Santiago

Onde ficar

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Onde ficar em Santiago

Existem várias zonas hoteleiras pela cidade. Tenho três regiões favoritas onde ficar em Santiago:

  • Nas proximidades do barrio Lastarria, que tem a noite mais charmosa da cidade;
  • O bairro de Providencia junto à estação Tobalaba (com shopping Costanera Center na porta e duas linhas de metrô)
  • Em El Golf (que é a parte mais moderna/chic de Santiago)

Mais abaixo eu faço minhas recomendações de onde ficar em Santiago nessas três áreas.

Onde NÃO ficar em Santiago

  • Não fique na região das rodoviárias, tomada por comércio popular de dia e erma à noite (o Ibis Estación Central fica por ali; se é fã de Ibis, escolha outro)
  • Evite ficar no Centro (digo isso apenas pelo fato de morrer à noite; no entanto, a região próxima ao Cerro Santa Lucía e barrio Lastarria é encarável)
  • Evite a parte alta de Las Condes nas redondezas dos shoppings Parque Arauco e Alto Las Condes (é muito longe e sem vida nas ruas)

Onde ficar em Santiago: próximo ao Lastarria

Onde ficar em Santiago: Barrio Lastarria

Barrio Lastarria

O barrio Lastarria consiste em uma rua (a José Victorino Lastarria) pontilhada de restaurantes e bares, com algum movimento também nas transversais. Fica entre o Cerro Santa Lucía e o Parque Forestal. As estações de metrô mais próximas são a Baquedano (linha 1/vermelha e 5/verde), Bellas Artes (linha 5/verde) e Universidad Católica (linha 1/vermelha).

É uma região onde ficar em Santiago que garante passeios fáceis de dia (dá para ir a pé ao centro e ao Cerro San Cristóbal e La Chascona; o metrô leva a todos os outros) e saídas tranqüilas à noite (além do Lastarria, dá para ir à região de Bellavista, onde os restaurantes abrem até no domingo à noite, coisa rara em Santiago).

Casa Mito

Mito Casa Hotel

Vizinho à estação Baquedano fica um dos hotéis mais reservados pelos leitores do Viaje na Viagem, o Mito Casa Hotel, que funciona num edificiozinho déco. Os quartos são decorados com charme e o atendimento é bastante atencioso (todas as manhãs, o concierge do hotel passa pelas mesas, recomenda passeios, tira dúvidas, inclusive para quem vai passear por conta própria). O piso, histórico, range um pouco, mas isso não me incomodou em nada.

Lastarria Boutique

Lastarria Boutique

A meia distância entre a estação Baquedano e o corredor de restaurantes você encontra outros bons hotéis. Na faixa mais econômica, dê uma olhadinha no Principado Express. Buscando um pouco mais de estilo, inclua na sua pré-seleção o Luciano K, o Su Merced e o Lastarria Boutique Hotel.

Dois novos hotéis trouxeram mais luxo para a área. O elegantérrimo The Singular fica na calle Merced quase na esquina da Lastarria, e o Las Cumbres está no início do trecho mais muvucado. Ainda na própria rua, os flats do Lastarria 43-61 são a melhor opção para quem quer ter uma pequena cozinha em casa.

Na outra ponta da calle Lastarria, o Crowne Plaza faz o modelão clássico. E a uma quadra da rua, mas de frente ao Cerro Santa Lucía, o Montecarlo oferece simpatia e preços camaradas para quem não se importa em ficar num hotel mais antigo.

Ainda nas redondezas de Lastarria

Onde ficar em Santiago: Sommerlier Express

Sommelier Express

Como eu mencionei mais acima, é possível se hospedar num cantinho do Centro com acesso fácil ao barrio Lastarria. À noite você vai caminhar uns 5 a 10 minutos por ruas meio vazias para ir até o Lastarria, mas a sensação de insegurança será maior do que a insegurança real.

No quesito custo x benefícios, o flat Ameristar Apart Hotel costuma ser imbatível. Se você não se importar de se hospedar na mesma quadra que uma (discreta) casa de strip-tease, o Sommerlier Express ainda está novinho e é super em conta (e de dia, tem um Starbucks a meia quadra, na mesma calçada).

Do outro lado do rio Mapocho, ao pé do Cerro Santa Lucía (e com acesso direto aos restaurantes de Bellavista), o The Aubrey é um dos hotéis com mais cara de lua de mel de Santiago.

Onde ficar em Santiago: Providencia

Onde ficar em Santiago: Providencia

Av. Providencia

Providencia está para Santiago assim como Miraflores está para Lima: é a "Copacabana" da cidade, o bairro onde você pode morar, trabalhar, sair à noite -- e se hospedar: nenhuma outra região tem tantos hotéis. É a região preferida dos brasileiros, porque os hotéis costumam ter bom custo x benefício, o metrô está sempre à mão e é fácil fazer câmbio (na av. Pedro de Valdivia). Em compensação, muitos hotéis são antiquados.

O bairro é servido por nada menos que três estações da linha 1/vermelha: Manuel Montt, Pedro de Valdivia, Los Leones e Tobalaba. Eu recomendo fortemente o entorno da Tobalaba.

Providencia: região da estação Tobalaba

Aqui você encontra o novo shopping Costanera Center (onde está o mirante de Santiago, o Sky Costanera). A estação tem duas linhas de metrô: a linha 1/vermelha vai para o centro e também está a três estações de Escuela Militar, perto do embarque de van para Valle Nevado; e a linha 4/azul leva a visitas por conta própria às vinícolas Cousiño Macul e Concha y Toro). Você também estará na porta de três regiões interessantes para comer à noite: El Bosque (no entorno da primeira avenida paralela; dá para ir a pé), El Golf, ao longo da avenida Isidora Goyenechea, e Nueva Costanera, o corredor de restaurantes da moda em Vitacura (para El Golf e Nueva Costanera, vá de EasyTaxi ou Uber).

Onde ficar em Santiago: Tobalaba

Costanera Center

O NH Collection (antigo Radisson), está por ali muito antes do shopping ser construído; por fora, parece novo (foi retrofitado), mas os interiores estão num estilo já datado. Na calçada em fente, o Doubletree by Hilton Santiago Vitacura oferece o mesmo nível de conforto, porém com instalações mais novas.

Num padrão mais básico, o RQ Bosque Tobalaba tem como maior trunfo o fato de estar em frente à estação de metrô. Nas ruas internas (e mais charmosas) do bairro, e a uma distância caminhável da estação, o Atton El Bosque atrai viajantes a negócio, enquanto o flat La Sebastiana, com studios e apartamentos com cozinha equipada, é ideal para famílias.

No miolo tradicional de Providencia

No coração comercial do bairro (região da estação Pedro de Valdivia), o elogiado Hotel Orly tem ares parisienses e uma filial do bar Liguria no térreo. Uma paralela acima (rodeado por restaurantes bacaninhas), o Le Rêve faz o gênero boutique.

Onde ficar em Santiago: Le Rêve

Le Rêve

Na região da estação Manuel Montt, o destaque vai para dois hoteizinhos charmosos: o Meridiano Sur Petit Hotel e o Casa de Todos B&B Boutique. Por aqui fica também o Ibis mais bem-localizado de Santiago, o Ibis Providencia.

Nos arredores de Providencia

Vizinho à estação Salvador, o NH Ciudad de Santiago está na porta do metrô, mas numa região tranqüila e ajardinada. Os quartos são enormes e alguns têm vista da Cordilheira.

Onde ficar em Santiago: El Golf

Onde ficar em Santiago: El Golf

El Golf visto do Holiday Inn Express

A avenida Isidora Goyenechea é a cara de uma Santiago próspera e moderna. Hospedando-se por aqui, além de aproveitar o que a avenida tem a oferecer, você pode fazer incursões (de Uber ou EasyTaxi) às vitrines da Alfonso de Córdova (a Oscar Freire de Santiago) e aos restaurantes da avenida Nueva Costanera. O shopping Costanera Center também estará a uma corrida curtíssima. Se quiser pegar metrô, vai ser preciso caminhar um pouquinho até a estação El Golf ou Tobalaba.

Um dos pontos focais da Isidora é justamente um hotel, o W Santiago, cujos restaurantes são freqüentados também pelos santiaguinos.

Já o Ritz-Carlton é um 5 estrelas mais tradicional, com decoração conservadora.

Onde ficar em Santiago: W Santiago

W Santiago

A boa notícia é que é possível se hospedar na parte mais chique da cidade sem pagar tão caro: dê uma conferida nas tarifas do correto Holiday Inn Express El Golf.

111 comentários

Romulo Barros Jr.

Bom dia,

Somente a título de colaboração. Já fiquei hospedado no Orly, em Providência. Você cita que no térreo tem uma filial do Ligúria. Na realidade o Ligúria fica ao lado do prédio do hotel. No térreo tem um café/restaurante chamado Caffeto, se não me engano.

Sds e parabéns pelas dicas, sempre muito úteís.

Margarete
MargaretePermalinkResponder

Ótimo

Ana Pijoan
Ana PijoanPermalinkResponder

Indo para o Chile dia 24/06 e alterei a reserva para o Hotel Orly, seguindo sua sugestão...espero não me decepcionar. Na volta farei os comentários.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar