Transporte em Paris: ticket t+ x Mobilis x Paris Visite x Navigo

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Transporte em Paris
Qual o melhor passe de transporte para usar em Paris? Eu gosto de usar no dia a dia o descomplicado ticket t+ (que fica mais barato ao comprar múltiplos de 10). No dia em que você precisa ir a Versalhes ou à Disneyland Paris, indico comprar um passe Mobilis para o dia. Mas desde o fim de 2015, o cartão Navigo Découverte passou a ser, na ponta do lápis, o mais vantajoso (mas é preciso prestar atenção às pegadinhas). E há quem prefira a praticidade do Paris Visite (um único passe para até 5 dias de permanência).

(Para ir e voltar dos aeroportos, recomendo usar táxi ou, para economizar, os ônibus RoissyBus, OrlyBus ou Les Cars Air France.)

Bora ver a diferença entre todos os passes?

Atenção: não podemos fazer conta por você

  • Todos os dias surgem na caixa de comentários inúmeros pedidos de pitacos sobre qual passe ou combinação de passes é melhor para cada viagem. Parece um pedido simples, mas infelizmente não podemos atender: são muitos, e combinados com todos os outros pedidos aparentemente simples que recebemos todos os dias em todos os posts (são mais de 5.000 posts), se fôssemos atender, não faríamos outra coisa, não criaríamos uma linha de conteúdo a mais.
  • Neste post (e em vários outros) você encontra todas as informações necessárias para fazer sua escolha. Basta um pouco de paciência e uma calculadora. Obrigado!

Navigo Découverte

Navigo DécouverteO que é: um cartão com foto para uso ilimitado de transporte público, carregável com passes de 1 semana ou 1 mês. Era o que se chamava na outra encarnação de "carte orange". A versão "Découverte" é para turistas; os residentes têm seu próprio Navigo. Vale no metrô, no RER, no ônibus e no bonde.

Quanto custa: o cartão custa 5 euros, que entra como custo inicial. Desde setembro de 2015, o Navigo Découverte vale para todas as 5 zonas. O passe semanal custa 22,15 euros; o passe mensal, 73 euros. Tarifas conferidas em abril/2017.

Onde comprar: nos guichês do metrô e estações RER, e também em quiosques, cafés e tabacs autorizados. É preciso levar uma foto 3x4.

Vantagem: um bilhete único para todos os transportes, bem mais barato que o Mobilis e superior ao ticket t+ por dar direito às 5 zonas (incluindo Versailles e Disneyland Paris) e todas as baldeações (incluindo as que o t+ não permite, como RER/metrô e metrô/ônibus). Bate também o Paris Visite para quem chega pelo aeroporto CDG (o trajeto de RER é incluído; faça seu passe no guichê da estação do RER).

Desvantagem: O início da validade de cada passe é um problema: o passe semanal vale rigorosamente da segunda ao domingo; se você fizer na quarta-feira, já terá perdido dois dias. (O passe mensal tem validade estrita do dia 1º ao último dia do mês.) O monotrilho Orlyval, que leva do aeroporto Orly ao RER, não está incluído (seriam 9,30 euros extras). É preciso levar foto 3x4 para fazer o passe. O valor do cartão (5 euros) não é reembolsável.

Navigo Découverte x Carnet 10 Voyages x Mobilis? O investimento mínimo no Carnet 10 Voyages é de 14,50 euros, válido por 10 viagens. O investimento mínimo no Navigo Découverte é de 27,15 euros. O Navigo Découverte é mais interessante que o Carnet 10 Voyages se você fizer 19 viagens de metrô ou RER na zona 1 -- ou 11 viagens de metrô ou RER na zona 1 + um passeio a Versailles (economizando um Mobilis de 12 euros), ou ainda 7 viagens de metrô ou RER na zona 1 + um passeio à Disneyland Paris (economizando um Mobilis de 17,30 euros). Se for a Versailles e à Disneyland Paris na mesma semana (entre segunda e domingo), já é o passe mais vantajoso e os demais dias de metrô e RER sairão de graça.

Recomendado: para pessoas organizadas, que cheguem no comecinho da semana (ou do mês, caso estejam interessadas no passe mensal).

Site oficial: aqui.

Ticket t+ ("carnet 10 voyages")

Ticket T+O que é: bilhetes de transporte público que podem ser comprados avulsos ou em múltiplos de 10 (neste caso, o apelido é "carnet 10 voyages").

Quanto custa: o bilhete avulso custa 1,90 euro; o carnet 10 voyages sai 14,50 euros (1,45 euro por viagem). Tarifas conferidas em abril/2017.

Onde comprar: nos caixas de auto-atendimento ou nos guichês do metrô, ônibus e estações RER.

Vantagem: a praticidade. Você compra de 10 em 10 tickets, e usa à medida que precisar, sem ter que fazer contas ou se preocupar com a validade. O "carnê" não tem titularidade, e os bilhetes podem ser dividido com mais pessoas. O preço é vantajoso. Os bilhetes servem para metrô, ônibus, tram e RER zona 1. São permitidas conexões dentro de um período de 2 horas entre a primeira e a última validação nas combinações entre metrô/metrô, metrô/RER e RER/RER (zona 1) sem pagar um segundo bilhete. Entre ônibus/ônibus, ônibus/tram e tram/tram, o bilhete vale por 1h30 entre a primeira e a última validação. (Pegadinha: outras combinações de conexão, como RER/metrô, metrô/ônibus, ônibus/metrô, metrô/tram, tram/metrô, ônibus/RER, RER/ônibus, tram/RER e RER/tram não são possíveis; será necessário usar um novo bilhete.)

Desvantagem: não dá direito a aeroportos (o Orly fica na zona 3; o aeroporto Charles de Gaulle, na zona 5), nem a Versailles (zona 4), nem a Disneyland Paris (zona 5).

Sugestão: nos dias em que seu itinerário envolver aeroportos, Versailles ou Disney, compre um Mobilis (veja abaixo).

Site oficial: aqui.

Mobilis

MobilisO que é: Um passe de transporte com validade de um dia (da 0h à meia-noite do dia em que é utilizado).

Quanto custa: 7,30 euros para as zonas 1-2; 9,70 euros até a zona 3; 12 euros até a zona 4 (Versalhes); 17,30 euros até a zona 5 (CDG e Disneyland Paris). Tarifas conferidas em abril/2017.

Onde comprar: nos caixas de auto-atendimento ou nos guichês do metrô, ônibus e estações RER.

Vantagem: por uma besteirinha a mais que o preço de uma passagem ida e volta (billet origine-destination) a Versalhes ou à Disneyland Paris, inclui também todos os deslocamentos dentro de Paris que você precisar no mesmo dia.

Desvantagem: não inclui o monotrilho Orlyval em Orly (9,30 euros extras) nem o RER até o aeroporto CDG (uma exceção talhada sob medida para empurrar o Paris Visite aos turistas). Tarifa conferida em abril/2017.

Site oficial: aqui.

Paris Visite

Paris VisiteO que é: um passe para uso ilimitado de transporte público, válido por até 5 dias consecutivos. Os dias são estanques: começam à meia-noite e terminam à meia-noite.

Quanto custa: a versão mais vantajosa, válida entre as zonas 1 e 5, custa 26,95 euros para 1 dia, 41 euros para 2 dias, 57,45 euros para 3 dias e 70,30 euros para 5 dias. Crianças pagam metade. Veja todos os preços aqui. Tarifas conferidas em abril/2017.

Onde comprar: nos caixas de auto-atendimento ou nos guichês do metrô, ônibus e estações RER.

Vantagem: um bilhete único para todos os transportes, incluindo aeroportos, Versailles, Disney e s linhas Transisilien (desde que compre a versão válidas para zonas 1 a 5). Inclui o Orlyval, o monotrilho de Orly ao RER. Crianças têm 50% de desconto.

Desvantagem: a contagem de dias desfavorece quem chega a Paris à noite. Não inclui ônibus nem tram. Requer bastante uso para valer a pena na ponta do lápis.

A considerar: o táxi de Orly sai entre 30 e 35 euros; o de CDG, entre 50 e 60 euros (por carro, não por pessoa), e entrega você no seu hotel, sem precisar carregar mala em escada do metrô nem achar o caminho entre a estação e o hotel.

Recomendado: basicamente para quem quer usar transporte público entre os aeroportos e o hotel. Para quem viaja com criança também pode ser interessante.

Site oficial: aqui.

Paris Pass

Paris PassO que é: idéia marqueteira de um espertalhão que resolveu juntar todos os passes disponíveis e empacotar para o freguês. Combina o Paris Visite com o Paris Museum Pass, e dá ainda um dia de perambulância com o hop-on hop-off Big Bus e mais sete atrações grátis (bâteaux-mouches, museu de cera Grévin e Torre Montparnasse entre elas).

Quanto custa: 239 euros a versão para 6 dias; 199 euros a versão para 4 dias; 169 euros a versão para 3 dias; 135 euros a versão para 2 dias.

Onde comprar: pela internet. É possível receber em casa, pelo correio (pagando a postagem, e se sujeitando à lentidão do correio brazuca) ou retirar no Paris Pass Desk (74 rue de Cléry; metrô: Strasboug-St.Denis).

Vantagem: (quase) tudo num pacote só e, pra quem gosta, tem o ônibus hop-on hop-off.

Desvantagem: a versão do passe de transporte Paris Visite que está incluída no pacote dá direito apenas à zona central 1-3; aeroportos, Versailles e Disneyland Paris são à parte. Não é barato. (E se você não se dedicar a aproveitar, vai jogar dinheiro fora.)

Recomendado: pra falar a verdade, a gente não recomenda não; é um passe meio pega-turista. Mas se você curte hop-on hop-off e questão de bâteau-mouche... faça suas contas, pode ser que valha a pena.

Site oficial: aqui.

Leia mais:

330 comentários

Andrea
AndreaPermalinkResponder

Boa noite Ricardo,
Vou chegar em Paris no domingo, queria fazer um navigo decouverte para 7 dias, ainda no aeroporto, mas para começar a usa-lo a partir de 2ª feira, é possível compra-lo no domingo para começar usar na segunda ou ele funciona conforme a data da compra? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrea! O passe começa a valer no momento do primeiro uso.

Lu
LuPermalinkResponder

Boia é nosso primeira vez em Paris e tenho uma dúvida que pode parecer boba mas preciso fazer pra alguém kkkk. O ticket t+ vale até a zona 2 de metro mas se você pegar o RER até um estação na zona 2 não sai da catraca, certo ? As dúvidas são: as estações são as mesmas ? Turista de primeira viagem percebe o diferença entre o metro e RER facilmente ? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lu! As estações são integradas. A sinalização é clara. É como trocar de linha dentro do metrô, só que passando novamente pela catraca.

Tacila
TacilaPermalinkResponder

Ola Ricardo.
Achei muito interessante seu poste e super direto a respeito das diferentes formas de usar o metro.
Só pra acrescentar ao seu comentário, é importante pontuar que o carnet t+ são validos apenas por 2 horas (apos o uso).
Devido a isso, acredito que a navigo decouverte seria a melhor opção em muitos casos... Talvez ate mesmo para os que chegam durante a semana, isso pensado em visitar muitas coisas em um curto período de tempo, pois:
- Saindo do CDG = 10 Euros
- Carnet t+ = 14,50 Euros
No total 24, 50 euros... Ou seja, quase o valor da carta Navigo, mas voce ainda poderia aproveitar esse periodo (mesmo que seja curto) para ir a versailles (~8 Euros) e visitar o maior numero de pontos turisticos da cidade, e apos o domingo, pode aproveitar com calma os pontos como museus, teatros e passeios aos parques....
Por favor Ricardo, caso tenha alguma dica ou sugestão será muito bem vinda.
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tacila! Quem responde é A Bóia. Essas comparações estão feitas no texto.

Ronei
RoneiPermalinkResponder

Olá, sensacional a postagem. Gostaria só de saber se é fácil fazer o Navigo Découverte e quanto tempo demora em média pra ficar pronto. O site está todo em francês e sem opção de inglês (ao menos não encontrei ainda). Acho que esse é o melhor cartão, mesmo que demore um pouquinho mais. Ah, e eu posso fazê-lo assim que eu chegar, no aeroporto Charles de Gaule mesmo? Agradeço muito.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ronei! Você compra no guichê operado por humanos e você cola a foto. É na hora.

Rômulo
RômuloPermalinkResponder

Bóia, saberia me informar se é possivel fazer o Navigo Découverte no aeropoto de Orly e/ou nas paradas Denfert-Rochereau / Montparnasse ?
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rêmulo! Em estações de RER ou metrô.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Boia, o Navigo Découverte vale para os ônibus noturnos Noctilien? Pretendo pegar o Noctilien em Gare de L'Est para ir ao aeroporto CDG na madrugada do domingo.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nair! O Navigo Découverte vale no ônibus noturno sim.

Bruno
BrunoPermalinkResponder

Bom dia Ricardo,

Gostaria de saber se é possível comprar um ticket t+ (10 viagens) para ser utilizado por duas pessoas simultaneamente? Se os dois usarem (validação do ticket uma vez e outra validação em sequência), conta como 1 viagem?

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! São 10 tickets avulsos vendidos com desconto. Podem ser usados por quantas pessoas quiserem -- cada ticket vale por uma passada na catraca.

Majô
MajôPermalinkResponder

Lembrando que o bilhete do metro deve ser guardado, porque pode ser pedido por fiscal durante a viagem.

Saulo
SauloPermalinkResponder

Obrigado pelas dicas, usei o Navigo. Deu tudo certo

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Oi pessoal!

Estou indo a Paris com a minha mãe. Pretendemos caminhar bastante, mas nos sentimos mais tranquilas com um passe de transportes à mão. Chegaremos em uma segunda feira bem cedinho e ficaremos até a terça-feira seguinte (CDG - St Germain des prés - CDG).

Achamos que o Navigo de uma semana nos atende muito bem, mas, findos os 7 dias, o que vocês sugerem? T+? Mesmo com os 17,00 para retornar ao CDG?

Combinaremos esse passe com o Museum Pass de 4 dias como o Ricardo sugeriu!

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! O Ricardo Freire acaba de acrescentar este box ao texto:

Todos os dias surgem na caixa de comentários inúmeros pedidos de pitacos sobre qual passe ou combinação de passes é melhor para cada viagem. Parece um pedido simples, mas infelizmente não podemos atender: são muitos, e combinados com todos os outros pedidos aparentemente simples que recebemos todos os dias em todos os posts (são mais de 5.000 posts), se fôssemos atender, não faríamos outra coisa, não teríamos tempo para criar uma linha de conteúdo a mais.

Neste post (e em vários outros) você encontra todas as informações necessárias para fazer sua escolha. Basta um pouco de paciência e uma calculadora. Obrigado!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar