Praia em março: Daniela, Florianópolis

Praia em março: onde não pegar chuva no Brasil e no Caribe

Querendo pegar praia em março, sem risco de pegar chuva? Chegou ao lugar certo. Nosso Praiômetro compila as médias históricas de precipitação em 42 destinos de praia do Brasil e do Caribe.

Praia em março: a tabela da chuva

Praia em março sem chuva: Praiômetro
Barra amarela: praia no Brasil | Barra lilás: praia no exterior

Para começar, confira na tabela acima os locais ordenados por média histórica de chuva em março. Quanto mais no alto da tabela, menos costuma chover; quando mais ao pé da lista, mais chuva deve cair no mês.

É 100% garantido?

Não. Meteorologia não é uma ciência exata, o clima está passando por mudanças e sempre tem um El Niño ou La Niña para atrapalhar. Mas as médias históricas são o guia mais confiável para programar férias na praia com menor risco de pegar chuva. Se você escolhe um lugar com tempo seco e chove, tem todo direito de mandar uma reclamação a São Pedro… Mas se você escolhe um lugar onde costuma chover, não pode reclamar da chuva.

Para visualizar a situação meteorológica de forma mais clara, vamos agora ver no mapa. Primeiro a situação do Brasil em março, depois a do Caribe.

Praia em março no Brasil

  • Sol brilhando | Até 100mm de chuva no mês: vá!
  • Sol entre nuvens | De 100mm a 200mm de chuva no mês: pode ir
  • Sol com chuva | De 200mm a 300mm de chuva no mês: melhor não ir
  • Chuva | Acima de 300mm de chuva no mês: não vá!

Vá!

No Brasil, a melhor praia para curtir o mês de março sem chuva está em Búzios. O Rio de Janeiro também está bem no limite super-recomendável, com 103 mm.

Fora do país, mas ainda parte dos destinos de verão do brasileiro, Punta del Este costuma manter o tempo seco em março.

Pode ir:

Em outros destinos do país, o tempo não é tão seco mas, ainda que chova, isso não deve atrapalhar sua viagem.

É um bom mês (melhor que o alto verão!) para ir a Santa Catarina (Balneário Camboriú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba/Praia do Rosa) também garante o tempo, assim como Torres, no Rio Grande do Sul. Quanto mais perto do final do mês, mais o tempo vai firmando no estado catarinense, conservando o clima quente.

Vale a pena programar sua viagem à Bahia (Morro de São Paulo, Salvador, Boipeba, Barra Grande, Itacaré, Ilhéus, Comandatuba, Santo André, Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso, Espelho, Caraíva, Corumbau, Prado), Espírito Santo (Vitória, Itaúnas) e Sergipe (Aracaju).

Ainda no Nordeste, ainda sem terem entrado na estação das chuvas, considere o Rio Grande do Norte (Galinhos, Pipa, São Miguel do Gostoso e Natal) e Alagoas (como Maragogi, Rota Ecológica/Milagres e Maceió).

Melhor não ir:

Aqui ficam as regiões cujo registro histórico de chuvas fica entre 200mm e 300mm. Então, se chover, não dá para reclamar.

No Nordeste, Pernambuco (Fernando de Noronha, Recife, Porto de Galinhas) e Paraíba (João Pessoa) já começam a enfrentar a época de chuvas.

Descendo para o Sudeste, Angra dos Reis e Paraty (no Rio de Janeiro) e São Sebastião (em São Paulo) enfrentam tempo bem instável, assim como a Ilha do Mel no Paraná.

Não vá!

Nesta época, ignore o conceito de eterno verão em destinos do Nordeste como São Luís do Maranhão, Barra Grande do Piauí, Jericoacoara e Fortaleza, que entram na estação mais chuvosa.

As águas de março da canção de fato fecham o verão em Ubatuba.

Praia em março no Caribe

  • Sol brilhando | Até 100mm de chuva no mês: vá!
  • Sol entre nuvens | De 100mm a 200mm de chuva no mês: pode ir
  • Sol com chuva | De 200mm a 300mm de chuva no mês: melhor não ir
  • Chuva | Acima de 300mm de chuva no mês: não vá!

Vá!

Caribe sequíssimo! É só escolher seu tipo de praia na região para aproveitar. Pode se esbaldar em Aruba, Curaçao, San Andrés, Turks e Caicos, Ilhas Cayman, Barbados, Tobago, Bahamas, St. Maarten, St. Barth, Anguilla, Cuba, Cancún, Punta Cana, Los Roques e Cartagena. Até a Cidade do Panamá tem tempo firme. Em todos os destinos do Caribe, espere pagar tarifa de alta estação até a Páscoa; depois da Páscoa, entra o tarifário de estação intermediária (época de melhor custo x benefício para viajar à região — depois da Páscoa até junho).

Um tiquinho mais pra cima, em Miami, o tempo também promete.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Outros Meses

    Índice de praias no Brasil

    Índice de praias no Caribe

    49 comentários

    Olá! Vou para Porto de Galinhas do dia 21 a 24/03 e depois parto para Maragogi e fico até 28/03. Nas suas recomendações vc considera março um bom mês para ir para Maragogi, mas não para Porto de Galinhas. Por ser tão perto uma da outra, mesmo assim vc acha que as chuvas podem atrapalhar os dias que estarei em Porto?

      Olá, Andreia! Março é um mês de transição para o inverno nordestino. Pode cair alguma chuva nos dois destinos.

    Olá!
    Estou programando minha viagem na segunda quinzena de março para Itacaré. É um período chuvoso?

      Olá, Fabiana! Historicamente chove 175 mm no mês. Espere alguma chuva, mas não deve atrapalhar sua viagem.

    Por gentileza qual praia vc realmente iria no mês de março, e qual o período dentro do mês

      Olá, Aline! Eu vou precisar trabalhar em março. Mas meu patrão escreveu assim no texto:

      No Brasil, a melhor praia para curtir o mês de março sem chuva está em Búzios. O Rio de Janeiro também está bem no limite super-recomendável, com 103 mm.

      Fora do país, mas ainda parte dos destinos de verão do brasileiro, Punta del Este costuma manter o tempo seco em março.

    Olá. Estamos pensando em viajar para Porto de Galinhas ou Natal entre os dias 25/02 e 04/03. Qual é o risco de pegarmos chuva? Obrigada

      Olá, Màrcia! Algum risco, mas com certeza pegarão bastante sol também.

    Olá! Estou programando uma viagem para levar a minha avó. Tenho férias de 25/03 a 02/04. Pensei em 5 dias na Bahia. Fica arriscado para chuvas em função de ser final do mês de março? (Considerando ir de 25 a 30 de março) ou o índice vale para o mês todo?

    Olá estarei de férias a partir de 13/03/2023. Até agora não consegui me decidir pra onde ir porque gosto do nordeste, mas vi que a maioria das regiões começam a transição pras chuvas. Se eu for pra Natal por exemplo, gostaria de saber se consigo aproveitar ou só chove…

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito