Paris

Nasci para flanar

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

A receita é clássica, não fui eu que inventei. Para aproveitar Paris ao máximo, basta pôr em ação o mais parisiense dos verbos: flâner. Flanar. Caminhar ao acaso. Dominar a arte de observar com discrição.

No caminho é impossível não topar com cartões-postais – que ficam ainda mais inesquecíveis quando aparecem assim, do nada, sem avisar. Mas veja bem: Paris não está apenas nas visões grandiosas. Está nos mercadinhos, nos cafés fuleiros, e sobretudo na incrível noção de elegância que todos parecem compartilhar.

E quanto à famosa rispidez dos parisienses – responda “Bonjour, Madame” ou “Bonjour, Monsieur” a cada bom-dia que receber nas lojas e restaurantes, e você vai ver como a sua percepção vai mudar.

367 comentários

pedro
pedroPermalinkResponder

Vou `a Paris, Barcelona e Amsterda. Será minha primeira vez na Europa. Em paris, queria saber se é comum as pessoas andarem de mala de viagem pelas ruas e metros até o hotel ou aeroporto. É seguro? É viável andar nas ruas e descer nas estações de metro com malas razoavelmente grandes? Tenho mais uma dúvida: caso eu utilize o serviço da easybus, ao chegar na Place Andre Malraux existe algum ponto de taxi próximo? já que não estarei com o celular operando.
Desde já agradeço a atenção.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pedro! Viaje apenas com uma mala média, de quatro rodinhas, que meça no máximo 65 cm quando de pé, e uma bolsa ou mochilinha. Sempre será necessário subir escadas quando você andar de metrô. Paris é uma cidade com falta crônica de táxis, mesmo nos pontos de táxi.

Fabiani Muller

Consigo comprar ingresso para o segundo andar estando no primeiro? Consegui apenas comprar o almoço no restaurante do primeiro andar na data que estarei em Paris pela paris city vision.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiani! Sim.

Janete
JanetePermalinkResponder

Olá bom dia
Vi que ha duas modalidades de comprar tickets de trem na Franca (1) Bilhete (um ou mais trajetos) ou Passe de trem (bilhetes validos por dias corridos ou alternados durante um período). O passe de trem acaba saindo mais barato pra quem vai fazer vários trechos, mas como são exigidas reservas em alguns trens pra quem utiliza o passe, minha pergunta é: É fácil conseguir essas reservas? É melhor gastar mais e comprar os trechos mesmo? Li depoimentos de pessoas que compraram o passe e depois tiveram que comprar os bilhetes novamente porque não acharam assentos nos trajetos que precisavam. É possível simular essas reservas antes de comprar o passe? Muito obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Janete! Com exceção dos passes domésticos da Suíça e da Alemanha, passes são roubada. Compre passagens avulsas com antecedência.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa

Perla Lisboa
Perla LisboaPermalinkResponder

Olá Bóia, vou chegar a Paris pela Paris Nord com malas e gostaria de usar o Uber para chegar até o local da minha hospedagem. Você sabe se o Uber funciona bem em Paris?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Perla! Veja resenhas do Uber em Paris no Yelp:
http://www.yelp.com/biz/uber-paris-3

Mayra
MayraPermalinkResponder

Oi, moro em Paris e posso dizer que o Uber aqui funciona muito bem! Pode pegar tranquila smile

Ana
AnaPermalinkResponder

Aqui na França o Uber anda tendo uma contestação social muito importante: má remuneração dos motoristas, evasão fiscal...

Ouvi falar de duas alternativas mais "sustentáveis": "Allo Cab" e "Chauffeur Privé", pelo jeito na mesma faixa de preço!

VIRGINIA
VIRGINIAPermalinkResponder

Bom dia,

Estou montando um roteiro de 20 dias para a Europa.
Já definimos Paris Amsterdam Londres
Estou com vontade de incluir Berlim também.

O que vc me sugere?

Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Virginia! Sugiro que você veja nosso vídeo sobre quantos dias em cada lugar na Europa:

http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar

Veja também o vídeo de roteiros:

http://www.viajenaviagem.com/2015/03/europa-roteiro-15-dias

Virgínia Gomes

Virgínia,
Lendo sua pergunta (e seu nome), me senti na obrigação de dar "pitaco" na sua viagem...smile Deixe Berlim para outra viagem ! Você não conseguirá aproveitar o melhor dos outros lugares se seu tempo for pequeno. Cogite as opções (ótimas na minha opinião), de visitar pequenas cidades da Holanda, Bélgica e França. Há várias cidades turísticas próximas do trajeto que você percorrerá, de fácil deslocamento e logística. Eu deixaria até Londres para outra viagem...

Rudy Wilson Silva Avelar

Prezados, boa noite!

Tenho 4 ingressos para a final da Eurocopa, mas infelizmente não conseguirei ir. Gostaria de contar com a ajuda de vocês para divulgar para brasileiros que estarão em Paris no dia 10/07/2016 e queiram ir até o evento. Assim realizo a venda e entrega aqui no Brasil mesmo. Estou em São Paulo, conseguem me ajudar por favor?
Obrigado!

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Boia, boa tarde!
Existe voo direto São Paulo/Lyon?
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Zé Maria! Vôos diretos não há. Mas Air France, Iberia, KLM, Swiss e Lufthansa levam a Lyon com uma conexão.

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Ah, obrigado.

felipe dos santos bezerra

Boa tarde.

Pretendo passar 89 dias no terriotorio frances.

Minha duvida é: viajando no dia 16/11/2016 e chegando no territorio frances no dia 17/11/2016, meu periodo de 90 dias começa a contar do dia em que dou entrada no territorio europeu ou quando saio do brasil ?
E na volta o periodo de estada se encerra no dia em que parto do aeroporto frances ou quando entro no brasil ?

Atenciosamente,

felipe dos santos

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Felipe! Contam o dia da entrada e da saída da França

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Boia, bate voltas bacanas à partir de Lyon?
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Zé Maria! Ainda não estivemos por essa região.

Pérouges, Vienne, um tour pela região vinícola do Beaujolais e talvez até uma escapada a Annecy podem ser considerados.

http://www.janelasabertas.com/2012/11/30/perouges/

http://www.mygola.com/day-trips-from-lyon/q18354

http://www.conexaoparis.com.br/2015/09/06/os-alpes-franceses-annecy/

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Obrigado?

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Opa, obrigado sem interrogaçãosmile
Pensando bem, ao me desculpar pela interrogação indevida, lembrei do VnV dos velhos tempos, onde uma pergunta dessas que eu fiz virava um post com dicas de passeios, hotéis, locadoras, vinhedos, comidas e até a marca da melhor manteiga da região.
Deu saudade agora...
Riq, faça um blog dentro do site pra rolar um tricotsmile

Fernanda Bispo

No Mobile o texto não abre de jeito nenhum...

Nina Bueno
Nina BuenoPermalinkResponder

Gostaria de saber se comprando uma passagem de ida e volta Brasil - Copenhagen, com conexão em Paris, eu posso, na volta, embarcar direto em Paris, para não ter que voltar para a Dinamarca apenas para pegar o voo. será pela Air France.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nina! Se você não embarcar em Copenhagen, perderá a reserva no vôo de Paris e terá que pagar multa e diferença tarifária -- isso caso a sua passagem tenha algum reembolso.

Compre ida Brasil-Copenhagen, volta Paris-Brasil. Tente incluir Copenhagen-Paris na mesma passagem.

http://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum

Glaucia
GlauciaPermalinkResponder

Gostaria de saber, se vale apena fazer um bate-volta à disney de Paris saindo do aeroporto. Essa pergunta é motivada, pois meu voo de volta está marcado para as 23h. Tenho que deixar o hotel cedo, pensei em ir para o aeroporto, despachar a mala (se for possível) ou deixa-la em um guarda- volumes. E passar o dia no parque, usando onibus da própria empresa.
Essa ideia é possivel? vale a pena?
Gostaria de saber sua opnião e experiencia.

Desde já, muito obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Glaucia! Qualquer hotel, em Paris ou em qualquer lugar do mundo, guardará suas malas até o momento de você ir para o aeroporto. Você pode muito bem passear pela cidade, voltar ao hotel para pegar a mala e ir para o aeroporto.

Informe-se com a cia. aérea com quanta antecedência você pode despachar sua bagagem. Não creio que seja possível despachar as malas de manhã cedo para um vôo à noite, mas posso estar errada.

Existe um guarda-volumes privado ao lado da estação do TGV no Terminal 2. Chama-se Bagages du Monde e funciona até as 21h30. De TGV, a estação Marne La Vallée, onde fica a Disney, está a 10 minutos.

http://easycdg.com/airport-guide/baggage-storage/

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Boia, bom dia!
A minha base vai ser Lyon e quero visitar as estações de esqui, por mera curiosidade.
Qual seria a melhor base para um ou pernoites: Annecy, Chamonix ou Courchevel?
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Zé Maria! Nunca estivemos em nenhum desses destinos.

Se você quer experimentar apenas o dia a dia de um vilarejo dedicado ao esqui, vai vivenciar isso tanto em Chamonix quanto em Courchevel. Chamonix está a 5 horas de trem e ônibus de Lyon, com duas baldeações. Courchevel está a 3 horas de trem até Moutiers, então táxi, ou 3 horas de van do aeroporto de Lyon

Annecy é uma das mais belas cidades da França. Está a duas horas de trem de Lyon. De lá você pode ir de ônibus a Chamonix (1h40 para ir e outro tanto para voltar).

O Conexão Paris tem excelente conteúdo sobre os três destinos:

http://www.conexaoparis.com.br/2015/11/11/courchevel-a-estacao-de-esqui-mais-luxuosa-do-mundo/

http://www.conexaoparis.com.br/2015/09/06/os-alpes-franceses-annecy/

http://www.conexaoparis.com.br/2015/01/09/chamonix-inverno/

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Obrigado.

Tereza Montenegro

Sempre viajei com meu marido. Hoje estou viúva e sem companhia para viajar. Adoro a França. Pergunto: é seguro viajar sozinha? Locais mais apropriados? Meios de deslocamentos? Tenho mais de 60 anos e conheço pouco o sul da França. Vcs tem algumas recomendações?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tereza! A Europa é segura para viagens solo.

Leia sobre o sul da França:
http://www.viajenaviagem.com/destino/cote-dazur

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Bóia, boa tarde!
Como a minha faz para despachar uma mala grande de Lyon para São Paulo.
Eu não sei nem por onde começar.
Desde já, obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Zé Maria! Bagagem desacompanhada pode ser enviada pelo Correio (via marítima ou aérea), por courier particular (Fedex, DHL da vida), por serviço especializado (como este http://www.bagagesdumonde.com/fr/transport-effets-personnels/transport-bagages-avion-bateau -- existem vários), ou pelas próprias cias. aéreas.

A bagagem será retida no aeroporto no Brasil e deverá ser desembaraçada pelo destinatário. Pode haver a cobrança de impostos.

Reginaldo
ReginaldoPermalinkResponder

Bom dia,
Me tire uma dúvida... Iremos á Europa em fevereiro com conexão em Lisboa, onde faremos imigração, sendo que nosso destino é Londres, onde faremos nova imigração. De lá iremos para França e gostaríamos de saber se faremos nova imigração em Paris...
Muito obrigado,
Reginaldo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Reginaldo! Em Lisboa ficarão na zona de trânsito internacional. Farão imigração em Londres e depois em Paris (ou em Londres mesmo, antes de embarcar, se forem de trem).

http://www.viajenaviagem.com/2012/05/europa-imigracao-bagagem

Ibanês Cássel

Cuidado com ladrões atuando em pontos turísticos e travestidos de integrantes de entidades sociais: Semana passada, estivemos em Paris. Ao visitar o entorno da Notre Dame, formos abordados várias vezes e de forma insistente por um grupo de pessoas, a maioria jovens, que, com mímicas e portando pranchetas, queriam nossa atenção. Prevendo problemas, evitamos, da forma mais educada possível, o grupo. Ao irmos embora, tirando fotos, minha esposa se distanciou e, na ponte que liga a Notre Dame ao Quartier Latin, ficou apreciando o Sena, quando um dos jovens a abordou novamente, gesticulava insistentemente, sem falar, mandava beijinhos e cutucava ela com uma caneta. Em determinado momento, derrubou a caneta no chão aos pés da minha esposa, abaixou-se, juntou a caneta e saiu correndo. Fui ver o que tinha acontecido e vimos que o celular dela, que estava no bolso do casacão (recém ela tinha tirado uma foto), havia desaparecido. Havia sido furtado. No dia seguinte, na Sacré Coeur, um grupo muito semelhante, com as mesmas pranchetas e crachás, nos cercou, vi que se tratava de uma associação de surdos-mudos. Repeli o grupo de forma muito forte, ao tempo em que outro integrante do grupo chegava e, abandonando a pantomima, passou a conversar com os demais. Golpe e furto descarado. Cuidado!

Celso Carneiro Lima

Olá,vou a Paris pela primeira vez em maio, e no site do consulado diz que é n ecessário contratar um seguro saude inernacional no valor de 30.000 Euros, como contratar?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Celso! Todos seguros para a Europa vendidos pelas seguradoras que atuam no Brasil trazem essa cobertura. Se quiser, compre com o nosso parceiro Mondial.

Rodolfo
RodolfoPermalinkResponder

Olá. Minha mãe foi de Paris para a Alemanha no trem rápido e no percurso solicitaram a passagem e multaram ela alegando que faltava o pagamento de uma taxa que ela não soube me dizer exatamente qual era.
Alguém sabe que taxa é essa?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodolfo! Ela não deveria estar com a passagem correta até o ponto onde ia, ou pegou o trem errado, ou estava na classe errada, ou estava com passe e não tinha reservado assento...

Marcel
MarcelPermalinkResponder

Oi, Ricardo, viajarei em março para Paris e comprarei o Paris Museum Pass por lá. Vi que alguns sites de passeios e pacotes oferecem a entrada ao louvre com um áudio-guia em português. Minha dúvida é: com o Paris Museum Pass, eu posso adquirir o áudio-guia dentro do Louvre em português? No site do museu não encontrei nosso idioma entre os disponíveis.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcel! Quem responde é a Bóia. Esses audioguias em outras línguas são mesmo fornecidos ´pelas agências que realizam os passeios em grupo. Os audioguias se prestam ao roteiro guiado oferecido por elas.

A Patricia Camargo do Turomaquia editou um excelente guia do Louvre para brasileiros em parceria com o Conexão Paris, dê uma olhadinha:

http://www.minhaviagemparis.com.br/guias-livros-paris/guias-paris/o-essencial-do-museu-do-louvre-151.html

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Bóia, boa tarde!
Pretendo deixar o carro por 30 dias no Aeroporto de Guarulhos.
Tem uma dica de estacionamento que tenha interligação com o Terminal 3 e não cobre uma fortuna para guardar o carro?
Muito obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Zé Maria! Todos os estacionamentos remotos oferecem transporte para os terminais.

Estes são os dois mais econômicos. Você pode simular nos próprios sites.

http://www.parkboard.com.br/?c=1

https://www.econoparkaeroporto.com.br/?c=3

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Obrigado.

Silvana
SilvanaPermalinkResponder

Olá, no passeio ao Vale de Loire eles tem a opção de buscar os passageiros no hotel hospedado (bilhete mais caro- U$ 30/pessoa) ou encontrar no Pyramides, centro de Paris. Pyramides é a estação de metro? Que local pegaremos o transporte em Pyramides? Você acha que é melhor pagar um pouco mais e esperar no hotel? Muito obrigada. Silvana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvana! Pyramides é uma estação de metrô na avenue de l'Opéra. Se você comprar o passeio, no seu voucher haverá instruções detalhadas de onde se encontrar com o grupo. Mas se você quer toda a comodidade do passeio guiado, então vale a pena cacifar ser buscada no hotel.

Maíra
MaíraPermalinkResponder

Olá, gostaria de entender melhor o que é a Viator e qual a relação com o site. Apenas um patrocinador como o booking.com? Ou é mais como um parceiro bem recomendado?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maíra! A Viator é o maior catálogo online de passeios do mundo; foi comprada ano retrasado pelo TripAdvisor. É parceiro comercial do Viaje na Viagem, como Booking, Viajanet, Mondial Seguros, Rentcars, Desbravo, Ticketbar, MelhorCambio. A função da Viator nesse mix é atender a quem não quer seguir os nossos roteiros passo a passo e prefere comprar um passeio pronto.

Maíra
MaíraPermalinkResponder

Tá legal. Muito obrigada!

Aproveitando, existe alguma referência aqui sobre os apartamentos alugados pela empresa Sweet Inn em Paris?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maíra! Não temos registro não.

Henry Cavalcanti

Ricardo. Para Paris, na atual condição, é melhor levar dolar ou euro? Qual é a conversão de um para o outro lá?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Henry! Quem responde é a Bóia. Para a zona do euro, na atual condição e em qualquer condição, nunca valerá a pena levar nenhuma outra moeda que não seja euro.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentar novamente

Atenção: Bóia de férias! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 1º de fevereiro de 2017. Obrigado pela compreensão.

Cancelar