Jericoacoara

O vento levou

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Era uma vez um vilarejo de pescadores, no oeste do Ceará, isolado por dunas. Seu destino começou a mudar em março de 1987, quando o Washington Post resolveu fazer uma matéria para sua revista de domingo sobre praias exóticas e desconhecidas. Um dos correspondentes do jornal tinha estado recentemente em Jericoacoara, e emplacou a praia na reportagem. Àquela altura, pouquíssimos brasileiros já tinham ouvir falar de Jeri. Numa época em que não havia internet, a notícia que chegou à imprensa brasileira foi a seguinte: "o Washington Post elegeu Jericoacoara como uma das 10 mais bonitas praias do mundo". Lendo a matéria original, porém, você não vai encontrar nenhuma menção a ranking. Mas a história das "10 mais bonitas do mundo" pegou, e não há quem tire o título do curriculum vitae de Jericoacoara.

Muita coisa pode ter mudado nesses trinta anos, mas a marca registrada da vila continua onde sempre esteve: a majestosa Duna do Pôr-do-Sol, um pequeno Monte Fuji de areia no canto esquerdo da enseada que parece estar em permanente posição de desafio ao mar. (Não que o oceano seja ameaçador em Jericoacoara: a praia da vila tem águas rasas e calmas.) O vento também é o mesmo de sempre, e na segunda metade do ano atrai legiões de windsurfistas e kitesurfistas do mundo inteiro.

Os surfistas a vela deram um belo upgrade ao vilarejo, que ganhou pousadas charmosas e restaurantes cosmopolitas, muitos deles tocados por expatriados.

Nem todas as transformações, contudo, foram para melhor. O frouxo controle das autoridades, a fixação do cearense por andar de carro na praia e a popularização das motinhos entre os moradores trouxeram trânsito e barulho a toda hora do dia. Não são incomuns os engarrafamentos na ruela paralela à praia; quando as ruas estão livres, é preciso tomar cuidado com os carros. O barulho persiste à noite: o que antes era um problema quase prosaico de quem se hospedava na vizinhança do forró, hoje afeta até quem está hospedado nas caras pousadas da beira-mar, onde ocorrem festas ao ar livre com som no último volume até alta madrugada.

Jijoca

Jijoca

Se você faz questão de sossego, pense em hospedar-se em Jijoca (onde está a melhor praia de Jeri -- a lagoa) ou no Preá (especialmente se você puder cacifar o Rancho do Peixe). Ou considere os destinos para onde foram os auto-exilados de Jeri: Barra Grande do Piauí e Icaraizinho de Amontada.

Jericoacoara: quando dá praia?

125 comentários

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Olá.
Irei para Fortaleza em 14/09 e ficarei até 21/09. Gostaria de saber se realmente vale a pena fazer o passeio de um dia para Jericoacoara...
Tenho vontade de conhecer, mas tenho dúvidas se em um dia consigo conhecer e se a viagem não será cansativa...
Qual o melhor meio de fazê-la? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! Fique pelo menos duas noites, idealmente três ou quatro.

Aurindo Jorge
Aurindo JorgePermalinkResponder

Oi Daniela,
Jericoacoara ficá há umas 5 horas de viagem de Fortaleza, sendo 10 horas de viagem para ir e voltar no mesmo dia. O ideal é passar uns 4 dias em Jericoacoara para aproveitar a praia e as lagoas de águas cristalinas.

Paulo Grangeiro

Loucura total ! Vou a Jeri uma ou duas vezes por ano,e o legal de jeri é a noite
Convém curtir a sexta ou o sábado (noite)!
Voltarás com um gostinho de quero mais!
Passeio bate volta é roubada

Paulo Grangeiro

Estamos indo dia 7 de agosto

Eryka
ErykaPermalinkResponder

Bom dia, Bóia.
Irei para Fernando de Noronha em agosto de 2016 e gostaria de ir para Jericoacoara tb vi no site que é uma época sem chuva. Por ser inverno gostaria de saber se é muito frio ou dar pra aproveitar legal?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eryka! É verão no Ceará de julho a dezembro. E mesmo se fosse inverno, no Nordeste só faz frio se você ligar o ar condicionado smile

leandro rodrigues

vc vai agora em junho de 2016 é uma epoca boa pois as passagem tem promocões si cadastra no site da gol

Eryka
ErykaPermalinkResponder

Obrigada.

Ana Carolina Corso

Acabo de voltar de Jericoacoara me decepcionei um pouco, pois esperava encontrar uma belíssima praia, uma das "dez mais bonitas do mundo"... O que realmente é lindo são as Lagoas em Jijoca, principalmente a Paraíso. Então minha dica é, ao invés de se hospedar em Jeri e fazer o passeio até Jijoca, se hospedar em Jijoca e fazer um passeio (passar o dia e ver o pôr-do-sol) a Jeri. Ou então passar pelo menos 2 dias em Jijoca e aproveitar com calma a beleza das Lagoas e depois passar mais uns 2 dias em Jeri. Isso, claro, se o que você procura é curtir a praia. O problema de se hospedar em Jeri e fazer passeio até as Lagoas é que você perde muito tempo no deslocamento e passa pouco tempo nas Lagoas, mal e mal dá pra ficar um tempinho e já tem que ir embora. Então minha dica é essa, passe pelo menos 2 dias inteiros em Jijoca, aproveite com calma as Lagoas. O único cuidado é que as pousadas são, digamos, bem mais simples em Jijoca, pesquise bem antes de reservar. Se vc é um pouco exigente, acredito que exista apenas uma pousada lá mais sofisticada (e apesar disso o preço dela é justo, menor do que a maioria em Jeri). Apesar do nome da pousada ser em francês ela é de um dono português, o Luiz, super gente fina, o acesso de carro "normal" é tranquilo e fica na beira da Lagoa.

Tatiana
TatianaPermalinkResponder

Fui a Jeri em 2012 e quero muito voltar. Adorei a vilinha, passear de buggy numa paisagem deslumbrante. Não gostei tanto das lagoas, preferi ficar na espreguiçadeira só apreciando o visual, a praia é maravilhosa, rasa e bem calma. Fui com crianças de 3 e 5 anos e eles se divertiram demais (os adultos também). Não sou muito fã de Fortaleza, sempre que vou pro Ceará fico em praias afastadas da capital, e planejo algum dia ir ficar uma semana em Jeri (da outra vez só fiquei 3 dias, foi muito pouco).

Andrea
AndreaPermalinkResponder

Vocês tem alguma dica sobre Camocim? Como chegar, onde ficar, se vale a pena...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrea! Camocim é ligada a Fortaleza pela viação Fretcar e a Parnaíba pela Guanabara. Há transporte de jardineira para Jericoacoara, pela praia. É uma cidadezinha do interior na esquina do mar com a foz do rio Coreaú. A pousada mais charmosa é a Casa de São José. Conheça outras opções de hospedagem aqui.

Marcelle Ribeiro

Pessoal,
Jericoacoara é seguro para uma mulher ir sozinha? Estou pensando em ir sozinha em agosto, mas já li matérias falando sobre ondas de estupros, homicídios contra mulheres e aumento das drogas lá. Fiquei meio receosa e ainda não comprei passagem. O que acham?
Abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelle! Os casos de violência têm se registrado nas dunas à noite, quando não se deve andar por lá. Mas no geral, conforme alertamos no post Salvem Jericoacoara, o lugar não é mais tranqüilo como antigamente. Ainda não vimos nenhuma notícia sobre acontecimentos dentro da cidade; de todo modo, procure não se hospedar muito longe do centrinho (tome as pousadas que citamos na seção Onde ficar como parâmetro; qualquer outra pousada nessas imediações estará numa zona relativamente segura).

Fernando
FernandoPermalinkResponder

Olá Boia,

estou em dúvida de como chegar ao hotel depois de pegar a jardineira (utilizando a fretcar) para Jeri.

A Jardineira te deixa na porta do hotel? Ou te deixa em algum lugar específico? No segundo caso, como chego ao hotel?

Outra dúvida, os onibus da Fretcar passam no aeroporto?

Muito obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernando! A jardineira deixa na rua Principal. De lá você vai a pé a sua pousada.

Erica
EricaPermalinkResponder

Olá, utilizar a jardineira para Jeri no período da noite é seguro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Erica! Sim, essa linha existe há anos.

caiorsd
caiorsdPermalinkResponder

Dividir o transporte!!!!
Somos um casal chegando dia 26/09 em FOR e queremos dividir um transporte 4x4 para Jeri (tem de 4,5 e 6 lugares). Vimos que é o meio mais confortável e barato se for dividido. Quem tiver interesse e topar dividir: caiorsd@hotmail.com ou FB: /caiorsd
--- Tem vaga tb para o retorno dia 01/10.

A Nunes
A NunesPermalinkResponder

***Queremos dividir transporte***
Chegaremos no aeroporto em Fortaleza às 10:10h dia 03/10, estamos interessados em dividir transporte 4x4 para Jeri (de 4,5 ou 6 lugares). Quem se interessar, entrar em contato: anunesfilho08@hotmail.com

Bruna
BrunaPermalinkResponder

Bom dia! Gostaria de dividir o transporte de 4x4 para Jeri. Ida na sexta 14/10, volta na segunda 17/10. ContAto brunalcan_@hotmail.com 81 99983 4987 obrigada

Santos
SantosPermalinkResponder

Boa Tarde!
Estarei chegando em Fortaleza com minha esposa no dia 10/11, a fim de dividir um transfer privativo (4X4) para Jeri é só entrar em contato rodolfogoncalves8@hotmail.com

Márcia Malatestas

amo Jeri

claudio panzardi

Oi Ricardo, costumo ír a Jerí nos últimos 15 anos, havia pulado 3, por morar fora a algum tempo e fiquei realmente chocado. Existem atualmente construções absurdas, muito barulho...muito estrangeiro comprando tudo,muito ambulante, os próprios moradores estão decepcionados. Por outro lado, em termos de beleza natural ainda é um espetáculo. Tive o prazer de voltar ao restaurante Na casa dela e me sentir como em todos os outros anos, pois o ambiente continua o mesmo, super lindo, gente bonita e comida deliciosa . O acesso também está cada vez mais fácil, pois tem muitas opções de 4x4 e por causa da concorrência os preços diminuíram bastante. Sinto muito pela enorme mudança, mas mesmo assim ficou um gostinho de querer voltar em breve. Um abraço e obrigado pelas suas valiosas dicas sempre.

Adriana Rodrigues

Ricardo como utilizo suas dicas há muitos anos, me achei na obrigação de dar um feedback. Estive em Jericoacoara agora em dezembro pela segunda vez e como sempre segui suas dicas e sugestões. Fomos almoçar no Bar do Alexandre e a comida muito boa com preço justo. Passamos um tempo no Club Ventos atendimento excelente e comida e bebidas muito boas. Jantamos na creperia Naturalmente uma delícia, os sorvetes do Gelato & Grano maravilhosos. No passeio para Lagoa Paraíso fomos almoçar na Pousada do Paulo foi muito bom, só vale lembrar que a lagoa não está com a quantidade de água normal devido a falta de chuvas, assim muitos podem se decepcionar acreditando que é propaganda enganosa, mas não é eu já havia ido em 2013 e a Lagoa Paraíso era muito linda e secou muito, a Lagoa Azul está praticamente seca. Conforme sua indicação fui para happy hour no hotel Chilli Beach foi show. Em resumo, não me arrependi que seguir nenhuma das suas indicações muito pelo contrário, você é muito bom no que faz.

Um abraço e muito obrigada!!!!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentar novamente

Atenção: Bóia de férias! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 1º de fevereiro de 2017. Obrigado pela compreensão.

Cancelar