Transporte em Paris: ticket t+ x Mobilis x Paris Visite x Navigo

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Transporte em Paris
Qual o melhor passe de transporte para usar em Paris? Eu gosto de usar no dia a dia o descomplicado ticket t+ (que fica mais barato ao comprar múltiplos de 10). No dia em que você precisa ir a Versalhes ou à Disneyland Paris, indico comprar um passe Mobilis para o dia. Mas desde o fim de 2015, o cartão Navigo Découverte passou a ser, na ponta do lápis, o mais vantajoso (mas é preciso prestar atenção às pegadinhas). E há quem prefira a praticidade do Paris Visite (um único passe para até 5 dias de permanência).

(Para ir e voltar dos aeroportos, recomendo usar táxi ou, para economizar, os ônibus RoissyBus, OrlyBus ou Les Cars Air France.)

Bora ver a diferença entre todos os passes?

Ticket t+ ("carnet 10 voyages")

Ticket T+O que é: bilhetes de transporte público que podem ser comprados avulsos ou em múltiplos de 10 (neste caso, o apelido é "carnet 10 voyages").

Quanto custa: o bilhete avulso custa 1,90 euro; o carnet 10 voyages sai 14,50 euros (1,45 euro por viagem). Tarifas conferidas em abril/2017.

Onde comprar: nos caixas de auto-atendimento ou nos guichês do metrô, ônibus e estações RER.

Vantagem: a praticidade. Você compra de 10 em 10 tickets, e usa à medida que precisar, sem ter que fazer contas ou se preocupar com a validade. O "carnê" não tem titularidade, e os bilhetes podem ser dividido com mais pessoas. O preço é vantajoso. Os bilhetes servem para metrô, ônibus, tram e RER zona 1. São permitidas conexões dentro de um período de 2 horas entre a primeira e a última validação nas combinações entre metrô/metrô, metrô/RER e RER/RER (zona 1) sem pagar um segundo bilhete. Entre ônibus/ônibus, ônibus/tram e tram/tram, o bilhete vale por 1h30 entre a primeira e a última validação. (Pegadinha: outras combinações de conexão, como RER/metrô, metrô/ônibus, ônibus/metrô, metrô/tram, tram/metrô, ônibus/RER, RER/ônibus, tram/RER e RER/tram não são possíveis; será necessário usar um novo bilhete.)

Desvantagem: não dá direito a aeroportos (o Orly fica na zona 3; o aeroporto Charles de Gaulle, na zona 5), nem a Versailles (zona 4), nem a Disneyland Paris (zona 5).

Sugestão: nos dias em que seu itinerário envolver aeroportos, Versailles ou Disney, compre um Mobilis (veja abaixo).

Site oficial: aqui.

Mobilis

MobilisO que é: Um passe de transporte com validade de um dia (da 0h à meia-noite do dia em que é utilizado).

Quanto custa: 7,30 euros para as zonas 1-2; 9,70 euros até a zona 3; 12 euros até a zona 4 (Versalhes); 17,30 euros até a zona 5 (CDG e Disneyland Paris). Tarifas conferidas em abril/2017.

Onde comprar: nos caixas de auto-atendimento ou nos guichês do metrô, ônibus e estações RER.

Vantagem: por uma besteirinha a mais que o preço de uma passagem ida e volta (billet origine-destination) a Versalhes ou à Disneyland Paris, inclui também todos os deslocamentos dentro de Paris que você precisar no mesmo dia.

Desvantagem: não inclui o monotrilho Orlyval em Orly (9,30 euros extras) nem o RER até o aeroporto CDG (uma exceção talhada sob medida para empurrar o Paris Visite aos turistas). Tarifa conferida em abril/2017.

Site oficial: aqui.

Paris Visite

Paris VisiteO que é: um passe para uso ilimitado de transporte público, válido por até 5 dias consecutivos. Os dias são estanques: começam à meia-noite e terminam à meia-noite.

Quanto custa: a versão mais vantajosa, válida entre as zonas 1 e 5, custa 26,95 euros para 1 dia, 41 euros para 2 dias, 57,45 euros para 3 dias e 70,30 euros para 5 dias. Crianças pagam metade. Veja todos os preços aqui. Tarifas conferidas em abril/2017.

Onde comprar: nos caixas de auto-atendimento ou nos guichês do metrô, ônibus e estações RER.

Vantagem: um bilhete único para todos os transportes, incluindo aeroportos, Versailles, Disney e s linhas Transisilien (desde que compre a versão válidas para zonas 1 a 5). Inclui o Orlyval, o monotrilho de Orly ao RER. Crianças têm 50% de desconto.

Desvantagem: a contagem de dias desfavorece quem chega a Paris à noite. Não inclui ônibus nem tram. Requer bastante uso para valer a pena na ponta do lápis.

A considerar: o táxi de Orly sai entre 30 e 35 euros; o de CDG, entre 50 e 60 euros (por carro, não por pessoa), e entrega você no seu hotel, sem precisar carregar mala em escada do metrô nem achar o caminho entre a estação e o hotel.

Recomendado: basicamente para quem quer usar transporte público entre os aeroportos e o hotel. Para quem viaja com criança também pode ser interessante.

Site oficial: aqui.

Navigo Découverte

Navigo DécouverteO que é: um cartão com foto para uso ilimitado de transporte público, carregável com passes de 1 semana ou 1 mês. Era o que se chamava na outra encarnação de "carte orange". A versão "Découverte" é para turistas; os residentes têm seu próprio Navigo. Vale no metrô, no RER, no ônibus e no bonde.

Quanto custa: o cartão custa 5 euros, que entra como custo inicial. Desde setembro de 2015, o Navigo Découverte vale para todas as 5 zonas. O passe semanal custa 22,15 euros; o passe mensal, 73 euros. Tarifas conferidas em abril/2017.

Onde comprar: nos guichês do metrô e estações RER, e também em quiosques, cafés e tabacs autorizados. É preciso levar uma foto 3x4.

Vantagem: um bilhete único para todos os transportes, bem mais barato que o Mobilis e superior ao ticket t+ por dar direito às 5 zonas (incluindo Versailles e Disneyland Paris) e todas as baldeações (incluindo as que o t+ não permite, como RER/metrô e metrô/ônibus). Bate também o Paris Visite para quem chega pelo aeroporto CDG (o trajeto de RER é incluído; faça seu passe no guichê da estação do RER).

Desvantagem: O início da validade de cada passe é um problema: o passe semanal vale rigorosamente da segunda ao domingo; se você fizer na quarta-feira, já terá perdido dois dias. (O passe mensal tem validade estrita do dia 1º ao último dia do mês.) O monotrilho Orlyval, que leva do aeroporto Orly ao RER, não está incluído (seriam 9,30 euros extras). É preciso levar foto 3x4 para fazer o passe. O valor do cartão (5 euros) não é reembolsável.

Navigo Découverte x Carnet 10 Voyages x Mobilis? O investimento mínimo no Carnet 10 Voyages é de 14,50 euros, válido por 10 viagens. O investimento mínimo no Navigo Découverte é de 27,15 euros. O Navigo Découverte é mais interessante que o Carnet 10 Voyages se você fizer 19 viagens de metrô ou RER na zona 1 -- ou 11 viagens de metrô ou RER na zona 1 + um passeio a Versailles (economizando um Mobilis de 12 euros), ou ainda 7 viagens de metrô ou RER na zona 1 + um passeio à Disneyland Paris (economizando um Mobilis de 17,30 euros). Se for a Versailles e à Disneyland Paris na mesma semana (entre segunda e domingo), já é o passe mais vantajoso e os demais dias de metrô e RER sairão de graça.

Recomendado: para pessoas organizadas, que cheguem no comecinho da semana (ou do mês, caso estejam interessadas no passe mensal).

Site oficial: aqui.

Paris Pass

Paris PassO que é: idéia marqueteira de um espertalhão que resolveu juntar todos os passes disponíveis e empacotar para o freguês. Combina o Paris Visite com o Paris Museum Pass, e dá ainda um dia de perambulância com o hop-on hop-off Big Bus e mais sete atrações grátis (bâteaux-mouches, museu de cera Grévin e Torre Montparnasse entre elas).

Quanto custa: 239 euros a versão para 6 dias; 199 euros a versão para 4 dias; 169 euros a versão para 3 dias; 135 euros a versão para 2 dias.

Onde comprar: pela internet. É possível receber em casa, pelo correio (pagando a postagem, e se sujeitando à lentidão do correio brazuca) ou retirar no Paris Pass Desk (74 rue de Cléry; metrô: Strasboug-St.Denis).

Vantagem: (quase) tudo num pacote só e, pra quem gosta, tem o ônibus hop-on hop-off.

Desvantagem: a versão do passe de transporte Paris Visite que está incluída no pacote dá direito apenas à zona central 1-3; aeroportos, Versailles e Disneyland Paris são à parte. Não é barato. (E se você não se dedicar a aproveitar, vai jogar dinheiro fora.)

Recomendado: pra falar a verdade, a gente não recomenda não; é um passe meio pega-turista. Mas se você curte hop-on hop-off e questão de bâteau-mouche... faça suas contas, pode ser que valha a pena.

Site oficial: aqui.

Leia mais:

318 comentários

Andrea
AndreaPermalinkResponder

Boa noite Ricardo,
Vou chegar em Paris no domingo, queria fazer um navigo decouverte para 7 dias, ainda no aeroporto, mas para começar a usa-lo a partir de 2ª feira, é possível compra-lo no domingo para começar usar na segunda ou ele funciona conforme a data da compra? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrea! O passe começa a valer no momento do primeiro uso.

Lu
LuPermalinkResponder

Boia é nosso primeira vez em Paris e tenho uma dúvida que pode parecer boba mas preciso fazer pra alguém kkkk. O ticket t+ vale até a zona 2 de metro mas se você pegar o RER até um estação na zona 2 não sai da catraca, certo ? As dúvidas são: as estações são as mesmas ? Turista de primeira viagem percebe o diferença entre o metro e RER facilmente ? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lu! As estações são integradas. A sinalização é clara. É como trocar de linha dentro do metrô, só que passando novamente pela catraca.

Tacila
TacilaPermalinkResponder

Ola Ricardo.
Achei muito interessante seu poste e super direto a respeito das diferentes formas de usar o metro.
Só pra acrescentar ao seu comentário, é importante pontuar que o carnet t+ são validos apenas por 2 horas (apos o uso).
Devido a isso, acredito que a navigo decouverte seria a melhor opção em muitos casos... Talvez ate mesmo para os que chegam durante a semana, isso pensado em visitar muitas coisas em um curto período de tempo, pois:
- Saindo do CDG = 10 Euros
- Carnet t+ = 14,50 Euros
No total 24, 50 euros... Ou seja, quase o valor da carta Navigo, mas voce ainda poderia aproveitar esse periodo (mesmo que seja curto) para ir a versailles (~8 Euros) e visitar o maior numero de pontos turisticos da cidade, e apos o domingo, pode aproveitar com calma os pontos como museus, teatros e passeios aos parques....
Por favor Ricardo, caso tenha alguma dica ou sugestão será muito bem vinda.
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tacila! Quem responde é A Bóia. Essas comparações estão feitas no texto.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar