De Interlaken ao Top of Europe, pela Jungfraubahn

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Jungfraujoch: Top of Europe

Uma semana depois de ter passado por rapidamente Interlaken, voltei. Não podia seguir viagem sem ver como é aquele que talvez seja o lerê mais importante da Suíça: a subida ao chamado Topo da Europa -- o lugar mais alto do continente aonde se pode chegar de trem.

Separe um dia inteiro para o passeio: o circuito completo dura no mínimo seis horas, combinando linhas convencionais (que servem ao transporte de moradores também) com a Jungfraubahn, o trecho final de acesso ao Top of Europe. De quanto mais tempo você puder dispor, melhor: dá para fazer paradas intermediárias, sem precisar fazer baldeações imediatas.

Quem dorme em Interlaken faz um passeio mais tranqüilo. Estando hospedado em outra cidade você precisa acrescentar mais 1h em cada sentido desde Berna, e 2h em cada sentido desde Lucerna, Zurique ou Lausanne.

O circuito completo

A viagem começa na estação Interlaken Ost, que funciona como a estação central de Interlaken. O circuito é circular. Em Interlaken você decide se quer subir por Lauterbrunnen ou por Grindelwald (você sobe por uma, e desce pela outra). Os horários são sincronizados com a chegada de trens de Berna, Lucerna e Zurique. O Swiss Pass permite ir até Lauterbrunnen ou Grindelwald (e voltar também, claro), sem suplementos.

O primeiro trem do circuito

O primeiro trem do circuito

Eu subi por Lauterbrunnen. São só 20 minutinhos até lá, e então acontece a primeira baldeação, para Kleine Scheidegg. Neste trecho quem tem Swiss Pass tem direito a 50% de desconto.

De Interlaken a Lauterbrunnen

Baldeação em Lauterbrunnen

O segundo trem do circuito

Eu não tinha tempo sobrando (precisava chegar a Lausanne a tempo de pegar minha bagagem no serviço de Fast Baggage), então não pude fazer nenhuma parada intermediária. Mas morri de vontade de parar em Wengen, a 1.300m de altitude, uma cidadezinha debruçada no precipício.

Wengen

Subindo por um lado ou pelo outro, você vai precisar descer do trem em Kleine Scheidegg, a 2.060m de altitude, que fica a 1h20 de viagem desde Interlaken. Ali você embarca na Jungfraubahn. O Swiss Pass dá 25% de desconto.

Kleine Scheidegg

O último trem do circuito

A ferrovia já tem mais de 100 anos. Foi idealizada numa época em que não havia tecnologia de teleférico, e o único jeito de alcançar grandes alturas era por meio de trilhos. Para chegar a 3.500m de altitude, a solução foi construir 7,5 km de túneis por dentro do Eiger e do Mönsch. A viagem desde Kleine Scheidegg leva uma hora, a maior parte dentro do túnel; na ida há duas paradas para apreciar os montes nevados em mirantes envidraçados.

Antes de entrar no túnel

Parada no túnel

Mirante em Eismeer

Quando o trenzinho sai do túnel, lá em cima, a 3.500m de altitude, você está em Jungfraujoch (o "pé do monte Jungfrau"), um belíssimo plateau para contemplar os picos do Jungfrau, do Eiger e do Mönsch, além de impressionantes geleiras alpinas.

Top of Europe

Mas hoje o Jungfraujoch é mais do que as vistas; foi transformado num parque de diversões nas alturas: por isso o nome-fantasia Top of Europe.

Top of Europe

Jungfraujoch, Top of Europe

Lembre-se que ao chegar a 3.500m você não pode correr nem se apressar. Eu levei uma hora inteira, sem pausa para café, só para andar pelas atrações lá de cima. O circuito básico consiste em dois mirantes ao ar livre e um palácio de gelo.

Jungfraujoch, Top of Europe

Jungfraujoch, Top of Europe

Jungfraujoch, Top of Europe

Jungfraujoch, Top of EuropeJungfraujoch, Top of EuropeJungfraujoch, Top of Europe

Fora isso, dá para visitar a loja da Lindt, assistir a um filme com imagens panorâmicas das montanhas, caminhar (40 min.) até um café que fica num ponto mais alto (não fui) e, no verão (deles!), brincar na área Snow Fun, que tem tubing e tirolesa (e alguma neve garantida em julho, ao contrário de Bariloche).

Tchau, Top of Europe!

Jungfraujoch, Top of Europe

Volta-se a Kleine Scheidegg e de lá toma-se o trem para descer pelo lado oposto ao que você subiu. Em Lauterbrunnen ou Grindelwald o seu Swiss Pass volta a valer sem suplementos.

Kleine Scheidegg

Desci por Grindelwald, a 1.035m de altitude, que é -- dizem, não tive tempo para dar um rolê -- o mais arrumadinho e perfeitinho dos vilarejos montanheses suíços (dizem que é até perfeito demais). Ali perto fica Grindelwald First, onde há um lindo lago à beira da geleira. Só não desembarquei por causa da minha bagagem me esperando em Lausanne...

Grindelwald

Entre Grindelwald e Interlaken

Entre Grindelwald e Interlaken

Entre Grindelwald e Interlaken

Cheguei a Interlaken a tempo de pegar o trem coordenado que me levou a Berna e depois a Lausanne, onde minha mala, despachada de manhã cedo em Lucerna, estava à minha espera. Deu certo!

Os trechos Interlaken Ost-Wengen e Grindelwald-Interlaken Ost custam, somados, 25,80 francos suíços. O trecho é gratuito para portadores do Swiss Pass.

O circuito Wengen-Kleine Scheidegg-Top of Europe-Kleine Scheidegg-Grindenwald custa 210,40 francos suíços. Portadores de Swiss Pass têm 25% de desconto. Crianças até 5 anos (inclusive) não pagam.

Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.

Leia mais:

362 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Graziella de Moraes
Graziella de MoraesPermalink

Não sei como fazer a mala! Saio daqui dia 12 e fico 8 dias entre Berna e Interlaken.
Já comprei as ceroulas...
Obrigada,
Grazi

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Graziella! Você vai precisar de luvas e sapatos impermeáveis.

Pense em comprar um casaco como este:
http://www.viajenaviagem.com/2011/11/piumino-voce-ainda-vai-ter-um/

Alessandra
AlessandraPermalink

Olá, VnV's! Estarei em Interlaken em Janeiro/14 e gostaria de subir até o Jungfrau. Lendo os posts, me interessei por esse desconto para quem tem o ticket do Corcovado, mas fiquei em dúvida sobre qual é esse ticket. Existe o ticket do bondinho e do Corcovado? Desculpem-me a ignorância, mas nunca fui ao Cristo Redentor. Tenho o ticket para entrada ao Parque turístico e ao bondinho. É esse ou o ticket do trem do Corcovado? Se alguém puder esclarecer, ficarei imensamente grata.

Obrigada,
Alessandra.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alessandra! O Corcovado pode ser visitado de van ou trem. Se você comprou a passagem de trem, é essa que é válida. O ingresso ao parque pode ser comprado sem necessariamente ter havido a viagem de trem.

Bonde é como chamamos o teleférico do Pão de Açúcar.

Alessandra
AlessandraPermalink

Muito obrigada pela resposta, Bóia. Esclareceu bem a minha dúvida. Abçs

Amanda
AmandaPermalink

Olá,
Gostaria de saber se quem tem o Global Pass (Eurail) pode fazer este passeio de trem até o topo sem precisar comprar passagem adicional.
Abraços

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Amanda! É preciso pagar suplementos a partir de Interlaken Ost.

Mauricio Panigali
Mauricio PanigaliPermalink

Irei de carro, vindo da Alemenha para a Suiça no começo de março para ficar 6 dias, estou pensando em ir Zurique, Lucerna e Interlaken, qual a sugestão de tempo de estadia em cada uma dessas cidades? Nessa época do ano (março) as estradas ainda tem neve? Preciso levar correntes?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maurício! Março ainda é inverno e você poderá encontrar neve; o carro deverá estar equipado com correntes e você deve estar apto a usar.

Baseie-se nos nossos roteiros de trem:
http://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

natalia costa
natalia costaPermalink

Ola gostaria de saber se eu consigo ir para interlaken saindo de Zurique e qual o melhor jeito.
e esse passeio de trem, cada vez que eu desço do trem eu tenho que pagar novamente outra passagem?
obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Natalia!

Em Interlaken Ost você comprará a passagem da Jungfraubahn até o Top of Europe e valerá por todo o circuito. De Zurique a Interlaken são 2 horas de trem.

Leia mais:
http://www.viajenaviagem.com/2012/02/suica-interlaken-x-zermatt-x-st-moritz/

http://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

Carlos
CarlosPermalink

Olá!
Vou chegar a Lucerna numa quarta à tarde em abril, e vou embora de volta ao Brasil no sábado ao final da tarde, por Zurique. Estou em dúvida sobre quais passeios fazer neste intervalo de tempo :
1) Interlaken com Top of Europe
2) Classic Rigi
3) Monte Titlis
4) Monte Pilatos
5) bate-e-volta a Berna
6) conhecer Lucerna

Acho que fazer muitos passeios à montanha será repetitivo; por isso, você pode me dar alguma dica sobre o que escolher? Quais montanhas com neve são mais interessantes para quem nunca viu nada parecido?

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carlos!

Escolha um passeio à montanha, um passeio lacustre e vá a Berna.

Leia mais:

http://www.viajenaviagem.com/2012/04/zurique-lucerna-berna/

Diego
DiegoPermalink

Olá!

Estou planejando chegar na Suiça - Lucerna (vindo de Paris) no dia 19/08 e estou planejando o seguinte roteiro lá:

1o dia – Fazemos check-in no hotel em Lucerna e já saimos para um bate-volta em Berna.
2o dia – Acordar cedo e fazer o circuito Classic Rigi
3o dia – Acordar bem cedo e fazer bate-volta a Interlaken com direito ao circuito Jungfraujoch/Top of Europe. Comprar ticket para o Snow Fun no Glacier Bar em Jungfraujoch.

PS: Não tenho nenhuma passagem de trem comprada ainda, inclusive a de Paris para Lucerna. É melhor eu comprar somente quando eu já estiver lá em Paris?

As dúvidas são:
1 - Dá pra fazer o bate-volta em Berna no mesmo dia que chegaremos em Lucerna?
2 - Este circuito Classic Rigi eu só compro o ticket lá na hora?
3 - É possivel fazer o 3o dia conforme planejado ou corro o risco de não pegar o trem de volta para Lucerna? Ou seja, existe um horário limite de trens de Interlaken para Lucerna em Agosto?

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Diego! De Paris a Lucerna são 6 horas de trem. Se a intenção é fazer Berna neste dia, viajem de Paris a Berna; são 5 horas. Deixem as bagagens na estação, visitem Berna e sigam a Lucerna; dá mais 1 hora de viagem.

Comprem o Classic Rigi nas docas de Lucerna, ao lado da estação de trem.

Há trens de Interlaken a Lucerna de hora em hora até tarde da noite. Em agosto só vai escurecer depois das 21h.

Diego
DiegoPermalink

Obrigado, Bóia!

Só mais 1 dúvida:

Eu havia lido aqui mesmo no seu blog que compensa comprar o Swiss Pass 3 days flexi saver para o roteiro planejado. Mesmo se eu for direto de Paris para Berna compensa financeiramnete eu comprar o Swiss Pass 3 days?
Lembrando que vamos eu e minha esposa.

1o dia – Pegamos o trem direto de Paris para Berna e deixamos as malas na estação de trem. No final da tarde pegamos o trem para Lucerna.
2o dia – Fazer o circuito Classic Rigi
3o dia – Bate-volta a Interlaken com direito ao circuito Jungfraujoch/Top of Europe (Levar um casaco pois tem neve). Comprar ticket para o Snow Fun no Glacier Bar em Jungfraujoch at.

Mais 1 vez agradeço!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Diego! No post dos 30 roteiros o Ricardo Freire afirma inúmeras vezes: as contas quem faz é o leitor grin

Mirian
MirianPermalink

Olá A Bóia,
Eu, meu marido e minha filha de 10 anos fizemos duas alternativas de roteiros para junho e gostaríamos de sua opinião. E se tem alguma observação quanto aos trens, tipo quais trechos devo reservar ou comprar o panorâmico. Segue:
Roteiro 1.
a. Zurich para Berna - ficar 2 dias
b. Berna para Montreaux - ficar 2 dias
c. Montreaux para Interlaken - ficar 2 dias
d. Interlaken para Davos - ficar 2 dias
e. Davos para St. Moritz - ficar somente 2 dias porque em junho não tem neve
f. St. Moritz retorna para Zurich - ficar 2 dias e retornar Brasil

Roteiro 2. (com o mesmo período de dias para cada cidade)
a. Zurich para Davos
b. Davos para St. Moritz
c. St. Moritz para Zermatt via glacier Express - é isso?
d. Zermatt para Montreaux
e. Montreaux para Interlaken
f. Interlaken para Bern
d. Bern para Zurich - fim da viagem
Tem alguma sugestão de ficar mais tempo em algum lugar que compense mais, para minha filha divertir-se?
Obs.: Davos e interlaken é imprescindível para nós.

Muito obrigada.

Denise
DenisePermalink

Quero ir a Suíça em Maio,saindo de Zurich
Passando o dia em Lucerna ir trem de Cremalheira e dormir em Berna,ficarei em Berna 3 noites,vou fazer Berna meu pit-stop para TDAS as cidades:
Interlaken fazer Top of Europe subindo Lauterbrunnen e descendo Grindewald
Zermatt fazer Matterhorn Gotthard e Gornergrat Bahn
Compro Swiss Pass aqui no RJ? Ou compro Swiss Flexi Pass? Qual comprar??
TDAS cidades ficarei albergue
Muito obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Denise! Você pode tirar suas dúvidas sobre o Swiss Pass e roteiros pela Suíça aqui: http://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

Denise
DenisePermalink

Oi Boia,

Gostaria de saber se mesmo sem o passe eu posso descer nas cidades de Lauterbrunnen e Grindewald para conhecê-las e depois pegar o trem normalmente sem ter que pagar a passagem novamente.

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Denise! Neste caso você tem que comprar a passagem válida para o circuito que você vai percorrer. Diga na bilheteria que você vai Lauterbrunnen e vai voltar por Grindenwald. Você terá o dia inteiro para fazer este trajeto, numa única direção, descendo em todas as paradas que quiser.

Denise
DenisePermalink

Olá Boia,

Obrigada pela informação, vou seguir a sua dica. Ah, tenho mais uma dúvida: quanto tempo é preciso dispor para ficar lá em cima, no Jungfraujoch? Será que 3 horas é o suficiente? Ou um pouco menos?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Denise! Sem ficar de contemplação, dá pra fazer em duas horas. Três horas é um bom tempo para ficar lá em cima.

Sérgio Faria
Sérgio FariaPermalink

Olá Boia

Vou para Interlaken/Jungfraujoch em Junho, no verão Europeu, e gostaria de saber se é possível alugar roupas para o passeio (Calçados e luvas) lá, pois não queria ter que comprar e levar na mala para usar apenas este dia na Europa.

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sérgio! Em lojas de aluguel de equipamento de esqui você pode achar alguns itens de vestuário também:

http://www.outdoor-interlaken.ch/en/winter/rentals

Note, porém, que no verão você só sentirá frio de Kleine Scheidegg para cima; e só terá necessidade de sapato impermeável quando estiver em contato com o gelo na parte externa de Jungfraujoch.

Boa parte do circuito do Top of Europe é "indoor".

Vania
VaniaPermalink

Olá boia!
Gostaria de saber se tem como fazer um bate e volta: Milão a Interlaken indo ao Top of Europe.
Verifiquei no site RailEurope, e tem trem direto o primeiro horario:
Milão -> Interlaken saindo as 7:25 chegada 10:57
e volta o ultimo horario:
Interlaken -> Milão saindo as 18:21 chegada 21:35.
Tem como fazer este bate e volta?
E outro detalhe, só falo português, conseguirei me virar sozinha, vamos eu e meu marido.
Muito obrigada!

Fabio de Rezende
Fabio de RezendePermalink

Tecnicamente é possível, mas não vale a pena.

Voce vai passar o dia inteiro dentro de trem (mais de 10 horas)sem necessidade.

Voce ainda pode passar mal por causa da autitude, aí que nao vai ser legal mesmo.

Deixe para ir ao Top of Europe quando estiver pela Suiça, por perto de Interlaken.

Perto de Milão tanta coisa interessante...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vania! O Fabio disse tudo grin

Pedro
PedroPermalink

Bóia e Ricardo,

Pesquisando nos sites indicados para estimar valores e horários para final de maio me deparei com a seguinte dúvida:
Estarei em Lucerna - proposta de bate volta para Jungfraujoch.
Encontro bilhete de Lucerna para Insterlaken Ost (Golden Pass Line). Encontro bilhete de Kleine Scheidegg - Jungfraujoch e o retorno (pelo site jungfrau top of world). Mas de Interlaken Ost para Kleine eu não identifiquei pelo post como comprar = online. Pelo que entendi compra-se na hora. Mas, existe a opção de comprar online?
Obs.: não pretendo adquirir o passe.
Obs2: Final de maio é possivel encontrar neve ou gelo lá. Li um comentário que é época de degelo (só lama).

Obrigado,

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Pedro! No topo do Jungfraujoch você sempre encontrará neve ou gelo.

Se você não está usando passe, pode comprar todos os bilhetes na hora na Suíça:
http://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

Não há reserva de assento na Jungfraubahn.

Mas se quiser, dá para comprar Lucerna-Kleine Scheidegg ida e volta em http://www.sbb.ch/en . O bilhete vale pelo dia inteiro em que for usado.

Pedro
PedroPermalink

Obrigado!

Rose
RosePermalink

Ola pretendo conhecer este lugar em fev/2015 gostaria de saber qual seria o melhor caminho ou roteiro saindo de Lugano?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rose! O Ricardo Freire propõe um roteiro de 4 dias que inclui Lugano e Interlaken aqui: http://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

Renan Uehara
Renan UeharaPermalink

Boa noite !
Estarei na Suiça por 4 dias completos e gostaria de de tirar um dúvida e se possível um comentário do meu roteiro. (obs: estarei de carro e hospedado em Berna))
1ºLausane e Montreux
2ºInterlaken (passeio Jungfraujoch) qto sai todas as passagens de trem? ida e volta?(tentei achar os valores nos sites q você passou mas não consegui achar)
3º Berna
4º o que sugere?

Obrigado!!!! =)

DANUSA
DANUSAPermalink

Olá Bóia! Estou indo para suíça no início de maio com meu marido, quando ficaremos 4 dias inteiros em Berna (já reservei o hotel e comprei o suwiss pass). Estou pensando em fazer o seguinte roteiro (gostaria da sua opinão).
1º dia - conhecer Berna e Interlaken
2º dia- ir a Lausanne e depois conhecer a fábrica de queijo em Gruyere e a fábrica de chocolate em Broc (dá tempo?)
3º dia- bate e volta em Lucerna
4º dia- Top of the world
5º dia- ir para Zurique pela manhã, onde vamos passar o dia e a noite iremos para Viena.

Desde já obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Danusa!

O lógico para combinar com o Trem do Chocolate é Montreux, mas se quiser terminar o dia em Lausanne, você é quem sabe. Não faz o menor sentido ir a Interlaken duas vezes.

Veja roteiros factíveis:
http://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

Debora
DeboraPermalink

Olá Ricardo, estou indo pra Interlaken e gostaria de saber se para almoçar no restaurante Piz Glória é necessário fazer reserva.
Obrigada
Debora

Leda
LedaPermalink

Olá. Já possuímos o swiss pass, e minha dúvida e quanto ao valor extra que pagaremos para fazer o o trem do chocolate.
Desde já, obrigada.

Paula
PaulaPermalink

Ola, gostaria de saber qual a franquia de bagagem para levar nos trens - Frankfurt/zurique/paris/bruxelas/frankfurt.. onde posso encontrar essas informações?!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paula! Veja informações sobre franquia de bagagem aqui: http://www.viajenaviagem.com/2014/03/trem-na-europa-qual-e-o-limite-de-bagagem/

Allice
AllicePermalink

Boa noite,
Estamos programando uma viagem para Suiça, tenho muitas dúvidas, se ficamos em Zurich ou Berna, é possível fazer um passeio de um dia inteiro no trem panorâmico saindo dessa cidades e ver os Alpes?
Obrigada,
Allice

A.L.
A.L.Permalink

Vc pode fazer um day trip para Jungfraujoch, mas cheque a previsão do tempo antes.

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

Ainda tem dúvidas? Clique e leia:

Suíça: 30 roteiros prontos

Perambulando pela Europa - Lucerna - Tô Perambulando

[...] são Berna (1h), Basiléia (1h) ou, num dia puxado, Interlaken, para fazer o circuito completo da Jungfraubahn (2 horas de trem + 5 a 6 horas de circuito). Onde [...]