Que moeda eu levo para o Uruguai?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Pesos uruguaios

A moeda corrente no Uruguai é o peso uruguaio. Nos últimos tempos R$ 1 tem valido 9,50 pesos uruguaios; US$ 1 ultimamente tem comprado 22 pesos uruguaios. Veja as cotações atuais exatas no site da Oanda.com.

Em Montevidéu e nas cidades turísticas (Punta del Este, Colonia del Sacramento) é grande a aceitação de dólar, real e peso argentino com cotações próximas ao câmbio vigente.

Vale a pena fazer gastos com cartão de crédito no Uruguai?

Em restaurantes, supervale! Até 31 de julho de 2014 os gastos em restaurante com cartão de crédito emitido fora do Uruguai ganham um desconto, na hora, de 18,5%, equivalente ao IVA -- o ICMS uruguaio, que é de 20% -- excluídas as despesas administrativas. Esse desconto compensa, de longe, os 6,38% do IOF brasileiro, e ainda permite que você acumule milhas.

E nos outros gastos? Teoricamente, pagando com cartão de crédito você desembolsa 6,38% a mais por causa do IOF. Note, porém, que ao trocar dinheiro na casa de câmbio, você consegue uma cotação inferior à taxa de câmbio do cartão de crédito, o que diminui a diferença entre as duas modalidades. Na minha última viagem, fiz as contas e percebi que meus gastos com cartão me saíram apenas 2,3% mais caro do que com os pesos que comprei com reais na casa de câmbio. No meu caso, como uso milhas, foi vantagem usar cartão sempre.

Leia mais sobre a isenção do IVA aqui.

Leia também: Restaurantes no Uruguai: por que vale a pena pagar com cartão

Vale a pena fazer gastos com cartão pré-pago no Uruguai?

Depois que os cartões pré-pagos (Visa Travel Money, MasterCard Cash Passport e American Express Global Travel) passaram a pagar IOF de 6,38%, exatamente como os cartões de crédito, não é mais negócio usar cartão pré-pago carregado em dólar ou euro ou libra em países onde essas moedas não sejam correntes. Isso porque, ao fazer a conversão da moeda do cartão (dólar ou euro) para a moeda do país (peso uruguaio), será cobrada uma comissão de câmbio, entre 3% e 5%, que somada aos 6,38% que você pagou ao carregar o cartão, tornam a operação bastante desvantajosa. Leve pré-pago apenas como plano C, para ser carregado à distância em caso de problemas com seus outros meios de pagamento.

Vale a pena comprar pesos uruguaios no Brasil?

Não é comum haver pesos uruguaios à venda no Brasil, mas as maiores corretoras podem arranjar para você. É difícil, porém, que a cotação seja vantajosa. Informe-se sobre o câmbio usado e compare com a cotação informada em sites como Oanda. Note que estrangeiros recebem devolução de IVA (18,5%) ao fazer gastos em restaurantes com cartão de crédito ou débito internacional; usando dinheiro vivo você não terá direito a esta devolução.

Vale a pena levar reais para o Uruguai?

Sim, é possível usar reais em lojas e restaurantes acostumados a receber turistas; em Punta del Este, pode ser que até taxistas aceitem.

Seus reais também conseguem boa cotação nas casas de câmbio do Uruguai. Em Montevidéu há muitas na avenida 18 de Julio e no eixo Pocitos-Punta Carretas (a do shopping é bastante usada). Em Punta del Este as casas de câmbio se concentram na avenida Gorlero.

Há casas de câmbio que funcionam no fim de semana. A Indumex da rodoviária Tres Cruces abre diariamente, incluindo sábado e domingo, das 6h à meia-noite.  Em Pocitos, a zona hoteleira que mais recomendamos, a Cambio Matriz abre diariamente, incluindo sábado e domingo, das 9h às 22h (Juan B. Blanco, 898, esquina boulevard España).

Em Punta del Este as casas de câmbio abrem também aos sábados e domingos na temporada.

Note que estrangeiros recebem devolução de IVA (18,5%) ao pagar restaurantes com cartão de crédito internacional; usando dinheiro vivo você não terá direito a esta devolução. O desconto, porém, não vale para os hotéis, que já têm IVA zero para estrangeiros. Veja se o seu hotel aceita reais e se a cotação que pratica é favorável.

Vale a pena levar dólares para o Uruguai?

Se você já tem os dólares na mão e quer gastar na viagem, pode levar. Dólares também encontram aceitação em restaurantes e lojas acostumadas ao turismo; cheque antes a cotação vigente e compare com o que lhe oferecerem.

Vale a pena comprar dólares para levar para o Uruguai?

Não. Como os reais encontram boa cotação nas casas de câmbio, é bobagem fazer duas operações de câmbio -- uma no Brasil, para comprar dólares, e outra no Uruguai, para vender as verdinhas. A cada câmbio você perde um pouco na forma de comissão. Note que estrangeiros recebem devolução de IVA (18,5%) ao pagar restaurantes com cartão de crédito ou débito internacional; usando dinheiro vivo você não terá direito a esta devolução. O desconto, porém, não vale para os hotéis, que já têm IVA zero para estrangeiros. Veja se o seu hotel aceita dólares e se a cotação que pratica é favorável.

Vale a pena fazer saques em moeda local nos caixas eletrônicos?

É uma boa alternativa para conseguir dinheiro para aquelas despesas que não podem ser feitas com cartão; ao contrário das casas de câmbio, os caixas automáticos estão sempre abertos.

A primeira alternativa para fazer isso é habilitar o seu cartão de banco para saques internacionais. Não é preciso que haja um caixa do seu banco para realizar os saques; normalmente todos os cartões funcionam em todos os caixas. A cotação costuma ser boa, mas o IOF agora é de 6,38% nessas operações. Há também taxas bancárias a cada saque; faça sempre saques grandes, do equivalente a 200 dólares (no Uruguai, algo como 4.000 pesos), para que as taxas não pesem. Os cartões múltiplos Mastercard costumam funcionar na Rede Banred; os cartões múltiplos Visa, na rede Brou.

Note que estrangeiros recebem devolução de IVA (18,5%) ao pagar restaurantes com cartão de crédito ou débito internacional; usando seus cartões para fazer saques e obter dinheiro vivo, você não terá direito a esta devolução.


Onde conseguir pesos uruguaios em Buenos Aires para ir a Colonia del Sacramento?

Não é possível adquirir pesos uruguaios legalmente na Argentina; o governo limita a venda de divisas estrangeiras a argentinos com viagem comprada. Só dá para comprar pesos uruguaios no câmbio negro. Mas não se preocupe, você pode pagar todos os seus gastos em Colonia com reais ou pesos argentinos.

Minha fórmula: dinheiro para viajar ao Uruguai

--> Eu me informaria com o hotel se aceitam reais no fechamento da conta e qual a cotação oferecida. Se fosse boa, levaria a quantia em dinheiro vivo para pagar o hotel e pagaria no check-in, para não ficar com dinheiro vivo no bolso. Levaria mais 300 reais para emergências.

--> Faria saques em pesos uruguaios (o primeiro desses saques, de 4.000 pesos, já no aeroporto ao chegar) usando cartão múltiplo do banco. Usaria os pesos desses saques para os pequenos gastos do dia a dia.

--> Pagaria as grandes despesas com cartão de crédito, que dá direito a reembolso de 18,5% nos restaurantes e oferece uma boa taxa de câmbio, o que compensa em parte a diferença dos 6,38% do IOF, me dá milhas e não implica em visitas constantes à casa de câmbio.

--> Mesmo que não usasse como meio de pagamento preferencial, não deixaria de levar um cartão pré-pago (Visa Travel Money, MasterCard Cash Passport ou Global Travel Card) para recarregar à distância como plano C.

Leia também:

Página-guia de Montevidéu no Viaje na Viagem

Para entender Punta del Este

Colonia del Sacramento, a Paraty do Uruguai

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


219 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
Beatriz de Oliveira Perutti

Boa tarde ! Irei ao Uruguai de carro, com uma amiga, partindo de Porto Alegre dia 29/10, retornando dia 02/11.
Gostaria de saber se há algum lugar no caminho que valha a pena parar para conhecer até que pousemos em Punta . Na volta, pretendemos passar uma noite no Chui. Grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Beatriz! O litoral uruguaio ainda não estará em completo funcionamento. Será melhor usar um ou dois dias em Montevidéu em vez de parar no caminho em praias que estão hibernando.

Rafaela
RafaelaPermalinkResponder

Já faz alguns anos que fiz esta viagem, mas talvez seja de alguma ajuda o post que fiz na época: http://cenasdorio.blogspot.com.br/2012/02/de-porto-alegre-colonia-de-sacramento.html

Renata Miranda

O Desconto do imposto IVA em restaurantes para pagamento com cartão de credito ainda está valendo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! O leitor Cláudio Brandão encontrou a informação confirmando que o incentivo estará vigente até 31 de julho de 2015 no site do Consulado do Uruguai em Belo Horizonte.

Giovanna
GiovannaPermalinkResponder

Boa tarde,
li na sua reportagem que a devolução do IVA é somente até julho de 2014... Você sabe me informar se esta data foi prorrogada? Estou indo para Montevideo em 12 de outubro e gostaria de pagar os restaurantes com cartão de crédito.
Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Giovanna! Sim, o desconto do IVA no cartão de crédito está mantido. Veja: http://www.turismo.gub.uy/index.php/es/beneficios-al-turista

Mariany MG
Mariany MGPermalinkResponder

Bom dia.
Pretendo ir ao uruguai, queria saber que moeda levo, peso ou dolar..?
como funciona esse peso? é igual reais?
ex. compro uma bolsa de 50,00 reais(brasil) é igual a 50,00 pesos(uruguaio)?
não entendo. alguém poderia me explicar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariany! Reais e pesos têm cotações diferentes. Não é assim como você explicou. Uma bolsa que custa 50 reais custaria mais ou menos 490 pesos uruguaios.

Leve reais e troque por pesos no Uruguai. Todas as explicações estão no post acima. wink

lucineide Cruz

Ola

Gostaria de ir para Montevidéu em janeiro é uma época muito cara? e quanto a compras em lojas é vantagem comprar com cartão de credito?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucineide! Os preços podem variar. Para pesquisar preços de passagens e hotéis, use sites como o Submarino Viagens e Booking.

Em lojas você pode usar seu cartão de crédito ou moeda local. O reembolso do IVA não vale para compras em lojas. Para saber mais sobre o IVA, leia: http://www.viajenaviagem.com/2014/08/uruguai-ao-que-parece-o-desconto-do-iva-no-cartao-de-credito-esta-mantido-ueba/

Andressa Azevedo de Souza Aguiar

Olá! Vou ao Uruguai agora em outubro. Chegarei por volta das 2h da manhã. Com o que vocês aconselhariam o pagamento do taxi? Com dolares? Consigo sacar peso uruguaio nesse horario em algum caixa no aeroporto?

Alberto
AlbertoPermalinkResponder

Como é a questão de segurança pública no Uruguai. Principalmente em Punta del leste e Montevidéu.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alberto! A parte de Montevidéu a ter mais cuidado é na Cidade Velha. Mas Montevidéu e Punta não são cidades perigosas; só fique atenta e tome os cuidados que você tomaria em qualquer cidade grande. Leia: http://www.viajenaviagem.com/2014/06/montevideu-assaltos

Nathália
NatháliaPermalinkResponder

Olá! Estou indo passar alguns dias em Montevidéu e gostaria de saber se é mais vantajoso levar dólar, real ou peso para lá em relação às taxas de câmbio. Obrigada!

Nathália
NatháliaPermalinkResponder

Olá! Gostaria de saber se é mais vantajoso levar pesos, dólares ou reais para Montevidéu para uma viagem curta, de cinco dias. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nathália! Não precisa repetir a pergunta. Nós respondemos todas. E a resposta para as suas perguntas estão todas no post acima. É só ler com atenção. wink

Henriqe
HenriqePermalinkResponder

Amigo Ricardo, no teu texto já estão todas as respostas às principais dúvidas que um viajante possa ter. Mas, infelizmente, essas pessoas são preguiçosas e não lêem, Se eu fosse tu, mandaria elas para Beirute!!

Rejane
RejanePermalinkResponder

Por conta da dificuldade de troca de moeda na Argentina, já tinha uma quantia reservada para o único dia que passaria no Uruguai durante minha viagem no ano passado. Gastei menos de trinta dólares. O dólar me pareceu super valorizado por lá!

ivana oliveira

Os cassinos em Montevideo aceitam que tipo de moeda para os jogos de caça níquel?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ivana!
No Conrad em Punta é dólar:
http://www.hotelconrad.com.br/aprenda_detalhes.aspx?id=10

Não descobrimos como funcionam os de Montevidéu. Você pode perguntar ao cassino Carrasco pelo email marketing@casinocarrasco.com.uy