São Luís

Casarão decrépito em São LuísBumba-meu-reggae | Ricardo Freire

Misture Nordeste com Amazônia, França com Portugal, bumba-meu-boi com reggae, guaraná com Jesus, e o resultado será uma cidade absolutamente singular.

Fundada por conquistadores franceses, São Luís foi logo reconquistada por portugueses, que deixaram seu legado nos casarões de fachadas de azulejo do centro. A cultura africana é tão arraigada quanto a da Bahia; o candomblé é chamado tambor-de-mina. O reggae caiu no gosto do maranhense, com músicas cantadas em “embromation” e dançadas de corpo colado, como no forró. Até o guaraná é original: cor-de-rosa e com forte gosto de canela, atende pelo nome de Jesus.

Continue aos Lençóis Maranhenses e você encontrará outra mistura única: dunas intermináveis, pontilhadas por lagoas cristalinas e cercadas por vegetação amazônica.

Quando ir Como chegar Onde ficar? O que fazer
Rua do Giz, São Luís Jangada, com a Ponta d'Areia ao fundo Lagoa da Jansen, São Luís Lagoa da Gaivota, Santo Amaro do Maranhão
O clima do Maranhão se caracteriza por duas estações distintas: as chuvas caem no primeiro semestre, ao passo que a partir de julho o sol brilha todos os dias.

A temporada do bumba-meu-boi começa no fim de maio, com os ensaios — e tem seu auge em junho, quando São Luís é tomada pelos festejos.

Já em Alcântara a grande celebração de rua é a Festa do Divino, que acontece quarenta dias depois da Páscoa.

A melhor época para ir aos Lençóis Maranhenses vai de junho a meados de setembro, quando o tempo está firme e mais lagoas estão cheias.

No primeiro semestre chove muito (e é preciso sol alto e forte para admirar as cores das lagoas). A partir de outubro, muitas lagoas ficam vazias.

São Luís é servida por vôos diretos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Teresina e Belém.

De São Luís a Barreirinhas, a “capital” dos Lençóis Maranhenses, são 280 km. Ônibus da viação Cisne Branco fazem o percurso em 4 horas. Várias agências de São Luís oferecem traslado.

Para ir a Santo Amaro do Maranhão é preciso pegar o jipe de linha na localidade de Sangue. Atins e Caburé têm acesso por voadeira pelo rio Preguiças.

Prosseguir pelo litoral ao Delta só é possível por 4×4 pela areia. Os traslados podem ser arranjados em Barreirinhas (a saída é de Caburé).

Fortaleza está a 880 km de São Luís; Teresina, a 430 km; Belém, a 800 km.

O maior pólo hoteleiro de São Luís fica na praia de Ponta d’Areia, bem posicionado para ir ao centro histórico e aproveitar a noite da Lagoa da Jansen.

A Praia do Calhau também tem hotéis – e o único resort da região. Quanto mais no começo da orla (São Marcos), melhor.

As opções de hospedagem no centro histórico são reduzidas — mas além das pousadas há um hotel confortável. Já Alcântara tem apenas pousadas, todas bastante rústicas.

Nos Lençóis Maranhenses as acomodações mais confortáveis estão em Barreirinhas.

Por lá, passeios a Atins e Santo Amaro do Maranhão ficam mais agradáveis quando incluem pernoite. Uma noite em Caburé é interessante para seguir ao Piauí pela areia.

O centro histórico vale sobretudo pelos casarões transformados em centros culturais. A Casa do Maranhão desvenda o universo do bumba-meu-boi; a Casa da Festa joga uma luz sobre o tambor-de-mina; a Casa de Nhozinho exibe arte popular. O Teatro Arthur Azevedo e o Convento das Mercês oferecem visitas guiadas. Encerre seu passeio no mercado da Casa das Tulhas, o melhor lugar para comprar lembranças.
A orla da cidade é extensa; o trecho mais cobiçado é o da praia de São Marcos, que fica entre Ponta de Areia e o Calhau.
Em Alcântara não deixe de provar o doce de espécie, uma iguaria local. Aos Lençóis Maranhenses, vá sem pressa: você vai precisar de quatro dias para ver o essencial.

Infelizmente o centro histórico já está decrépito de novo, precisando de outra restauração. O lugar vale sobretudo pelos casarões transformados em centros culturais.

A Casa do Maranhão desvenda o universo do bumba-meu-boi; a Casa da Festa joga uma luz sobre o tambor-de-mina; a Casa de Nhozinho exibe arte popular. O Teatro Arthur Azevedo e o Convento das Mercês oferecem visitas guiadas. Encerre seu passeio no mercado da Casa das Tulhas, o melhor lugar para comprar lembranças.

O trecho mais bem freqüentado da praia é São Marcos, que fica entre Ponta de Areia e o Calhau.

Passe um dia em Alcântara.

Aos Lençóis Maranhenses, vá sem pressa: você vai precisar de quatro dias para ver o essencial.

Leia também:

–> Hotéis, restaurantes, transporte, passeios e outras dicas por Ricardo Freire

–> Posts relevantes — e relatos de leitores por Ricardo Freire

–> Tudo para organizar sua viagem a São Luís por Ricardo Freire

247 comentários para “São Luís”

  1. Amigo. Estive em SÃO Luis há uns 9 anos na época de janeiro. Tive a oportunidade de acompanhar um carnaval fora de época no centro histórico. Devo ir novamente em janeiro de 2014. Ainda existe essa programação?

    1. Olá, Demóstenes! Não que saibamos…

    2. Ola Demostenes! sempre tem programação pre-carnavalesca aqui na Ilha! principalmente na area do Centro Historico e no bairro popular da Madre Deus!

  2. Olá! Estou indo início de Dezembro para São Luís. Gostaria de saber dentre esses bairros, qual o melhor para eu ficar. Calhau (Praia Bella), Renascença, São Marcos e Ponta D’areia. Qual o melhor localizado. Próximo de tudo ? E para os Lençóis? Alguma dica? Obrigada!

    1. Olá, Tatiana! Leia “onde ficar”, mais acima. Barreirinhas é a cidade mais conveniente para se hospedar nos Lençóis, sobretudo nesta época, em que o rio fica mais importante do que as lagoas, que só estarão cheias novamente em meados do primeiro semestre.

    2. Ponta D´areia é a praia mais próxima do Centro e com hoteis em conta. Ja na area do Calhau e Sao Marcos a praia é melhor para curtir, mas as opções de hospedagem mais caras.

  3. Sai mais em conta se hospedar em Barreirinhas?

  4. Oi! Gostaria de saber se chove em Janeiro em São Luiz, pois pretendo passar as férias lá em 2014.
    grata

    1. Olá, Erika! Chove bastante. Veja no gráfico:
      http://jornaldotempo.uol.com.br/climatologia.html/SaoLuis-MA/

      O segundo semestre é mais seco, e uma melhor aposta.

    2. Chove em janeiro, mas sempre o tempo abre com sol. A epoca mais chuvosa mesmo é em abril e maio.

  5. Olá. Estou pensando em ir inicio de junho/2014 aos Lençóis. Vou levar a minha mãe que tem 67 anos. Ela consegue fazer os passeios nas dunas e lagoas ou tem muita caminhada pesada para idosos?
    Abs

    1. Olá, Milene! Ela poderá passear pelas dunas sem sair do carro, mas para chegar às lagoas vai precisar caminhar um pouco, sim.

  6. OLÁ estou inda são luis em abril no feriadao, gostaria de dicas para passeios, tenho vontade de visitar os lençóis, vcs fazem esses passeios ou podem indicar um empresa de confiança? abraços!

    1. Também vou! queria muito as informações que voce procura!
      Dizem que chove bastante… mas não me importo muito… Estou indo pra descansar!

  7. Como é abril em São Luis???

  8. Entendi, Bóia. Mas sabe se essa caminhada é muito pesada, íngrime e duradoura?
    Grata pelo retorno da primeira pergunta :)

    1. Olá, Milene! Tem que subir e descer algumas dunas.

  9. Mais uma vez venho pedir sua opinião! Sei que todos os passeios para os Lençóis são maravilhosos, mas, como tenho pouco tempo tenho q decidir entre Caburé e Atins! Qual dos dois lugares vc indica para quem vai aos Lençóis pelo primeira vez? Me ajuda, estou aflita!rsrs

    1. Olá, Mairy! Caburé é um ponto para fazer passeios de quadriciclo pela areia. Não há lagoas por ali. Ficando até a noite, dá para fazer o passeio de avistamento de guarás ao pôr dosol.

      Já Atins tem lagoas nas proximidades (entre junho e setembro), o Camarão da Luzia — e também possibilita fazer o passeio dos guarás.

  10. Oi Ricardo, como sempre ótimas dicas. Nós citamos o Viaje na Viagem no Muita Viagem, abraços!

  11. Olá Ricardo,

    Vou a São Luis em julho, praticamente pela primeira vez, pois só pernoitei na primeira vez que passei por lá. Gostaria de saber qual a melhor praia (afastada da poluição comum a grandes centros) para nadar e brincar com as crianças.

    1. Olá, Eduardo! As praias de São Luís andavam impróprias para banho, não sabemos a situação atual.

  12. Bom dia!

    Vou dar uma passada em São Luís (farei conexão). Ficarei aproximadamente 6h em São Luís.

    Acredito que valha a pena sair do aeroporto, mas não poderia ir longe. Alguma indicação?

    Aguardo.

    Abs,

    Tatiana

    1. Olá, Tatiana! O centro histórico está a 45 minutos de táxi.

  13. Olá! sei que Abril é período de chuva, mas será que atrapalha muito os passeios??? Estou aflita!!!!!!
    Obrigada!!!!

    1. Olá, Aline! Passeio em São Luís, tirando a praia, é o centro histórico. Leve um guarda-chuva quando sair.

  14. Olá,estou aflita aqui,estou com tudo pronto pra ir pra São Luís na sexta -feira dia 04/04,queria saber se tá chovendo muito ou se são algumas pancadas de chuva,quero curtir a praia e piscina.

    1. Olá, Thaise! Não sabemos, mas você pode ligar para o hotel e perguntar como está se comportando o tempo.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/12/na-estacao-de-chuvas-chove-sem-parar-ou-so-um-pouquinho/

  15. olá, somos gauchos e queremos fugir do frio e pretendemos ir em junho para sao luis…te pergunto:chove muito?qual o melhor hotel frente a praia com barracas e restaurantes?

    1. Olá, Inajara! É melhor ir do mês de julho em diante, quando cessam as chuvas.

      Clique nos links para ver as dicas de hospedagem do Ricardo Freire.

  16. Parabéns pelo site, certamente é nota 10!!!
    Estaremos indo à São Luís pela 1a vez nas próximas férias, permanecendo por lá por 8 dias, do finzinho de junho até o início de julho. Adoraria receber uma dica para aproveitar ao máximo: quantos dias devo ficar em São Luís e quantos dias em Barreirinhas?
    Aguardo ansiosa a resposta;-)

    1. Olá, Daiana! Para os Lençóis, o ideal seriam 2 dias de permanência em Santo Amaro, 2 dias em BArreirinhas e 2 dias em Atins. Sobram 2 dias para São Luís.

      1. Muito obrigada!!! Vc é 10!

  17. Olá!! Gostaria de saber sem em barreirinhas, Atins e Santo Amaro tem sinal de Celular, estarei de ferias mas ainda assim trabalho um pouco.

    1. Olá, Almir! As pousadas têm wifi. Confirme com as pousadas quais operadoras pegam para usar seu celular.

  18. Ola, gostaria d saber qual a media d temperatura no mes d junho, mais p o final no mes em Sao Luis! Obrigada!

    1. Olá, Miriam! Veja no Jornal do Tempo: http://jornaldotempo.uol.com.br/climatologia.html/SaoLuis-MA

  19. Olá!

    Alguém pode me indicar uma agência de turismo confiável, que preste os serviços abaixo?

    • Bate e volta de São Luís à Barreirinhas: 26/04 (Me pegando no aeroporto, pois chegarei à São Luís às 02h00min da madrugada);

    • Passeio à Raposa e São José de Ribamar OU Alcântara: 27/04

    • Transfer Íbis / Aeroporto: 28/04, por volta de 01h15min da madrugada.

    Obrigado!

    1. Olá, Cristiano! É possível que o seu hotel saiba indicar.

ATENÇÃO:
Antes de perguntar, veja se a dúvida já não está respondida no texto. Perguntas redundantes e comentários em maiúsculas serão apagados. Obrigado!