Travessia Chile-Argentina com carro alugado: as dicas dos leitores

Essa é uma pergunta que de vez em quando pipoca em posts de diversos destinos de Chile e Argentina. Agora, com a aproximação do inverno, o assunto vem ainda mais à baila. Até porque tem gente descobrindo passagens mais baratas para Puerto Montt do que para Bariloche.

Vulcão Osorno, Chile

Eu nunca atravessei a fronteira de carro em nenhum ponto. Já atravessei de cruzeiro (de Ushuaia a Punta Arenas e vice-versa), de ônibus (El Calafate-Puerto Natales-El Calafate; Santiago-Mendoza) e de barco (Bariloche-Puerto Varas).

Sempre que aluguei carro me mantive dentro do mesmo país: em El Calafate (um dia, só para ir do aeroporto à cidade e aproveitar para uma primeira passada no parque), em Bariloche (para dar um rolê por Villa La Angostura e San Martín de los Andes) e em Santiago (para ir a Valparaíso e Viña).

Muita gente enumera os perrengues extras de atravessar a fronteira com carro alugado: diárias, taxas e seguros mais caros; burocracia extra na fronteira (que também não é bolinho para quem passa a pé). Agora no inverno entra a questão da segurança na estrada (a travessia de Mendoza a Santiago pelos Andes costuma fechar depois de grandes nevascas).

Há quem diga, porém, que é tudo tranqüilo e que não faria de outro jeito.

Eu acho que o mais lógico é (1) alugar o carro de um lado da fronteira para os dias em que for passear; (2) entregar o carro; (3) atravessar de ônibus; (5) alugar um novo carro, para os dias em que for passear; (6) voltar para o Brasil do novo país mesmo, sem precisar voltar para o país de onde saiu.  (Sim, eu acho que essas viagens combinadas Chile x Argentina ou Argentina x Chile fazem mais sentido quando você entra por um país e sai pelo outro.)

Mas isso é a opinião de quem nunca atravessou de carro alugado.

E você que já atravessou de carro alugado, o que pode nos contar?

– Qualquer locadora topa ou deu trabalho achar uma que permitisse a travessia?

– Qual foi a locadora que você usou?

– Qual foi o ponto de fronteira e em que época do ano?

– Se foi no inverno: como estava a estrada?

– Como foi a passagem pela imigração?

– Alguém conseguiu devolver o carro no outro país?

Muchas gracias!

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    308 comentários

    Ola pessoal! Estarei em El Calafate dia 26/12 e retorno dia 30/12 com voo para o Brasil as 16:30. Irei para TDP e Puerto Natales neste periodo. Tentei alugar um carro e náo consegui em nenhuma locadora que fiz contato. Alguem alugou para esse periodo e quer compartilhar? Somos duas , eu e minha irmã. Contato: [email protected]. Boia se puder inserir no perguntodromo, agradeço.

      Olá, Maria de Assunção! Podemos compartilhar no Perguntódromo, sim. Mas olhe… é muito pouco tempo para dividir entre as duas bases. No seu caso, o melhor será fazer o passeio bate-volta a Torres del Paine. É exaustivo mas você não tem tempo para pernoitar em Puerto Natales ou correr riscos de andar de carro nessa região inóspita, com poucos postos de gasolina e com aduana encrenqueira.

      Oi Maria! Estive há um mês em El Calafate e aluguei carro com a localiza. Foi bem tranquilo. Nos buscaram no aeroporto e nos levaram até a locadora, aonde retiramos o carro (chevrolet prisma). Na volta entregamos o carro no aeroporto. É muito tranquilo dirigir por lá. Tudo bem sinalizado. Usamos o carros apenas dentro de El Calafate! Boa sorte!

      Olá Ana Maria, obrigado pelas dicas! No meu caso será um pouco mais complicado uma vez que vou a Porto Natales e Torres del Paine também, mas valeu!

    Fizemos a viagem com carro próprio, saímos do Brasil por Uruguaiana, fomos até Ushuaia e retornamos por Punta Arenas, subindo até a região dos lagos. De San Martin de Los Andes à Buenos Aires .Travessia de Buquebus à Colônia del Sacramento e retornamos ao Brasil por Rivera. Passamos por sete fronteiras. Com carro próprio não houve perrengues . Pretendemos ir à Lima no próximo ano. Estamos elaborando o projeto, analisando os possíveis contratempos para que a viagem ocorra da melhor maneira possível.

    Hola!!

    Estou indo para Argentina e Chile em janeiro de 2015, com passagem aérea de ida para a Argentina e volta por Santiago direto para o Brasil.
    Gostaria de saber se é possível alugar um carro em Mendoza, atravessar a fronteira e devolve-lo em Santiago. Alguém já fez isso? É tranquilo? Quais os cuidados que eu tenho que ter para alugar/documentação/etc?

    Agradeceria se alguém pudesse me ajudar!!

    Grande Abraço

      Olá, Gustavo! Não vale a pena! Atravessar a fronteira de carro alugado é um perrengue, e você paga bem mais caro para devolver o automóvel em outro país. Vá de ônibus!

      Tive que ver várias vezes para confirmar que não havia sido eu a fazer esta pergunta, pois o seu roteiro é idêntico ao meu.

      Realmente é inviável fazer desta forma, mas isto não impediu que eu realizasse o sonho de dirigir nas Caracoles. Coisas que só o CouchSurfing pode proporcionar.

      Lembrando que, apesar de ser “apenas” 380km entre Mendoza e Santiago, lembre-se de que você está percorrendo trechos sinuosos, inóspitos, e que (vale a pena) parar em Uspallata, na Ponte dos Incas, na base do Aconcágua e na entrada do Túnel Cristo Redentor, antes de enfrentar a aduana Chilena.

    Eu gostaria de ir a Puerto Montt e de lá alugar um carro e ir pela Carretera Austral em dezembro. Será que eu consigo chegar até Perrito Moreno, El Calafate, Torres del Paine?

      Olá, Zoraide! Infelizmente não somos especialisas nesse tipo de turismo. Distâncias dessa monta configuram mais rali do que viagem. Procure em fóruns de jipeiros, talvez você encontre relatos.

    gostaria de saber se tem Vans ou micro ônibus para 08 passageiros para ir de Mendoza a Santiago no Chile.

      Olá, Neusa! Não sabemos responder sobre vans ou micro ônibus. Procure uma agência de turismo para se informar. Se optar por ônibus normal, você pode pesquisar passagens aqui: https://www.andesmar.com/

    Pessoal,
    Estarei em Santiago em outubro. Pensei em voar até Puerto Varas, alugar um carro e de lá seguir para Bariloche, em seguida San Martin de Los Andes e de lá pra Pucón onde devolveria o carro. O caminho é factível? Esta é a melhor sequência? Nesta época corro o risco de neve na estrada?

      Olá, Carolina! Existe uma remota possibilidade de haver neve na estrada. Alugar o carro e fazer as travessias fará incorrer em vários perrengues. Você se incomodará muito menos se alugar carros localmente (em Puerto Varas, em Bariloche, em Pucón) e fazer os trajetos entre as cidades de ônibus.

      Obrigada, Bóia. Vou pensar melhor no roteiro para seguir sua sugestão.

    Pessoas, acabo de voltar da Patagônia, onde fiquei por um mês. Gostaria de deixar uma dica sobre aluguel de carro para atravessar a fronteira entre Argentina e Chile (Paso Dorotea). Alugamos pela Hertz e tiramos o documento necessário para atravessar no escritório da Hertz, em Calafate, em 20 minutos, com custo de 400 pesos.O problema é que alugamos o carro justamente para termos liberdade de parar sempre que quiséssemos durante a viagem. Só que a estrada que liga el Calafate a Esperanza, e depois ao Paso e a Rio Turbio é muiiito entediante. Não há absolutamente nada até Esperanza, sendo que a única parada – a mesma feita por qualquer ônibus de Calafate a Puerto Natales – é muito ruim. Trata-se de um boteco ruim, com banheiros sujos e uns lanches que colocam sobre o balcão, sem nenhuma proteção. Muito ruim. Conclusão: é muito melhor alugar carro em Calafate, devolver, e alugar outro em Puerto Natales, devolver, e fazer a ida e volta em ônibus. Realmente não vale a pena ir de carro – é muito sono e é o nada.

      Olá, Aurea! Obrigada pela contribuição! Sempre que perguntados, a gente fala isso 😀

    Talvez vocês já tenham respondido , mas não encontrei opções.
    Com a atul variação e a alta do dólar é melhor alugar carro via internet com antecedência ou in loco ao chegar em Puerto Montt? Minha viagem está programada para outubro de 2013.Obrigada.
    Maria Lúcia

      Olá, Maria Lúcia! Não localizamos sua pergunta.

      Locadoras não cobram antecipadamente pela reserva de carros. Ao chegar será feito um bloqueio no seu cartão de crédito internacional. A conta será paga na devolução.

      Pode ser que você consiga pré-pagar a locação com alguma agência especializada. Mas é impossível saber o comportamento do dólar nas próximas semanas.

    Para quem pensa em alugar carro no Chile: eu declaro minha insatisfação completa com o serviço da Chilean Rent a Car. Após a entrega do veículo, eles disseram que havia um pequeno arranhão no pára-brisa (quase imperceptível, podem ter certeza) e teríamos que pagar 30 mil pesos (150 reais) por conta disso. Honestamente, foi um oportunismo absurdo. Eles competiram em um site de busca para oferecer o preço mais barato (ganharam), para, depois, cobrar, a mais por uma invenção, só para aumentar a receita. Nenhuma outra explicação. O carro tinha mais de 20 pequenos arranhões. O carro só tinha 15,000 km rodados. Se considerarmos que cada cliente, em média, roda uns 1.000 km, o locador deve cobrar praticamente de todos por reparos de defeitos ‘criativos’ e injustos. Lamentável. Eu viajei mais de 20 países e nunca vi nada parecido. Isto sem levar em conta que o pequeno risco muito provavelmente não aconteceu comigo. Fizemos uma vistoria antes, é claro, mas não nos mostraram nada no pára-brisa. Após a entrega do carro, eles procuraram por quase meia hora um defeito, até que “inventaram” um. Eu nunca passei por isso. Chilean Rent a Car nunca mais … Eu não recomendo a ninguém. Muito pelo contrário. –

    Pessoal, alguém sabe listar passo-a-passo cidades e pontos importantes que pudemos conhecer num trajeto de carro de Buenos Aires até Santiago no Chile? Estou com dificuldade pra achar um roteiro passo-a-passo interessante. Se puderem ajudar agradeço!

      Olá, Renan! Vá por Rosario e Mendoza, volte por Córdoba. Fique uns três dias em cada cidade pelo menos para explorar os arredores.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito