Transporte em Paris: carnê x Mobilis x Paris Visite x Paris Pass

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Metrô de Paris

Qual o melhor passe de transporte para usar em Paris? Depende. O Ricardo Freire gosta de combinar o descomplicado carnet 10 voyages com um Paris Museum Pass. Mas outras alternativas também funcionam. Você pretende chegar à cidade de táxi ou de trem? Vai visitar a Disneyland? Está viajando com crianças? Avalie as vantagens e desvantagens de cada um e eleja o seu favorito.

--> CARNET 10 VOYAGES

Ticket T+O que é: 10 bilhetes de transporte público que você compra de uma vez só. Apesar do apelido "carnet", os bilhetes vêm soltos. São 10 tickets t+.

Quanto custa: 12,50 euros; cada ticket acaba saindo 1,25 euro (contra 1,70 euro do bilhete unitário avulso)

Onde comprar: nos caixas de auto-atendimento ou nos guichês do metrô, ônibus e estações RER.

Vantagem: a praticidade. Você compra de 10 em 10 tickets, e usa à medida que precisar, sem ter que fazer contas ou se preocupar com a validade. O "carnê" não tem titularidade, e pode ser dividido com mais pessoas. O preço é vantajoso. Os bilhetes servem para metrô, ônibus e RER zona 1. São permitidas conexões dentro de um período de 90 minutos entre metrô/RER, metrô/metrô e ônibus/ônibus sem pagar um segundo bilhete. (Pegadinha: outras combinações de conexão, como RER/metrô, não são possíveis.)

Desvantagem: não dá direito a aeroportos (o Orly fica na zona 3 e requer mais €8,40 do monotrilho; Charles de Gaulle, na zona 5), nem a Versailles (zona 4), nem a Disneyland Paris (zona 5).

Sugestão: nos dias em que precisar ir a Versailles ou à Disney, compre um Mobilis (veja abaixo).

A considerar: o táxi de Orly sai entre 25 e 28 euros; o de CDG, 60 euros (por carro, não por pessoa), e entrega você no seu hotel, sem precisar carregar mala em escada do metrô nem achar o caminho entre a estação e o hotel.

Recomendado: para quem chega de trem, ou está pensando em ir de táxi de/para o aeroporto.

Site oficial: aqui.

--> MOBILIS

MobilisO que é: Um passe de transporte com validade de um dia (das 5h20 da manhã à 1h da madrugada -- 2h30 às sextas e sábados).

Quanto custa: 6,40 euros para as zonas 1-2; 8,55 euros até a zona 3; 10,55 euros até a zona 4 (Versalhes); 14,20 euros até a zona 5 (Disneyland Paris -- mas o aeroporto CDG não está incluído).

Onde comprar: nos caixas de auto-atendimento ou nos guichês do metrô, ônibus e estações RER.

Vantagem: a praticidade. Você pode inclusive comprar Mobilis para todos os dias em que ficar na cidade de uma vez (o passe não é ativado na compra, mas ao passar pela primeira catraca). É perfeito também para os dias em que você precisar sair da zona central, indo a Versailles ou à Disney.

Desvantagem: Não inclui o monotrilho Orlyval em Orly (8,40 euros extra) nem o RER até o aeroporto CDG (uma exceção talhada sob medida para empurrar o Paris Visite aos turistas).

A considerar: o táxi de Orly sai entre 25 e 28 euros; o de CDG, 60 euros (por carro, não por pessoa), e entrega você no seu hotel, sem precisar carregar mala em escada do metrô nem achar o caminho entre a estação e o hotel.

Recomendado: sobretudo para os dias em que você for a Versailles (zona 4) ou à Disney (zona 5): o Mobilis cobre a viagem de ida e volta e também todos os seus deslocamentos dentro de Paris naquele dia.

Site oficial: aqui.

--> PARIS VISITE

Paris VisiteO que é: um passe para uso ilimitado de transporte público, válido por até 5 dias consecutivos.

Quanto custa: a versão mais vantajosa, válida entre as zonas 1 e 5, custa 20,50 euros para 1 dia, 31,15 para 2 dias, 43,65 euros para 3 dias e 54,30 euros para 5 dias. Crianças pagam metade. Veja todos os preços aqui.

Onde comprar: nos caixas de auto-atendimento ou nos guichês do metrô, ônibus e estações RER.

Vantagem: um bilhete único para todos os transportes, incluindo aeroportos, Versailles e Disney (desde que compre a versão válidas para zonas 1 a 5). Inclui o Orlyval, o monotrilho de Orly ao RER. Crianças têm 50% de desconto.

Desvantagem: a contagem de dias desfavorece quem chega a Paris à noite. Requer bastante uso para valer a pena.

A considerar: o táxi de Orly sai entre 25 e 28 euros; o de CDG, 60 euros (por carro, não por pessoa), e entrega você no seu hotel, sem precisar carregar mala em escada do metrô nem achar o caminho entre a estação e o hotel.

Recomendado: basicamente para quem quer usar transporte público entre os aeroportos e o hotel. Para quem viaja com criança também pode ser interessante.

Site oficial: aqui.


--> NAVIGO DÉCOUVERTE

Navigo DécouverteO que é: um cartão para uso ilimitado de transporte público, carregável com passes de 1 semana ou 1 mês.

Quanto custa: o cartão custa 5 euros, que entra como custo inicial. Uma vez comprado, precisa ser carregado com o passe semanal (19,15 euros para zona 1-2, 33,90 euros até a zona 5) ou mensal (62,90 euros para zona 1-2, 111,50 até a zona 5). Veja todos os preços aqui.

Onde comprar: nos guichês do metrô e estações RER, e também em quiosques, cafés e tabacs autorizados.

Vantagem: um bilhete único para todos os transportes, a um preço seguramente mais vantajoso do que o Paris Visite ou Mobilis, e talvez mais vantajoso que o método carnet 10 voyages (dependendo da freqüência de uso). Se comprar o passe até a zona 4, inclui Versalhes; comprando até a 5, dá para usar até o CDG ou a Disneyland Paris.

Desvantagem: fazer o cartão dá trabalho; é preciso levar foto. (A Cris ensina como fazer neste post.) O início da validade de cada passe é um problema: o passe semanal vale rigorosamente da segunda ao domingo; se você fizer na quarta-feira, já terá perdido dois dias. (O passe mensal tem validade estrita do primeiro ao último dia do mês.) O monotrilho Orlyval, que leva do aeroporto Orly ao RER, não está incluído (seriam 8,40 euros extra).

Recomendado: para pessoas organizadas, que fiquem em Paris mais de cinco dias e cheguem no comecinho da semana (ou do mês, caso estejam interessadas no passe mensal).

Site oficial: aqui.

--> PARIS PASS

Paris PassO que é: idéia marqueteira de um espertalhão que resolveu juntar todos os passes disponíveis e empacotar para o freguês. Combina o Paris Visite com o Paris Museum Pass, e dá ainda dois dias de perambulância com o hop-on hop-off Les Cars Rouges e mais sete atrações grátis (bâteaux mouches, museu de cera Grévin e Torre Montparnasse entre elas).

Quanto custa: 186 euros a versão para 6 dias; 154 euros a versão para 4 dias

Onde comprar: pela internet. É possível receber em casa, pelo correio (pagando a postagem, e se sujeitando à lentidão do correio brazuca) ou retirar na agência Cultival (42 Rue des Jeuneurs; metrô: Grands Boulevards).

Vantagem: (quase) tudo num pacote só e, pra quem gosta, tem o ônibus hop-on hop-off.

Desvantagem: a versão do passe de transporte Paris Visite que está incluída no pacote dá direito apenas à zona central 1-3; aeroportos, Versailles e Disneyland Paris são à parte. Não é barato. (E se você não se dedicar a aproveitar, vai jogar dinheiro fora.)

Recomendado: pra falar a verdade, a gente não recomenda não; é um passe meio pega-turista. Mas se você curte hop-on hop-off e questão de bâteau-mouche... faça suas contas, pode ser que valha a pena.

Site oficial: aqui.

Leia também:

Navigo Découverte: a Cris ensina como usar

Paris Museum Pass: não saia de chez vous sem ele

Metrô de Paris no Conexão Paris

Página-guia de Paris no Viaje na Viagem

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email

246 comentários

Maria Esteves
Maria EstevesPermalinkResponder

Olá Ricardo,
Estou um pouco confusa, vou para Disney para Montvrain, chego aeroporto orly, por 3 dias, somos 2 adultos e uma criança 10 anos,o meu companheiro quer alugar carro porque eu quero passear em Paris e visitar tudo o que tenho direito. Alugo carro, vou de taxi até ao hotel e compro o Carnet 10 para cada um e Paris Museum Pass,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria! Carro em Paris nunca, em hipótese nenhuma, é uma boa idéia. Nem para entrar na cidade. Use o trem.

Francisco Nobre

O carnet 10 voyages tem restrição quanto à zona que pode ser usado, ou pode usar até a zona 5? Obrigado.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi Francisco. O ticket t+ é pra ser usado só dentro de Paris, no metrô, RER, ônibus, funicular (Montmartre) e bondes. A única exceção é que pode ser utilizado em todas as linhas do metrô, inclusive as que saem da zona 1. Já para o RER, só dentro da zona 1. Está escrito no texto.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Francisco! Vale até onde for o metrô (que só vai até a zona 2). No RER, você só conseguirá sair pela catraca eletrônica se a estação estiver na zona 1.

Vanessa Mariano

Olá Bóia.
Eu e o marido iremos pela primeira vez para Paris em Abril e ficaremos por lá 13 dias (incluindo bate-volta em Reims, Dijon, Giverny, e talvez Orleans). Como será nossa primeira vez queremos conhecer os atrativos turísticos clássicos (Versailles, Louvre, Notre Dame, Arco do Triunfo, Torre Eiffel, etc) mas também queremos aproveitar a cidade no estilo slow travel. Qual desses passes para deslocamento você sugere? Você sugere algum desses passes que inclui entradas e "fura fila" nos atrativos? Lembrando que não vamos priorizar muitos museus e galerias de arte nessa primeira vez, só os mais clássicos mesmo.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanessa! Recomendamos o Paris Museum Pass e o carnet 10 voyages. Está no primeiro parágrafo do texto.

Daniel
DanielPermalinkResponder

Bóia, no caso de chegar em Paris pelo CDG com pouca bagagem não é mais vantagem comprar o Paris Pass de 5 dias de uma vez que custa E54 e ganhar 5 dias de transporte incluindo Versalhes do que pagar E60 de táxi até o hotel e só, mesmo que fique em Paris mais do que 5 dias?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! Duas coisas:

Não chame o Paris Visite de Paris Pass. Paris Pass é um outro passe, pega-turistão.

Não compare o preço do Paris Visite com o preço do táxi. Você tem que comparar o preço do Paris Visite com o carnet de 10 viagens + passagem avulsa de RER do aeroporto a Paris e a Versalhes.

Matheus Segatto

Olá!
Estaremos em Paris no final do mês de Janeiro, e vamos alugar um carro para fazer um bate-volta a Bruges (estaremos em 4, e vai ser mais vantajoso que o bilhete de trrem). Onde seria mais conveniente alugar o carro? Sabendo que vamos estar hospedados próximo ao Arco do Triumfo, estamos preocupados com o trânsito. Seria prudente alugar numa agência não tão próxima ao centro?
Obrigado!
Matheus

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mateus! Vá de trem, rapaz.

Ana
AnaPermalinkResponder

Olá, eu passarei tres dias em Paris, e esto pretendendo comprar o t+, mas queria saber como poderia ir do CDG para a estão de metro Bonne Nouvelle?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Você vai ter que sair do aeroporto de trem e fazer uma baldeação para o metrô. Explicamos aqui: http://www.viajenaviagem.com/2013/02/paris-chegada-aeroporto-cdg-orly-beauvais-vatry

Angelo
AngeloPermalinkResponder

Se vc. chega a Paris numa 2a.feira pelo CDG, não há nada mais vantajoso que fazer um Navigo Découverte zona 1-5 (só precisa de uma foto 2x3). Você não vai mais se preocupar com qual meio será mais barato ou rápido. Usa qualquer meio de transporte com raríssimas exceções já descritas. É estressante para um turista enfrentar uma catraca sem saber se vai passar. Quanto às atrações você escolhe onde quer ir e paga separado. O Paris Museum ou Paris Pass incluem "atrações" que você jamais iria querer ir numa primeira viagem, além de não incluir algumas principais que você certamente deve ir.

Paulo
PauloPermalinkResponder

Bóia, iremos para Paris eu e minha esposa pela primeira vez e ficaremos no hotel Le Generale na 5/7 rue rampon, paris 75011. como eu faço para usar o metrô?

Paulo
PauloPermalinkResponder

Completando a pergunta: usar o metrô para conhecer os pontos turísticos mais famosos?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! Familiarize-se com esta ferramenta da RATP:
http://www.ratp.fr/itineraires/fr/ratp/recherche-avancee

Letícia
LetíciaPermalinkResponder

Olá Boia!
Tudo bem?
Chego em Paris dia 24/02 as 15:00horas no aeroporto CDG, qual o melhor meio de ir até meu hotel (localizado em Gare du Nord) metro ou taxi? sabe me dizer sobre o valor de cada um?

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Olá. Não tem metrô, só trem (RER), que custa uns 11 Euros e te deixa em uns 40 minutos na Gare du Nord. Se está sozinha é a melhor opção. Se está em grupo ou tem muitas malas tome um táxi (60 Euros aprox). Leia:
www.viajenaviagem.com/2013/02/paris-chegada-aeroporto-cdg-orly-beauvais-vatry/
Você está ciente de que a vizinhança da Gare du Nord não é exatamente o lugar mais agradável de Paris?

duarte
duartePermalinkResponder

bom dia

gostaria de saber a sua opinião relativamente a que modalidade devo utilizar para me deslocar em paris de transportes públicos. eu vou chegar ao aeroporto de orly e vou ficar cerca de 6 dias em Paris e estou a pensar deslocar me bastante de transportes públicos. vou chegar amanha dia 19.2. obrigado desde já pela ajuda.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Duarte! Recomendamos o carnet 10 voyages, como está claro no texto.

MICHELLI KONCZAK

Boa tarde!
Preciso de ajuda...to um pouco perdida nessa parte de transportes...kk
Chegarei em Paris dia 12/03, ficarei 6 dias e pretendo fazer bastante coisas a pé e usar o metro só quando não aguentar mais andar...kkk. Vou visitar Versailles e a Disney. Quais bilhetes devo utilizar, onde compro e quanto custam? Meu hotel fica na estação Dupleix do metro.
Muito obrigada pela ajuda!
Michelli M C Konczak

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Michelli! O ideal para o seu caso é comprar o Mobilis. Para saber onde comprar e preços, é só ler o post acima.

CAC
CACPermalinkResponder

Parabens pelo site.
Vamos num grupo de 4 pessoas. Vou chegar em Paris de trem, na gare du nord, meu hotel fica entre as estacoes gare du lyon e Nation. Ficarei 5-6 dias. Pretendo ir um dia a disney e um dia a Versailles. Vou embora via CDG na ultima noite. Qual tipo/ticket de transporte, voce recomenda? Aguardo. Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, CAC! Como está bastante bem explicado no post: carnet 10 voyages para o dia a dia e tickets da RER para os dias aos passeios fora da zona urbana.

Marcia Ferreira

Olá! Vou coma família para Paris em 22/junho próximo. Somos 3 adultos e uma criança. Os valores de traslados estão caríssimos. Meu marido pensou em alugar um carro para ir de Orly ao Kyriad Hotel na Disneyland no dia da chegada, ficar com o carro lá na Disney nos dois dias que vamos ficar lá, até voltar ao Hotel Pullman Montparnasse no dia 26/06. Vale a pena em termos de valores? Ou é melhor pegarmos taxi de Orly à Disney e da Disney ao Hotel de Paris? Táxi lá é seguro e confiável? mesmo com 4 malas?Por favor, recomenda alguma empresa pra reservar táxi daqui?Obrigada.ABraço,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia!

Os ônibus VEA fazem a linha entre Orly e a Disneyland Paris:
http://vea-shuttle.co.uk/timetables-prices/orly-shuttle-schedules/

Da Disneyland Paris a Paris vai-se de trem suburbano RER.

Alugar um carro é um erro.

Perpe Brasil
Perpe BrasilPermalinkResponder

Muito boas as dicas de seu site.Grata.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentar novamente

Cancelar