De Orlando a Miami de carro

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

I-95, Flórida

Muita gente combina Orlando e Miami na mesma viagem -- e aproveita as boas tarifas semanais de carros na Flórida para ficar o tempo de carro. Fiz o trajeto rodoviário pela primeira vez agorinha. E deixo aqui minhas reflexões para quem está planejando uma viagem para lá.

--> Qual é a distância? Quanto tempo leva?

De Orlando a Miami são 380 km, que você faz entre três horas e meia e quatro horas, dependendo do trânsito na saída/entrada das cidades.

Miami-Orlando pela TurnpikeOrlando-Miami pela I-95

[Dois caminhos: Turnpike e I-95]

A rota mais comum é pela estrada Florida Turnpike, que desce em diagonal pelo interior até chegar à costa em West Palm Beach. Mas é possível também ir pela I-95, ao longo da costa (mas sem vista para o mar). Os tempos se equivalem. Como eu tinha ido almoçar em Winter Park, no norte de Orlando, o GPS acabou me mandando pela costa, e gastei as mesmas três horas e meia do pessoal que vai pela Turnpike.

--> O que há para ver pelo caminho?

Pelo interior não há nada.

Indo pela costa você pode programar uma parada no Kennedy Space Center em Cabo Canaveral.

Uma hora antes de Miami começam a aparecer uns balneários chiques, como West Palm Beach e Boca Ratón -- mas nada que valha tanto a pena o desvio.

Você pode até sair da auto-estrada para rodar na costeira, mas sua viagem ficará bem mais lenta sem uma contrapartida panorâmica. Neste trecho da costa não há nada impressionante como a estrada suspensa de ilhota em ilhota que leva a Key West. Tampouco você encontrará paisagens como Big Sur, estradas como a 17 Mile Drive ou cidadezinhas como Carmel, que justificam a viagem pela costa da Califórnia.

Acho mais proveitoso encarar o trecho como simplesmente utilitário; quanto mais cedo você chegar no destino, melhor aproveitará.

--> Vou a Orlando, mas meu vôo é só até Miami. Vale a pena pegar o carro ao chegar?

Um monte de gente faz isso na boa. No meu caderninho, porém, encarar quatro horas de estrada depois de uma noite de vôo na econômica é exigir demais do corpo e da mente. Eu dormiria a primeira noite em Miami.

(Rio e São Paulo também estão a 380 km de distância. Você voaria dos Estados Unidos até o Rio e então pegaria um carro para dirigir direto até São Paulo?)

Ou, melhor do que isso: compraria a passagem que me levasse exatamente onde quero. Se só vou a Orlando, compraria ida e volta a Orlando, mesmo que para isso fizesse conexão (em Miami, no Panamá, em Dallas, Charlotte; acho uma conexão menos cansativa do que uma estrada depois do vôo). Se vou a Orlando e Miami, compraria passagem com ida para uma cidade e volta desde a outra. Alugaria o carro numa cidade com devolução na segunda.

--> Alugando o carro: o que não pode faltar

Não saia da locadora sem o Sun Pass, um chip de pedágio que é obrigatório para uso das auto-estradas -- e, quando você estiver em Miami, de quebra ainda permite que você use via expressas.

Um GPS também é indispensável. Alugar um não vale a pena: o que você gasta em aluguel dá para comprar um. O ideal é já sair do Brasil com o seu GPS próprio, devidamente carregado com um mapa atualizado dos Estados Unidos.

Caso você queira arriscar comprar ao chegar, a Best Buy mais próxima do aeroporto de Orlando é a do Florida Mall (veja o mapa aqui). Em Miami você pode escolher entre a Best Buy próxima ao Dolphin Mall (veja mapa aqui) ou, se estiver indo a South Beach, a da rua 5 (veja mapa aqui).

Mercedinho da Sixt

Alguns carros top já vêm com GPS de fábrica, incorporado ao painel. Assim era o caso do jipinho Mercedes que a Sixt, locadora que apoiou minha viagem à Flórida, me colocou à disposição. Veja minha cara de tristeza com o upgrade smile

Sixt Orlando

A Sixt é alemã (por isso o Mercedinho...) e tem uma vibe mais moderna do que as locadoras americanas. Todos os carros já são alugados com o Sun Pass. Em Orlando a agência fica fora do aeroporto, mas o transporte é superfreqüente e a pequena viagem é compensada com mimos como uma máquina de Nespresso à disposição do cliente. (Em Miami a agência é no edifício-garagem anexo ao aeroporto, junto das outras locadoras.)

E você? Tem dicas de aluguel de carro na Flórida? Acha que eu pego pesado na dica de não chegar de avião e já encarar a estrada? A caixa de comentários é para isso mesmo!

Leia mais:

Winter Park, onde Orlando tem cara de Califórnia

Wynwood Arts District, o pedaço mais descolado de Miami

Hampton Inn Downtown Brickell, um hotel BBB em Miami

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email

655 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
Milton
MiltonPermalinkResponder

Estou indo para MIA destino Orlando direto encontrar um amigo. Optei voo de ida para MIA pelo preço, aluguei 15 dias de carro pela SIXT através do site decolar no valor de $500 com taxas e o seguros obrigatórios incluídos. Por não falar em inglês estou um pouco preocupado para pegar e devolver o carro evitando prejuízos, estou querendo entregar o voucher e pegar o carro somente, li algo de reclamação onde a locadora colocam adicionais no contrato. Fico com dúvida como o carro vem com tanque cheio e entrega com tanque cheio, tem taxa? O sunpass é um adicional que será coprado aluguel diário? Como funciona o pagamento dos pedágios usando sunpass antes na locadora como crédito igual no Brasil ou pode passar pelo pedágios que depois acerta com a locadora? Na entrega do veículo? Tem que entregar com carro limpo? Cobra taxa de limpeza? Qual o valor dos pedágios de Miami a Orlando? Quantos pedagio tem? Qual o valor total gasto? Eu só tenho nota de $100 e se for pagar em dinheiro o pedagio só aceita nota meno de $20, como trocar? Tem como consumir algo no aeroporto? Tem pessoas que acompanha até a garagem onde escolhe o carro? Pois sei que pega um metrobus e vai até a center car e vou procurar a SIXT, algumas pessoas falam que fica fora do aeroporto de MIA e acima fala que fica na garagem, ou seja da centercar tenho que pegar um elevador e descer até a garagem? G isso?

Adolfo
AdolfoPermalinkResponder

Quanta pergunta !

Vamos lá :
- além do voucher, vc tem que apresentar passaporte, a CNH e um cartão de crédito
- normalmente a locadora vai oferecer um monte de serviços , coberturas e upgrades, simplesmente recuse
- se receber com tanque cheio e devolver assim, não tem taxa. Se precisar abastecer, as locadoras cobram muito caro
- Sunpass é opcional e cobrado. Ele funciona pela placa do carro e a locadora vai debitar as passagens do pedágio no seu cartão de crédito. Pela praticidade, o Sunpass é obrigatório !
- eu nunca fui cobrado por entregar o carro sujo. Nem me deram desconto por receber o carro sujo (por fora)
- de Miami a Orlando fica uns 15-20 dólares o pedágio
- muitos pedágios não aceitam dinheiro e outros só o troco exato. Pede o SunPass que é muito mais prático !
- no aeroporto tem de tudo, então pode trocar sua nota de $100
- depois de feito o contrato e tudo, eles te dão a chave e o local do estacionamento. Ninguém te acompanha.
- as locadoras (Sixt tb) estão no Rental Car Center, que é acessível pelo MIA Mover, que é um trem que anda pelo aeroporto. Basta seguir as placas de Rental Car, MIA Mover e descer na estação do rental car center. Mais fácil impossível.
- os carros ficam nos andares inferiores, tem elevadores e escadas rolantes.

Não se preocupe em não falar inglês muito bem. Em Miami a maioria das pessoas falam espanhol e muitas português. Boa sorte !

Zelani Comandolli

Já usei esse trecho com minha família, logo que chegamos em Miami em 2013,depois de um vôo meio cansativo, mas adorei, fomos conhecendo tdos benefícios que a rota nos interessa, que aliás a paisagem é mto bonita, a estrada ótima!

Eugenia
EugeniaPermalinkResponder

Fui agora em outubro pra Miami e pegamos o carro, uma Minivan Crysller, na Alamo, com gps e sun pass. Recusamos todos os adicionais que sempre tentar te passar. Como fomos de executiva, meu marido optou por já pegar a estrada. Mas bateu cansaço e tive que dirigir da metade até Orlando. A estrada é tão perfeita que chega a ser monótona, então tem que se cuidar ! Aproveitar os pontos de parada pra relaxar é uma boa também !

Rejane
RejanePermalinkResponder

Mas que paga o aluguel do carro com cartão de crédito, o seguro é garantido pela operadora de cartão de crédito!

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Cuidado com essa armadilha do Cartão de Crédito. Eles cobrem danos ao carro (CDW/LDW) mas não cobrem danos a terceiros. Nos EUA os seguros provados são da pessoa, não do carro, por isso quando você aluga um carro o seguro para terceiros vai com você. Para brasileiros não funciona assim e, ao usar o seguro do Cartão de Crédito, você estará dirigindo sem seguros para terceiros. para ter uma idéia, 1 milhão de dólares para terceiros é quase uma norma geral nos seguros por lá.

assis
assisPermalinkResponder

ola estou indo com com família pra Miami e orlando em janeiro ou fevereiro de 2015 tenho um filho que na viagen vai ter um ano sera k ele terá muito desconforto na viagen e como pago os pedágios já que vou de carro pra Miami a orlando e como e clima e nessa época eo valor de ingresso básico da Disney pra 2 adultos e 2 crianças 9 anos e 1 ano

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Assis!

Leia sobre Orlando:
http://www.viajenaviagem.com/destino/orlando

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Eu e minha família vamos pegar o carro na Sixt de Downtown, e devolver no aeroporto, fica uns R$450,00 mais barato. Vale a pena? E se eu ultrapassar o horário previsto para pegar o carro, tem algum problema? Você pode me dar umas dicas? Pensei em pegar um táxi até lá.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Você vai ter que pegar um táxi e ir até a loja da Sixt em Downtown. Se isso não for um incômodo pra você, tudo bem. E não tem problema chegar depois do horário marcado para retirar o carro. Mas caso vá atrasar muito, entre em contato com a locadora para avisar.

Victor
VictorPermalinkResponder

Boa noite,
Estou indo para Orlando e Miami em Fevereiro do ano que vem. Obvio que quero alugar um carro para poder fazer as duas cidades, pois irei parar em Orlando.
Vi essa Sixt e gostei de alguns carros lá, quero alugar um carro melhor, pois estou indo em lua de mel, e por isso gostaria de saber se posso alugar por essa companhia? Não terei problemas nenhum com relação a isso?
Obrigado
Victor

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Victor! Procure a opinião de outros usuários da empresa no Google. Damos algumas dicas sobre isso aqui - http://www.viajenaviagem.com/2012/08/5-passos-viagens-sem-roubadas
Você também pode pesquisar preços de aluguel de carros de várias locadoras com a nossa parceira RentalCars

Ely
ElyPermalinkResponder

Bom dia , queria saber se precisa alguma autorização além da CNH para dirijir nos EUA . Obrigado.

Ana
AnaPermalinkResponder

Ola planejamos uma viagem para orlando em dezembro, mas está bem caro então vamos até Miami primeiro e delá pegamos o carro.
Queremos conhecer tb a Legoland, como fica melhor? Parando no Kennedy Space Center depois Orlando e Legoland? Ou Kennedy, Legoland e Orlando?
Sou só eu e meu filho de 7 anos, vamor dormir perto de Kennedy, eu falo inglês.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! A Legoland da Flórida fica a 45 minutos de Orlando e a 1h50 do Kennedy Space Center. É mais fácil você fazer o parque já estando em Orlando.

Ana
AnaPermalinkResponder

Ah , mais uma pergunta e se resolvermos ir até Houston TX? Alguém já dirigiu até lá? Quais as melhores paradas pelo caminho?
Obrigada

Ana

Adolfo
AdolfoPermalinkResponder

De Orlando a Houston são 1500 km, pelo menos umas 16 horas de carro. Tome um avião.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Oi de novo, Ana! Temos dicas da cidade - e do Johnson Space Center - aqui: http://www.viajenaviagem.com/2013/10/houston-dicas-passeios-compras/
Porém, não temos nenhum relato de quem tenha feito o percurso de carro.

Cristiana
CristianaPermalinkResponder

De todas as vezes que minha familia alugou carro, nunca pegamos nenhum opcional oferecido. Desta vez vou alugar carro por apenas 2 dias em Miami, e andarei sozinha por cidade e também estradas. Estou pensando em contratar um serviço de 5 dolares/dia que dá assistencia e guincho 24/7 em caso de quebra, pneu furado. etc. O que acham? Será que é uma boa?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristiana! É uma despesa pequena que dá mais uma segurança smile

Daniel Henriques

Bom dia, pessoal. Irei para Miami em fev/15. Pela quarta vez alugarei um carro pela Sixt. Os preços e as opções são as melhores. O atendimento, via de regra, é ótimo. Eu não sabia que o Sunpass vinha automaticamente nos veículos. É isso mesmo? Pergunto pois no início de 2014 me cobraram cerca de USD100 pelo serviço. Se a matéria esta correta, posso recusar a oferta do atendente pois o automóvel terá o serviço, independentemente do que me for dito na loja. É isso? Obrigado.

Adolfo
AdolfoPermalinkResponder

Daniel, a cobrança do Sunpass agora é feita pela leitura da placa do carro. Todos os carros de locadoras têm o sistema. Quando você passa, a conta é enviada para a locadora. Assim, se você utilizar o sistema e tiver recusado na hora do aluguel, a locadora pode cobrar taxas administrativas, que normalmente são maiores que as que eles cobram no aluguel. O problema é que é possível passar na maior parte dos pedágios sem utilizar o Sunpass, mas ainda existem alguns em que a cobrança agora é eletrônica, pela placa do carro, então se você passar em um destes pontos, vai ter a cobrança da Sixt.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! O carro já vem com o SunPass, mas se quiser utilizá-lo, terá que pagar pelo serviço. Cada locadora tem preços e tarifas diferentes pelo uso do SunPass. Este serviço não está incluído no preço do aluguel do carro. Informe-se com a Sixt sobre as tarifas cobradas por eles. Caso não queria o serviço, recuse e pague por todos os pedágios que passar.

Adolfo
AdolfoPermalinkResponder

Olá Boia, estive em Miami há alguns dias e existem pedágios da Dolphin Expressway que não tem mais cobrança manual, só eletrônica (leitura da placa). Ou se evita estas vias ou vai acabar cobrando do mesmo jeito.

priscila
priscilaPermalinkResponder

Boa noite. Estamos indo para miame, entretanto como muitos aqui não sabemos falar inglês muito vem, gostaria de saber se o carroue irei locar poderá viajar até new York? Se a kilo metragem e livre? Ainda gostária de saber se é confiável comprar o pacote de aluguel de carro na cepoer?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscilla! Quando for alugar o seu carro, peça a quilometragem é livre. E pergunte também sobre as taxas de devolução do carro em outra cidade.

Infelizmente não temos comentários sobre a Cepoer. Mas para dicas de como saber se uma empresa é confiável, leia: http://www.viajenaviagem.com/2012/08/5-passos-viagens-sem-roubadas

Adolfo
AdolfoPermalinkResponder

De Miami até Nova York são uns 2000 km, umas 20 horas de carro. É muito puxado para fazer em um dia (mesmo com revezamento de motoristas). A locadora cobra a taxa de retorno que neste caso pode ser mais cara que o aluguel todo. E sempre há o risco na estrada de se ter um problema mecânico, um acidente ou a polícia lhe parar. Se você não fala bem inglês, pode ser complicado. Fora que a estrada pode ser bem entediante...

Luciene
LucienePermalinkResponder

Vou fazer uma viagem de Miami para Orlando. Vou ficar 5 dias em Miami e depois vou de carro ate Orlando passar 6 dias lá. Minha duvida é: quando eu alugar meu em Miami como vou devolve-lo? nao vou voltar para Miami para devolve-lo! posso devolver em Orlando?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciene! Sim, você pode devolver o carro em Orlando. Normalmente é cobrada uma pequena taxa pelo serviço. Antes de fechar a locação, veja qual é o valor cobrado.

Luciene
LucienePermalinkResponder

Estou querendo fazer uma viagem para Miami e Orlando, vale a pena: comprar passagem de ida para Miami, passar alguns dias lá, alugar um carro ir pra orlando, passar alguns dias lá, e pegar vôo de volta em Orlando?? Fica muito caro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciene! Faça simulações nos sites das companhias aéreas para ver qual seria a diferença de valor. Este post pode ajudar você a se organizar: http://www.viajenaviagem.com/2012/07/orlando-miami-de-carro