Transporte em Paris: ticket t+ x Mobilis x Paris Visite x Navigo

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Transporte em Paris
Qual o melhor passe de transporte para usar em Paris? Eu gosto de usar no dia a dia o descomplicado ticket t+ (que fica mais barato ao comprar múltiplos de 10). No dia em que você precisa ir a Versalhes ou à Disneyland Paris, indico comprar um passe Mobilis para o dia. Mas desde o fim de 2015, o cartão Navigo Découverte passou a ser, na ponta do lápis, o mais vantajoso (mas é preciso prestar atenção às pegadinhas). E há quem prefira a praticidade do Paris Visite (um único passe para até 5 dias de permanência).

(Para ir e voltar dos aeroportos, recomendo usar táxi ou, para economizar, os ônibus RoissyBus, OrlyBus ou Les Cars Air France.)

Bora ver a diferença entre todos os passes?

Atenção: não podemos fazer conta por você

  • Todos os dias surgem na caixa de comentários inúmeros pedidos de pitacos sobre qual passe ou combinação de passes é melhor para cada viagem. Parece um pedido simples, mas infelizmente não podemos atender: são muitos, e combinados com todos os outros pedidos aparentemente simples que recebemos todos os dias em todos os posts (são mais de 5.000 posts), se fôssemos atender, não faríamos outra coisa, não criaríamos uma linha de conteúdo a mais.
  • Neste post (e em vários outros) você encontra todas as informações necessárias para fazer sua escolha. Basta um pouco de paciência e uma calculadora. Obrigado!

Navigo Découverte

Navigo DécouverteO que é: um cartão com foto para uso ilimitado de transporte público, carregável com passes de 1 semana ou 1 mês. Era o que se chamava na outra encarnação de "carte orange". A versão "Découverte" é para turistas; os residentes têm seu próprio Navigo. Vale no metrô, no RER, no ônibus e no bonde.

Quanto custa: o cartão custa 5 euros, que entra como custo inicial. Desde setembro de 2015, o Navigo Découverte vale para todas as 5 zonas. O passe semanal custa 22,80 euros; o passe mensal, 75,20 euros. Tarifas conferidas em outubro/2018.

Onde comprar: nos guichês do metrô e estações RER, e também em quiosques, cafés e tabacs autorizados. É preciso levar uma foto 3x4.

Vantagem: um bilhete único para todos os transportes, bem mais barato que o Mobilis e superior ao ticket t+ por dar direito às 5 zonas (incluindo Versailles e Disneyland Paris) e todas as baldeações (incluindo as que o t+ não permite, como RER/metrô e metrô/ônibus). Bate também o Paris Visite para quem chega pelo aeroporto CDG (o trajeto de RER é incluído; faça seu passe no guichê da estação do RER).

Desvantagem: O início da validade de cada passe é um problema: o passe semanal vale rigorosamente da segunda ao domingo; se você fizer na quarta-feira, já terá perdido dois dias. (O passe mensal tem validade estrita do dia 1º ao último dia do mês.) O monotrilho Orlyval, que leva do aeroporto Orly ao RER, não está incluído (seriam 12,05 euros extras). É preciso levar foto 3x4 para fazer o passe. O valor do cartão (5 euros) não é reembolsável.

Navigo Découverte x Carnet 10 Voyages x Mobilis? O investimento mínimo no Carnet 10 Voyages é de 14,90 euros, válido por 10 viagens. O investimento mínimo no Navigo Découverte é de 27,80 euros. O Navigo Découverte é mais interessante que o Carnet 10 Voyages se você fizer 19 viagens de metrô ou RER na zona 1 -- ou 11 viagens de metrô ou RER na zona 1 + um passeio a Versailles (economizando um Mobilis de 12,40 euros), ou ainda 7 viagens de metrô ou RER na zona 1 + um passeio à Disneyland Paris (economizando um Mobilis de 17,80 euros). Se for a Versailles e à Disneyland Paris na mesma semana (entre segunda e domingo), já é o passe mais vantajoso e os demais dias de metrô e RER sairão de graça.

Recomendado: para pessoas organizadas, que cheguem no comecinho da semana (ou do mês, caso estejam interessadas no passe mensal).

Site oficial: aqui.

Ticket t+ ("carnet 10 voyages")

Ticket T+O que é: bilhetes de transporte público que podem ser comprados avulsos ou em múltiplos de 10 (neste caso, o apelido é "carnet 10 voyages").

Quanto custa: o bilhete avulso custa 1,90 euro; o carnet 10 voyages sai 14,90 euros (1,49 euro por viagem). Tarifas conferidas em outubro/2018.

Onde comprar: nos caixas de auto-atendimento ou nos guichês do metrô, ônibus e estações RER.

Vantagem: a praticidade. Você compra de 10 em 10 tickets, e usa à medida que precisar, sem ter que fazer contas ou se preocupar com a validade. O "carnê" não tem titularidade, e os bilhetes podem ser dividido com mais pessoas. O preço é vantajoso. Os bilhetes servem para metrô, ônibus, tram e RER zona 1. São permitidas conexões dentro de um período de 2 horas entre a primeira e a última validação nas combinações entre metrô/metrô, metrô/RER e RER/RER (zona 1) sem pagar um segundo bilhete. Entre ônibus/ônibus, ônibus/tram e tram/tram, o bilhete vale por 1h30 entre a primeira e a última validação. (Pegadinha: outras combinações de conexão, como RER/metrô, metrô/ônibus, ônibus/metrô, metrô/tram, tram/metrô, ônibus/RER, RER/ônibus, tram/RER e RER/tram não são possíveis; será necessário usar um novo bilhete.)

Desvantagem: não dá direito a aeroportos (o Orly fica na zona 3; o aeroporto Charles de Gaulle, na zona 5), nem a Versailles (zona 4), nem a Disneyland Paris (zona 5).

Sugestão: nos dias em que seu itinerário envolver aeroportos, Versailles ou Disney, compre um Mobilis (veja abaixo).

Site oficial: aqui.

Mobilis

MobilisO que é: Um passe de transporte com validade de um dia (da 0h à meia-noite do dia em que é utilizado).

Quanto custa: 7,50 euros para as zonas 1-2; 10 euros até a zona 3; 12,40 euros até a zona 4 (Versalhes); 17,80 euros até a zona 5 (CDG e Disneyland Paris). Tarifas conferidas em outubro/2018.

Onde comprar: nos caixas de auto-atendimento ou nos guichês do metrô, ônibus e estações RER.

Vantagem: por uma besteirinha a mais que o preço de uma passagem ida e volta (billet origine-destination) a Versalhes ou à Disneyland Paris, inclui também todos os deslocamentos dentro de Paris que você precisar no mesmo dia.

Desvantagem: não inclui o monotrilho Orlyval em Orly (12,05 euros extras) nem o RER até o aeroporto CDG (uma exceção talhada sob medida para empurrar o Paris Visite aos turistas). Tarifa conferida em outubro/2018.

Site oficial: aqui.

Paris Visite

Paris VisiteO que é: um passe para uso ilimitado de transporte público, válido por até 5 dias consecutivos. Os dias são estanques: começam à meia-noite e terminam à meia-noite.

Quanto custa: a versão mais vantajosa, válida entre as zonas 1 e 5, custa 27,80 euros para 1 dia, 42,20 euros para 2 dias, 59,20 euros para 3 dias e 72,40 euros para 5 dias. Crianças pagam metade. Veja todos os preços aqui. Tarifas conferidas em outubro/2018.

Onde comprar: nos caixas de auto-atendimento ou nos guichês do metrô, ônibus e estações RER.

