Praia em março: onde não pegar chuva no Brasil e no Caribe

  • 0
Viaje na Viagem
por Viaje na Viagem

Praia em março: Daniela, Florianópolis

Querendo pegar praia em março, sem risco de pegar chuva? Chegou ao lugar certo. Nosso Praiômetro compila as médias históricas de precipitação em 42 destinos de praia do Brasil e do Caribe.

Foto: Praia da Daniela, Florianópolis

  • Barra amarela | Praia no Brasil
  • Barra lilás | Praia no exterior

Praia em março sem chuva: Praiômetro

Para começar, confira na tabela acima os locais ordenados por média histórica de chuva em março. Quanto mais no alto da tabela, menos costuma chover; quando mais ao pé da lista, mais chuva deve cair no mês.

É 100% garantido?

Não. Meteorologia não é uma ciência exata, o clima está passando por mudanças e sempre tem um El Niño ou La Niña para atrapalhar. Mas as médias históricas são o guia mais confiável para programar férias na praia com menor risco de pegar chuva. Se você escolhe um lugar com tempo seco e chove, tem todo direito de mandar uma reclamação a São Pedro... Mas se você escolhe um lugar onde costuma chover, não pode reclamar da chuva.

Para visualizar a situação meteorológica de forma mais clara, vamos agora ver no mapa. Primeiro a situação do Brasil em março, depois a do Caribe.

Praia em março no Brasil

  • Sol brilhando | Até 100mm de chuva no mês: vá!
  • Sol entre nuvens | De 100mm a 200mm de chuva no mês: pode ir
  • Sol com chuva | De 200mm a 300mm de chuva no mês: melhor não ir
  • Chuva | Acima de 300mm de chuva no mês: não vá!

Vá!

No Brasil, a melhor praia para curtir o mês de março sem chuva está em Búzios. O Rio de Janeiro também está bem no limite super-recomendável, com 103 mm.

Fora do país, mas ainda parte dos destinos de verão do brasileiro, Punta del Este costuma manter o tempo seco em março.

Pode ir:

Em outros destinos do país, o tempo não é tão seco mas, ainda que chova, isso não deve atrapalhar sua viagem.

É um bom mês (melhor que o alto verão!) para ir a Santa Catarina (Balneário Camboriú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba/Praia do Rosa) também garante o tempo, assim como Torres, no Rio Grande do Sul. Quanto mais perto do final do mês, mais o tempo vai firmando no estado catarinense, conservando o clima quente.

Vale a pena programar sua viagem à Bahia (Morro de São Paulo, Salvador, Boipeba, Barra Grande, Itacaré, Ilhéus, Comandatuba, Santo André, Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso, Espelho, Caraíva, Corumbau, Prado), Espírito Santo (Vitória, Itaúnas) e Sergipe (Aracaju).

Ainda no Nordeste, ainda sem terem entrado na estação das chuvas, considere o Rio Grande do Norte (Galinhos, Pipa, São Miguel do Gostoso e Natal) e Alagoas (como Maragogi, Rota Ecológica/Milagres e Maceió).

Melhor não ir:

Aqui ficam as regiões cujo registro histórico de chuvas fica entre 200mm e 300mm. Então, se chover, não dá para reclamar.

No Nordeste, Pernambuco (Fernando de Noronha, Recife, Porto de Galinhas) e Paraíba (João Pessoa) já começam a enfrentar a época de chuvas.

Descendo para o Sudeste, Angra dos Reis e Paraty (no Rio de Janeiro) e São Sebastião (em São Paulo) enfrentam tempo bem instável, assim como a Ilha do Mel no Paraná.

Não vá!

Nesta época, ignore o conceito de eterno verão em destinos do Nordeste como São Luís do Maranhão, Barra Grande do Piauí, Jericoacoara e Fortaleza, que entram na estação mais chuvosa.

As águas de março da canção de fato fecham o verão em Ubatuba.

Praia em março no Caribe

  • Sol brilhando | Até 100mm de chuva no mês: vá!
  • Sol entre nuvens | De 100mm a 200mm de chuva no mês: pode ir
  • Sol com chuva | De 200mm a 300mm de chuva no mês: melhor não ir
  • Chuva | Acima de 300mm de chuva no mês: não vá!

Vá!

Caribe sequíssimo! É só escolher seu tipo de praia na região para aproveitar. Pode se esbaldar em Aruba, Curaçao, San Andrés, Turks e Caicos, Ilhas Cayman, Barbados, Tobago, Bahamas, St. Maarten, St. Barth, Anguilla, Cuba, Cancún, Punta Cana, Los Roques e Cartagena. Até a Cidade do Panamá tem tempo firme. Em todos os destinos do Caribe, espere pagar tarifa de alta estação até a Páscoa; depois da Páscoa, entra o tarifário de estação intermediária (época de melhor custo x benefício para viajar à região -- depois da Páscoa até junho).

Um tiquinho mais pra cima, em Miami, o tempo também promete.

Leia mais:

Praias do Brasil e do Caribe, mês a mês

7 comentários

valeria dos sanros vanini

Gostei mt dessas dicas !

juliano
julianoPermalinkResponder

Passei 15 dias em Cancun Playa del Carmen/ 2013 e mais 15 dias em Aruba/Curacao/ 2011 sempre no mês de março. Choveu apenas 1 dia em Playa Del carmen, Super recomendado.

Paulo Amorim
Paulo AmorimPermalinkResponder

Ricardo/Pessoal, sou de São Paulo e sairei de férias com a minha namorada na segunda semana de março (07 á 28/03). Pretendia fazer uma trip entre Natal e Maceió, passando por João pessoa e Recife. Minha intenção era ficar umas três noites em cada uma das cidades (12 noites de viagem) e visitar as praias mais belas que estivessem por perto. Será a minha primeira vez no nordeste e queria fazer uma viagem top, mas agora fiquei preocupado com esta previsão de chuvas. O que vocês me sugerem fazer quanto a passar ou não por João Pessoa e Recife, e quais são os lugares que não posso deixar de conhecer? Agradeceria imensamente sua ajuda. Um grande abraço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! Mesmo na época de tempo mais firme, esta não é uma viagem esperta. Você vai perder vários dias das suas férias em trânsito entre destinos. A melhor estratégia, principalmente no momento em que as chuvas podem ocorrer, é escolher hotéis ou pousadas à beira-mar de uma praia nota 10 e osua esada neste lugar; você poderá aproveitar a praia a cada momento de sol. Uma viagem pinga pinga ou com bate-voltas todos os dias a praias onde você não está hospedado pode resultar em pegar sol na estrada e nuvens ou chuva ao chegar na praia, já que a tendência é o tempo ficar instável.

Paulo Amorim
Paulo AmorimPermalinkResponder

Ok, vou seguir o conselho e reduzir meus pontos de parada! Difícil agora vai sei decidir em qual desses lindos lugares ficar! Rsrsrsrs... Obrigado!

Keiccy
KeiccyPermalinkResponder

Sempre me surpreendo com a diversidade de informações que encontro por aqui! Sempre útil. Amo viajar por aqui!

Gislaine Carvalho

Excelente seus comentários!

Atenção: Bóia de férias! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 2 de outubro de 2017. Obrigado pela compreensão!
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar