Paris

Nasci para flanar

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

A receita é clássica, não fui eu que inventei. Para aproveitar Paris ao máximo, basta pôr em ação o mais parisiense dos verbos: flâner. Flanar. Caminhar ao acaso. Dominar a arte de observar com discrição.

No caminho é impossível não topar com cartões-postais – que ficam ainda mais inesquecíveis quando aparecem assim, do nada, sem avisar. Mas veja bem: Paris não está apenas nas visões grandiosas. Está nos mercadinhos, nos cafés fuleiros, e sobretudo na incrível noção de elegância que todos parecem compartilhar.

E quanto à famosa rispidez dos parisienses – responda “Bonjour, Madame” ou “Bonjour, Monsieur” a cada bom-dia que receber nas lojas e restaurantes, e você vai ver como a sua percepção vai mudar.

318 comentários

pedro
pedroPermalinkResponder

Vou `a Paris, Barcelona e Amsterda. Será minha primeira vez na Europa. Em paris, queria saber se é comum as pessoas andarem de mala de viagem pelas ruas e metros até o hotel ou aeroporto. É seguro? É viável andar nas ruas e descer nas estações de metro com malas razoavelmente grandes? Tenho mais uma dúvida: caso eu utilize o serviço da easybus, ao chegar na Place Andre Malraux existe algum ponto de taxi próximo? já que não estarei com o celular operando.
Desde já agradeço a atenção.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pedro! Viaje apenas com uma mala média, de quatro rodinhas, que meça no máximo 65 cm quando de pé, e uma bolsa ou mochilinha. Sempre será necessário subir escadas quando você andar de metrô. Paris é uma cidade com falta crônica de táxis, mesmo nos pontos de táxi.

Fabiani Muller

Consigo comprar ingresso para o segundo andar estando no primeiro? Consegui apenas comprar o almoço no restaurante do primeiro andar na data que estarei em Paris pela paris city vision.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiani! Sim.

Janete
JanetePermalinkResponder

Olá bom dia
Vi que ha duas modalidades de comprar tickets de trem na Franca (1) Bilhete (um ou mais trajetos) ou Passe de trem (bilhetes validos por dias corridos ou alternados durante um período). O passe de trem acaba saindo mais barato pra quem vai fazer vários trechos, mas como são exigidas reservas em alguns trens pra quem utiliza o passe, minha pergunta é: É fácil conseguir essas reservas? É melhor gastar mais e comprar os trechos mesmo? Li depoimentos de pessoas que compraram o passe e depois tiveram que comprar os bilhetes novamente porque não acharam assentos nos trajetos que precisavam. É possível simular essas reservas antes de comprar o passe? Muito obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Janete! Com exceção dos passes domésticos da Suíça e da Alemanha, passes são roubada. Compre passagens avulsas com antecedência.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentar novamente

Cancelar