Transporte em Paris: carnê x Mobilis x Paris Visite x Paris Pass

Metrô de Paris

Qual o melhor passe de transporte para usar em Paris? Depende. O Ricardo Freire gosta de combinar o descomplicado carnet 10 voyages com um Paris Museum Pass. Mas outras alternativas também funcionam. Você pretende chegar à cidade de táxi ou de trem? Vai visitar a Disneyland? Está viajando com crianças? Avalie as vantagens e desvantagens de cada um e eleja o seu favorito.


–> CARNET 10 VOYAGES

Ticket T+O que é: 10 bilhetes de transporte público que você compra de uma vez só. Apesar do apelido “carnet”, os bilhetes vêm soltos. São 10 tickets t+.

Quanto custa: 12,50 euros; cada ticket acaba saindo 1,25 euro (contra 1,70 euro do bilhete unitário avulso)

Onde comprar: nos caixas de auto-atendimento ou nos guichês do metrô, ônibus e estações RER.

Vantagem: a praticidade. Você compra de 10 em 10 tickets, e usa à medida que precisar, sem ter que fazer contas ou se preocupar com a validade. O “carnê” não tem titularidade, e pode ser dividido com mais pessoas. O preço é vantajoso. Os bilhetes servem para metrô, ônibus e RER zona 1. São permitidas conexões dentro de um período de 90 minutos entre metrô/RER, metrô/metrô e ônibus/ônibus sem pagar um segundo bilhete. (Pegadinha: outras combinações de conexão, como RER/metrô, não são possíveis.)

Desvantagem: não dá direito a aeroportos (o Orly fica na zona 3 e requer mais €8,40 do monotrilho; Charles de Gaulle, na zona 5), nem a Versailles (zona 4), nem a Disneyland Paris (zona 5).

Sugestão: nos dias em que precisar ir a Versailles ou à Disney, compre um Mobilis (veja abaixo).

A considerar: o táxi de Orly sai entre 25 e 28 euros; o de CDG, 60 euros (por carro, não por pessoa), e entrega você no seu hotel, sem precisar carregar mala em escada do metrô nem achar o caminho entre a estação e o hotel.

Recomendado: para quem chega de trem, ou está pensando em ir de táxi de/para o aeroporto.

Site oficial: aqui.

–> MOBILIS

MobilisO que é: Um passe de transporte com validade de um dia (das 5h20 da manhã à 1h da madrugada — 2h30 às sextas e sábados).

Quanto custa: 6,40 euros para as zonas 1-2; 8,55 euros até a zona 3; 10,55 euros até a zona 4 (Versalhes); 14,20 euros até a zona 5 (Disneyland Paris — mas o aeroporto CDG não está incluído).

Onde comprar: nos caixas de auto-atendimento ou nos guichês do metrô, ônibus e estações RER.

Vantagem: a praticidade. Você pode inclusive comprar Mobilis para todos os dias em que ficar na cidade de uma vez (o passe não é ativado na compra, mas ao passar pela primeira catraca). É perfeito também para os dias em que você precisar sair da zona central, indo a Versailles ou à Disney.

Desvantagem: Não inclui o monotrilho Orlyval em Orly (8,40 euros extra) nem o RER até o aeroporto CDG (uma exceção talhada sob medida para empurrar o Paris Visite aos turistas).

A considerar: o táxi de Orly sai entre 25 e 28 euros; o de CDG, 60 euros (por carro, não por pessoa), e entrega você no seu hotel, sem precisar carregar mala em escada do metrô nem achar o caminho entre a estação e o hotel.

Recomendado: sobretudo para os dias em que você for a Versailles (zona 4) ou à Disney (zona 5): o Mobilis cobre a viagem de ida e volta e também todos os seus deslocamentos dentro de Paris naquele dia.

Site oficial: aqui.

–> PARIS VISITE

Paris VisiteO que é: um passe para uso ilimitado de transporte público, válido por até 5 dias consecutivos.

Quanto custa: a versão mais vantajosa, válida entre as zonas 1 e 5, custa 20,50 euros para 1 dia, 31,15 para 2 dias, 43,65 euros para 3 dias e 54,30 euros para 5 dias. Crianças pagam metade. Veja todos os preços aqui.

Onde comprar: nos caixas de auto-atendimento ou nos guichês do metrô, ônibus e estações RER.

Vantagem: um bilhete único para todos os transportes, incluindo aeroportos, Versailles e Disney (desde que compre a versão válidas para zonas 1 a 5). Inclui o Orlyval, o monotrilho de Orly ao RER. Crianças têm 50% de desconto.

Desvantagem: a contagem de dias desfavorece quem chega a Paris à noite. Requer bastante uso para valer a pena.

A considerar: o táxi de Orly sai entre 25 e 28 euros; o de CDG, 60 euros (por carro, não por pessoa), e entrega você no seu hotel, sem precisar carregar mala em escada do metrô nem achar o caminho entre a estação e o hotel.

Recomendado: basicamente para quem quer usar transporte público entre os aeroportos e o hotel. Para quem viaja com criança também pode ser interessante.

Site oficial: aqui.

–> NAVIGO DÉCOUVERTE

Navigo DécouverteO que é: um cartão para uso ilimitado de transporte público, carregável com passes de 1 semana ou 1 mês.

Quanto custa: o cartão custa 5 euros, que entra como custo inicial. Uma vez comprado, precisa ser carregado com o passe semanal (19,15 euros para zona 1-2, 33,90 euros até a zona 5) ou mensal (62,90 euros para zona 1-2, 111,50 até a zona 5). Veja todos os preços aqui.

Onde comprar: nos guichês do metrô e estações RER, e também em quiosques, cafés e tabacs autorizados.

Vantagem: um bilhete único para todos os transportes, a um preço seguramente mais vantajoso do que o Paris Visite ou Mobilis, e talvez mais vantajoso que o método carnet 10 voyages (dependendo da freqüência de uso). Se comprar o passe até a zona 4, inclui Versalhes; comprando até a 5, dá para usar até o CDG ou a Disneyland Paris.

Desvantagem: fazer o cartão dá trabalho; é preciso levar foto. (A Cris ensina como fazer neste post.) O início da validade de cada passe é um problema: o passe semanal vale rigorosamente da segunda ao domingo; se você fizer na quarta-feira, já terá perdido dois dias. (O passe mensal tem validade estrita do primeiro ao último dia do mês.) O monotrilho Orlyval, que leva do aeroporto Orly ao RER, não está incluído (seriam 8,40 euros extra).

Recomendado: para pessoas organizadas, que fiquem em Paris mais de cinco dias e cheguem no comecinho da semana (ou do mês, caso estejam interessadas no passe mensal).

Site oficial: aqui.

–> PARIS PASS

Paris PassO que é: idéia marqueteira de um espertalhão que resolveu juntar todos os passes disponíveis e empacotar para o freguês. Combina o Paris Visite com o Paris Museum Pass, e dá ainda dois dias de perambulância com o hop-on hop-off Les Cars Rouges e mais sete atrações grátis (bâteaux mouches, museu de cera Grévin e Torre Montparnasse entre elas).

Quanto custa: 186 euros a versão para 6 dias; 154 euros a versão para 4 dias

Onde comprar: pela internet. É possível receber em casa, pelo correio (pagando a postagem, e se sujeitando à lentidão do correio brazuca) ou retirar na agência Cultival (42 Rue des Jeuneurs; metrô: Grands Boulevards).

Vantagem: (quase) tudo num pacote só e, pra quem gosta, tem o ônibus hop-on hop-off.

Desvantagem: a versão do passe de transporte Paris Visite que está incluída no pacote dá direito apenas à zona central 1-3; aeroportos, Versailles e Disneyland Paris são à parte. Não é barato. (E se você não se dedicar a aproveitar, vai jogar dinheiro fora.)

Recomendado: pra falar a verdade, a gente não recomenda não; é um passe meio pega-turista. Mas se você curte hop-on hop-off e questão de bâteau-mouche… faça suas contas, pode ser que valha a pena.

Site oficial: aqui.

Leia também:

Navigo Découverte: a Cris ensina como usar

Paris Museum Pass: não saia de chez vous sem ele

Metrô de Paris no Conexão Paris

Página-guia de Paris no Viaje na Viagem

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


178 comentários para “Transporte em Paris: carnê x Mobilis x Paris Visite x Paris Pass”

  1. Em termos de Passes ..Paris-Pass+Navigo+Paris-Musuem+Mobilis etç ?

    1. Transporte até 7 pessoas cada vez, um mini bus Mercedes Viano, para todo os situos turisticos de Paris, e tambem para os aeroportos Orly, Roissy Charles de Gaulle, Beauvais. E so précisa de reservar : 0662916962 ou reservar por mail : m.franklin1696@gmail.com
      Eu falou portugues e inglês…
      Preço de 20 euros por pessoas ao minimo.

  2. Firmei os passos da minha viagem, e agora gostaria que os mesmos fossem observados, por favor:
    -Chego com minha esposa às 10h00 em Orly;
    -Compro 2 “Carnets 10 viagens”;
    -Acrescento 8,40 euros a cada ticket e embarco no OrlyVal;
    -Desembarco na Gare d’Austerlitz que é o local mais próximo (cerca de 1,5km) da Rue Mouffetard, pra onde daria até pra ir a pé.
    Está certo ou poderiam ser feitas correções pra melhorar em algum ponto?
    Obrigado, Ciro e Vera

    1. Olá, Ciro! Não temos certeza se na estação do Orlyval já dará para comprar o seu carnet 10 voyages — mas não será preciso usar nenhum bilhete de metrô no OrlyVal. Você comprará um ticket específico do RER + OrlyVal que dará direito a prosseguir de metrô. (Só na volta é que é preciso gastar um metrô a mais). 1,5 km para andar com malas é muito chão! Certamente haverá uma estação de metrô mais próxima do seu hotel.

      Simule seu itinerário nesta página da RATP:
      http://www.ratp.fr/itineraires/en/ratp/recherche-avancee

      Se bem que, chegando por Orly, o melhor é ir de táxi… Vai dar pouco mais de 25 euros, é um custo x benefício excelente se comparado ao OrlyVal e à trabalheira de chegar de metrô.

  3. Boia tudo bem?

    me da mais uma ajuda!!

    Estava vendo que para Eurodisney por exemplo o RER A tem sentido com dois destinos finais: Marne-la-Vallee Chessy e Boissy-Saint-Leger, como eu sei como pegar o trem certo? Irei pega-lo na estação Chatelet -Les-Halles!!

    Valeu

    Douglas

    1. Olá, Douglas! A cada trem o painel indica o destino final. O seu precisa ser o de Marne-la-Vallée.

  4. Oi Boia, imaginei q era isso…grato!!!

    1. Oi Douglas,
      fui a Eurodisney agora em junho c//minhas duas filhas,17 e 21 anos, caso vc vá com filho estudante, leva o comprovante da escola ou faculdade, pois eles têm desconto de 35%, nos dias de semana,e 15% nos finais, usei as carteiras daqui do Brasil mesmo e eles aceitaram, ok.
      Com relação ao RER A peguei na estação Nation e vc verá um painel na plataforma c/o nome de varias estações e antes do trem chegar, as estações onde ele para ficam acesa.

      Abç

      1. Olá, então só apresentando a carteirinha do brasil na bilheteria da Eurodisney tem o desconto ? Pelo site eu não consigo o desconto neh ?

        Bjz

        1. Olá, Daniela! Para conseguir o desconto você precisa comprar o ingresso na bilheteria do parque. :)

  5. Olá! E o Paris passport, é o mesmo caso do Paris Pass? fazer qs contas e ver o que é mais vantajoso?
    Ficarei em Paris por 10 dias. Obrigada.

    1. Olá, Mara! A recomendação do Comandante é combinar o Paris Museum Pass + passe de transportes.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/07/paris-comparacao-passes-transporte/

  6. Oi Ricardo e Bóia,

    Boa noite.
    Mais uma vez abusando vocês: ficaremos no Hôtel De La Herse d’Or
    20 Rue Saint Antoine, e chegaremos no Orly, vocês aconselham taxi? Caso vá a Giverny, o Paris Visite cobre o trecho de trem? Muito obrigada.
    Rosângela

    1. Olá, Rosangela! O Paris Visite não cobre trens.

      Leia sobre deslocamento dos aeroportos:
      http://www.viajenaviagem.com/2013/02/paris-chegada-aeroporto-cdg-orly-beauvais-vatry/

  7. Olá amigos,

    me permita abusar de vocês também.

    Fiquei em dúvida sobre as zonas numeradas de 1 a 5. Quais são elas? Se referem apenas ao Metrô? Ou aos RER também?

    Também não entendi como ver se o passe vale para o trem RER que preciso.

    Exemplo: vou passar 9 dias em Paris, ficarei hospedado em Houilles, e chegando por Orly vou precisar de passagens de Orlyval, Metrô e trem RER. No caso do RER vou pegar o A vermelho e o B azul.

    Qual o tipo de passe mais adequado pra mim?

    Pode me dar uma ajuda nisso? Não sei qual tipo de passe comprar.

    Chego em Paris numa manhã de quarta-feira com minha esposa.

    Obrigado pela força e parabéns pelo blog.

    Abraços,

    Allysson Oliveira

    1. Olá, Alysson! Você estará na zona 4 do RER. Tenha passes que cubram até esta zona todos os dias.

      Veja como sair de Orly:

      http://www.viajenaviagem.com/2013/02/paris-chegada-aeroporto-cdg-orly-beauvais-vatry/

  8. Caríssimos,
    Estou em Paris, eu e meu marido, ficaremos dois meses, uma dúvida crucial: Qual é a melhor e mais econômica opção de passes de transporte?
    Muito obrigada,
    Jussara

    1. Olá, Jussara! Será o Navigo Découverte.

      O passe pode ser carregado com passe semanal (válido de segunda a domingo; sempre expira no domingo) ou mensal (válido do primeiro ao último dia do mês; sempre expira no último dia do mês).

  9. Oi, Bóia! Estou indo para Paris com minha filha (15 anos) e meu marido. Se nós comprarmos o Museum Pass, minha filha terá entrada gratuita nos musues, por estar acompanhada da gente ou teremos que comprar um Museum Pass para ela também?

    1. Olá, Ilana! Ela entrará com vocês.

  10. Boa noite! Acho que cometi um erro.comprei os bilhetes de avião antecipadamente e agora nao encontro hotel barato no centro de Paris para 3 pessoas no mesmo quarto com suite. 4 noites. Me ajuda! Obg

  11. Oi Bóia! Gostaria de saber o valor do RER do CDG para Paris e de Paris para Versailles. Qual o valor atual do combo de 10 passagens de metrô ?

    1. Olá, Liana! Há links para os sites oficiais em todos os tópicos. Você pode conferir no site oficial os preços atualizados, se é que desatualizaram.

      Leia também sobre chegada de aeroportos:
      http://www.viajenaviagem.com/2013/02/paris-chegada-aeroporto-cdg-orly-beauvais-vatry/

    2. Liana, agora em setembro paguei cerca de 13 euros pela carteira de 10 tickets.
      O RER de CDG para Paris ficou em 9,50. De Paris para Versailles você pode usar um ticket normal de metrô. É na volta que fica diferente, você deve comprar outra passagem, que sai 3 e pouco.

      1. Obrigada Mon!!!! Estou avaliando de que forma é melhor 3 pessoas virem do CDG para o Ibis Opera e contabilizando os gastos para saber qunto $$$ preciso levar. Você foi muito gentil….

        1. Olá, Liana! Por favor, leia o post sobre chegada de aeroportos:

          http://www.viajenaviagem.com/2013/02/paris-chegada-aeroporto-cdg-orly-beauvais-vatry/

  12. Boia, vou chegar em Paris no Aeroporto de Orly e meu hotel é o Derby Eiffel (5 ave. Duquesne) , vou com minha esposa, pego um táxi ou vou de metro, qual melhor opcão ?

      1. Hummm, melhor então pagar 30 euros no táxi ne ! Obrigado

  13. Bom dia,

    Eu estarei em Paris por seis dias e vou adquirir o Navigo zona 1 a 5 já que vou pra Versalles e Eurodisney. Minha dúvida é a seguinte: para ir ao Aeroporto Charles De Gaule na volta, pensei em ir de Taxi até uma estação que tenha um RER (St. Michel, se não me engano) e de lá pegar o trem com o Navigo. Vocês recomendaria isso?
    Obrigada

    1. Olá, Gabriela! Não há problema nenhum. Verifique apenas se o seu Navigo não ficará muito caro por causa dessa zona 5. Provavelmente ficará mais barato comprar bilhetes específicos nos dias em que você sair da Paris central.

  14. Olá,

    vou à Paris mês que vem. Chegarei na segunda e irei para Berlin no domingo. Levando em consideração que eu e meu namorado pretendemos:
    - usar transporte público o máximo possível
    - ir e voltar de trem do/para o aeroporto CDG
    - ir à Versailles
    e que nos hospedaremos no 13° arr.

    É mais aconselhável para a gente o navigo, correto? Dá para comprar no aeroporto? Ele vale da 0h de segunda até 23h59 de domingo?

    Ah! Pretendo comprar o museum pass tb. Essa é a melhor opção para a gente navigo mais museum pass??

    Já agradeço quem puder me ajudar!!

    1. Complementando minha pergunta é melhor comprar o zona 1-5 do navigo ou comprar os tickets para versailles e aeroporto separadamente e comprar zonas 1-2 do navigo?

      1. Olá, Barbara! O Ricardo Freire sugere comprar carnês de 10 tickets para a Paris Central e comprar separadamente os do aeroporto e Versalhes.

    2. Olá, Barbara! Compre carnês de 10 tickets e o Paris Museum Pass.

      1. Mais não vai ficar muito mais caro? Afinal usarei pelo menos 4 passes de metrô por dia (2 para mim e dois para meu namo)e vamos ficar 6 dias (seg à dom).

        1. Olá, Barbara! Cada viagem sairá por 1,33 euro. O trabalho burocrático para fazer o Navigo dificilmente compensa.

  15. Estive em Paris em Setembro por 6 dias.Pegamos dias maravilhosos e decidimos andar somente de bicicleta ( sistema Vélib) .Foi muito legal,faziamos grandes distancias rapidamente e curtindo o visual de Paris dia e noite.
    Existem peculiaridades em usar a velib, como por exemplo devolve-la em até 20 minutos para não ser tributado(acho que era 1 Euro a hora extra),mas voce encontra vaaarias “estações” e aí era só revalidar sua bike por mais 20´e tudo bem.Existem ciclovias na grande maioria de Paris,não nos sentimos ameaçados ou inseguros.

  16. Olá. Vamos a Paris de 13 a 16/Dezembro.Somos 3 idosas e gostariamos de saber do clima.Precisamos levar casacos de lã longos ou os mais curtos são suficientes? Não queremos encher malas pq de lá vamos para Marrakech ver os jogos do mundial e é outro clima. Quanto aos passes não entendemos muito bem, queremos ver Louvre, Notre Dame, Versailles, a Torre, o Arc e andar de barco e algumas compras(é só o que dá nesse pouco tempo).Precisamos ter os ingressos com antecedência para não enfrentarmos filas, por favor nos aconselhe.

  17. [...] é que não cobre o deslocamento para o Aeroporto CDG . Confira as condições do MOBILIS aqui e aqui e, de acordo com suas pretensões, veja qual dos dois bilhetes atende melhor às suas [...]

  18. Olá. Dia 29 de Novembro chego durante a manhã para 3 dias em Paris. Estou com dificuldade em decidir qual passe devo escolher. Somos um casal com um filho de 7 anos. Sexta e sábado ficamos no centro da cidade ( visita torre Eiffel, arco triunfo, louvre, notre dame museu orsay, …) Domingo vamos para versalhes. O que me aconselha: museum pass? Carnet 10 voyages + mobilis (criança precisa?) para versalhes? l’open tours para 2 primeiros dias?
    Obrigada

    1. Olá, Ana! O Ricardo Freire recomenda carnê de 10 viagens + Paris Museum Pass. No dia de ir a Versalhes, compre o bilhete até lá. Criança de 7 anos não paga nem nos museus nem no transporte público.

  19. Olá Ricardo! Estamos indo pra Paris em um grupo de 5 pessoas da mesma família ( a farofada ) , vamos chegar no CDG, estive vendo o RER até Chatélet, e de lá pegar o metrô até nosso hotel, mas fazendo as contas – RER 9,50 por pessoa quase 50,00 euros, acho que compensa mais ir de taxi, mas gostaria de saber se os carros ( taxis ) de lá comportam 5 adultos com 5 malas ( nada exagerado, o papagaio vai ficar em casa). Alguém poderia me dizer? Cabe 5 passageiros em um carro taxi comum?
    merci
    Liliane

  20. [...] o Navigo e o Paris Visite – na minha opinião, menos vantajosos. Para saber mais, confira esse post do excelente Viaje na Viagem. E há outras dicas sensacionais sobre o metrô parisiense [...]

  21. Olá!
    Vou para Versailles saindo da estação de Jaurès. Nessa estação eu compro os tickets para Versailles e eles incluem todo o trajeto e conexões mesmo pegando RER e metro?
    Muito Obrigada!

    1. Olá, Virgínia! Compre um bilhete RER válido para a zona 4. Guarde o ticket, ele vai ser usado novamente na catraca da estação RER.

  22. Meu amigo seus posts são DE ENORME VALIA!!!! simplesmente perfeitos para quem quer conhecer Paris sem cair nos contos pra turista…VALEU MESMO!!!!

  23. Ainda me restou uma dúvida após ler todos os tópicos. Vou ficar em um Hotel na Zona 3, em Saint Dennis. Esse carne de 10 tickets vale para qualquer trajeto de metro? Há opção de escolher o carne para zona 1 a 3?

    1. Olá, Gisele! Se o lugar onde você vai ficar for servido por metrô, os tickets do carnê são válidos.

      Caso o seu lugar seja servido por RER, você precisará comprar tickets avulsos da sua zona à zona central ou passes diários que incluam a sua zona.

      Você também pode comprar tickets avulsos de RER da sua zona à Paris central, e usar o carnê de 10 tickets para locomoção de metrô, ônibus, bonde ou RER dentro de Paris.

  24. Oi pessoal, estou com viagem marcada para Londres e Paris em Julho deste ano. Ficarei 7 dias em Paris e estou na fase de escolher hotel e cheia de dúvidas. Pelos preços, o Ibis Bastille Opera seria uma boa opção, porém fica na 13 arrondissement, fico com receio de gastar demais com transporte.Também tinha pensado no Ibis de Montmartre, porque vi que é um bairro menos turístico e mais boêmio (mas conforme estou pesquisando, estou quase para desistir deste,pois parece que a logística aí não seria muito boa) Que tipo de passe seria mais vantajoso caso ficasse em um desses hoteis? E para ir ao aeroporto CDG, cujo voo sai as 07:30 da manhã a única alternativa seria pegar táxi?

    1. Olá, Roberta! Por favor, não pergunte a mesma coisa em posts diferentes.

      Demos a resposta no post dos aeroportos.

  25. Comandante,

    Vou a Paris no dia 23 de maio e chegamos pelo CDG. Seremos 3 pessoas.

    Pela comodidade,penso em usar taxi no trajeto aeroporto- Place D’Italie .

    Pergunto : o preço é fixo (quanto ?)ou no taximetro ?

    No último caso, dá pra se ter uma idéia de valor ?

    1. Olá, Sergio! Os táxis do aeroporto funcionam com o taxímetro e uma corrida até a Paris central vai custar entre 55 e 60 euros. Para saber mais, leia aqui: http://www.viajenaviagem.com/2013/02/paris-chegada-aeroporto-cdg-orly-beauvais-vatry/

  26. Se for individual ou casal recomendo o uso de Metro ou Bus.

    Mas a partir de 3 elementos, o mais barato é sem dúvida alugar carro. Pois mesmo que gastem 20€ por dia em aparcamento, sai mais barato e não dependem de ninguém.

    É muito fácil conduzir em Paris, a única dica importante é deixar um corredor central para os velocípedes passarem. De resto é fingir-se de parisiense e está tudo bem. Eles também conduzem mal pra cassete! Atenção ao respeito da velocidade quando forem o sinal RAPEL é para respeitar mesmo.

    Se procurarem, conseguem alugar um carro bom para 5 dias na casa dos 120€ e por 165€ com seguro pega turista que eu não compro. Procurem empresas que tenham terminal no aeroporto de chegada.

    Estive em Agosto 2007 e já tenho passagem, hotel e carro para próximo Agosto (2014).

    Paris vale sem dúvida o esforço. É bela, única e mágica.

    Apenas me desagrada observar alguma descaracterização da sociedade Francesa. Vêem-se bastantes nativos do Norte de África especialmente Argrlinos e tb indús com cara de poucos amigos – nunca fiar.

    Mas quem sobrevive a São Paulo, sobreviverá a Paris:)

    Recomendo comprar via net apenas Voo, Hotel, aluguer carro, torre Eifel, Asterix, Disney – o resto compre na hora. Esses bilhetes tudo incluído, na maior parte dos casos não compensa.

    Hotel – dê preferência aos subúrbios, muito relação melhor qualidade – preço

    Não deixe de ir à Disney (mesmo que esteja cansado, vá de manhã à noite, ao fecho mesmo. Previna-se com muitas baterias e memória nas máquinas pois vai querer gravar tudo. É um Mundo à parte. 1 só dia – Compre apenas bilhete para o parque principal. Se for mais que um dia à Disney, então veja o outro.
    Tb não perca o Asterix – tem excelentes pontos de diversão (cuidado com os corvos), Suba à Torre Eifel ou vai-se arrepender de não o ter feito(chega 2º piso), Jorge Pompidou (muita coisa grátis), Louvre – só p/ quem for por 15 dias ou com essa intenção. As visitas são apressadas e muito muito caras.
    Comer:
    O carro ajuda muito nisso pois pode levar os bolsos cheios do hotel, despejar na bagageira. Passar num hipermercado (não faltam – preferência Carrefour) e abastecerem de comida, bebida e fruta.

    Nos parques Disney e Asterix poderá sair para comer, basta falar à saída. Vão até ao carro, pegam a lancheira e disfrutem. Mas se quiser pagar 15€ por uma simples sanduiche e um sumo estão à vontade.

    No centro de paris aproveitem as queijarias, já que não sendo baratas, praticam preços aceitáveis e os queijos são óptimos.

    Depois…refeições económicas em Paris não existem, o mais barato que conseguirão encontrar para além do Macdonalds, são estes:

    http://pommedepain.fr
    - Pequenos almoços e lanches bom preço

    http://www.quick.fr
    – tipo Mac, mas belga

    Restaurante Flunch:
    O Flunch é uma excelente alternativa aos restaurantes fast-food, para fazer uma refeição a um preço acessível em Paris. Funciona muito com menus que incluem a bebida e o prato com acompanhamento quente à descrição, por um preço que ronda os 7€. Além disso, tem uma enorme variedade de alimentos para adicionar à refeição, desde saladas frias, doces, fruta, etc.

    Por fim recomendo que admire a arquitectura das ruas e vielas da idade. Procure por bairros centenários. E claro delicie-se pelo menos 1 vez numa daquelas magníficas explanadas em que Paris é fértil. E esqueça a parte da conta, você merece!

  27. Olá!

    Estamos programando nossa viagem a Paris para Outubro.. Vamos chegar em 1 casal de trem Eurostar de Londres na estação Gare du Nord às 12:50.. Encontrei o site abaixo de reservas de taxi.. http://www.pap.sncf.com/starcab/DV/accueilAvecDV.htm
    Vcs conhecem esse seviço? É confiável? Vale a pena? O valor simulado até nosso hotel é 13,95euros.. Nosso hotel é o Ibis Paris Bastille Opera 11éme.
    Obrigada!
    Melissa

    1. Olá, Melissa! Infelizmente não conhecemos. Veja como aferir a reputação de empresas na internet:

      http://www.viajenaviagem.com/2012/08/5-passos-viagens-sem-roubadas/

  28. Boa tarde Bóia,
    Eu e uma amiga chegaremos em Paris dia 20/07 domingo, ficaremos até 02/08, pretendemos ir a Versailles e outras cidades próximas, qual seria a melhor compra de transporte: navigo decouverte, paris pass, mobilis, museu pass + carnet 10? Levando em conta que vamos ficar no boulevard Richard Lenoir.
    Abraços
    Argélia

    1. Olá, Argelia! Como está dito no texto, o Ricardo Freire recomenda comprar carnês de 10 tickets e, quando for a Versalhes, comprar um Mobilis para o dia.

    2. Oi Argelia, é isso mesmo, siga sempre as dicas do VnV, o melhor é comprar o carnê de 10 tickets em qualquer estação de metrô. Acabei de chegar de Paris, fiquei perto do boulevard Richard Lenoir, e recomendo usar os ônibus parisienses, que são excelentes e permitem fazer um tour pela cidade. O ticket pode ser usado no ônibus, e permite uma combinação para outra linha. A linha 69 passa pertinho, na Rue de Chemin Vert e termina ao lado da Torre Eiffel, descendo a Rivoli e passando pelo Louvre. Mas o melhor de Paris realmente é caminhar, que cidade linda e charmosa!

  29. Caso eu esteja em CHATELET e queira ir em LA DEFENSE, posso usar o carnê de 10 tickets para ir pela linha 1 de metro, e evitar pagar extenção ZONA 3 para ir pelo RER A?

    Obrigado

    1. Olá, Marco Aurélio! Sim, você pode. :)

      1. Então para o metro não existem divisoes de zonas, posso entrar e sair em qualquer estação com o ticket do carne?

        Li também no seu blog que se pego um RER, nosso fazer conexao com um metro logo em seguida? É isso mesmo? Tenho que pagar outro bilhete?

        1. Olá, Marco! Sim, o metrô é considerado zona 1 em sua totalidade.

  30. chegando em Paris vindo de Luxemburgo que estacao vou parar para ir na 62 rue De La Croix Nivert 15 arr- Porto de Versailles Franc . esse endereco e perto dos pontos turisticos? devo comprar essas excursao anunciada no Aviator,ou sai mais barato comprar esse museu pass? obrigada! outra coisa gostaria de ir a Lourdes vc acha que sera facil?

    1. Olá, Deka! Recomendamos passear em Paris usando o Paris Museum Pass: http://www.viajenaviagem.com/2012/07/paris-museum-pass/

      O seu endereço em Paris fica no 15º arrondissement. Entenda aqui: http://www.viajenaviagem.com/2011/10/em-que-regioes-de-paris-e-melhor-se-hospedar/

      É melhor visitar Lourdes de tour organizado.

  31. Algumas dicas interessantes:
    1) Esqueça que existem táxis em Paris. Você não precisará deles pra nada.
    2) Os bilhetes de metrô valem pra qualquer linha em qualquer lugar. Faça quantas conexões quiser. Você não precisa guardar o bilhete para usá-lo na saída.
    3) Os bilhetes do RER têm valores diferenciados por áreas. Você só sai da estação de chegada usando o bilhete para liberar a saída. Caso tenha comprado o bilhete errado, você não conseguirá sair. Um exemplo: com um bilhete simples, você embarca em Chatelet les Halles e desembarca normalmente na Gare du Nord. Se resolver seguir em frente até o aeroporto CDG, não conseguirá sair da estação. A checagem dos bilhetes é feita na leitura de saída.

ATENÇÃO:
Desculpe, mas esta caixa está inativa e seu comentário não aparecerá. Estamos aprontando um novo Viaje na Viagem. No novo site a caixa de comentários voltará a funcionar. Obrigado pela compreensão!