São Luís

Bumba-meu-reggae

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Misture Nordeste com Amazônia, França com Portugal, bumba-meu-boi com reggae, guaraná com Jesus, e o resultado será uma cidade absolutamente singular.

Fundada por conquistadores franceses, São Luís foi logo reconquistada por portugueses, que deixaram seu legado nos casarões de fachadas de azulejo do centro. Apesar não ser tão visível, o sincretismo afro-brasileiro é tão importante quanto o da Bahia; o candomblé é chamado tambor-de-mina. O reggae caiu no gosto do maranhense, com músicas cantadas em “embromation” e dançadas de corpo colado, como no forró. Até o guaraná é original: cor-de-rosa e com forte gosto de canela, atende pelo nome de Jesus.

Continue aos Lençóis Maranhenses e você encontrará outra mistura única: dunas intermináveis, pontilhadas por lagoas cristalinas, vigiadas de perto por mangues tão vigorosos quanto os da Amazônia.

56 comentários

Fernanda Scafi

Fui para São Luís (e Lençóis Maranhenses) uns 10 anos atrás e como alguém que gosta de história, gostei muito da cidade! http://taindopraonde.blogspot.com.br/2014/08/fundo-do-bau-sao-luis-maranhao-regiao-bate-volta.html

Adalberto Betti

Gostaria de saber se posso ficar em Barreirinhas e me locomover de automovel para demais localidades pois vou alugar um carro a partir de São Luiz. Sou de SP e pretendo ir em junho. Se puderem indicar pousada em barreirinha eu agradeço.obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adalberto! Nâo dá para se locomover de carros para outras localidades dos Lençóis. O carro será absolutamente inútil por lá.

fernanda
fernandaPermalinkResponder

Olá,
Estou indo passar o carnaval 2015 por 7 dias, mas estou na dúvida de fico em São Luis ou em barreirinhas. Como estará fora de temporada nos lenções é melhor ficar em São Luis e fazer apenas o passeio a barreirinhas? Vamos num grupo de 4 amigos e queremos agito.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Barreirinhas deve estar lotada por que é feriadão, mas as lagoas ainda não estarão cheias. Só vá se você se satisfizer com os passeios de rio.

A melhor época para encontrar lagoas nos Lençóis vai de junho a setembro.

hilquias
hilquiasPermalinkResponder

Bom dia!

Também passarei o carnaval em São Luis, sou do Recife, e por indicação, e melhor fazer passeio de bate e volta para os lencois, e hospedar em São Luis, pois e mais central para realizar outros passeios ,...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Hilquias! A viagem a Barreirinhas leva pelo menos 3 horas. Nessa época as lagoas estarão secas. Deixe para ir entre junho e setembro e passe pelo menos 3 ou 4 dias por lá.

Marcus
MarcusPermalinkResponder

Fernanda, se você quiser agito mesmo, o carnaval mais movimentado do estado é em Pinheiro-MA, que se chega pegando o mesmo ferryboat sentido Alcântara + Ônibus. Quase a São Luís inteira vai para lá, curtir os blocos de rua. Nesta época, São Luís fica mais vazia porque todo mundo viaja para os interiores (onde, em tese, nenhum conhecido tá por perto e aí você pode curtir à vontade - acontece que todo mundo acaba se esbarrando por lá). Sou ludovicense.

Rana Cardoso
Rana CardosoPermalinkResponder

Gostaria de saber se é melhor fazer o passeio nos lençois, de toyota ou voadeira? Pois estou na duvida!Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rana! A voadeira sobe o Rio Preguiças. As Toyotas levam às lagoas.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/destino/lencois-maranhenses

Julio
JulioPermalinkResponder

Ola,
Li os comentarios e entendi que a melhor epoca para se conhecer os lencois fica entre junho e setembro, mas como ja esta agendado e pago a pousada em Barreirinhas para o carnaval 2015, gostaria de saber quais as opcoes de lazer, principamente com criancas na regiao...
Grande abraco e parabens pelo trabalho.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Julio! Há muitas atividades disponíveis no rio Preguiças e em Caburé.

Clarice
ClaricePermalinkResponder

Boa tarde,

estou com viagem para São Luis programada para a ultima semana de jan/2015. Qual programação mais indicada para levar adolescentes? haja vista que não gostam muito de visitar centros históricos.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Clarice! talvez eles curtam os bares de reggae e certamente vão gostar dos restaurantes/barzinhos do calçadão da praia.

Josédla
JosédlaPermalinkResponder

Clarice,

estamos em período de pré-carnaval e tem "brincadeira" para todos os gostos. De graça e mais tradicional: os blocos tradicionais na Madre Deus ou a Bicicletinha no centro da cidade. PAGOS: Bar Salomé, Pré-Carnaval da Devassa e outros.

Mas fora isso os bares da Lagoa são bastante atrativos e claro os da avenida Litorânea também.

Inahine Gonçalves

Olá,
Vou em março finalzinho e ficarei no pestana queria opções e dicas de onde ir barzinhos e afins. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Inahine! Lagoa da Jansen é o point. Centro histórico sexta e sábado também é fervido.

Wellerson
WellersonPermalinkResponder

Eii, tudo bem?

Sou mineiro, Estou vendo de passar uma semana de abril, pela 1ª vez.....
Gostaria de saber se é uma boa opção de fica hotel Nobile Inn São Luiz para passiar e ir nos lugares turisticos....?
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Wellerson! Não está no centro histórico nem na praia. Os que estão na seção "Onde ficar" desta página são melhor localizados.

Geziel
GezielPermalinkResponder

Boa noite!
Tenho viagem programada para o período 30/04 a 05/05 a São Luis. Alguém poderia comentar a respeito do Hotel Brisamar e da praia em volta? Quanto aos Lençois, mesmo verificando que a visita no primeiro semestre não é ideal, valeria a pena arriscar a ida? Se sim, três dias (incluindo ida e volta) daria para aproveitar e conhecer algo? Qual seria o possível roteiro, incluindo hospedagem? obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Geziel! A praia de Ponta de Areia é bastante popular. São Marcos e Calhau têm quiosques mais arrumadinhos. Esta época é chuvosa. Se quiser investir três dias para ir aos Lençóis, vá, mas ainda não encontrará as condições ideais.

Maria Rita
Maria RitaPermalinkResponder

Gostaria de saber se o passeio aos Lençóis é próprio para criança de 3 anos ou se fica muito pesado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Rita! O passeio às lagoas envolve caminhar em dunas. Para o passeio de barco vai depender se ela é uma criança tranqüila.

Joyce Medrado
Joyce MedradoPermalinkResponder

Olá,
Estou indo para São Luiz pela primeira vez agora na primeira semana de fevereiro e gostaria de saber se é uma época boa para visitar, se chove muito, se os lenções estamos cheios? E outra coisinha eu reservei o hotel Nobli inn ele é bom?
BJ Joyce

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Joyce! Vá aos Lençóis Maranhenses entre junho e setembro.

Ana Paula
Ana PaulaPermalinkResponder

Estou programando viajar para São Luís/MA e também conhecer os lençóis maranhenses no dia 24/8 até 29/8 (de segunda a sábado). Gostaria de dicas para hospedagem em São Luís e Bar redinha e quantos dias ficar em cada lugar. E dicas de empresas que fazem o serviço de transfer e os passeios. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Paula! Leia onde ficar em São Luís na seção "Onde ficar", mais acima.

Leia sobre os Lençóis:
http://www.viajenaviagem.com/destino/lencois-maranhenses .

Janaina
JanainaPermalinkResponder

Olá!
Pretendo ir à São Luis e aos Lençóis em meados julho, mas gostaria de ver a tradicional festa do Boi bumbá. Elas acontecem também nessa época ou apenas em junho?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Janaina! No Maranhão é bumba-meu-boi (boi-bumbá é no Amazonas). É uma festa junina. Em julho pode haver eventos esparsos, mas a festa mesmo é em torno do São João mesmo.

Ana Valeria Almeida

Estou indo passar carnaval em São Luís e vi que não é uma época boa pra ir ao lençóis e já comprei o passeio. O local Não fica como eu vi em algumas fotos, é isso? Dá pra aproveitar a beleza que me encantou?
Grata.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Realmente não é a melhor época. De meados de junho a meados de setembro é quando se pode ver as lagoas cheias.

thamirrs
thamirrsPermalinkResponder

Olá gostaria de alguma fica sobre sites com pacotes ou passagens aérias baratas.

Marcio
MarcioPermalinkResponder

Estou programando para nós lençóis final de Março pelos comentários as lagoas estão vazias, mas são todas elas ou terá alguma que vai estar cheia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcio! A melhor época para encontrar lagoas cheias nos Lençóis vai de junho a setembro. Fora desse período, elas podem estar bem secas mesmo.

Katia
KatiaPermalinkResponder

Irei para Sao Luiz no final de abril e estou preocupada q o passeio para os Lençois não seja bom, pois, pelos comentários, estará chovendo muito e as paisagens das lagoas não ficam tão bonitas. Isso é verdade, poderei me decepcionar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Katia! A época de ir aos Lençóis Maranhenses é de junho a meados de setembro, quando as lagoas estão cheias por causa das chuvas do primeiro semestre e o tempo é mais seco. Realmente chove em abril.

Luís Toledo
Luís ToledoPermalinkResponder

Gostaria de saber quais agências fazem passeio (bate-volta) de São Luís à Barreirinha, sabe alguma?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luís! Não recomendamos como bate-volta; são pelo menos 4 horas de estrada para chegar lá.

Vani
VaniPermalinkResponder

Prezado (a),
Somos de Minas. Queremos conhecer São Luiz e ... (entorno). Mas queremos que o passeio seja interessante para crianças ( 7 e 9 anos). Há sugestões... o que fazer..

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vani! Qualquer viagem pode ser interessante para crianças, desde que se desperte a curiosidade dos pequeninos. Informe-se sobre o destino e converse com as crianças sobre ele. Comece o planejamento clicando nos links deste guia smile

Julia
JuliaPermalinkResponder

Olá, estou agendando minha viagem para São Luis no final de maio, será que as lagoas já estarão cheios e o tempo menos chuvoso? Também gostaria de dicas de agencias de turismos para agendar os passeios.
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Julia! A melhor época para conhecer os Lençóis Maranhenses vai de junho ao meio de setembro, porque o tempo estará firme e mais lagoas estão cheias. Indo no final de maio talvez você ainda não veja o cenário em sua plenitude.

poliane
polianePermalinkResponder

Olá! Comprei um pacote para réveillon, será q terei sorte de pegar tempo bom?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Poliane! Pode chover um pouquinho:

http://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

Roberto
RobertoPermalinkResponder

Quais os problemas e riscos de ir de carro de Fortaleza a São Luis?

Pretendo fazer uma viagem de 2 semanas em julho com meus filhos, 1 semana em Fortaleza e 1 no Maranhão (São Luis + Lençóis). Pensei em ir de carro, parando em Jericoacoara e nos Lençóis Maranhenses aproveitando que ambas estão no caminho, mas não sei se é uma boa idéia ou seguro fazer isso.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberto! Não há riscos, mas o caminho é longo e não é feito pelo litoral. De Barrerinhas, nos Lençóis, você dará uma volta de 600 km pelo asfalto até Parnaíba, no Piauí (que está, em linha reta, a pouco mais de 100 km).

Heloise
HeloisePermalinkResponder

Olá, Chego em São Luis 02:30 AM no dia 26/06, quero ir para barreirinhas e santo amaro. Pensei no seguinte roteiro:
Van Sao Luis a Barreirinhas (pego no aeroporto as 3h AM) onde ficamos até dia 28 (duas noites)
De Barreirinhas vamos para Santo Amaro, onde ficamos até 30/06 (duas noites)
De Santo Amaro voltamos para Sao Luis no dia 30 (de onde retornamos a nossa cidade no dia 02/07).
É adequado fazer primeiro Barreirinhas depois Santo Amaro? escolhi assim pq tem a disponibilidade de hoteis/pousadas que selecionamos.
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Heloise! Dá certo sim, o mais bonito fica por último.

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Estava com a mesma dúvida! Seguindo a fórmula do Ricardo, estava pretendendo passar 3 noites em Santo Amaro, 2 em Barreirinhas e 2 em Atins no final de julho. Porém fiquei com receio de começar pelo mais bonito e depois me decepcionar. Será que devo inverter???
Outra dúvida: vou ficar apenas 2 dias em São Luis, vale ficar na Ponta d'areia ou no Centro Histórico?
Aproveito para parabenizar o trabalho de vocês!! A Bóia e Ricardo, vocês são incríveis!! smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Santo Amaro e Atins têm beleza equivalente. Considere Barreirinhas um refresco à beira-rio entre a aridez das duas cidades dentro do parque.

Heloise
HeloisePermalinkResponder

Olá Boia, andei vendo alguns sites e tudo parece lindo! então fiquei em duvida entre ir depois de barreirinhas a Santo Amaro ou Atins (pois não será possível ir nas duas) Qual é a sua preferida? smile Não vale responder as duas!!! Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Heloise! O Ricardo Freire nunca pegou condições ideais em Atins, por isso ele tem fotos mais bonitas de Santo Amaro.

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Ótimo post!
Se você for pra Alcântara (o que realmente vale a pena e ainda experimentar o docinho tradicional da ilha), dê uma olhada também na lua, pra ver como o mar vai estar, porque quando fui quase todo mundo passou mal no barco porque tinha muuuuita onda! wink

Carlos Pereira

Olá. Estou indo para um congresso que será realizado no Hotel Rio Poty. Alguém pode me informar o nome de algum hotel localizado nas imediações? Carlos

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! O Rio Poty fica na Ponta d'Areia, onde estão esses outros hotéis que indicamos no texto: Luzeiros (top), Stop Way (moderado), Soft Inn e Premier (econômicos).

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentar novamente

Cancelar