Amsterdã

Mais certinha que doidona

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Amsterdã é a Bangkok do Primeiro Mundo – um lugar que provoca risinhos maliciosos quando você conta que vai para lá.

Para a imensa maioria dos visitantes, porém, o binômio sexo-drogas é quase irrelevante: rende um passeio rápido ao Bairro da Luz Vermelha e fotos de cafés esfumaçados – do lado de fora.

O que fica de uma temporada em Amsterdã é o encanto de estar numa cidade que é a um só tempo obra de arte e de engenharia.

Você vai querer estar de cara limpa (e sem luz vermelha por perto) para passear por seus canais concêntricos e atravessar algumas de suas 400 pontes, admirando as proporções peculiares de seus edifícios e aproveitando a simpatia do povo mais desencanado que vai encontrar na Europa.

Quando ir

É difícil pegar tempo bom na Holanda. Venha preparado para pegar alguma chuva em qualquer época do ano. O verão não chega a ser quente no sentido brasileiro da palavra; o inverno pode registrar temperaturas negativas.

O verão é gostoso para curtir a cidade ao ar livre. Mas se você quer ver os campos de tulipas de Keukenhof, venha no início da primavera: o parque só abre durante algumas semanas. Em 2015 vai ser de 20 de março a 17 de maio (o pico da floração é em abril).

Para encontrar clima de carnaval, venha no Dia do Rei (27 de abril) ou no fim de semana da Parada Gay, que em Amsterdã é aquática, pelos canais (em 2015 vai ser dia 2 de agosto).

Como chegar

A KLM tem vôos diretos de São Paulo. Todas as outras cias. aéreas que servem a Europa voam com uma conexão.

É conveniente chegar de trem se você vem de Paris (3h50), Bruxelas (2h30) e Colônia (2h40). De Berlim são 6h20: compare com o preço do avião para ver o que vale mais a pena. De todos os outros cantos da Europa, venha de avião.

Se estiver fazendo uma viagem picadinha, tente incluir Amsterdã na sua passagem transatlântica (a associação entre KLM, Air France e Alitalia torna isso ainda mais fácil).

Onde ficar

A localização mais privilegiada em Amsterdã não é em nenhuma região específica, e sim numa posição determinada: tente ficar à beira de um canal. Se passar por um canal for a primeira e a última coisa que você fizer no seu dia, a sua estada na cidade vai ser ainda mais bonita.

O bairro mais bacaninha da cidade é o Jordaan. O mais central para turistagens e noite são os arredores de Rembrantplein (mas pode ser barulhento). As imediações da estação central (incluindo a avenidona Damrak) não são muito bem encaradas. Se puder, evite.

Para alugar, tente o Jordaan. Ou invista numa casa-barco — serão os euros mais bem aplicados da sua viagem.

Daqui pra onde

Os moinhos de vento de Zaanse Schans estão a 20 minutos de trem; a pitoresca cidadezinha de Delft, a uma hora. Para ir ao Keukenhof, o parque das tulipas, pega-se um ônibus especial (1h30 de viagem).

Na Bélgica, Antuérpia está a 1h30, e Bruxelas, a 2h30. Mas Bruges continua distante demais para um bate-volta: são 3h40 de viagem, com baldeação em Bruxelas (deixe para fazer quando estiver a caminho de Paris). Colônia, a 2h40, é a porta de entrada para uma viagem pela Alemanha.

Amsterdã no Viaje na Viagem

167 comentários

Sonia C
Sonia CPermalinkResponder

Oi , Bóia . Eu (55 anos) e meu marido (64 anos) estamos programando uma viagem para setembro. Amsterdã (4 dias) , Bruxelas (2 dias , com bate-volta para Bruges) , Colônia (1 dia) , Berlim (5 dias) . Não estão contabilizados os dias de translado . Não queremos muito estresse . Você acha que o roteiro está bom ? Qual a melhor maneira de chegar à Colônia e Berlim ? Essa ordem das cidades está boa ? Pretendemos fazer de trem o que for possível e de avião só o que ficar muito longe (ou mais caro) . Temos também a opção de trocar Berlim por Munique (porque também não conhecemos) . Obrigada .

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sonia! Trem é a melhor maneira de fazer o roteiro. Entre Berlim e Munique, a escolha é sua, as duas cidades são adoráveis.

Ricardo De Caroli

Olá, Ricardo!
Tudo bom?

Eu e minha namorada Larissa estamos planejando uma viagem para a Europa e temos lido bastante o seu blog! Gostaria de ver com você o que você acha do itinerário que estamos pensando!
Nós já compramos a passagem de ida e volta para Amsterdã (saindo de São Paulo, num voo direto pela KLM). Chegaremos dia 24/05 pela manhã e saímos dia 17/06 também pela manhã, o que nos dá 24 dias na Europa (sem considerar os deslocamentos).
Agora falta programar as viagens internas. Segue abaixo o que estamos pensando:

- Saída 23/05 as 19h15 de GRU
- Chegando 24/05 as 11h50 em AMS

- 27/05 - Amsterdã para Praga: avião
- 29/05 - Praga para Roma: avião
- 02/06 - Roma para Florença: trem
- 04/06 - Florença para Paris: avião
- 09/06 - Paris para Londres: trem
- 14/06 - Londres para Amsterdã: avião

- Saída 17/06 as 10h15 de AMS
- Chegada 17/06 as 17h15 GRU

Vale lembrar que ainda não temos nenhuma passagem nem hospedagem fechada, mas estamos checando constantemente preços e cotações.
Estamos levando em consideração também as suas dicas de quando vale ir de trem ou não, por isso os percursos mais longos estamos optando pelo avião.

Tenho encontrado passagens bem baratas por empresas como a Easy Jet e Smart Wings, mas não conheço a reputação delas. São confiáveis?

O que você acha dessa ordem das cidades? Faria algo diferente? Inverteria alguma ordem? Por favor, nos diga o que acha! smile

Para hospedagem estamos adorando o site Airbnb. Muitas opções bem avaliadas com preços ótimo!

Essa será a nossa primeira viagem para a Europa e estamos muito empolgados!

Desde já, muito obrigado!
Abs

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Ricardo, aguarde e siga as dicas da Bóia. Mas é um pecado, em sua 1a viagem à Europa, deixar de visitar Veneza estando tão perto, que inclusive tem melhores conexões aéreas com Paris que Florença.
Praga é linda, mas será que vale a pena essa logística mais cara e complicada para estar só um dia inteiro lá? Abraço.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Florença é outro lugar que pede mais dias, a Toscana é muito bonita, você vai ter pouco tempo pra ir a Siena e Pisa, entre outras.
O ideal é comprar as passagens internas o antes possível, os preços só vão aumentar. Nos trechos Lon-Ams e Italia-Paris consulte a British Airways e a Air France também, respectivamente, eu encontrei preços mais baratos que as low cost.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Voe da Itália (pode ser Pisa, Florença ou Milão, onde estiver mais em conta) a Londres, siga de trem a Paris e Amsterdã.

Sonia C
Sonia CPermalinkResponder

Boa noite, Ricardo . Pedi uma sugestão no dia 26/1 . Aguardo ansiosa seu comentário . Obrigada . Sonia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sonia! Quem responde é A Bóia. Está respondido.

ERIKA S ANDRADE

Boa tarde Bóia
Estou fazendo uma conexão de Athenas e ficarei 2 dias inteiros em Amsterdam . O que seria ideal para visitar nesses dois dias ?Obrigada !

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Erika! Ande de bicicleta, passeie pelos canais, visite um ou dois museus, tome uma cerveja em um bruin café. Nos posts listados acima damos todas as dicas. Clique nos links!

Ana Carolina Ferreiar

Boa noite boia, estou planejando uma viagem de 15 dias entre setembro e outubro.
Quero fazer Paris e Amsterdan, e gostaria de saber se trem é a melhor opção para a viagem e quais outras cidades indica para visitarmos no caminho.
Quantos dias em cada local é ideal? Será nossa primeira visita a esses países.
Obrigada.

gustavo pires
gustavo piresPermalinkResponder

vou fazer uma conexao em frankfurt e estou querendo pegar um trem para amsterdan. devo chegar lá as 19h. Preciso retornas as 7h para frankfurt. meu voo para porto será as 13h. queria virar a noite na balada de amsterdan e curtir a viagem de trem. vale a pena ou melhor conhecer frankfurt?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gustavo! Fique em Frankfurt e invista numa boa noite de sono.

Claudia
ClaudiaPermalinkResponder

Olá!! Gostaria de saber qual desse Ibis fica mais bem localizado? Ibis Styles Amsterdam Central Station ou Ibis Amsterdam Centre. Fico preocupada com a segurança e a facilidade de mobilidades. Pode me ajudar?? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudia! O Ibis puro fica praticamente na estação. O Ibis Styles fica a três minutos de distância, atravessando uma ponte.

Joca
JocaPermalinkResponder

Olá Ricardo,

Viajando sozinho para Amsterdã, estou com disponibilidade de 7 a 10 dias logo após o carnaval, qual roteiro você me indica? o que posso incluir na viagem? qual pais/cidade alem de Amsterdã? tenho preferencia por viagem mesnos corrida mesmo que implique conhecer numero menor de cidades.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Joca! Com 10 dias de viagem, você pode ir para Bruges/Bruxelas e de lá Paris ou Londres. wink

Para dicas de como montar o seu roteiro, veja:
http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa
http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar
http://www.viajenaviagem.com/destino/belgica/
http://www.viajenaviagem.com/destino/paris/
http://www.viajenaviagem.com/destino/londres/

Joca
JocaPermalinkResponder

Ok muito obrigado pela atenção e também pelas dicas. Abs

Sergei Alexander

Oi Boia, tudo bem ? Minha duvida e a seguinte, tracei o seguinte roteiro: SP> Amsterda (4 dias)> Bruxelas com Bruges ( 1 dia) > Paris (3 dias) >Londres (3 dias) > Paris (mais 3 dias)> Barcelona ( 5 dias), vc mudaria algo? Eu sei que somente 3 dias em Londres eh um atentado mas achei uma passagem tao baratinha no tgv que resolvi incluir, seda loucura? Meu companheiro não fala nada de inglês mas eu falo razoavelmente, sera que a Imigracao na Gare du Nord vai encrencar? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sergei! Vale dar uma lidinha em http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar
Você pode dar uma repensada na quantidade de dias em cada lugar. smile

Wagner Santos
Wagner SantosPermalinkResponder

Boa tarde! Adorando seu site e todas as dicas! Pretendo viajar entre os dias 07/04/2015 e 16/04/2015. Gostaria chegar em Amsterdã, depois Paris e terminar a viagem em Londres. Trem seria melhor forma de deslocamento entre essa cidades?
Eu quero terminar a viagem em Londres, começar por Paris seria melhor (olhando o mapa da Europa acho que não, mas vai que né...)

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi Wagner. Faça de trem todos os trechos, comece por Amsterdam, daí pegue um http://www.thalys.com (3h20 duração) para Paris, e logo um http://www.eurostar.com para Londres (2h20). Mais fácil impossível! Compre antecipadamente (desde 180 dias para o Eurostar e 90 dias o Thalys) para conseguir as tarifas mais econômicas.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Wagner, vendo suas datas de viagem vejo que vai ser um pouco difícil conseguir as passagens de trem mais baratas. Além disso, 9 dias é pouquíssimo tempo para essas três cidades. Sorte!

Wagner Santos
Wagner SantosPermalinkResponder

Valeu pelas dicas!! Mas eu acabei declinando da viagem em Abril, pois esqueci de um pequeno detalhe: meu passaporte vence em 10/04/2015!! Tinha visto uma passagem aérea super em conta, ainda bem que verifiquei o passport antes! Vou escolher um destino no Brasil mesmo e deixar o Velho Continente para Setembro/Novembro e com mais dias!

Elaine
ElainePermalinkResponder

Oiii,adoro o site de vocês,já fiz mais de 15 viagens pelo Brasil seguindo as dicas de vocês!!! Agora eu estou programando pra fazer a minha primeira viagem para a Europa,mas vou ter só 8 dias livres pra curtir a viagem sem contar os dias que estarei em voo, vocês acham que aproveito melhor em Amsterdã ou Dublin???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elaine! Eu não deveria emitir minha opinião, mas é Amsterdã, disparada.

Diego Rabello
Diego RabelloPermalinkResponder

Olá, minha dúvida é muito simples. Visitar Amsterdã em novembro ou dezembro seria algo não recomendado? Pergunto pois dificilmente vemos pessoas que foram nestas épocas.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diego! Estará frio e os dias serão mais curtos do que no verão, mas tudo funciona.

Rosilene B. Schmitd

Olá, somos um grupo de 8 pessoas e estamos indo para Amsterdã em 20/04/2015, compramos as passagens para Amsterdã e chegaremos já dia 21/04 por volta das 13 horas ( vamos fazer uma conexão em Paris)
Vamos ficar somente 10 dias, retornando dia 01/05. Depois de comprar as passagens fomos informados que devemos estar em amsterdã em 27/04 para o dia da Rainha. Queremos ir pra Londres e Bruxelas/Bruges e conhecer algumas cidades da Holanda.
Você pode nos ajudar? pensamos em passar a primeira noite em Amsterdã e depois viajar para Londres e passar lá 3 dias e depois ficar hospedados em amsterdã até a volta, essa 1ª noite em Amsterdã o que você sugere? albergue seria seguro? vamos eu e e meu marido com 2 filhos (21 e 16 anos) mais meus cinhados e um casal de amigos (todos com muita saúde e disposição)

agradeço tua juda.
abraço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosilene! O King's Day no meio do roteiro atrapalha um pouco a sua logística. Londres merece ao menos 4 dias inteiros de passeio - http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar
Se você quiser ficar 3 dias, pode pernoitar em Amsterdã e seguir a Londres no dia seguinte. Vai ser um início de viagem puxado.

Bruxelas e Bruges são fáceis de combinar indo de trem: http://www.viajenaviagem.com/2009/08/um-pulinho-em-bruges e http://www.viajenaviagem.com/2012/07/bruxelas-entre-paris-amsterda

ednaldo
ednaldoPermalinkResponder

ola boa noite,sera que vou ter dificuldade em amsterdam pois nao sei levar o ingles e nem o halandes....tenho muita vontade de conhecer amsterdan

Marisa
MarisaPermalinkResponder

Um roteiro começando por Amsterdam, depois Bruxelas com Bruges e terminando em Londres ficando em média 3 dias completos em cada um deles é uma boa pedida? e os trens nesse percurso são fáceis ou deveria inverter alguma coisa? Grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marisa! Fique 4 dias em Amsterdã, pare em Bruges no caminho para Bruxelas que com 1 dia inteiro você consegue ver as principais atrações. E fique pelo menos 5 dias inteiros em Londres. Você pode fazer todos os trechos de trem se quiser.

Sabrina
SabrinaPermalinkResponder

Cidade linda e animada! Adorei a viagem para Amsterdã em out/2014 e conto alguns momentos aqui: http://liveforexperiences.blogspot.com.br/
Suas dicas foram preciosas para o nosso passeio! Valeu!

Sirlei
SirleiPermalinkResponder

Olá!
Adoro as super dicas de vocês.
Em setembro vou viajar com meu marido para a Europa, 20 dias.
Estamos planejando:
Amsterdam - Colônia (de trem)
Colônia - Rota romântica ou rota dos castelos Mosela (carro?)
Bruxelas (Bruges, Ghent, Antuérpia) - Amsterdam
Será que a ordem é eficiente ou melhor seria o inverso?
Amsterdam-Bruxelas-Colônia?
E quantos dias seria o ideal em cada lugar?
Agradeço pela ajuda.
Sirlei.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sirlei! Infelizmente não temos como fazer roteiros individuais.

Compre passagem com ida ao primeiro ponto a ser visitado e volta desde o último ponto a ser visitado. Assim você não precisa retornar até o ponto de partida só para pegar o avião de volta.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar

http://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum

http://www.viajenaviagem.com/2010/10/um-roteiro-pelo-reno-e-pelo-mosel-testado-pela-evelyn

http://www.viajenaviagem.com/destino/rota-romantica

http://www.viajenaviagem.com/destino/bruxelas

Andrea Lopes
Andrea LopesPermalinkResponder

Olá, preciso de ajuda de um viajante experiente. Troquei pontuação do programa de fidelidade de cartão de crédito por passagens de ida e volta para Amsterdã e no bilhete eletrônico está tudo correto: meu nome, datas, horários... Enfim, tudo menos um pequeno detalhe, está escrito Sr. Andrea, mas eu sou senhora. Será que terei problema no embarque? Entrei em contato com a KLM e eles me informaram que não terei problema com a companhia aérea, mas não pode responder pelas autoridades. O que acha Bóia!?!?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrea! Desculpe, mas, como a cia. aérea, não podemos falar pelas autoridades.

Larissa Rebelo

Olá Ricardo, estarei em Amsterdã em setembro/2015 por 2 noites. Coincidentemente, haverá algum evento na cidade que fez com que a maioria dos hotéis com bom custo-benefício já estejam lotados tanto tempo antes!!! sad Estamos em 2 casais e estamos pensando em ficar em um APARTAMENTO. Nunca experimentei este tipo de hospedagem. Em Amsterdã, é seguro???

O que gostamos fica em frente a um canal, na Keizergracht Street (não é no bairro Jordaan mas muito próximo dele - o nome do apto é KeizersgrachtSuite471). Foi inagurado em janeiro deste ano e não se encontra quase nada de reviews. Medo!! O que você acha?! Seria seguro se hospedar em apartamentos na cidade?

Muito obrigada,
Larissa

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi Larissa, já tentou o www.hotelprinsenhof.com/item/7-amsterdam ? Eles tem alguma disponibilidade em Setembro.
Esse seu apto tambem tem excelente localização, mas eu costumo associar apartamentos com estadias mais prolongadas, e não por duas noites.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Larissa! Alugar apartamento é uma boa, especialmente para estadias longas, mas é importante escolher empresas confiáveis ou proprietários com boas recomendações. Procure pelo Booking, no AirBnB ou em empresas especializadas. Dicas aqui:
http://www.viajenaviagem.com/2012/08/dicas-airbnb-aluguel-apartamento
http://www.viajenaviagem.com/2009/03/como-alugar-apartamentos-de-temporada-no-exterior-parte-1

Larissa Rebelo

Obrigada pela Resposta smile esse que encontrei estava justamente no booking. Confio muuuito, sempre me hospedo através do site (inclusive sempre o indico no meu blog de viagens) mas como este apartamento especificamente entrou no booking há 1 mês, não tem reviews. Então fiquei receosa. E outro receio é em relação à segurança de Amsterdam para se hospedar sem "porteiro". Mas imagino que seja bem tranquilo... Não gostaria de chegar no fim do dia "em casa" e não encontrar minhas coisas! rs. Obrigada!! Abraços, Lala

Rosângela Lima

Olá Ricardo, olá Bóia!
Estaremos eu e meu marido indo para Madri no dia 11/05 e compramos a passagem pela KLM. Acontece que o voo faz uma conexão em Amsterdã, chegaremos às 12:10 por Schiphol, e sairemos para Madrid às 20:50. Nesse curto espaço de tempo, dá para arriscar em fazer algo pela cidade? Já estivemos lá em 2012 mas só vimos o básico... Agradeço antecipadamente sua resposta.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosângela! Quem responde é A Bóia. Sim, dá para ir de trem à cidade e bater perna pelos canais até umas 17h30, pegando então o trem ou ônibus de volta para o aeroporto.

mariane barroco

Olá Ricardo. Estou procurando passagem de Amsterdam para Munique e só tem achado com preços elevados. Achei uma mais em conta no site Destinia.com, você conhece esse site? Sabe dizer se é confiável?

Abs,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariane! O JotaPê já comprou com eles e comentou aqui:
http://www.viajenaviagem.com/2010/10/resorts-all-inclusive-no-nordeste-iberostar-praia-do-forte/comment-page-3#comment-332854

Para dicas de como saber se uma site ou empresa é confiável ou não, veja:
http://www.viajenaviagem.com/2012/08/5-passos-viagens-sem-roubadas

Eugênia
EugêniaPermalinkResponder

Olá Bóia! Estou procurando aptos no Airbnb para alugar no bairro Jordaan, porém achei uns bem mais baratos em Nieuwendam - Noord. Ele também é bem localizado ou vale a pena pagar mais caro e ficar em Jordaan? obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eugênia! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

A. L.
A. L.PermalinkResponder

Nieuwendam fica do outro lado do rio IJ. Para ir a praticamente todas as atrações turísticas, vc terá de usar ônibus + ferry e dependendo do lugar tram.

Se vc está achando Jordaan caro, tente outros bairros do lado principal da cidade como Oud-Zuid, Plantage, Amsterdam-West ou até IJburg.

Mirella Matthiesen

Eu também acho legal ficar do lado de cá do rio como a Eugênia comentou. Minha última visita a Amsterdam, nós ficamos Albert Hotel no De Pijp e foi bem bacana (ele não faz parte dos hoteis baratinhos, mas pra quem gosta de hotel boutique, eu recomendo).
O De Pijp é um bairro super descolado de Amsterdam e fica perto do Museumplein, não é no buxixo turistico, mas dá pra caminhar pra todo canto.
Abs

Cris Costa
Cris CostaPermalinkResponder

Olá, estou alugando carro em Portugal e oferecem wi-fi no veículo. Alguém já usou?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cris! Garantimos que não dá choque. Ao voltar você conta pra gente se funcionou?

Eugênia
EugêniaPermalinkResponder

Obrigada A. L.!

Nívia
NíviaPermalinkResponder

Eugênia, acho que vale a pena pagar para ficar em Joordan, realmente é o coração pulsante de Amsterdã. Fiquei longe do centro, no Golden Tulip Amsterdam West, um 4 estrelas lindo, com um atendimento espetacular, um bar legal e quartos enormes. O hotel era bom? excelente! Mas para tudo tinha que pegar o bonde e só depois de 15min estava no centro (fora o tempo de espera do bonde). Claro que a escolha depende do seu estilo de viagem, mas se gosta de sair à noite, caminhar muito e não depender de transporte público para tudo, aposte no Joordan que não vai se arrepender!

Sheila Di Natale

Olá Bóia e Ricardo, estou montando meu roteiro pela Europa e continuo precisando da santa ajuda de vcs. Tendo Colônia como base, com intenção de viajar todos os finais de semana, inclusive feriados prolongados durante 3 meses (março a junho), e interesse em visitar: Berlim, Munique, Paris, Amsterdã, Bélgica, Luxemburgo, Suissa, Dinamarca, Budapeste, Viena e Praga.
O que visitar de trem o q visitar de avião?? Desde já agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sheila!

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2007/08/europa-aviao-trem-ou-carro/

Para ver que lugares são viáveis de trem, simule em http://www.bahn.de/international .

Um conselho: não subestime os arredores. Bater ponto um fim de semana por país não vai fazer você "conhecer" 12 países em 12 fins de semana. Você pode perder uma oportunidade única de visitar lugares das redondezas que não estão no mapa dos turistas.

Já tinhamos dado uma resposta em outro post em que você fez a mesma pergunta:

http://www.viajenaviagem.com/2011/11/vai-por-mim-montar-bases-e-mais-eficiente-do-que-pinga-pinga/comment-page-3/#comment-465966

miriam simone mantecon

Ola - vamos passar 5 dias em Amsterdã (eu e minha filha) e gostariamos de saber qual o custo por dia pra refeição + passeios. Hotel e passagens já estão pagas, precisamos apenas de euros pra essas despesas. Obrigado por sua dica. Abracos (saimos May 16 retorno 23)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Miriam! Gastos em viagens são muito pessoais. Não sabemos quais os passeios que vocês desejam fazer e nem onde desejam fazer suas refeições. Mas, para ajudar na conta, leia:
http://www.viajenaviagem.com/2013/07/como-estimar-gastos-viagem

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Miriam, tente também o site https://quantocustaviajar.com

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar