Fortaleza: 10 megabarracas na Praia do Futuro

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Megabarraca na Praia do Futuro Fortaleza

A 15 minutos dos hotéis da Beira-Mar, a Praia do Futuro é a única praia urbana de Fortaleza com boa balneabilidade o tempo todo. A larga faixa de areia dos seus 6 km se mistura à altíssima salinidade do ar e é levada pela brisa -- o que impediu até hoje o desenvolvimento imobiliário do bairro. A Praia do Futuro seria inóspita também para o turista, se não fosse um por um detalhe: suas megabarracas de praia, com estruturas que chegam a incluir restaurante refrigerado, piscina infantil com toboáguas, playground e até espaço para de shows.

OK: algumas são simplesinhas e não tem (quase) nada disso. Outras, mais novas, deixaram de lado a ambição de clube para abraçar o conceito lounge. O que não falta é opção.

A Praia do Futuro tem uma característica que eu curto demais: é a única praia do Ceará que eu conheço que está completamente a salvo dos malditos jipes, carros, bugues e quadriciclos na areia.

Uma pena é a onipresença de mesas e cadeiras de plástico na areia. Até as barracas mais metidas usam. Uma viagem ao sul da Bahia faria bem aos seus donos...

Aí vai uma seleçãozinha de 10 megabarracas de vários estilos:

Descoladas

Órbita Blue
Megabarraca em Fortaleza: Órbita Blue

Inaugurada no segundo semestre de 2016, a mais nova megabarraca é também a mais charmosa. A Órbita Blue (nº 3879, em frente ao hotel Gran Mareiro) é a única de toda a cidade que não tem um móvel de plástico sequer -- nem sobre o deck, nem sobre a areia. Na praia, espreguiçadeiras de madeira, cadeiras de alumínio com encosto de nylon e pufes. O som, claro, é de DJ, e o volume vai aumentando no decorrer do dia, criando um clima baladinha. Ótimos menus de drinks, petiscos e pratos (esse meu peixe assado com purê de mandioquinha estava bem feitinho). No fim de semana, chegue cedo -- ou amargue longas filas de espera (no dia 9 de julho, tinha mais de 50 nomes na lista para um lugarzinho na praia ou no deck). Tem area de estacionamento.

Guarderia Brasil
Megabarracas em Fortaleza: Guarderia Brasil

Megabarracas em Fortaleza: Guarderia Brasil

Depois da finada Lounge Beach, que apareceu lá por 2005 mas não prosperou, a Guarderia Brasil (nº 4.451) foi a primeira a apostar de novo no formato lounge. Parece estar indo bem. A área social tem jeito de bar, a música é chill-out, há tendas e caminhas charmosas -- o lugar só peca mesmo pelas mesas e cadeiras de plástico na areia. De vez em quando rolam festas com DJ. Tem área de estacionamento.

Sunrise Brasil
Megabarracas em Fortaleza: Sunrise

Megabarracas em Fortaleza: Sunrise

Megabarracas em Fortaleza: Sunrise

Perto do hotel Vila Galé, a Sunrise Brasil (nº 4.959) segue a linha da Guarderia, num espaço um pouco menor (e por isso mais aconchegante).

Santa Praia
Megabarracas em Fortaleza: Santa Praia

Santa Praia

Santa Praia

Próxima à Crocobeach, a Santa Praia (nº 3.345) faz uma linha mais saúde, com canchas de beach tennis, esporte que virou febre em Fortaleza. A área dos fundos é charmosa, com mesas e cadeiras de madeira no gramado e no restaurante. Está localizada a meio caminho entre os hotéis Crocobeach e Gran Mareiro.

Cabumba
Megabarracas em Fortaleza: Cabumba

Megabarracas em Fortaleza: Cabumba

Desde a época em que era vizinha da Biruta (fechada já há anos), a Cabumba Cabumba (nº 3.911) sempre foi point do povo LGBT. Já foi mais charmosinha, quando as barracas eram baixinhas e abrigavam cadeirinhas rústicas de madeira. A comida é boa (tem PF de arraia) e a música, brasileira. Este ano a barraca vai ganhar a vizinhança de um hotel: o Madeiro Praia do Futuro vai abrir em frente.

Tamanho família

Crocobeach
Megabarracas em Fortaleza: Crocobeach

Megabarracas em Fortaleza: Crocobeach

A Crocobeach (nº 3.125) é a mais mega da turma. Tem bastante sombra natural de coqueiros e uma música surpreendentemente calma. Quem quer sossego deve escolher o lado direito (de quem olha para o mar). O lado esquerdo concentra as piscinas e toboáguas (para usar a área, é preciso comprar uma pulseira a R$ 15). Hóspedes do Crocobeach Hotel, situado a 200 metros, têm 15% de desconto e podem debitar seus gastos no cartão de hospedagem.

Itapariká
Megabarracas em Fortaleza: Itapariká

Megabarracas em Fortaleza: Itapariká

No finzinho da praia, a Itapariká (nº 6.801) também tem ótima estrutura para crianças, com piscina cheia de brinquedos. Os fundos da barraca têm grama e sombra natural. Mas frente da praia as barraquinhas são cobertas por pano, não por palha.

Chico do Caranguejo
Megabarracas em Fortaleza: Chico do Caranguejo

Megabarracas em Fortaleza: Chico do Caranguejo

Famoso pela caranguejada de 5ª à noite (com show de humor, claro), o Chico do Caranguejo (nº 4.945) também se encaixa na categoria pra-que-Beach-Park-todo-dia-se-tem-barraca-com-piscininha-aqui-perto-e-mais-barato. Foi a primeira a instalar armários onde os clientes deixam os pertences e desencanam.

Atlantidz
Megabarracas em Fortaleza: Atlantidz

Apesar de não ter um parquinho aquático tão diversificado quanto o de algumas colegas desta categoria, a Atlantidz (nº 5.581) é a que segue mais a direção de arte do Beach Park. Tem também área gramada e sombreada.

Sossego

Vila Galé
Megabarracas em Fortaleza: Vila Galé

Megabarracas em Fortaleza: Vila Galé

A barraca do hotel Vila Galé (nº 5249) tem bom restaurante, não tem muvuca e está num ponto em que se formam piscininhas na areia na maré baixa. E o que eu curto mais: você pode ir mais para perto do mar e alugar uma das cadeirinhas de madeira que alugam por ali (e só ali!). Na outra encarnação, todas as cadeirinhas eram assim! Depois, faça uma massagem com as educadíssimas senhoras dos quiosques da direita.

ATENÇÃO: não caminhe no calçadão ou na praia por áreas ermas; há muitos relatos de assaltos. Nas barracas e no seu entorno imediato, porém, a segurança é total (só não deixe seus pertences de bobeira, claro).

Leia mais:

52 comentários

Tânia
TâniaPermalinkResponder

Adorei a Guarderia. Clima descontraído, música e comida boas, cadeiras estilo pub. Chic. Recomendo! Crocobech é extremamente lotado.

monica
monicaPermalinkResponder

adorei , não tinha noção

almezinda
almezindaPermalinkResponder

Que praias belas.

Madalon Siqueira

Que artigo bacana! Adorei as dicas! Das dez, conheço quatro!com certeza irei nas outras!

MARIA LUIZA MENDES

tenho a felicidade de já curtir dessas maravilhas a algum tempo sempre que vamos a esse paraiso voltamos revigorados e cnsolados com o coração ttransbordando de energias.

Cynthia Sordi
Cynthia SordiPermalinkResponder

Que legal!! Boas dicas desta cidade linda!

Gustavo Henrique

Fiquei na Crocobeach e pra mim é a melhor!

Marisa
MarisaPermalinkResponder

Me arrependi, fui assaltada. Passei um dia em Fortaleza e resolvi visitar a praia do futuro, ficamos no quiosque Guarderia, era onze horas da manhã ainda qbd fui caminhar até o quiosque Crocobeach (bem próximo) e um hormem armado com faca ameaçou eu e uma amiga, roubou nossas alianças. Apesar de ter bastante gente caminhando por ali ninguém fez nada. Não volto mais e deixo o alerta p/ todas as mulheres tomarem cuidado.

saulo jose
saulo josePermalinkResponder

ótimo meu sonho e morar em fortaleza amei as barracas tudo de bom eu e minha esposa vamos voltar com certeza

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Alguém sabe dizer se tem pedras dentro do mar da praia do futuro ou da para nadar sem o risco de bater a cabeça?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! Não tem pedra. Mas ninguém "nada" -- a praia é rasa e tem ondinhas intermitentes, ninguém passa da zona da rebentação.

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Oi Mariana, não tem pedras de jeito nenhum, mas não se arrisque nadando pra muito longe. Nosso mar é traiçoeiro e tem ondas que podem enganar. Parecem bem tranquilas, mas te puxam pro fundo.

Asll
AsllPermalinkResponder

Olá!! adorei o site e todas as dicas de Fortaleza. Gostaria de saber se ao longo da praia do futuro é fácil e principalmente se é seguro estacionar carro durante o dia. Obrigada pela atenção!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Asil! Só não é seguro caminhar na avenida ou na praia por trechos ermos sem barracas.

Andre
AndrePermalinkResponder

Após sair da nova Barraca Santorinni, não encontrei as cadeiras vermelhas que foi citado no seu blog, o atendimento foi ótimo e a estrutura da barraca continua tão boa desde quando eu frequentava a Vojnilô. Dá uma passadinha lá Ricardo

Ricardo Freire

André, dei uma passadinha há duas semanas. Cadeiras e mesas vermelhas de plástico de cervejaria acabando com o visual grego branquinho-celeste que a barraca tinha na época da Vojnilô.

Ana carolina cruz dos santos

Achei tudo lindo

Ângela Antunes

Adoro esse site. Todas as informações são sempre muito úteis. Não viajo sem entrar aqui pra ver todas as dicas.

andressa
andressaPermalinkResponder

Ricardo tem muito tempo que não vou a Fortal. Vc saberia dizer se a barraca Terra do Sol ainda é boa pedida(ficava ao lado da barraca do vila galé). E quais dessas barracas que vc visitou disponibilizam armário. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andressa! O Ricardo não visitou a Terra do Sol. O site da barraca não comenta sobre armários, você pode perguntar ligando para eles: 85/3265-4223.

CrocoBeach e Chico do Caranguejo sem dúvida têm armários. Cabumba tem um 'cofrinho' com chave no guarda-sol.

andressa
andressaPermalinkResponder

Muito obrigada pela resposta rapidíssima Bóia. Vou entrar em contato com a barraca. smile

renato
renatoPermalinkResponder

Ola Andressa, eu moro na Praia do Futuro e a barraca Terra do Sol é muito boa, fica vizinha da barraca e do hotel Vila Galé!

renato
renatoPermalinkResponder

Ola galera, eu moro na Praia do Futuro e gostei muito dessa lista, mas agora abril uma nova barraca muito boa vizinha do Cabumba ela se chama "ORBITA BLUE", a inauguração teve o show da cantora Céu. Se vc vier pra Fortaleza não esqueçam de passar na barraca "ÓRBITA BLUE", vcs vão adorar!

Ana Paula
Ana PaulaPermalinkResponder

Bom dia!!! Gostaria de saber qual o melhor local para hospedar (praia do futuro ou Iracema), quais os melhores hotéis?

Marcos Moreira

Praia de Iracema com certeza, é perto de tudo, muitos lugares dá para ir a pé e de certa forma é relativamente perto da Praia do Futuro. Eu sempre me hospedo na Praia de Iracema quando vou a Fortaleza.

Risnaldo cardoso

Adoro esta praia .Vou sempre com minha familia no final do ano. Excelente ambiente

Risnaldo cardoso

Fui com minha esposa e filhos. Adorei sempre passo o final do ano em Fortaleza. Pretendo ir sempre.Praia excelente e maravilhosa

douglas Carioca

Já frequentei algumas dessa barracas. em para azaração a Guarderia e a melhor. Publico jovem... Para a família com Criança eu gostei de uma nova a New Beats confortável, banheiros limpinhos, piscina legal para as crianças, otina alimentação. Achei a do Chico e a Crocobeach muito boas ''Mais caras''

Ana Cruz
Ana CruzPermalinkResponder

Itapariká...Nooossaaaa!!! Tudo de bom!!! Acabei de sair dela com uma experiência maravilhosa!!! Adorei o ambiente, muito tradicional - típico familiar!!! Possui uma torre da polícia militar e do Corpo de bombeiros encravada no espaço da mesma, o que dá uma sensação muito grande de segurança!!! O quarteto nordestino é de dar água na boca!!!!!

Jéssica Bastos Fernandes

Oi! Sério que Fortaleza é tão perigoso assim? Escolhi como destino pensando que seria um local tranquilo e pensei que fosse tipo o RJ, várias barracas que locam cadeiras e guarda sol sad Achei massa a proposta das barracas, , mass..

Valeska Pinheiro

Amooooo a Santa Praia minha segunda casa!!! Onde encontro minha família do coração ❤️ Beach Tennis!!!

ANDRÉ BARRETO

Não há pedras e recifes na Praia do Futuro. Mas ela não é propícia para nado. Somente para banho, pois há uma forte correnteza.

Elaine Brito
Elaine BritoPermalinkResponder

Santa praia é a minha favorita. Comida boa, boa música, gente de bem com a vida. Atendimento super astral!

Camila
CamilaPermalinkResponder

Já tentei a Santa Praia três vezes mas fui super mal atendida em todas! Mal conseguia fazer o pedido e o garçom já saía apressado, nem escutava tudo. O ambiente é interessante mas o atendimento muito ruim

Lucia
LuciaPermalinkResponder

Amei tudo la. Melhor preço de comida e excelente comida foi na barraca marulho. Quanto perigo da praia fomos bem orientados até onde poderíamos chegar. As barracas são show amei todas o lugar belíssimo..recomendo.

Sandra
SandraPermalinkResponder

Conheci a praia do futuro muito linda, porém fui assaltada por um casal de pivete com um canivete.nao volto mais

Renata Alves
Renata AlvesPermalinkResponder

Cada uma tem uma tribo diferente e a classificação da lista faz jus à realidade. Eu, apesar de ter filho pequeno, não suporto Crocobeach e Chico do Caranguejo, que sem dúvida são mega complexos bem estruturados, mas, em compensação, lotaaaados e com ambulantes que não deixam a gente em paz um minuto. Prefiro Itapariká (tem guarda-volumes) e a ausente Terra do Sol, simples, super tradicional e com comida maravilhosa, com o luxo da piscininha natural na maré baixa, assim como a Vila Galé. Nos dias em que estou mais a fim de curtir a barraca do que a praia, Guarderia é a minha primeira opção (depois que a Vojnilô se foi, para minha tristeza).

Emanuele Santos

Olá,alguém saberia me informar se o mês de julho em fortal costuma fazer sol ou é um período chuvoso ?

Beatriz Ferraz

Eu e minha família vamos a Fortaleza pela primeira vez, e pretendemos visitar a praia do Futuro. Eu tenho uma dúvida, nestas barracas é pago para ficar lá, ou podemos nos acomodar em qualquer uma?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Beatriz! Você só paga o que consome.

Joilson Lima Araújo

Me apaixonei só olhando as fotos imagina quando eu for nesse paraíso aí.
Eu já estou de viagem marcada no começo de outubro eu estarei aí nesse paraíso.

Guioni Perine
Guioni PerinePermalinkResponder

Ficamos no Crocobeach . Infernal, os vendedores ambulantes não davam folga, vende- se de tudo por lá. Sem falar que em todos os lugares que visitamos sempre tinha alguém pra dizer que não era seguro ficar ali nem para tirar uma foto. Mesmo sendo apenas 15 hs bem no centro da cidade. Não voltaremos !!!

Mário Sérgio da S. Domingos

Tudo lindo e maravilhoso SQN tem muitos assaltos na orla e quase nenhuma segurança pelo policiamento. Hospedei me com a minha família em set/16 no Gran Madeiro onde vários hóspedes foram assaltados a luz do dia.

Susana Silveira

A barraca Terra do Sol é a minha preferida , e não está entre as 10

Jana
JanaPermalinkResponder

Estou indo com 2 crianças de 5 e 8 anos, essas barracas menores estilo lounge, mais "charmosas" . Existe alguma com infraestrutura para crianças, tipo uma pequena piscina? Ja que o mar é impróprio e a cidade violenta.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jana! Se você quer estrutura para crianças, vá nas barracas com estrutura para crianças. Se você vai nas barracas de badalação, não espere estrutura para crianças. Desculpe, mas é meio óbvio.

RODRIGO MARQUES DE ABREU

Sempre que vou à Fortaleza frequento a Barraca Itapariká, a estrutura é nota dez. Tem música agradável e o ambiente é perfeito pra família, com parque aquático para as crianças. . Possui armário e a comida é muito boa.

HelenA Brasília excelente

Excelente

Arnaldo Neves
Arnaldo NevesPermalinkResponder

A não mencionada entre as 10+, Terra do Sol, muito frequentada pelas familias cearenses, tem um arroz de camarão de se tirar o chapéu.
Durante o início da semana vc pode ver o treinamento dos funcionários

Rinaldo Pereira

Gostei da Barraca do Chico do Caranguejo, só não gostei dos ambulantes presente na barraca, nada contra até porque acho que todos têm o direito de ganhar dinheiro, sendo que poderia existir um lugar apropriado para eles, sendo assim minha única reclamação!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar