Lençóis Maranhenses

Quando ir

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Lençóis Maranhenses: quando ir?

A época ideal é entre junho e o início de setembro. Assim você vai encontrar as lagoas cheias e o sol brilhando (tempo bom é uma condição essencial para que a beleza das águas apareça).

Entre janeiro e maio é a época das chuvas -- o auge é entre março e abril, quando chove em média 400mm no mês. E é bom mesmo que chova; se não cair essa chuva toda, as lagoas não enchem, e a temporada será perdida.

A partir de setembro, as lagoas começam a secar. Em Santo Amaro ainda é possível encontrar lagoas com água até o início outubro, se a temporada de chuvas tiver sido boa. Mas de maneira geral, a partir de outubro o caçador de lagoas terá o seu objetivo bastante prejudicado.

Lençóis Maranhenses: quando as lagoa estão cheias?

  • Lagoas cheias, tempo instável: Maio

A única lagoa perene o ano inteiro, a Lagoa da Esperança, não é como as outras: apenas uma de suas margens tem um paredão de duna; pelo menos metade do seu entorno é composto por mangue.

Para combinar a melhor época dos Lençóis com a melhor época de São Luís, venha na época de São João (20-24 de junho), quando a capital está tomada pelo bumba-meu-boi. Comece pela festa e depois vá descansar nos Lençóis.

7 comentários

Carolina Borba

Alguém que esteve recentemente nos Lençóis sabe informar a situação das lagoas? Tenho estadia no período de 10/08 a 17/08 e estou curiosa! smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolina! O Ricardo Freire passará por lá daqui a duas semanas e deve fazer algum boletim.

Carol Borba
Carol BorbaPermalinkResponder

Oba!!! Quase nos encontramos...que pena! smile

Cristiane
CristianePermalinkResponder

Tenho apenas 5 dias de reserva fechada em São Luís no início de dezembro. Alguém pode me dizer se vale a pena ir até os Lençóis? Ou onde exatamente estará bom (se terá lagoas)?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristiane! Está escrito com todas as letras no texto. Não há lagoas nesta época. Não é culpa nossa. A gente gostaria que houvesse, mas não há.

Luisa
LuisaPermalinkResponder

Boa tarde! Eu chego quarta 14 de junho por volta das 14hs a Sao Luiz, da pra tomar direito a van que vá ate Santo Amaro? quero ficar la 2 noites, Barreirinhas uma noche e Atins duas noites, e volto segunda 19 5am. Alguém poderia me dizer se e fatível fazer isso o fica muita coisa? obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luisa! Normalmente as vans saem de manhã cedo. Algumas poucas saem à tarde. Tem que ligar para os vanzeiros e ver se algum passa no aeroporto lá pelas 15h.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar