Coqueirinho, PB

Praia em fevereiro: onde não pegar chuva no Brasil e no Caribe

Procurando as melhores praias para ir em fevereiro, sem risco de pegar chuva? Achou. Nosso Praiômetro compila as médias históricas de precipitação em mais de 60 destinos de praia do Brasil e do Caribe.

Praia em fevereiro: a tabela da chuva

Praiômetro fevereiro
Barra amarela: praia no Brasil | Barra lilás: praia no exterior

Para começar, confira na tabela acima os locais ordenados por média histórica de chuva em fevereiro. Quanto mais no alto da tabela, menos costuma chover; quando mais ao pé da lista, mais chuva deve cair no mês.

É 100% garantido?

Não. Meteorologia não é uma ciência exata, o clima está passando por mudanças e sempre tem um El Niño ou La Niña para atrapalhar. Mas as médias históricas são o guia mais confiável para programar férias na praia com menor risco de pegar chuva. Se você escolhe um lugar com tempo seco e chove, tem todo direito de mandar uma reclamação a São Pedro… Mas se você escolhe um lugar onde costuma chover, não pode reclamar da chuva.

Bora ver no mapa? A situação meteorológica fica mais clara. Para isso, vamos separar o Brasil do Caribe.

As melhores praias para ir em fevereiro no Brasil

  • Sol brilhando | Até 100mm de chuva no mês: vá!
  • Sol entre nuvens | De 100mm a 200mm de chuva no mês: pode ir
  • Sol com chuva | De 200mm a 300mm de chuva no mês: melhor não ir
  • Chuva | Acima de 300mm de chuva no mês: não vá!

Vá!

Estas são, sem dúvida, as melhores praias para ir em fevereiro no Brasil.

O tempo em fevereiro está seco no Rio Grande do Norte: pense em Natal, Pipa, Galinhos e São Miguel do Gostoso.

Mais abaixo na costa leste nordestina, o trecho com menos chuva é entre Aracaju e o Litoral Norte baiano (considere Imbassaí, Praia do Forte, Itacimirim, Costa do Sauípe).

O último naco onde historicamente chove menos de 100mm em fevereiro fica entre o Espírito Santo e o norte do estado do Rio: oportunidade para ir a Itaúnas, Vitória, Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo.

(Não está no Brasil, mas faz parte dos destinos de verão do brasileiro: fevereiro em Punta del Este costuma ser bastante seco.)

Pode ir:

Em outros destinos do país, o tempo não é tão seco mas, ainda que chova, isso não deve atrapalhar sua viagem.

No Nordeste, entram nessa lista João Pessoa, Fernando de Noronha (onde ainda haverá ondas), a linda costa entre Pernambuco e Alagoas (Recife, Porto de Galinhas, Maragogi, Rota Ecológica/Milagres e Maceió), e toda a Bahia de Salvador ao sul (Morro de São Paulo, Boipeba, Barra Grande, Itacaré, Ilhéus, Comandatuba, Santo André, Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso, Espelho, Caraíva, Corumbau, Prado).

No Sudeste, o Rio de Janeiro não é tão seco quanto Búzios, mas costuma oferecer fevereiros bem aproveitáveis.

Daí pulamos a Rio-Santos e o litoral paranaense e voltamos a registrar até 200mm de chuva em Santa Catarina (Balneário Camboriú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba/Praia do Rosa) e Rio Grande do Sul (Torres é a melhor pedida).

Melhor não ir:

Nesta seção ficam os lugares com registro histórico de chuvas entre 200mm e 300mm. Se chover, não dá para reclamar.

No oeste do Nordeste, já começa a invernar: espere céus mais carregados em Barra Grande do Piauí, Jericoacoara e Fortaleza.

O litoral entre o sul do Rio de Janeiro e o Paraná também tem clima instável neste mês. Se for para Angra dos Reis, Ilha Grande, Paraty, Ubatuba (que está no limite, com 300mm), São Sebastião, Guarujá e Ilha do Mel, leve bons livros.

Não vá!

Já é inverno em São Luís do Maranhão, com mais de 300mm de precipitação.

As melhores praias para ir em fevereiro no Caribe

  • Sol brilhando | Até 100mm de chuva no mês: vá!
  • Sol entre nuvens | De 100mm a 200mm de chuva no mês: pode ir
  • Sol com chuva | De 200mm a 300mm de chuva no mês: melhor não ir
  • Chuva | Acima de 300mm de chuva no mês: não vá!

Vá!

Não é por acaso que o inverno é a alta temporada do Caribe: você vai encontrar sol constante (e preços altos) em todo lugar. A temperatura da água vai estar fresquinha — fria ao primeiro contato, mas logo você se acostuma. As noites vão ser fresquinhas (dependendo do seu termostato, talvez não precise de ar-condicionado para dormir). A região está toda incluída nas melhores praias para ir em fevereiro.

Escolha seu destino entre Aruba, Curaçao, Los Roques, Cartagena, Barbados, Tobago, St. Maarten, St.-Barth, Anguilla, Punta Cana, Cuba, Bahamas, Grand Cayman, Cancún e San Andrés.

É alta temporada em Miami — e até a Cidade do Panamá tem tempo seco!

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Outros Meses

    Índice de praias no Brasil

    Índice de praias no Caribe

    5 comentários

    Dúvida: porque João Pessoa está na categoria “vá” se chove mais lá do que em Maceió/Maragogi (de acordo com o gráfico do praiometro) que está como “pode ir”? Eu entendi que os dois destinos são boas apostas, só fiquei curiosa mesmo em relação a essa discrepância… Beijos na bóia!

    Muito esclarecedor, como sempre. Parabéns! Ano passado em fevereiro peguei apenas um dia de sol no Ceará no período de uma semana, mas como estávamos no Beach Park Suites a chuva não atrapalhou tanto, pois não era constante e estava calor, além disso a intenção era descansar e curtir o parque. Neste ano iremos para Maceió, Costa dos Corais e Porto de Galinhas, e já estou pedindo a São Pedro que nos dê uma força, porque aquele paraíso fica muito mais lindo com sol…

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito