Carnê 10 tickets x Paris Visite x Navigo, no Conexão Paris

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Ticket T+Muita gente pergunta minha opinião sobre o Paris Visite, um passe de transporte público que dá direito a descontos em museus e atrações da cidade. Outros também perguntam sobre o Navigo Découverte, um cartão magnético para visitantes (é preciso foto 3x4) que custa €5 e pode ser carregado com a Carte Orange, um passe semanal válido rigidamente entre uma segunda-feira e o domingo seguinte.

A todos eu costumo responder que a minha fórmula preferida é o Paris Museum Pass, o passe que dá entrada livre e sem filas em quase todos os museus que interessam, combinado com um Carnet 10 tickets, que nada mais é do que a compra de 10 tickets de metrô de cada vez, a um preço mais camarada do que o da viagem unitária. O carnet não dá trabalho para fazer, é bom negócio em qualquer dia da semana e ainda pode ter os tickets usados por pessoas diferentes.

Fui procurar o que a Maria Lina do in-dis-pen-sá-vel Conexão Paris tinha escrito sobre isso, e fiquei feliz de saber que ela também é defensora do carnezinho de 10 tickets de cada vez. Melhor do que isso: ela tem um post incrível comparando todas essas modalidades de passe de transporte. Não deixe de ler.

E nem preciso repetir, não é? Simplesmente não dá pra viajar a Paris sem viajar antes pelo Conexão Paris, aproveitando as dicas de insider da Maria Lina e o riquíssimo fidibeque dos seus leitores.

Leia:

Comparação entre o Paris Visite, o carnê de 10 tickets e o Navigo Découverte, no Conexão Paris

47 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Fran
FranPermalink

O Conexão Paris me ajudou demais na primeira visita à Paris. Foi graças à Lina que degustei a melhor refeição da minha vida, no L'Atelier de Joel Robuchon.
Também usei o carnezinho de 10 tickets e RER separado. Eu e minha mãe usamos 30 tickets em 10 dias. Andamos muito a pé e durante os 2 primeiros dias usamos o Open Tour (ônibus panorâmico). Apesar de caro e bem turistão, recomendo porque minha mãe adorou poder ver tudo sentadinha e do alto, algumas fotos ficam muito boas e ajuda a reconhecer a cidade para as futuras caminhadas. nos dias seguintes ela sofreu um pouco com as escadas do metrô e sentia muita saudade do Open Tour grin.

Hugo
HugoPermalink

Já li vários Posts da Maria Lina e adorei. Simplesmente indispensável.

Além disso, comprei o excelente guia sobre Paris e recomendo a todos.

maria ines
maria inesPermalink

Vc pode me ajudar dizendo onde e como posso comprar o carne com os tikets e o navigo.
Ah outra coisa,eu comprei o guia noblog da Lina,mas ja se passaram um mes e nada.O seu demorou tbem?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Compra-se o carnet e faz-se o Navigo nas próprias bilheterias dos metrôs.

AndreC
AndreCPermalink

Como foi ficar de segunda a domingo e vou visitar Versalhes, Disney e vou até o aeroporto CDG, vou de Decouverte!

Edson
EdsonPermalink

Pra quem quer visitar museus e as outras 'zilhões' de atrações que fazem parte, o Paris Museum é imbatível (cuidado com os prazos, que contam a partir do primeiro lugar visitado). Quanto ao carnê de 10 tickets, achei o mais prático e com uma boa economia. Alguém já disse também (acho que no blog da Maria Lina) que é uma boa andar de ônibus em Paris, pra poder apreciar a paisagem. Não sei se tem alguma dica para isso (carnês, etc).

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Os tickets e passes valem para todos os meios de transporte -- inclusive para transbordos feitos num determinado intervalo (acho que 1h30). Se você sai do metrô e vai pegar um ônibus, ou vice-versa, guarde o ticket usado e use na catraca seguinte; se estiver dentro do intervalo, será aceito pelo leitor.

Alessandra Fiorini
Alessandra FioriniPermalink

Riq
Uma coisa importante é que para os passes de metrô (não sei se os passes do carnê que vc fala são os mesmos do metrô comum) é importante guardar o tkt para poder sair da estação; há algumas saídas que pedem o tkt, e a gente aqui no Brasil está acostumado a jogar fora... eu fiquei bem confusa com isso, em algumas saídas bastava pisar para a "abrir a porteira", em outras tinha que colocar o tkt... nem entendi o porquê da diferença.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Sim, o carnê de 10 tickets nada mais é do que 10 tickets comuns comprados de uma vez só, com desconto.

Wander
WanderPermalink

VnV e Conexão Paris são leituras diarias. Também usei o carne com 10 ticktes, que foram suficientes para uma semana, e andei muito a pé.

Claudia Matoso
Claudia MatosoPermalink

Também prefiro o carnê. Fiz isto desde a primeira vez na cidade, por indicação de quem já tinha ido muito. É mais prático, mais rápido, não tem preocupação com validade. E aceito no ônibus também, no qual me aventurei (e adorei) após conselho da Maria Lina. Recomendo muito.

Kristen
KristenPermalink

O Edson tem razão, andar de ônibus em Paris é muito melhor que de metrô. Os ônibus são novos, limpos, não muito cheios (exceto nos horários de rush), paga-se com o Navigo (o mesmo do metrô) e ainda por cima vc vai apreciando a linda vista de Paris. Já o metrô, apesar da excelente malha, é um pouco sujo, pichado, cheira um pouco mal, tem o incoveniente das escadas, vc caminha verdadeiras distâncias pra fazer conexões entre as linhas, entupido nos horários de pico e muitos trens são velhos, além de se perder a vista da cidade. Se a distância não for muito grande ou se vc tiver tempo sobrando, não tenha dúvida, consulte o seu itinerário, veja se tem uma linha que te serve e vá de buzão sem medo.

Sheila
SheilaPermalink

Concordo com o Riq: 10 tkts de uma vez é sempre a melhor opção. Pra ter uma idéia, eles não vendem 9, porque fica mais caro que 10. O que sobra, eu até chego a guardar pra próxima viagem.
Sobre andar de ônibus em Paris é, com certeza, mais proveitoso sob o aspecto da view, mas não dá em horário de rush e isso a Lina explica bem direitinho.
Riq, assim como os sites da Lina (França) e da Eneida (Londres), você conhece algum sobre a Itália?

Liége Jorgens
Liége JorgensPermalink

Ola. Muito bom discutir sobre transporte publico, porque em Paris é muito necessario para quem fica pouco tempo e tem tanta coisa para conhecer. Eu recomendo a carte navigo, que é a semanal e custa 17,20. Tem que cudiar muito para nao levar multa dos controleurs, que estao semrpe de olho.

mysia ferreira
mysia ferreiraPermalink

EU COMPREI UM PASSE NAVIGO ,LEVEI A FOTO DAQUI,PAGUEI 25 euros e achei que valeu super a pena ..o museu pass de 4 dias também rendeu!

roberta
robertaPermalink

onde compra este paris museum pass? ele serve para entrar em todos os museus?inclusive torre eiffel?

augusto
augustoPermalink

É possível comprar o Paris Museum Pass na Fnac, Virgin Mega Store ou em alguns museus como o Louvre.
Nâo é possível subir a Torre Eiffel com o passe. Mas a entrada é free para o Arco do Triunfo, Chateau de Versailles e Torre de Notre Dame.
É possível entrar em muitos museus, inclusive os mais importantes como o Louvre ou D'orsay. Não se preocupe. Há mais museus do que o tempo que vc dispõe para visita-los.
Abçs

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Merci Augusto-san!

ana
anaPermalink

quanto custou o paris museum pass por 4 dias?

Augusto
AugustoPermalink

48 euros. Vale a pena acessar www.parismuseumpass.com para outras informações
abçs

Sut-Mie
Sut-MiePermalink

E este link aqui para as infos em português, com lista dos lugares incluídos no pass: http://pt.franceguide.com/special/Loja/museus-e-monumentos-de-Paris.html?NodeID=1380&editoID=36927

izabelle
izabellePermalink

Queria saber o ticket para o trem RER e separado desses 10 tickets do metro compro direto nas estações existem algum mais economico, obrigada!!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O ticket t+ (que é o que vem nesse pacotinho de 10) vale para o RER na zona 1, mais central. Se você for a Versailles, à Disneyland Paris ou aos aeroportos, vai precisar comprar um bilhete à parte que permita você ir até a zona 6.

Se você fizer muuuuitas viagens fora da zona 1, pode valer a pena fazer o Paris Visite. É bom fazer conta para ver se é negócio.
http://www.ratp.info/touristes/index.php?langue=en&rub=decouvrir&cat=paris-visite

Paris Visite 5 dias englobando a zona 6 = 49 euros
Carnet 10 voyages t+ = 12 euros

Um carnê 10 voyages dura uns dois dias, dois dias e meio, dependendo de quanto metrô você tomar.

patricia
patriciaPermalink

Oi gente. Alguém sabe o horário de funcionamento das bilheterias do metro em Paris? Vou chegar por volta de 19 horas e gostaria de comprar o ticket+ para aproveitar a noite.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Depende da estação e da entrada. Nas estações maiores você sempre vai achar uma bilheteria aberta enquanto o metrô estiver funcionando. É possível comprar em máquinas também.

Maria Tereza
Maria TerezaPermalink

Olá Ricardo,
acabei de ler em um site que a entrada em vários museus e monumentos é gratuita para menores de 26 anos. Eu entendi direito, é isso mesmo?
Obrigada
Tereza

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Tereza! Aqui quem escreve é A Bóia. A medida só vale para europeus! Se você tiver passaporte europeu, pode entrar de graça; senão, vai precisar ingresso!

Rooselit
RooselitPermalink

Oi Pessoal

Estou indo a Paris agora em junho comprei o Paris Pass e gostaria de dicas de como melhor utilizá-lo pois chego a Paris na quarta e meu Pass é de 4 dias, nele inclui: o Paris Visite, Paris Museu PAss e o pass para os onibus vermelho. Ainda estou estudando o guia que vem junto. Tenho dúvidas se fiz a coisa certa ( valor beneficio) , mais o melhor foi que recebi tudo com antecedência aqui no Brasil . Aguardo dicas .

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Rooselit:
sobre o Paris Pass eu não sei, mas a Patrícia Camargo, do Turomaquia, tem um roteiro ótimo para usar o Paris Museum Pass de 4 dias: http://turomaquia.com/roteiro-4-dias-com-o-paris-museum-card/
Acho que pode lhe ser útil.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rooselit! O Ricardo Freire recomenda Paris Museum Pass + Carnet 10 voyages.
Como você já comprou tudo, basta escolher aquilo que achar melhor, você tem direito a tudo.

elyane amorim
elyane amorimPermalink

Eu posso comprar daqui do brasil o museu pass , eles entregam aqui no Brasil ? como faço ?
Aguardo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Elyane! Compre ao chegar, não se estresse!

Evelyn
EvelynPermalink

E é tranquilo comprar lá? Encontramos com facilidade?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Evelyn! É mole! Compre no posto de informações turísticas, no aeroporto mesmo, ou nas lojas Fnac.

Léia
LéiaPermalink

Estou indo para Paris e Londres e quero saber onde compro os tickets dos ônibus vermelhos (02 andares). Não quero comprar pelo site, quero comprar lá direto. Quais os lugares que vendem?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Léia! Há inúmeras companhias que fazem o passeio, normalmente dá para comprar com o motorista em qualqeur parada.

Se quiser, vá ao escritório da maior dessas companhias, a Cityrama, em frente ao Louvre:
http://www.pariscityrama.com/infos-pratiques.php

Elsa Lino
Elsa LinoPermalink

A diferença entre o museum passe e paris visite? O Paris visite não da acesso gratuito aos museus e o museum passe não dá acesso aos transportes.

Monica G,
Monica G,Permalink

Pelo que vejo no site da RATP, não existe mais o carnê de 10 viagens de metro... sad
Confirma essa informação?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mônica! Existe sim. Note que o "carnê" é metafórico, você apenas compra múltiplos de 10, eles vêm soltos.

http://www.ratp.fr/fr/ratp/c_21158/ticket-t/

Vinicius SS
Vinicius SSPermalink

Somente um alerta.
Comprei dois "Paris Visite" de 5 dias para 5 zonas através do site oficial. Paguei 106 euros pelos dois (uma bela grana).
Minha amiga que mora em Paris recebeu os passes via correio e os enviou para o Brasil. Minha idéia era usar os tickets já no Orly (poupando assim 26 euros).
Tickets na mão, chego no Orly, insiro os bilhetes na máquina e... LUZ VERMELHA. Não funcionavam. Outras duas pessoas estavam com o mesmo problema o que fez com que o segurança liberasse a catraca. Ocorre que ao fazer a baldeação no RER novamente luz vermelha. A sorte é que nenhum fiscal abordou a gente e nossa estação não tinha validação de ticket.
No dia seguinte não funcionou e o funcionário do RER disse que era impossível que eu tivesse comprado aquele ticket via internet. Já pensei na hipótese de ter tomado um prejuízo daqueles.
A sorte é que encontrei um escritório de informações turísticas na Chatelet Les Halles e eles trocaram os dois tickets mas não souberam informar o problema.
Acredito que das duas uma: o sistema é falho ou (mais provável) os raio-X do correio danificaram os bilhetes.
Então fica a dica. Se possível comprem somente por lá. Se não, caso não funcione, procurem os escritórios oficiais de informações turísticas que eles sabem como atuar.
Abraço,

Sara
SaraPermalink

Oi Vinicius,
Eu comprei o paris visite no balcão de informações turísticas em Orly e fui orientada a ativá-lo na primeira estação, esqueci e tentei passar sem ativar, não funcionou, lembrei, fiz a ativação e funcionou normalmente

luiza
luizaPermalink

Olá,
qual seria a minha melhor opção para aquisição de passes de locomoção em Paris? Passarei 5 dias em Paris. No primeiro só irei de Gare Du Nord para Port Royal no RER B, assim como no último. Os outros 3 dias acredito que usarei pelo menos 4 vezes por dia o metrô. Tudo na zona 1.
Assim: 2 passes de RER na zona 1 + pelo menos 12 passes de metrô na zona 1.
Navigo Découverte, Paris Visite, Carnet 10 tickets? Ainda não entendi quanto custa um passes de RER dentro da zona 1. (como o de gare du nord para port royal).
obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luiza! Recomendamos o carnet 10 voyages para o metrô e passagens avulsas de RER para essas viagens esporádicas além da zona A.

O ticket de metrô vale para o RER dentro da zona A. Quando você precisar viajar para a zona B, compre o ticket correspondente.

Liliane Lima da Silva
Liliane Lima da SilvaPermalink

Olá Boia, muito legal poder tirar dúvidas. Meu marido, filho de 14 anos e eu estaremos em Paris no periodo de 22/12/2012 a 26/12/2012, chego no CDG as 0800, pretendo ir a Versailles a tarde deste dia, no 23/12 (dom) fazer Louvre,museu D´Orsay. No dia 24/12 fazer o passeio de onibus Open e visitar Notre Dame,e o que der . No dia 25/12/12 comprar os ingressos da Torre Eiffel e passear de batobus. O feriado de 25/12 atrapalhou. Voce acha que devo comprar 10 tickets de metro, paris visit, paris pass, paris museum . Me de um help. Abraços

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Liliane! Entenda os passes de Paris:
- de transporte: https://www.viajenaviagem.com/2012/07/paris-comparacao-passes-transporte/
- Museum Pass: https://www.viajenaviagem.com/2012/07/paris-museum-pass/

flavia
flaviaPermalink

Vou paris em maio (02/05 até dia 13/05)com dois filhos (14 e 16 anos) ,qual passe seria mais indicado?Eles não pagam passagens de metro ,trem??E museus??O carne de 10 passes compensa para 3 pessoas???Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Flavia! Eles pagam passagem integral em todos os meios de transporte.

Leia o post mais atualizado:
https://www.viajenaviagem.com/2012/07/paris-comparacao-passes-transporte/