Praia em dezembro: Itacimirim

Praia em dezembro: onde não pegar chuva no Brasil e no Caribe

Querendo pegar praia em dezembro, sem risco de pegar chuva? Chegou ao lugar certo. Nosso Praiômetro compila as médias históricas de precipitação em 42 destinos de praia do Brasil e do Caribe.

Praia em dezembro: a tabela da chuva

Praia em dezembro
Barra amarela: praia no Brasil | Barra lilás: praia no exterior

Para começar, confira na tabela acima os locais ordenados por média histórica de chuva em dezembro. Quanto mais no alto da tabela, menos costuma chover; quando mais ao pé da lista, mais chuva deve cair no mês.

É 100% garantido?

Não. Meteorologia não é uma ciência exata, o clima está passando por mudanças e sempre tem um El Niño ou La Niña para atrapalhar. Mas as médias históricas são o guia mais confiável para programar férias na praia com menor risco de pegar chuva. Se você escolhe um lugar com tempo seco e chove, tem todo direito de mandar uma reclamação a São Pedro… Mas se você escolhe um lugar onde costuma chover, não pode reclamar da chuva.

Para visualizar a situação meteorológica de forma mais clara, vamos agora ver no mapa. Primeiro a situação do Brasil em dezembro, depois a do Caribe.

Praia em dezembro no Brasil

  • Sol brilhando | Até 100mm de chuva no mês: vá!
  • Sol entre nuvens | De 100mm a 200mm de chuva no mês: pode ir
  • Sol com chuva | De 200mm a 300mm de chuva no mês: melhor não ir
  • Chuva | Acima de 300mm de chuva no mês: não vá!

Vá!

Dezembro é uma pedida excelente para ir ao Nordeste. Os preços ainda não são de janeiro, e o tempo é até um poco melhor.

O tempo deve estar sequinho no Maranhão, no Piauí, no Ceará (Jericoacoara, Fortaleza), no Rio Grande do Norte (Natal, Pipa), na Paraíba (João Pessoa), em Fernando de Noronha (já com ondas para surf), no litoral continental de Pernambuco (Recife e Porto de Galinhas), nas Alagoas (Maragogi, Rota Ecológica/Milagres, Maceió) em Sergipe (Aracaju) e no extremo norte da Bahia (Costa do Sauípe, Imbasssaí, Praia do Forte, Itacimirim).

Lá embaixo, fora do Brasil mas na mira dos brazucas, Punta del Este, no Uruguai, já vai dar praia de novo.

Pode ir:

Com precipitação acima de 100mm, esses destinos são perfeitamente encaráveis. Dá para ser feliz em dezembro em Salvador, na Costa do Dendê (Morro de São Paulo, Boipeba, Barra Grande/Maraú), na Costa do Cacau (Itacaré, Ilhéus) e na Costa do Descobrimento (Porto Seguro, Santo André, Arraial d’Ajuda, Trancoso, Espelho, Caraíva, Corumbau, Cumuruxatiba e Prado).

A mesma situação se estende para o Espírito Santo e o norte estado do Rio (Búzios até o Rio de Janeiro).

Ilha do Mel (no Paraná), Santa Catarina (Balneário Camboriú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba/Praia do Rosa) e Torres, no Rio Grande, já vão estar suficientemente quentes para você ter vontade de ir à praia.

Melhor não ir:

Com médias históricas acima de 200mm, Angra dos Reis, Ilha Grande e São Sebastião entram no verão com mais chuva do que o desejável.

Não vá!

Paraty e Ubatuba, com média histórica de mais de 300mm no mês, são os destinos mais chuvosos do litoral brasileiro em dezembro.

Praia em dezembro no Caribe

  • Sol brilhando | Até 100mm de chuva no mês: vá!
  • Sol entre nuvens | De 100mm a 200mm de chuva no mês: pode ir
  • Sol com chuva | De 200mm a 300mm de chuva no mês: melhor não ir
  • Chuva | Acima de 300mm de chuva no mês: não vá!

Vá!

Chega de (estação de) furacão! Dezembro marca o início da temporada em que nenhuma tempestade tropical pode estragar suas férias na região. O problema agora (e até a Páscoa) serão os preços: as tarifas de alta temporada costumam vigorar a partir de 15 de dezembro.

No mais, a região praticmente inteira registra menos de 100mm de precipitação no mês. Vale tudo: Aruba, Curaçao, Los Roques, Barbados, Tobago, Cartagena, St. Maarten, St. Barth e Anguilla e Punta Cana e Cancún, Cuba, Miami.

Como é inverno no Caribe, eventuais frente frias podem baixar a temperatura no norte da região (Cuba, Bahamas, Turks & Caicos) e na Flórida. Se você quer tempo seco e certeza de calor, espere até março ou abril para ir a esses destinos mais para cima.

Pode ir:

Com um pouco mais de 100mm de precipitação, San Andrés e Panamá estão numa faixa perfeitamente encarável.

Outros meses:

Índice de praias no Brasil

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Índice de praias no Caribe

    5 comentários

    Muito boas as dicas por meio dos mapas e informações. Essa divisão: vá, pode ir, melhor não ir e não vá, achei o máximo!!!

    Esse post era EXATAMENTE o que eu procurava! Mais uma vez o site sendo FUNDAMENTAL nas minhas viagens! Valeu!

    Obrigada pelas dicas Ricardo! Pesquisando aqui já descartei em dezembro Caribe, Búzios e Nordeste por causa do óleo. Agora estou pesquisando outro destino para ir com meu filho!!!

      Olá, Gabi! Os efeitos do óleo no Nordeste estão superestimados. Está havendo um desastre ambiental, mas poucas praias foram atingidas a ponto de inviabilizar férias. Você vê a foto de uma praia atingida por uma mancha e é levada à conclusão de que todas estão assim. Não é verdade. Sem falar que todas estão passando por limpeza. Eu não descartaria Nordeste em dezembro, não.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito