Cartão recusado pela SNCF? A Rita descobriu como reverter 1

Cartão recusado pela SNCF? A Rita descobriu como reverter

Gare St.-Lazare

A Rita enfrentou uma situação relatada por muitos leitores: não teve sua compra aprovada pelo site Voyages-SNCF.com, das ferrovias francesas. No caso dela — e na maioria dos que têm suas compras recusadas neste e em outros sites de cias. ferroviárias — o problema estava no fato do seu cartão não fazer parte do sistema Verified by Visa (o MasterCard também tem um sistema assim, o SecureCode).

Só que a Rita não se conformou com esse desfecho. Animada com o relato da Dri Castro, que conseguiu desbloquear o cartão por email (leia aqui), a Rita trocou tuítes com a arroba da SNCF, @Clt_VoyagesSncf, e foi descobrindo os macetes. Depois de conseguir concluir a compra, teve a megagentileza de postar suas dicas na caixa de comentários. Obrigadíssimo, Rita!

–> A odisséia

Resolvi fazer este relato porque levei 5 dias para conseguir descobrir os macetes do site da SNCF e comprar meus bilhetes Paris-Mont St Michel!!! E olha que não sou tão inexperiente em internet ou viagens…

Bem, primeiro eu escolhi, é claro, os bilhetes mais baratos. E aí, quando fui tentar pagar, o site recusou o pagamento nos meus dois cartões. Nem me lembro como descobri que precisava do Verified by Visa ou MasterCard SecureCode para fazer a compra. Fui pesquisar na internet para saber do que se tratava e, após ligar para o meu banco, descobri que ele não trabalha com esses sistemas.

Entre sugestões de usar cartões de amigos ou ir a uma agência de viagens, tentei agências, que não me responderam até hoje. E lá se foi mais um dia. Depois, enviei twitter para a SNCF e descobri que se eu marcasse para retirar os bilhetes numa estação da França, poderia usar um cartão que não fosse Verified by Visa ou MasterCard SecureCode.

Só que… só me aparecia a opção de receber pelo correio. Testando tudo o que podia no site, descobri que era porque o bilhete era um IDTGV, o trem low-cost da SNCF. Aí, troquei para um outro, um pouco mais caro, marquei para retirar lá e tentei novamente. Cartão recusado. Tentei o outro cartão. Nada.

Lembrei que tinha que liberar novamente o cartão no banco, para compras internacionais, pois havia sido liberado só por 24 horas. Depois fiz todo o procedimento de novo. Nada. Mais troca de twitters e e-mail e aí descobri que, quando vc tenta uma compra por mais de duas vezes, o site do SNCF bloqueia o seu cartão a partir da última vez por 24 horas!!!

Então, liguei prá lá, mas não falo francês e a opção que me passaram para falar em inglês estava errada! Só então me lembrei que nas últimas vezes eu tinha usado um cartão e me restava o outro. Liguei para o banco, liberei o outro cartão e FINALMENTE comprei minhas passagens!!! Entre isso tudo, comecei a ‘compra’ na quinta e só concluí hoje, terça!

–> As dicas da Rita para  comprar na Voyages-SNCF sem Verified by Visa ou MasterCard SecureCode

– Antes de tudo, ligue para o seu banco e libere o cartão para compras na França.

– Se, ao concluir o processo de compra, o site pedir o Verified by Visa ou MasterCard SecureCode e você não tiver, opte por retirar o bilhete numa estação da França.

– Se não aparecer essa opção, mude para outro bilhete, provavelmente um pouco mais caro.

– Se você já fez duas tentativas de compra, aguarde 24 horas. Se tentar de novo antes desse prazo, o bloqueio vai se prorrogando por 24 horas a cada nova tentativa.

Enfim, é isso. Boa sorte e boas viagens a todos!!!

Leia também:

Trem na Europa: uma comparação de preços entre Raileurope e cias. nacionais

Trem na Europa: qual é o limite de bagagem?

“Tenho 5 minutos para baldeação. Vai dar tempo?”

Vai por mim: trem na Europa

Roteiro de viagem: a importância da decupagem

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


100 comentários

Eu passei pela situação, resolvi da seguinte forma: No canto superior direito da página escolhi a opção “other countries (EUR), na página de pesquisa de bilhetes vai aparecer a opção de BRASIL; em paralelo também liguei para o meu cartão que fez uma liberação para o site, não sei exatamente qual das duas resolveu o problema, acredito que foi a primeira. Após, não tive problemas, autorizou na hora.

Gente, estava na mesma saga!!! Quase duas semanas tentando comprar, com 4 cartões diferentes e nada; achava que era o limite, a autorização para uso internacional, o verify by Visa e nada. Até que lendo aqui (Obrigadaaa!!!) coloquei a opção retirar o ticket na estação e deu certo!!! Adooro esse site!!!!

Olá Dalton. Gostei da sua dica, gostaria de saber como funciona esse pagamento pelo Pay Pal? Caso eu não queira vincular ao meu cartão eu posso gerar um boleto bancário? Abs!

Fui comprar hj uma passagem na SNCF e meus cartões de crédito visa e máster também não foram aceitos. E como já tinha lido este post, imaginei rapidamente do que se tratava. Mais uma vez, graças ao viaje na viagem, não perdi muito tempo insistindo ou ligando pras administradoras. Mas deixo aqui a minha contribuição ao Blog. Não precisa comprar passagem mais cara ou ligar pra lugar algum. É só pagar com o Paypal!! Simples assim. O Paypal é uma das opções de pagamento e pode ser vinculadas ao seu cartão de crédito. abs!!

    Olá Dalton, não achei essa opção de pagamento. Você comprou por qual site? Obrigada

Bom dia, pessoal.

Segui todas as orientações do post e mesmo assim, não obtive êxito.
Preciso comprar 2 trechos: Bruxelas – Luxemburgo e Luxemburgo – Paris.
Tentei comprar separado, junto, trocar de bilhete, utilizar a versão francesa do site, com opção de retirada na estação e meu cartão já foi desbloqueado para compras na França… E nada! A gerente do banco disse que, de fato, consta a tentativa de compra, mas sem sucesso.
Queria saber se vocês tem mais alguma sugestão, dentre as várias citadas aqui.
Se eu quiser autenticar pelo VerifiedVisa, como procedo ?
Vocês acham muito arriscado comprar na hora ?

Estou desesperado !

    O primeiro trecho entre Bruxelas-Luxemburgo, eu consegui comprar sem problemas pela SNCB.
    Vamos, agora, para a saga do próximo trecho !

    O cartão do Santander funciona direitinho. Em último caso, arrume algum amigo/parente que o possua e peça para ele comprar para você.

    Consegui comprar o último trecho! UFA!! Alívio!
    Acredito que isso depende muito do trecho e do trem que você vai comprar. Comprei, ao todo, 3 trechos: ams-bru; bru-lux; lux-par, e os 3 juntos pelo site da SNCF não passavam de jeito nenhum, mesmo com todos os macetes citados aqui. Fucei muito e acho o que precisava, com um preço bem camarada na hispeed.nl e SNCB. Faltava o último trecho. Fui lá eu, portanto, tentar de novo. E, desta vez, bingo! Comprei sem problemas. Os macetes citados aqui talvez tenham funcionado mesmo: versão francesa do site e retirada do bilhete na estação. O grande entrave é o VerifiedVisa, e retirar o bilhete localmente dribla essa verificação. É um pouco menos prático, mas possibilitou-me comprar o ticket. Comprei, inclusive, um TVG, que muitos relataram problemas.
    Abraços, colegas.

    Use o PayPal que você consegue efetuar a compra de forma rápida. Sugiro que o blog vincule essa forma no post pois está dando certo.

Eu tive problemas pra comprar minha passagem no SNCF usando o cartao do BB.

O site dizia que a compra nao havia sido efetuada. Tentei em dois dias diferentes (7 vezes no total) mas so consegui comprar quando troquei de cartão e usei um VTM.

Entretano, descobri depois que o Banco do Brasil autorizou as 7 vezes e agora não tenho mais limite disponivel para utilizar meu cartão de crédito. Ja aconteceu isso com mais alguém? Pois o BB diz que as compras ja foram autorizadas e eles não podem fazer nada e que eu devo entrar em contato com o SNCF. Porém nenhuma dessas vezes eu recebi o comrpovante de compra, todas deram errado.

Alguem passou por isso, como resolveu??

Obrigada!!

    Olá, Daniela! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Se houver resposta, aparecerá aqui.

    Mas não perca tempo, contacte a SNCF e pressione o BB. As compras não vão se auto-estornar…

    Comigo aconteceu isso na compra de alguns ingressos de museus da Holanda. Depois, o site do banco mostrou que as compras foram estornadas. Não tive que fazer nada (isso foi em maio deste ano)

Olá gente, tudo bem?

Eu estou tentando comprar bilhetes de Nice a Paris para Fevereiro de 2015.
Ocorre que nenhuma opção eu consigo. Não consigo para retirar na estação porque só aparece opções de retirada (em sua maioria) na Belgica e em outros países. Mas não aparece Nice de forma nenhuma. O cartão é aquela situação que todos já comentaram.
Algum de vocês quando comprou passou por isso? Alguém já tentou comprar para retirar em algum lugar que não aparece naquela relação?
Por favor, se vocês puderem me ajudar ficarei imensamente agradecida!!!
Abraços a todos.

Quero agradecer a dica de vcs para comprar o bilhete direto no SNCF. Foi uma moleza. Agora só preciso descobrir em Aix en Provence aonde retirar o bilhete. Vou viajar de Aix para Genova no dia 15/11/14, eu posso retirar na estação central de Aix antes do dia 15? Abraços, Silvio.

    Olá, Silvio! Se o modo de entrega é nas maquininhas, basta passar em qualquer máquina em qualquer estação da França munido do cartão de crédito usado na operação. Se der algum probleminha com chip, vá ao guichê normal com o recibo da sua compra e o cartão.

Então pessoal, vou relatar minha saga pessoal.
À procura de passagens Roma-Munique, fui aos sites óbvios: da Trenitalia e da DB. Os preços da Tremitalia estavam altíssimos; pelo que entendi, sómofereciam tarifa cheia, nenhuma promocional. Já na DB achei uns preços mais baixos, porém ainda relativamente altos.
Ia comprar na DB e, por acaso, resolvi pesquisar na SNCF: voilà! Não só tinha esse trecho como estava bem mais barato, exatamente no mesmo trem pesquisados nos sites italiano e alemão, não obstante a França não ter nada a ver com um trem entre Itália e Alemanha. Mas estava lá à venda, isso que importa, e ainda com a vantagem de poder escolher o assento (adorei isso no site da SNCF).
Todo feliz, liguei para a Caixa, meu banco, para liberar o cartão para compra pela internet na França, e, ato contínuo, tentei comprar. Nada. Nisso lembrei do problema com o MC SecureCode, e associei o erro no pagamento com isso. Pesquisei a respeito, e em algum lugar do site da MC achei dizendo que, no Brasil, a Caixa oferecia o serviço (!).
Bota ligar pra Caixa e perguntar. Ninguém sabia nada a respeito; parecia que eu falava grego com o pessoal do calce ter. Vi que daquele mato não saía cachorro e, resignado, resolvi tentar o desbloqueio por e-mail, relatado aqui no VnV.
Troquei algumas mensagens com alguém da SNCF ao longo do dia, e não me ofereceram o desbloqueio excepcional. Pretendia insistir, quando fui tentar fazer uma compra presencial com o cartão. Não autorizado. Liguei pra Caixa e fui informado que meu cartão fora bloqueado ontem, ao tentar comprar no site da SNCF, por motivos de segurança – nunca compro nada em site estrangeiro.
Aí me bateu uma luz: “será que a compra deu erro por causa do bloqueio de segurança da própria Caixa, e não por causa do SecureCode?” Voltei ao computador, tentei fazer a compra e, tcharam, sucesso!!!!
Inclusive veio uma mensagem de confirmação deixando bem claro que havia ocorrido a verificação do SecureCode, e dado certo.
Então, a constatação: aparentemente (o que está de acordo com informação do site do MasterCard) a Caixa oferece esse mecanismo/serviço de segurança! Maravilha. Ou não sei o que ocorreu; bem, o fato é que consegui comprar, sem nenhuma autorização especial.
Ah, convém mencionar que eu fiz a compra “logado” no site da SNCF, e meu cartão cadastrei previamente no perfil. Não sei se isso teve algo a ver.
Portanto, disso tudo ficam duas coisas: (1) pesquisem trechos em outros países no site da SNCF, talvez achem à venda e mais baratos, como em meu caso, e (2) ao que parece, os cartões da Caixa dispõem do famigerado SecureCode. Ou, talvez, o “segredo” esteja em comprar logado; enfim, não custa tentar!
Por fim, uma pergunta: só havia a opção de entrega por correio, e aceitei. Alguém já recebeu tickets deles no Brasil? Quanto tempo demorou?
Abraços a todos!

    Olá, Diego! Os nossos leitores já comentaram que receberam os tickets dentro do prazo estipulado.

    Olá Bóia,
    Mesmo aqui no Brasil? Vi algumas pessoas relatando terem recebido os tickets na França, mas não vi nenhum falando que recebeu no Brasil…
    Mandei e-mail para a SNCF, mas não responderam.

    Olá, Diego! Descupe, há relatos de recebimento de tickets da Bahn alemã. Buscando comentários do Ricardo Freire, vi que ele não recomenda comprar com entrega pelo correio.

    Vou compartilhar a pergunta no Perguntódromo; havendo resposta, aparecerá aqui.

    Obrigado por colocar no Perguntódromo, Bóia. Concordo que não é a melhor opção, mas era a única disponível; espero não ter problemas.

    Olá Diego!
    Compro meus bilhetes de trem europeus por intermédio de minha agente de viagens aqui no Rio. E ela, por sua vez, os adquire na TAM Viagens que os entrega em suas mãos. Não há mistérios. Ano passado e este ano comprei-os pela TAM e não me arrependi.
    Cordial abraço.

    Ah! Esqueci de lhe dizer: e ainda você pode pagar com seu cartão de crédito.
    Abraço cordial.

    Gustavo,
    Muito obrigado pela resposta!
    Aproveito para informar que, como no teu caso, minhas passagens chegaram exatamente nove dias após o pedido – comprei dia 10 e chegaram hoje, dia 19.
    Achei fantástica a eficiência do correio francês, e, por que não, do brasileiro.
    Mudaram em um envelope super discreto, imagino que para não despertar a cobiça dos “amigos do alheio” que eventualmente pudessem ter a carta em mãos.
    Só não recomendo 100% comprar com entrega por correio porque não tem número de rastreio, e, portanto, em caso de extravio a dor de cabeça seria enorme. Contudo, em não havendo alternativa, fiquem certos que a SNCF não só entrega no Brasil como essa entrega foi, nos nossos casos, extremamente rápida.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito