Europa viajar sem reservas

Europa: vale a pena viajar sem hotéis reservados?

Europa viajar sem reservar hotéis

Muita gente pergunta nas caixas de comentário: dá pra viajar pra Europa sem ter reservado hotéis para a viagem inteira? O que que eu digo na imigração?

A razão normalmente alegada por não querer fazer reservas por todo o período é o desejo de não querer engessar a viagem. Poder exercer o direito de decidir pra onde ir e quanto tempo ficar em cada lugar no calor da viagem.

Daqui a pouco eu falo sobre isso. Antes disso, é bom relembrar as exigências de imigração pra brasileiros entrarem como turistas na Europa.

Requisitos para um brasileiro entrar na Europa

europa viajar sem reservar hotéis

Requisitos para entrar no Espaço Schengen

Primeiro, vamos examinar as exigências do Espaço Schengen — um grupo de 29 países, incluindo San Marino, Vaticano e Lichtenstein, que aboliram o controle de fronteiras entre si. Dos países mais visitados por brasileiros, só o Reino Unido, a Irlanda e a Croácia não pertencem ao Espaço Schengen.

Agora: Portugal, Espanha, Itália, Suíça, Alemanha, Holanda — países que têm vôos diretos ao Brasil — pertencem ao Espaço Schengen.

O Espaço Schengen tem regras claras pra brasileiros que estejam viajando de férias ou a negócios.
Você precisa ter (e, de preferência, tudo organizado numa pastinha):

  • Passagem de volta já comprada
  • Um passaporte que permaneça válido por 3 meses depois da data do seu vôo de volta ao Brasil
  • Prova de que dispõe de 65 euros por dia por pessoa pra custear a sua viagem (em dinheiro vivo, extrato de cartão de crédito ou de cartão pré-pago)
  • E… reservas de hotel confirmadas pra todo o período da viagem, ou carta-convite dos seus amigos ou parentes na Europa que vão hospedar você em casa

Daí você pergunta: todos os agentes de imigração vão pedir todos esses documentos pra você? Não. Você deve ter tudo isso arrumado numa pastinha, mas só vai precisar mostrar se for pedido.

Acontece que, se o agente de imigração desconfiar que você é um imigrante clandestino em potencial, ele vai começar a pedir esses documentos. E se você não tiver, por exemplo, reservas de hotel confirmadas e/ou carta-convite que cubram toda a sua viagem, você vai estar em maus lençóis.


Carta-convite? Que bicho é esse?

Carta-convite é o documento que oficializa a sua hospedagem numa casa de amigos ou parentes na Europa. Deve ser escrita preferencialmente em inglês, assinada a mão e digitalizada.

Não existe um formulário-padrão para todos os países, mas o que importa é o conteúdo. O anfitrião precisa informar o número de seu passaporte, endereço e telefone, declarar que o hóspede está custeando a sua viagem e anexar cópia do seu passaporte e prova de situação legal no país.

Pode ser algo assim:

  • LETTER OF INVITATION
  • I (nome do anfitrião), (nacionalidade), holder of passport (número do passaporte), living at (endereço, cidade, país, telefone), hereby declare that I have invited (nome do convidado), (nacionalidade), holder of passport (número do passaporte), living at (endereço, cidade, país), to be a guest at my house from (data de chegada) to (data de partida).
  • I testify that (nome do convidado) travels as a tourist by (his/her) own means. Attached you find a copy of my passport and residence permit. Please don’t hesitate to contact me at (número do telefone).
  • Cordially,
  • (Assinatura e nome do anfitrião)

Requisitos para entrada no Reino Unido

europa viajar sem reservar hotéis

E fora do Espaço Schengen? Para entrar no Reino Unido também é assim?

Não. Não existem regras objetivas pra entrar no Reino Unido — mas isso só aumenta a autoridade do agente de imigração de implicar com você.

Se eu fosse você, montaria uma pastinha igual à do Espaço Schengen. Passagem de volta, extrato de cartão, reservas para toda a estada (ou carta-convite se for se hospedar em casa de amigos ou parentes) e seguro-saúde.

O seguro-saúde não é obrigatório para o Reino Unido, mas não é esperto sair de casa sem estar coberto. Conta de hospital em libras não é algo que dê para encarar.

Vale a pena viajar à Europa sem reserva de hotel?

europa viajar sem reservar hotéis

Não, né?

Você precisa das reservas confirmadas para entrar na Europa

Viajar com reservas confirmadas é a regra do Espaço Schengen. E também é um item fundamental para dobrar a reticência de um agente de imigração no Reino Unido.

Para que arriscar?

Quem viaja com reservas viaja melhor

Para mim, esse é um aspecto ainda mais importante de todos.

Essa idéia de ‘não engessar a viagem’ podia valer há 30 anos, quando as viagens à Europa eram mais longas e as pessoas faziam suas reservas de hotel no guichê informações turísticas ao chegar na estação de trem da cidade.

Hoje o mundo inteiro faz reserva com antecedência, e quando você deixa pra reservar ao chegar você tem que se contentar com o que sobrou.

Você abre mão de escolher onde ficar em troca dessa liberdade de… ter que se preocupar com isso durante a viagem. A liberdade de… perder o seu tempo útil de viagem tomando providências práticas que podiam ter sido tomadas ainda no Brasil, quando o seu taxímetro tava correndo em reais.

O que está por trás do receio de ‘engessar a viagem’

Esse receio de engessar a viagem normalmente é uma desculpa pra duas coisas. Uma desculpa pra não planejar direito a viagem (ah! lá eu me viro!). E uma desculpa para não tomar decisões importantes — mas na verdade você só faz adiar a decisão pra depois de você chegar.

Os dois motivos podem fazer você dar com os burros n’água.

Viajar sem planejamento:

  • Faz você perder passeios e atrações importantes por simplesmente não ter comprado os ingressos com antecedência
  • Faz você pegar filas de duas, três horas porque não comprou o ingresso com hora marcada quando ainda estavam disponíveis
  • Faz você pagar mais caro por viagens de trem que teriam desconto se você tivesse comprado antes
  • Faz você perder a chance de se hospedar nos hotéis de melhor custo x benefício, que são os primeiros que lotam

E adiar decisões de itinerário pra depois que você chegar é inútil. Quem disse que você vai ter melhores condições pra decidir para onde ir depois de chegar? A tendência é você passar zunindo pelos lugares, porque a próxima escala sempre pode ser mais bacana — e você só vai descobrir isso depois que chegar lá. Viajar assim é uma ansiedade.

Quer desengessar a viagem?

viajar europa sem reservar hotéis

Se você não quer engessar a sua viagem, existe uma solução: viaje devagar.

Fique mais dias em cada lugar

Com mais dias em cada base você vai baixar a ansiedade e vai experimentar essa sensação de liberdade que você procura. Você vai descobrir coisas que você não esperava e vai poder calibrar os passeios aos arredores de acordo com a sua disposição e energia.

Hotéis bem-localizados | Amsterdã | Andaluzia | Barcelona | Bélgica | Berlim | Budapeste | Costa Amalfitana | Côte d’Azur & Provence | Florença | Lisboa | Londres | Madri | Munique | Milão | Paris | Porto | Praga | Roma | Siena & Toscana | Veneza | Viena |

Leia mais:


viajar europa sem reservar hoteis

86 comentários

Ficarei 30 dias em portugal posso fazer reserva de hotel por uma semana? Pois irei a várias cidades.

    Olá, Mara! Se você quer arriscar ser barrada por não ter reservas para toda a sua viagem, o risco é todo seu. Só não diga que você leu num blog para fazer isso, que aqui não leu não. O texto diz exatamente que isso não deve ser feito.

    Não canso de me admirar com quanta gente acha que a gente vai mudar o que está escrito no texto só porque a pessoa pede com jeitinho.

Olá boa tarde, preciso saber se o valor de 65 euros por dia eu tenho que levar em espécie? ou posso levar um cartão de crédito internacional que tenha esse limite.

    Olá, Shayne! Pode levar carregado no cartão pré-pago ou com limite no cartão de crédito.

Olá preciso de uma ajudinha.
Viajarei para Europa com o meu namorado, aí comprei as nossas hospedagens através de
um site. Nesse site só solicitou meu nome como hóspede principal, mesmo sendo um quarto duplo. Mas agora estou com receio na hora da imigração lá em Portugal, pq meu namorado não ficou com nome dele registrado na reserva da hospedagem. Será que pode ter algum problema? Na hora da imigração, pode ser que fiquemos com fiscais separados, e na hora da entrevista ele não terá nenhum comprovante na mão.

    Olá, Vileanne! Não tem problema. Ele apresenta as mesmas reservas que você. Você estará perto, ele pode apontar/mencionar você se o agente pedir esclarecimentos. Reservas são feitas em nome de uma pessoa só, imagine se todo mundo que não fosse casado e tivesse as reservas em nome do namorado/namorada fosse barrado na Europa por causa disso.

Olá tudo bem?
Então, fiquei com dúvida. Sobre o seguro.
Esse seguro:
É seguro de vida, caso de acidente?
Ou dinheiro pra se manter na alimentação?

    Olá, Lucilene! Seguro-assistência, com franquia de 30.000 euros e repatriamento de corpo. Todas as seguradoras vendem. É o seguro-padrão para viajar à Europa.

Olá! adorei as dicas.
Vou viajar para Portugal com conexão na Espanha e tenho as reservas de hotel. Gostaria de saber se eu solicitar o cancelamento das reservas e mesmo assim levar o comprovante eu corro algum risco de na imigração eles entrarem em contato com o hotel?

No caso das diárias pagas em reais. As reservas podem ser feitas depois de já estar na Europa?

    Olá, Fabrício! Não viaje à Europa sem hotéis reservados. Você pode precisa comprovar reservas ao chegar.

Olá. Vou à turismo para Portugal por 30 dias. Terei problema na imigração por apresentar as reservas dos alojamentos, sem estarem previamente pagas? Obs. As reservas que fiz não requerem pré-pagamento. Achei mais seguro e tranquilo pagar durante o check-in.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.