Paris

Nasci para flanar

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

A receita é clássica, não fui eu que inventei. Para aproveitar Paris ao máximo, basta pôr em ação o mais parisiense dos verbos: flâner. Flanar. Caminhar ao acaso. Dominar a arte de observar com discrição.

No caminho é impossível não topar com cartões-postais – que ficam ainda mais inesquecíveis quando aparecem assim, do nada, sem avisar. Mas veja bem: Paris não está apenas nas visões grandiosas. Está nos mercadinhos, nos cafés fuleiros, e sobretudo na incrível noção de elegância que todos parecem compartilhar.

E quanto à famosa rispidez dos parisienses – responda “Bonjour, Madame” ou “Bonjour, Monsieur” a cada bom-dia que receber nas lojas e restaurantes, e você vai ver como a sua percepção vai mudar.

299 comentários

Maria Lúcia Gomes

Olá, eu e meu marido estamos indo passar 9 dias em Paris em outubro. Preciso de ajuda para montar um roteiro. Gostaríamos também de conhecer Londres e outros lugares próximos, neste curto espaço de tempo.

Abraços.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Lúcia! Veja sugestões de roteiros para 9 dias na Europa, chegando por Paris: http://www.viajenaviagem.com/2012/03/roteiro-9-dias-europa

Hélène - Bleu Vins

Olà Maria, Eu recomendo um ou dois dias no Vale do Loire! um viagem de 1h15 de trem de Paris.
Você pode visitar o Chateau de la Loire (Chambord, Chenonceau, Villandy...) e visitar as vinicolas e fazer degustações de vinhos! O nosso site estará disponível em Português em breve. Se você quiser mais informações, eu vou ser feliz para ajudar !
Hélène

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Bóia, tudo certo?
Você sabe como funciona o esquema do Paris Museum Pass se eu quiser visitar a exposição temporária de um museu? O Pompidou, por exemplo, está com uma exposição do Jeff Koons que eu não quero perder. O local está incluso no Museum Pass, mas eu li que só acervos permanentes são contemplados pelo passe. Eu preciso pagar um valor adicional ou, nesse caso, preciso pagar o valor inteiro à parte?

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Guilherme! É simples: você passa na bilheteria e compra a entrada específica da exposição temporária, que custa 4,50 euros.

fatima martins

vou ficar 5 dias em paris e queria fazer um bate volta para Londres ou o vc aconselha fazer
obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fátima! Londres merece pelo menos 5 dias inteiros e Paris também. Um bate-volta não compensa.

Alexandre Menduni

Vamos fazer 50 anos e pretendemos passar 10 dias em Paris em outubro, gostaria de um roteiro para esse tempo de estadia, Passeios tudo que for possível. agradeço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandre! Não fazemos roteiros personalizados. Monte o seu usando as dicas do guia wink É só clicar nos links.

Ernesto Xavier

Bóia,
Vou à Paris em maio e ficarei hospedado próximo à Torre Eiffel. Só consegui comprar ingresso antecipado para o mesmo dia em que chegarei. Só tenho um problema: Chego às 9h40 vindo de trem de Londres e a subida será à Torre às 11h30, sendo que o check-in só poderá acontecer a partir de meio-dia no apartamento que aluguei. O que faço com a mala? Existe algum serviço em Paris onde eu possa deixá-la? Terei de subir com ela?
Poderia me ajudar? Desde já, muito obrigado! Amo o site!
Abraços!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ernesto! Vá com seu ingresso depois da hora mesmo.

Nívia
NíviaPermalinkResponder

Geralmente os hotéis dispõem de bagageiros, eles guardam a bagagem do hóspede, seja no check-in quando se chega antes da hora, seja quando da partida , se está para depois da hora do check out

Iane
IanePermalinkResponder

Vamos para Paris em maio 17/27
Queremos ir a Amsterda,Bruges e a Antuerpia, como voce acha que devemos fazer.Dia 27/05 voltaremos de Paris para Sp

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Iane! Você pode fazer pit-stops: em Bruges na ida e em Antuérpia na volta (ou vice-versa).

Na nossa tabela de permanência ideal, Paris está com 5 a 7 dias, e Amsterdã, 3 a 4 dias.

Jose corona
Jose coronaPermalinkResponder

Estou indo de Londres para Bordeaux passar uma semana, retorno de Paris para o Brasil, vale a pena passar um dia em Reims na volta. é melhor alugar um carro ou ir de trem.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jose! Falamos desse bate-volta aqui - http://www.viajenaviagem.com/2007/07/bate-e-volta-de-paris-a-reims/

Mariana Monteiro

Boa Tarde, gostaria de saber se vale a pena fazer uma viagem paris e barcelona de única vez, ou seja, em relação a distância? Ou se é preferível fazer uma de cada vez?O que me indicaria, fazer os dois ou escolher um destino por vez?? Obrigada
Att, Mariana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! Se você tiver pelo menos 4 dias inteiros para Barcelona e pelo menos 4 dias inteiros para Paris, você pode juntar as duas cidades em uma só viagem.

susana
susanaPermalinkResponder

oi, Bóia!

irei à Grécia em maio e na volta ficarei em Paris. Tenho 12 noites na França, alguns dias em Paris e no meio gostaria de ir a Saint Michel, teria 7 noites para este passeio. Pensei em 1 noite em Sr. Malo e as demais estou em dúvida. Não locaremos carro, iremos de trem ou ônibus para esta região. Outra opção é fazer uma base em paris e vários bate-volta. O que tu recomenda? grata,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Susana! Os pricipais bate-voltas de Paris estão descritos no item Daqui pra onde?, nesta página.

Tati
TatiPermalinkResponder

Olá Bóia, desejo conhecer Versailles apenas os jardins, não faço questão de entrar pois não tenho paciência e farei outros passeios do tipo, a dúvida é: Passear nos jardins principais é pago? Qual bilhete eu compro? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tati! Nos dias de show musical é possível comprar ingresso apenas para os jardins:

http://en.chateauversailles.fr/prepare-my-visit-/single/tickets-and-rates/billets-et-tarifs/les-grandes-eaux-1-en

marcia angelo
marcia angeloPermalinkResponder

olá.....vamos ficar 12 dias na Europa, e a intenção é Paris, Mayen (Alemanha) e Lisboa....nos dois primeiros temos hospedagem, no ultimo não....como vc acha que podemos dividir pra melhor proveito, já que nunca fomos?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia! Na regão de Mayen há muito o que ver nos vales do Reno e do Mosel. Uma viagem dividida entre esta região e Paris estaria redonda. Para Lisboa recomendamos investir pelo menos três dias inteiros, fora o dia da chegada (o ideal são 4 dias inteiros).

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/destino/lisboa

http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar

marcia angelo
marcia angeloPermalinkResponder

Obrigada pela resposta.....vc acha que è melhor começar por onde? Estamos ate pensando em abrir mao de lisboa por causa do tempo curto....

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia! Deixe por último o lugar pelo qual você tem mais expectativa.

Eliene Salgado

Olha, desculpe a intromissão, mas Lisboa é imperdivel, afinal vem de lá nossa herança histórica. Além de quê, é linda!

Marcus
MarcusPermalinkResponder

Eu, minha namorada e mais dois casais vamos fazer um mochilão pela Europa, gostaria de saber se o roteiro esta adequado para 20 dias e se o orçamento de 8.000 reais por pessoa esta bom? Sendo que esse dinheiro é para acomodações em albergues, visitas a museus, atrações turísticas, passagens entre cidades e logico refeições.

segue roteiro:

Chegada Paris 11/05 até 14/04
Londres 14/05 até 17/05
Amsterdam 17/05 até 20/05
Roma 20/05 até 24/05
Veneza 24/05 até 26/05
Barcelona 26/05 até 29/05
Retorno Paris 30/05

Mari
MariPermalinkResponder

corrido demaisss!!

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Está corrido, mas acho que quem faz mochilão já sabe disso né? Sobre o roteiro, acho que faria mais sentido chegar por Londres e sair pela Itália ou vice-versa, mas imagino que vc tenha escolhido o trecho mais barato. Se é esse o caso, não tem muito o que mexer não.

Na minha opinião, Barcelona está destoando um pouco geograficamente. Eu tiraria do roteiro e ficaria mais um tempo na Itália (provavelmente na Toscana). Mas isso é muito pessoal.

Sobre o orçamento não tenho como dizer, mas dá uma olhada nesse site aqui pra ver se ajuda:

https://quantocustaviajar.com

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Concordo 100% com o Thiago, ir a Barcelona (bela porém sobrevalorizada) vai complicar a sua logística e aumentar os custos, melhor distribuir esses dias para conhecer melhor Paris (principalmente) e Londres, onde estão faltando dias. Saltar Florença (e a Toscana em geral) também é um pecado grave, sendo que você passa por lá obrigatoriamente entre Roma e Veneza.
Para diminuir os custos, na verdade as passagens de trem e de avião internas já deveriam estar compradas. Geograficamente, o ideal no começo da viagem seria chegar a Londres (ou Amsterdam) e de lá ir de trem a Paris e a Amsterdam (ou Londres).
A época é muito boa para viajar. Abraço!

Thamara Figueiredo

No conheço bem a Itália, só Milão, entao não posso opinar.
Mas amei Barcelona, tem um clima jovem e nesse época vai estar uma delícia!
Agora chegar em Paris, ir pra Londres e depois voltar pro continente não faz mesmo muito sentido. Amsterdã fica a poucas horas de trem de Paris. O ideal seria entrar pela Itália e ir subindo ou vice-versa.

Rita
RitaPermalinkResponder

Gostaria de uma orientação, comprei hotel em Paris pelo decolar, nunca tinha comprado neste site, mas o preço tava bem melhor. Gostaria de saber se é confiável, pois fiquei insegura pq vou com crs
Obrigada
Rita

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rita! Normalmente dá tudo certo, mas quando dá errado, é uma empresa com histórico falho de serviço de atendimento ao cliente.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Rita, envia um e-mail para o hotel confirmando a reserva (e guarda a resposta). Sempre faço isso quando fecho hotel de forma indireta.

Rita
RitaPermalinkResponder

Olá
obrigada pelo retorno e orientações
Rita

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Bóia, vou a Paris pela Air France e de lá vou para Roma, voltando ao Brasil de Roma mesmo, pela Alitalia. Tava lendo sobre a bagagem de mão e queria saber se essas companhias são muito criteriosas com tamanho e peso. As malas tamanho M excedem em 5 ou 6 cm o tamanho máximo permitido. Será que eles me fariam despachar? Queria comprar a M ao invés da P de bordo... Despachar só causa dor de cabeça e demora. sad

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Guilherme! Você não conseguirá embarcar com uma mala média. Malas de mão são pequenas e seu tamanho é para que elas caibam no compartimento acima das poltronas. wink

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Triste. Na minha última viagem a mala extraviou na volta, fiquei traumatizado. Vou ver se consigo levar uma P só com o que for essencial e compacto. Embora ainda vá estar no final do inverno. sad

vera
veraPermalinkResponder

Bom dia.comprei o ingresso no site da torre e tinha so pra 17 horas. Vi num comentário aqui que se eu perdeu o horario Posso subir depois. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vera! Acreditamos que sim. O máximo que pode acontecer é mandarem você para a fila.

Ju
JuPermalinkResponder

Ola. Obrigada pelo Blog. Estava com dificuldade em achar dicas como as que enco trei aqui. Eu estou indo com um cadeirante a Paris em maio. Ainda n escolhi hotel. Gostaria de um central mas com elevador para pelo menos 2 pessoas. Vc conhece? Sabe aonde encontro a loja ou aonde venda loreal em paris( shampoo/creme) obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ju! Este site pesquisou o assunto:

http://www.sagetraveling.com/accessible-paris-hotels

Regiane
RegianePermalinkResponder

Olá Bóia!
Vi alguns comentários referente ao aluguel de apartamento em Paris, tenho uma dúvida: A locação de apartamento realizado por sites que funcionam "como classificados", onde uma pessoa coloca o seu apartamento para alugar, e o contato é feito direto com o proprietário, gostaria de saber qual é procedimento para o "voucher" neste caso. Pergunto porque na imigração no aeroporto de Paris, eles podem pedir o comprovante de estadia e outras exigencias seguro viagem etc... Como é feito neste caso, referente a hospedagem? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Regiane! Viaje com o recibo do contrato.

Isabel O.
Isabel O.PermalinkResponder

Viva
Nós vamos ficar seis noites em Paris, mas já lá estivemos. Gostaríamos, por isso, de dar um bate-volta a Bruxelas e Bruges. Estou indecisa na marcação de viagens... qual a ordem certa Paris- Bruges- Bruxelas, ou ao contrário, se as duas terras seria uma má ideia para um só dia. Será que têm um texto para linkar referente a isso. Andei à procura mas não encontrei.

Ricardo Freire

Bem-vinda de volta, Isabel!

As duas cidades no mesmo dia ficam um bocadinho puxado, mas como eu sei que você e o Mário têm preparo físico...

Se começarem por Bruges, serão pouco menos de 3 horas de viagem desde Paris (aos sábados, no trem das 8h, não há baldeação em Bruxelas; continua-se no mesmo trem a Bruges. Nos outros dias e horários, há uma baldeação curta, que não aumenta o tempo de viagem). Como a cidade demanda mais caminhadas, e talvez um passeiozinho de barco pelos canais, talvez faça mais sentido começar por lá, com a energia no auge.

De Bruges a Bruxelas-Central dá 1h05 de viagem. Restringindo a visita ao entorno da Grand-Place, dá para alocar entre duas e três horas para o passeio.

De Bruxelas a Paris serão mais 90 minutos de viagem.

Estes são os posts que temos dos dois lugares:

http://www.viajenaviagem.com/2009/08/um-pulinho-em-bruges

http://www.viajenaviagem.com/2012/07/bruxelas-entre-paris-amsterda

Isabel O.
Isabel O.PermalinkResponder

Obrigada, Ricardo.
"Jinhos"

jorge fortunato

Eu também pensava que ficar hospedado próximo a uma das "Portes" de Paris seria uma roubada, estaria longe de tudo...até que em 2003 fiquei hospedado na Porte d'Italie e vi que estava somente a 5 estaçoes de metro do quartier Latin...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jorge! A Porte d'Italie é a mais bem localizada, não generalize a partir da exceção.

Nívia
NíviaPermalinkResponder

Também já fiquei hospedada em Paris há alguns anos, com a família, em um hotel da rede Concorde, o Concorde Lafayette, que fica em Porte de Neully, ou Porte Maillot, n lembro mais, de qquer forma, fica em frente do Palais de Congrès de Paris. Foi ótimo, metrô na porta, ponto de táxis em frente ao hotel e para quem curte caminhadas e tem preparo e condições físicas boas, é só pegar a Avenue de Ternes direto e vai estar no Arco Do Triunfo , coração da cidade, em alguns minutos.

Leticia (All We Need is Food)

Oi Bóia,
Passei para deixar o link de um post do meu blog com um roteiro super legal e completo para explorar Paris a pé por 2 dias.
http://allweneedisfood.com/2015/03/17/2-dias-em-paris-com-restaurantes-mercados-lojas-e-turismo/
Obrigada,
Leticia

Maysa
MaysaPermalinkResponder

Olá bóia, gostaria de saber sua opinião sobre a ideia de alugar um carro em Paris para ir ao vale do Loire e depois a Bruxelas e Amsterdã! Temos 10 dias para isso! Sei que a cultura de trem e aéreas low costs eh maior na Europa, mas as passagens estão bem caras na época que iremos (entre 21 e 1 de agosto), além de termos mais liberdade na hora do roteiro! Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maysa! Vá de carro ao Loire, devolva o carro em Paris, siga de trem a Bruxelas e Amsterdã. Na Europa não se vai de carro a cidade grande. Compre passagens de trem com desconto com 90 dias de antecedência.

Leonardo
LeonardoPermalinkResponder

Tenho uma dúvida quanto à obrigatoriedade do seguro saúde para viajantes. Tenho cidadania portuguesa além da brasileira, então acredito que não tenha a obrigatoriedade de contratar esse seguro para uma viagem a Paris. Estou certo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leonardo! Ao entrar com o passaporte europeu na Europa, você não precisa apresentar seguro-assistência na imigração. Mas se precisar usar o sistema de saúde, terá que pagar, porque não é contribuinte com a seguridade social do país do seu passaporte.

Não viaje sem seguro-assistência. É uma aposta arriscada, sempre.

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Bom dia, Bóia!
A minha filha vai de novo pra Paris fazer o curso de Civilização Francesa na Sorbonne. No ano passado eu aluguei um apartamento, mas este ano ela vai ficar na casa de um amigo. É necessário mesmo aquela carta de acolhimento, que diga-se de passagem, é uma chatice ter que pedir?
Obrigado,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Zé Maria! Se ela não tem um visto específico, é de bom alvitre pedir sim. Pelas regras, a carta é necessária e pode ser pedida.

Amaury
AmauryPermalinkResponder

Bóia, o comandante fez um post alguns dias atras na BandFM com um roteiro de 4 ou 5 dias em Paris, é possivel enviar o Link com o comentario dele? No site da band já não está mais disponível.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Amaury! O Ricardo Freire está terminando a reformulação de todo o capítulo Paris. Na semana que vem estará no ar, e na seção O que fazer você encontrará um roteiro detalhado, com mapas, para 5 dias.

Amaury
AmauryPermalinkResponder

Ok. Vamos deixar o Comandante trabalhar smile

Diógenes
DiógenesPermalinkResponder

No aguardo por esse roteiro do comandante.

simone oliveira e silva

Boa noite, estamos pensando em fazer uma viagem para Paris no final do ano, no período do natal e ano novo. Gostaria de saber se é uma boa ideia viajar nessa época do ano. As atrações turísticas funcionam bem? Fica mais caro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Simone! O frio atrapalha um pouco, os dias são mais curtos também. Mas os hotéis são menos caros do que no outono e na primavera.

Alexandre Campos

Ricardo, parabéns pelas dicas!
Gostaria de sua opinião para comemoração de ocasião especial - bodas de ouro.
Estou indeciso entre o Jules Verne e o Tour DÁrgent. Lí os comentários sobre ambos e analisei menus e $ - a indecisão permanece...
Qual você iria?
Obrigado pela ajuda.
Alexandre

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandre! Quem responde é A Bóia. O Jules Verne tem a griffe Ducasse. Mas o Tour d'Argent é mais tradicional smile

Vanessa Alves
Vanessa AlvesPermalinkResponder

Alô alô,

Estou a pensar ir a Paris em Setembro, e estou a adorar as dicas do blog, desde já parabéns e obrigada smile
Segui a ideia de alugar um pequeno estudio http://www.parisattitude.com/pt/alugar-apartamento/grands-boulevards-bonne-nouvelle,apartamento,quitinete,11105.aspx#.VWbllNJViko tal como sugeriu no blog...a minha dúvida passa pela confiança que posso depositar neste género de arrendamento... eles pedem um sinal que é mais de metade do valor total, e fico um pouco receosa... :$ alguma sugestão?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanessa! Não recomendamos enviar fundos por transferência bancária, pois pode ser um caminho para fraude. Mas se for via Paypal ou cartão de crédito não há problema.

Dillemba
DillembaPermalinkResponder

Olá Rodrigo e Bóia! Pretendo conhecer o Vale do Loire com um pernoite, mas tem que ser de transporte público. Pensei em sair de Paris cedo (7h37), chegando em Amboise às 9h20. Castelo de Amboise pela manhã, táxi até Chenonceaux e visitar o castelo sem pressa, já que em setembro o horário de encerramento é às 19h30. Aí pego o TER para Blois, pernoito, passo o dia seguinte no castelo de Chambord e retorno à Paris no último TGV. Está razoável ou é muito apertado ou pouco prático? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dillemba! Sem problemas. É possível que no primeiro dia você consiga visitar também o castelo de Amboise.

regina
reginaPermalinkResponder

alguem pode informar sobre a empresa viator para passeios na europa?.e uma empresa de confianca,podemos comprar pela internet e tudo e respeitado.?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Regina! É a maior agência de passeios online do mundo. Vende passeios de agências de receptivo locais. Hoje é uma empresa do grupo TripAdvisor.

Cristiane
CristianePermalinkResponder

Não pude deixar de não largar o celular para ler tudinho!!! Adorei as dicas!!!!
Não vejo a hora de planejar minha próxima parada em Paris... Infelizmente não será este ano... Mas tudo bem anotado! Parabéns! E já passei as dicas adiante!

DANIEL
DANIELPermalinkResponder

Estou indo pra Paris essa semana e li sobre esse aluguel de barco no canal st martin, nao precisa de licensa.
http://www.marindeaudouce.fr/
Achei uma dica "legal"aqui para o site que me dá tantas dicas.

CAROLLINE
CAROLLINEPermalinkResponder

Olá! Boa noite! Estamos indo para Europa em dezembro e ficaremos 20 dias por lá. Estou em dúvida se passamos o natal em Paris ou Roma! Qual sua sugestão? Desde já, obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Caroline! Natal fora de casa é um incompleto em qualquer lugar onde você passar. As missas católicas em Roma serão mais bonitas, mas a falta da festa em família será a mesma nos dois lugares.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2012/12/noite-feliz-pra-viagem-como-passar-o-natal-fora-de-casa

Pedro || Travel with Pedro

Ah, Paris! Sempre vale a pena voltar à Cidade Luz, não importa quantas vezes você já tenha estado, né? Vendo agora as dicas de onde comer.

Abraço!

Danielle
DaniellePermalinkResponder

Estive em Paris do dia 30 de junho ao dia 12 de julho 2015 tive uma má experiencia que gostaria de passar ao viajantes. Comprei 2 tickets da FRANCE TOURISME dos Castelos do Loire de 1 dia (eu e meu neto de 16 anos) me disseram que teriamos 2h em cada castelo. MENTIRA em Cheverny pasmem!!! somente tivemos 40 minutos e nos outros apenas 1h15. . Cuidado com estas enganações e com esta empresa que não é séria pois não hã no site lugar de contato. Somente consigo falar por telefone com uma recepcionista que diz que vão me contactar e NADA..

Rosana C.
Rosana C.PermalinkResponder

Estou indo pra Paris daqui um mês e confesso que estou preocupada. Apesar de morar num país onde a violência é na base da bala, até por isso hoje, quando viajo, prefiro lugares onde não passar stress com isso. Por isso, é desapontador ler tantos relatos (e ouvir de colegas, inclusive) sobre o alto índice de furtos e roubos a que Paris expõe o turista. O que me assustou foi ouvir, mais de uma vez, sobre a agressividade desses que oferecem "lembranças" caso você não pague pelo que não pediu. Conheço uma Paris que não tinha ainda a Pirâmide do Louvre, por isso resolvi ir de novo. Mas confesso que estou desanimada, se pudesse cancelaria minha viagem. Não tenho mais idade pra passar por esse tipo de stress.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi Rosana! Não cancele a sua viagem, Há muito exagero nos relatos, Paris é muito segura, é só não dar sopa para o azar.
Nos últimos 2 anos estive quase 3 semanas em Paris, caminhando as vezes até bem tarde, e não vi absolutamente nada anormal. Vá sem medo de ser feliz, e aproveite a cidade mais linda do mundo!

Magali Viajante

Paris é sempre uma das primeiras opções de todo mundo.
Em tempos difíceis, veja como aproveitar a cidade sem ir à falência:
http://magaliviajante.com/2015/08/06/mochilao-em-paris-14-dicas-para-uma-viagem-barata-e-inesquecivel-parte-1/

Aline
AlinePermalinkResponder

Bóia, o check out do hotel no último dia da viagem será ao meio dia, mas o avião só sairá tarde da noite. Neste meio tempo entre uma coisa e outra, há algum passeio que possa fazer para aproveitar o último dia (de preferência com depósito para as malas)? Obrigada desde já!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Seu hotel guardará as malas no depósito até você vir buscar na hora de ir ao aeroporto.

Luana
LuanaPermalinkResponder

Olá! Por favor, tem alguma matéria onde o Ricardo dê suas impressões sobre a EuroDisney? Grata, Luana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luana! Ele nunca foi à Disneyland Paris.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentar novamente

Cancelar