Furacões no Caribe: um balanço

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Calma, é só uma tempestadezinha...

Atualização: Furacões Irma e Maria

  • Irma devastou St. Maarten, St.-Barth, Anguilla, Cayos do norte de Cuba e Ilhas Virgens (Britânicas e Americanas). Maria provocou algum dano em Punta Cana. Saiba a situação das ilhas lendo o post mais recente:

É batata: a primeira pergunta que todo mundo faz sobre o Caribe aqui no site tem relação com furacão.

A resposta-padrão é:

Entre julho/agosto e novembro, a possibilidade existe (com exceção de Aruba, Curaçao, Barbados e Los Roques, que estão fora da rota dos furacões). A chance de um furacão pegar você justo na sua ilha e na sua semana é extremamente remota. Se ocorrer, porém, não dá para reclamar.

A Wikipédia tem tudo organizadinho sob a rubrica Atlantic hurricane season. Cada ano tem a sua página. Entrei nelas para fazer uma compilação de que lugares do Caribe sofreram quais furacões em qual época desde 2000. Aí vai o que achei.

Temporada de furacões

Vai oficialmente de 1º de junho a 30 de novembro. Mas quando você lê a notícia de que "começou a temporada de furacões" isso não quer dizer que já tenha acontecido um furacão. Dia 1º de junho dá-se início à temporada de alerta, e isso dispara a notícia. A primeira área normalmente a estar sujeita aos furacões é o Golfo do México. O maior perigo para as ilhas do Caribe começa em agosto e vai até meados de outubro.

Os furacões pegam o Caribe inteiro?

Não. Cada furacão descreve uma trajetória própria. Tem furacão que fica só pelos Açores, ou Madeira, ou Bermuda; tem furacão que vai para a costa leste dos Estados Unidos e do Canadá. Quando passa pelo Caribe, um furacão atinge um número reduzido de ilhas (às vezes passa só pelo mar, sem atingir ilha nenhuma).

Como é a temporada?

O Caribe não fecha. Centenas de milhares de pessoas continuam viajando para as ilhas, seja para ficar em hotéis, seja para fazer cruzeiros. Esse contingente de turistas aproveita os preços que caem de maneira significativa em relação à alta temporada entre dezembro e abril (do Natal à Páscoa).

E se acontecer um furacão quando você estiver lá?

Os furacões costumam ser detectados com dois ou três dias de antecipação, dando tempo para que os cuidados sejam tomados. Não deve ser nada agradável, claro, mas quem sofre mesmo é quem mora no lugar e tem que cuidar para não perder seu patrimônio. Dependendo da intensidade do furacão, você perde de alguns dias a todo o resto das férias.

Vale a pena arriscar?

Pegando uma deixa do André Lot, talvez a gente arrisque mais ao passar janeiro no Sudeste, quando é quase certo que haja enchentes. Repetindo: a possibilidade de um furacão pegar você justo na sua ilha, bem na semana em que você foi, é bastante baixa. Mas existe. Se você quer 100% de garantia de que isso não vai acontecer, escolha uma ilha fora da rota dos furacões: Aruba, Curaçao, Barbados ou Los Roques.

As temporadas 2000 a 2010

(fonte: Wikipédia):

2010. 11 furacões, 1 atingindo terra firme no Caribe (Earl em agosto, em St. Maarten e Porto Rico)

2009. 3 furacões, 1 atingindo terra firme no Caribe (Ida, novembro, na costa da Nicarágua)

2008. 8 furacões, 6 atingindo terra firme no Caribe (Dolly, julho, em Cancún; Gustav, agosto/setembro, em Cuba e na Jamaica; Hanna, agosto/setembro, em Turks & Caicos; Ike, setembro, em Turks & Caicos e Cuba; Omar, outubro, St Croix; Paloma, novembro, Ilhas Cayman e Cuba).

2007. 6 furacões, 3 atingindo terra firme no Caribe (Dean, agosto, na Costa Maya/México; Félix, agosto/setembro, na Nicarágua e em Granada; Noel, outubro/novembro, nas Bahamas e em Guardalavaca, Cuba).

2006. 5 furacões, 1 atingindo terra firme no Caribe (Ernesto, agosto/setembro, em Cuba).

2005. A pior temporada: 13 furacões, 7 atingindo terra firme no Caribe (Denny, julho, Cuba/Haiti; Emily, julho, no Yucatán; Ophelia, setembro, nas Bahamas; Rita, setembro, Turks & Caicos; Stan, outubro, Yucatán; Wilma, outubro, Cancún; Beta, outubro, San Andrés).

2004. 9 furacões, 4 atingindo terra firme no Caribe (Charley, agosto, Cuba; Frances, agosto/setembro, Turks & Caicos e Bahamas; Ivan, setembro, Ilhas Cayman e Cuba; Jeanne, setembro, Guadalupe e Punta Cana).

2003. 7 furacões, 1 atingindo terra firme no Caribe (Claudette, julho, Puerto Morelos, Yucatán).

2002. 4 furacões, 2 atingindo terra firme no Caribe (Isidora, setembro, Cuba; Lili, setembro, Ilhas Cayman).

2001. 9 furacões, 2 atingindo terra firme no Caribe (Iris, outubro, Belize; Michele, outubro, Cuba).

2000. 8 furacões, 2 atingindo terra firme no Caribe (Debby, agosto, Barbuda, St.-Barth, Virgin Gorda; Keith, setembro, Belize).

Fora os furacões, como é o clima?

A temporada dos furacões corresponde á época do ano em que há mais calor e possibilidade de tempestades -- como no nosso verão brasileiro. (A época mais seca no Caribe é no inverno do Hemisfério Norte, entre dezembro e abril.) Veja nos links abaixo a média de temperatura e precipitação pluvial mês a mês nos principais destinos do Caribe para brasileiros. Como termo de comparação, lembre-se de que no litoral brasileiro é muito raro algum lugar que apresente menos de 100 mm de precipitação em qualquer dado mês.

Metereologistas: manifestem-se mrgreen

Leia mais:

Onde pegar praia, mês a mês

279 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Tiago Caramuu
Tiago CaramuuPermalink

Completasso o post Riq.
E acho mesmo que vale a pena pegar os descontos da baixa pro caribe... é como você disse, o risco existe, mas qualquer outro lugar vai ter um risco diferente também, inclusive o lugar onde ficarmos se não estivermos viajando

Carol Wieser
Carol WieserPermalink

Belo post de esclarecimento. O jeito, se for viajar nessa época, é estar consciente
que pode sim acontecer. E é tão bom ir pro Caribe no meio do ano... Fica a eterna duvida se vale a pena arriscar (!?!)

Dani G.
Dani G.Permalink

Riq, eu cheguei à Punta Cana um dia depois de ter passado um furacão. Lembro que minha mãe tava apavorada q eu ia. Mas, não cancelei a viagem. Lembro que no primeiro dia a água tava "suja", mas já no segundo dia tava aquele azulzão maravilhoso e o céu lindo.

Renata
RenataPermalink

Olá Dani.
que dia e mês vc foi para Punta Cana?
irei agora em 02 de outubro e estou morrendo de medo de furacões.....

Tweets that mention Furacões no Caribe: um balanço -- Topsy.com

[...] This post was mentioned on Twitter by Ricardo Freire, Carolina Rodrigues. Carolina Rodrigues said: Furacões no Caribe: um balanço http://goo.gl/fb/429IP #greader [...]

Maryanne  hotelcaliforniablog.wordpress.com

Voltei ontem de Tulum e Playa del Carmen. Nao teve furacao, mas gente, é um calor quase insuportável nessa época,principalmente em Tulum que não tem infra de ar condicionado.Pegamos 40C nos passeios em Chichen Itza e nas ruínas de Tulum; em compensacao, consegui nadar nos cenotes e achar fresquinho. smile

Andre Lot
Andre LotPermalink

Só para reforçar, muita gente inconscientemente associa furacão a tornados (já que os dois envolvem ventos e imagens em forma de "funis" e "cones").

Todavia, enquanto um tornado é quase imprevisível até 5 ou 10 minutos antes de acontecer, nenhum furacão de peso aparece sem aviso. Reforçando o que já disse em outro post, a possibilidade de ir para qualquer ponto do litoral do Sul/Sudeste entre Búzios e Torres (onde tem Serra do Mar por perto) e topar com uma frente fria que chega em 48h é muitíssimo maior do que topar com um furacão.

As ilhas do Caribe são preparadas para lidar com os impactos do mesmos, ao menos nas áreas turísticas. Os dias depois que um furacão passa, se for um de categoria baixa (2 ou 3), em geral são de céu claro e reluzente. Furacões se movem de um ponto a outro a, no máximo, 30 km/h (menor velocidade quando são mais intensos), o que dá tempo de sobra para arrumar as malas e partir se for o caso. NENHUM furacão de grande porte chega sem aviso ou do dia para a noite. Até Cancun, atingida por um forte furacão em 2006, sofreu severos danos (reparados em meses) mas sem nenhuma fatalidade ou ferimento entre turistas, todos evacuados.

Para os que gostam de prevenção, o site http://www.nhc.noaa.gov , do governo americano, mantém rastreamento de todos os possíveis furacões, com rotas e tudo o mais. Lá eles dão a probabilidade de alguma tempesrade tropical chegar a determinado lugar em 3 ou 5 dias, e atualizam essa informação a cada 6 horas.

Sinceramente? Eu me preocuparia muito mais em saber se um hotel em uma ilha do Pacífico ou Sudeste Asiático se encontra em construção anti-sísmica do que em ficar encanado com furacões.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Dank U!

Priscila (Inquietos)
Priscila (Inquietos)Permalink

Riq, eu também tinha esse pré-conceito sobre os furacões, até mesmo pq nunca estudei o Caribe muito bem. Achei muito esclarecedor esse post, obrigada!

Agora, o que mais me surpreende é a quantidade de relatos que ouço de noivas que são desaconselhadas pelas agências de viagem a irem para o Caribe em lua-de-mel nessa época dos furacões.

Parece que é praxe as agências não recomendarem e praticamente proibirem o destino. Vai ver a comissão deles fica menor, né?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Talvez não seja isso não. É que lua de mel é uma viagem que não pode dar chabu de jeito nenhum. A época mais bacana para ir ao Caribe é realmente dezembro-abril. Fora disso é para aproveitar as ofertas, mesmo. Arriscar uma semana de férias fora de temporada faz sentido. Mas lua de mel é muita responsa; se dá algum galho (chuva chuva chuva ou mesmo furacão) a decepção é muito maior.

Priscila (Inquietos)
Priscila (Inquietos)Permalink

De fato, Riq, lua de mel tem que ser perfeita. Anyway, quando li seu post, essa recomendação das agências me lembrou um pouco da histeria com a gripe suína no ano passado: uma boa dose de exagero. Ou vai ver eu que sou muito relax mesmo.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É só pelo fator nada-pode-dar-errado mesmo. Durante a época de furacões no Caribe, sobretudo a partir de setembro, o Nordeste é uma grande pedida. Noronha a partir de agosto.

Carmem
CarmemPermalink

Pois eu peguei o furacão Irene, em 1999, durante um cruzeiro nas Bahamas.

http://www1.folha.uol.com.br/fol/inter/ult16101999001.htm

Por conta disso, o navio, que seguiria para Key West, teve que voltar a Miami.
Na cidade, os dias seguintes foram de muito vento e chuva. Do apartamento onde eu estava hospedada, na Collins Avenue, se viam postes de luz e árvores balançando com o vento. O jeito foi comprar um baralho e jogar, jogar...
Terminada a ventania, o centro da cidade estava horrível, sujo, molhado, árvores caídas.
Dois dias depois, a caminho de Orlando, ainda se podiam ver os estragos que o Irene deixou por lá.
Mas sobrevivi!
wink

Jacque
JacquePermalink

Oi Riq,
Agradeço o seu sábio comentário sobre as viagens de lua de mel!Realmente é uma viagem diferente das outras, pois é a verdadeira comemoração do casal e do meu ponto de vista passar por uma experiência dessas seria muito frustrante e acabaria com todo o clima de encantamento que envolve o casamento e a lua de mel!

Leandro
LeandroPermalink

Ficou muito bom, o que o Andre disse é a mais pura verdade, furacões são enormes e podem ser monitorados, a possibilidade de um furacão atingir de surpresa como um terremoto é nenhuma, e a chance de um passar exatamente sobre o lugar que está visitando é baixíssima mesmo no auge da temporada. As ilhas ao sul (Aruba, Bonaire, Curacao, Los Roques) estão protegidas de um impacto direto, o máximo que pode acontecer é um passar por perto e deixar o tempo mais chuvoso que o normal, em 2004 o Ivan passou com força máxima pouco menos de 200 quilômetros ao norte das ilhas ABC e provocou alguns danos nas praias mais expostas de Aruba por causa da agitação do mar, além de chuvas fortes, mas no dia seguinte já estava quase tudo normal. Na maior parte das ilhas do caribe o intervalo entre furacões intensos, os que provocam danos maiores e podem destruir alguns hotéis, costuma ser de 50 anos ou mais (os força 1 e 2 podem ser mais frequentes, mas normalmente causam danos que são rapidamente consertados, em certos casos apenas 1 semana depois as marcas não passam de algumas árvores com menos folhas). Na parte norte do Caribe a frequência tende a ser maior, Cancún foi duramente atingida em 1988, e em 2005 novamente por categoria 3, o último passou muito lentamente e os danos foram mais para categoria 4, as marcas permaneceram por mais de dois anos em algumas praias e a grande maioria dos hotéis teve que fechar para reformas, que duraram entre menos de 1 mês e 1 ano dependendo do hotel.

Maria Teresa
Maria TeresaPermalink

cancun em agost/ set chove muito? riscos de nao ter sol?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Clique no link de Cancún de temperatura e chuva o ano inteiro. É para isso que ele está no post.

Lucimara
LucimaraPermalink

Riq, parabéns pelo otimo e útil post!!

Sempre tive sonho de conhecer o Caribe, eis que me caso em setembro e estamos quase fechando um cruzeiro que passa pelo Haiti e Jamaica.
Cruzeiros são mais perigosos do que em terra?

Grata.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não.

Alessandra
AlessandraPermalink

Ai ai ai. Marquei minha viagem de férias para o fim de setembro e início de outubro (pretendo ficar entre Playa del Carmen e Tulum), época de maior chuva e probabilidade de furacões.
Espero que a chuva dê uma trégua e me permita curtir um pouco e que possa voltar aqui e contar uma "história de sucesso".

Valeu Riq pelos posts sempre indispensáveis smile

Abs,

ellen
ellenPermalink

Olá,rs
Pois é, estou aqui em um dilema...
Gostaria de ir pra los roques dia 28 de setembro, mas todos os lugares q fui me informar enfatizam "NÃO VA ESSA EPOCA".
aí, vim aqui e me enpolguei novamente.....a pergunta é: los roques é menos provavel?!?
smile
obrigada
smile

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não tem furacão em Los Roques também não.

Os últimos três meses de ano são a época menos seca na região (Los Roques, Aruba, Curaçao). É a época que tem mais mosquitos em Los Roques.

Outubro é ótimo em todo o NOrdeste, do norte da Bahia pra cima.

fabiana
fabianaPermalink

Oi Ric,

tb estou de viagem marcada para setembrO, onde pego um cruzeiro para o caribe, CABO SAN LUCA, PUERTO VALLARTA E MATZATLAN.Qdo marquei a viagem, não me lembrei dos furacões e nem que seria a temporada deles no caribe. Embora tenha ficado claro a pouca possibilidade de deparamos com um furacão pela frente, sempre fica o receio, e o q me deixa preocupada é que viajarei com a família e tb com meu filhinho de 2 anos. Vc acha conveniente que eu desista , vc iria com seus filhos nesta época para lá?
Um abraço

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

Nada disso fica no Caribe. Tudo isso fica no Pacífico. O Pacífico também tem seu regime de furacões, chamados tufões.

Nada acontece a turistas. Se houver a passagem de furacão, todas as precauções são tomadas.

A decisão é simples: se não quiser correr absolutamente nenhum risco, não viaje nesta época a lugares potencialmente afetados.

Paulo Fantinel
Paulo FantinelPermalink

Ricardo,

Eu e minha esposa estamos pensando em ir para Cancun na primeira semana de dezembro.

Ouvimos falar que o furacão de 2004/2005 devastou as praias da região, e que atualmente há uma faixa de areia muito estreita, não havendo mais praia, de modo que em Cancun propriamente dito, teríamos que utilizar apenas a piscina do hotel. Essa informação é correta?

Muito obrigado,
Paulo

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

A praia tem sido constantemente refeita. As praias de mar aberto na Zona Hotelera não são muito boas para banho não. A parte mais ao norte (até km 8 ) têm águas calmas. Riviera Maia e Playa del Carmen têm praias melhores.

https://www.viajenaviagem.com/2009/09/cancun-como-escolher-seu-hotel/

https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/cancun-ricardo-freire

fabiana
fabianaPermalink

Oi Ricardo,

tenho acompanhado vc falando da pouca possibilidade de sermos atingidos por furacões no caribe, mas sempre temos muito receio ... irei agora em setembro p um cruzeiro que passa por CABO SAN LUCAS, MAZATLAN E PUERTO VALLARTA e tinha me esquecido que é temporada de furacões. O que mais me assusta é que viajarei com toda a família, inclusive meu filhinho de 2 anos. Não devo desistir, não é? Vc iria?

André L.
André L.Permalink

Todo ano, em algum ponto do Nordeste e, principalmente, em algum ponto do Sudeste há deslizamentos, vários deles com mortes, rodovias que fecham por alguns dias, e áreas que são interditadas.

Você deixaria de viajar a - digamos - Florianópolis, Parati, Morro de São Paulo ou Recife porque é temporada de chuvas?

E, para piorar, enquanto chuvas, embora nem sempre torrenciais e aqui e ali catastróficas, são uma certeza, furacões são uma possibilidade.

O Caribe é uma área enorme. Furacões não são tornados: são sistemas mastodônticos, mas que se movem lentamente (20-40km/h). Suas rotas são traçadas com dias de antecedência, e sempre há planos de evacuação. Nenhum cruzeiro é louco ou maluco de colocar uma navio em uma área no caminho de um furacão, se houver um.

Eu me preocuparia mais com um terremoto catastrófico em Lisboa, Los Angeles, Roma ou Santiago do que com um furacão.

meg
megPermalink

espero mesmo não pegar nenhum furacão em Barbados. Estou indo dia 18/09... o tempo parece estar muito chuvoso...tem comntarios de quem foi lá nessa época? aceito dicas de restaurantes, passeios, etc.....
abs

Mi
MiPermalink

Ricardo,
Seu próprio site diz que estão previstos 10 furacões esse ano de 2010 no Caribe, lógico que com exageros. Gostaria de saber quantos já passaram esse ano pois que eu me lembre foi só esse, de agora há pouco, o Earl. Então quer dizer que ainda faltam 9 passarem até 30 de novembro??? rsrsrs

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

Esse foi o primeiro a passar por uma ilha para a qual há vôos diretos ou fretados do Brasil .

Lucia Malla
Lucia MallaPermalink

Mi, os furacões seguem as letras do alfabeto. Earl foi o 5º (começa com a 5a letra do alfabeto). O Hermione acabou de passar pelo norte do México/ sul do Texas - portanto já houve 8 tempestades tropicais q foram fortes o suficiente para serem elevadas à categoria de furacão.

Gislene
GislenePermalink

OIII, Vou me casar em 03/09/2011 e queria passar minha lua de mel em Aruba, Curaçao e Los Roques, oque vc acha devo ir ou nao? lembrando que é minha lua de mel, caso nao devo ir, vc me indicaria lagum lugar.

bjos

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

Existe um texto acima dos comentários. Leia com atenção. Lá está escrito que Aruba, Curaçao e Los Roques estão fora da zona de furacões.

https://www.viajenaviagem.com/2010/08/como-pesquisar-no-site/

Carla
CarlaPermalink

Olá Ricardo! Seu site é o máximo! Parabéns!
Viajarei em lua-de-mel dia 19/9/10 e ficaremos até 28/9/10 e acabo de ver as notícias do furacão Igor e da tempestade Júlia... Você acha que devemos desistir?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Cada furacão tem um caminho específico. Afeta apenas algumas ilhas. O Igor parece estar com a força máxima hoje. E pode -- pode -- afetar "partes" da República Dominicana, Cuba e Jamaica. No dia 19 certamente esta não será uma ameaça. Pode vir outra? Pode. É temporada de furacão.

Andre L.
Andre L.Permalink

Vc comprou um pacote de 1 semana no Club Med Rio das Pedras. Vc deixaria de ir para lá daqui a uma semana porque saiu no Jornal Nacional que uma grande e potente frente fria deve chegar no fim da semana ao Sudeste e causar chuvas por 2 ou 3 dias (com certeza, não uma probabilidade incerta) enquanto vc estiver lá?

Gislene
GislenePermalink

Riq eu novamente, E em relacao a violencia, posso andar a noite com seguranca sem ser assaltada... E na sua opniao qual desses lugares é melhor para eu passar minha lua de mel, e em que hotel vc indica p eu ficar (Los Roques, Aruba, Curaçao. Obrigada pelas informacoes do seu site sao mto uteis e esclarecedoras.

Andre L.
Andre L.Permalink

Gislene, assaltos e assassinatos acontecem até em Andorra, Mônaco, Suíça... Dando um pitaco, as ilhas do Caribe são bastante seguras em geral.

Rep. Dominicana, menos segura que a média.

Haiti, perigosíssimo fora de Labadee.

Jamaica, nível de violência do Rio de Janeiro ou Recife.

Demais ilhas: muito seguras.

Não me atrevo a falar do continente.

Michele S.
Michele S.Permalink

Estou quase fechando um pacote de viagem para Cancun, pretendo ir do dia 30/10 até 08/11.

Estou preocupada principalmente com as chuvas, qdo vcs falam q é temporada de furacões e chuvas, considero que o tempo ficará nublado?? ou será como aqui em SP, aquele calor durante o dia e uma pancada de chuva de 1 hora no final da tarde???

Estou perguntando porque não tem graça ver aquele mar azul maravilhoso com tempo nublado!!!

Além disso estou em dúvida entre tres hotéis: Bel Air Collection com café, Hyatt Regency sem café e Holiday Inn Arenas sem café.
O melhor preço é o Holiday Inn sem café, em segundo Bel Air (dif. R$ 600,00) e terceiro Hyatt (dif. 700,00).

Eu vi já no bloq que a localização d Hyatt é boa.
E quanto a localização do Holiday Inn que fica em Pok-ta-pok?
O Bel air é muito longe das casas noturnas e restaurantes?

Tks,

Michele S.

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

Veja pelo endereço do hotel em que ponto do Boulevard Kukulcán está e oriente-se pelo post "Como escolher seu hotel em Cancún". Está linkado na página https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/cancun-ricardo-freire

Neste mesmo post em que você pôs seu comentário há um link para precipitação mês a mês em Cancún. Clique e veja. Se quer pegar tempo mais firme, vá nos meses em que chove menos.

Mayara
MayaraPermalink

Estou pensando em fechar um pacote pro Caribe em dezembro. Mas não´é verão por lá né? gostaria de saber como fica o tempo nessa epoca do ano, e se aumenta a possibilidade de furacoes.. em dezembro! ????

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

A alta temporada é de dezembro a abril. É inverno, mas é a época mais seca. Continua quente. Não há risco de furacões.

Mayara
MayaraPermalink

Em punta cana!

Natália
NatáliaPermalink

Eu e o meu noivo vamos nos casar em dezembro do ano que vem, e eu estou querendo passar minha Lua de Mel em Cancun..... pelo o que eu Li falaram que la é inverno, Tenho medo de ir e passar frio, ou só chover.... será que escolhi mal passar minha lua de Mel em Cancun em Dezembro??? Qual é a media de temperatura???

Desculpe as perguntas.... é a unica coisa q eu to me prendendo para fechar minha Lua de Mel....

Atenciosamente,
Natália

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O inverno no CAribe não é frio. E é mais seco. A época chuvosa é no verão.

Jamille Souza
Jamille SouzaPermalink

Oi Ricardo,

Já estava com tudo decidido para minha lua de mel em Punta Cana em fevereiro de 2011, mas com as notícias deste recente furacão no Haiti e sobre cólera fiquei um pouco na dúvida. Novembro ainda é período de furacões? vi que no inverno (fevereiro) não há risco, você já ouviu falar na ocorrência de furacão fora de época?

um abraço

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

O blogueiro pede encarecidamente que você leia o texto do post.

Tumba Imperial
Tumba ImperialPermalink

Excelente blog. Cada neura que a gente lê... Tô indo semana que vem pra Punta Cana, com esposa e turma grande e, sinceramente, pode vir o Katrina que domino no peito...

Everson Pessoa
Everson PessoaPermalink

Estou indo a punta cana dia 11/12 em lua de mel.
Tem chance de furacão?

Marcos Andrade
Marcos AndradePermalink

Olá Ricardo
Primeiramente, parabéns pelo site ! Incrivel mesmo, suas dicas para Punta Cana serão extremamente valiosas, para minha futura viagem.
Sobre a condição da agua, digo, esta transparencia incrivel e tom azulado impressionante, fica presente o ano todo ? qual seria a melhor epoca por exemplo para presenciar esta beleza.
O que voce me diz do mes de Maio, já é considerado baixa temporada?
Atenc
Marcos

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Maio em Punta Cana é chuvoso, consulte a tabela no final do post. Vá nos meses mais secos e terá o mar mais limpo e cristalino.

Diana
DianaPermalink

Olá

Puxa com este último post fiquei preocupada.
Iremos nos casar final de abril, queremos ir p punta cana
entre os dias 01 e 05 de maio. E se mudarmos nosso roteiro p aruba? faz diferença?
Será mto arriscado??

att
Diana

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não há furacões no Caribe em maio. Em Punta Cana especificamente o mês é úmido, mas o tempo é firme na maior parte do Caribe. Em Aruba com certeza estará firme e seco.

Fabielle
FabiellePermalink

Já li e reli no blog váaaaarios post e comentários sobre previsão do tempo em Cancun
Vou entre final de maio e começo de junho. Gostaria muito de pegar dias lindos de sol e um mar limpo para ver aquele azul tão comentado e sonhado do Caribe!
O jeito vai ser rezar, pois pelo o que eu li certeza mesmo só em Aruba ou Curação rsrsrs...
Obrigada pelas informações!!!

thaiza
thaizaPermalink

Olá!

Os meus planos são viajar em lua-de-mel para Punta Cana, no período de 23/10/11 a 29/10/11. Qual é a sua opinião sobre esse peródo nessa localidade?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Thaiza! O que podemos afirmar é que entre meados de dezembro e meados de julho não ocorrem furacões na região.
Para mais informações sobre a melhor época para ir e dados gerais de clima, veja a página de Punta Cana aqui do Viaje na Viagem: https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/punta-cana-ricardo-freire/

Ricardo
RicardoPermalink

Olá!
Estou pensado em ir viajar em lua de mel na data de 03/10/2011 até 17/10/2011. Pelo que me informei o local que seria mais adquado seria Aruba. Mesmo assim fico com receio, sera mesmo que não tem risco de tornado/furacão nesta época em Aruba. E se você conhece algum resort bom para se hospedar lá.
Desde já agradeço sua resposta.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Xará do Comandante! Leia novamente o post. Nâo há furacões em Aruba. Mas de outubro a dezembro é a época chuvosa na ilha.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/aruba-ricardo-freire

Chicao
ChicaoPermalink

Bom dia, pretendo passar min lua de mel de 20/09 a 05/10/2011 em st lucia ou punta cana.....
vc recomendaria em vista dos perigos de furacões etc cancelarmos??
Ha alguma previsão para este ano???
Grato

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Chicão! Leia o texto com atenção, as dicas do Comandante estão todas aí wink

Greice
GreicePermalink

Olá,
estamos pensando em viajar em meados de setembro para St Marteen. Pelo que li no blog não há registros de furacão nessa Ilha, certo? O que diz a temperatura nessa época, precisamos nos preocupar com chuva e frio? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Greice! Veja a média de temperatura e chuvas na página-guia de St. Maarten/St.-Martin https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/st-maarten-st-martin-ricardo-freire/

Alessandra Danny
Alessandra DannyPermalink

Olá,
Estou com férias programadas para julho/agosto 2011 e com viagem para Cancun no dia 01 de agosto e retorno 15 de agosto.
Pelos comentários não é um dos melhores meses, e ainda tem possibilidade de furacão.
Sou muito medrosa, mas meu namorado não. Eu já iria desistir, mas por ele não tem problemas.
Gostaria de uma opinião sua.
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alessandra! Vcoê não está querendo uma opinião, está querendo uma decisão, e isso não podemos fazer por você. Tudo o que o Ricardo Freire tinha a falar sobre o tema está bem explicadinho no post grin

Alessandra Danny
Alessandra DannyPermalink

Jáestá quase tudo resolvido, inclusive o hotel já está reservado.
Só gostaria de um comentário mais esclarecedor.
Afinal não é sempre que se viaja para Cancun, não é mesmo?

Ana
AnaPermalink

Olá,estou de ferias programadas, para ir agora em Abril a Cuba, Havana e Varadero, levo as minhas filhas comigo, existe algum risco de furacões, elas são pequenas e tem bastante medo. Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana! Leia atentamente o texto acima para ficar mais tranqüila!

Marcos Pimenta
Marcos PimentaPermalink

Olá Ricardo, antes de mais nada Parabéns pelo site, tenho lido com muita frequencia e me ajuda muito a planejar minhas viagens.
Estou com reservas para o Caribe de 30.10.2011 a 20.11.2011, por ser baixa temporada, tem preços melhores e é mais fácil para conseguir sair de férias no meu emprego. Pretendo ir a Aruba/Curaçao/Bonaire e fecho a viagem em Punta Cana.
Queria mais detalhes de como é essa temporada de chuva por lá, tipo, perde-se dias de praia? ou são chuvas curtas e espaçadas, sem prejudicar o dia todo? Nesse período aproveita-se o bom do Caribe (mar azul cristalino, praia e sol) ou o bom do caribe mesmo só na alta temporada?
Um abraço a todos e sucesso!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcos!
Normalmente não se perde nenhum dia de praia. Mas saiba que ano passado as chuvas foram bem mais pesadas do que o normal.

Suelen
SuelenPermalink

Olá Ricardo!

Viajo em lua-de-mel para Cancun em 05/09/2011, ficaremos uma semana por lá. Li o post e sei que é temporada de furacões, gostaria de saber é como estão as previsões de furacões para este ano (2011). E se acaso houver um furacão, perderemos todos os dias da viagem?
O que você sugere de divertimento noturno em Cancun?
Além do Caribe, você sugere outro roteiro de viagem para esta época do ano, com poucos riscos, belas paisagens e praias e com o custo igualável a Cancun?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Suelen! Aqui quem responde é A Bóia. Leia com atenção este post, ele tem todas as informações sobre furacões. Não há nada o que acrescentar grin

Veja destinos do Caribe sem furacões nesta época neste mesmo post. Está escrito grin

Para saber mais sobre Cancún leia: https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/cancun-ricardo-freire

Nesta época o tempo no Nordeste é lindo!

Suelen
SuelenPermalink

Boa noite,

Li o post, só que não há a previsão de furacões para 2011, apenas a de 2010. Portanto acho que há o que acrescentar sim.
Você também não me respondeu: se acaso houver um furacão, perderemos todos os dias da viagem?
E também quais as melhores opções noturnas em Cancun?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Suelen! É impossível prever furacões. Aqui estão informadas a época, a área atingida e como eles se espalham. É impossível saber se um furacão vai estragar as suas férias inteiras ou não. Um furacão fraco é diferente de um furacão forte. Ou você arrisca, ou não arrisca. Se não quiser arriscar, o post mostra os locais no Caribe onde não passam furacões. Informamos também que o tempo no Nordeste na época dos furacões é perfeito. Mais do que isso infelizmente não podemos fazer grin

Suelen
SuelenPermalink

Boa noite,

Obrigada pela resposta.
Voltei a pergunta porque no post fala a quantidade prevista de furacões para 2010.
Optamos por Cancun porque todos dizem que a noite lá é agitada.
E porque queríamos uma viagem internacional.
Mas valeu pelos esclarecimentos.
Abraços

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Suelen! Você voltou à pergunta porque queria que a gente garantisse que um eventual furacão não estragaria suas férias, mas isso não temos como afirmar! grin

Suelen
SuelenPermalink

Nossa, porque você escreve em um site?
Você é muito grosseiro.
As pessoas tem muitas dúvidas.
Eu li muito bem o post, que dizia que a previsão para 2010, que os especialistas haviam errado a quantidade e você ainda completou que os especialistas sempre esperam o pior.
Eu só queria saber se a previsão deste ano era de muito ou poucos furacões.
Afinal as tragédias naturais vem aumentando ao longo dos anos.
Não quero que ninguém afirme nada para mim, quero opiniões de quem tem experência em viagens.
Você precisa ser mais cauteloso e atencioso em suas resposta.
Pois ainda não me respodeu sobre a noite em Cancun.
Mesmo assim agradeço as sugestõs e parabenizo pelo site, que tem ótimas dicas.
Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Suelen! Este post é sobre furacões no Caribe e tem todas as informações de que dispomos.

Para ler sobre Cancún, consulte a página-guia https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/cancun-ricardo-freire

Gustavo
GustavoPermalink

Prezados,

Estamos com viagem marcada para Punta Cana em 24/09/2011 , qual a possibilidade de furações nesta época ?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Leia o post, Gustavo. Tudo o que podemos dizer sobre furacões em 24 de setembro de 2011 em Punta Cana está contido nele grin

Adsweb
AdswebPermalink

Amigos, uma ajuda, estou escolhendo entre dois destinos para uma viagem no inicio de Outubro, uma delas é Cancun, vale a pena ir nessa época mesmo com o risco de furacão? chove muito ou não? é possivel aproveitar as praias e piscinas do hotel? Abraço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Adsweb! Não deixe de ler o texto, com todas as considerações do Comandante!

Renata
RenataPermalink

Olá!
Estou com viagem marcada pra Punta Cana na próxima semana.
Li no tópico que a temporada oficial de furacões começa em junho e que a probabilidade é baixa, porém nao é garantido.
MAs gostaria de saber, tendo em conta que o sul dos Estados Unidos está sendo atingindo por vários furacões por estes dias, se isso aumenta a probabilidade de furacões em Punta CAna, também.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renata! A estação de tornados é a primavera, esta é a época mesmo. Tornados acontecem no interior dos Estados Unidos, não acontecem no Caribe.

Releia o texto. É muito improvável um furacão atingir o Caribe antes de agosto.

Gabriela de Azeredo Moura

Olá Ricardo, estou planejando ir para Los Roques de 20 a 27 de junho.
Quais os riscos ? Tempestades ? Furacão ? Acha que vale a pena ir nessa época ?

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalink

Está no começo do texto.

"É batata: a primeira pergunta que todo mundo faz sobre o Caribe aqui no site tem relação com furacão.

A resposta-padrão é:

Entre julho/agosto e novembro, a possibilidade existe (com exceção de Aruba, Curaçao, Barbados e Los Roques, que estão fora da rota dos furacões). A chance de um furacão pegar você justo na sua ilha e na sua semana é extremamente remota. Se ocorrer, porém, não dá para reclamar."

Alessandra
AlessandraPermalink

Oi!!!
Estou com minha lua de mel marcada para cancun entre os dia 20/09 a 28/09 e nem tava lembrando da possibilidade de furacao nessa.mas agora a viagem ja ta paga..Será q vou me arrepender de ir pra cancun??

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalink

Pensamento positivo. A chance de acontecer algo é remota. Eu não cancelaria a viagem por esta razão (principalmente por já estar paga e para cancelamentos há taxas).

André Basílio
André BasílioPermalink

Parabéns pelo post! Nota 10!