Milão

Índice de posts

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Milão no Viaje na Viagem

Milão: curtindo a noite em Navigli

Milão: as melhores regiões para se hospedar

32 hotéis em Milão comentados pelos leitores

9 dias na Itália, chegando por Milão: um roteiro básico

Última Ceia em Milão: se esgotar online, tente por telefone

10 Corso Como, a loja mais cool de Milão

Bate-volta de Milão a Bellagio, no Lago de Como, por Lilian

O novo trem direto de Milão a Nice

De Milão à Côte d'Azur com baldeação em Ventimiglia

#Linkódromo | Milão: segredos e dicas, no Milão nas Mãos

Como montar sua viagem à Europa

Europa: quantos dias em cada lugar?

Europa: roteiros de 9 dias

Europa: roteiros de 15 dias

Europa: avião, trem ou carro?

Trem na Europa: tudo o que você precisa saber

Como comprar a passagem aérea certa para a Europa

Dinheiro para viagem: euro x cartão pré-pago x cartão de crédito

Como estimar gastos de viagem

66 comentários

Celine
CelinePermalinkResponder

Olá!! Sempre acompanho o blog, as dicas são ótimas! Eu e meu marido pretendemos ir à Itália no segundo semestre de 2015, e a chegada tem que ser por Milão. Vamos ficar nos arredores de Milão até que alguns documentos fiquem prontos. Feito isso queremos conhecer Veneza, Toscana e Roma, tempo total da viagem em até 18 dias. É possível? Qual o roteiro que vcs sugerem? Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Celine! O ideal seria chegar por Milão e retornar por Roma, para não perder tempo com deslocamento. Mas se a sua passagem já está fechada, você pode voar de Milão até Roma. Depois você pode ir de trem ou carro para a Toscana (base em Florença e Siena). De Florença para Veneza, vá de trem. E depois siga novamente de trem para Milão.

Para mais dicas, leia:
http://www.viajenaviagem.com/destino/roma
http://www.viajenaviagem.com/destino/toscana
http://www.viajenaviagem.com/destino/veneza
http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/
http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Nara
NaraPermalinkResponder

Oi Bóia. Por favor você indica ir de Milão a Paris de trem ou avião? E de Veneza até Milão?
Obrigado,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nara! De Milão para Paris, vá de avião. De Veneza até Milão, de trem. smile

wania
waniaPermalinkResponder

Boia,

Sei que indica ir de Milão a Paris de avião, mas pesquisando valores verifiquei que a tarifa de trem para esse percurso (trem noturno e sem conexão) está muito mais barata. É muito cansativo/perigoso fazer essa viagem de trem? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Wania! A tarifa só é em conta para viajar sentado. Se você comprar uma couchette, não vai mais ser baratinho. Veja que você vai ficar sem banho do meio-dia do dia de saída às duas da tarde do dia seguinte, quando seu quarto estará pronto. E chegará em Milão cedíssimo, com a cidade toda fechada, e você amarrotada e mal dormida (a maioria das pessoas têm problemas para dormir com o balanço, o barulho e a sensação de insegurança do trem -- já que sua mala não necessariamente estará à sua vista).

É uma economia que não recomendamos.

wania
waniaPermalinkResponder

Obrigada, boia! Você indica alguma companhia aérea que costuma ter bons preços para esse trecho? Incluir esse trecho na minha passagem intercontinental quase que dobra o valor da mesma. Obrigada novamente.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Wania! Você não está sabendo pesquisar direito. Para comprar sua passagem internacional desde o Brasil já com os trechos intra-europeus, use a função múltiplos destinos/várias cidades dos sites das cias. aéreas ou de buscadores como http://www.kayak.com.br/flights?mc=y .

wania
waniaPermalinkResponder

Vou tentar assim! Obrigada!

Eliana Caser
Eliana CaserPermalinkResponder

Qual seria o melhor meio transporte para quem está em Milão com destino a Bruxelas. Poderei ir de trem? qto tempo levarei de trem?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eliana! Vá de avião. De trem, a viagem é longa e com baldeações.

Eliana Caser
Eliana CaserPermalinkResponder

Valeu a dica. Muito obrigada.

Camila
CamilaPermalinkResponder

Olá!
Meu voo sai do aeroporto de Milão às 06:55h, e o trem Malpensa Express não atende esse horário. A única forma será pegar um táxi, ou você tem algum serviço de transporte para indicar? A propósito, quanto tempo leva de táxi até o aeroporto e qual o custo, em média?
Obrigada.

Camila
CamilaPermalinkResponder

Olá!
Retificando ocomento anterior: Meu voo sai do aeroporto de Milão-Linate às 06:55h, e o ônibus não atende esse horário. A única forma será pegar um táxi, ou você tem algum serviço de transporte para indicar? A propósito, quanto tempo leva de táxi até o aeroporto e qual o custo, em média?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Peça para o recepcionista do seu hotel agendar um táxi para as 4h30 da madrugada. Você precisará estar no aeroporto às 5 da manhã. Custará entre 25 e 30 euros.

Nas próximas viagens, evite ao máximo pegar vôos muito cedo. Na hora em que a gente reserva, parece que vamos fazer o dia render ao máximo, mas acabamos estragando a noite anterior.

Grazi
GraziPermalinkResponder

Ola Boia,

Pretendo ir de Milão à Interlaken início de dezembro e ficar na cidade suiça por cerca de dois dias... um dia queria fazer o trem do Top of Europe, vc aconselha essa ideia? Acha que um dia para conhecer a cidade, e outro para o trem, está bom nessa época do ano? Vou com parentes e alguns deles tem uma certa idade, nao vao curtir esquiar ou algo do genero rs.
O passeio do Top of Europe consigo comprar na hora?
Obrigada!!
Grazi.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Grazi! Falamos sobre a dobradinha Interlaken + Top of Europe neste post: http://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

Este é um post sobre Milão. Sua pergunta e minha resposta serão em breve apagadas. wink

LUIZ F R FERREIRA

Bom dia Ricardo,

Vou para Milão em 27/11/14, e pretendo alugar um carro para viajar até Florença, Pisa e de lá, pela costa italiana, passando por Genova, até Cannes, na França. Tudo isso, até o dia 4/12. quando devolvo o carro em Savona e retorno à Milão de trem. Gostaria de saber, quais lugares, dentro desse roteiro imaginado, seriam mais interessantes de visitar e pernoitar (7 noites) e se, devido ao clima mais frio dessa época do ano, você teria um roteiro alternativo como, por exemplo ir a Veneza (de carro) e outras cidades próximas para, então voltar à Milão. Agradeço a atenção. Abraço, Luiz

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz! Quem responde é A Bóia.

7 dias para todo esse roteiro? Não conte com a gente pra assinar embaixo não.

A época para ir à Côte d'Azur é bastante infeliz.

Aproveite seus 7 dias na Itália.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2012/03/roteiro-9-dias-europa

LUIZ F R FERREIRA

Obrigado pelo "alerta" Bóia. Vou ler o post do link que mandou. Espero que o clima não esteja tão ruim... Abraço Luiz

Cristina Caltacci Bartolassi

Olá! antes de qualquer viagem sempre acesso seu blog já que as dicas sempre foram ótimas!!
Desta vez viajamos por 08 dias para Milão. Afirmo que não paramos um minuto:
Chegamos por Malpensa e, ao invés de gastarmos uma fortuna com o táxi até o hotel (já que o aeroporto é distante do centro) optamos pelos ônibus fretados que saem a cada 20 minutos do portão 4 do terminal 01 do aeroporto e descemos na Estação Milano Central para de lá embarcarmos num táxi até o hotel.
O hotel escolhido foi o Manin, indicado aqui no site, uma maravilha! Com ótima localização.
Nestes 08 dias que ficamos na cidade fizemos com a Magê o turismo a pé por Milão (site Milão nas Mãos) muito bom, .
Fizemos excursões de um dia inteiro para Verona com Lago Di Garda e Lago di Como com Bellagio. Estas excursões foram adquiridas no Brasil pelo site da Viator (http://br.viator.com/pt/8328/Milao/d512-ttd), super indico para quem não quer ter preocupações com aluguel de carros ou passagens de trem. T
ambém fizemos outra excursão de um dia inteiro para Maranello, para visitar o museu da Ferrari. Para aquisição dos bilhetes Trenitália segui as orientações do Ricardo Freire também contidas neste site.
O trem leva até Modena, cidade bonitinha e de lá, em 1 km há o museu da casa de Enzo Ferrari (indico). Deste museu, partimos com uma vã da própria Ferrari para Maranello (20 km - museu da Ferrari) e retornamos com a mesma vã à Modena. Os tickets do transfer e museus adquiri ainda no Brasil pelo site http://www.vivaraviaggi.it/ferrari_mef_galleria.php?group=2 (30 euros cada pessoa).
Logo no dia que chegamos também assistimos ao espetáculo de Ballet no Teatro Alla Scala Romeo e Giulietta, com tickets adquiridos meses antes no Brasil. Outro ticket adquirido com antecedência foi para visitação à Santa Ceia (3 meses antes). Indico a quem pretenda fazer este roteiro (Milão e região) ficar atento aos eventos a ocorrerem nestas cidades, pois vale muito a pena assistir uma opera na Arena de Verona, ou um Ballet no Teatro Alla Scala ou mesmo um jogo de futebol no San Siro (Milão). Obrigada!

eloni
eloniPermalinkResponder

Bóia, olá. Por favor, me responda por email se posso confiar no site de alugués de imóveis em nice chamado housetrip.com. Ele não tem telefone, só se fala via email. Tenho receio. Obrigada. Quanto ao novo trem que liga sul da frança a italia, pode-se ir de nice a Veneza? Quanto tempo? Obrigada de novo.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eloni! Veja como não cair em roubadas ao contratar serviços online: http://www.viajenaviagem.com/2012/08/5-passos-viagens-sem-roubadas

O novo trem não leva de Nice a Veneza. Vai só até Milão, em 7 horas de viagem; de lá você continua a Veneza em outro trem. Recomendamos fazer Nice-Veneza de avião.

Érica
ÉricaPermalinkResponder

Boa tarde

Vou para Milão em Março de 2015 e estou em dúvida para qual aeroporto em Milão eu devo comprar a passagem, verifiquei que há diferenças de valores nas passagens chegando por Malpensa ou por Linate. Qual aeroporto vc indicaria e que seja mais próximo da cidade? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Érica! Linate é mais próximo.

Érica
ÉricaPermalinkResponder

Bóia, mais uma dúvida, e o aeroporto de Roma? Qual seria o melhor e mais próximo da cidade? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Érica! É mais prático chegar pelo Fiumicino/Leonardo da Vinci. Entenda: http://www.viajenaviagem.com/2013/03/roma-transporte-aeroporto-fiumicino-ciampino

Ana Paula
Ana PaulaPermalinkResponder

Olá Linate é mais central, mas em Malpensa tem o trem expresso(11euros) que te deixa em Cadorna, onde pode optar por seguir de metrô ou pegar um táxi ao destino final.

Renata
RenataPermalinkResponder

Boa tarde,

Primeiramente estou encantada com o site de vcs, vocês são demais!!!! Gostaríamos de uma grande ajuda, estamos querendo ir a primeira vez para a Europa agora em 2015, gostaríamos de saber se entre outubro e janeiro é muito frio, pois estaremos indo eu, meu esposo e minha filha de 7 anos (que aguenta muuuuuuito nossas viagens, então tranquilo viajar com ela) e gostaríamos de uma sugestão de vcs pois queríamos conhecer primeiramente França e Itália, quantos dias vcs sugerem e por onde é o melhor caminho para chegarmos e partirmos e como nos deslocaremos de cidade a cidade, de carro ou trem???!!

Grande abraço e Feliz 2015

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Olá, tudo bem? Gostaria de pegar algumas dicas com o trajeto que farei com meu marido pela Itália. Já compramos as passagens e estadia de hoteis definidas. Mas, uma dúvida paira sobre nossas cabeças, fazer ou não o trajeto todo de carro, ou fazer um trecho de trem. Chegaremos em Milão no dia 30 de janeiro. Já temos algumas ideias para curtir o dia em Milão e sairemos de lá no dia 01 para Veneza. Vale a pena passar em Verona? A melhor opção é ir de carro? Dia 03 sairmos de Veneza e vamos para Florença, onde ficaremos 4 dias, saindo dia 07 e indo para Roma. Pensamos em passar em Pisa e conhecer a Toscana, o litoral. Nossos hoteis estão bem localizados. Depois de Roma, vamos para Paris no dia 11, onde pretendemos comprar o bilhete para para a Torre Eifel no site. Recomenda a compra no site com hora marcada? É seguro? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Recomendamos o trem para todo o trajeto. Seu carro vai ser inútil em Veneza, e Florença é uma péssima base para entrar e sair de carro. Para fazer viagens de carro pela Toscana, é melhor Siena ou arredores.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/destino/toscana

http://www.viajenaviagem.com/2010/08/torre-eiffel-compre-seu-ingresso-com-hora-marcada

Rose Sachet
Rose SachetPermalinkResponder

Olá,
Estive pesquisando preços de trem na Italia pela Rail Europe e achei as taxas muito elevadas (E 15,00 por pax). Comprei várias passagens para outros paises em 2014 e as taxas eram bem mais em conta com a mesma opção: print&home
As taxas na Italia são maiores ou aumentaram neste ano?
Tem alguma outra opção de compra?

obrigada

Gelma Rodrigues

parabéns pelo site, ele sempre me ajuda na montagem dos meus roteiros.Gostaria de um pitaco do próximo:iremos na segunda quinzena de março.Ficaremos 8 dias na suiça, de Lugano queremos fazer mais um pedaço da Itália, ja conhecemos Roma, Veneza e Florença.pensei assim:
2 noites em Verona, 2 em Bolonha, 2 em l spezia, 2em Gênova, 2 para Nice Mônaco, 2 para Milão de onde sai nosso vôo de volta.O que você mudaria?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gelma! Nice precisa de uns 4 dias inteiros para fazer os passeios básicos da região. Valeria a pena cancelar ou Bolonha ou Verona.

Claudia Rocha
Claudia RochaPermalinkResponder

Olá Boia suas dicas são otimas!!! Ano passado fomos a Portugal e Alemanha e adorei suas dicas!!! Este ano temos um compromisso em Milão, mas antes temos 5 dias livres pra passear pela Itália, Q roteiro vc M recomenda? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudia! Você pode ir para Florença ou Veneza, ou dar uma esticadinha até a Suíça: http://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

chery
cheryPermalinkResponder

olá Bóia, gostaria de contar com mais uma ajuda. Estou vendo a minha viagem de trem Milão para Berna onde estarei em Mai/2015, e encontrei no site do Rail Europe a viagem que é feita pela empresa Cisalpino. Como geralmente as empresas que consultei para outros percursos de trem são mais conhecidas, gostaria de saber se vc conhece esta (Cisalpino), se pode me falar alguma coisa a respeito, se os trens são bons? Mais uma vez obrigada pela ajuda. Um abraço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Chery! Não é uma cia., é só o nome do trem.

Gisa
GisaPermalinkResponder

Qual viagem de 15 dias em março, para exterior, você indicaria? Tenho um crédito na TAM que expira nesse mês.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gisa! Vinícolas argentinas e chilenas, Atacama, Andaluzia e Amsterdã com as tulipas do Keukenhof são ótimas opções.

Erminda Moura
Erminda MouraPermalinkResponder

Olá Boia, gostaria de contar novamente com a ajuda de voces! Estou montando meu roteiro pela Toscana para julho desse ano! Estou pretendendo começar por Florença, ficar uns 3 dias inteiros por lá (4 noites) e depois alugar um carro para curtir a Toscana (10 dias)! Voçês acham suficiente? Qual seria a melhor forma de incluir Milão nesse roteiro? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Erminda! Você pode chegar por Milão e ir para Florença e Toscana ou termine a viagem por lá antes do retorno ao Brasil. wink

Erminda Moura
Erminda MouraPermalinkResponder

Estou pensando em alugar o carro somente quando sair de Florença para a Toscana! Pretendo ir de Milão para Florença de trem! É a melhor opção? Acho que ficar com o carro em Florença é meio complicado, não?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Erminda! Exato; você não precisa de carro em Florença. Vá de trem entre Milão e Florença, a viagem leva 1 hora e 40 nos trens rápidos.

Erminda Moura
Erminda MouraPermalinkResponder

Obrigado, Boia! O trajeto sofreu uma alteração! Tenho que incluir Maranello (Ferrari e Lamborghini), pedidos dos meninos aqui de casa! Estou pensando em alugar um carro quando estiver saindo de Florença, ir para Maranello, dormir em Bologna e depois seguir para Florença! Desta forma fica meio sem sentindo entregar o carro,, ir para Florença e alugar um carro novamente para ir para a Toscana! O que voçês acham? Abraço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Erminda! Maranello fica na direção oposta da Toscana, mas não muito longe. São 140 km (mais ou menos 1h50). Se não saírem muito tarde de lá e não estiverem cansados, de Maranello até Siena são 204 km (2h30 sem trânsito). Mas se preferirem, podem passar a noite em Bolonha e seguir para a Toscana no dia seguinte.

Para saber mais sobre Maranello e a Ferrari, veja:
http://www.viajenaviagem.com/2014/03/emilia-romagna-bolonha-maranello-dicas

Erminda Moura
Erminda MouraPermalinkResponder

Obrigada, Boia! Vou olhar esse post!

Marcus Dantas
Marcus DantasPermalinkResponder

Somos 2 casais e vamos de carro partindo de Milão a Interlaken nesse inverno europeu. Quanto tempo levaremos nesse trajeto (estrada) ?
Se resolvermos ir de trem, temos como alugar um veículo em Interlaken ?
Abraço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcus! Você pode ver tempos estimados de viagem no http://maps.google.com e também no http://www.viamichelin.com (o melhor para rotas panorâmicas).

Apenas considere se vai valer a pena dirigir em estradas de montanha com gelo na pista. Não é para iniciantes.

Erminda Moura
Erminda MouraPermalinkResponder

Olá pessoal, no meu roteiro pela Toscana, estou planejando 3 noites em Florença e tenho 5 noites para dividir pelo resto da Toscana! Além de Siena, qual o outro lugar que seria legal de montar base? Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Erminda!
Veja o que dá para fazer com base em Florença, de trem e ônibus:
http://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/

Veja passeios de carro a partir de Siena ou arredores:
http://www.viajenaviagem.com/destino/toscana

Adam Campos
Adam CamposPermalinkResponder

Qual trajeto entre Milão e Florença é mais interessante? Pelo litoral passando por Portofino, Carrara, Luca/Pisa? Ou pelo interior passando por Parma, Modena, Bolonha? De carro ou de trem? Viagem em Abril.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adam! São duas viagens muito interessantes. No litoral o carro seria mais útil, mas a época não é interessante para a costa. Para fazer cidades maiores, melhor trem.

Adam Campos
Adam CamposPermalinkResponder

Por que não acha interessante fazer a viagem pelo litoral em Abril? Cidades como Parma, Modena e Bolonha tem muitos pontos turísticos? Sugere alguma coisa? Onde posso encontrar mais sugestões?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adam! REcomendamos viagens pelo litoral na Europa entre finzinho de maio e iniciozinho de outubro.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/destino/bolonha

Adam Campos
Adam CamposPermalinkResponder

Vlw pelas dicas!!

KarinaAz
KarinaAzPermalinkResponder

Riq, boias e trips
Alguém me indica um guia em Milão ? A Magê não pode na data da minha viagem

Emmanuelle
EmmanuellePermalinkResponder

Olá !!!! Milão foi a cidade escolhida para começar meu primeiro mochilão, em 2009. Acabei de fazer um post especial contando o meu roteiro de viagem, com informações atualizadas. Dá uma conferida no http://www.dupladeviagem.com.br/2015/05/milao.html

Wagner
WagnerPermalinkResponder

Qual a melhor forma para ir de Milão para Genebra?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Wagner! De trem são 4h.

Luiz Mota
Luiz MotaPermalinkResponder

Como não lembro de ter visto essa dica por aqui, segue a sugestão:
Fui para Milao e fiquei hospedado aqui: http://www.milancentralflat.it.
O apartamento é de uma brasileira, a Ivy, que foi muitíssimo atenciosa.
O apartamento superou as minhas expectativas, muito bem mobiliado e confortável.
A localização, perto da estação central, que a princípio me deixou um pouco temeroso, mostrou-se uma excelente escolha, principalmente para pequenas viagens aos arredores de Milão. Pode-se andar de noite pelo trajeto estação - flat sem problemas pois sempre havia movimento.
Fica a recomendação.

Silvia
SilviaPermalinkResponder

Olá!!! Seu blog é com certeza o melhor para dicas e orientação.
Vou em novembro com um grupo para Itália e como algumas passagens precisavam ser compradas com milhas, a chegada e partida é de Milão.
O roteiro é o seguinte: chegada as 13 hrs e ida no mesmo dia para Roma, de trem.
Reservamos o Hotel Barberini que é em frente a uma estação do metrô.
Gostaria de saber qual é o tempo razoável para a compra do trem, uma vez que temos que pegar as malas, passar pela imigração e pegar o trem para a estação central.
Agradeço antecipadamente.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvia! O ideal nesses casos é pernoitar no local da chegada, seguindo viagem no outro dia cedo. Você elimina por completo esse stress de chegar a tempo de pegar um trem ou levar chá de banco na estação. Caso você queira mesmo ir no mesmo dia, recomendo comprar a passagem de trem pelo menos 4 horas depois da chegada do avião. (Note que a viagem fica interminável, vocês vão chegar esbodegados em Roma.)

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Concordo com a Bóia. Milão é uma cidade que vale a pena ficar umas horas e vc poderia dar essa "quebrada" no cansaço. Poderia aproveitar pra dar uma passeada tranquila para ver o Duomo, jantar e dormir bem e sair tranquila no dia seguinte para Roma.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentar novamente

Atenção: Bóia de férias! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 1º de fevereiro de 2017. Obrigado pela compreensão.

Cancelar