Ushuaia no inverno: como chegar e como se esquentar

Natalie Soares
por Natalie Soares

Ushuaia Argentina

A gente sempre ressalta aqui no Viaje na Viagem que alta temporada na Terra do Fogo é o verão. Entre dezembro e março, a temperatura na ponta sul do continente está (quase) agradável e há mais passeios disponíveis.

Agora no inverno, Ushuaia, a capital turística da Terra do Fogo argentina, se transforma numa estância de esqui. Mas mesmo para quem não esquia, pode valer a pena encarar o frio do meio do ano.

[box cor="amarelo"]
ushuaia-pinguins3
Atualização!

[/box}

Terra do Fogo Ushuaia Argentina

A convite da secretaria de turismo de Ushuaia, passei praticamente uma semana na cidade visitando os diversos centros de inverno, a estação de esqui Cerro Castor e conhecendo um pouco mais da rotina de quem mora no fim do mundo e está acostumado a enfrentar os rigorosos invernos da região. Lá constatei que é, sim, factível visitar Ushuaia no inverno, desde que você vá agasalhado da maneira correta (instant di dum pish). Aquela frase que a sua tia sempre dizia, “leva um casaquinho porque vai fazer frio”, nunca fez tanto sentido. E não é que foi bem divertido?

Neste post vou falar de como se manter quentinho durante sua estada no fim do mundo.

Ushuaia Argentina

Chegando a Ushuaia

Em vôos regulares, uma conexão em Buenos Aires é praticamente inevitável; você pode voar com a TAM/Lan ou com a Aerolíneas Argentinas. Apesar das constantes afirmações oficiais de que a empresa está se reestruturando, voar com a Aerolineas ainda requer uma dose extra de paciência. Fica a dica para quem pretende viajar com essa cia.: confirme todos os seus vôos na véspera, pois a troca de horários e aeroportos ainda é muito freqüente; leve seu próprio entretenimento de bordo e um lanchinho, just in case. Se precisar trocar de aeroporto, fique alerta para o trânsfer oferecido pela cia. e, caso perceba que pode perder a conexão, pegue um táxi e pegue a nota para pedir reembolso.

A boa notícia é que em julho a Aerolíneas tem vôo charter que sai de São Paulo e vai direto para Ushuaia.

Ushuaia Argentina

Onde ficar: o centro tem suas vantagens

Eu fiquei hospedada no Hotel los Naranjos, um hotel bem localizado, no burburinho da cidade e com uma bela vista para o Canal Beagle. O hotel é simples e confortável, mas não chega a ser "boutique", como apregoa no site. A conexão wifi era um pouco lenta, e o café da manhã era um continental básico.

Hotel los Naranjos Ushuaia

Quando o Riq passou pela cidade, ele ficou no Alto Andino e também gostou do hotel e da localização. Ficar no centro é uma boa pedida para quem pretende caminhar à noite, aproveitar as lojas da cidade ou simplesmente apreciar o pôr do sol na direção do Canal Beagle. Se a dúvida aparecer na hora de reservar seu hotel em Ushuaia, você pode consultar o post abaixo com outros relatos de hotéis em Ushuaia resenhados pelos leitores:

Ushuaia Argentina

Roupas de frio: comprar ou alugar

Ushuaia é conhecida também por ser zona franca; a calle San Martín é a principal rua da cidade e concentra diversas lojas que vendem roupas e acessórios para o frio como The North Face, Columbia, Rip Curl e Patagonia.

Se você pretende comprar uma boa peça para o frio, opte pelas marcas mais conhecidas de artigos para neve e confira a capacidade térmica ou de “cortar o vento” daquela determinada roupa. Isso pode fazer toda a diferença entre virar um pingüim e congelar, ou curtir a sua temporada na neve numa boa.

Pode parecer óbvio, mas esses detalhes são tudo. Para as meninas, cuidado com os sapatos que vão na mala, pois quando a neve começa a derreter e fica aquele misto de gelo com barro, o sapato que costumamos usar no Brasil escorrega e turo poder virar uma cena de holiday on ice e sambando no gelo by videocacetadas do Faustão.

Se você não pretender comprar nenhuma peça para esse tipo de frio, o aluguel também é uma opção viável. A loja que tem as melhores referências é a Jumping. Se você tem alguma outra loja para recomendar, por favor, a caixa de comentários é toda sua wink

Dançando no gelo em Ushuaia

Programas quentes

Queria mandar um beijo pro meu pai, pra minha mãe e um especialmente para a Jandira e para o Wener, um simpático casal de brasileiros que estavam em Ushuaia e que costumam ir para a cidade aproveitar a temporada de neve. Eles me deram várias dicas de programas bacanas, mas por conta da programação apertada não sobrou nenhuma brecha na agenda para conferir todos os passeios disponíveis e as dicas de restaurantes disponíveis na cidade.

Uma das dicas do casal foi uma casa de chá chamada La Cabaña, que pelo site parece ser uma gracinha. Vocês já foram? É um lugar bacana para incluir no roteiro? Fiquei bem curiosa para visitar esse lugar.

Parte da cultura local, uma vez em Ushuaia não deixe de provar a santola (um tipo de caranguejo), as trutas, os cordeiros e frutos do mar. Provei o cordeiro do Kuar Restro Bar e me pareceu muito saboroso.

Kuar UshuaiaKuar Ushuaia

Para tomar um café ou mesmo aquele chocolate quente depois de muitas atividades no frio, o Armazém Ramos Generales pode ser interessante. Seu prédio antigo com suas peças de decoração, que parecem ter acabado de sair de um antiquário, transformam o seu simples café numa viagem no tempo. O tango que chora lamentos e dores de amor completa o cenário.

Ramos Generales UshuaiaRamos Generales Ushuaia

Confesso que voltei sentindo falta de conhecer um restaurante mais tradicional, freqüentado pelos moradores. Sabe aquela dica bacana que quase ninguém conta? Você, viajandão que conhece a região, tem uma indicação assim para dividir conosco? Prometo meu amor de Bóia razz

A neve chega em Ushuaia antes de pintar Bariloche de branco. A diversão é garantida para a família toda, e isso não é uma chamada para um filme da sessão da tarde smile

Ushuaia ArgentinaUshuaia Argentina
Leia também os relatos do Riq durante a sua passagem pela região no verão:

Você também encontra outros relatos sobre a cidade e os passeios na região nos meses menos gelados do ano nos blogs dos viajandões:

Leia mais:

132 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

evelyn muller
evelyn mullerPermalink

Acabei de ler seu post Patricia Simoes e gostaria de uma opinião em relação `as roupas. Ficarei 6 dias, será que é melhor comprarcasaco e calça ou alugar tudo no cerro?? O preço do Cerro é melhor que o da jumping??
Qual loja vc recomenda para comprar as roupas?
Obrigada!

Thiago Gênova
Thiago GênovaPermalink

Show de bola esse post!!!

Tenho um relato sobre ushuaia em meu bloq, quem quiser da uma conferida lá... abraço!!!

http://www.relatodeviagem.com/2014/09/ushuaia-patagonia.html

mariluci jung
mariluci jungPermalink

estamos no alto andino, ao lado de pessoal agradável e apart confortável, tem-se um café da manhã sofrível, oferecendo meia lua durissima e não repodo itens, e uma cafeteri q fecha 2 vrzez ns srmana.

mariluci jung
mariluci jungPermalink

ola evelyn,chegamos há pouco, levamos tudo daqui, da decathlos, por indicação de uma amiga.
as calças de neve são ótimas.
usamos segunda pele.plush e a calça impermeáve na neve.
e no dia a dia, segunda pele(da decathlo, q é diferente da segunda pele de lojas de meias), e jeans .
a segunda pele p/ neve é imprescindível.
percebemos q comprar lá custa muito tempo; as lojas estão cheias e há ,sempre, poucos atendentes.
e, o comércio abre ås 10 fecha ås 13 horas, para abrir novamente entre 15 e 16 horas.
exceção ao novo shopping ,q tem poucas lojas. na verdade vimos, de roupas invernais, somente a popper (no shopping).

Helio Junior
Helio JuniorPermalink

Essa informação me ajudou muito. Acredito que vou comprar botas, meias e segundas pele. Calças e jaquetas de neve devo alugar por lá.

mariluci jung
mariluci jungPermalink

estivemos em alguns restaurantes.
todos excelentes.
mas vale ressaltar que abrem das 12 ås 15 e reabrem ås 20.
com exceção do andino gourmet (muito bom) a senhora que nos atendeu foi extremamente amável.
e, com exceção,também, dos café/restaurantes.
estivemos no marco polo, pasta e pizza ,alto andino,tante sara e e um resaturante pequeno no segundo piso do shopping da san martin, que atendia básicamente os trabalhadores do shopping (comida bem caseira).
estivemos no el bodegon fueguino, mas não comemos, lá.
o senhor que nos atendeu, tb, extremamente agradável.
mas estava lotado,como sempre.
parece ser ótimo.
há na san martin uma sorveteria artesanal excepcional, a dulcissimo.
vários sabores, inclusive de calafate, a fruta q só existe lá.
dizem que quem come calafate volta a ushuaia.
muito melhor o sorvete do que da famosa freddo.
o que vale estar atento é qto aos horários dos restaurantes e do comércio.
quando fecha o comércio os restaurantes vão lotar.

Gislaine Campos
Gislaine CamposPermalink

Vamos fazer nossa primeira viagem fora do Brasil,estamos animados mas inseguros em relação ao tempo.iremos para Ushuaia em Dezembro ,ficaremos lá uma semana, mas tenho dúvidas, devemos comprar botas, casacos como devem ser, realmente faz muito frio.Temos dúvidas se compramos aqui ou lá. Pode nos ajudar?
Obrigada e um grande abraço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gislaine! Temos dicas sobre isso no texto acima. Procure o tópico "Roupas de frio: comprar ou alugar".

Leve segunda pele, sim.

Gislaine Campos
Gislaine CamposPermalink

Precisamos realmente da segunda pele?

ednilza matsubara
ednilza matsubaraPermalink

Estamos indo dia 20/08 para ushuaia.. alguem poderia me falar qto
é o gasto médio para se locar as roupas de ski, translado do centro de ushuaia ao cerro castor e entrada para 4 dias?? e tambem quais os outros passeios interessantes para fazer e seus valores?? estamos em duvida de qto necessitamos levar para estes gastos.. ficaremos lá 7 dias
obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ednilza! Clique no site do Cerro Castor que você verá os valores.

MALU
MALUPermalink

Ei Boia! Eu nunca skiei... a duvida é: Ushuaia, Bariloche ou Vale Nevado? Minha ideia é ir de casal e curtir a cidade tbm, outros programas, etc, e nao ficar só esquiando. O que seria o mais "charmosinho" dos 3?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Malu! Bariloche e Villa La Angostura são cidades mais charmosas que Ushuaia. Valle Nevado não é uma cidade, é apenas uma estação de esqui. As vantagens de Ushuaia são os passeios e a neve começando com certeza mais cedo.

Rosana
RosanaPermalink

Malu, o ano passado estive em San Matin de Los Andes, acho que para a inauguração no ski lá é a melhor opção.
Cidade pequena dá para ficar sem carro, a pé ou taxi. Ir ao Cerro com onibus no terminal, bem mais barato.
Vale a pena, a cidade é um charme.

Berberian
BerberianPermalink

1-Estou indo com minha esposa e meus filhos, todos já skiam, gostaria de saber se existe outra estação de ski além do Cerro Castor?
2-Em relação as roupas costumo comprar nos outlets de Orlando e Miami, que possui preços muito atrativos com ex: jaqueta para Ski da Columbina em média de $ 100 a 180 dólares. Em Ushuaia na rua San Martin encontro roupas específicas para skiar com preços assim?
3-Estamos pensando em ficar hospedado nas cabanas na base do Cerro Castor ski longe, o que acha ou recomenda?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Berberian! Só visitamos Cerro Castor. Há um post completo sobre a estação aqui:

https://www.viajenaviagem.com/2012/07/cerro-castor-ushuaia-esqui/

Esta página do turismo de Ushuaia traz todos os centros de inverno. Castor é o mais importante:

http://www.turismoushuaia.com/pt/estou-em-ushuaia/o-que-fazer/centros-invernais

Outlets nos Estados Unidos têm preços imbatíveis no que quer que vendam.

Gabriela Rodrigues
Gabriela RodriguesPermalink

Boa tarde.
Venho acompanhando o site de vocês e estou com algumas dúvidas quanto aos valores gastos no Ushuaia.
Eu sei que vocês postaram as dicas e sites, mas o site do Cerro Castor não informa mais o preço para aluguel de equipamento e nem os preços das pistas.
Poderiam me ajudar, mais ou menos, com o valores das refeições, pistas e aluguel dos equipamentos?

Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gabriela! As tarifas de tickets ainda não estão disponíveis no site oficial de Cerro Castor, mas se você quiser ter alguma idéia de valores, você pode pesquisar neste site: http://www.welcomeargentina.com/castor/tarifas_p.html
Para preços de aluguel de roupas, dê uma olhada aqui: http://jumpingushuaia.com.ar/

Gabriela Rodrigues
Gabriela RodriguesPermalink

Muito obrigada.

Marcello Peral
Marcello PeralPermalink

Boia.
Olha eu aqui de novo. Dessa vez trocamos a europa por uma temporada de esqui.
Vamos para Ushuaia no período de 12/08 a 18/08 estive consultando alguns hotéis e simpatizamos com o MIL810...Alguem tem referencia sobre esse hotel. Você pode indicar algum similar.
Obrigado

gisele teixeira
gisele teixeiraPermalink

Oi Marcelo,te deixo umas dicas de Ushuaia: http://aquimequedo.com.br/2013/10/12/terra-do-fogo-patagonia/

Fabio
FabioPermalink

Olá! Irei para Ushuaia em agosto e só poderei ir 1 dia no Cerro Castor. Nunca esquiei e gostaria de saber se esta tarifa (do site do Cerro Castor) de $455,00 é só para entrada ou inclui mais alguma coisa, alguém saberia me informar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabio! Esse valor de 455 pesos é referente ao ticket que te dá direito a pegar os teleféricos e esquiar.

Thiago
ThiagoPermalink

É uma linda viagem, tem algumas informações relatadas em meu blog:

http://www.relatodeviagem.com/2014/09/ushuaia-patagonia.html

Gosta de viagem? segue a pág no face:
https://www.facebook.com/relatoviagem

Sandra salazar
Sandra salazarPermalink

Pretendo ir ushuaia, junho ou julho. Somente mãe e filha. Gostaria de saber, se é um lugar seguro ou pelo menos não tão preucupante, que duas mulheres possam fazer sozinhas? Agradeço se ´puderem me esclarecer a duvida!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sandra! É uma cidade pequena, com grande volume de turistas. Não precisa se preocupar em estar só com a sua filha, mas tome os cuidados costumeiros com os seus pertences wink

Giovanna
GiovannaPermalink

Olá,

Eu quero ir a Ushuaia em julho, por conta das férias. É uma boa época? Pegarei a neve?

Grata!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Giovanna! As chances são grandes, pois a neve cai mais cedo por lá.

Rosana
RosanaPermalink

Gente, não exitem!!
Lá aluguem apenas as roupas impermeáveis e equipamentos.
Roupas é na Decathlon, comprem a segunda pele, super necessário, calças estilo moleton para usar por baixo da roupa impermeavél e meias.
Nós usamos uma camiseta T-Shit por baixo da segunda pele e por cima o casaco impermeável. (perfeito)
Coloca o moleton dentro da meia e a calça por cima.
Luvas impermeáveis e um protetor para o rosto (não sei o nome)
Não esqueçam o frio, só na rua, todos os locais tem calefação e é mega quente!!!
Bjs e boa viagem!!

Milene
MilenePermalink

Gente, to c viagem paga p ushuaia em julho! Mas to vendo muitos relatos de turbulências violentas e tenho fobia, pânico mesmo e to quase desistindo! Alguém já viajou em julho e pegou muita turbulência??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Milene! Turbulências podem ocorrer em todos os meses do ano, em qualquer vôo, mesmo e vôos curtos.

Marcela
MarcelaPermalink

Ola Bóia, antes de chegar em Ushuaia irei ficar 1 dia em Buenos Aires. Sabe me dizer se no aeroporto de Ezeiza tem guarda volumes para deixar as malas?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcela! segundo esta página, tem:
http://www.buenos-aires-eze.airports-guides.com/eze_airport_facilities.html

Mas o site oficial do aeroporto não menciona nada.

flor
florPermalink

Oi Marcela. Ezeiza não tem guarda volume mais. um absurdo. estive lá ano passado. boa viagem.

Michelle
MichellePermalink

Olá. Acredito que Marcela já viajou mas pode ser útil para outras pessoas. Agora, agosto 2015, utilizei guarda volumes do aeroporto. 40 pesos para volume grande, período de 12 horas. Não tive nenhum problema com minhas malas. Você deve procurar o setor de informações. Lá chamam segurança do aeroporto que te acompanha para guardar seus pertences.

Guilherme
GuilhermePermalink

Ola, Natalie
Como seu texto é de 2012, não sei se eu dar uma dica so hoje, em 2015, ajuda, mas a dica de restaurante com a cara que vc queria é o CHIKO:
Culinaria chilena, especializado em peixes e frutos do mar, é o local que todos os moradores me indicavam, fui la duas vezes, e me esbaldei comendo o maravilhoso peixe chamado Merluza Negra.
http://www.tripadvisor.com.br/ShowUserReviews-g312855-d1628354-r257340826-Chiko-Ushuaia_Province_of_Tierra_del_Fuego_Patagonia.html#REVIEWS

Guilherme
GuilhermePermalink

e tambem o pub Dublin, sempre lotado de nativos e tursitas, por causa de seu ambiente festivo, cervejas artesanais e comida boa.
http://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g312855-d3383531-Reviews-Dublin_Pub-Ushuaia_Province_of_Tierra_del_Fuego_Patagonia.html

Tiago
TiagoPermalink

Olá, tudo bem? Estou para ir em julho a Ushuaia. Porém surgiu uma dúvida: Partirei de Guarulho e farei conexão em BsAs. A questão é: chegarei no Aeroporto de Ezeiza (00:30) e o voo para Ushuaia partirá do Aeroparte, ou seja, haverá troca de aeroportos. Nessa mudança, mesmo sendo pela madrugada, quem fará o transfer: a empresa ou eu? Fiquei nessa dúvida. Muito obrigado. Parabéns pelo blog. Ajuda muito!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tiago! A Aerolíneas oferece o traslado para seus passageiros. O traslado é efetuado pela empresa Manuel Tienda León.

http://www.aerolineas.com.ar/es-us/cuponesdescuentos/detalles/ar/buenos-aires/940_transporte-gratis-entre-ezeiza-y-aeroparque

Caso o seu vôo seja de manhã, o mais ajuizado é dormir esta noite num hotel.

Marcos
MarcosPermalink

Olá, estou numa situação parecida... Comprei minha volta de Bariloche dia 26/08 chegando de Bariloche no aeroparque e partindo para o Brasil do mesmo aeroporto. Agora faltando 10 dias a Aerolíneas mudou o meu vôo Buenos Aires-RJ para Ezeiza. Tentei o link q vc postou, A Bóia, mas ele não abre mais. Alguém sabe informar se esse transferência da Aerolíneas ainda está funcionando? Tenho 3 horas entre os vôos, vale à pena um táxi? Será q a empresa me reembolsa?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcos!

http://www.aerolineas.com.ar/es-eu/cuponesdescuentos/detalles/940_transporte-gratis-entre-ezeiza-y-aeroparque

• Para compras online el voucher del servicio de transporte gratuito lo deberás solicitar en el Aeropuerto de Inicio del viaje.

Mirela
MirelaPermalink

Por favor Boia, me Ajuda!!
Estou vendo passeios para 18-26 de JULHO para Ushuaia. Ja me disseram que é muito ruim nesse período p passeio. Li no seu relato que é viável sim. Mas quais os passeios que devo fazer? Parques p vê? Ha duas idosos no grupo e estou com medo de acontecer alguma coisa c elas.. Por causa do frio.. Vc acha q é exagero??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mirela! Ushuaia no inverno é basicamente para esquiar. O lugar é melhor aproveitado no verão, quando há bichos e os passeios de barco são mais suportáveis.

Joyce Kelly
Joyce KellyPermalink

Olá Boia, boa noite
Você diz que Ushuaia é basicamente para esqui no inverno. Irei eu e meu marido em Agosto, depois de passar por BsAs. Mas verifiquei passeios interessantes como o trenó com os cães e a trilha com quadriciclo. Vc fez? Recomenda?
Optei por ir à Ushuaia ao invés de Bariloche, por essas opções de passeios. Por favor, me diga que no inverno esses passeios estarão ativos!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Joyce! Claro que recomendamos esses passeios. O que queremos dizer é que não se deve procurar em Ushuaia as atrações "patagônicas" no inverno. O inverno por lá é para tudo o que se relaciona com neve.

Tatiana
TatianaPermalink

Acabo de chegar de Bariloche, lugar que adorei, e agora já estou pensando em Ushuaia. Adorei o friozão, a neve. Deve ser tudo muito lindo. Achei a paisagem da Patagônia de tirar o fôlego, sinceramente não sei se outro lugar do mundo é tão bonito no inverno. Deve valer muito a pena ir.

Rosangela Andrade
Rosangela AndradePermalink

Boia,
Estava pensando em ir em julho para Ushuaia com meu filho de 7 anos. A viagem é viável para criança desta idade (ele adora neve, adorou Bariloche)? E existem passeios onde pode se ver animais da região (pinguins??)? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rosângela! Não há pingüins no inverno.

Veja os passeios atualizados no nosso novo guia de Ushuaia:

https://www.viajenaviagem.com/destino/ushuaia#fazer