Que moeda eu levo para o Uruguai?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Pesos uruguaios

A moeda corrente no Uruguai é o peso uruguaio. Nos últimos tempos R$ 1 tem valido 9,50 pesos uruguaios; US$ 1 ultimamente tem comprado 22 pesos uruguaios. Veja as cotações atuais exatas no site da Oanda.com.

Em Montevidéu e nas cidades turísticas (Punta del Este, Colonia del Sacramento) é grande a aceitação de dólar, real e peso argentino com cotações próximas ao câmbio vigente.

Vale a pena fazer gastos com cartão de crédito no Uruguai?

Em restaurantes, supervale! Até 31 de julho de 2014 os gastos em restaurante com cartão de crédito emitido fora do Uruguai ganham um desconto, na hora, de 18,5%, equivalente ao IVA -- o ICMS uruguaio, que é de 20% -- excluídas as despesas administrativas. Esse desconto compensa, de longe, os 6,38% do IOF brasileiro, e ainda permite que você acumule milhas.

E nos outros gastos? Teoricamente, pagando com cartão de crédito você desembolsa 6,38% a mais por causa do IOF. Note, porém, que ao trocar dinheiro na casa de câmbio, você consegue uma cotação inferior à taxa de câmbio do cartão de crédito, o que diminui a diferença entre as duas modalidades. Na minha última viagem, fiz as contas e percebi que meus gastos com cartão me saíram apenas 2,3% mais caro do que com os pesos que comprei com reais na casa de câmbio. No meu caso, como uso milhas, foi vantagem usar cartão sempre.

Leia mais sobre a isenção do IVA aqui.

Leia também: Restaurantes no Uruguai: por que vale a pena pagar com cartão

Vale a pena fazer gastos com cartão pré-pago no Uruguai?

Depois que os cartões pré-pagos (Visa Travel Money, MasterCard Cash Passport e American Express Global Travel) passaram a pagar IOF de 6,38%, exatamente como os cartões de crédito, não é mais negócio usar cartão pré-pago carregado em dólar ou euro ou libra em países onde essas moedas não sejam correntes. Isso porque, ao fazer a conversão da moeda do cartão (dólar ou euro) para a moeda do país (peso uruguaio), será cobrada uma comissão de câmbio, entre 3% e 5%, que somada aos 6,38% que você pagou ao carregar o cartão, tornam a operação bastante desvantajosa. Leve pré-pago apenas como plano C, para ser carregado à distância em caso de problemas com seus outros meios de pagamento.

Vale a pena comprar pesos uruguaios no Brasil?

Não é comum haver pesos uruguaios à venda no Brasil, mas as maiores corretoras podem arranjar para você. É difícil, porém, que a cotação seja vantajosa. Informe-se sobre o câmbio usado e compare com a cotação informada em sites como Oanda. Note que estrangeiros recebem devolução de IVA (18,5%) ao fazer gastos em restaurantes com cartão de crédito ou débito internacional; usando dinheiro vivo você não terá direito a esta devolução.

Vale a pena levar reais para o Uruguai?

Sim, é possível usar reais em lojas e restaurantes acostumados a receber turistas; em Punta del Este, pode ser que até taxistas aceitem.

Seus reais também conseguem boa cotação nas casas de câmbio do Uruguai. Em Montevidéu há muitas na avenida 18 de Julio e no eixo Pocitos-Punta Carretas (a do shopping é bastante usada). Em Punta del Este as casas de câmbio se concentram na avenida Gorlero.

Há casas de câmbio que funcionam no fim de semana. A Indumex da rodoviária Tres Cruces abre diariamente, incluindo sábado e domingo, das 6h à meia-noite.  Em Pocitos, a zona hoteleira que mais recomendamos, a Cambio Matriz abre diariamente, incluindo sábado e domingo, das 9h às 22h (Juan B. Blanco, 898, esquina boulevard España).

Em Punta del Este as casas de câmbio abrem também aos sábados e domingos na temporada.

Note que estrangeiros recebem devolução de IVA (18,5%) ao pagar restaurantes com cartão de crédito internacional; usando dinheiro vivo você não terá direito a esta devolução. O desconto, porém, não vale para os hotéis, que já têm IVA zero para estrangeiros. Veja se o seu hotel aceita reais e se a cotação que pratica é favorável.

Vale a pena levar dólares para o Uruguai?

Se você já tem os dólares na mão e quer gastar na viagem, pode levar. Dólares também encontram aceitação em restaurantes e lojas acostumadas ao turismo; cheque antes a cotação vigente e compare com o que lhe oferecerem.

Vale a pena comprar dólares para levar para o Uruguai?

Não. Como os reais encontram boa cotação nas casas de câmbio, é bobagem fazer duas operações de câmbio -- uma no Brasil, para comprar dólares, e outra no Uruguai, para vender as verdinhas. A cada câmbio você perde um pouco na forma de comissão. Note que estrangeiros recebem devolução de IVA (18,5%) ao pagar restaurantes com cartão de crédito ou débito internacional; usando dinheiro vivo você não terá direito a esta devolução. O desconto, porém, não vale para os hotéis, que já têm IVA zero para estrangeiros. Veja se o seu hotel aceita dólares e se a cotação que pratica é favorável.

Vale a pena fazer saques em moeda local nos caixas eletrônicos?

É uma boa alternativa para conseguir dinheiro para aquelas despesas que não podem ser feitas com cartão; ao contrário das casas de câmbio, os caixas automáticos estão sempre abertos.

A primeira alternativa para fazer isso é habilitar o seu cartão de banco para saques internacionais. Não é preciso que haja um caixa do seu banco para realizar os saques; normalmente todos os cartões funcionam em todos os caixas. A cotação costuma ser boa, mas o IOF agora é de 6,38% nessas operações. Há também taxas bancárias a cada saque; faça sempre saques grandes, do equivalente a 200 dólares (no Uruguai, algo como 4.000 pesos), para que as taxas não pesem. Os cartões múltiplos Mastercard costumam funcionar na Rede Banred; os cartões múltiplos Visa, na rede Brou.

Note que estrangeiros recebem devolução de IVA (18,5%) ao pagar restaurantes com cartão de crédito ou débito internacional; usando seus cartões para fazer saques e obter dinheiro vivo, você não terá direito a esta devolução.


Onde conseguir pesos uruguaios em Buenos Aires para ir a Colonia del Sacramento?

Não é possível adquirir pesos uruguaios legalmente na Argentina; o governo limita a venda de divisas estrangeiras a argentinos com viagem comprada. Só dá para comprar pesos uruguaios no câmbio negro. Mas não se preocupe, você pode pagar todos os seus gastos em Colonia com reais ou pesos argentinos.

Minha fórmula: dinheiro para viajar ao Uruguai

--> Eu me informaria com o hotel se aceitam reais no fechamento da conta e qual a cotação oferecida. Se fosse boa, levaria a quantia em dinheiro vivo para pagar o hotel e pagaria no check-in, para não ficar com dinheiro vivo no bolso. Levaria mais 300 reais para emergências.

--> Faria saques em pesos uruguaios (o primeiro desses saques, de 4.000 pesos, já no aeroporto ao chegar) usando cartão múltiplo do banco. Usaria os pesos desses saques para os pequenos gastos do dia a dia.

--> Pagaria as grandes despesas com cartão de crédito, que dá direito a reembolso de 18,5% nos restaurantes e oferece uma boa taxa de câmbio, o que compensa em parte a diferença dos 6,38% do IOF, me dá milhas e não implica em visitas constantes à casa de câmbio.

--> Mesmo que não usasse como meio de pagamento preferencial, não deixaria de levar um cartão pré-pago (Visa Travel Money, MasterCard Cash Passport ou Global Travel Card) para recarregar à distância como plano C.

Leia também:

Página-guia de Montevidéu no Viaje na Viagem

Para entender Punta del Este

Colonia del Sacramento, a Paraty do Uruguai

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


190 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
ivã siqueira junior

Ola amigos tudo bom ? estou indo para mtv em julho, sei que o clima assim como na argentina é frio e estou indo preparado rsss... o que fico a esmo qual média de gasto por dia, quero ter uma noção de quanto levar, levarei uma parte em dinheiro como descrito acima, vou com cartão de credito para eventuais emergencias ou compras altas, mais o travel.. porem não tenho noção de quanto levar, 1500 reais vou ficar uns 12 dias.. acha muito dias para conhecer ? ficarei em hostel.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ivan! Leia sobre Montevidéu neste post:

http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-montevideu/

Domingos Savio de A. Barbos

Gostaria de saber se em montividel podemos encontrar bancos 24 hs tipo caixa econimica, bradesco itau etc, que possa fazer saques no cx eletronico.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Domingos! Encontra sim. Habilite o seu cartão para saques internacionais.

João bertoldo

Olá, estou me programando com amigos para ir a cidade de colonia, estamos pensando em ficar em torno de 10 dias. O real é bem aceito na cidade? Em média quanto se gastaria por dia?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João Bertoldo! Colonia del Sacramento é uma cidade pequenininha, passar 10 dias por lá possivelmente vai ser meio tedioso. Leia dicas de câmbio no post acima. Mais dicas sobre despesas nesse post: http://www.viajenaviagem.com/2013/07/como-estimar-gastos-viagem/

tania vieira
tania vieiraPermalinkResponder

Olá !
estaremos indo eu e meu filho para MTV no final de setembro e gostaríamos de visitar uma vinícola. alguma sugestão? tenho lido muitas sugestões e dicas importantes, mas até agora não foi mencionado nenhum passeio a viniculas. espero que me passe informações importantes.
obrigada
Tânia Vieira

Danilo
DaniloPermalinkResponder

Olá, ando vendo muitas coisas boas a respeito do Uruguai, e pretendo para o ano que vem passar aproximadamente de 3 a 4 meses por lá! Me indicam alguma matéria ou site a respeito para me familiarizar mais com o local, moeda, gastos, etc? Nesse tempo também gostaria de tentar estudar a língua em alguma escola, podem me indicar alguma?
Obrigado desde já!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Danilo!

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-montevideu/

Procure um curso de espanhol na sua cidade.

Marah Trajano
Marah TrajanoPermalinkResponder

bom dia,

Estou indo para Montivideu dia 21 de julho,li referente qual moeda levar ao Uruguai, achei bastante interessante, porém observei que a materia é de 27 dez.2011, duvida?
Posso considerar estes conselhos e me programar desta forma?

Abs,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marah! As dicas foram atualizadas no fim de 2012 e ainda estão valendo smile

Jorge Alegre
Jorge AlegrePermalinkResponder

Prezados amigos, se tiverem perguntas sobre o valor das coisas, bancos, casas de cambio confiavéis, uruguias@gmail.com como uruguaio casado com mineira posso orientá-los sobre dudas específicas.
Algumas dicas, trazer real e trocar aqui, em muito lugar aceitar real, mas em outros apenas pesoas uruguaios. Nao troquem no aeroporto, cambio gales é a que mais recomendo. Aqui bebidas sao muito caras, comida em geral também, porém roupa nao é tao cara.

Fernando José N. Bacci

Tenho um cartão Visa Travel Money em dólar e vale até 2015, vou usar nos EUA, mas posso também usar no Uruguai mesmo sendo um cartão de dólar?
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernando! Os saques e gastos serão convertidos automaticamente para peso. Haverá uma perda de 5% como comissão cambial.

Pedro
PedroPermalinkResponder

Prezados boa noite.
Eu e minha namorada vamos para Montevideo em setembro próximo, fiquei com uma dúvida quanto aos cartões. Eu tenho um cartão de crédito/débito que foi habilitado para compras internacionais, com ele eu consigo fazer saques nos autoatendimento em peso uruguaio? A bandeira do meu cartão é visa?

Grato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pedro! Sim.

Gustavo Borges

PessoALL,

levei REAL e foi uma boa. Muito lugares aceitam, mas preferi trocar por pesos. Na 18 de Julio, proximo a praça independencia, tem algumas casas de cambio. Se você andar um quarteirão encontra muita diferença: de R$ 8.00 a 8.70 pesos por Real.

abraço a todos.

Andre Leandro
Andre LeandroPermalinkResponder

Gustavo ficou quantos dias? média de gasto?? as coisas são baratas?

Elma Cardoso
Elma CardosoPermalinkResponder

Olá, eu e uma colega vamos para Montevidéu em Outubro, gostaria de saber se essas dicas ainda são validas, vamos ficar 5 dias, e se realmente é vantajoso usar o cartão de crédito? Qual seria o gasto médio para ficar 05 dias na cidade, sem contar que pretendemos conhecer Punta Del Leste e Pocitos?

Jonas
JonasPermalinkResponder

Vou para Montevideo de moto nessa semana. Habilitei o cartão de crédito internacional para utilizar nos postos de gasolina e eu iria converter aqui em Curitiba uns R$400,00 em pesos uruguaios, porém após ler esse artigo estou pensando em levar em reais mesmo. Talvez eu leve pequena quantia de pesos uruguaios, equivalente a R$200,00, pois vou para um encontro de motos e não sei se lá aceitarão reais. Não sei se estou fazendo certo, alguma observação? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jonas! Reais são comumente aceitos em Punta del Este, mas não em Montevidéu. Você precisaria sacar em pesos uruguaios ou usar uma casa de câmbio. Trocar no Brasil sempre resulta em prejuízo porque a cotação do peso uruguaio é ruim.

lais
laisPermalinkResponder

oi vou fazer um cruzeiro com parada em montevideo, minha preocupação é se eles aceitam peso quando veem que é turista ou apenas o dolar? e tambem quero saber onde param os cruzeiros para o desembarque?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lais! A moeda corrente em Montevidéu é o peso uruguaio. Eventualmente você conseguirá pagar diretamente em dólar. Os cruzeiros páram num terminal na Cidade Velha, relativamente próximo ao Mercado del Puerto.

Leia sobre Montevidéu:
http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-montevideu/

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Olá , irei ao Uruguai em outubro e chegarei a 1 da manhã de sábado. Gostaria de saber se há taxi ou locadoras de carro abertas nesse horário, assim como casa de câmbio.

Obrigada
Adriana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Táxi sempre há. Casas de câmbio de aeroporto, conforme dizemos no texto (você leu?) oferecem péssima cotação. Habilite seu cartão de banco para saques internacionais e retire pesos uruguaios para o dia-a-dia no caixa eletrônico. A Avis do aeroporto abre 24 horas; mas tem certeza que você quer pegar um carro de madrugada numa cidade que você não conhece?

http://www.avis.com/car-rental/location/LAT/UY/Montevideo

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Muito obrigada pela resposta! Li sim,achei que habilitar o cartão pagaria muito de IOF, acho que será essa a opção.
Ficarei 2 dias em MTV e depois irei a Colonia para 2 dias e voltar direto ao aeroporto, nesse caso acredito que é melhor alugar um carro, correto?

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Colonia está a 3 horas de distância do aeroporto de Montevidéu. Não é um programa seguro para o último dia de viagem. No seu lugar, eu iria de ônibus, ficaria um dia e voltaria para pernoitar em Montevidéu na véspera da volta.

Luiz Henrique
Luiz HenriquePermalinkResponder

Olá,irei ao Uruguai com minha esposa no início de janeiro de 2014 de carro. Vou sair de carro do Rio de Janeiro, passar o reveillon em Curitiba e depois rumar para Montevidéo. Meu hotel é o Ermitage na Praia de Pocitos e o check in é dia 6. Não conheço nada lá. Foi uma boa escolha?
Tenho algumas dúvidas com relação ao carro :
É necessário passar em alguma aduana quando cruzar a fronteira para registrar a viagem? segundo o mapa vou passar por Porto Alegre,Pelotas e depois Jaguarão.
A Identidade com validade com menos de 10 anos é o documento necessário? Pois não tenho passaporte.
É necessário alguma coisa especial no carro?
Bom li todas as dicas sobre o dinheiro mas não tinha visto nada sobre carro.
Um abraço.
Luiz

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz Henrique! Você precisa ter o seguro carta verde.

Leia sobre Montevidéu:
http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-montevideu/

Você precisa estar reconhecível na identidade. O proprietário do carro precisa estar no carro.

Luiz Henrique
Luiz HenriquePermalinkResponder

Valeu pelas dicas, mas você sabe onde tirar o seguro carta verde no Rio de janeiro e quanto custa?
Um abraço.
Luiz

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz Henrique! Faça com a seguradora do seu carro.

sergio santos
sergio santosPermalinkResponder

Caros,

Sugiro atualizar a informação sobre vantagens dos VTM, mencionando os 5% de taxa de conversão câmbial — na verdade, uma desvantagem que chega a equiparar seus custos aos do cartão de crédito, quando se somam todas as taxas do VTM (conversão cambial + IOF + taxa de saque + taxa de máquina, no caso de uso para saque).

Ao ser usado para pagamentos em moeda local, o VTM nem apresenta vantagens sobre o cartão de crédito, considerando a taxa de conversão cambial de 5% + IOF de 0,38 + perda de milhas + perda de vantagem da cotação dólar-turismo. Estou certo?

Grato sempre, abraços.

marco antonio scandiuzzi

Bom Dia,

Pelas contas o Cash Passport não compensa muito no Uruguai. A corretora informou uma taxa de 5,5% (conversão do dólar) mais os 0,38% de IOF e alguma taxa local pela utilização do ATM.

Vou dia 19/10 e minha conta é a seguinte:

-R$500,00 em reais
-Vou tentar habilitar meu cartão de débito
- Vou carregar uns dólares no Cash Passport para tentar comprar no free shop ( será que consigo ???)

abraços

Maria Ruth
Maria RuthPermalinkResponder

Olá!
Estou em Buenos Aires e daqui seguirei para Montevideu. Ainda tenho pesos argentinos, vale a pena levá-los ou troco aqui mesmo por pesos uruguaios? Grata.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Ruth! Tente gastar por aí ou usar no Uruguai (em Colonia aceitam).

Andréa
AndréaPermalinkResponder

olá Ricardo....
pretendo voltar em Punta EM FEVEREIRO 2014...
vc acha que vale a pena em relação ao peso uruguai ??
e as baladas lá são caras vc sabe me dizer???
fui em 2006,passei o dia pois estava em cruzeiro...
obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andréa! Quem responde é A Bóia. Tudo em Punta é caro. Sobre que moeda levar, leia o texto, por favor.

Natalia Gomes
Natalia GomesPermalinkResponder

Olá gostarias de tirar algumas duvidas tenho uma passagem marcada para Foz do Iguaçu e de la vou ao Paraguay q ja me informei que de ônibus e uns 30 min ou ate 1 hora, ai quero ir a Argentina e gostaria de saber quanto tempo daria do Paraguay para Argentina de ônibus e o valor? Estou indo agora em Dezembro e uma época boa? Desde ja grata!!

Natalia GOmes...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Natália! Você precisará voltar para Foz do Iguaçu e fazer baldeação. A época é quente e um pouco chuvosa.

Helaine
HelainePermalinkResponder

Prezados,

Vou para o Uruguai e punta no mês de janeiro. E gostaria de saber a média de dólares que devo ter por dia para custear basicamente alimentação. 100 dólares esta , ok?! Ou e pouco?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Helaine!

Dê uma olhada neste texto:
http://www.viajenaviagem.com/2013/07/como-estimar-gastos-viagem/

Marcos
MarcosPermalinkResponder

Neste fim de ano haverá novamente o desconto do IVA para pagamentos em cartão de crédito?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcos! Os descontos não foram interrompidos, continuaram durante o ano e certamente continuarão em cartaz no verão.

Marcos Tsuboi
Marcos TsuboiPermalinkResponder

Atenção para a devolução do IVA (imposto) precisa ter no minimo o gasto de 500,00 pesos e solcitar no momento da compra um formulário que o proprio estabelecimento fornece. Li sobre muita gente dizendo que realizou o gasto no cartão de credito\debito e que recebeu ja o credito. Nao foi a informaççao que tive em MVD (janeiro 2014). Tudo precisa ser com o tal formulario, que deve ser preenchido e entregue no guiche do especifico do aeroporto de carrasco, punta ou na alfandega do porto. Portanto, na data do retorno deve-se chegar com certa antecedencia. E nao pense em realizar o check in, despachar a mala e ver o retorno do iva, pois segundo informações, pode ser necessário mostrar o produto adquirido.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcos! A devolução no cartão é para gastos em restaurantes, postos de gasolina e serviços turísticos. Para receber de volta o IVA em compras é necessário sair da loja com o formulário, sim.

Karen
KarenPermalinkResponder

Olá, planejo uma viagem para Montevideo em setembro, o desconto do iva no cartão vale só até julho, depois acabou?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karen! É possível que seja prorrogado. Originalmente o desconto era para valer só até março de 2013.

Luiz Bernardo
Luiz BernardoPermalinkResponder

Seria seguro(tempo de viagem) voltar de Punta para MVD na quarta-feira de Cinzas, tendo o retorno para o Brasil nesse mesmo dia às 13h para checkin?
A estrada engarrafa como no Rio para a região dos Lagos?
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz Bernardo! Não sabemos. Mas localmente saberão lhe informar se vai dar ou não para tomar o café da manhã antes de pegar a estrada.

Por favor -- para qualquer dúvida sobre Punta del Este, use os posts de Punta del Este, como este:

http://www.viajenaviagem.com/2011/11/para-entender-punta-del-este/

Vevongel Silva Filho

Olá. Tenho cartão de debito internacional do HSBC da Austrália, no caso de utilização deste cartão tenho como receber a devolução do IVA.
Como fica esta devolução do IVA para compra de Apartamento em Montevideo.Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vevongel! Não sabemos. Nosso site é sobre turismo.

Larissa
LarissaPermalinkResponder

Olá estou indo a mvd agora em fevereiro alguém pode me dizer a faixa de preço que posso comprar pesos agora em mvd ? Outra dúvida todas compras que fizer no cartão,peço o formulário para a devolução do IVA? Mesmo em restaurantes? E eu guardo as motas ou só o formulário está ok?í e aonde no aeroporto de mvd fica o lugar para eu apresentar o formulário? Agradeço já a atenção de todos! Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Larissa!

A devolução no cartão é em restaurantes e serviços a turistas:
http://www.viajenaviagem.com/2014/01/uruguai-devolucao-iof/

A devolução do IVA para compras só vale para compras feitas em lojas autorizadas, com nota fiscal própria para isso. Não é qualquer compra que dá direito à devolução. Chegue com três horas de antecedência ao aeroporto para apresentar suas notas no guichê próprio para isso, antes de fazer o check-in, porque você precisará mostrar as compras ao fiscal.

A informação sobre a "faixa de preço" é irrelevante. Sempre será mais vantajoso trocar dinheiro no Uruguai do que comprar pesos no Brasil.

Larissa
LarissaPermalinkResponder

Outra dúvida para receber o formulário preciso gastar no mínimo 500 pesos por loja ou são em notas que posso juntar até dar 500 pesos? Desculpe sou viajante d primeira viagem!! Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Larissa! Tem que comprar o mínimo requerido numa única loja para poder sair da loja com a nota fiscal apropriada. A loja precisa ter o selo tax free. Não é qualquer loja que é aderente ao sistema nem toda compra que tem direito ao reembolso. Por favor, leia o link que indiquei na outra resposta.

Raquel
RaquelPermalinkResponder

Olá, gostaria de visitar Montevideu e Punta del Este no período de 18 a 21 de abril deste ano. Gostaria de saber se o período é bom e quais pontos turísticos vocês indicam.

Luciana Dallonder

Tenho uma dúvida e acho que vcs podem me ajudar. Moro muito próxima a Rivera - Uy e pretendo ir a Montevideo em breve. Quero saber se o mais indicado é eu fazer o cambio de todo o valor já em Rivera ou se troco só um pouco deixando o restante para cambiar em montevideo? Oq compensa mais? Tem diferença?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! É possível que você consiga encontrar valor melhor em Montevidéu. Você pode acompanhar as cotações pelo site Oanda.com para ter uma idéia. http://www.oanda.com/

A Mariana Amaral conseguiu câmbio muito bom em Montevidéu, recentemente, na casa de câmbio Bacacay. Use como parâmetro para comparar com o que você encontrar em Rivera: http://www.bacacaysf.com/

Samuel K
Samuel KPermalinkResponder

Pretendo ir ao URUGUAI em Junho, vou levar 1000,00 reais e pretendo trocar la, com essa grana fico tranquilamente 7 dias em Montevideo?

Juliano
JulianoPermalinkResponder

Olá,
Estou com a dúvida, de levar dólares ou reais para Rivera no Uruguai. O que compensa mais? Seu eu fosse comprar dólares numa casa de cambio, pagaria em torno de R$ 2,46 para cada 1 dólar.

O hotel que vou ficar é só para uma noite, então penso que é melhor pagar em reais. Ele fica em Santana do Livramento/RS.

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliano! Em lugares de fronteira aceita-se o real no comércio. Não é preciso fazer câmbio nem levar dólares.

Kauan
KauanPermalinkResponder

Olá,

Sou do Brasil e queria fazer faculdade no uruguai, como posso preceder? E teria alguma forma de fazer um curso de espanhol no uruguai mesmo? Teria que fazer alguma prova de proficiencia?

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kauan! Somos um blog de viagens, infelizmente não podemos ajudar.

Flávio Storto

Boa noite.
Estou indo a MVD em abril e gostaria de saber se pode indicar algum serviço de van que possa fazer o traslado HOTEL-ESTADIO CENTENÁRIO-HOTEL.
Obrigado,
Flávio

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flávio! Desconhecemos. O melhor é perguntar ao seu hotel.

Rafael
RafaelPermalinkResponder

hola boia
pretendo ir ao URUGUAI em maio
e vou levar 1500,00 reais e pretendo trocar la
com esse dinheiro fico uns 5 dias la de boa? na sua opniao?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! Dinheiro em viagem é uma questão pessoal; depende do estilo de viagem de cada um.

Dê uma lidinha neste post:
http://www.viajenaviagem.com/2013/07/como-estimar-gastos-viagem/

Lia Castro
Lia CastroPermalinkResponder

No Uruguai aceita o Cartão de crédito Visa Itaucard International em restaurantes e compras?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lia! Sim, o cartão é "International". grin

Sandra
SandraPermalinkResponder

Oi, Bóia! Pretendo viajar para Uruguai em outubro. Ainda estará valendo o desconto de 18,5% de IVA no cartão?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandra! Por enquanto, está valendo smile Veja: http://www.viajenaviagem.com/2014/01/uruguai-devolucao-iof/

Tatiana
TatianaPermalinkResponder

Olá!!!
O texto acima é de 2011, mas as dicas ainda estão valendo?
Quero saber o que levar para o Uruguai, dólar ou peso?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tatiana! Vale a pena tentar usar cartão de crédito onde ele for aceito: http://www.viajenaviagem.com/2014/01/uruguai-devolucao-iof/

É desvantagem comprar pesos no Brasil; você não vai conseguir uma cotação boa. Se quiser levar dinheiro em espécie, vale mais a pena levar reais.

O texto acima não considera que operações de saque e débito no exterior agora pagam o mesmo IOF de 6,28%. Leia: http://www.viajenaviagem.com/2013/12/bomba-cartoes-pre-pagos-saques-internacionais-e-travelers-agora-pagam-iof-de-638-so-dinheiro-vivo-continua-com-iof-de-038/

elza do carmo
elza do carmoPermalinkResponder

Farei um cruzeiro (fev/2015) que atracará em Montevidéu, Buenos Aires e Punta del Leste, em cada uma das cidades ficaremos por +- 08 horas, o que recomendaria conhecer nessas cidades devido ao pouquíssimo tempo?

Obrigada,

Elza do Carmo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elza! INfelizmente não temos roteiros prontos para o seu caso.

Mas nestes posts você pode escolher o que melhor lhe apetecer:

http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-montevideu/

http://www.viajenaviagem.com/2012/01/primeira-viagem-um-fim-de-semana-em-buenos-aires/

http://www.viajenaviagem.com/2011/11/para-entender-punta-del-este/

Thamy
ThamyPermalinkResponder

Olá , gostaria de saber se no Uruguai aceitam euros e se vale a pena a conversão? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thamy! Não vale a pena gastar euros no Uruguai; é melhor levar reais e guardar os euros para outra viagem. smile

Bruna
BrunaPermalinkResponder

Olá!
Viajo para Montevidéu após julho de 2014. Você saberia me dizer como deve ficar essa questão da devolução do IVA?
Obrigada,
Bruna Lisboa

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruna! Só saberemos dia 30 de julho.

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Olá!
Vou a Montevidéu e a Buenos Aires agora em julho e gostei muito de saber dessa vantagem em usar o cartão de crédito nos restaurantes! Vc sabe dizer se isso também ocorre em Buenos Aires? É vantajoso usar o cartão de crédito la?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanessa! Usar o cartão de crédito em Buenos Aires não é nada vantajoso. É melhor fazer o câmbio no paralelo. Para saber mais, veja: http://www.viajenaviagem.com/2012/01/que-moeda-eu-levo-para-a-argentina/

Marcela
MarcelaPermalinkResponder

Olá! Vou a Montevideu em dezembro com meu marido e nosso filhote que estará com 1 aninho. Qual a dica para o ano novo de lá? Lá tem alguma comemoração com fogos como aqui? Sabe se encontro algum restaurante que faça reservas para a noite de reveillon?
Obrigada, Marcela.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcela! O Réveillon em Montevidéu não é tão animado quanto o nosso. Veja relatos de leitores com dicas sobre onde celebrar a passagem do ano: http://www.viajenaviagem.com/reveillon-2014/

daniel
danielPermalinkResponder

Olá boa noite. Vou pra punta del este com minha esposa passar 7 dias, e vou levar o cartão de credito mais 2.000,00 reais.minha pergunta e esse valor e pouco? Devo trocar por peso uruguaio ou levar real mesmo.grato daniel

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! Despesas de viagens variam de pessoa para pessoa. Para calcular seus possíveis gastos, veja: http://www.viajenaviagem.com/2013/07/como-estimar-gastos-viagem/

No post acima tá tudo explicadinho. Não compre pesos uruguaios no Brasil. É só ler com atenção. wink

Fatima Soares
Fatima SoaresPermalinkResponder

Olá, estamos viajando para Montevideo em Setembro e meu esposo gostaria de visitar algumas fazendas. Poderia sugerir alguma nos arredores de Montevideo? Obrigada Fatima

Raphael
RaphaelPermalinkResponder

O desconto do IVA no cartão de crédito para gastos em restaurantes foi prorrogado? Irei a MVD dia 16/08/2014 e desejo saber a respeito.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raphael! O desconto do IVA foi prorrogado sim. Para saber mais, leia: http://www.viajenaviagem.com/2014/08/uruguai-ao-que-parece-o-desconto-do-iva-no-cartao-de-credito-esta-mantido-ueba/

Marina Ferreira

Ola! Td bem? Vou viajar em novembro para Uruguai e Buenos Aires. Estou em duvida se levo dinheiro daqui para cambio, ou se uso o cartao de debito para sacar em caixas eletronicos. O que recomenda? Os hoteis ja foram pagoa no momento da reserva e meus gastos na viagem nao incluirao essa despesas. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marina! No Uruguai vale usar o cartão de crédito para pagar restaurantes. Demais despesas podem ser pagas com cartão ou em cash. Hoje, sobre o saque incide o mesmo IOF do cartão de crédito, mais as taxas cobradas pelo banco para a operação. Informe-se sobre o câmbio paralelo em Buenos Aires: http://www.viajenaviagem.com/2014/02/buenos-aires-cambio-paralelo-como-fazer

Maria de fatima nepomuceno

Vamos chegar em Montevideo 1:00h da madrugada E Não vamos levar pesos. Favor informar, se o taxi que tomarmos no aeroporto vamos pagar antecipado no balcão dos táxis ou qual outra forma de pagamento???? Ou tem casas de câmbio 24 horas no aeroporto??? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria de Fatima! Você consegue pagar com reais ou cartão de crédito o seu transporte até o hotel. Veja dicas aqui: http://www.viajenaviagem.com/2011/05/chegando-em-montevideu-de-aviao-cambio-e-transfer