Quando ir a Amsterdã 1

Guia de Amsterdã

Quando ir a Amsterdã

É raro pegar tempo bom prolongado na Holanda. Venha preparado para pegar alguma chuva em qualquer época do ano.

Vale muito a pena acompanhar a previsão do tempo para definir quando ir a Amsterdã e programar os passeios. As previsões para o dia seguinte e sobretudo para o mesmo dia costumam ser bem acertadas, o que ajuda a aproveitar os momentos de abertura de sol para atividades ao ar livre.

Para saber quando ir ao jardim de tulipas Keukenhof, clique aqui.

Quando ir a Amsterdã: Temperatura e chuvas

Com umidade média de 80% ao longo do ano, Amsterdã está sempre sujeita a templo nublado e chuvisqueiros. Chuvas torrenciais, porém, são raras.

Que roupa eu levo?

Leve sempre capa de chuva e um guarda-chuva dobrável. Amacie um calçado impermeável no Brasil, antes de viajar.

Entre outubro e abril, leve um casaco revestido de penas (desses que deixam a gente com cara de bonequinho Michelin). Com esse casaco, você não vai precisar de muitas camadas nem no frio mais intenso.

Entre dezembro e março, use também gorro e luvas. Segunda pele (roupa de baixo térmica) só é indicado para quem sente muito, muito frio. Como todos os ambientes são aquecidos, há o risco de passar muito calor com roupa de baixo térmica. (Mas você sempre pode levar, testar e usar se gostar.)

Inverno

Entre dezembro e fevereiro, a temperatura varia entre 0º e 5ºC. Pode nevar, mas é bastante raro. Os dias são curtos: em janeiro, amanhece perto das 9h e escurece logo depois das 16h. Capriche um pouco mais na hospedagem, você vai querer ficar um pouco mais no hotel.

Primavera

Março tem mínimas já próximas dos 5ºC, e máximas que podem ultrapassar os 10ºC. Abril é um tiquinho mais quente, e maio já tem mínimas perto dos 10º, e máximas que podem ultrapassar os 15ºC.

Em 2018, o horário de verão entra em vigor domingo 25 de março. Em abril, o sol nasce logo depois das 7h e se põe entre 20h e 21h.

Verão

O verão — junho, julho e agosto — não chega a ser quente no sentido brasileiro da palavra. As temperaturas mínimas ocorrem em torno dos 15ºC, e as máximas, em torno dos 20ºC. Excepcionalmente, ondas de calor podem trazer temperaturas máximas até 25ºC ou, excepcionalissimamente, 30ºC — mas são eventos bem raros.

É mais comum sofrer com friacas de 15ºC em pleno verão (basta aparecer uma frente fria).

Justamente por não ser exageradamente quente, o verão não tem contra-indicações na Holanda. De fato, o verão é a época mais gostosa para ir a Amsterdã (aliás toda a Holanda e o norte da Europa). Os holandeses estão no melhor humor e tudo é feito na rua; quaisquer 17ºC já dão motivo para short, minissaia e camiseta. Os dias são longuíssimos: em julho, amanhece entre 5h e 6h e anoitece entre 21h e 22h.

Quando ir a Amsterdã: Gay Pride Parade

Um evento que deixa Amsterdã ainda mais divertida no verão é a Gay Pride Parade, que é fluvial. Em 2018, acontece no sábado 4 de agosto (tem festa a semana inteira).

Outono

Em setembro você ainda pode pegar calorzinho de verão em Amsterdã (mas as frentes frias são ainda mais comuns). Outubro já registra mínimas abaixo de 10ºC, e novembro, mínimas em torno dos 5ºC. Para quem vive no Brasil, outubro e novembro já podem ser considerados invernão.

O horário de verão termina sempre no fim de outubro (em 2017, dia 29 de outubro; em 2018, dia 28 de outubro). Em novembro de qualquer ano, amanhece entre 7h e 8h e escurece perto das 17h.

Quando ir a Amsterdã: alta e baixa temporada

Em termos de preço de hospedagem, a época menos cara para ir a Amsterdã é o inverno (dezembro a fevereiro).

Já a época mais cara ocorre nas meias-estações: primavera (meados de abril, maio, junho) e outono (setembro, outubro, meados de novembro).

Há dois períodos em que as diárias de hotel vão à estratosfera em Amsterdã:

  • No entorno da Páscoa, quando há férias escolares na Holanda e países vizinhos (em 2018, a sexta-feira santa cai dia 30 de março)
  • No Dia do Rei, dia 27 de abril, quando o país pára para comemorar o aniversário de Willem-Alexander (em 2018, o Dia do Rei cai numa sexta-feira).

Keukenhof (jardim de tulipas)

Quando ir a Amsterdã: temporada de tulipas

A época mais desejada por muitos brasileiros para ir a Amsterdã é durante o funcionamento do parque de tulipas Keukenhof, nos arredores da capital.

Se você está programando sua viagem em função do Keukenhof, leve em conta que nos arredores da Páscoa (última semana de março) e do dia do Rei (semana de 23 de abril) os preços de hospedagem em Amsterdã serão os mais altos do ano.

Leia sobre como visitar o Keukenhof (como chegar e comprar ingresso) e também veja como é possível ir direto do aeroporto para o parque.

Só posso nas férias: janeiro ou julho?

No inverno, os dias curtos, o frio, e a chuva característica da cidade atrapalham a melhor atividade a se fazer em Amsterdã, que é caminhar pelos canais, de atração em atração. A vantagem de visitar Amsterdã em janeiro é aproveitar preços um pouco mais baixos de hospedagem.

Julho é melhor do que janeiro para visitar Amsterdã. Desfrute do calorzinho de verão nos cafés e restaurantes com mesas na calçada, ande de bicicleta, faça passeios de barco. A agenda cultural da cidade vai estar mais animada, e os preços dos hotéis, apesar de mais caros, não serão os mais altos do ano.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    47 comentários

    Olá, a partir de 20 de outubro estarei em Lisboa e gostaria de ir para. Holanda aprimorar meu inglês. Como sou professora universitária gostaria de ter contato com professores das ciências humanas que me recebessem e hospedassem nos alojamentos da universidade para trocarmos experiencia.

    Tenho uma dúvida: na segunda metade de dezembro a cidade fica muito vazia?

    Este ano fui em novembro e só achei a cidade cheia de verdade nos finais de semana. Gosto de movimento e queria ir no verão, mas, devido ao meu trabalho as próximas férias terão que ser em dezembro 🙁

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito