Paris

Nasci para flanar

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

A receita é clássica, não fui eu que inventei. Para aproveitar Paris ao máximo, basta pôr em ação o mais parisiense dos verbos: flâner. Flanar. Caminhar ao acaso. Dominar a arte de observar com discrição.

No caminho é impossível não topar com cartões-postais – que ficam ainda mais inesquecíveis quando aparecem assim, do nada, sem avisar. Mas veja bem: Paris não está apenas nas visões grandiosas. Está nos mercadinhos, nos cafés fuleiros, e sobretudo na incrível noção de elegância que todos parecem compartilhar.

E quanto à famosa rispidez dos parisienses – responda “Bonjour, Madame” ou “Bonjour, Monsieur” a cada bom-dia que receber nas lojas e restaurantes, e você vai ver como a sua percepção vai mudar.

Quando ir

Não existe época imprópria para visitar Paris. Mas tampouco — pelo menos do ponto de vista meteorológico — existe uma época perfeita.

Os céus de Paris costumam estar mais cinzentos do que ensolarados, e é difícil escapar de alguma chuva, não importa quando você vá. Nevar é raro (quando acontece, é mais para o finzinho de janeiro ou em fevereiro).

Agosto é o mês em que parece haver mais turistas — mas é porque muitos parisienses tiram férias e saem da cidade. Alguns restaurantes e lojas voltados para os moradores podem dar férias coletivas, mas a Paris dos turistas continua funcionando.

Como chegar

A Air France e a TAM voam direto de São Paulo e do Rio.

A TAP liga São Paulo, Rio, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Porto Alegre e Campinas a Paris com uma conexão em Lisboa. Todas as outras cias. aéreas que levam para a Europa também chegam a Paris, saindo de São Paulo e/ou do Rio, com uma conexão.

Se você já estiver na Europa, venha de trem de Londres (2h20), Amsterdã (3h20), Colônia (3h15) ou da Suíça (3h30 de Genebra, 4h30 de Zurique).

Vindo de Portugal, da Espanha, da Itália ou de qualquer outro país, prefira o avião.

Onde ficar

Paris é dividida em 20 bairros numerados, ou arrondissements (diga: arrondiss’mã) organizados em espiral a partir do coração da cidade, onde estão a estação Châtelet (a mais movimentada) e o Louvre.

Quanto mais baixo o número do arrondissement, mais central é a sua localização (e mais fácil fica para você se locomover). Tente ficar entre os arrondissements 1 e 6 (Châtelet/Louvre, Bourse, Marais, île St.-Louis, Quartier Latin, Sorbonne, St.-Germain), e você chegará mais rápido a qualquer canto da cidade.

Evite barbadas em fim de linha de metrô; a dica é não se hospedar perto das “Portes”, que são os limites de Paris.

Daqui pra onde

Se for a sua primeira vez em Paris, não fique menos do que cinco dias inteiros. Menos que isso, só vai dar para ver a Paris que você já ‘conhecia’ antes de sair de casa.

Para quem fica mais tempo, dá para escolher um bate-volta de trem — como a Reims (45 min.), Chantilly (1h), Chartres (1h), Troyes (1h30), Nancy (1h30) ou Strasbourg (2h30). Bruxelas (1h25) e/ou Bruges (2h30), também podem ser encaixadas como pit stops no caminho a Amsterdã.

Se for para o Vale do Loire (2h de carro), fique ao menos duas noites. O Mont St.-Michel (3h30 entre trem e ônibus) também fica bem melhor com pernoite.

Paris no Viaje na Viagem

208 comentários

Ludmila
LudmilaPermalinkResponder

Acabei de ter meu voo de volta alterado e agora vou ficar quase 12h em Paris, em um sábado. Gostaria de dicas sobre o que fazer (e o que evitar), levando em consideração que eu não conheço a cidade!
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ludmila! Nesses casos o melhor é passear pela cidade sem perder tempo em filas ou entrar em museus. O Batobus proporciona um passeio bacana:

http://www.viajenaviagem.com/2013/10/paris-batobus-barco-onibus-pelo-sena

Matteo
MatteoPermalinkResponder

Eu fui alguns anos atras e consegui ficar so um dia. Mas o roteiro ficou bom smile Se quiser ver os detalhes do roteiro ta aqui: http://embarqueprioritario.com/2014/10/24/paris-rodando-um-dia-na-capital/

Renata
RenataPermalinkResponder

Olá! Adoro o blog e sempre consulto para minhas viagens!
Estou super feliz por planejar minha primeira viagem com meu marido à Europa e Paris é a "hors concours" do nosso roteiro!
Pensamos em fazer RJ-Lisboa / Lisboa-Paris / Paris-Londres / Londres-RJ (Paris-Londres de trem e o restante, pela TAP).
Navegando e lendo sobre os posts, estou imaginando 6 dias em Paris e 6 em Londres e 4 em Lisboa, sem contar com os dias de deslocamento.
Acha que é o suficiente?
Outra dúvida crucial: a época! Estou na dúvida sobre Março (mais barato, mas ainda um pouco frio), Abril ou Maio, com tempo mais ameno, mas com custo mais alto... Me dê uma luz??
Obrigada e parabéns pelo trabalho nota 1000!! wink

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! O roteiro está redondo. Março ainda terá temperaturas de inverno em Londres e Paris, mas com dias já mais longos do que em dezembro e janeiro.

Cris
CrisPermalinkResponder

Boia, essa roda gigante de Paris é do tipo "capsulas" como a London Eye ou é do tipo "cadeirinha pendurada"? Segui o link e percebi que desta vez a roda ainda estará montada durante minha estadia!

Se é do tipo "cadeirinha pendurada", não seria meio congelante andar nela no inverno?

Abs,

Cris

Cris
CrisPermalinkResponder

Escrevi a pergunta no comentário errado! Pardonnez-moi!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cris! Você chegou a ver o vídeo da construção naquele link? É bonitinho! smile São como cápsulas, no mesmo esquema da London Eye, porém menores.

Karoline
KarolinePermalinkResponder

Desculpa dar pitaco na resposta, mas fiz algo parecido ano passado e nos arrependemos de voltar por Londres pq a taxa de embarque é caríssima, algo como R$500,00. Na época partindo de Paris seria muito mais barato.

maria da graça souza de almeida

pode me informar se em 09/11/2014 já estara montada a roda gigante em paris? obrigada graça

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria da Graça! Este site indica que a roda gigante estará montada para mais uma temporada em Paris a partir do dia 14 de novembro: http://www.sortiraparis.com/arts-culture/balades/articles/45110-la-grande-roue-de-la-concorde-a-paris

maria da graça souza de almeida

obrigada mais uma vez pela gentileza , infelizmente vou sair de paris dia 13/11, vai ficar pra próxima .Graça.

Mônica
MônicaPermalinkResponder

Olá! Qual o melhor mês para visitar Paris, Setembro, Outubro ou novembro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mônica! Setembro estará mais quentinho, outubro oferecerá as folhas ficando amarelas e vermelhas.

franciss
francissPermalinkResponder

Prezado Ricardo Freire,
boa noite.
Como não encontrei nenhum post específico, faço o comentário sobre acesso a internet em Paris nesta página inicial e peço-lhe que, se considerar adequado, realoque-o da melhor maneira.
A partir das informações do Conexão Paris, ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle comprei o chip pré-pago da Lebara na livraria Relay (10 euros - não tem o nano sim do iphone 5, só mini e micro sims) e um cartão de recarga de 30 euros. Ao chegar no hotel usei o wifi para cadastrar-me, ativei a linha de voz e um pacote pré-pago de internet por 30 dias - Forfait illimité 24,99€ (ligações e SMS na França metropolitana sem limite, gratuito de lebara para lebara, e 10 GB de internet, além de ligações para números fixos no Brasil por 1c/minuto, para celulares do Brasil por 15c/minuto e SMS para celulares do Brasil por 15c/mensagem). O chip funcionou perfeitamente em Paris, Versalhes e Disneyland. Havia carregado no celular os guias e-books da kobo e da amazon, e com internet foi mais fácil localizar as atrações e traçar os caminhos, a pé ou de carro, além de utilizar os links dos guias eletrônicos. A solução mostrou-se tão prática que não pretendo carregar guias em papel na próxima viagem.
Um cordial abraço
Franciss.

Neto
NetoPermalinkResponder

Boa noite!

Qual a melhor regiao para ficar por 7 dias em Paris?

Somos um casal jovem.

Pensamos em alugar um ap.

Abs e obrigado,

Neto

Fernanda Souza

Oi Ricardo!! Tudo bem? Vc sabe qual a idade minima para assistir o Moulin Rouge? Mto obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Quem responde é A Bóia. O Moulin Rouge aceita crianças a partir de 6 anos.

https://www.moulinrouge.fr/reservations

Daniel
DanielPermalinkResponder

Faz um desses guias sobre Atenas, não acho em lugar nenhum.

monica albano
monica albanoPermalinkResponder

Vale do Loire de TGV. Dá certo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Monica! O TGV leva a Tours, de onde é possível seguir de trem regional ou ônibus a alguns castelos. Um trem regional leva de Paris a Blois, que tem um castelo na cidade e outros nos arredores, aonde se pode ir de ônibus no verão. Mas o ideal é, ao chegar em Tours, alugar um carro.

Leia:

http://www.viajenaviagem.com/2012/04/5-castelos-top-no-vale-do-loire

Marília
MaríliaPermalinkResponder

Oi Bóia! Quero visitar Paris, e como bem disse o post, Paris se conhece flanando! Adorei pois é justamente o que pretendo fazer. Das cidades que eu pretendo ir conhecer nessa viagem, Paris certamente é meu xodó.
Mas minha dúvida é a seguinte: Colocar Paris como primeiro destino, tendo em vista que ainda não estaremos tão cansados pra andar bastante, ou deixar Paris por último, como um "grand finale"?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marília! O Ricardo Freire sempre recomenda deixar por último o destino pelo qual você tem maior expectativa.

Renata
RenataPermalinkResponder

Riq, como sempre, recorrendo a vocês do VnV.
Minha dúvida é a seguinte: estou organizando nossa viagem à Europa e obviamente temos um orçamento que não permitirá muitos luxos. Então, pela sua experiência, o que é melhor priorizar (em que é mais inteligente investir): localização da hospedagem, passeios, bate e voltas,...? São tantas possibilidades, que está dificil estabelecer uma ordem de prioridade...
Já li sobre comentários da galera aqui sobre hotéis e estou receosa - um hotel mais em conta e distante dos lugares mais badalados ou tirar alguns eventos e investir em um hotel num lugar q nos permita mais caminhadas e menos deslocamentos de metro, por exemplo?
Nossas passagens de avião ja estão compradas: serão 2 dias em Lisboa, 6 Londres, 6 Paris, pit stop em Bruxelas e fechando com mais 2 em Amsterdã (trechos Londres_Paris e Paris_Bruxelas_Amsterdã de trem - vamos comprar conforme orientaram, 90 dias antes).
Pensamos ainda em um bate_volta em Liverpool e Eurodisney.
Enfim... se puderem dar uma luz...
Agradeço muito!
Beijos à toda equipe

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Quem responde é A Bóia. Vale mais focar na localização. Um hotel bem-localizado mas que seja assim-assim funciona melhor que um ótimo hotel mal localizado.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi Renata. O trem Paris-Amsterdam (www.thalys.com) começa a vender passagens com 90 dias de antecedência, mas o Londres-Paris (www.eurostar.com) as vezes vende com até 6 meses de antecedência. Quanto antes você comprar, melhor o preço e os horários.

Renata
RenataPermalinkResponder

Obrigada pelas dicas, Bóia e Neftali!
Abraço!! wink

Celso
CelsoPermalinkResponder

Bom dia preciso de algumas dicas de onde passar o reveillon em paris.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Celso! Para dicas de Réveillon em Paris, veja: http://www.viajenaviagem.com/reveillon-2015

CARLA MORAES
CARLA MORAESPermalinkResponder

vou para madri em dezembro,apenas 3 dias...o nh eurobuilding é bem localizado?e um bairro mais boêmio e jovem?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carla! Para ajudar a manter o site organizado, você pode repetir a sua pergunta em um post sobre Madri, como este aqui?
http://www.viajenaviagem.com/destino/madri/

Obrigada. smile

Miguel Ottaiano

Olá gostaria de tirar 2 dúvidas, vanos ficar em Paris 5 dias 21 a 26/12 e se acha que faz diferença ir dia 24 ou 25 para Disney, vc sabe se tem alguma programação especial nesses dias e também se vale mesmo a pena conhecer a feira de Natal de Strasbourg?

Luiz Onofre
Luiz OnofrePermalinkResponder

Obrigado pelas dicas muito úteis que vc nos colocam neste site.

ana feijo
ana feijoPermalinkResponder

vou em dezembro para Paris , e depois vou de trem eurostar para Londres gostaria de saber quantas malas e o peso que podem ser levados no trem , obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! O site da Eurostar indica que você pode levar no máximo duas malas que sejam menores do que 85cm em seu comprimento mais longo.

Izaura
IzauraPermalinkResponder

Vamos estar em Paris no período de 21 a 26/12. Gostaria de saber se no dia 25 é tudo fechado como aqui no Brasil e onde você indicaria para assistirmos uma missa de Natal.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Izaura! Temos uma dica de leitor sobre o Natal de Paris aqui: http://www.viajenaviagem.com/2014/09/onde-passar-natal-viagem-ceia-festa-dicas/comment-page-1#comment-438845

Museus e atrações do gênero fecham no dia 25.

CASSIA SANTOS
CASSIA SANTOSPermalinkResponder

Boa Tarde!
Vou fazer uma para Paris com meu marido e meu filho de 15 anos e iremos ficar 5 dias, gostaria em saber quanto devo levar em EURO, estamos com o hotel pago e se tb devemos levar o cartão pre-pago e ou cartão de credito.

Marcelle
MarcellePermalinkResponder

Vou passar 3 dias em Paris em março. Já conheço a cidade e pensei em fazer um bate-e-volta a algum lugar algum dia. A princípio pensei em reims-epernay, porém as principais caves estão fechadas. Que outro lugar vc indica, considerando a época? Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelle! Bruxelas está a 1h20 de trem. Strasbourg, a 2h20.

http://www.viajenaviagem/destino/bruxelas

http://www.viajenaviagem.com/destino/strasbourg

Cristiane Borges

Olá Marcelle, Versailles seria a primeira opção, se não conheceu ainda. Uma outra boa opção é Bruges na Bélgica. Cidade muito agradável. Você terá que ir para Bruxelas e de lá pegar um trem regional para Bruges e passar o dia e voltar para Paris. Boa viagem!

Ray
RayPermalinkResponder

Ola, gostaria de saber como a melhor forma dea aproveitar uma viagem de 20 dias que vou fazer com minha mãe para Paris? Queremos ficar +- 10 dias em Paris e o restante queriamos aproveitar para conhecer locais religiosos na França ou paises que estajam perto e seja facil irmos. Mas nao sabemos muito sobre essas coisas. 1 viajem para europa! Obg!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ray! Desculpe, não fazemos roteiros personalizados. Use as dicas deste guia para montar o seu roteiro smile

Dillemba
DillembaPermalinkResponder

Olá, Riq e Bóia. Por favor me ajudem. Sigo sempre os posts do Riq e levo muito em consideração as opiniões dele. Queremos voltar à Paris no próximo ano. Com as milhas que temos dá para ir de nossa cidade à Londres e voltar de Paris para casa. Aí teríamos que fazer Londres-Paris pelo Eurostar, que para 2 pessoas fica em 84 euros, o que é bem razoável. Vocês acham viável ou é loucura? Mais uma vez obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dillemba! Não há nada de loucura na proposta smile

TVS Internacional

Olá internautas que adoram Paris, que já foram ou pretendem visitar esta bela cidade. A Televisão TVS realizou matérias em vídeo neste ano de 2014. Assistam à playlist e vejam mais de Paris!
http://www.youtube.com/playlist?list=PLjUt6iyhUzn_NoW9ruZ1XpUw-6sXyskt1

Ana Isabela
Ana IsabelaPermalinkResponder

Olá, estou programando minhas férias para agosto do ano que vem e estou pensando em ir para Paris e Itália com meu marido. E a primeira vez que saio do pais, nem eu nem meu marido falamos nenhuma outra língua, e gostaria de saber como e mais viável planejar esta viagem, se devo comprar um pacote de viagens com hospedagem, passeios e ovos, ou se devo fechar por conta proporia cada um desses serviços, direto na internet, qual fica mais em conta?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Isabela! Nós gostamos de viajar por conta própria. Entenda os prós e os contras: http://www.viajenaviagem.com/2010/09/o-que-e-melhor-pacote-excursao-ou-conta-propria

Cristiane Borges

Oi Ana Isabela,
Sempre gosto de fazer tudo sozinha e acho mais barato e monto do jeito que quero. A primeira coisa que deve fazer é definir os locais e quanto tempo em cada local. A partir daí compre as passagens de avião de ida e volta, chegando pelo primeiro local que pretende conhecer e saindo pelo último local (sugestão do Ricardo Freire que sempre sigo). Depois defino os hotéis de acordos com as sugestões que sempre encontro aqui. E, por fim, vejo os passeios e as passagens de trem de um local para outro. Não é fácil, mas dá para fazer sim. O mais legal é que você já começa a conhecer os locais e curtir a viagem a partir da programação. Boa viagem!

Paulo Avila
Paulo AvilaPermalinkResponder

Tenho 16 dias livres na França com minha esposa. Pretendo passar em Paris, Vale do Loire, Nice, e Cote D'Azur...pode me dar dicas de como melhor aproveitar estes dias...??? Por exemplo ir de trem ou alugar carro?? Tempo em cada cidade?? Melhor regiao para se hospedar?? Atrativos turísticos nas cidades....Desde já agradeço.

Renata
RenataPermalinkResponder

Temos 15 dias (com folga para um pouquinho mais, se for o caso) de férias e meu marido fará uma etapa ciclística do Tour de France, em Saint Jean de Maurienne. Sendo assim, após 4 noites em Saint Jean de Maurienne, imaginei descermos de carro para Nice, ficar por lá uns 3-4 dias e pegar um avião para Paris, onde terminaremos o restante dos dias. Vale a pena ficar mais dias em Nice?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata!

Leia sobre Nice nos posts que falam de Nice, como este:
http://www.viajenaviagem.com/2013/02/hoteis-na-cote-dazur-e-provence-onde-voce-ficou

cintia
cintiaPermalinkResponder

entre 12 a 30 de janeiro nao sera possivel visitar o topo da torre Eiffel? pelo que entendi estarao em obras.
E isso mesmo?
grata,
Cintia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cintia! Sim, é isso mesmo sad

Caio Davanso
Caio DavansoPermalinkResponder

Oi Boia, boa noite!
Estou aqui novamente, porque estava conversando com a minha esposa e ela quer ficar em Paris, mas queria pelo menos conhecer um pouquinho de Amsterdam.
Como havia dito, meus dias serão muito curtos, queria uma consulta sua.
Eu chego em Amsterdam no dia 15/05 ao meio dia, queria saber se dessa forma que vou dizer abaixo seria legal;

Chegada em Amsterdam dia 15/05 ao meio dia- ir direto de avião para Paris;
16/05 a 19/05 - Paris e ir embora ao meio dia de avião para Amsterdam;
19/05 a 20/05 -Amsterdam;
21/05 - retorno Brasil;

ou

Chegada em Amsterdam dia 15/05 ao meio dia- ficar esse dia em Amsterdam;
16/05 a 19/05 - ir para paris cedo de trem bala e ficar ate a tarde do dia 19/05;
19/05 a 20/05 - curtir o fim do dia em Amsterdam e o outro dia todo em Amsterdam;
21/05 Volta para o Brasil.

O que me diz Boia? Qual dos dois seria melhor?
Obrigado pela costumeira atenção e seu site está me salvando em varias dicas.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Caio! Com seis dias, querendo ir a Paris, recomendamos dedicar todos a Paris.

(Esse é o problema de comprar a passagem por impulso, Caio. Viajar mal custa caro, mesmo que a passagem tenha saído baratinha.)

Caio Davanso
Caio DavansoPermalinkResponder

Oi Boia, boa noite!
Muito obrigado pela sua ajuda e atenção.
Seguirei suas dicas.

Rosana
RosanaPermalinkResponder

Comprei um pacote terrestre da CVC para a Europa e tenho minimo conhecimento (apenas escrito) em ingles,
Como o titulo era Europa para Brasileiros, pensei que teria companhia de brasileiros, mas depois soube que nem sempre isso acontece.
Vou desembarcar na Franca e estou apavorada com medo de nao conseguir retirar a bagagem e de nao encontrar a pessoa que fara o tranfer ate ao hotel.
Alguma dica ou melhor desistir?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosana!

O pessoal de terra da cia. aérea prestará auxílio se necessário. Na dúvida, basta seguir os outros passageiros brasileiros que estarão com você até a imigração. Haverá uma pessoa com o seu nome escrito numa placa à sua espera no saguão do aeroporto.

Rosana
RosanaPermalinkResponder

Olá!
Nao existe um formulario para chegada em Paris? Quando voce diz seguir ate a imigração seria para entrevista obrigatoria a todos?
Muito agradecida pela rapidez da resposta e atenção!

Rosana
RosanaPermalinkResponder

Desculpe-me, na postagem anterior, leia-se transfer...
Gostaria de acrescentar que nao sei tambem como funciona
a passagem pela imigracao.
Obrigada!

ALEX HORA
ALEX HORAPermalinkResponder

Olá Ricardo tudo bem. Estou indo fazer minha primeira viagem a Europa com minha esposa e filho. A data é meados de junho (11) retornando dia 30. Ja tenho passagem aerea para Londres, e retornando por frankfurt. A ideia é de londres, ir a Paris levar meu filho na eurodisney e depois seguir viagem. Queremos conhecer alem de londres e paris, amsterda , bruges, e finalizar nossa viagem em frankfurt na alemanha. Estou pensando seriamente, alem de utilizar transporte de trem, alugar um carro e viajar por alguns desses destinos. Olhei um carro alugado saindo de paris e entregando em frankfurt e o preço foi bem acessível. Pode me dar algumas dicas para essa tao sonhada viagem, meu filho tem 4 anos. Abraço e parabéns pelo site.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alex! Quem responde é A Bóia.

Será que você viu o valor da taxa de retorno? Pegar um carro num país e devolver no outro incorre em sobretaxas.

De todo modo, o melhor é alugar e devolver o carro na Alemanha, até porque a viagem entre Paris, a Bélgica e a Holanda é melhor feita de trem. Seu filho vai adorar viajar de trem.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/destino/bruxelas

http://www.viajenaviagem.com/destino/bruges

http://www.viajenaviagem.com/destino/amsterda

Aroldo da Cruz Lara

Bom dia. Vou para Paris em Set/2015 (férias) por aprox. 20 dias. Quero saber - por gentileza - se é viável usar Paris como ponte-base para outras cidades (bate-volta): Londres, Bruxelas, Amsterdã, Genebra, etc. de TGV. E ainda gostaria de terminar em Milão e retornar de Roma. Muito obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aroldo! Não é não. Faça uma viagem convencional. Comece seu planejamento aqui:

http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa

Aroldo da Cruz Lara

Grato pelo pronto retorno.

Monica
MonicaPermalinkResponder

Olá Ricardo,
O que vc acha desse roteiro? Vou em setembro setembro
Quanto a Paris conheço bem, já fui várias vezes, mas as outras regiões não. Portanto, queria saber sua sugestão se incluo algum lugar...
Chego em Paris e pego o carro e vou:
1 a 2/9 - Orleans
2 a 3/9 - Amboise
3 a 4/9 - Saint Emillion
4 a 6/9 - Bordeaux
6 a 12 - Paris

Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mônica! Quem responde é A Bóia. O Ricardo Freire não é muito favorável a pernoites simples. Acha mais aproveitável montar bases e de lá fazer passeios circulares. Ele escolheria entre Orléans e Amboise e entre St. Emilion e Bordeaux para dormir nos dois dias de cada etapa da viagem.

Sandra
SandraPermalinkResponder

Bom dia !!
Preciso de orientacão,me ajudem!
Primeira vez em Paris.O VnV me ajudou na viajem para a Italia, Obrigada!
Quero comprar passagem pela Eurotar de Paris/Londres 31/03/15 e volta 01/04/15 para duas pessoas e a volta tem como desembarcar direto no aeroporto Charle de G?
Agradeco a atencão.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandra! Não há trens diretos. Você pode fazer uma baldeação em Lille para pegar o TGV que vai para Charles de Gaulle ou pegar o direto a Paris e, ao chegar no ponto final na Gare du Nord, pegar o trem RER para o aeroporto.

Sandra
SandraPermalinkResponder

Obrigada pela resposta.
Mais algumas questões:
O preço da passagem está 43 euros, é isso mesmo?
Se eu demorar mais, corro o risco da tarifa subir?
Quero ir em alguma cidade da Bélgica, devo comprar agora tb?
Grata.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandra! Não temos condição de simular preço de passagem em tempo real para todos os leitores. Se você encontrou esse preço, saindo de Londres e chegando em Paris, então é esse preço. As tarifas descontadas aparecem com 120 dias de antecedência e vão rareando à medida que se aproxima a data da viagem, quando então você só encontrará tarifa cheia.

Sandra
SandraPermalinkResponder

Obrigada Bóia!!

Adolfo
AdolfoPermalinkResponder

Sandra, as passagens do Eurostar podem subir muito, quanto mais próxima a data da viagem. Já vi tarifas de mais de 200 euros só a ida. Tente antecipar a compra o máximo possivel.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

É verdade, Adolfo. Começa em 43 e vai até 250 Euros comprando na hora. Lembrando que os melhores preços estão disponíveis 6 meses antes.

Sandra
SandraPermalinkResponder

Obrigada à todos!!!
Comprei ontem (:

andreia
andreiaPermalinkResponder

Ola , estou querendo saber como é o clima em janeiro em Paris, o frio é suportavel para passear andando na rua ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andreia! Espere mínimas de zero grau. Ninguém agüenta muito tempo ao ar livre, mas para isso existem os espaços fechados.

Adolfo
AdolfoPermalinkResponder

Já peguei -10ºC em Paris em Janeiro, mas não é comum. Além do frio, conte com poucas horas de claridade.

lais
laisPermalinkResponder

olá, estou montando meu primeiro roteiro pela europa e estou com muita duvida na divisao das cidades, o que voce acha dessa divisão:27/4 – BSB-PARIS
28/4 – PARIS – CHEGADA AS 12:30
29/4 - PARIS
30/4 - PARIS
1/5 - PARIS
2/5 -PARIS – VENEZA (mestre)
3/5 – VENEZA (mestre)
4/5- VENEZA (ida a verona)
5/5 – VENEZA (mestre)-FLORENÇA
6/5 -FLORENA
7/5 – FLORENÇA
8/5 - FLORENÇA - ROMA
9/5 - ROMA
10/5 - ROMA
11/5 - ROMA
12/5 - ROMA - LISBOA
13/5 - LISBOA
14/5 - LISBOA
15/5 – LISBOA – BRASIL – CHEGADA AS 15:15

inclui lisboa pois vamos fazer um stopover de 2 dias lá, então não temos como modificar.
Até mais.

Sabrina
SabrinaPermalinkResponder

Amei "flanar" por Paris, valeu as dicas do blog! Não acho que encontrarei em nenhum outro lugar do mundo a mesma sensação que tive ao estar lá. Registrei alguns momentos da minha viagem aqui: http://liveforexperiences.blogspot.com.br/
Foi só perfeito!

Cris
CrisPermalinkResponder

Bóia e demais,

Como está a situação em Paris após o atentado da última quarta-feira? No momento estou em Berlim, onde está tudo tranquilo. Mas na próxima terça-feira, eu irei para Paris, onde ficarei uma semana.

Vou de Tegel até o CDG de Air France. Provavelmente vou enfrentar uma demora no embarque, pois creio que a segurança deve estar reforçada. Mas gostaria de saber se tem alguma recomendação em Paris quanto ao uso do metrô. Minha família está no Brasil (viajei sozinha desta vez) e estão bem apreensivos!

Alguém tem alguma informação sobre a situação no momento?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cris! Só haverá problemas se houver manifestações marcadas no seu caminho.

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

olá, excelente site! pretendo ir para Paris em março e depois quero ir de trem para Barcelona, de lá pretendo voltar para o Brasil. Li que no trem eles ficam com nosso passaporte na opção viagem noturna. Terei algum problema ao cruzar os países?? o que pretendo pode ser feito?

Nina Schuster
Nina SchusterPermalinkResponder

Olá, tenho uma dúvida sobre hospedagem. Encontrei um apartamento na Rue de Verneuil, número 50. Esse é um bom local para ficar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nina! Fica em St.-Germain. É um endereço chique.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2011/10/em-que-regioes-de-paris-e-melhor-se-hospedar

Isabelle
IsabellePermalinkResponder

Olá pessoal! Gostaria de saber se vocês têm alguma recomendação sobre imigração nessa época pos-ataque. Chego de avião em londres dia 25/01 e vou de eurostar a paris em 30/01. Como está a fiscalização por lá? Vocês têm notícias? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Isabelle! Continua tudo como antes, no máximo vão revistar as bagagens com mais cuidado.

Hugo Hiroshi Enya

Boa noite!

Eu e minha esposa estamos montando nosso roteiro pela Europa. Em um dos trechos faremos Paris - Mont St.-Michel - Londres.
Gostaríamos de saber se neste caso é melhor voltar de St Michel a Paris e de lá ir para Londres, ou fazer o percurso direto de lá?
Vimos sobre o Car Ferry, mas nos pareceu bem longo e caro... não sabemos realmente o que vale a pena.

Obrigado.
Hugo Enya

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Hugo! A experiência de passar a noite em Mont St.-Michel é especial. Dê uma olhada: http://www.viajenaviagem.com/2009/09/uma-escapada-ao-mont-st-michel/
Para seguir para Londres, vale voltar para Paris para pegar o trem.

Mariha Camelo
Mariha CameloPermalinkResponder

Olá! Irei em março para Paris e gostaria de saber como fica o clima?! Estarei no dia de marços ate 2 abril. O frio ainda é "brabo"? Também estou interessada em saber quem está em Paris nessas épocas de atentado e saber como está nos pontos turísticos.

Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariha! Ainda estará bastante frio, espere mínimas abaixo de 10ºC rotineiramente.

Na TV é sempre pior do que na vida real. Os parisienses não se mudaram de Paris e continuam a viver suas vidas normalmente.

Mariha Camelo
Mariha CameloPermalinkResponder

Obrigada Boia!!!!

Mara
MaraPermalinkResponder

Ola! Pretendo ir a Paris na minha lua de mel e gostaria de sugestões de passeios por cidades ou países próximos, mas sem ter que pegar avião. Pretendemos ficar 10 dias e queria mto conhecer a Itália (Roma e Veneza), mas nesse caso teríamos que pegar avião não é isso? Grata!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mara! Para passeios que não precisem de avião, veja a seção Daqui pra onde?, nesta página.

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

obrigado pela dicas!

Você conhece algum site que eu possa reservar mais de um hotel e pagar tudo junto ? (como se fosse montar um pacote.. com hotel em paris, londres, roma e veneza, e pagar tudo junto)?

Obrigado smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! Não, mas você pode ir numa agência de turismo e fazer isso por lá.

Tiago
TiagoPermalinkResponder

Olá.... boa noite! Pretendo passar minha lua de mel em Paris no mês de outubro e gostaria de ter uma idéia de quanto é o gasto estimado por dia para passear pelos principais pontos turísticos durante 7 dias. Pretendo me hospedar no Hotel de L'Alma - Arrondissement 7. Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tiago!

Dê uma olhadinha neste texto:
http://www.viajenaviagem.com/2013/07/como-estimar-gastos-viagem/

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Pergunta:
- Indo de trem (Thalys) é possível levar na bagagem garrafas de vinho e champanhe compradas em Paris no percurso Paris-Bruxelas (parada pra visita no museu Magritte) - Amsterdam?

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar