Como alugar apartamentos de temporada no exterior (Parte 1)

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

(Publicado no caderno Viagem & Aventura do Estadão em 17/3/09)
roma2

Ano passado fiz uma longa viagem para revisitar nove cidades essenciais: Lisboa, Madri,Barcelona, Roma, Paris, Amsterdã, Berlim, Londres e Nova York. Na maioria delas passei uma semana inteira. Em nenhuma dormi em hotel. Em cada uma das cidades aluguei um apartamento charmoso, pelo preço que me custaria um hotel sem-graça. No lugar dos corredores intermináveis de um hotelão tipo Ibis ou do quarto acanhado de um pequeno duas-estrelas, eu tinha sala de estar, cozinha completa – e um molho de chaves.

Fugir do hotel para o apartamento de temporada não é para todo mundo, nem para todo tipo de viagem. Mas se você pretende permanecer pelo menos cinco dias numa cidade e quer rechear sua rotina de turista com algumas experiências que só os moradores vivem, então o aluguel de apartamento pode mudar o seu jeito de viajar.

paris1c

Alugar apartamento é a nossa vingança contra o downgrade de hospedagem a que temos sido forçados pela desvalorização do real e pela escalada de preços das diárias dos hotéis. Nos últimos dez anos, enquanto o preço das passagens aéreas internacionais permaneceu estável em dólar, os hotéis dobraram ou triplicaram de preço, tornando-se o item mais caro de uma viagem internacional. Entretanto, a mesma bolha imobiliária que fez explodir as diárias dos hotéis também acabou fazendo surgir um enorme mercado de apartamentos para curtíssima locação. Graças à evolução da internet, apartamentos para alugar no mundo inteiro estão a alguns cliques das suas próximas férias.

novayork1

Como funciona?

Procurar apartamento de temporada no exterior não é muito diferente de procurar um apartamento na sua cidade. É preciso paciência para vasculhar diversas imobiliárias; a diferença é que elas estão na internet, e apresentam suas ofertas em inglês. Os recursos de busca variam de site para site – mas todos mostram fotos e informam localização e preço. Escolhido o apartamento, você preenche um formulário para confirmar a disponibilidade nas datas que deseja.

Para fechar negócio, é exigido um depósito – entre 30 e 40% do total. A maioria das agências aceita cartão de crédito. Algumas poucas, porém, só operam com PayPal, um sistema de transferência de fundos por cartão de crédito muito usado em sites com o eBay; se este for o caso, você vai precisar abrir uma conta no site PayPal.com.
O depósito normalmente corresponde à taxa da imobiliária. Assim que o pagamento é feito, a agência notifica o proprietário, que então entra em contato, por email, para combinar os detalhes da sua chegada. O saldo deve ser pago em dinheiro vivo, na entrega das chaves. Dependendo do contrato, deixa-se também uma caução, que é devolvida na sua saída.

londres1

Em que sites procurar?

O melhor ponto de partida é mesmo o Google. Digite, entre aspas, as palavras mágicas “vacation rentals” e, fora das aspas, o nome da cidade desejada, em inglês. Na primeira página vão aparecer os sites mais quentes. Faça uma segunda pesquisa, com o nome da cidade seguido de “apartments”. Pronto. Você já tem com o que brincar por uma semana.

Prepare-se para ver de tudo: de lixo total ao deslumbre absoluto, com preços de acordo. A maioria dos sites oferece uma coleção desparelhada, misturando apartamentos de decoração minimalista (sinal de que são mantidos apenas para alugar) com apartamentos lotados de tralhas (sinal de que o dono mora lá e só sai quando o apê é alugado). Alguns (poucos) sites ostentam apartamentos muito parecidos entre si – indício de que todos pertencem à agência.

Mundo inteiro: VRBO, Perfect Places, VacationHomeRentals
Portugal e Espanha: Friendly Rentals, Rent4Days, Traveling to Lisbon
Paris: RentParis, MonParis, ParisAttitude, NYHabitat/Paris
Nova York, Londres e Paris: NYHabitat, AlugueldetemporadaemNovaIorque.com
Berlim: All Berlin Apartments
Amsterdã: StayAmsterdam
Buenos Aires: BytArgentina, ApartmentsBA, HomesBA

amsterda1

É seguro?

Não dá para garantir 100% de segurança, porque é impossível pôr a mão no fogo por tantos proprietários avulsos. De todo modo, conduzir o processo por uma imobiliária sempre é menos arriscado do que tratar direto com o dono. Trocar vários e-mails antes de chegar – perguntando detalhes, pedindo dicas – ajuda a assegurar que o seu apartamento existe e estará disponível na data combinada.

Leia mais:

630 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Maria das Graças
Maria das GraçasPermalink

Thainá, eu aluguei apto em Paris por um mês no ano passado mas paguei apenas 30% do valor do aluguel via cartão de crédito, que foi devolvido integralmente logo depois do nosso retorno. O valor do mês de aluguel eu levei em travellers cheque.

Eliana Barbosa
Eliana BarbosaPermalink

Olá Maria das Graças...eu já me "aproveitei" de suas informações lá no Conexão, td bem? Gostaria de saber com qual empresa vc negociou o aluguel do apê em Paris.
Obrigada!

Maria das Graças
Maria das GraçasPermalink

Eliana Barbosa, a empresa é a Mon Paris.

Eliana Barbosa
Eliana BarbosaPermalink

Merci, Maria das Graças!

Fábio Pimentel
Fábio PimentelPermalink

Estou alugando um apartamento em Santiago do Chile, para tal necessito fazer um depósito 'PAYPAL', por gentileza, alguém poderia me explicar o que é "Paypal" e como porceder para esta modalidade de pagamento. Tábem gostaria de saber como operar com travellers cheque.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabio! Leia sobre PayPal neste post:
http://www.viajenaviagem.com/2009/04/paypal-abra-sua-conta-antes-que-voce-precise-dela/
http://www.viajenaviagem.com/2010/07/vacina-contra-febre-amarela-nao-espere-ate-precisar/

Não vale a pena levar traveler cheques para pagar aluguel de apartamento. Você dificilmente vai encontrar um lugar com boa cotação para trocar os cheques por dinheiro entre o aeroporto e o apartamento.

Maria das Graças
Maria das GraçasPermalink

Bóia, eu paguei meu aluguel em Paris com os próprios travellers.

Luiz
LuizPermalink

Hola! Fábio.
Por acaso vc conseguiu alugar o apto em Santiago.
É que tow precisando... talvez vc possa me passar os dados daquele que vc alugou... Qualquer ajuda agradeço.
luizrobson.adv@hotmail.com

Luciana
LucianaPermalink

Olá Fabio .. Tudo bem?
Gostaria que você me desse a dica do apartamento que alugou em Santiago , tenho uns amigos me perguntando sobre isso , você pode recomendar este que alugou? Quantos quartos possuem e qual a localização?

Muito obrigada!

Luciana

Roberto Duarte
Roberto DuartePermalink

Dicas de site de aluguel de imovel em Nova Iorque, irei ficar 08 dias na cidade no mes de setembro.

Sérgio Ricardo
Sérgio RicardoPermalink

Estou na mesma situação. Se descobrir algo legal me informe.
Sérgio, sericardoso@ig.com.br

Maria Carlota Carvalho
Maria Carlota CarvalhoPermalink

Estou na mesma situação. estarei em NY de 26 set a 02 outubro e as diárias de hotéis estão um assalto, 300 a 400 dolares po dia. Terei que alugar um studio, algo bem pequeno, desde que tenha serviço de camareira e que seja limpíssimo. Estou aceitando sugestões, obrigado e não precisa ser na times square de maneira alguma, pode ser em downtown, por exemplo, porque quero conhecer o Brooklin que ainda não conheço, etc....ou seja fzer outro tipo de programa...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Carlota! O "serviço de camareira" já encarece bastante o seu flat, fica o preço de um hotel.

Sugestão: faça uma reserva cancelável e continue monitorando os preços de diárias. Nos sites de reservas, como http://www.hoteis.com , patrocinador deste site, as melhores ofertas costumam aparecer com três meses de antecedência. Daí se for o caso você cancela sua reserva e faz outra. Os melhores preços costumam ser não-reembolsáveis.

Maria Carlota Carvalho
Maria Carlota CarvalhoPermalink

Obrigada pela dica. Farei a pesquisa e depois postarei. Valeu. Abraços.

leobopp
leoboppPermalink

Tenho usado o AirBnB. Os preços estão muito bons.

kelly
kellyPermalink

ola Maria Carlota Carvalho? como foi sua viagem? encontrou um lugar bom pra se ficar?

Sérgio Ricardo
Sérgio RicardoPermalink

Sara Soares, visite o blog conexãoparis.com.br e veja aluguel de aptos. Tem a empresa alaparisiense com Vinícius, já aluguei com ele e deu tudo certo.]
Abçs,
Sérgio

Permalink

[...] [...]

Ana Paula
Ana PaulaPermalink

Estou indo com meu marido para Londres em junho, para um curso de ingles por duas semanas, alguém sabe sobre site seguro de aluguel de flat na cidade???
Ana Paula.

Eneida
EneidaPermalink

Já aluguei um apartamento em Londres com esta empresa: www.aplacelikehome.co.uk e deu tudo certo! Recomendo.

Outra que me atendeu muito bem, mas não aluguei porque o lugar que eu queria não estava disponível: http://www.ivylettings.com/

Luciana
LucianaPermalink

Vou passar de três a seis meses em Nova Iorque.
Alguém já alugou um ap. por este período?
Estou encontrando apenas para poucos dias.
Obrigada

leobopp
leoboppPermalink

Você pode tentar pelo AirBnB, uma nova rede social que está fazendo o maior sucesso. É super confiável, mas não tenho idéia se os preços estão bons para aluguel. Só sei que em relação aos hotéis sai bem mais em conta.

Ane
AnePermalink

Olá, estou indo passar 10 dias em Roma e pensei em alugar um apartamento. Você tem alguma dica específica para me passar? Vi uns apartamentos, mas não tenho noção da localização, segurança e comididade.
Obrigada,

Ane.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana! O Ricardo Freire alugou um apartamento no Trastevere e gostou muito.
Leia sobre Roma a partir desta página:
http://www.viajenaviagem.com/europa/roma-ricardo-freire .

Cecília Gontijo
Cecília GontijoPermalink

Olá pessoal,
viajarei para Paris com minha família e optamos por alugar um apartamento. E volto a fazer a pergunta da Maria Isabel, de repente até ela mesma pode compartilhar a experiência que teve.
Alguém já utilizou os serviços de aluguel de apartamento através do site http://www.apartmentparis.fr ?
Nele encontrei os apartamentos que melhor nos atendia.

Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cecília! O mercado de locação é bastante pulverizado. Procure informações sobre agências jogando o nome no Google acompanhado de palavras como "problems" e "complaints".

Maria A.
Maria A.Permalink

oi

eu vou a roma em julho com duas amigas, vamos la ficar 6 noites, acha boa ideia ficar em apartamento ou é mais seguro num hotel?
vi alguns apartamentos no centro de roma neste site em q

Maria A.
Maria A.Permalink

oi
estou indo a roma em julho com duas amigas durante 6 noites
tenho duvidas em relação a estadia, é seguro alugar apartamento para 3 raparigas ou e mlhr nao arriscar e fcar por um hotel? por um lado o apartamento tem a vantagem de fazermos as refeições e poupar algumas idas a restaurantes e vi que o arrendamento era mais barato que ficar em hotel, por outro o hotel é mais seguro mas só da para tomar pq almoço...
estava a ver apartamento neste site http://www.homelidays.com/PT-Alojamento-Ferias/100_Home/Home.asp o que axam? é de confiança arrendar a particulares?

jacques ernani
jacques ernaniPermalink

Meus caros amigos, gostária de ter informaçoes sobre aluguel em Barcelona, pois, estou indo lá em agosto e possivelmente vá com mais um amigo ou mesmo só.
Grato.

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Jacques! Já respondemos o seu outro comentário! Peço a gentileza de não repetir perguntas, pra gente conseguir concentrar todas as respostas num post só. Vemos sempre todas as dúvidas wink
http://www.viajenaviagem.com/europa/barcelona-ricardo-freire/comment-page-4/#comment-136604

laura
lauraPermalink

Quero saber o e-mail da DORA q aluga ap em N Y,se alguem souber ,aguardo Obrigada.Laura

Orlando Pessoa de Araujo

Eu sugiro em Roma www.aluguelroma.com Os apartamentos estão equipados com todo o conforto e situadas nas zonas mais prestigiadas de Roma
smile

Hosana
HosanaPermalink

Sugiro em NY o http://www.mivar-suites.com/
Fiquei em um apartamento ótimo, com excelente localização e preço justo. Mais em conta do que hotel! Tudo limpinho e organizado!

Sol Maia
Sol MaiaPermalink

Já estive com meu marido em Paris ( em hotel) e agora pretendemos voltar final de março, e quero ficar em apto ou estúdio, mas minha preocupação não é tanto com quem aluga( vcs já me deram muitas dicas ) mas sim "o local" , gostaria de um bairro com movimento, supermercado, padarias,restaurantes, etc...mas tenho receio de ficar em bairro estranho, onde tenha que andar com cuidado, que se veja prostituição e "casas noturnas" demais( tipo Pigalle ?) , alguém que conheça bem Paris pode me dar essa dica?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sol! Siga as dicas do Comandante na página-guia de Paris, seção "Onde ficar". wink

Maria
MariaPermalink

Oi Sol.

Eu estou morando no bairro Marais. La, tme os mercadinhos pequenos bem parisienses, com frutas frescas todos os dias.
O bairro 'e proximo de tudo, fica no 4 arrondissement, e tem muitos metros. Eu gosto bastante. O legal 'e que voce nao precisa pegar o metro o tempo todo e pode andar bastante. Eu vou para o luvre, saint michel, torre eiffel a pe!! Otimo exercicio. Tem bares e restaurantes baratos.. (tem caros tambem) O meu apartamento fica proximo do jardim place des voges. Para conseguir o meu apartamentos, procurei muito nas agencias, a que mais tem nessa regiao 'e a Private homes. www.privatehomes.com
O site que coloquei em cima 'e o meu blog.. estou em paris e estou publicando lugares para ir!

boa viagem!!

Maria Cleide
Maria CleidePermalink

Olá,Maria
Gostaria de alugar um ap em Paris.Parece que seu bairro é muito bom, perto de tudo.Qual a empresa q vc alugou? Há muitas no site, fiquei na dúvida.E qual é o seu blog? Preciso de MUITAS informações sobre Paris.Um abraço.Maria Cleide

Amélia
AméliaPermalink

Aluguei um apto em Paris, entre o Marais e Bastille, Rue Chemim Vert, por 10 dias e foi tudo de bom.Metro há 100 mts, supermercado em frente, feira livre aos domingos com todas as frutas e verduras da estação alem de queijos e vinhos.Fiz pela NY Habitat, que tinha uma caução melhor.Paguei diretamente para a proprietária.WiFi, telefone gratuito para o Brasil, só não tinha ar condicionado, mas o ventilador deu conta do calor.Agradeço as dicas Riq!

Ana Karine
Ana KarinePermalink

Vou para Lisboa em outubro e gostaria de alugar um apartamento. Alguém tem alguma dica?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Karine! Siga as dicas dessa série de posts! wink

Tatiana
TatianaPermalink

Para quem vai para a Rússia (Moscou e/ou São Petersburgo), a dica é alugar um apartamento pela City Realty (www.cityrealtyrussia.com). É mais vantajoso, especialmente se vc estiver viajando com um grupo. Dá pra pagar mais barato em um apê bem localizado do que em um hotel afastado. Em Moscou, particularmente, os hotéis centrais são muito caros. O serviço oferecido pela empresa é muito bom,super confiável e o pessoal fala um inglês perfeito.

Ivete
IvetePermalink

Boa noite!
Em fevereiro (de 11/02 a 03/03) estarei indo com meu namorado à Portugal, Espanha e talvez um bate-volta à Marrocos e em Lisboa que é onde ficaremos mais tempo (1 semana) fiquei super interessada em alugar apto. Alguém já alugou prá me dar alguma dica? Tipo local, preço, site onde procurar, etc.
Fico aguardando e agradeço.
Ivete

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ivete! Leia a série até o fim (são três posts, viu?). No final há sites para você pesquisar. O Ricardo Freire também dá a dica de como começar do zero, é só você ler com atenção.

Neste outro post os leitores falam de apartamentos que já alugaram mundo afora:
http://www.viajenaviagem.com/2011/05/apartamentos-de-temporada-os-relatos-dos-leitores/

Ivete
IvetePermalink

Valeu pela dica, Boia.
Vou dar uma boa pesquisada e ver se vale a pena.
Depois vou pedir um help sobre roteiros também.
Obrigado.

Lilian
LilianPermalink

Para alugar em Paris sugiro o site http://www.lodgis.com/pt/ aluguei qdo fui em 2009, não tive problemas, e eles têm vários apartamentos em todas as regiões da cidade.

Luiz Alberto
Luiz AlbertoPermalink

Em julho, passei 10 dias numa adorável casa na Toscana - mais precisamente a 2Km de Greve in Chianti. De lá, fizemos viagens de bate-volta de 1 dia para uma série de cidades. É uma casa de fazenda, do Sec. XVII, que foi restaurada e reformada e transformada em 3 casas independentes - uma de 2, outra de 3 e outra de 4 suítes. Fica na zona rural, entre vinhedos e olivais, um pequeno pedaço do paraíso. Para os interessados, o site é www.chiantisuites.com.

Em janeiro próximo, vou alugar apartamentos em Roma e Lisboa, depois conto como foi.

Abraços a todos e boas viagens!

Luiz Alberto

Marcie
MarciePermalink

Trips, um pequeno update - com péssimas notícias: acabei de ser informada que devido à tal nova legislação em Paris que impede o aluguel "short-term" - sabe aquela lei que ninguém acreditava que fosse ser colocada em prática? - o proprietário do apê que eu sempre alugo não vai mais poder alugá-lo. (por favor, insiram aqui uma série de impropérios...!) sad

Marcie
MarciePermalink

Atualizando a informação acima: falei com 3 agências de locação. Dois disseram que por enquanto não estão alugando para turistas. Uma falou que está, com algumas mudanças e restrições. (ainda não sei quais são, estou investigando as datas que quero).

Emerson
EmersonPermalink

Eu e minha esposa pretendemos passar 3 meses em Barcelona, possivelmente de maio a julho de 2012. Alguém tem alguma dica para me fornecer quanto ao aluguel de apartamento próximo à Rambla?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Emerson! Se você for até o final desta série, vai aprender a encontrar você mesmo o apartamento que procura em qualquer lugar do mundo. Na parte 3 há indicações de agências em Barcelona.

A Dri Setti do Achados também indica estas:
http://viajeaqui.abril.com.br/blog/achados/onde-ficar-parte-ii-apartamentos/

Camila
CamilaPermalink

Olá,
Este ano passei um mês viajando na Europa e aluguei 2 apartamentos com a agência abaixo e deu tudo certo, super recomendo!

www.citylivingapt.com

Lali
LaliPermalink

Olha,
as minhas experiências com aluguel de ap no exterior não foram lá grandes coisas... Primeiro a minha irmã alugou em Paris um apêzinho suuuuper charmoso. Depois de uns dois dias, começaram as coceiras... descobriram uma infestação de percevejos... Ligaram p/ a empresa que alugou e eles mandaram um dedetização... que de nada adiantou... resultado: Só qdo já estavam em Madri é que as marcas apareceram. Estavam literalmente com o corpo todo coberto de feridas... eles acabaram não processando a empresa por pura preguiça, mas se coçaram por vários dias e tiveram que fazer tratamento para não ficar com cicatrizes...
Já eu, aluguei em BsAs. Um apê suuuuper bacana através do site ApartmentsBA. Todos foram muito gentis. O problema foi no Check-out. Meu vôo era de manhã. Apesar de ter pago uma taxa extra por necessitar em um check-out fora do horário comercial, ninguém apareceu para fazê-lo! Nós marcamos com eles 7h00 e esperamos até 8h15, sendo que nosso vôo era 10H00. Sorte que era em Aeroparque. Resultado, tivemos que bater a porta com a chave dentro, depois lembramos que não tínhamos como abrir a porta de saída do prédio... até que um vizinho nos salvou! Chegamos a tempo do check-in, mas ficamos presos na entrada do embarque, numa fila quilométrica na passagem pela esteira. No meio da fila começamos a ouvir os nossos nomes, sendo chamados p/ embarque imediato, e ainda nem tínhamos passado pela imigração... isso tudo com 3 crianças pequenas... aff... foi uma correria até o ônibus, com carrinho de bebê, bagagem de mão, etc... sufoco... mas conseguimos pegar o vôo.
Fiquei fula da vida. Como era um domingo, não nos deixaram nenhum telefone de contato, então ficamos sem saber que decisão tomar, já que o combinado foi que nos devolveriam o nosso depósito caução no check-out. Depois se desculparam rapidamente e devolveram através do cartão de crédito, descontando os 10 dólares por um prato quebrado, mas sem nos devolver o valor pago pelo "early check-out" que não houve...
Alugar apê... nunca mais...

Patricia Luck
Patricia LuckPermalink

Em abril de 2012, seremos 7 pessoas na Alemanha. Alguém já alugou apartamento em Munique? Está difícil...

Agradeço qualquer dica.
Um abraço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patricia! Vá até o último post desta série, não tem como você não conseguir alugar. Talvez esteja ainda muito cedo para arrumar alguma coisa em abril; muitos apartamentos são postos no mercado mais perto da data.

Patricia Luck
Patricia LuckPermalink

Valeu Bóia!
Já li o post todo e já aluguei apartamento seguindo as dicas daqui, mas seria bom algo prontinho de alguém, né! rsrsr. Acho que não estou muito adiantada, algumas empresas já não tem algumas unidades disponíveis...Volto para dar o feedback.

Um abraço!

Patricia Luck
Patricia LuckPermalink

Voltando aqui para indicar o apartamento em Munique. Aluguei direto com o proprietário, mas a unidade está no AirBnb (#115632). O site deles é o http://www.living-and-daylight.com/. Tudo certinho! Para 7 pessoas, paguei menos de 1500 euros por uma semana. Recomendo!

Fernando
FernandoPermalink

Alguem sabe dizer se existe esse tipo de serviço de locação temporaria de aptos em São Paulo??

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernando! Tente o http://www.aluguetemporada.com.br .

Nelson Gasparin
Nelson GasparinPermalink

Prezado Ricardo Freire,

Li aqui no blog que você já alugou a apartamento da Rue Chapon 20 - "Marais" - Paris,pela rentparis.com e pelo que percebi vc gostou. Você poderia ampliar a informação (pois selecionei coincidentemente este ap), algum ponto negativo? A localização ali é tranquila para andar a noite tb? A locação do ap pela parisrent correspondeu exatamente ao anuciado? Problemas?

Parabéns pelo site e desde já agradeço a atenção,

Nelson

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Nelson! Aqui quem responde é A Bóia, assistente do Ricardo Freire para perguntas. O apartamento foi alugado em 2001. A área central de Paris é mal encarada mas não é insegura.

Nelson Gasparin
Nelson GasparinPermalink

Ok. Obrigado pela resposta.Já faz algum tempo então que ele alugou. Vi pelo relato dele que na Saint Denys (onde ele locou tb há um "comércio na madruga", tal qual em quase todas as outras partes do mundo). E na rentparis os ap são todos ali no haut Marais/Republique, etc.

De qq modo je vous remercie,

Nelson

Vinicius
ViniciusPermalink

Já que não está mais aberto o comentódromo dos apês de BsAs, aqui vai meu breve relato:
Aluguei um apê pela BAiresapartments (http://www.bairesapartments.com/), apartamento no site descrito como Lerma & Malabia II. Ele fica na Lerma, nº 541. Prédio novo, apartamento novinho, com tudo em ordem (não passei por nenhum problema com o apê, um loft em que havia uma cama de casal e um sofá cama, cabendo 4 pessoas tranquilamente). O pessoal, tanto da imobiliária quanto a dona, foi muito atencioso desde a contratação (paguei uma primeira parte como forma de reserva pelo PayPal, depois entreguei o restante ao chegar no apê). Me surpreendeu a pontualidade tanto no check-in quanto no check-out (inclusive a dona nos ligou no dia anterior à saída para confirmar que horário iríamos embora, visto que no dia não haveria necessidade de fazer o check-out no horário padrão - 10hs) e a tranquilidade na operação.
De certa forma, é um apartamento bem localizado. Não fica dentro do entorno da Plaza Serrano, mas a poucas quadras dali (dava umas 5 ou 6). Também não ficava bem perto do metrô (linha B, a vermelhinha), tinha que caminhar umas 6 ou 7 quadras. Ficou, digamos, no meio do caminho entre as duas coisas, numa rua bem tranquila, com pequenos mercados por perto, padaria e, para quem gosta de comprar, a uma quadra da Av. Córdoba e a umas 2 quadras das outlets da Aguirre. Linhas de ônibus passavam na Scalabrini Ortiz, a uma quadra do apartamento (na prórpia Scalabrini também ficava fácil de pegar táxis).

lucia chaves
lucia chavesPermalink

Estou querendo alugar um ap pequeno bem localizado para 4 dias em paris ee 4 em londres, no periodo entre 17 a 27.12.2011. Alguém tem alguma disponível?

Carolina
CarolinaPermalink

Gostaria da ajuda de vocês para esclarecer uma duvida. No inicio do ano que vem vou a NY e uma das opções de hospedagem seria o aluguel de um apartamento. Li algumas coisas sobre a proibição de alugueis de imóveis na cidade por período inferior a uma mês. Isso já esta em vigência? Terei problemas se alugar?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carolina! Existe essa lei, mas muitos continuam alugando. Não se tem notícia de hóspede que tenha sido expulso durante a estada.

Naila Soares
Naila SoaresPermalink

Eu ia fazer a mesma pergunta da Carolina e aproveitar para saber se algum tem alguma indicação de ap em NY..

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Naila! Você encontra o caminho das pedras nesta série, inclusive com indicações de lugares em que o Ricardo Freire pesquisou.

Também pode pesquisar no site de resenhas de apartamentos dos leitores:
http://www.viajenaviagem.com/2011/05/apartamentos-de-temporada-os-relatos-dos-leitores/

Fabi
FabiPermalink

Olá... é mais um update de qual imobiliária NÃO USAR em Paris, a partir de um problemas com uma colega da blogosfera, do qual segue o link. Mas é o caso de que não há arrombamento, mas levam todo seu dinheiro do apartamento alugado. A imobiliária centreparis.
Vai o link: http://www.flickr.com/photos/rmarbella/6430693119/
Só para alertar. Bjos.... Parabéns Riq, parabéns Bóia.

Marco
MarcoPermalink

CAROS, após ler essa série que foi muito útil me sinto na obrigação de relatar um acontecido no intuito de contribuir com todos e tentar evitar que outros sejam vítima da fraude que fui.
Vou viajar para LOndres em fevereiro e resolvi alugar um apartamento lá. Um dos sites que utilizei para me orientar foi esse (e isso não quer dizer que o Ricardo Freire tenha qualquer culpa nisso, longe disso, mas gostaria que ele desse publicidade sobre esse fato), e acabei escolhendo um apartamento da VRBO. Enviei o email via site e pouco tempo depois recebei um email automático da VRBO dizendo que haviam recebido meu pedido e que em breve o dono do imóvel iria entrar em contato. No dia seguinte recebi email do dono, que se identificou como Mario Rossi, e disse os detalhes do imóvel. Troquei diversos emails com ele (e ao mesmo tempo com outros, além de aps da NYHabitat). Enfim, decidimos pelo apartamento e negociamos o pagamento da primeira metade do apartamento para 6 pessoas.
Dados enviados, fiz a transferência bancária internacional (5 dias após ter recebido o primeiro email do proprietário), e na terça-feira, à noite, 6 de dezembro, recebi um email da VRBO dizendo que eles tinham identificado um hackeamento da conta do proprietário do apartamento que eu estava alugando e que não era para eu enviar qualquer detalhe de pagamento e muito menos o pagamento. O alerta veio 10 dias depois do meu primeiro contato. No dia anterior eu havia feito um seguro, pelo sim pelo não, e até agora há pouco eu acreditava que isso iria me salvar. Mas já sei que não vai, pois o seguro não cobre phising na conta do proprietário!!!!! Outros casos aconteceram nos últimos dias e agora colocam em dúvida este sistema. Perdi 1185 Euros! Então recomendo muuuuuuito cuidado a todos e que de preferência evitem esse tipo de aluguel. Estou às ordens para dar mais detalhes sobre tudo que aconteceu e caso o Ricardo Freire queira fazer uma matéria sobre isso estou às ordens e além disso sugiro acessar o link comunity no próprio site da VRBO onde começam a pipocar diversas casos com as mesmas características.
Espero ter contribuído.

Dandara Sampaio
Dandara SampaioPermalink

Olá,

Gostaria de saber se já ouviram falar da airbnb.com. Estou alugando apartamento por intermédio desse site. Queria saber se alguém q já alugou com eles tem alguma opinião. Obrigada!

Maria Tereza
Maria TerezaPermalink

Tenho um apartamento em Salvador - Bahia gostaria de fazer uma permuta no período de Carnaval.
Caso não seja possível gostaria de informação de hotel central em Paris neste período e qual o melhor site para eu me comunicar.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Tereza! O site para fazer permuta de casas é o http://www.trocacasa.com . Mas você troca com outra casa, não com hotel.

Renata
RenataPermalink

Estou querendo alugar um apartamento em Barcelona pela rent4days. Será que é confiável?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renata! Esta agência está recomendada no texto. Você leu? shock

Felipe Raul
Felipe RaulPermalink

Pra quem procura aluguel de temporada no Brasil, eu gostei muito do http://www.temporadalivre.com, os filtros são muito detalhados, as fotos são grandes, é fácil de entrar em contato com os proprietários e é possível marcar imóveis favoritos. #ficadica

Em Paris como uma parisiense…! | Antix

[...] Encontramos esse site aqui, que tem várias dicas sobre isso, inclusive de outros sites que alugam apartamentos por [...]

Juliana Lima
Juliana LimaPermalink

Ricardo,

em Buenos Aires, fui em setembro de 2011, aluguei um apartamento por 10 dias pelo site www.welcome2ba.com e foi tudo muito organizado. Ainda tínhamos a possibiliodade de alugar um transfer pelo próprio site e o motorista nos deixou no apartamento, que ele já tinha o endereço. A diferença deste site para o mais famoso BytArgentina, é que este o hóspede pode chegar a qualquer horário e agendar um transfer, que não vai ter problemas.Vale a pena! Você realmente curte a rotina do lugar, parecendo menos turista smile

Marli SFerreira
Marli SFerreiraPermalink

Olá ,Ricardo Freire,fiquei contente com os relatos na sua página.Será que podia me ajudar,eu e mais 2 amigas estamos querendo viajar para Paris em junho, passar 5 dias em apto alugado.A data sera 22/06 a 26/06 de 2012.pode me dizer se é alta temporada,ou media.Li coisas muito boas sobre vc.Fui a Paris em 2010,amei .quero alugar com vc.Por favor me mande a resposta.
Desde já agradeço.
Marli da Silva Ferreira.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marli! Aqui quem responde é A Bóia, assistente do Ricardo Freire! mrgreen O Comandante não aluga apartamentos; ele dá dicas sobre como fazer isso junto a agências especializadas. Veja as orientações dele nesta série de posts, e consulte também os relatos dos leitores sobre onde ficaram:
http://www.viajenaviagem.com/2011/05/apartamentos-de-temporada-os-relatos-dos-leitores/

Não existe muita distinção entre alta/baixa temporada em Paris. Só agosto que costuma ser dito "alta", por ser uma época em que os parisienses em férias deixam a cidade e ela parece ficar mais cheia de turistas.

Daniela
DanielaPermalink

É seguro alugar apartamentos em NY pelo AirBnb? Digo. É preciso pagar adiantado....então....
Qual a experiência do pessoal aqui no VNV?
Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniela! É seguro.

Islândia? O que voce vai fazer lá?! | Viajoteca

[...] Agradeço a essas dicas e outras mais, graças ao blog do Riq (sempre útil!). Para quem quiser ver o que o pessoal me respondeu, vá a caixa de comentário desse post. [...]

Gi do Prado
Gi do PradoPermalink

Oi Ricardo,

Estou pesquisando apartamentos para locação em Paris para nossa próxima viagem a cidade luz.
Pesquisei os sites que você indica e também achei o http://www.private-homes.com/paris

Vc conhece? Será que é seguro?

Adorei suas dicas!

Sucesso!

Obrigada desde já!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gi! Aqui quem responde é A Bóia.

Infelizmente a gente não tem como garantir a idoneidade de nenhuma empresa. Para checar a reputação o que o Ricardo Freire recomenda é jogar o nome da empresa no Google junto com palavras-chave como problems, complaints, troubles.

souza
souzaPermalink

Bom dia!

Morro em Paris a mais de 21 anos e tenho um apartamento no bairro paris 7 a poucos minutos de saint germain des prés, no melhor bairro da cidade, apartamento de luxo todo équipado com capacidade para até 4 pessoas, alugo por noite, semana ou por mes e dou assistencia para os brasileiros se precisar, comprar passagem para outras cidades, entradas em museis, etc... proprietario serio, de confiança e com mais de 15 anos de experiencia no turismo. Tel em Paris 06 66 89 55 56 ou mais informaçoes no endereço henriquedemonaco@hotmail.com