Caribe para principiantes: língua, visto, vacina, passeios, dinheiro, tempo, furacões etc.

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Aruba: Eagle Beach

Caribe para principiantes

Cada vez mais o Caribe se consolida como a nova fronteira para as férias na praia do brasileiro. Mais até do que o mar azul-bebê, o que nos atrai é a novidade. Na cabeça do brasileiro, as ilhas do Caribe são um arquipélago com o formato de um ponto de interrogação. Para facilitar a vida dos candidatos a viajar pela região, compilei as perguntas mais frequentes que me fazem sobre o Caribe.

Precisa visto?

Só para Cuba (vendido pelas cias. aéreas no embarque da perna final do vôo) e para os territórios dos Estados Unidos no Caribe, como Porto Rico e Ilhas Virgens Americanas. O território francês de Guadalupe, onde estão St.-Martin e St.-Barthélemy, não exige mais visto de brasileiros desde outubro de 2009. O México também deixou de exigir visto em 2013.

Precisa vacina contra febre amarela?

Praticamente todos os destinos do Caribe estão exigindo. Desde outubro de 2017, o Viaje na Viagem parou de listar os países que exigem e os que não exigem, porque a lista só cresce. Nossa recomendação é: vacine-se -- ou providencie seu certificado de isenção.

Leia mais: Viajante: vacine-se contra febre amarela (ou providencie seu certificado de isenção). Veja como.

Precisa fazer câmbio?

Com exceção de Cuba, o dólar é moeda corrente em todos os lugares turísticos do Caribe. O troco normalmente vem na moeda local. Na maioria dos países os caixas automáticos inclusive dão a opção de fazer saques em dólar. Cartões de crédito têm larga aceitação.

Curaçao: Port-Marie/Portomari

Precisa falar inglês?

Nosso portunhol é relativamente bem entendido na República Dominicana, em Cuba, no México, na Colômbia, na Venezuela, em Aruba e Curaçao. Em St. Maarten e Barbados, um pouco de inglês é bom para evitar mal-entendidos. Tanto na parte francesa de St.-Martin quanto em St.-Barth o inglês é compreendido e falado por todos.

Precisa carro?

Em St. Maarten, Curaçao e St.-Barth é fundamental. Em Cancún, permite que você passeie por conta própria. Em Aruba dá uma mobilidade extra, mas não é imprescindível. Em Barbados, a independência vem com um problema: dirigir na mão inglesa em estradas acanhadas. Em Playa del Carmen só é necessário para os dias de passeios. Em Cuba é uma aventura (poucos postos de gasolina, muitos cubanos pedindo carona). Em Punta Cana é praticamente inútil (e não se preocupe, há fartura de táxis. O preço é tabelado, há um guichê no aeroporto e nos hotéis é só pedir para o mensageiro, que ele chama por telefone.)

Precisa carteira internacional de motorista?

Não.

Arena Gorda, Punta Cana

Qual é a melhor época?

O tempo é mais firme e a temperatura mais amena entre dezembro e abril. Em maio o clima começa a ficar mais úmido, as temperaturas sobem e as chuvas são mais freqüentes, por isso os preços caem.

E os furacões?

Podem ocorrer entre agosto e novembro (com exceção de Aruba, Curaçao e Cartagena; Barbados e San Andrés tampouco vêem furacões há muitos anos). A probabilidade de pegar um é mínima - e compensada pelos preços bastante em conta desta época. Saiba mais aqui.

O mar é bonito mesmo?

Todo o Caribe vendido no Brasil tem praias consistentemente mais bonitas do que as nossas, no quesito cor da água e transparência. A areia branca dessas ilhas é que dá a coloração azul-bebê característica da região. A transparência/cristalinidade varia de acordo com a época, com a quantidade de luz, com as condições atmosféricas, com o vento, com a ocorrência ou não de chuva nos dias anteriores, com a posição do sol, com a posição do observador. É muito difícil para um fotógrafo amador captar a transparência da água sem polarizador e sem paciência para encontrar o ângulo exato em que a cristalinidade é revelada. Não espere encontrar o tempo inteiro a água quase incolor vista de fotos aéreas. O mágico do mar do Caribe é o azul-bebê. Uma vez dentro d'água você sempre vai ficar encantado com a transparência e a visibilidade.

St.-Barth: Plage Gouverneur

Como é a temperatura da água?

Morna no meio do ano (mas menos morna que no Nordeste) e um pouquinho fria no fim do ano (mas menos fria que no Rio e em Santa Catarina).

Tem muitos passeios?

No seu hotel haverá guichês de agências locais com os catálogos. Quase tudo pode ser arranjado de um dia para o outro. Cancún, Playa del Carmen e Barbados têm os passeios mais diversificados. Fãs de arquitetura colonial vão curtir Havana, Cartagena e Curaçao. Para mergulhar os destinos top são San Andrés, Bonaire, Cozumel, Curaçao e St. Maarten.

Tem agito?

Cancún e sua vizinha descolada, Playa del Carmen, são imbatíveis neste quesito. A noite tem algum apelo para solteiros em Cartagena, Barbados e Curaçao.

É bom para ir com crianças?

O mar é propício para crianças em todo o Caribe oferecido no Brasil (evite apenas a parte de baixo da zona hoteleira de Cancún, que tem mar perigoso). Você encontra resorts superequipados em Punta Cana e na Riviera Maia (ao sul de Cancún). A hotelaria de Aruba também é bem preparada para satisfazer as expectativas de famílias brasileiras.

Mullet Bay, St. Maarten

É mais caro do que o Nordeste?

É. Não se iluda com os pacotes mais em conta -- normalmente são chamarizes e oferecem hotéis bastante inferiores aos que você escolheria no Nordeste. Na baixa temporada (maio a novembro) você vai encontrar preços bons até em ótimos hotéis, mas leve em consideração que é a época mais sujeita a chuvas, e que de agosto a novembro há risco de furacão -- o que leva os hotéis a baixarem violentamente os preços (coisa que o nosso Nordeste poderia fazer na nossa temporada de chuvas, entre maio e julho).

Gastos extras: conte em pagar pelo menos 3 dólares por cerveja long-neck ou refrigerante (a cerveja pode chegar a 5 dólares em alguns lugares). O preço das refeições, em todas os gêneros de restaurantes, do fast food aos mais sofisticados -- regula mais com São Paulo e Rio do que com o Nordeste. Com o agravante de que não dá para dividir pratos. Os lugares mais em conta são Cancún, Playa del Carmen & Riviera Maia e St. Maarten.

Os passeios também são bem carinhos -- você vai encontrar alguns de 40 dólares, mas a maioria começa em 60 dólares, e muitos custam de 100 dólares para cima.

O único lugar com preços comparáveis ao Nordeste é San Andrés.

Como são as compras?

O comércio nas ilhas é voltado para o turista americano. Por isso é especializado em tudo o que é altamente taxado nos Estados Unidos: jóias, relógios, cosméticos, perfumes e roupas de grife. O único lugar onde comprar eletrônicos é interessante é o Panamá; se a renovação do seu equipamento fizer parte do seu plano de viagem, programe uma paradinha na Cidade do Panamá na volta. Ou vá via Miami.

Praias do Brasil e do Caribe, mês a mês

Janeiro | Fevereiro | Março

Abril | Maio | Junho

Julho | Agosto | Setembro

Outubro | Novembro | Dezembro

Praiômetro

Leia mais:

342 comentários

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Olá,

eu e meu marido estamos planejando em ir para Aruba em junho de 2013, onde seria melhor ficar em Eagle Beach ou Palm Beach?

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolina! Sua resposta está neste post wink https://www.viajenaviagem.com/2012/11/aruba-onde-ficar/

César
CésarPermalinkResponder

Carolina, já estive por duas vezes em Aruba. Recomendo Palm Beach por ser uma área mais agitada, concentra muitos hotéis, uma boa variedade de restaurantes, há alguns pequenos shoppings. Isso sem contar que a praia é maravilhosa.

Dionísio
DionísioPermalinkResponder

Oi! Já fui a Aruba e queria uma experiência parecida, com facilidade para ir a boas praias, um comerciozinho legal durante o dia e opções interessantes para dar uma passeada à noite.

Que outro destino de Caribe vocês acham que se assemelha a Aruba?

Valeu pela ajuda!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dionisio! Playa del Carmen tem um ambiente parecido; a hotelaria é que é mais modesta (os hotéis tipo Aruba, por lá, tendem a ser all-inclusive).

Dionísio
DionísioPermalinkResponder

Boa dica!

Mas Playa del Carmen não tem aquele mar piscininha de Aruba, né?

E que tal Bahamas?

Muito obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dionisio! O mar em Playa é calminho; pode ficar um pouco mais agitado por questões atmosféricas, mas é tranqüilo.

Não temos conteúdo sobre Bahamas, então não podemos dar nenhum parecer tendo as outras ilhas como perspectiva.

Você pode ver a opinião dos leitores aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/bahamas-ja-foi-conte-como-e/

Dionísio
DionísioPermalinkResponder

Obrigado pelas dicas!

Daniela Bittencourt

Oi,estou indo para Punta Cana em março de 2013 e gostaria de saber qual seria a melhor opção de hotel para me hospedar,pois estou indo com minha filha de 11 anos,e como há muita variedade de resorts estou com dúvidas.E com relação ao serviço de transfer aeroporto/hotel/aeroporto,alguma indicação?Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! Os táxis são tabelados. Dê uma olhada nas resenhas dos resorts que preparamos e escolha o que lhe apetecer mais:

https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/punta-cana-ricardo-freire

Jan
JanPermalinkResponder

Cópia descarada do seu texto? Procurando posts sobre Punta Cana, me deparei com este do link. Como já havia lido o seu, achei beem estranho!

http://www.malacomrodinha.com/2011/07/punta-cana-para-iniciantes-com-voe-mais.html

Pablo Pasuch
Pablo PasuchPermalinkResponder

Olá. Estarei viajando para Saint Martin entre os dias 22 e 1 de Janeiro próximo. E de 1 à 6 de Janeiro ficarei em St. Barth. Encontrei alguns sites falando que o visto é obrigatório. Vocês poderiam me auxiliar nisso? Enviei e-mail para o consulado Frances, mas ainda não obtive resposta.
Tenho passaporte Brasileiro e Italiano. Meu amigo possui o Brasileiro com visto americano válido. Devo levar qual passaporte?
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pablo! Já faz alguns anos que o visto não é mais necessário. Se fosse a gente teria posto no texto.

Dominique
DominiquePermalinkResponder

Boa noite, os voos para Cancún com escala em Miami ou Houston precisa de visto americano? Não vou sair do aeroporto, a escala é de 1 hora.
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dominique! Sem visto americano você não embarcará em nenhum vôo para os Estados Unidos. Não existe a figura do trânsito em solo americano. Todo mundo faz imigração ao chegar.

Guilherme L. Cortez

Boa noite, estou querendo ir para Cancún em AGOSTO, mas pelo que vi furacões é a maior ameaça para a minha viagem, gostaria de saber se corro esse risco mesmo de 100% com os furações e com relação as chuvas.

Ingrid
IngridPermalinkResponder

Creio que eu tenha sido um pouco confusa no comentário anterior. O teclado do notebook é ruim, então tento escrever o mínimo. Uma colega minha foi e ainda esta em sant Maarten. Ela tirou fotos, e exceto por uma em que a água estava transparente e esverdeada, nada evidenciava que era o Caribe. Digo, eu gostaria muito de registrar os momentos, já que vai ser minha primeira vez no Caribe. Não pretendo tirar fotos profissionais, mas eu gostaria de praias que representassem mais o Caribe. Em sua opinião, qual você escolheria?
PS: vou para punta cana no finalzinho de junho para julho. É uma época boa?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ingrid! Não é fácil tirar fotos do mar com qualidade profissional, que evidenciem a cristalinidade da água. Você também pode estar com uma idéia errada de Caribe; você não vai voltar de lá com fotos áreas das piscinas de Maragogi. (É muito mais bonito.)

Veja fotos de St Maarten:
https://www.viajenaviagem.com/2010/06/st-maartenst-martin-as-praias/

alberto arradi

pretendo viajar para cancun em abril proximo e estou com duas duvidas, a brooking.com é confiavel e, viajar prá lá sem reserva é arriscado? no ano passado aproveitei que estava em miami fui ate key west sem reserva e me dei bem. obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alberto! Não recomendamos viajar sem reserva. O Booking é nosso parceiro, confiamos plenamente.

Leia sobre Cancún:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/

Danuza
DanuzaPermalinkResponder

Olá!
Eu e uma amiga estamos querendo passar as férias de abril-2013 no Caribe, sabem qual seria o lugar mais indicado para solteiros? Queremos um lugar com vida noturna, boates e bares além de outras pessoas solteiras... Já fomos para Cancún e foi ótimo, mas não queríamos repetir...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Danuza! O lugar no Caribe em que você encontra essa vida noturna agitada é mesmo Cancún e Playa del Carmen!

Danuza
DanuzaPermalinkResponder

Olá!! Obrigada pela resposta... Mas não queria repetir Cancún.... O que me diz de Bahamas? E Punta Cana? Quem sabe San martin?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Danuza! Não temos conteúdo próprio sobre Bahamas. Punta Cana se restringe a curtir o hotel. St Maarten vai depender de férias européias para ter balada. Curaçao tem balada no fim de semana, mas você vai precisar de carro.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/04/pequeno-guia-para-descobrir-a-sua-ilha-no-caribe/

Paty
PatyPermalinkResponder

Olá! Qual destes destinos você acha que sairia mais em conta?

Flávia Lage
Flávia LagePermalinkResponder

Olá!!!!! Boa noite!!!!
Estou totalmente perdida, porque meu marido foi premiado com uma viagem para o Caribe no mês de abril. A única informação que eu tenho é que vamos ficar hospedados no hotel Atlantis Paradise Island, Bahamas. Eu queria muito saber se as coisas neste lugar são muito caras. Se eu vou poder comprar roupas e perfumes mais baratos. Desculpe pela ignorância, mas eu nuca sai do RJ.
Desde já agradeço!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flávia! Infelizmente não temos conteúdo próprio sobre Bahamas.

Leia depoimentos de leitores:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/bahamas-ja-foi-conte-como-e/

Luís Henrique

Sou solteiro, gostaria de ir ao Caribe em Julho com amigos e ficar um resort muito bem estruturado e com baladas fenomenais durante a noite!Pensei em Punta Cana, o que vc acha?Adoro muito sol.
Tentei cruzar informações com sol, Baladas, Resorts e Julho mas não consigo pelas leituras..Gsotaria de sua opnião.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luís Henrique! Em Punta Cana você pode tentar o Hard Rock Hotel, mas pode dar azar de chegar numa semana em que o resort esteja lotado de famílias.

Para baladas, pense em Cancún e Playa del Carmen.

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Ola... gostaria de saber um pouco do IIFA Villas Bavaro Resort and Spa.

Thais
ThaisPermalinkResponder

Olá, acabo e voltar de Aruba onde comprei jóias a preços inacreditavelmente baratos, gostaria muito de conhecer outros destinos do caribe, mas com compras baratas. Você conhece algum outro destino com bons hotéis, restaurantes e compras, falando principalmente em jóias com preços como os de Aruba?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thais! Ainda bem que você especificou "jóias", porque, junto com perfumes e relógios, é só o que se compra barato no Caribe, em comparação aos Estados Unidos -- nos Estados Unidos esses produtos são taxados, e no Caribe são tax-free.

Dos destinos sobre os quais temos conteúdo no site, Curaçao e St Maarten também tem jóias em conta.

Altay
AltayPermalinkResponder

Já fui para boa parte do Caribe. Depois de todo esse tempo, só ficou uma coisa: As praias do Brasil são melhores, mesmo. Em Cartagena por exemplo, a cidade histórica é muito legal, mas não tem praias legais. Se vc resolver pegar uma excursão para a Playa Branca por exemplo, ela não deve em nada para as praias do Norte de São Paulo.

Se vc curte praia de verdade e seu objetivo é viajar pelas praias, pelo mesmo preço (ou até mais barato) que iria pelo Caribe, vá para o Nordeste do Brasil, ou Jeri ou ainda Fernando de Noronha.

Se vc curte história, tem vários lugares do Caribe que vale a pena pelo contexto histórico como Cartagena por exemplo.

Se vc curte mergulho (scuba e snorkeling) vá para as ilhas em torno de Curacao e aproveite porque a estrutura e a visibidade são muito boas!

Abraços

douglas
douglasPermalinkResponder

ola gostaria de saber qual lugar do caribe e mais vantagem para comprar joias?
queriamos fazer compras de joias e nao sabemos onde vale a pena

no aguardo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Douglas! Jóias são duty-free em toda a região. St Maarten é um dos centros mais importantes.

jana
janaPermalinkResponder

Vou tirar férias em outubro mas estou com algumas dúvidas... gostaria de um lugar tranquilo, sem grandes agitos e acúmulo de gente, pois quero descansar. Queria conhecer uma praia paradisíaca, daquelas com mar azul turquesa(Conheço maragoggi onde achei o mar bem bonito) e se possível por um preço interessante. Não sei se é melhor comprar por agencia onde me sentiria mais seguro ou direto onde acredito que o preço seja melhor. Não tenho visto. Que praia você me indicaria do Caribe?Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jana! Veja no nosso guia qual ilha combina com você:
https://www.viajenaviagem.com/2010/04/pequeno-guia-para-descobrir-a-sua-ilha-no-caribe/

Para decidir entre comprar de forma independente ou comprar via agência, é sempre uma boa comparar preços smile

manoel santos
manoel santosPermalinkResponder

Bom dia,

Em janeiro irei para o caribe, na ida iremos por Barbados e retornaremos pela Republica Dominicana, ilhas que eu já conheço. Estou pensando em passar alguns dias em Dominica e Guadalupe. Gostaria de saber da necessidade de vistos e vacinas para estes dois destinos e alguma dica de voos entre as ilhas e melhores locais para hospedagem.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Manoel! Não temos conteúdo organizado sobre Dominica ou Guadalupe. Você pode ler sobre as ilhas no The New York Times:
http://travel.nytimes.com/travel/guides/caribbean-and-bermuda/dominica/overview.html
http://travel.nytimes.com/travel/guides/caribbean-and-bermuda/guadeloupe/overview.html

Rogerio
RogerioPermalinkResponder

Suas dicas foram ótimas quando fui pra Buenos Aires, Itália e Amsterdam! Obrigado! Estou planejando ir para Cancún na segunda semana de novembro (09 a 14) Devo ficar no Riu Cancun. Como e a praia do Hotel? Boa para banho, calminha?

Luiza
LuizaPermalinkResponder

Eu e meu marido gostariamos de ir a Punta Cana agora em dezembro e aproveitarmos para fazer um cruzeiro só que não temos visto americano... o cruzeiro parte de Santo Domingo (é fácil chegar até Santo Domingo ja que estarei hospedada em Punta cana)em seguida fica atracado em La Romana, terceiro dia St John's, quarto dia Fort de France, quinto dia em Pointe-à-Pitre, sexto dia Philipsburg, setimo dia Road Town, no oitavo dia novamente em Santo Domingo!
Eu não sei se para fazer este cruzeiro preciso de visto por favor me ajudem!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiza! Você precisará de visto para desembarcar em St John, que fica nas Ilhas Virgens Americanas, um território americano.

Luiza
LuizaPermalinkResponder

Oi Bóia!! Nossa agradeço pela ajuda mesmo quando não tenho viagem marcada gosto de estar lendo as dicas...Sempre nos ajuda muito!
Um abraço!!!

Denise
DenisePermalinkResponder

Viajo em junho de 2014 para Punta Cana, mas precisamente entre os dias 9 e 20. Será que chove muito?

Eni Marcondes
Eni MarcondesPermalinkResponder

Olá, planejamos ir ao Caribe em março/2014
Ouvi falar que podemos ficar em uma das ilhas na Venezuela e nos deslocarmos de barco para conhecer as outras...é uma boa opção?
pode nos indicar um bom hotel?
obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eni! Será que você está falando de Los Roques? https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/los-roques-ricardo-freire/

Tati
TatiPermalinkResponder

Oi, gente!
Estou indo em abril/2014 para Punta Cana e comecei a pesquisar passagens. Encontrei ida + volta,pela Copa, para dois adultos, por pouco mais de R$ 4.000 (tarifa econômica). Vocês acham que vale a pena comprar com essa antecedência? Ou, pela experiência de vocês, podemos conseguir com preço ainda melhor?

Tati
TatiPermalinkResponder

Ahh, e qual a experiência de vocês em voo internacional com a tarifa econômica? É furada?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tati! A Copa é uma ótima cia. Menos de 1.000 dólares ida e volta para o Caribe é um bom preço. Em promoções dá para achar mais barato, mas essa já é uma boa tarifa.

Tati
TatiPermalinkResponder

Muito obrigada, A Bóia! wink

Cíntia
CíntiaPermalinkResponder

Olá, estou viajando pra Punta Cana em jan./2014. Estou preocupada com passeios que envolvam mar e ter que estar com o passaporte. 1)Será que eu poderia xerocar os dados do passaporte, passear, e deixar o passaporte guardado no hotel? 2)Que tipo de segurança eu teria com os meus pertences, quando for praticar mergulho com snorkel, por exemplo? Grata pela atenção.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cíntia! Nunca carregue seu passaporte com você em nenhum lugar do mundo. Deixe no cofre do hotel.

Paual Vecchi
Paual VecchiPermalinkResponder

Ola,

recomenda fechar pacotes all inclusive? 8 dias é o suficiente para aproveitar boa parte do destino?´Para aluguel de veiculo é necessário ter mais de 25 anos?

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paula! Para dirigir na maioria dos lugares é preciso ter 18 anos. Para all inclusive, fique em Punta Cana, em que se vai basicamente para aproveitar o hotel.

Lu
LuPermalinkResponder

Irei para o Caribe na primeira quinzena de junho, 11 dias, sendo 7 em Cancun e 4 em Cozumel, a Bóia acha que pode chover muito?

Lu
LuPermalinkResponder

Obrigada, seu blog é sempre muito útil nos meus planejamentos de viagem. Gosto dos posts diretos, objetivos e sem rodeios...Até mais!

Leonardo
LeonardoPermalinkResponder

Ola.

Por favor eu li sobre o visto para as ilhas virgens americanas, st thomas e st john mas não ficou muito claro.
eu preciso pedir uma autorização? ou meu visto americano é valido?

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leonardo! O visto americano é o único requerimento, não precisa mais nada.

Alex Melo
Alex MeloPermalinkResponder

Olá,

Meus pais estão pensando em fazer um cruzeiro saindo de Cartagena pela região caribenha. Vão em Setembro.
Mas umas colegas da minha mãe falaram que fizeram esta região e o mar era muito agitado, com todo mundo enjoado... não conheço nada de lá, então não tenho como dizer. Podem ter razão?

Obrigado,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alex! Parece que o trecho entre a costa da Colômbia e Aruba é sujeito a mar revolto, sim. Mas o problema é sentido em veleiros e barcos pequenos, não em grandes navios de cruzeiro.

Alex Melo
Alex MeloPermalinkResponder

Vou passar a info então. Valeu smile

Maria Lucia
Maria LuciaPermalinkResponder

Quero estar em Guadalupe no mês de março/15 e não sei a maneira mais fácil de chegar até lá. Seria de Punta Cana ou de qual outra cidade que encontro voos mais baratos.
Agradeço desde já,
Lúcia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Lucia! Há vôos para Fort de France desde St. Maarten (voe via Miami ou Panamá) ou San Juan de Porto Rico (voe via Miami).

Paulo
PauloPermalinkResponder

Estou querendo viajar para cancun e ficar o hotel flamingo, a minha duvida e saber aonde eu posso guardar meu passaporte com segurança ja que en cancun eu nao posso levar comigo devido aos merguhos e praias..
Tenho visto o pessoal falar que o cofre do hotel nao é seguro e cadeado em mala nem pensar..

Então aonde eu guardo?? Sera que o cofre da recepcão do hotel é total seguro? Alguem tem alguma dica que me deixe tranquilo?

Abraço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! A gente recomenda deixar no cofre do quarto. A probabilidade de arrombarem o cofre é baixíssima.

Vera Kelly
Vera KellyPermalinkResponder

Estou com viagem marcada para as ilhas virgens americanas ( St.Thomas ) dia 2/08/14 e gostaria de saber que outras ilhas poderia incluir no
passeio . Gostaria de antecipar 1 semana antes de ir p/ St. Thomas.
Qual o aeroporto mais indicado ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vera! St Croix e St John, as outras ilhas virgens americanas, são as escolhas mais naturais.

adriana
adrianaPermalinkResponder

ola ricardo. Farei o cruzeiro da Disney, pelo Caribe e queria que me ajudasse com duas dúvidas cruciais: Tenho opção de itinerarios para o Leste Caribenho e Oeste. Qual lado vc me indica como mais bonito de se visitar? Outra pergunta: melhor ir em setembro, outubro ou novembro, por conta do clima? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! As ilhas que conhecemos estão no post. A maioria fica no Caribe leste, não podemos comparar com o oeste.

A temporada de furacões vai até novembro; quanto mais tarde você for, melhor.

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Olá, tenho vontade de ir a Punta cana no mês de outubro(casal e filho de 8 anos). Fica um pouco mais caro(2Mil)do que ir para Natal (ficando 8 dias). Devido ter filho pequeno tenho medo de ir, pois não falo nada de inglês e espanhol. Será que consigo entender o que eles falam lá, pois tenho medo de ir e ficar perdido. O local é Caribe Club Princess Beach Resort.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! O Caribe Club Princess foi resenhado pelo Ricardo Freire aqui: https://www.viajenaviagem.com/2010/06/caribe-club-princess-como-e-o-hotel-mais-barato-dos-pacotes/

É um resort bem modesto. Compare com a experiência que teria em Natal para ver se vale a pena.

Dá para se fazer entender com portunhol, mímica e bom humor: https://www.viajenaviagem.com/2010/09/nao-falo-ingles-posso-viajar-ao-exterior-mesmo-assim/

Cibelle
CibellePermalinkResponder

Olá!!!
To precisando de um Norte hehehe Eu e meu noivo nos casaremos no final de setembro e queremos passar a lua de mel no Caribe, mas são tantas opções e tantas informações que fico perdida. Qual seria o destino mais apropriado para lua de mel. Gostamos muito de curtir praia em sua essência (preferimos praia à piscinas) mas tb queríamos o conforto de um All inclusive. Qual seria o melhor destino?

Cibelle
CibellePermalinkResponder

Ahhhhh só pra ajudar, os que mais estamos pesquisando é Punta Cana, Aruba e San Andres. wink obrigadaaaaaa

Marina
MarinaPermalinkResponder

Olá! Vocês acham que essa constatação Caribe X Nordeste continua válida para o Reveillon? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marina! É alta temporada no Caribe também. Você pode orçar as duas opções de viagem, mas saiba que o nosso Ano Novo é bem mais animado.

Veja onde no Brasil o Ano Novo é mais em conta: https://www.viajenaviagem.com/2010/08/reveillon-no-brasil-onde-encontrar-o-menor-susto-x-beneficio

Paula Medeiros

Boa Noite!

Gostaria de saber quantos dias seriam necessários para fazer uma viagem incluindo Cancun, Aruba, Punta Cana e Curaçao?

Marcella
MarcellaPermalinkResponder

Ricardo, estou pensando em ir na primeira semana de maio de 2015, há altas chances de chuva em Punta Cana?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcella! Aqui quem responde é A Bóia. É uma época mais quente e úmida, mas ainda não é o período de chuvas. Para entender mais, veja o nosso Praiômetro: https://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe

Para mais dicas de Punta Cana. leia:
https://www.viajenaviagem.com/destino/punta-cana/quando-ir-punta-cana

Clemilson
ClemilsonPermalinkResponder

Olá Riq, Boia e amigos. Estou em dúvidas sobre qual ilha do caribe passar a lua de mel. Qual destino é o mais romântico?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Clemilson! Sugerimos que você comece por este post:
https://www.viajenaviagem.com/2010/04/pequeno-guia-para-descobrir-a-sua-ilha-no-caribe/

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Boa tarde, temos 18 dias de ferias e pretendemos conhecer algumas partes do Caribe. Estamos em dúvida na distribuiçao dos dias. Temos em nosso roteiro 1º Cartagena ou Panamá, 2º Aruba e 3° Curação. O que vc nos indica?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Pense em pelo menos 4 dias para dada destino.

Leia mais:
https://www.viajenaviagem.com/2013/01/caribe-que-ilhas-da-para-combinar-na-mesma-viagem

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Estou com o mês de abril disponível para ir ao Caribe e estava querendo sugestões de quais ilhas conhecer. Sem duvida que Cancun será parada obrigatória pelas ruínas Maias. Acho que Havana tb, pois tenho curiosidade pra conhecer Cuba. Daí fiquei em dúvida em relação a Aruba. Com todo cuidado em perguntar, mas já tendo ido aos dois destino o q Aruba ou outra ilha traria de diferente em relação a atracões turísticas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodrigo! Cancún é imbatível para fazer passeios. Escolha Aruba se quiser curtir praias. Leia mais:
https://www.viajenaviagem.com/2010/04/pequeno-guia-para-descobrir-a-sua-ilha-no-caribe
Veja quais ilhas combinar: http://painel.viajenaviagem.com/2013/01/caribe-que-ilhas-da-para-combinar-na-mesma-viagem/

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Esqueci de agradecer! Fui a ja 3 vezes com a ajuda de viaje na viagem! Vcs são muito bons!!! Obg!

Leticia
LeticiaPermalinkResponder

ola... quero ir em setembro de 2015,para lua de mel... alguém já foi na boate coco bongo?? vale a pena?? estou na duvida sobre ir para Cancun ou Punta Cana pois queremos o lugar mais barato com tudo incluso. Alguém sabe me dizer qual é mais barato ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leticia! Coco Bongo é mais indicada para solteiros. Punta Cana é mais reconendável para all inclusive, porque não há muitos passeios. em Cancún não vale a pena all inclusive porque o bom ali é passear fora do hotel.

Kristie
KristiePermalinkResponder

Eu admiro o seu trabalho e sempre segui as suas dicas e todas foram precisas. Queria apenas contribuir, pois acabei de chegar de Punta Cana e a praia estava um lixo, literalmente lixo. Uma abundância de algas se espalhou por toda a praia e por mais que o trator tentasse retirá-las, era como enxugar gelo...meu conselho é que todos verifiquem a época de ir e se informem se há algum fenômeno deste tipo. As algas se espalham pela areia e pelo mar, enfim, nunca vi praia mais imprópria. Fiquei imaginando o que seria Punta Cana na sua normalidade e a sua transparência e tenho a impressão de que Cancun, onde já estive 4 vezes, tem um mar mais azul embora não tenha coqueiros como em PC. Bem, eu só queria contribuir para que outros viajantes não sofram a mesma decepção.

Henrique
HenriquePermalinkResponder

Olá, muito bacana seu site.
Tenho uma viagem programada para cancun em maio deste ano e tenho algumas dúvidas. Eu e minha namorada passaremos pelo panamá.
Precisa de vacina ? Quais?
Precisa de visto?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Henrique! Não precisa nem de vacina nem de visto.

Leia mais sobre Cancún:
htpp://www.viajenaviagem.com/destino/cancun

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Ola!! Pretendo em Abril de 2015 fazer uma viagem para o caribe e queria uma ajuda, Quero um resort all inclusive que possa realmente descansar, sem muita confusão. Um all inclusive que funcione de verdade.
alguem pode me ajudar? tanto o local da viagem como o resort?

obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! Punta Cana é o melhor destino para all-inclusives.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/destino/punta-cana

roberta fourniol

Olá!Ouço sempre o Ricardo no rádio e adoro o comentário de vocês, viciei, mesmo que não viaje, rsss!! Pretendo aproveitar o feriado de 19 de março de minha cidade e viajar com minha mami por 5 dias/4 noites. Qual lugar do Caribe é o mais perto e que seja bom pra compras? Vocês recomendam algum paraíso que também não precise usar carros? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberta! O Caribe não é um bom lugar para compras. Se quiser comprar, programe a viagem por Miami ou pelo Panamá e faça compras na volta.

Lívia
LíviaPermalinkResponder

Pode incluir Aruba nos agitos aí! Achei a vida noturna mais animada que Curaçao até! @liviajando

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar