Paris

Nasci para flanar

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

A receita é clássica, não fui eu que inventei. Para aproveitar Paris ao máximo, basta pôr em ação o mais parisiense dos verbos: flâner. Flanar. Caminhar ao acaso. Dominar a arte de observar com discrição.

No caminho é impossível não topar com cartões-postais – que ficam ainda mais inesquecíveis quando aparecem assim, do nada, sem avisar. Mas veja bem: Paris não está apenas nas visões grandiosas. Está nos mercadinhos, nos cafés fuleiros, e sobretudo na incrível noção de elegância que todos parecem compartilhar.

E quanto à famosa rispidez dos parisienses – responda “Bonjour, Madame” ou “Bonjour, Monsieur” a cada bom-dia que receber nas lojas e restaurantes, e você vai ver como a sua percepção vai mudar.

415 comentários

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Vou ficar, então, em Portovenere.
Duas noites...
Entrego o carro em La Spezia e vou me hospedar em Portovenere.
Daí pra ir para Paris, que é dúvida, vou de Gênova?
Trem ou avião?
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Zé Maria! A Air France voa de Gênova a Paris em 1h45. A easyJet voa de Pisa a Paris (Orly) em 1h55, com preços menores. Evite a Ryanair, que voa de Pisa a Beauvais (1h30 de ônibus de Paris).

De trem é chato, a viagem menos atribulada entre Gênova e Paris leva 10 horas com baldeação em Nice. Para ir de trem, o melhor é ir de Gênova a Turim (1h40 de trem), dormir uma noite e ir no dia seguinte no trem direto Turim-Paris que leva 6 horas.

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Perfeito!
Estive hoje em Pienza e fervia de brasileiros.
Acho que deveriam colocar uma estátua do Riq na entrada da cidade?

Marcia Regina Pelucio Winck

Contratei um pacote com a Vitor e foi a maior roubada. Não indiquem essa companhia que não é de confiança. Estou em Paris e contratei o Vale do Loire tenho toda documentação do horário que nos buscariam no Hotel passaram 30 minutos antes. Tenho o valcher e o e-mail com o horário. Ficamos prontos 30 minutos antes conforme recomendado e não vieram nos pegar. Não respondem e querem que eu fique no prejuízo. Não indiquem para ninguém mais passar por isso é ter todo esse prejuízo financeiro.

Fatima Gamallo

Acabei de voltar de Paris, foram 10 dias muito bem aproveitados, e vai pelo Riq, compre o Paris Museum Pass, vale muito a pena, você ganha muito tempo evitando as enormes filas. Teve um dos dias que estava chovendo e as pessoas permaneceram em fila na chuva, no Beaubourg, enquanto nós entramos e já começamos a ver as exposições. Ninguém quer perder tempo de viagem em fila, né! As outras dicas de roteiro também são precisas e ajudaram muito! O roteiro para Giverny é perfeito, segui à risca, foi um passeio inesquecíve, a um custo ótimo, por transporte público, e no meu tempo! Pode seguir, sem erro, vai por ele! wink

Fatima Gamallo

Marcia Regina, também não gostei da experiência que tive com a Viator, em Boston há dois anos. Não indico essa empresa! Em Paris, só segui o VnV, o Conexão Paris e fiz tudo com transporte público, por conta própria e no meu tempo! Dá um pouco de trabalho para planejar, mas é muito melhor!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar