Hotéis em Ushuaia e em El Calafate: você tem um pra indicar?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Glaciar Perito Moreno, El CalafateO verão está se aproximando -- e com ele, a alta temporada na Patagônia austral.  Nada mais natural que aumentarem as perguntas sobre hospedagem na região. Vamos compartilhar dicas?

Começando pelas duas cidades mais procuradas da Patagônia austral argentina -- Ushuaia, na Terra do Fogo, e El Calafate, onde está o glaciar Perito Moreno.

(Em seguidinha vou botar um post sobre o lado chileno -- Punta Arenas e Puerto Natales; calma no Brasil!)

Em Ushuaia me hospedei no Alto Andino e gostei muitíssimo: um quatro-estrelas confortável na medida, com localização central (mas com uma ladeirinha de duas quadras da rua da muvuca até ele). Como já saí no dia seguinte para fazer o cruzeiro Australis, não consegui investigar muito sobre outros hotéis, mas acho que não abriria mão de ficar no centro da cidade.

Em Calafate, ao chegar fiquei no chiquetérrimo Los Notros, o único que está dentro do parque nacional. A vista para a geleira e o charme rústico do hotel compensam a distância do centro (é perfeito para lua de mel, mas não para quem queira sair à noite na cidade). Na volta de Puerto Natales fiquei no Alto Calafate, muito confortável, que fica a 5 minutos de carro do centro mas oferece trânsfers grátis em diversos horários. Superconsideraria ficar no Esplendor El Calafate, que fica bem central (mas também com uma ladeirinha respeitável) e costuma ter bons preços, ou no Design Suites Calafate, que é bem recomendado por leitores.



E você? Já se hospedou em Ushuaia ou em El Calafate? Tem um hotel para recomendar? Ou para desrecomendar? Mande ver!

(E por favor guarde suas indicações de Punta Arenas e Puerto Natales para o próximo post, que vai subir na terça-feira! Obrigado!)

Leia também:

Todas de Ushuaia no Viaje na Viagem por Ricardo Freire

Ushuaia n'A Mala da Menina

Ushuaia no De uns tempos pra cá

Ushuaia no De viaje a la Patagonia

Todas de El Calafate no Viaje na Viagem por Ricardo Freire

El Calafate no De uns tempos pra cá

El Calafate no De viaje a la Patagonia

Ushuaia e El Calafate por Carlinha Z., no Filigrana

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem


128 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Carlos
CarlosPermalink

Para quem vai a Ushuaia, é imperdível o restaurante Kaupe. Pelo menos na alta temporada, só trabalha com reservas. Para quem vai com crianças recomendo não mencioná-las na reserva.

Valmir
ValmirPermalink

HOTEL CILENE DEL FARO - CHEIRO DE ESGOTO

Gostei das fotos e da localização... PORÉM...

No site - TRIP ADVISOR - li 4 comentários com esse problema de cheiro de esgoto no hotel inteiro.
Há uma rsposta da administração do hotel dizendo que já foi resolvido em setembro de 2011.

Pessoal, queria saber se alguém já ficou nesse hotel em Ushuaia depois de Setembro de 2011... e se o problema realmente foi resolvido.

Grato

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Valmir! Veja a compilação do relatos neste post:

https://www.viajenaviagem.com/2011/12/hoteis-na-patagonia-e-lagos-andinos-os-relatos-dos-leitores/

Flavia HC
Flavia HCPermalink

Valmir, eu fui em julho de 2009 no Cilene, e antes de eu ir vi no tripadvisor comentarios semelhantes e quase desisiti! Entrei em contato com a agencia (INTERPOINT) que nos levaria ate la e ela disse q nao havia nada de errado e que tinha um pessoal la da agencia dela inspecionando a situacao e garantiu q estava tudo ok. Fui e achei tudo otimo! Adorei o hotel era tudo novo e limpo e logo depois deixei meu comentario la tbem (procure pelo FlaviaHC). Indiquei p/ uma familia que foi em julho de 201o e eles tbem gostaram. Se quiser mais detalhes do hotel eh so pedir.

Flavia HC
Flavia HCPermalink

Corrigindo: estive em 2010 e minha amiga foi em 2011.

Valmir
ValmirPermalink

Grato pela resposta.

Gostei do que vi nas fotos do hotel tb.

Você sabe em dizer se lá em Ushuaia, alugam-se botas de neve
do estilo das de bariloche... sem pé esquerdo ou direito definidos ??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Valmir! Não sabemos.

Flavia HC
Flavia HCPermalink

Aluguei botas de neve por la mas tinha pes defindos! rsrsr
A loja que aluguei roupas e botas p/ neve chama-se Junping, fica numa travessa da San MArtin e os precos sao otimos.
www.jumpingushuaia.com.ar
Tente entrar em contato p/ saber se tem o q vc quer.

Valmir
ValmirPermalink

Muito grato, Flávia.

Já dei uma olhada no site... preços bem acessíveis.

Vou dia 27 de julho num grupo de 9 adultos e 2 crianças.

José Sperry
José SperryPermalink

Sou assíduo freqüentador de Ushuaia, e afirmo que o Cilene del Faro é o hotel mais indicado para os brasileiros em visita a cidade. Além da localização e das acomodações bastante confortáveis, para quem viaja com família é o único apart hotel de lá, bastante completo. E a maior vantagem de todas é o fato de a gerente ser brasileira - Ana Lucia -, muito atenciosa e prestativa, e bastante rigorosa quanto ao atendimento prestado por seus funcionários ( o que é um grande problema enfrentado nos hotéis argentinos de modo geral).
Me hospedo lá com freqüência e recomendo.

Daniela
DanielaPermalink

No comentário que fiz agora há pouco esqueci de comentar sobre o carro em Ushuaia, tinha feito uma consulta aqui.
Acabamos alugando por dois dias, para ir ao Glacial Martial e ao Parque Nacional, e valeu a pena por isto. As excursões 4x4, pinguineira e as navegações são fixas, não há possibilidade de se fazer sem usar o transporte próprio dos operadores. Mas alugar carro para circular pelo parque do seu ritmo, segundo a sua vontade é ótimo. Recomendo esta opção, além de que estando-se em grupo (éramos 2 adultos e 2 crianças) fica mais barato do que ir em excursão.

Valmir
ValmirPermalink

PACOTES PARA USHUAIA

Alguém pode me indicar a melhor operadora de pacotes para Ushuaia ??

Pretendo ir para lá no começo de agosto de 2012.

Já consultei... CVC, AGAXTUR, CALCOS, ANCORADOURO e outras operadoras mas ainda não vi nada para a temporada de neve de 2012.

Os pacotes anunciados vão só até Abril de 2012.

Grato,

Valmir

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Valmir! Agosto em Ushuaia é época de esqui. A temporada de passeios na Patagônia é no verão mesmo, até março/abril.

Valmir
ValmirPermalink

Grato pela resposta,
Apesar de não esquiar,
eu quero mesmo é curtir a neve... e em março/abril ainda não tem neve por lá.
Já tenho muita informação sobre os centros invernais, clima, hotéis, ciadade, etc.
O difícil está em conseguir uma operadora que faça em Ushuaia, o que a CVC faz em Bariloche (já fui 2 vezes lá).

Fabio de Rezende
Fabio de RezendePermalink

Procure pela Canal Fun. Comprei tudo antecipado pela internet. Eles tinham boa reputação no Trip Advisor. Fui mto bem atendido.

Aline
AlinePermalink

Olá, Valmir,

Vi vários pacotes incluindo Ushuaia na Terra Mundi ( http://www.terramundi.com.br/ ).

Abs,

marcia macieira
marcia macieiraPermalink

estive em calafate neste carnaval hospedada no hotel terrazas del calafate, confortavel, a excecao da pequena ladeira de acesso, 5 minutos do centro, cozinha muito boa, chef gisele atenciosissima.
passeio imperdivel a perito moreno, so realizar minitreking se estiver realmente preparado, a escalada eh cansativa e bastante arriscada, mas o visual eh lindissimo.
estancia cristina- 2 hs de barco com paisagens maravilhosas permite acesso ao mirador do upsala com a escolha da opcao discovery-veiculo 4x4
parque nacional torres del paine-chile - nao deve ser feito em um so dia, na opcao oferecida em calafate, pois a viagem eh muito longa, sao 380 km de el calafate, sendo obrigatorio a passagem na aduana argentina na saida e entrada na aduana chilena, e na volta o mesmo procedimento. eh um processo muito burocratico, sao apenas 2 funcionarios em cada uma das aduanas, dificulta muito a liberacao. chegam os onibus com 50 passageiros, e a fiscalizacao eh bastante morosa, atrasando muito a viagem
o parque nacional torres del paine eh um deslumbramento, pisagens unicas, lagos de diversos tons de azul e verde. vale a conferida, porem hospedando -se pelo menos 1 dia nos hoteis que o parque possui.

Luisa
LuisaPermalink

Olá a todos,

Gostaria de contribuir com este site que eu tanto consulto pra planejar minhas viagens : )
Estive novamente agora no carnaval na Patagônia e me hospedei em El Calafate num hotel muito simpático, o Los Ponchos Apart Boutique (www.losponchosapart.com.ar). Apesar de ser mais longe do Centro do que eu gostaria (custa em média 20 pesos de taxi) as instalações são muito boas. São como apartamentos com 2 andares, cama de casal na parte de cima e sofá cama, banheiro e cozinha muito bem equipada na parte de baixo. Lugar ideal pra uma estadia mais longa, eles possuem tb um anexo para 6 pessoas, e tudo com vista para o lago. Atendimento muito simpático, café da manhã simples e gostoso (medias lunas quentinhas chegando no seu quarto na hora marcada), eu indico : )

Vinicius
ViniciusPermalink

Alguém sabe me dizer se vale a pena comprar antecipado (pela internet) os ingressos/passeios em El calafate e Ushuaia ou é melhor comprar lá mesmo? Estou indo no fim de maio!

Grato

justino
justinoPermalink

ola, estive com minha familia e ushuaia em julho de 2010. ficamos no hotel alto andino, ESPETACULAR. altamente recomendavel. hotel novo, atendimento excelente. muito bom mesmo. vale a pena. reservei pelo booking sem problema algum. tudo de bom. tem um restaurante no ultimo andar e, como o hotel fica na parte alta da cidade temos uma vista do canal de beagle de tirar o folego. qualquer duvida sobre ushuaia, perguntem.

Vinicius
ViniciusPermalink

Justino, bom dia

Como você organizou os passeios em Ushuaia e quais foram? Vale a pena comprar lá ou levar reservados do Brasil? Quais os preços?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vinicius! Nâo é preciso reseravr passeios desde o Brasil. REserve in loco, você vai ver os que realmente estão funcionando e vai poder decidir melhor. Conte apenas em perder o primeiro dia nessa atividade de escolher e reservar.

justino
justinoPermalink

vinicius, a epoca nao reservei nada por aqui. la um passeio imperdivel é o neve e fogo. simplesmente lindo. a noite caminhando por uma planicie gelada, ou congelada, jjaja.. com raquetes de neve e lanternas, chegamos numa choça la nos esperava um quentao, espetinhos e uma sopa de lentilhas divina, claro, e vinho.. depois, na volta , de treno com caes. pra ficar na memoria por anos. adoramos. outro passeio imperdivel é ir aos centros invernais. nao fui ao parque nacional, mas iria. so nao vale a pena o tal trem, ninguem recomenda. glaciar martial, muito legal.. abandonado, mas legal.. vale a pena.. meu email se quiser fotos. paradinha7176@gmail.com

2

alex
alexPermalink

Olá, gostaria de saber quando ocorre a temporada de neve em Ushuaia?

Grato

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alex! Se a sua pergunta na verdade é "Em que época devo ir para Ushuaia?", por incrível que pareça, é no verão!
Veja mais dicas: https://www.viajenaviagem.com/category/ushuaia/

Fabio de Rezende
Fabio de RezendePermalink

A temporada de neve em Ushuaia é bem longa, considerando a possibilidade natural de ocorrerem algumas variações, vai do final de junho ao final de setembro.
Lá existe uma estação de esqui bem legal (Cerro Castor) e próxima ao centro da cidade, além de inúmeras atividades na neve. Tem outro local que se pode esquiar ainda mais próximo do centro (Glaciar Martial).
Isso tudo ocorre no inverno e é mto legal.
No verão tb deve ser legal, pois poderá ver as piguineiras, mas neve, provavelmente, só as eternas, no alto das montanhas.
Se quiser ver neve, esquiar, comer bem e fazer ótimas compras (lá é zona franca) vá no inverno.

Valmir
ValmirPermalink

Veja no site do Cerro Castor... a temporada está prevista de
30 de junho a 8 de outubro.

http://www.cerrocastor.com/index.php?seccion=medios_tickets&idioma=es

alex
alexPermalink

obrigado pela resposta

Carolina
CarolinaPermalink

Olá,

Eu e meu marido vamos agora em junho para a Patagonia, ficaremos 4 dias em Ushuaia e de lá pegaremos um onibus para Punta Arenas, aí que começam as dúvidas e queria ajuda.
Sairei de Ushuaia em uma sexta feira cedinho, acredito que chego uma 6 da tarde em Punta Arenas, devo ir direto no mesmo dia para Puerto Natales? (pois pelo que percebi não há muito o que se fazer em Punta Arenas, certo?)
Depois no domingo já quero partir de Puerto Natales para El Calafate.
Pelo que li em junho o parque Torres del Paine fica aberto só até as 13:00, ou seja, se for para Puerto Natales para conhece-lo devo estar cedinho na cidade certo?

Sexta: Saída de Ushuaia para Punta Arenas

Sabado: Puerto Natales

Domingo: Puerto Natales - El Calafate

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carolina! Deve ser bastante difícil coordenar, desde a Argentina, esta conexão para Puerto Natales. Você pode até tentar, mas o mais confortável é dormir uma noite em Punta Arenas e pegar o primeiro ônibus que houver na manhã seguinte.

Se você não está interessada em Punta Arenas, porém, sua logística está errada. Você deveria ir de avião de Ushuaia a El Calafate e lá ir e voltar de ônibus a Puerto Natales (ou mesmo fazer o passeio bate-volta a Torres del Paine).

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/03/de-el-calafate-para-torres-del-paine-como-chegar/

Note que junho é baixa temporada na Patagônia. A época mais frutífera para visitar, em que todos os passeios estão funcionando, é o verão (até início de abril).

Carolina
CarolinaPermalink

Valeu Bóia pelas dicas.
Agora fiz um "cagada", como acabei de casar, acabei esquecendo e comprei as pasagens com meu nome de solteira, a questão é:

- meu passaporte está com nome de casada;
- meu RG está com foto de crinça (mto velho);
- minha CNH está com nome de solteira;

A solução seria (para não pagar multa) embarcar para Argentina e Chile com a CNH, eles aceitam? (estou voando de Aerolineas argentina)

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carolina! Não aceitam CNH. Faça um novo RG ou fale com a cia. aérea para mudar o nome na passagem.

Carolina
CarolinaPermalink

Oi Bóia, valeu pela ajuda.
Apenas oara ajudar caso alguém erre como eu: Liguei para todos os lugares possíveis, inclusive a cia aérea e fui informada que caso o nome não seja idêntico, eu não embarcaria, desse modo uma vez emitido o ticket eletrônico (mesmo que somente o número via email), eles não realizam mais alterações, ou seja, fui obrigada a pedir o cancelamento da passagem, pagar uma multa de USD 150,00 e comprar novamente a passagem com o nome correto!

Valmir
ValmirPermalink

Aconteceu a mesma coisa com uma amiga minha.
Mesmo motivo... mesma cancelação e nova recompra... mesma multa de 100 dolares.

Valmir
ValmirPermalink

Forçosamente você terá que fazer um RG novo.

RG com mais de 10 anos não é aceito nem para embarque,
nem pela imigração estrangeira.

Se você apenas tentar tirar o passaporte, te pedirão a certidão
de casamento e aí, como seu nome mudou, vão te obrigar a trocar o RG.

Não tem jeito!

Valmir
ValmirPermalink

DICA PARA BQUEM QUER IRA PARA USHUAIA EM JULHO.

A Aerolineas Argentinas está colocando um voo charter nos sabados (7/14/21/28)as 13:30hs... direto Sp - Ushuaia.

A venda será via várias operadoras do Brasil.

Vejam no link abaixo (tem muitas coisas de Ushuaia no link também).

http://www.turismoushuaia.com/

Pena que comprei meu pacote antes...

Rodrigo
RodrigoPermalink

Acabei de voltar de lá....
Ushuaia: Aldea Nevada Cabañas. Excelente, para quem procura uma cabana toda equipada. Fica meio afastada do centro mas vale muito a pena. recomendadíssimo.

Calafate: Esplendor El Calafate. O melhor custo benefício da viagem. Excelente hotel a um preço muito bom. Novinho.

Daniela
DanielaPermalink

Concordo com Rodrigo, Aldea Nevada é excelente. Não tem serviços de hotel, são cabanas, a nossa tinha quase uns 80m2. Dá para morar lá! Fazem a limpeza todo dia, e colocam uma bandeja com alguns itens de café da manhã, você se sente em casa. O local é lindo, mágico, e o pessoal da recepção muito simpático. Voltarei a me hospedar lá, com certeza!

Natália
NatáliaPermalink

Olá,

Em Ushuaia fiquei no Alto Andino, maravilhoso o hotel! Bem localizado (no centro mas sem a muvuca) e atendimento de primeira! Já em calafate fiquei no Rochester pois tinha uma promoção de 3 diarias por 2, mas não gostei tanto pois para ir ao centro ou esperava a van do hotel (de 30 em 30 min) ou pagava um taxi.
ai que saudade.... hehehehe

Rachid
RachidPermalink

Estou em Ushuaia, muito bem hospedado no hotel las lengas. nota 10.

Cristina Alcantara
Cristina AlcantaraPermalink

Olá, estamos vivendo em Buenos Aires e gostariamos de ir a Ushuaia e Perito Moreno no carnaval de 2013. Minha dúvida é que tenho um bebé de 1 ano e é possível que tenha que levá-lo. É recomendãvel viajar com criança dessa idade? Gracias

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cristina! Um bebê dessa idade pode não se sentir confortável em temperaturas que não está habituado. Consulte o pediatra.

Godoi
GodoiPermalink

Gostaria de levar meus filhos pequenos para ver neve em fevereiro, consigo levá-los para brinca na neve no Chile ou em Ushuaia ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Godoi! Não haverá neve nessa época. Em junho haverá neve em Ushuaia e nas proximidades de Santiago, com certeza, só em julho.

Ana Ricardo
Ana RicardoPermalink

Estive em Ushuaia e El Calafate em janeiro/2013. Em Ushuaia recomendo muito o Cabanas Tierra Mística. São poucos aptos por isso não tem nos sites de reserva tradicionais, mas consta do tripadvisor. É pequeno, muito bem localizado e com atendimento excepcional. São aptos de um ou dois quartos, com sala cozinha, aquecimento maravilhoso e café da manhã entregue no quarto sem limite de horário. Em El Calafate, ficamos no Esplendor El Calafate. A localização é boa para quem não se incomodar de caminhar um pouco, ladeira acima. Muito confortável, quartos grandes, piscina e um excelente café da manhã. Ah, nos dois o Wi fi era otimo.
Em Ushuaia contratamos o Juan Cabral, motorista, que nos buscava no hotel e por dois dias foi nosso guia no seu próprio carro. Vale muito a pena. Para nos que estávamos em 4 pessoas ficou mais barato do que pegar Qq excursão para o Parque Nacional ou para os Lagos. O e.mail para reservar o serviço é info@cabosandiego.com.ar .
Em El Calafate não deixem de fazer o cruzeiro Todos os Glaciais e o mini trecking no Perito Moreno. O ultimo, sensacional !!!

Claudio
ClaudioPermalink

Boa Tarde A ou O Bóia / Ricardo

Estou pretendendo ir com minha família em Julho à Ushuaia e me apresentaram o hotel Tierra del Fuego, vocês conhecem esse hotel, caso positivo quais informações importantes podem me passar ?

O que recomendam fazer, onde devemos esquiar ?

Obrigado e abraços

Claudio

Claudio
ClaudioPermalink

Bom dia A Bóia,

Não consegui acessar o comentário da leitora sobre o Hotel Tierra del Fuego, apesar de ter visto as resenhas, gostaria de saber se algué recentemente esteve nesse hotel, o que achou, e se sua localização é próxima ao Cerro Castor.

Em Ushuaia é válido alugar carro ?

Abs,

Claudio

Raquel Rodrigues
Raquel RodriguesPermalink

Boa Tarde, estou me programando para uma viagem a El Calafate em abril, tenho um filho de 01 ano vale a pena ? Dá para visitar a geleira com um bebê e o clima como estará?
Aguardo retono.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Raquel! São passeios que não são muito práticos ou adequados de se fazer com um neném de colo. Leia sobre viagens com bebês aqui: https://www.viajenaviagem.com/2013/02/viagens-com-bebes-dicas/

Silvia - SP
Silvia - SPPermalink

Olá, chegamos no domingo da viagem Ushuaia/Calafate, em Ushuaia ficamos no Hotel del Bosque, muito agradável mas a 4 quadras do centro, mesmo assim indico pelo conforto, limpeza e café da manhã. Já em El Calafate ficamos no Hotel Linda Vista, este eu indico com certeza, localização excelente, travessa da rua principal, com mercado até meia-noite muito próximo, o que é importantte pq em alguns passeios é preciso levar o lanche. Os donos são coreanos que já viveram em SP, no Bom Retiro, claro..rs..são muito atenciosos e prestativos. Não aconselho esta viagem para crianças muito pequenas, sobretudo Calafate.

Luciana T.
Luciana T.Permalink

Em Ushuaia fiquei no Hotel El Viejo Lobo de Mar, que fica na rua principal, a 2 quadras de onde saem os passeios de barco. Era praticamente um apartamento, com dois quartos, dois banheiros, mini-cozinha e sala, bem espaçoso, comporta quatro pessoas. Tem piso aquecido, uma delicia! Cafe da manha simples, o que é comum na argentina, com medialunas quentinhas! Vários restaurantes bons na mesma quadra do hotel.

Ja em Calafate fiquei no Linda Vista Apart Hotel. Super recomendado! Os proprietarios, um casal de coreanos, te fazem sentir em casa. Ajudam em tudo, reservar passeios, cambio, vianda, transfer para o aeroporto. É como estar em casa! Fica numa travessa da rua principal, a cerca de 4 quadras do burburinho do centro... Da pra ir caminhando nos principais restaurantes.

Estes dois hoteis estão super bem recomendados no Tripadvisor... Fui e não me arrependi!

Camila RJ
Camila RJPermalink

Boa noite a todos!
Pretendo viajar para Ushuaia e El Calafat em julho de 2013. Gostaria de saber se é possível conhecer bem esses lugares em 7 dias.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camila! A melhor época é no verão. Se quiser ir no inverno mesmo assim, fique 4 dias em Ushuaia e 3 no Calafate.

Flávia
FláviaPermalink

Pessoal, vou na primeira semana de agosto p buenos Aires. Vcs acham mto arriscado ir p el calafate por ser inverno? Será q nao corro o risco de pegar tempestades ou coisas do gênero e nao conseguir ver o perito moreno??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Flávia! O problema do inverno não são tempestades, é o frio intenso e a menor oferta de passeios.

Daniel
DanielPermalink

Ola.
Minha esposa e Eu estamos indo para Ushuaia em Agosto, 09 a 17/08 e estamos com algumas dúvidas...

Ainda não fiz as reservas do hotel, gostaríamos de conhecer El Calafate, mas nesta época do ano, qual seria a melhor forma de ir de ushuaia para lá e voltar ?

Pretendemos ir esquiar na estação cerro castor, mas a ideia é ficar hospedado no centro (Ushuaia), este trajeto é tranquilo ? Encontro opções de transfer ?

É possivel fazer a navegação pelo canal beagle neste período do ano ?

Como a viagem tem um curto período, fico em dúvida se será viável conhecer El calafate, principalmente por que o meu voo de volta sai do Ushuaia. O que acham ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniel! O trânsfer é tranqüilo e há passeios para o canal de Beagle. Para El Calafate só dá para ir de avião.

Leia mais sobre Ushuaia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/07/ushuaia-no-inverno-parte-1-como-chegar-e-como-se-esquentar/

https://www.viajenaviagem.com/2012/07/ushuaia-inverno-atividades/

Leia mais sobre El Calafate:
https://www.viajenaviagem.com/category/el-calafate

A Bóia
A BóiaPermalink

Veja os hotéis indicados compilados e organizados neste outro post:

https://www.viajenaviagem.com/2011/12/hoteis-na-patagonia-e-lagos-andinos-os-relatos-dos-leitores/