Transporte em Paris: ticket t+ x Mobilis x Paris Visite x Navigo

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Transporte em Paris
Qual o melhor passe de transporte para usar em Paris? Eu gosto de usar no dia a dia o descomplicado ticket t+ (que fica mais barato ao comprar múltiplos de 10). No dia em que você precisa ir a Versalhes ou à Disneyland Paris, indico comprar um passe Mobilis para o dia. Mas desde o fim de 2015, o cartão Navigo Découverte passou a ser, na ponta do lápis, o mais vantajoso (mas é preciso prestar atenção às pegadinhas). E há quem prefira a praticidade do Paris Visite (um único passe para até 5 dias de permanência).

(Para ir e voltar dos aeroportos, recomendo usar táxi ou, para economizar, os ônibus RoissyBus, OrlyBus ou Les Cars Air France.)

Bora ver a diferença entre todos os passes?

Atenção: não podemos fazer conta por você

  • Todos os dias surgem na caixa de comentários inúmeros pedidos de pitacos sobre qual passe ou combinação de passes é melhor para cada viagem. Parece um pedido simples, mas infelizmente não podemos atender: são muitos, e combinados com todos os outros pedidos aparentemente simples que recebemos todos os dias em todos os posts (são mais de 5.000 posts), se fôssemos atender, não faríamos outra coisa, não criaríamos uma linha de conteúdo a mais.
  • Neste post (e em vários outros) você encontra todas as informações necessárias para fazer sua escolha. Basta um pouco de paciência e uma calculadora. Obrigado!

Navigo Découverte

Navigo DécouverteO que é: um cartão com foto para uso ilimitado de transporte público, carregável com passes de 1 semana ou 1 mês. Era o que se chamava na outra encarnação de "carte orange". A versão "Découverte" é para turistas; os residentes têm seu próprio Navigo. Vale no metrô, no RER, no ônibus e no bonde.

Quanto custa: o cartão custa 5 euros, que entra como custo inicial. Desde setembro de 2015, o Navigo Découverte vale para todas as 5 zonas. O passe semanal custa 22,80 euros; o passe mensal, 75,20 euros. Tarifas conferidas em outubro/2018.

Onde comprar: nos guichês do metrô e estações RER, e também em quiosques, cafés e tabacs autorizados. É preciso levar uma foto 3x4.

Vantagem: um bilhete único para todos os transportes, bem mais barato que o Mobilis e superior ao ticket t+ por dar direito às 5 zonas (incluindo Versailles e Disneyland Paris) e todas as baldeações (incluindo as que o t+ não permite, como RER/metrô e metrô/ônibus). Bate também o Paris Visite para quem chega pelo aeroporto CDG (o trajeto de RER é incluído; faça seu passe no guichê da estação do RER).

Desvantagem: O início da validade de cada passe é um problema: o passe semanal vale rigorosamente da segunda ao domingo; se você fizer na quarta-feira, já terá perdido dois dias. (O passe mensal tem validade estrita do dia 1º ao último dia do mês.) O monotrilho Orlyval, que leva do aeroporto Orly ao RER, não está incluído (seriam 12,05 euros extras). É preciso levar foto 3x4 para fazer o passe. O valor do cartão (5 euros) não é reembolsável.

Navigo Découverte x Carnet 10 Voyages x Mobilis? O investimento mínimo no Carnet 10 Voyages é de 14,90 euros, válido por 10 viagens. O investimento mínimo no Navigo Découverte é de 27,80 euros. O Navigo Découverte é mais interessante que o Carnet 10 Voyages se você fizer 19 viagens de metrô ou RER na zona 1 -- ou 11 viagens de metrô ou RER na zona 1 + um passeio a Versailles (economizando um Mobilis de 12,40 euros), ou ainda 7 viagens de metrô ou RER na zona 1 + um passeio à Disneyland Paris (economizando um Mobilis de 17,80 euros). Se for a Versailles e à Disneyland Paris na mesma semana (entre segunda e domingo), já é o passe mais vantajoso e os demais dias de metrô e RER sairão de graça.

Recomendado: para pessoas organizadas, que cheguem no comecinho da semana (ou do mês, caso estejam interessadas no passe mensal).

Site oficial: aqui.

Ticket t+ ("carnet 10 voyages")

Ticket T+O que é: bilhetes de transporte público que podem ser comprados avulsos ou em múltiplos de 10 (neste caso, o apelido é "carnet 10 voyages").

Quanto custa: o bilhete avulso custa 1,90 euro; o carnet 10 voyages sai 14,90 euros (1,49 euro por viagem). Tarifas conferidas em outubro/2018.

Onde comprar: nos caixas de auto-atendimento ou nos guichês do metrô, ônibus e estações RER.

Vantagem: a praticidade. Você compra de 10 em 10 tickets, e usa à medida que precisar, sem ter que fazer contas ou se preocupar com a validade. O "carnê" não tem titularidade, e os bilhetes podem ser dividido com mais pessoas. O preço é vantajoso. Os bilhetes servem para metrô, ônibus, tram e RER zona 1. São permitidas conexões dentro de um período de 2 horas entre a primeira e a última validação nas combinações entre metrô/metrô, metrô/RER e RER/RER (zona 1) sem pagar um segundo bilhete. Entre ônibus/ônibus, ônibus/tram e tram/tram, o bilhete vale por 1h30 entre a primeira e a última validação. (Pegadinha: outras combinações de conexão, como RER/metrô, metrô/ônibus, ônibus/metrô, metrô/tram, tram/metrô, ônibus/RER, RER/ônibus, tram/RER e RER/tram não são possíveis; será necessário usar um novo bilhete.)

Desvantagem: não dá direito a aeroportos (o Orly fica na zona 3; o aeroporto Charles de Gaulle, na zona 5), nem a Versailles (zona 4), nem a Disneyland Paris (zona 5).

Sugestão: nos dias em que seu itinerário envolver aeroportos, Versailles ou Disney, compre um Mobilis (veja abaixo).

Site oficial: aqui.

Mobilis

MobilisO que é: Um passe de transporte com validade de um dia (da 0h à meia-noite do dia em que é utilizado).

Quanto custa: 7,50 euros para as zonas 1-2; 10 euros até a zona 3; 12,40 euros até a zona 4 (Versalhes); 17,80 euros até a zona 5 (Disneyland Paris). Tarifas conferidas em outubro/2018.

Onde comprar: nos caixas de auto-atendimento ou nos guichês do metrô, ônibus e estações RER.

Vantagem: por uma besteirinha a mais que o preço de uma passagem ida e volta (billet origine-destination) a Versalhes ou à Disneyland Paris, inclui também todos os deslocamentos dentro de Paris que você precisar no mesmo dia.

Desvantagem: não inclui o monotrilho Orlyval em Orly (12,05 euros extras) nem o RER até o aeroporto CDG (uma exceção talhada sob medida para empurrar o Paris Visite aos turistas). Tarifa conferida em outubro/2018.

Site oficial: aqui.

Paris Visite

Paris VisiteO que é: um passe para uso ilimitado de transporte público, válido por até 5 dias consecutivos. Os dias são estanques: começam à meia-noite e terminam à meia-noite.

Quanto custa: a versão mais vantajosa, válida entre as zonas 1 e 5, custa 27,80 euros para 1 dia, 42,20 euros para 2 dias, 59,20 euros para 3 dias e 72,40 euros para 5 dias. Crianças pagam metade. Veja todos os preços aqui. Tarifas conferidas em outubro/2018.

Onde comprar: nos caixas de auto-atendimento ou nos guichês do metrô, ônibus e estações RER.

Vantagem: um bilhete único para todos os transportes, incluindo aeroportos, Versailles, Disney e s linhas Transisilien (desde que compre a versão válidas para zonas 1 a 5). Inclui o Orlyval, o monotrilho de Orly ao RER. Crianças têm 50% de desconto.

Desvantagem: a contagem de dias desfavorece quem chega a Paris à noite. Não inclui ônibus nem tram. Requer bastante uso para valer a pena na ponta do lápis.

A considerar: o táxi de Orly sai entre 30 e 35 euros; o de CDG, entre 50 e 60 euros (por carro, não por pessoa), e entrega você no seu hotel, sem precisar carregar mala em escada do metrô nem achar o caminho entre a estação e o hotel.

Recomendado: basicamente para quem quer usar transporte público entre os aeroportos e o hotel. Para quem viaja com criança também pode ser interessante.

Site oficial: aqui.

Paris Pass

Paris PassO que é: idéia marqueteira de um espertalhão que resolveu juntar todos os passes disponíveis e empacotar para o freguês. Combina o Paris Visite com o Paris Museum Pass, e dá ainda um dia de perambulância com o hop-on hop-off Big Bus e mais sete atrações grátis (bâteaux-mouches, museu de cera Grévin e Torre Montparnasse entre elas).

Quanto custa: 244 euros a versão para 6 dias; 196 euros a versão para 4 dias; 165 euros a versão para 3 dias; 131 euros a versão para 2 dias.

Onde comprar: pela internet. É possível receber em casa, pelo correio (pagando a postagem, e se sujeitando à lentidão do correio brazuca) ou retirar no Paris Pass Desk (74 rue de Cléry; metrô: Strasboug-St.Denis).

Vantagem: (quase) tudo num pacote só e, pra quem gosta, tem o ônibus hop-on hop-off.

Desvantagem: a versão do passe de transporte Paris Visite que está incluída no pacote dá direito apenas à zona central 1-3; aeroportos, Versailles e Disneyland Paris são à parte. Não é barato. (E se você não se dedicar a aproveitar, vai jogar dinheiro fora.)

Recomendado: pra falar a verdade, a gente não recomenda não; é um passe meio pega-turista. Mas se você curte hop-on hop-off e questão de bâteau-mouche... faça suas contas, pode ser que valha a pena.

Site oficial: aqui.

Leia mais:

503 comentários

Luiz Roberto
Luiz RobertoPermalinkResponder

Olá Ricardo!
Eu minha esposa chegarmos pelo CDG em 22/04 pela manhã.
Se eu comprar os tikets t+ avulsos pra utilizar o RER B e mais as linhas 6 e 12 até a estação Mairi-d'Issy (que é nosso destino), eles serão válidos até o final?
Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz Roberto! Quem responde é A Bóia. No CDG você compra um ticket de RER a Paris. Este ticket dará direito a você seguir viagem de metrô.

Luiz Roberto
Luiz RobertoPermalinkResponder

Olá amigos!
Gostaria de saber: Se eu estiver na estação de metrô do Louvre e quiser ir até a estação de Luxembourg, terei que pegar o RER B.
O bilhete do metrô também dá direito a utilizar o RER neste caso?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz! É dentro da zona 1, dá direito sim.

Adriano
AdrianoPermalinkResponder

o Ticket t+ vale pra metro/metro de qualquer zona ou somente zona 1 igual a Metro/RER?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriano! Vale no metrô mesmo se a linha sair da zona 1. No RER, se sair da zona 1, tem que ter a passagem que abranja o número de zonas percorridas.

Antonio Medeiros Sobral Neto

Excelente post! Esclareceu muitas dúvidas de um futuro turista em Paris!
Só tenho mais uma dúvida: o passe o Navigo Découverte semanal vale também para transporte do aeroporto CDG ao Centro de Paris (linha RER)? E outra coisa: chego num domingo em Paris, portanto, o passe citado só valeria a partir do dia seguinte (segunda-feira)?
Agradeço pela atenção!
Abraço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Antonio! Vale, mas só a partir da segunda-feira.

Filipa Reis
Filipa ReisPermalinkResponder

Muito bom post!!
Tenho uma dúvida em relação ao Navigo Découverte semanal. Chego a Paris numa quarta feira, poso começar a usar o Navigo Découverte a partir desse dia? Ou só na semana seguinte?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Filipa! Comprando na quarta-feira você já consegue usar na quarta-feira, com validade até o domingo. Se comprar na quinta-feira, só conseguirá usar na segunda-feira seguinte.

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Parabéns pelo post!!
Chego em Paris, CDG, na quinta-feira pela manha e, pelo que aqui vi, só poderei carregar o Navigo para uso na segunda-feira subsequente.Tem alguma alternativa de fazer o cartão antecipadamente via internet. Em caso negativo, qual a opção mais vantajosa para o deslocamento do aeroporto para o hotel na 9 arrondissements? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! Se você não quer investir em táxi, use o trem RER, custa 10 euros e inclui o trecho de metrô até o seu hotel.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/paris/como-chegar-paris/

Rayssa
RayssaPermalinkResponder

É mais uma dúvida mesmo. Eu chego em um Domingo , ok o navigo é a partir de segunda. Que passe eu devo comprar para sair do CDG nesse caso já que pelo Google eles indicam o RER B e RER E em seguida.
O táxi do aeroporto é pago antes ou ao final da corrida? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rayssa! O táxi é pago ao final da corrida e é tabelado. O bilhete do RER para sair de CDG é 10,30 euros.

Andrea Dolabella

Bom dia!
já tenho o cartão, consigo recarregá-lo no CDG?
Como faço? chego numa segunda-feira.
Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrea! Há máquinas na estação do RER do aeroporto.

Juliana Freire de Azevedo Cabral

Ví que o Ticket T+(10 voyages) pode ser usado por várias pessoas.(O "carnê" não tem titularidade, e os bilhetes podem ser dividido com mais pessoas). Pode ser ao mesmo tempo ou ele bloqueia após a passagem na catraca? No caso de uma eventual fiscalização como proceder?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! O 'carnê' são 10 passagens avulsas vendidas ao mesmo tempo e por isso com desconto. Cada pessoa usa uma dessas passagens a cada viagem. Tem que guardar a passagem até o fim da viagem, porque pode haver controle.

Julia
JuliaPermalinkResponder

Ola Ricardo!
Chego em Paris por volta das 20hrs, os guiches do aeroporto CDG estarão abertos para comprar o Navigo Découverte?
Ageadeço a ajuda desde ja!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Julia! Não sabemos se a essa hota ainda haverá guichês operados por funcionários. Se não houver, compre a passagem do RER na máquina.

Pedro
PedroPermalinkResponder

Olá,
Muito útil o seu site, obrigado!
Mais um conselho do que dúvida.
Estarei 5 dias em Paris (de 6ª a 3ªf), 2 adultos e uma criança.
Penso ir um dia à Disney,talvez outro a Versalhes e os restantes passear pelo centro de Paris.
Qual acha a melhor opção para este caso?
(voo por Orly e penso fazer o percurso hotel aeroporto de taxi)

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pedro! Infelizmente não temos condição de fazer contas complicadas para todos os leitores que pedirem. Se você não quiser fazer contas, vá pelo mais fácil: carnês de 10 tickets para deslocamentos dentro de Paris + Mobilis nos dias que saiam da zona 1.

Flavio Henrique

Boa tarde queridos!

Vcs saberiam informar se, posso comprar apenas um Paris Visite e, usa lo para duas pessoas simultaneamente?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flavio! Passes são individuais.

Flavio Henrique

Obrigado pela cordialidade!!
Minha decisão foi pelo Paris Visite, inclusive já chegaram pelos correios. Mas Tenho Outra duvida.
Chegaram apenas dois pequenos Tickets - um pra cada um - mas o meu total são de cinco dias. Irei usar o mesmo papel nos cinco dias? Ou Preciso apresenta los em algum local para trocar por algum cartão magnético ou retirar mais ticket em algum lugar? Vcs saberiam me informar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flavio! Você escreve seu nome e, no dia em que começar a usar, escreve também a data do primeiro uso. O papel é magnetizado e será ativado no primeiro uso. Sempre use nas catracas de metrô e RER e nos leitores de ônibus e trams.

Flavio Henrique

Obrigado, queridos!!!! O blog de vcs é de crucial importancia para quem precisa entender como funciona Paris! Adicionarei o blog de vcs em minhas postagem sobre essa viagem! Muitissimo Obrigado!!!

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Olá, boa tarde.
Gostaria de esclarecer uma dúvida, vou chegar numa quarta-feira e ir embora no sábado, com um cartão Navigo tenho direito de ir e vir, de trem, ao aeroporto CDG, Versailles, Disney e metro?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Sim.

Djama
DjamaPermalinkResponder

Olá, estarei em Paris por 3 dias (mesmo sabendo que é muito pouco). Tb li que o Paris Museum pass para 2 dias não é vantajoso. Fazendo uma contas do que iria gastar individualmente (Arco do Trinufo - 11 euros; Palácio de Versalhes - 18 euros e Museu do Louvre - 17 euros), totalizando 46 euros, ficou uma dúvida: como a diferença é de apenas 2 euros, seria mais interessante adquirir o passe, para otimizar o tempo nas filas ou manter a compra individual, por ser irrelevante? Grato, sempre, pelas valiosas dicas.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Djalma! Comprando todos os ingressos de antemão você evitará a fila da bilheteria -- e entrará com hora marcada no Louvre e em Versalhes. Vai acabar sendo mais prático do que comprar o passe, já que o passe é físico e requer que você vá a um lugar para retirar.

Djalma
DjalmaPermalinkResponder

Obg, mais uma vez.

Tânia
TâniaPermalinkResponder

Olá estou com uma dúvida de comprar o ticket + com 10 viagens posso dividir dessas viagens com outra pessoa ? Ou seja passo na máquina eu e depois passo o meu ticket para a outra pessoa ? Não tem problema ? Obg

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tânia! São 10 tickets avulsos, dá para 1 pessoa fazer 10 viagens ou 10 pessoas fazerem 1 viagem cada.

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Olá Boia
Estarei em Paris por 12 horas das 9 às 21h numa conexão. Como já estive na cidade, pretendo só rever alguns pontos turísticos principais, almoçar e voltar pro aeroporto no anoitecer. No meu caso, pelo que entendi, devo comprar o Paris Visite de 1 dia (27,80). É isso mesmo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! Sim.

Bárbara Liaffa

Olá. Crianças pagam transporte? Vou com minha filha de 3 anos e combinarei navigo e ticket+ para mim e meu marido. Preciso comprar navigo para ela?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bárbara! Até 4 anos é gratuito.

Matheus Caldeira

Oi bóia!
Chego no sábado em Paris (CDG) e vou comprar o ticket do RER para meu hotel na 13eme. Entre sábado e domingo vou usar o t+ avulso, mas me fale uma coisa, estive em Paris no inicio de 2018 e ainda tenho meu Decouverte, para usar ele na semana seguinte eu consigo carregar ele mesmo ou tenho que comprar um novo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Matheus! Pode recarregar seu passe sim.

Marcio soares
Marcio soaresPermalinkResponder

Olâ amigos.
Chegarei no cdg no domingo as 16 horas
Queria pegar um TGV pra le mans as 17.
Preciso comprar a passagem antes ou posso comprar na hora? Nao sei como funciona o TGV , tenho 1 hora pra fazer isso. Será que da tempo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcio! TGV é um trem de alta velocidade, não é transporte regional. Por isso, têm tarifas variáveis e está sujeito a disponibilidade de lugar -- não leva passageiros em pé. Na hora, você vai pagar tarifa cheia. Tarifas promocionais têm restrições para serem alteradas, exatamente como as passagens aéreas. As tarifas do trecho CDG-Le Mans vão de 27 a 81 euros. Não existe intervalo totalmente seguro entre avião e trem, porque o avião pode atrasar e as passagens não são vinculadas. Para ter alguma margem de segurança, em vôos sem passagem pela imigração, eu daria pelo menos duas horas de intervalo. Em vôos com passagem pela imigração, eu daria no mínimo um intervalo de quatr horas. Veja horários em https://en.oui.sncf .

Daniel Candoti

Bom dia!
Fiquei com uma dúvida, pode me esclarecer?
Você disse que o ticket T+ não pode ser usado até os aeroportos. E dos aeroportos para o centro, é possivel comprar um ticket avulso? Se sim, são os mesmos valores que você mencionou no texto ("bilhete avulso custa 1,90 euro; o carnet 10 voyages sai 14,90 euros (1,49 euro por viagem)") ?
Grato!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! Tem que comprar um bilhete avulso RER. Custa 10 euros. O ticket t+ vale na zona 1. O aeroporto está na zona 5. Se o ticket valesse em algum sentido, isso estaria dito no texto.

Não tente achar vantagem onde não existe vantagem. Não vá à Europa com essa mentalidade, pode dar bastante errado.

Rafael Biemmi
Rafael BiemmiPermalinkResponder

Boa noite! Estou precisando de uma ajuda com certa urgência. Estaremos em Paris de 21 cedo até 24 sendo que dia 23 iremos à Disney. Pelo que andei pesquisando o Paris Pass lib mudou um pouco, inclusive os preços. Passe para 3 dias 129 euros e passe para 5 dias 155 euros. Diante desses valores, pelo transporte inclusive RER, passeio de barco de 1 hora, onibus hop on e hop off e também pela entrada sem filas em alguns locais, vocês ainda acham que não vale a pena esse passe?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! Não gostamos de hop on hop off em Paris e preferimos o Batobus aos cruzeiros de 1 hora. Mas se você quer usar esses produtos, então faça as contas e, se for interessante, vá adiante.

Carlos Renato
Carlos RenatoPermalinkResponder

Boa tarde, através do Aeroporto CDG, posso pegar o RER B até a estacão Du Nord e na sequencia o metro 2 até a estacão Place de Clichy, tudo com o passe da Navigo ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! Tanto o Navigo quanto o bilhete do RER funcionam.

Carolina Malburg

Olá!!! Sempre busco informações na página para minhas viagens e surgiu uma dúvida... Estarei em Paris do dia 11 até 15/05. No dia 12/05 irei para Versalhes pela manhã e à noite para Stade de France no show do Metallica. Melhor comprar o Mobilis Zona 5 para esse dia, certo? Obrigada!!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolina! Você precisa de um Mobilis Zone 1-4. Versalhes fica na zona 4. O Stade de France, na zona 2.

Mayara Musarra

Olá, excelente post. Estamos em 2 adultos e 2 crianças de 3 e 4 anos. Vamos em junho/19. Gostaríamos de levar o carrinho duplo que temos para quando cansarem de andar. Qual sua opinião sobre isso dentro dos transportes colocados. Saberia me dizer se as crianças pagam como adulto? Uma última dúvida: como ficaremos de sexta a outra sexta e vou fazer Disney e Versalles entendo que compense eu pegar o Návigo desde que eu utilize Disney e Versalhes entre segunda e sexta, correto?
obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mayara! As crianças não pagam. O Navigo você entendeu direito sim.

Mayara Musarra

obrigada.
vou comprar o Navigo para os 2 adultos então. Ótima economia as crianças não pagarem. Acabei comprando Versalhes no domingo pelo show das águas. Muito obrigada pelas excelentes dicas.

flavio dos s silva

Bom dia

Vou me hospedar Port Versailles - Issy les Moulineaux posso usar o Navigo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flavio! Claro. Sempre lembrando que a validade do passe começa sempre na segunda-feira, e se você comprar na sexta, sábado ou domingo o passe só será válido na segunda seguinte.

andre oliveira

boa noite....excelente dicas....surgiu uma especifica....estou chegando em uma quarta feira e quero comprar o Navigo semanal.....chego as 19h43 na gare de lyon...vindo de nice.....será que encontro atendentes para confeccionar meu cartao? sabe ate que horas trabalham?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, André! Infelizmente não sabemos. Se não estiver funcionando, você compra um bilhete avulso, e faz seu Navigo na quinta de manhã. O Navigo ainda é vendido na quinta.

Helga
HelgaPermalinkResponder

Boa noite
Chego ao aeroporto de Orly e das modalidades que apresenta interessa me o Navigo Decouvert uma vez que aproveitava os deslocamentos do aeroporto-hotel e idas a Disney e Versailles. Onde compro em Orly este passe? Muito obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Helga! Você pode comprar na estação do RER, se chegar num horário em que a bilheteria esteja aberta. Para chegar lá, você terá que pagar o OrlyVal, que custa 12 euros.

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Olá A Bóia, quando eu retornar do meu hotel para CDG, preciso pegar o metro 2 estações antes de Gare Du Nord e então pegar o RER B lá. Vou precisar comprar ticket do metrô ou o bilhete do RER já estará incluso. Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! Na vinda, o bilhete do RER serve para continuar de metrô. Mas para ir da cidade ao aeroporto, você vai usar um bilhete do metrô até o RER, e im bilhete do RER até o aeroporto.

catarina
catarinaPermalinkResponder

Super Dicas: O Navigo vale por 10 anos;
se chega à agradável Fontainebleau e seu maravilhoso castelo carregado de História;
se vai a Auvers-sur-Oise onde Van Gogh pintou lindos e famosos quadros nos últimos meses de vida,morreu e está enterrado ao lado de seu irmão Theo.

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Boa tarde!

Já li em alguns sítios que o passe Navigo Decouvert pode ser comprado em Orly, enquanto outros sites dizem que não.

Num dos sites em questão dizem que Terminal Ouest (onde param os aviões da TAP) não se consegue comprar este passe, no entanto no Terminal Sud, junto do OrlyBus é possível fazer o passe Navigo.

Será que sabem se esta informação está correta? Ou a melhor opção será fazer o Navigo em Antony via OrlyVal (ou alternativamente apanhar o OrlyBus e fazer o Navigo numa das estações de Paris)?

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! Se você espremer bastante a internet, vai achar a postagem de UMA resposta no site Paris by Train que afirma que o Navigo Découverte pode ser feito no guichê do Orlybus. Essa informação não aparece como conteúdo original de lugar nenhum. Você pode ir até o guichê do Orlybus e, caso não vendam o Navigo Découverte, você paga a passagem do ônibus.

(Eu pessoalmente duvido que seja possível fazer o passe ali, mas... se você já estivesse pensando no Orlybus como plano B, não perderá a viagem.)

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Grande dica a do passe Navigo. Estamos em Paris desde o dia 22.abr e usamos muito este passe. Eu só fiquei um pouco confuso quando tem entrocamento de RER com o Metro. Numa das estações estava vindo por um trem da RER-C e fui trocar para uma linha do Metro. Quando cheguei nas catracas de saída, tinha uma que passava o cartão passe ou colocava-se o tiquete e na outra catraca era a saída, no caso eu passei o cartão. Depois, sem sair da estação quando fui para usar o Metro, tive que passar o cartão de novo. Eu me lembrei de um lugar onde o preço do bilhete era por trecho utilizado e tinha que passar o tíquete na entrada e também na saída, para a operadora ter certeza de que foi utilizado o trecho correto. Aqui, não sei se funciona da mesma forma.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! No RER é preciso usar o cartão para sair devido a diferentes tarifas de uso avulso. Se o passageiro não tiver comprado a passagem certa, a catraca trava.

Maynara
MaynaraPermalinkResponder

Oii, parabéns pelo post.

Vi que falou que a passagem para ir para o aeroporto CDH ate o centro é 10,30 euros.
Vou ficar apenas 3 dias + 1 que sairei as 10 da manha, e pensei em pegar o Mobilis, porque estarei hospedada na zona 2 (eu acho que acertei a zona, fica uns 15 min da sacré croer andando sentido o centro o meu hotel).
A duvida é, vale mais a pena (nesse dia que vou embora) pagar um dia do mobilis ou esse de 10,30? ou tem outra forma melhor pra mim que ainda não identifiquei?????

Ah sim, tbm pensei em talvez pegar o museum pass, mas não entendi se consigo chegar até o aeroporto, sabe me informar melhor?

E nessas condições qual seria o melhor pra mim??? o Museum Pass ou o Mobilis?

Obriiigadaa

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maynara! O passe de museus serve só para museus, não serve para transporte. Seu hotel é na zona 1. O Mobilis custa 17,80, só vai valer a pena se você fizer mais 5 viagens de metrô no mesmo dia.

Leilane
LeilanePermalinkResponder

Bóia, consigo comprar o Navigo no Orly?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leilane! Até onde sabemos, infelizmente, não.

wagner
wagnerPermalinkResponder

olá!vou chegar em paris por Orly.Vou ficar 4 dias e estou na duvida sobre qual passe pegar ate o centro,pois me enrolei com esse sistema de zonas kkk..Tem como fazer o esquema pra mim,passo a passo?
obrigado!

GILZA CASTRO FARIA FIGUEIRA DE ALMEIDA

Boa tarde, o navigo inclui o onibus de aeroporto de Beauvis?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gilza! Não inclui não.

Remo
RemoPermalinkResponder

Olá e parabéns pelo site, excelentes dicas e informações! Vi num blog que as datas do Navigo semanal agora são de sexta a quarta, essa informação está correta? No site consta de segunda a domingo. Viajamos no próximo domingo e estou com essa dúvida. Obrigado e parabéns mais uma vez!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Remo! O blog em questão está errado. Confundiram dias de venda do passe com os dias de validade. Você é a segunda pessoa que vem aqui fazer essa pergunta. Já vi que vamos ter trabalho por causa de quem não sabe nem pesquisar direito (o tal blog, não você).

Mari
MariPermalinkResponder

Parabéns pelos conteúdos e obrigada por nos prestar esse serviço! Chegarei a Paris na sexta pela manhã, posso usar o Navigo ate o domingo? Usando aeroporto e Versalhes já vi vantagem, mas to na duvida sobre a utilização.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mari! Os passes Navigo vendidos na sexta só valem a partir da segunda-feira seguinte.

Remo
RemoPermalinkResponder

Obrigado A Bóia!

Mary
MaryPermalinkResponder

Boa noite,
Prazer em conhecer vocês
Muito obrigada pelos conteudos tem me ajudado muito!!
Primeira viagem internacional... tem sido uma luz pra mim este blog!!
Posso pedir um help?? Por favor??
Eu e mais algumas pessoas iremos fazer uma viajem ainda esse ano, e iremos passar uns dias em Paris.
Acontece que...Iremos chegar em paris numa sexta e vamos embora numa quarta, sábado e no domingo iremos para a Disney.
Qual seria a recomendação que vocês nos dariam?
Eu pensei em pegar o navigo 2 vezes... sim vai sair um tanto... caro e ao mesmo tempo vamos perder alguns dias.... mas na minha visão é o mais vantajoso porque iremos ir para todos os cantos e da acesso a todos os transportes e a todas as áreas

O que acham???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mari! O Navigo vendido na sexta só vale a partir da segunda.

carolina
carolinaPermalinkResponder

Boa noite, tudo bem? Podem me esclarecer algumas dúvidas? Não entendi bem... Onde é comprado o Navigo? Preciso levar uma foto daqui? Minha filha de 5 anos paga o mesmo preço? É possível comprar pela internet? Chego em Orly as 11 da noite, mas vamos pegar um taxi (é a melhor opção? Existe uber?). Muito obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolina! Leve foto de casa. O passe é feito em guichês de estações de metrô e RER operados por funcionários ou em lojas e bares que tenham a placa "tabac". De Orly saia de táxi. Crianças de 5 a 9 anos têm redução de 50%.

https://www.viajenaviagem.com/2013/02/paris-chegada-aeroporto-cdg-orly-beauvais-vatry/

danielle lima
danielle limaPermalinkResponder

Chegarei em Paris em Orly. Onde consigo comprar o Navigo no aeroporto?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Danielle! Só vende na estação do RER, no horário em que houver atendimento humano nas bilheterias. Para ir até lá, você tem que pagar o Orlyval.

Rafael
RafaelPermalinkResponder

O que acontece se eu chegar no domingo (minha realidade) e optar por comprar o Navigo Découverte de 1 semana? Expirará no mesmo Domingo que eu chegar? Aí seria ridículo =(

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! Passes comprados na sexta, no sábado e no domingo só são aceitos pelas catracas na segunda-feira seguinte. Seu passe comprado num domingo só valerá a partir segunda.

Manoela Pires
Manoela PiresPermalinkResponder

Olá, sobre o passe semanal do Navigo Découverte, li que a validade mudou, vocês confirmam isso? Quando inicia a validade do Navigo semanal?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Manoela! Não mudou. Tem UM blog que não sabe nem pesquisar direito e escreveu isso, e agora a gente precisa ficar desmentindo. Não confie em amadores.

Denise Chiarelli

Olá! Fiquei na dúvida em relação ao Mobilis.No item "Quanto custa" vocês escrevem:
"17,80 euros até a zona 5 (CDG e Disneyland Paris)"
mas no item "Desvantagens":
"não inclui ... o RER até o aeroporto CDG"
A zona 5 vai até CDG ou não?

Vou fazer uma conexão de 8 horas e gostaria de ir até Paris. Se valer até o CDG o Mobilis é a melhor opção.

Já tenho um Navigo, portanto a segunda opção seria recarregá-lo, mesmo que por só um dia. O Paris Visite só seria interessante se eu não tivesse já o Navigo e precisasse comprar o cartão, certo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Denise! Desculpe, o que vale é o item "desvantagens". O Mobilis não cobre o RER até CDG. Corrigimos o texto, obrigada por avisar.

O Navigo só tem passe semanal, não vale a pena carregar por um dia só. Compre uma passagem avulsa pelo RER.

Helder Sodre
Helder SodrePermalinkResponder

Olá, posso usar o navigo découverte para mais de um passageiro, irei eu, minha esposa e duas crianças, terei que ter um cartão para cada?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Helder! Um Navigo pra cada passageiro.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar