Do Jungfrau ao Matterhorn -- digo, de Interlaken a Zermatt

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Baldeação em Visp

Interlaken e Zermatt são a Campos e a Do Jordão da Suíça. Ou a Bari e a Loche helvéticas. Nenhuma das duas tem pretensões aristocráticas, feito St. Moritz, Davos ou Gstaad. E ambas -- cada uma à sua maneira -- estão estruturadas para receber com dignidade o turismo de massa.

Além da capacidade hoteleira e das condições perfeitas para esqui, trekking e alpinismo, as duas capitais alpinas têm como trunfo montanhas de cartão-postal. Em Interlaken ficam os montes Eiger, Mönsch e Jungfrau, este servido pela ferrovia mais alta da planeta, a Jungfraubahn. E em Zermatt está o Matterhorn, que estamos acostumados a ver estampando de caixas de lápis de cor Caran d'Ache a triângulos de Toblerone.

É provável que você tenha que escolher entre um e outro para o seu périplo -- mais tarde faço um post comparativo. Mas caso você faça questão de ir ao Pão de Açúcar e ao Corcovado suíços na mesma viagem, então me siga.

De Interlaken a Zermatt

A viagem entre Interlaken e Zermatt é um típico percurso pela região alpina da Suíça: lento e com baldeações, porém oferecendo belíssimas paisagens mesmo nos trechos (ou nos trens) que não são marketeados como panorâmicos.

Entre Interlaken e SpiezBaldeação em SpiezBaldeação em Spiez

Saímos de Interlaken Ost no trem das 14h para Berna; demos um oi novamente para o lago de Thun e descemos aos 21 do primeiro tempo, em Spiez. Ali esperamos quinze minutinhos e reembarcamos no trem que ia para Brig. Mais 26 minutos e descemos em Visp (em francês, Viège). Na estação já dava para ver cumes nevados muito próximos.

De Visp a Zermatt

Visp/Viège é o hub para todo mundo que queira subir a Zermatt. O último trecho é feito em trens que, apesar de servirem como transporte regular (afinal, mora gente em Zermatt e no caminho), já têm design panorâmico, mesmo na segunda classe.

Entre Visp e ZermattMatterhorn Gotthard BahnDe Visp a Zermatt

O trem vai subindinho devagar -- e você pode acompanhar o deslocamento pelo mapa impresso na sua mesinha (vários trechos panorâmicos vão oferecer a mesma comodidade). A viagem até Zermatt leva 1h05.

De Visp a Zermatt

Faltando 25 minutos você já consegue ver as montanhas do seu lado direito.

A penúltima estação, Täsch, é conectada a um gigantesco estacionamento: Zermatt é uma cidade onde carros particulares não circulam.

E então, duas horas e catorze minutos depois de deixar o pé do Jungfrau, já podíamos avistar o Matterhorn.

Zermatt

No dia seguinte a gente subiria até os melhores camarotes. Güentaí.

Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.

Pesquise

Seguro de viagem na Mondial Assistance

Leia mais::

Suíça alemã: Zurique x Lucerna x Berna

Suíça francesa: Montreux x Lausanne x Genebra

Lugano, Suíça à italiana

Estações alpinas: Interlaken x Zermatt x St. Moritz

Trens panorâmicos: como é o Glacier Express

Trens panorâmicos: como é o Bernina Express

Trens panorâmicos: como é a Golden Pass Line

Trens panorâmicos: como é a Jungfraubahn

Trens panorâmicos: como é o Wilhelm Tell Express

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email

107 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Carmen
CarmenPermalink

Eu quero dar os meus parabéns a AccorHotels.com pelo apoio do VnV na Europa e também a Mondial, seguradora oficial da viagem. Assim nós podemos desfrutar dos textos e as imagens da viagem pela Europa.
Obrigada!!!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Pegando carona na sua observação, Carmen querida: a parte suíça da viagem também tem o apoio do Turismo da Suíça. Daqui a pouco vão entrar em ação a Mobility, com os carros que vou dirigir na Itália, na França, na Espanha e em Portugal, e o grupo Pestana e as Pousadas de Portugal, com quem me hospedarei em Portugal.

Mas nenhuma das nossas viagens seria possível sem o apoio dos nossos patrocinadores-master, Hoteis.com e Gol. Obrigado a todos!

Andre L.
Andre L.Permalink

Riq, sei que é meio off-topic, mas como vc mencionou suas outras viagens de carro que logo virão, deixo uma dica antes que esqueça.

Para quem vai dirigir carro na Europa por auto-estradas e passar por vários pedágios (provavelmente não é seu caso), uma dica interessante é o serviço da Europe Toll Tickets Services (http://www.tolltickets.com ).

O que eles fazem, basicamente, é te alugar a baixíssimo custo tags eletrônicas de pedágios para os principais países da Europa. O aluguel pode ser feito com cartão de crédito, os tags são entregues em até 2 dias no endereço do hotel! Depois, são devolvidos via correio.

O custo extra (além dos pedágios) em geral é de uma taxa de € 8, além de 6 a 9% sobre o valor dos pedágios em taxas administrativas.

Para quem vai rodas muito em trajetos picados por auto-estradas, é uma mão na roda, reduzindo filas de pedágio, máquinas para inserir cartão de crédito etc.

diogo
diogoPermalink

eita, que orgulho ver meu dindo prosperando!!!!!

Carmen
CarmenPermalink

...na Espanha??? que bem!

Wander
WanderPermalink

concordo com o comentário da Carmen. Estou planejando a Suiça para junho de 2012 e tinha muitas duvidss mas com estes posts já quase defini meu roteiro pelos Alpes Suiços. Esta muito fácil de entender e se programar. Mais uma vez, obrigado Riq.

Gleiber Rodrigues (@Andarilho_Mundo)

Olha, passo aqui todos os dias e vejo imagens das mais lindas e fico revivendo (só que com paisagens de verão) a viagem que fiz em março deste ano. É muito legal saber que fui em todos estes lugares que o @riqfreire foi. Ou seja, com certeza não perdi nenhuma atração dentre as mais importantes. E, para não me alongar muito, só tenho mais uma coisa a dizer: A Suíça e suas paisagens alpinas são uma coisa linda DEMAIS!!! Quem tiver a oportunidade, por favor: vá!!!

Mari Vidigal - Idéias na mala

Oi Ric/ Bóia,
Tudo bem?!
Aproveitando a essa última viagem na Suiça, meu próximo destino, queria uns palpites no meu roteiro.. smile ... To viajando, ou ele é possível?

Dia 1
Chego em Genebra as 10:00 da matina, pensei em passar o dia passeando por lá
Dia 2 - Acordar cedo e ir para Montreux, visitar o chateau de Chillon e a tarde pegar o trem para Zermatt
Dia 3 - Ski em Zermatt
Dia 4 - Visitar o centrinho de Zermatt e ir no final do dia para Lausanne
Dia 5 - voltar para Geneva cedinho, meu vôo sai as 16:00

Obrigada pela ajuda,
Abraços

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Mary, achei Genebra bastante sem graça. No seu lugar eu iria direto para Lausanne ou Montreux.

O centrinho de Zermatt não leva mais que 45 minutos para ser percorrido... se você passar mais um dia por lá, é melhor subir ao Gonergrat.

Você pode fazer check-in de avião em toda estação suíça importante antes das 9 da manhã, livrando-se das malas.

Mari Vidigal - Idéias na mala

Oi Ric,

Obrigada pelas dicas!

Fabiana Franco
Fabiana FrancoPermalink

Olá, Ricardo
Antes de mais nada, parabéns a você e aos patrocinadores peo site; estão salvando minha vida com todas as dicas valiosíssimas que clocaram aqui. Disponho abaixo meu roteiro, pra em seguida te pedir ajuda com duas dúvidas.
dia 1 - de Florença a Lucerna de trem (COMPRO O SWISS PASS DE 1A OU 2A CLASSE? AMBOS PERMITEM OS VAGÕES PANORÂMICOS?). Chego ao final da tarde.
dia 2 - deixar malas no hote em Lucerna e seguir para Chur bem cedo pra fazer o trecho Bernina Express Chur-Tirano-Chur e, ainda no mesmo dia, voltar para Lucerna. (DÁ TEMPO DE FAZER ISSO EM UM DIA?)
dia 3 - Manhã em Lucerna; à tarde seguir para Interlaken.
dia 4 - Subir o Jungfrau (COM O SWISS PASS, POSSO COMPRAR O TICKET ESPECÍFICO LÁ NA HORA?)
dia 5 - pequenas cidades ao pé do Jungfrau.(HÁ ALUGUEL DE BIKE PARA CIRCULAR PELAS CIDADEZINHAS, LAUTERBRUNNEN, GRINDEWALD...)
dia 6 - Sair bem cedo de interlaken e pegar o golden pass até montreal. castelo de Chillon. seguir pra genebra, de onde meu vôo sai às 20:00h.(DÁ PRA USAR O FAST BAGGAGE PRA RETIRAR EM GENEBRA?.
Desde já agradeço.
Abraço!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabiana! Aqui quem responde é A Bóia.

1 - O Swiss Pass só é válido na Suíça. Sua passagem de Florença a Lugano precisa ser comprada à parte. Os trens panorâmicos aceitam Swiss Pass de 1a. e 2a. classe, mas você precisa ter reserva.
2 - Não é recomendável fazer isso num dia. Faça os trens panorâmicos apenas numa direção.
4 - Você compra o suplemento na hora.
5 - Alugue bicicleta em Interlaken e suba com ela no trem.
6 - Dá para fazer o check-in da sua bagagem.

Um conselho; espere até a série terminar para fazer o seu roteiro. Não se bsaeie apenas no que já foi publicado. Haverá um post com sugestões de roteiros. Não tente incluir todos os trens panorâmicos numa mesma viagem, não dá certo. Escolha apenas um e monte sua viagem em torno dele.

Fabiana Franco
Fabiana FrancoPermalink

A Bóia, muito obrigada!
Se tiver que escolher apenas um panorâmico, então seria o Bernina.
E, como estou vindo de Florença, pra fazer apenas uma direção, eu teria que seguir até Tirano e de lá subir até Chur. Eu não queria pegar o ônibus em Lugano, acho muito cansativo (3 horas). Não tem uma rota direta de Floreñça a Tirano em um trem italiano? Ou vai levar o mesmo tempo que o onibus de Lugano? Aliás, dá pra fazer isso no memso dia ou tenho que pernoitar em Tirano? E, ao chegar em Chur, queria seguir direto pra Lucerna. Estou ciente que swiss pass é só pra Suiça, pensei comprar passagens avulsas para os trechos na Itália, pois acho que não vale a pena comprar um rail pass pra Itália também, já só viajarei 3 vezes dentro do país. Quero esperar as propostas de roteiros de vcs, mas viajo dia 6/04/12 e as opções de hotel estão ficando escassas... Se puder me tirar essa dúvida sobre Lugano antes, agradeço muito.
Abraço

Andre L.
Andre L.Permalink

Fabiana,

Tirano fica na ponte de um vale. Há trens regionais que partem de Milano e chegam lá, passando por Lecco, Como e Sondrio.

De Milano Centrale até Tirano são 2h30 de trem. De Firenze até Tirano, são 4h50 de viagem, devido ao tempo perdido na conexão em Milano. Você só consegue chegar lá as 12h50 se partir no horário mais cedo.

Minha dica: para não ficar muito puxado (Firenze-Luzern no mesmo dia, o que envolveria sair 8h de Firenze e chegar em Luzern bem a noite), faça um pernoite não em Tirano, mas em Sondrio, que fica há 30 minutos de trem na linha que vai a Tirano e é bem bonita no outono. Daí, vc pode viajar em um horário matutino no Bernina, e chegar em Luzern com tempo.

Não compensa comprar passe de trem na Itália.

Lembre-se se de que os horários de trem regional (Milano Cle. - Tirano) só aparecem de 7-15 dias antes da viagem, e o preço deles nào muda. Compre Firenze - Milano antecipado.

Fabiana Franco
Fabiana FrancoPermalink

André,
Muito, muito, obrigada!
Eu não sabia que esse trecho Milano Cle. – Tirano só aparecia 7-15 dias antes. Achei que não havia essa possibilidade.
Farei, sim, a pernoite em Sondrio.
Valeu pela rapidez na resposta.
Abraço!

Fabi
FabiPermalink

Oi boia e Riq,
queria saber se fazer essa viagem (interlaken-zermatt) de carro é tranquilo... a estrada é boa? meu maior receio é que pretendo faze-la no inverno. (ja sei que nao entra carro em zermatt mas que ha estacionamentos proximos). ou seria melhor fazer de trem? Qto as passagens de trem (zermatt-interlaken) eh preciso comprar com antecedencia? obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabi! O André Lot vai te dizer que é melhor ir de carro, mas o Ricardo Freire é trem toda vida onde o trem funciona, como na Suíça. Faça um Swiss Pass e reserve os vagões panorâmicos com alguma antecedência, sim.

Luciana
LucianaPermalink

Estive nos dois em viagens diferentes. Para o Matterhorn fui via Milão. No inverno tem um ônibus que deixa todo mundo bem no centrinho pela manhã e retorna no final do dia. Dá para passear na mini-cidade ( Cervinia), passar o dia esquiando e voltar, é um belo passeio e custou acho que 28 euros ( + comida, entrada para esquiar e aluguel de esquis).

Já para o Jungfrau fui via Interlaken com pernoite, é um passeio bem longo e com horários específicos do trem que sobe até lá.

fernanda
fernandaPermalink

Olá! Estou completamente perdida fazendo minha lua de mel... PErcebi que em março não tenho como fazer o trajeto completo do Bernina (com o onibus) então sairia de St Moritz e voltaria para lá no mesmo dia... Aproveito algo?
Acabei fazendo assim:
Dia 17 – Paris - Zurique
Dia 18 – Zurique
Dia 19 – Zurique – Lucerna – Lugano (malas despachadas para destino final) DIA DE TREM
Dia 20 – Lugano – St. Moritz
Dia 21 – Bernina Express
Dia 22 – St. Moritz – Zermatt – Glacier Express
Dia 23 - Zermatt
Dia 24 – Zermatt – Interlaken
Dia 25 – Interlaken -Jungfraubach
Dia 26 – Interlaken – Berna – Interlaken
Dia 27 – Interlaken – Montreaux – Laussanne – Genebra (malas para o destino final)
Dia 29 – Genebra – Zurique (avião para Amsterdã)

O que vc sugere??? Tiro algo? Troco alguma coisa? Faço mais bases e menos chick ins/outs??

Fico menos tempo na Suiça e vou a Viena?

Obrigada.

Andre L.
Andre L.Permalink

Eu mudaria o seguinte: de Luzern iria a St. Moritz via Chür, de lá faria o passeio do Bernina Express e então faria St. Moritz-Lugano-Zermatt.

Isso pq o trajeto Lugano-St. Moritz, a partir de Andermatt, é idêntico ao do Glacier Express.

Agora um comentário, considernado que é lua de mel: acho que seu roteiro tem tempo demais dentro de trens. Eu tiraria Lugano do roteiro e acrescentaria um dia para curtir com mais calma Genève. Não é preciso percorrer todos os trens turísticos repetindo rotas, acho.

Mas se estiver determinada a fazer isso, pelo menos inverta ordem Luzern-St. Moritz-Lugano-Zermatt.

Outra possibilidade é ir direto de Zürich a St. Moritza, e visitar Luzern a partir de uma base em Interlaken com um dia extra lá, reduzindo o vai-e-vém.

fernanda
fernandaPermalink

Oi, Andre! Obrigada pelas dicas. EStou reanalisando meu roteiro... Vc sabe se é possível ir a Lichtenstein com o Swiss Pass? Se não for, como faço?
Obrigada mais uma vez!!!
Fernanda

Andre Lot
Andre LotPermalink

Sim, vc pode ir a Vaduz (em Liechtenstein) com o Swiss Pass.

carmem
carmemPermalink

Oi Boia e Rique
estou pretendendo viajar para Europa em abril de 2012 e gostaria de saber se em janeiro seria muito tarde para começar fazer as reservas
vou com meu filho que fala ingles e nao queremos pacote,nosso roteiro
seria Suiça, Alemanha,Holanda e Inglaterra por 15 dias.Tenho acompanhado vc pela Europa e estou assimilando infs para meu roteiro
bjs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carmem! Três meses antes é quando costumam aparecer promoções, então vocês estariam com uma antecedência boa para reserva. Até lá não custa nada ficar de olho para caso surja alguma barbada imperdível.

Clara
ClaraPermalink

OLA!!! em março eu irei p londres encontrar minha filha q esta fazendo intercambio. Faremos uma viagem de 15 dias ,Paris e Suiça.
Gostaria muito fazer Alpes Suiço de trem . Andei vendo fotos de Zermatt e Interlaken e adorei as paisagens.Por favor me ajudem com meu roteiro.
bjs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Clara! Basta voar a Zurique e de lá ir a Zermatt ou Interlaken, o que você preferir.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/category/interlaken
http://www.viajenaviagem.com/category/zermatt

silvia checoli
silvia checoliPermalink

oi pessoal td bem? Vou para Europa em out. Vou fazer 3 dias Praga, 3 dias Viena 2 dias Innsbruck e ai pretendo ir a Suiça .Vou ate Berna? e dai a Interlaken de trem eh muito puxado? .Pretendo fazer todos esses trechos de trem .Voces acham q 3 dias na Suiça eh muito pouco?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Silvia! De Innsbruck a Berna são 4h30 de trem. A Interlaken dá mais uma hora.

Note que em Innsbruck você já terá contato com o ambiente alpino. Numa viagem tão curta, Innsbruck e Interlaken ficam redundantes.

Sua viagem ficaria mais diversa se, em vez de dar essa volta para ver na Suíça algo parecido com o que você já viu na Áustria, você continuasse de Innsbruck a Munique.

Caso você queira manter a Suíça, o melhor é voar de Viena a Genebra, dormindo a primeira noite em Montreux, então seguindo Golden Pass a Interlaken, dormindo três noites: no dia de chegada algum passeio pela cidade, no segundo dia vá ao Jungfrau, no terceiro desça a Berna e volte.

Leia mais sobre a Suíça:
http://www.viajenaviagem.com/category/suica

Ali
AliPermalink

Bóias fofinhas , Riq, trips, alguém... smile Eu to bolando um roteiro que começa no Leste europeu e segue pela Áustria. Ao tentar definir o que virá depois de Innsbruck eu tive exatamente o feeling de que seguir para a Suíça seria redundante no quesito paisagem (como a bóia destacou acima). Considero fortemente subir para Munique (é o que parece mais racional), porém meu desejo maior é seguir para o norte da Itália, conhecer os lagos e Milão. Alguém tem sugestão de um itinerário rumo à Itália, saindo de Innsbruck e passando pela Suíça, que seja minimamente proveitoso e não muito desgastante?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ali! Tem um roteirinho muito bacana que você pode fazer.

Vá de Innsbruck para Chur, são 3 horas de trem. No dia seguinte, pegue o Bernina Express, seguindo até Lugano:

http://www.viajenaviagem.com/2011/10/suica-de-trem-de-st-moritz-a-lugano-no-bernina-express/

Em Lugano você já estará na região dos lagos, poderá passear também por Como. Milão está a uma hora e meia de trem.

http://www.viajenaviagem.com/2012/01/lugano-dicas/

Ali
AliPermalink

Bóia, muuuuito obrigada!

Nika
NikaPermalink

Oi pessoal,obrigada por existirem, rsrs. O blog está icrível cada vez melhor.Já fiz duas viagens seguindo as dicas de vcs. Somos 4 pessoas e passaremos 4 dias na Suiça. Pretendo fazer apenas 1 subida a algum pico próximo de Interlaken ou Luzern e dois passeios de trem. Não teremos tempo para museus, então é vantajoso comprar o Swiss Pass? Podem dar uma dica de roteiro de 1 dia saindo e voltando para Luzern de trem? É que no dia seguinte teremos que estar em Zurique para o vôo.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Nika! Lucerna está a apenas 1h15 do aeroporto de Zurique, e você pode fazer o check-in do vôo ainda na estação de Lucerna (desde que seja com antecedência).

Se você vai ficar quatro dias na Suíça e pretende usar trem, barco e transporte público nesses quatro dias, o Swiss Pass é prático e provavelmente mais econômico do que comprar as passagens separadamente.

A série inteira da Suíça deve estar concluída nas próximas duas semanas, aguarde, faltam apenas quatro posts.

Gleiber Rodrigues (@Andarilho_Mundo)

Perto de Lucerna, a montanha mais legal é o Monte Titlis, perto de Engelberg. Viagem de 1h até Engelberg e depois mais 1 hora até o topo da montanha. Interlaken, fica um pouco mais longe... Vai dar tempo de ir a Berna? Recomendo. Tenho dicas no meu blog também. Abraços.

Nika
NikaPermalink

Oi Bóia
Adorei a dica do check-in na estação de trem. Super útil. Acho que vou comprar o Swiss Pass porque, além das vantagens mencionadas no blog, é mais prático em eventuais mudanças de roteiro. Espero ansiosa os próximos posts.Gosto muito de ler este blog, mesmo quando não tenho viagem programada. É uma delícia! Super obrigada.
Olá Gleiber
Vou concentrar em Lucerna mesmo. Engelberg e o Titlis, através do Rotair, deve dar uma boa "introdução" de montanha Suiça para os meus filhos. Vou tentar incluir Berna, sim. Muito bom o seu blog também. Já visitava. Obrigada pelas dicas. Vcs não tem noção como ajuda.
Mais viagens ma-ra-vi-lho-sas para todos vcs. Deus os abênçoe.
Abs, Nika.

Fabi
FabiPermalink

Oi boia! estou tentando comprar passagens pelo site da sbb e me dão 2 tarifas... uma que eh metade do valor para quem tem um tal de travel card . Mas o site automaticamente ja marca essa opçao de half fare travelcard. Eu deixo essa opçao marcada? pq sem ela sai o dobro do preço, mas nao entendi o que seria esse travelcard. Help me!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabi! Travelcards são passes mensais que dão direito a 50% de desconto em todas as viagens regulares (exceto os trens panorâmicos).

Para o turista normalmente é mais vantajoso fazer um Swiss Pass.

Fabi
FabiPermalink

Obrigada Boia! Mas eu só vou fazer os trechos interlaken-zermatt-interlaken e interlaken-jungfrau-interlaken. Eh melhor fazer um swiss pass nesse caso?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabi! Mas você chega a Interlaken como? E sai como? Nesses dias também usa o Swiss Pass. E tem certeza de que você vai e volta Interlaken-Zermatt? É ruim ir e voltar pelo mesmo caminho. Quando é a sua viagem?

Fabi
FabiPermalink

vou no carnaval. a viagem eh curta e de carro. sao 3 noites em interlaken. Pensei em fazer bate e volta interlaken-zermatt-interlaken de trem so mesmo para passar o dia em zermatt e la fazer o passeio ao gornergrat. São apenas 2 dias de trem na suiça, por isso achei que o swiss pass não valesse a pena. Tenho a opçao de fazer interlaken-zermatt-interlaken de carro, mas acho cansativa, preferia trem. so que os valores sao bem caros. Vale a pena um swiss pass para 2 dias? pq tem trechos que o swiss pass so da 50% de desconto...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabi! Realmente o Swiss Pass é mais interessante para mais dias de viagem, e de viagem exclusivamente de trem.

Leve em conta, porém, que Interlaken e Zermatt são redundantes numa viagem tão curta. É mais interessante escolher um ou outro. De Interlaken o melhor passeio de um dia é a Berna.

Fabi
FabiPermalink

Obrigada pela ajuda!! ja passarei por genebra, berna, montreux, de carro em outros dias... sei que tb tem a possibilidade de ir a engelberg a partir de interlaken... mas realmente preferia zermatt. Vou avaliar. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabi! Note que você teria que ir muito cedo a Zermatt para conseguir fazer o passeio completo no mesmo dia.

Repense o meio de transporte: fazendo tudo de trem você poupa tempo (sobretudo no inverno) e descansa entre uma cidade e outra.

Durma em Zermatt, volte a Montreux pelo Golden Pass.

Leia todos os posts da Suíça da última viagem do Ricardo Freire:
http://www.viajenaviagem.com/category/suica

luana
luanaPermalink

Ola, estou amando o blog de vcs!
Sera que vcs poderiam me ajudar?
Estou indo para europa em 22 de outubro. Farei londres, amsterdam e suica. Chego na suica dia 30 vindo de amsterdam de aviao. Ficarei em zurique. Primeiro gostaria de saber o melhor e mais em conta lugar para ficar em zurique.Depois ,gostaria de saber qual estacao de esqui mais proxima de zurique para ir e voltar em um dia (lembrando q sou iniciante no esporte! rs)
E gostaria tb de saber se da para fazer um trem panoramico a partir de zurique.ficarei de 30out a 04nov qdo irei para paris de trem!
Muuuito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luana! O Ricardo Freire ainda não terminou de publicar toda a sua série da Suíça. Ao final da série haverá sugestões de itinerários. Você só vai viajar em outubro, pode esperar um pouquinho, não pode? grin

luana
luanaPermalink

Sim,
claro!Muita ansiedade! E ja queria reservar os hoteis! Mas aguardo, pois sei q vale a pena! Obrigada!

Ângela
ÂngelaPermalink

Olá Ricardo, td bem?

Tenho 6 dias para gastar na Suiça, com minhas filhas em: Zurique, Interlaken, Zermath e Lugano.

Em face do curto espaço de tempo (02 a 08/04, pois, dia 08/04 deveremos retornar para Munique)gostaria de pedir sua valiosa sugestão sobre o roteiro que escolhemos.

Queremos ir até o Top of Europe, conhecer os alpes e também pegar o Glacier Express. Ouvi falar no Swiss Golden Pass, MAS, como não teremos tempo para andar de barco e visitar Munseus, penso que não valeria a pena. Nesse caso o que você sugere em termos de acesso para esses lugares? Ou devo encarar o SGP mesmo?

Não sabemos também como distribuir os dias para cada cidade. Qual a sua sugestão? Em termos de hospedagem, é mais econômico hospedagem nessas cidades ou em cidades vizinhas (quais?).

Fique à vontade para sugerir qualquer outra coisa dentro desse PANORAMA que apresentei.
Muitíssimo grata. Ângela

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ângela! Golden Pass é o nome de uma linha de trem. O passe é o Swiss Pass e normalmente vale a pena, mesmo se você não aproveitar os descontos de museus. É um passe de locomoção.

Fique dois dias em Interlaken e dois dias em Zermatt e vocês verão as mais belas paisagens alpinas suíças, sem precisar fazer linhas longas panorâmicas. Passem as outras duas noites em Lucerna ou Berna, que são cidades de porte médio, mais interessantes do que Zurique.

Angela
AngelaPermalink

Olá Ricardo,

Peço desculpas, estava viajando e só agora vi sua mensagem. Muito obrigada por sua atenção e dicas. Aliás, comentando sobre seu site com algumas amigas, acho que você já está bem popular aqui no Brasil, heim !!!
Sempre tem alguém que já ouviu falar em vocês.

Gostaria de lhe perguntar mais uma coisa: dizem que o passeio do Glacier Express leva em torno de 8 hs de Zermatt até St.Moritz e o mesmo tempo para retornar para Zermatt. Nesse caso seriam 16 horas dentro do trem, chegando em Zermatt de madrugada.

O que você recomenda: ao invés de passar 2 dias em Zermatt, passaria apenas 01 dia, pois, chegando em St.Moritz ficaria por lá ao invés de retornar para Zermatt.

De St.Moritz voltaria para Zurique, pois teremos que retornar para Munique. O que vc acha?

Ou vale a pena retornar no mesmo dia para Zermatt (16 horas de viagem ida e volta)?

Existe alguma opção de usar o Glacier Express de outra forma e aproveitar ao máximo esse passeio? o que você recomenda?

Mais uma vez, muitíssimo grata.

Ângela

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Angela! Aqui quem responde é A Bóia. Só faça o Glacier Express dentro de um roteiro pela Suíça -- fica melhor se você continuar à Itália, descendo pelo Bernina Express. Não se fazem esses trens panorâmicos ida e volta, não vale a pena.

Leia sobre o Glacier Express:
http://www.viajenaviagem.com/2011/10/zermatt-a-st-moritz-no-glacier-express-o-mais-famoso-trem-suico/

Leia sobre o Bernina Express:
http://www.viajenaviagem.com/2011/10/suica-de-trem-de-st-moritz-a-lugano-no-bernina-express/

Maria de Assunção
Maria de AssunçãoPermalink

Olá Ricardo e tripulantes, estou com uma dúvida e preciso que alguem me esclareça. Vou chegar em Zermatt dia 06/05 vindo pelo Glaciar Express e vou para Berna no dia 07/05, só que gostaria de parar em Interlaken (deixar a mala na estação) e já fazer o Jungfraun. Não entendi o que voce disse Ric que foi pra Berna pra depois ir pra Interlaken e depois seguir pra Zermatt uma vez que Interlaken fica no meio do caminho ( vi no mapa ).
Quais as paradas/trocas de trem neste trecho Zermatt/Interlaken? Quanto tempo dura a viagem? Agradeço desde já a atenção de todos.

Carol
CarolPermalink

Oi Ricardo! Bom dia! Estou indo p Suiça mas tenho apenas 3 dias! Chego e saio de Zurique! Estou com dúvida de onde ir: Interlaken (jungfrau e Shilthorn) , Lucerna(monte titlis e Pilatus),vc acha que daria tempo de ir à Zermatt? Comprei passagem de trem sem limite! Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carol! Para ler sobre Zurique e passeios a partir da cidade, veja esse post: http://www.viajenaviagem.com/2012/04/zurique-lucerna-berna/

Carol
CarolPermalink

Ok, Bóia! Obrigada! Decidi por Interlaken, zermatt e Lucerna!
Muita ansiedade! rs

Carol
CarolPermalink

Eu consigo ir de trem do aeroporto de Zurique à Zermatt? Que trem eu pego ( ja estou doidinha de tantos nomes...rs) Eu tenho o swiss pass! Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carol! Veja distâncias neste post:
http://www.viajenaviagem.com/2012/02/suica-interlaken-x-zermatt-x-st-moritz/

Jonas Varella
Jonas VarellaPermalink

Olá pessoal, preciso de ajuda. Tenho 4 dias para visitar a Suiça partindo de Veneza, sendo que no 5º dia tenho que estar em Frankfurt. Podem me dar alguma dica de roteiro?
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jonas! Durma em Tirano e pegue na manhã seguinte o Bernina Express até Chur. De lá siga a Lucerna ou Berna e monte base por lá para os dias seguintes.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2011/10/suica-de-trem-de-st-moritz-a-lugano-no-bernina-express/

http://www.viajenaviagem.com/2012/04/zurique-lucerna-berna/

Jonas Varella
Jonas VarellaPermalink

Olá Bóia, inicialmente meus agradecimentos pela dica, mas se não for abusar preciso de mais ajuda.Saio de Veneza dia 03.10.12 e pensei em pegar um trem direto para Zermatt, saindo ás 15:45 e chergando ás 23:00.Ficaria dois dias em Zermatt e depois gostaria de visitar o Castelo de Chilon. Comprei um Swiss Pass 1ª clase para 5 dias. Me ajude a formatar um bom roteiro, lembrando que preciso chegar em Zurique, pois de lá irei para Frankfurt de onde retorno ao Brasil.Neste caso qual a melhor escolha: Glacier express, Bernina Express ou Golde line?
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jonas! Infelizmente não temos como montar roteiros individuais.

Roberto
RobertoPermalink

Bom dia Ricardo,

Tenho lido bastante todos os post de Suiça e não vejo a hora de provar tudo isso ao vivo!
Estarei na Suiça de 02 a 05 de Janeiro 2013 (4 dias/3 noites) e gostaria de um conselho para não correr porém poder visitar o essencial/imperdível do pais.
Inicialmente havia cogitado algo como:
Zurich
Lucerna
Genebra.
Porém comecei a pensar em incluir
Iterlaken+Jugfrau e/ou trem panorâmico em Zermat (porem não o percusso inteiro de 7h - somente uma parte , é possível ?)

Vou sair de Paris para Suiça e devo terminar meu roteiro em Genebra.
O que vale mais a pena? Esqueci de algum essencial?

Desde ja , muito obrigado!!

Roberto

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Roberto! Não tente fazer tudo, será impossível. Escolha entre Interlaken e Zermatt, as duas não vai dar com apenas três noites. Complemente com uma cidade, como Berna ou Lucerna.

Roberto
RobertoPermalink

Obrigado !
Alguma preferencia entre Interlaken ou Zermatt?

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Roberto! Interlaken está mais à mão pela pequena distância de Berna e Lucerna. Zermatt é mais charmosa. As duas têm qualidades.

Roberto
RobertoPermalink

Obrigado pela ajuda.
Não achei nenhum post de Genebra.
Existe alguma coisa?

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Roberto! É o próximo da lista. Adianto que o Ricardo Freire não curtiu a cidade, recomenda Lucerna ou Berna. No lado francês, Lausanne ou Montreux.

Ana Carolina Raiza
Ana Carolina RaizaPermalink

Sei que meu post está meio atrasado, mas vi que o Roberto estará na Suiça no início do ano. Se puder, passe o reveillon em Zurich, eu adorei!!! A cidade fica muito legal, com direito a queima de fogos e discoteca ao ar livre, vale a pena!!! Quanto a Genebra, só de passagem. Não vi nada de mais e ainda fui alertada várias vezes, por moradores locais, do risco de violência!!

Dani
DaniPermalink

Olá!!!

Primeiro, obrigada pelas informações, o blog de vcs eh muito útil!

Gostaria de ter algumas sugestões:

Eu e meu marido pretendemos passar uns 10 dias esquiando em fev do próx ano. Pensei na Suíça: Luzern/zermatt/ interlaken... O que sugere? Qto tempo em cada lugar? Chegar por qual aeroporto? Genebra ou Zurique??

Desde já agradeço e aguardo ansiosa!

Dani

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Dani! Escolha uma estação apenas e passe sete dias. Escolha uma cidade (Lucerna, Berna, Lausanne) para passar três dias. (Se a intenção é esquiar, o pinga-pinga não faz sentido; e na alta temporada pode haver estadias mínimas). Do Brasil é mais fácil voar a Zurique.

Dani
DaniPermalink

Oi, Boia!

Muito obrigada! Entao o que vc acha? vamos por Zurich, de lá para Lucerna, onde passaremos 3 dias (2-5fev). De lá seguiremos para Zermatt, conhecendo o que der pelo caminho.
Passaremos 7 dias em Zermatt esquiando (5-12)e de lá voltamos direto para Zurich... Acha que dá certo? Já fiz reserva nos hoteis, acha que gastaremos muito em Zermatt?

Vale a pena comprar o Suiss pass (flexi?)?

Muito obrigada novamente e parabéns pelo blog novamente!!

Beijos, Dani

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Dani! Normalmente o Swiss Pass é interessante. Aproveite para usar todos os descontos que o passe oferece.

Andreia
AndreiaPermalink

Oi, se vcs receberem meu post 2x me desculpe, tive problema de conexao. Amei este blog!
Estou indo para o clubmed de peisey vallandry em nancroix na franca, de 23 a 30 de dezembro, com marido e filhos de 3,7,10 anos.
Chegaremos em zurich dia 20/12, onde pensei em passar a noite e dar uma volta pela cidade. Ai tenho que pegar um trem a caminho de nancroix e pensei em ir para montreax para conhecer o calstelo. Ele esta aberto nesta epoca? Alguma sugestao do que mais fazer?
Temos que estar pelo menos em genebra dia 23 pra de la pegar o transporte pro med.
Saindo do club med dia 30, pensei em ir a interlaken e ficar la ate dia 4, ja que o voo sai de zurich a noite. O jungfrau esta aberto nesta epoca? Conseguiremos pegar o trem ao topo? Voces acham que e muito tempo? Alguma sugestao de outros lugares interessantes pra criancas?
Vale pegar o swiss pass ou viajar de carro e melhor opcao?. Fico com medo por causa da neve. O swiss pass tem validade de 30 dias da data de comeco da viagem ou vlae dentro de um mes?
agradeco desde ja qualquer help!

A. L.
A. L.Permalink

Respondi seu outro post mas acho que foi para o spam... Então aqui vai beeem resumidamente.

O jungfrau esta aberto nesta epoca? Conseguiremos pegar o trem ao topo?

Sim, é alta temporada, estará aberto. Algumas atividades/lojas podem fechar dia 1/1 e os trens podem começar um pouco mais tarde, e só. De resto, é um feriado sem maiores impactos.

Voces acham que e muito tempo? Alguma sugestao de outros lugares interessantes pra criancas?

A região oferece bastante para entreter por vários dias. Há várias programações e atividades para crianças por lá.

Vale pegar o swiss pass ou viajar de carro e melhor opcao?.
Dentro do vale de Lauterbrunen, é fácil se locomover de trem.

Não há motivos pra vc comprar passe de trem se suas viagens forem só Zürich-Genève, Genève-Interlaken e Interlaken-Zürich

sylvia
sylviaPermalink

Oi pessoal!

Irei a Suiça em outubro e já comprei meu swiss pass, gostaria de saber se ele pode ser usado para o Choco Train?

Um abraço

Sylvia

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sylvia! Não pode não. Mas deve dar algum desconto, entre no site do Chocolate Train para confirmar.

Bia Saldanha
Bia SaldanhaPermalink

Vou para suiça em jan/fev.
Tenho hotel reservado em zermatt por 5 dias. Sairei de genebra, e dps volto para genebra para continuar viagem pela frança...Vale a pena comprar o swiss pass ?? Onde compro, na sbb.ch ?? O passe vale só para trens, ou vale para os lifts das estações e outras atrações ?
Outra pergunta, vc indicaria algum lugar para conhecer (viagem bate e volta, talvez interlaken) saindo de zermatt ?
obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bia! O SwissPass dá desconto nos meios de elevação. Mas no seu caso a única chance de saber se vale a pena é fazendo as contas.

Aproveite tudo o que Zermatt oferece, não há nenhum bate-volta cômodo que justifique perder um dia.

Bia Saldanha
Bia SaldanhaPermalink

Obrigada!! estou fazendo as contas..hehe

fernando
fernandoPermalink

Ola, estou pensando em ir de zurich para zermatt hoje a noite. Minha duvida e se o carro chega ate o hotel e vai ate as estaçoes de esqui ou fica fora da cidade. Neste caso, o deslocamento é feito de taxi? Obrigado

Ana Carolina p. Raiza
Ana Carolina p. RaizaPermalink

boa noite Fernando, quando fui a Zermatt, não era possível andar de carro na cidade. A não ser os elétricos. Mas tudo era perto dava para ir a pé até as estações. Chegamos a Zermatt de trem, viagem ótima mas um pouco demorada, umas duas horas de interlaken. De Zurique acho que umas quatro horas de trem, confortável e com uma paisagem maravilhosa, sem estresse de dirigir. De carro, nessa época com neve não sei se é muito confortável. Boa viagem!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernando! Não há carros particulares circulando em Zermatt. Há um estacionamento em Täsch, junto à penúltima estação do trem.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2012/02/suica-interlaken-x-zermatt-x-st-moritz/

Rogério
RogérioPermalink

Olá

Vale a pena fazer bate volta Zurique / Interlaken de carro em fev ? Pois estou com criança pequena. Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rogério! De trem será mais rápido (nenhum tempo perdido com o procedimento de aluguel do carro, saída da cidade, estacionamento em Interlaken, ida do estacionamento à estação para seguir viagem), e será mais prático e mais seguro.

Na montanha (até onde é possível ir de carro) você precisaria de correntes e de alguma destreza para dirigir em condições invernais. De trem todo mundo aproveitará melhor a viagem.

Jéssica
JéssicaPermalink

Olá,

Adoro o blog de vocês!
Vocês sabem me dizer se de Berna para Interlaken ou de Interlaken para Brienz é necessário agendar o trem e qual a média de preço para esses passeios?

Obrigada : )

Humberto Bronzatto
Humberto BronzattoPermalink

Ricardo, e de carro? Tem como fazer essa viagem ou é uma grande roubada?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Humberto! Quem responde é A Bóia. Os carros chegam só até Lauterbrünnen (tem garagem) ou Grindenwald (lugares limitados de estacionamento). A partir daí, só de trem.

Andrea
AndreaPermalink

Olá,

Lendo o post sobre o roteiro Interlaken- Zermat, tive a mesma dúvida que a Maria Assunção, não encontrei a resposta, por isso estou escrevendo novamente.

Não entendi, o Ricardo saiu de Interlaken e foi para Berna, depois desceu em Spiez, e seguiu viagem.

É possível fazer este roteiro desde Berna? ou é obrigatório ir a Interlaken?
Grata,
Andréa

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andrea! O Ricardo Freire apenas estava descrevendo o roteiro que fez a convite dos transportes suíços.

Se você tem pouco tempo, escolha entre Interlaken e Zermatt. Não é necessário fazer os dois. É muito mais aproveitável você escolher uma dessas cidades e ficar mais dias, fazendo todos os passeios e atividades disponíveis.

Andrea
AndreaPermalink

Oi Bóia,

Obrigada pelo retorno. Na verdade vou ficar 12 dias na Suiça, resolvi montar base em Berna pela facilidade dos trens e distâncias. Provavelmente faremos os dois, Interlaken e Zermatt, e ainda o Bernina.
Quanto ao Bernina, que vc respondeu em outro post, vou estudar a possibilidade de ir até Lugano.
Muito obrigada pela ajuda.
Andréa

carol silva
carol silvaPermalink

Bom dia ! estou indo para zuriquea trabalho com meu marido e como fazemos 30 anos de casados gostaria de passar de sabado a segunda em algum lugar romantico perto de zurique ja que ele tem que esta de volta a zurique na segunda a noite e pensei em zermatt , vc teria alguma sugestao de roteiro bacana perto de zurique para me indicar ???
obrigada
Carol

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carol! Veja dicas neste post: http://www.viajenaviagem.com/2012/04/zurique-lucerna-berna/

ney cerqueira junior
ney cerqueira juniorPermalink

Noto que é possível ter uma cidade como base e fazer passeios de trem para outras cidades, que são relativamente curtos (2hs) Evita o carregamento de malas. Esta cidade mais central num geral sugere Lucerna ou Berna

Alessandra
AlessandraPermalink

Boa noite. Adoro seu blog e visito-o sempre que estou organizando alguma viagem. Dessa vez estou indo passar 2 semanas, no final do ano, na Itália e na Suíça.
Fecho a Itália em Milão e gostaria de ir de lá para Interlaken, da forma mais econômica possível (pois achei a Suíça meio carinha...rsrss). Vou comprar o Swiss Pass, então pretendo andar o máximo possível de trem na Suíça e minha dúvida é: qual a cidade suíça mais próxima da Itália e que seja uma boa base para ir para Interlaken? Assim, eu gastaria pouco de Milão até essa cidade e dela para Interlaken eu usaria o Swiss Pass.

Será que minha explicação ficou confusa? rsrsrs

Se você souber a resposta ou alguma dica para solucionar a questão, ficarei imensamente grata! Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alessandra! A cidade mais próxima da Itália é Lugano. Mas você não conseguiria fazer bate-volta de Lugano a Interlaken.

Alessandra
AlessandraPermalink

Olá, Bóia, obrigada pela resposta. Na verdade eu vou ficar 2 noites em Interlaken, minha preocupaçao é se eu consigo ir de Lugano para Interlaken usando o Swiss Pass. Estou pesquisando na internet, mas não consegui entender se o Swiss Pass cobre esse trecho.
Você saberia me informar?

Muito obrigada pela atenção!
Já foi uma super ajuda a dica de Lugano!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alessandra! O Swiss Pass cobre todas as viagens de trens de passageiro na Suíça, também todos os barcos que funcionem como barcos de passageiro e ainda o transporte público nas cidades.

Alessandra
AlessandraPermalink

Muito obrigada pela resposta.
Ajudou imensamente!!!

Andrea Barros
Andrea BarrosPermalink

Ricardo, boa noite! Estou fechando minha viagem a Suíça e gostaria de sua opinião no roteiro abaixo: 1/2 dia em Zurique com city tour - a noite ida para lucerna ;
02 dias em lucerna- sendo 01 para ir a Berna
O3 dias em Interlaken- sendo 01 dia para fazer passeio ao topo da Europa e outras cidades-
O1 Zermatt para ir de glacier express para St moritz
O 2 noites em st moritz

A programação de passeios o que vc indica?

Obrigada pela ajuda!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, andrea! Quem responde é A Bóia. Você não disse em que mês está indo. Sinto que você está preocupada em fazer todas as estações de esqui mais famosas. Não é necessário. Sua viagem ficaria mais diversa com uma estação a menos e uma língua a mais (uma estada em Montreux ou em Lugano).

Marcelo
MarceloPermalink

Olá, Ricardo.

Bom dia!
Eu e minha Filha estaremos em Zermatt no início de janeiro de 2014. Ficaremos seis dias inteiros. Poderia sugerir-me um bate e volta interessante que poderíamos fazer?
Suas informações são valiosíssimas. Têm nos ajudado muito. Parabéns e obrigado.
Abraço.

Marcelo

Marcelo
MarceloPermalink

Muito obrigado, Bóia. Parabéns pelo trabalho. As informações têm sido muito úteis. Na verdade, valiosíssimas.
Abraço e até uma outra dúvida qualquer....

Marcelo.

Thiago Andrade Godoi
Thiago Andrade GodoiPermalink

INTERLAKEN - SPIEZ DE BARCO

Olá, estou querendo ir de Interlaken para Bordeux, via Spiez de barco (conhecendo o Castle Spiez), usando o fast baggage. Portanto, teria o dia inteiro para fazer o passeio.
No entanto, não sei quais são os horários de saida de Interlaken para Spiez, nem quanto tempo demora a viagem, nem onde fica o pier para pegar o barco. Nao sei também qual barco devo pegar!!!
Em Spiez, precisaria saber quanto tempo demora a viagem de barco e quanto tempo devo reservar para ficar em Spiez para poder reservar o Golden Pass Classic de Zweisimmen a Montreux.

Os horários de barco que achei não dá para entender, pois o pdf está escrito em alemão. Segue o site: http://bls.ch/d/schifffahrt/fahrplan-thun-sommer-14.pdf

Pelo o que entendi, o primeiro barco sairia de interlaken só as 11:00. Achei estranho! Alguém poderia me ajudar?

Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thiago! O horário é esse mesmo (para o verão). O barco não é o principal meio de transporte entre Interlaken e Spiez; é um passeio de barco, que eventualmente pode ser usado por passageiros que disponham de tempo. Você pode ir também de trem, há pelo menos uma saída por hora.

O barco sai de Interlaken West. De trem, você pode sair também de Interlaken Ost.

Camila
CamilaPermalink

Estou montando meu roteiro seguindo as suas dicas, mas agora estou com uma dúvida:
Tenho do dia 21 ao dia 24 de julho para aproveitar Suíça.
Sairei de Brescia dia 21 rumo a Lugano, onde será minha base, pensei em ir dia 22 para Interlaken e voltar para Lugano e no dia seguinte ir para Locarno e voltar para Lugano...isso é possível? É viável com um bebê de 1 ano e 4 meses? O que vc me indica?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camila! Vá a Zermatt, fique dois dias, faça todos os passeios disponíveis, volte a Lugano.

Ou fique em Lugano e faça o Centovalli Express, concentrando-se na Suíça italiana.

Consulte o seu pediatra se o seu bebê deve ser exposto ao frio alpino e quais precauções você deve tomar. Não peça esses conselhos na internet.

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

Ainda tem dúvidas? Clique e leia:

Suíça: 30 roteiros prontos