Vantagem: um bilhete único para todos os transportes, incluindo aeroportos, Versailles, Disney e s linhas Transisilien (desde que compre a versão válidas para zonas 1 a 5). Inclui o Orlyval, o monotrilho de Orly ao RER. Crianças têm 50% de desconto.

Desvantagem: a contagem de dias desfavorece quem chega a Paris à noite. Não inclui ônibus nem tram. Requer bastante uso para valer a pena na ponta do lápis.

A considerar: o táxi de Orly sai entre 30 e 35 euros; o de CDG, entre 50 e 60 euros (por carro, não por pessoa), e entrega você no seu hotel, sem precisar carregar mala em escada do metrô nem achar o caminho entre a estação e o hotel.

Recomendado: basicamente para quem quer usar transporte público entre os aeroportos e o hotel. Para quem viaja com criança também pode ser interessante.

Site oficial: aqui.

Paris Pass

Paris PassO que é: idéia marqueteira de um espertalhão que resolveu juntar todos os passes disponíveis e empacotar para o freguês. Combina o Paris Visite com o Paris Museum Pass, e dá ainda um dia de perambulância com o hop-on hop-off Big Bus e mais sete atrações grátis (bâteaux-mouches, museu de cera Grévin e Torre Montparnasse entre elas).

Quanto custa: 244 euros a versão para 6 dias; 196 euros a versão para 4 dias; 165 euros a versão para 3 dias; 131 euros a versão para 2 dias.

Onde comprar: pela internet. É possível receber em casa, pelo correio (pagando a postagem, e se sujeitando à lentidão do correio brazuca) ou retirar no Paris Pass Desk (74 rue de Cléry; metrô: Strasboug-St.Denis).

Vantagem: (quase) tudo num pacote só e, pra quem gosta, tem o ônibus hop-on hop-off.

Desvantagem: a versão do passe de transporte Paris Visite que está incluída no pacote dá direito apenas à zona central 1-3; aeroportos, Versailles e Disneyland Paris são à parte. Não é barato. (E se você não se dedicar a aproveitar, vai jogar dinheiro fora.)

Recomendado: pra falar a verdade, a gente não recomenda não; é um passe meio pega-turista. Mas se você curte hop-on hop-off e questão de bâteau-mouche... faça suas contas, pode ser que valha a pena.

Site oficial: aqui.

Leia mais:

436 comentários

Luiz Roberto
Luiz RobertoPermalinkResponder

Olá Ricardo!
Eu minha esposa chegarmos pelo CDG em 22/04 pela manhã.
Se eu comprar os tikets t+ avulsos pra utilizar o RER B e mais as linhas 6 e 12 até a estação Mairi-d'Issy (que é nosso destino), eles serão válidos até o final?
Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz Roberto! Quem responde é A Bóia. No CDG você compra um ticket de RER a Paris. Este ticket dará direito a você seguir viagem de metrô.

Luiz Roberto
Luiz RobertoPermalinkResponder

Olá amigos!
Gostaria de saber: Se eu estiver na estação de metrô do Louvre e quiser ir até a estação de Luxembourg, terei que pegar o RER B.
O bilhete do metrô também dá direito a utilizar o RER neste caso?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz! É dentro da zona 1, dá direito sim.

Adriano
AdrianoPermalinkResponder

o Ticket t+ vale pra metro/metro de qualquer zona ou somente zona 1 igual a Metro/RER?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriano! Vale no metrô mesmo se a linha sair da zona 1. No RER, se sair da zona 1, tem que ter a passagem que abranja o número de zonas percorridas.

Antonio Medeiros Sobral Neto

Excelente post! Esclareceu muitas dúvidas de um futuro turista em Paris!
Só tenho mais uma dúvida: o passe o Navigo Découverte semanal vale também para transporte do aeroporto CDG ao Centro de Paris (linha RER)? E outra coisa: chego num domingo em Paris, portanto, o passe citado só valeria a partir do dia seguinte (segunda-feira)?
Agradeço pela atenção!
Abraço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Antonio! Vale, mas só a partir da segunda-feira.

Filipa Reis
Filipa ReisPermalinkResponder

Muito bom post!!
Tenho uma dúvida em relação ao Navigo Découverte semanal. Chego a Paris numa quarta feira, poso começar a usar o Navigo Découverte a partir desse dia? Ou só na semana seguinte?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Filipa! Comprando na quarta-feira você já consegue usar na quarta-feira, com validade até o domingo. Se comprar na quinta-feira, só conseguirá usar na segunda-feira seguinte.

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Parabéns pelo post!!
Chego em Paris, CDG, na quinta-feira pela manha e, pelo que aqui vi, só poderei carregar o Navigo para uso na segunda-feira subsequente.Tem alguma alternativa de fazer o cartão antecipadamente via internet. Em caso negativo, qual a opção mais vantajosa para o deslocamento do aeroporto para o hotel na 9 arrondissements? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! Se você não quer investir em táxi, use o trem RER, custa 10 euros e inclui o trecho de metrô até o seu hotel.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/paris/como-chegar-paris/

Rayssa
RayssaPermalinkResponder

É mais uma dúvida mesmo. Eu chego em um Domingo , ok o navigo é a partir de segunda. Que passe eu devo comprar para sair do CDG nesse caso já que pelo Google eles indicam o RER B e RER E em seguida.
O táxi do aeroporto é pago antes ou ao final da corrida? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rayssa! O táxi é pago ao final da corrida e é tabelado. O bilhete do RER para sair de CDG é 10,30 euros.

Andrea Dolabella

Bom dia!
já tenho o cartão, consigo recarregá-lo no CDG?
Como faço? chego numa segunda-feira.
Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrea! Há máquinas na estação do RER do aeroporto.

Juliana Freire de Azevedo Cabral

Ví que o Ticket T+(10 voyages) pode ser usado por várias pessoas.(O "carnê" não tem titularidade, e os bilhetes podem ser dividido com mais pessoas). Pode ser ao mesmo tempo ou ele bloqueia após a passagem na catraca? No caso de uma eventual fiscalização como proceder?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! O 'carnê' são 10 passagens avulsas vendidas ao mesmo tempo e por isso com desconto. Cada pessoa usa uma dessas passagens a cada viagem. Tem que guardar a passagem até o fim da viagem, porque pode haver controle.

Julia
JuliaPermalinkResponder

Ola Ricardo!
Chego em Paris por volta das 20hrs, os guiches do aeroporto CDG estarão abertos para comprar o Navigo Découverte?
Ageadeço a ajuda desde ja!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Julia! Não sabemos se a essa hota ainda haverá guichês operados por funcionários. Se não houver, compre a passagem do RER na máquina.

Pedro
PedroPermalinkResponder

Olá,
Muito útil o seu site, obrigado!
Mais um conselho do que dúvida.
Estarei 5 dias em Paris (de 6ª a 3ªf), 2 adultos e uma criança.
Penso ir um dia à Disney,talvez outro a Versalhes e os restantes passear pelo centro de Paris.
Qual acha a melhor opção para este caso?
(voo por Orly e penso fazer o percurso hotel aeroporto de taxi)

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pedro! Infelizmente não temos condição de fazer contas complicadas para todos os leitores que pedirem. Se você não quiser fazer contas, vá pelo mais fácil: carnês de 10 tickets para deslocamentos dentro de Paris + Mobilis nos dias que saiam da zona 1.

Flavio Henrique

Boa tarde queridos!

Vcs saberiam informar se, posso comprar apenas um Paris Visite e, usa lo para duas pessoas simultaneamente?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flavio! Passes são individuais.

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Olá, boa tarde.
Gostaria de esclarecer uma dúvida, vou chegar numa quarta-feira e ir embora no sábado, com um cartão Navigo tenho direito de ir e vir, de trem, ao aeroporto CDG, Versailles, Disney e metro?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Sim.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar