viagem redondinha é aquela em que a gente cria uma sucessão de dias 100% prazerosos, em que temos tempo para dormir, passear e comer bem – e, se for o caso, ainda sair para aproveitar a noite. Férias, lembra?

Todo mundo pode viajar sem culpa

Todo mundo pode viajar melhor - Viaje na Viagem

Noites maldormidas, refeições malfeitas e deslocamentos exaustivos são algumas das punições que a gente se auto-inflige para aplacar a culpa por se permitir viajar. Não deixe o inconsciente sabotar sua viagem. Você merece viajar melhor.

Todo mundo pode viajar sem obrigações

Todo mundo pode viajar melhor - Viaje na Viagem
Não fique escravo das dicas que você encontra na internet (e das que os seus amigos mandam, às vezes sem você pedir). Considere todas, mas eleja suas prioridades: nunca vai caber tudo. Acredite: é perfeitamente OK ir a Roma e não ver o Papa.

Todo mundo pode fazer suas próprias descobertas

Todo mundo pode viajar melhor - Viaje na Viagem

A melhor lembrança de uma viagem normalmente é de alguma coisa que você descobriu ao acaso, sem esperar. Mas esses momentos só acontecem quando você viaja com calma, sem tempo cronometrado para apenas bater ponto em todas as atrações.

Todo mundo pode contar com o VnV para viajar melhor

Todo mundo pode viajar melhor - Viaje na Viagem

O Viaje na Viagem tem o melhor conteúdo para você planejar suas viagens. A gente explica cada destino para você aproveitar ao máximo seu tempo e seu dinheiro. Comece sempre suas viagens com a gente – e descubra que é muito fácil viajar melhor.

Todo mundo pode viajar melhor - Viaje na Viagem

Todo mundo pode viajar melhor:

31 comentários

Mais matéria que, apesar de parecer bastante simples e óbvia, é muito boa e imprescindível!
Eu estava conversava com meu filho e com amigos recentemente; antigamente, principalmente quando viajávamos para o exterior, tínhamos somente algumas informações básicas, geralmente tiradas de matérias em revistas (como a saudosa “Terra”) e livros de geografia e história.
Com a tecnologia podemos otimizar, e muito, nossas viagens, aproveitando ao máximo o tempo disponível. Hoje você pode, da tela do computador ou celular, literalmente fazer toda a viagem antes de estar presente no local.
Mas penso que aí também está concentrado um outro problema: acabou a sensação da descoberta; o prazer de andar por lugares desconhecidos; de estar ali pelo prazer e desejo de estar, não pela necessidade de ‘ticar’ um item do “chek list” ou fazer uma self para o Instagram/Facebook.
As dicas de viagem do Ricardo Freire sempre direcionam para isso, o prazer de conhecer os lugares, pessoas, hábitos; sem ficar ‘amarrado’ a obrigações de horários ou planilhas.
Acho que o legal é aliar as duas coisas; você utilizar a internet para pesquisa de preços, reservas de hotéis, voos, passagens de trem, locação de veículos, reserva de tickets para atrações muito visitadas (Torre Eiffel, Show da Broadway, Casa museu da Anne Frank…), mas também deixar tempo para o inusitado, para uma experiência única e com um efeito muito particular (ruas, metrôs, botecos, sorveterias, barraquinhas de rua… são os melhores lugares para isso!).
Parabéns à matéria, ao site, ao Ricardo Freire e aos colaboradores, que tantos contribuem para que o maior prazer da viagem seja a sua vivência, seja ela quando e para onde for!

Ótimos conselhos, uma viagem programada e planejada é sempre bem melhor. Aproveitamos e economizamos mais

Sigo dicas desde que o viaje na viagem era um livro…Um excelente wanderlust em 2018! Obrigada pelo VnV!!!

Excelentes comentários. Já tive perrengues e já fiz up grades – sempre por acaso! Dicas de como evitar ou conseguir uns e outros é o bom do VnV.

Comandante, nunca deixarei de agradecer a você e ao VnV. A partir da descoberta do Freires (estou ficando velho kkkk), minhas viagens mudaram de patamar. Um ótimo 2018 viajandão para nós.

As dicas do VnV tornaram melhores todas as minhas viagens! Muito obrigada e muitas viagens maravilhosas em 2018!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito