Turismo imobiliário: castelos de contos de fadas

Disneyland, Califórnia

Dobrei a esquina para entrar na Main Street de Disneyland — a original, da Califórnia, inaugurada em 1955 — e… na hora me lembrei de alguém que escreveu aqui (acho que foi a Adri Lima) que tinha achado o castelo californiano da Cinderela da Disneyland bem mais acanhado do que o da Disney World, de Orlando (aberta em 1971).

Eu sei, é uma das coisas mais patéticas que podem sobressaltar um viajante — se decepcionar com o tamanho de um castelo da Cinderela, seja lá onde esteja — mas devo admitir que eu não pude evitar o muxoxo.

Vamos comparar: abaixo, a residência californiana da Cinderela…o castelo da Disney da Califórnia…

Disneyland, Califórnia

… e aqui, a casa que ela ganhou de titio Walt na Flórida para a sua aposentadoria. o da Disney World.

Walt Disney World, Flórida

Os trips explicam o que o blogueiro não se deu ao trabalho de checar: o castelo da Disneyland é da Bela Adormecida. Os castelos das Disneylands de Paris e Tóquio tambémsão. Só o da Disney World é que da Cinderela.

Passada a decepção inicial, porém, devo admitir (#2) que acabei me afeiçoando ao castelito original. O rosinha leva mais jeito de conto de fadas; e no geral o castelo não tenta enganar você: é um castelinho de parque de diversões. (Já o da Flórida parece quase de verdade; lá a decepção é descobrir que não dá para entrar.)

Se bem que, entre os castelos da Cinderela, eu ainda fico com o que * dizem * ter sido a inspiração de titio Walt para desenhar o da Flórida: Neuschwannstein, na Baviera.

Castelo de Neuschwanstein, Baviera

Agora: quando chega a hora dos efeitos especiais (e este aí de baixo foi o show de fogos “Wishes” que vi na noite de sexta aqui na Califórnia), não dá  pra competir com o pessoal daqui…

Disneyland, Califórnia

A Mobility é a locadora oficial desta viagem.


Leia também:

Passo a passo: como ir de Munique ao castelo de Neuschwanstein

Vem cá: sou só eu que gostei mais da Universal do que da Disney?

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


30 comentários

As crianças são os seres mais puros e contagiantes da terra, qualquer sorrisinho e eles já te contagiam, não importa seu humor, uma criança feliz é sempre cativante. Acho que essa é a principal característica da atmosfera que Walt criou, quem vai a Disney sabe que não se trata só de brinquedos e contos de fada, há toda uma atmosfera de magia que queira ou não te contagia. As pessoas são diferentes e devem respeitar sempre a maneira da outra, agora o que esperar de uma pessoa recalcada que diz ter pena de quem viaja pra Disney, hauahau hilário. Já fui 3x, a primeira com meu irmão aos 15 anos, a segunda com minha noiva aos 30 e a terceira (agora na califórnia, ano passado), ambas experiências mágicas e sinceramente… Ao menos nessa minha fase jovem da vida, vai sempre continuar sendo minha primeira opção de destino turístico. Quanto ao fato da fantasia/realidade e o dilema com as crianças, creio que todos, inclusive nós precisamos de um pouco de fantasia, tudo tem sua dose certa… Como privar uma criança dessas histórias fantásticas? Ainda mais hj! Trabalho com publicidade, mas tenho uma empresa de animação de festas infantis com videogames, é impressionante a quantidade de criança de 6, 8, 10 anos que pedem jogos violentos e a permissividade dos seus pais… Obs: Não sou contra jogos violentos, só acho que deva haver um controle maior sobre quem joga, mas se a criança, como no caso dos contos de fada sabe discernir entre ficção / realidade, cabe aos pais decidir.

Na boa, eu visitei o Magic Kingdom este mês e para mim era da Cinderela. Lá pelas tantas, uma Sininho desceu por um fio… Faz diferença? Eu achei pequeno, talvez se eu tivesse ido pequena não achasse. E adorei a discussão sobre o Príncipe Encantado e o comentário da querida Sylvia dizendo que uma das filhas fez psicologia rsrs (ela sabe que minha irmã tb rsrs)

Discordo. Por que lemos romances? As crianças também sabem distinguir realidade da fantasia. Não contar a elas histórias de fadas e princesas achando que vão viver acreditando em castelo e príncipes é subestimar em muito a inteligência delas.

E vem mais castelos por aí. Está programada para 2012 uma expansão da Fantasy Land do Magic Kingdom e a construção do Castelo da Bela e a Fera. Espero que nesse dê pra entrar. Ano que vem, levaremos a pequena com 4,5 anos. Ela é alucinada por princesas e só de imaginar a felicidade que sentirá, já me emociono. Acho que por mais fake que seja, sempre vai ser lindo no imaginário de uma criança.

    Paula, reserve uma refeição no Castelo.ou a Bibbidi Bobbiti Boutique para ela.

    Val, a Bibbidi Bobbiti Boutique tá super na minha lista, assim como uma refeição com princesas. Essa viagem vai ser pra ela, tanto que vamos deixar nossa filha menor (que na época terá 1,5anos) aqui, com a avó. Penso em ir em junho, no começo do verão.

    Fomos na Disney em Março e tinha uns tapumes na área nova do Fantasy Land! vai ficar legal! 😀

    Acho que a Disney demorou para atinar que as princesas era uma boa fatia do turismo, percebi que grande parte das crianças que vão na Disney World (meninas) querem ver coisas relacionadas a conto de fadas. 😉

Pois é Riq, também dei uma brochada quando disseram que não dava pra entrar no da Flórida. Mas também concordo totalmente que perto do Neuschwanstein, qualquer um deles não passa de um castelo de brinquedo!

Adoro castelos, principes, duendes, bruxas, sacis, mulas sem cabeca e contos de fada!Como trabalhar o imaginario infantil sem estes artificios? E os olhinhos deles como brilham ao encontrar com as personagens dos seus sonhos …. mas, a Sylvia tem razao, nao sei se foi falta de sorte, encontrei o sapo, mas o principe ainda nao rolou …. (teclados sem acentos)

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.