Ushuaia

Ushuaia no inverno: como chegar e como se esquentar

A gente sempre ressalta aqui no Viaje na Viagem que alta temporada na Terra do Fogo é o verão. Entre dezembro e março, a temperatura na ponta sul do continente está (quase) agradável e há mais passeios disponíveis.

Ushuaia Argentina

Agora no inverno, Ushuaia, a capital turística da Terra do Fogo argentina, se transforma numa estância de esqui. Mas mesmo para quem não esquia, pode valer a pena encarar o frio do meio do ano.

Terra do Fogo Ushuaia Argentina

A convite da secretaria de turismo de Ushuaia, passei praticamente uma semana na cidade visitando os diversos centros de inverno, a estação de esqui Cerro Castor e conhecendo um pouco mais da rotina de quem mora no fim do mundo e está acostumado a enfrentar os rigorosos invernos da região. Lá constatei que é, sim, factível visitar Ushuaia no inverno, desde que você vá agasalhado da maneira correta. Aquela frase que a sua tia sempre dizia, “leva um casaquinho porque vai fazer frio”, nunca fez tanto sentido. E não é que foi bem divertido?

Neste post vou falar de como se manter quentinho durante sua estada no fim do mundo.

Chegando a Ushuaia

Ushuaia Argentina

Em vôos regulares, uma conexão em Buenos Aires é praticamente inevitável; você pode voar com a TAM/Lan ou com a Aerolíneas Argentinas. Apesar das constantes afirmações oficiais de que a empresa está se reestruturando, voar com a Aerolineas ainda requer uma dose extra de paciência. Fica a dica para quem pretende viajar com essa cia.: confirme todos os seus vôos na véspera, pois a troca de horários e aeroportos ainda é muito freqüente; leve seu próprio entretenimento de bordo e um lanchinho, just in case. Se precisar trocar de aeroporto, fique alerta para o trânsfer oferecido pela cia. e, caso perceba que pode perder a conexão, pegue um táxi e pegue a nota para pedir reembolso.

A boa notícia é que em julho a Aerolíneas tem vôo charter que sai de São Paulo e vai direto para Ushuaia.

Ushuaia Argentina

Onde ficar: o centro tem suas vantagens

Eu fiquei hospedada no Hotel los Naranjos, um hotel bem localizado, no burburinho da cidade e com uma bela vista para o Canal Beagle. O hotel é simples e confortável, mas não chega a ser “boutique”, como apregoa no site. A conexão wifi era um pouco lenta, e o café da manhã era um continental básico.

Hotel los Naranjos Ushuaia

Quando o Riq passou pela cidade, ele ficou no Alto Andino e também gostou do hotel e da localização. Ficar no centro é uma boa pedida para quem pretende caminhar à noite, aproveitar as lojas da cidade ou simplesmente apreciar o pôr do sol na direção do Canal Beagle. Se a dúvida aparecer na hora de reservar seu hotel em Ushuaia, você pode consultar o post abaixo com outros relatos de hotéis em Ushuaia resenhados pelos leitores:

Roupas de frio: comprar ou alugar

Ushuaia Argentina

Ushuaia é conhecida também por ser zona franca; a calle San Martín é a principal rua da cidade e concentra diversas lojas que vendem roupas e acessórios para o frio como The North Face, Columbia, Rip Curl e Patagonia.

Se você pretende comprar uma boa peça para o frio, opte pelas marcas mais conhecidas de artigos para neve e confira a capacidade térmica ou de “cortar o vento” daquela determinada roupa. Isso pode fazer toda a diferença entre virar um pingüim e congelar, ou curtir a sua temporada na neve numa boa.

Pode parecer óbvio, mas esses detalhes são tudo. Para as meninas, cuidado com os sapatos que vão na mala, pois quando a neve começa a derreter e fica aquele misto de gelo com barro, o sapato que costumamos usar no Brasil escorrega e turo poder virar uma cena de holiday on ice e sambando no gelo by videocacetadas do Faustão.

Se você não pretender comprar nenhuma peça para esse tipo de frio, o aluguel também é uma opção viável. A loja que tem as melhores referências é a Jumping. Se você tem alguma outra loja para recomendar, por favor, a caixa de comentários é toda sua 😉

Programas quentes

Dançando no gelo em Ushuaia

Queria mandar um beijo pro meu pai, pra minha mãe e um especialmente para a Jandira e para o Wener, um simpático casal de brasileiros que estavam em Ushuaia e que costumam ir para a cidade aproveitar a temporada de neve. Eles me deram várias dicas de programas bacanas, mas por conta da programação apertada não sobrou nenhuma brecha na agenda para conferir todos os passeios disponíveis e as dicas de restaurantes disponíveis na cidade.

Uma das dicas do casal foi uma casa de chá chamada La Cabaña, que pelo site parece ser uma gracinha. Vocês já foram? É um lugar bacana para incluir no roteiro? Fiquei bem curiosa para visitar esse lugar.

Parte da cultura local, uma vez em Ushuaia não deixe de provar a santola (um tipo de caranguejo), as trutas, os cordeiros e frutos do mar. Provei o cordeiro do Kuar Restro Bar e me pareceu muito saboroso.

Kuar Ushuaia
Kuar Ushuaia

Para tomar um café ou mesmo aquele chocolate quente depois de muitas atividades no frio, o Armazém Ramos Generales pode ser interessante. Seu prédio antigo com suas peças de decoração, que parecem ter acabado de sair de um antiquário, transformam o seu simples café numa viagem no tempo. O tango que chora lamentos e dores de amor completa o cenário.

Ramos Generales Ushuaia
Ramos Generales Ushuaia

Confesso que voltei sentindo falta de conhecer um restaurante mais tradicional, frequentado pelos moradores. Sabe aquela dica bacana que quase ninguém conta? Você, viajandão que conhece a região, tem uma indicação assim para dividir conosco? Prometo meu amor de Bóia 😛

A neve chega em Ushuaia antes de pintar Bariloche de branco. A diversão é garantida para a família toda, e isso não é uma chamada para um filme da sessão da tarde 🙂

Ushuaia ArgentinaUshuaia Argentina

Leia também os relatos do Riq durante a sua passagem pela região no verão:

Você também encontra outros relatos sobre a cidade e os passeios na região nos meses menos gelados do ano nos blogs dos viajandões:

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    132 comentários

    Acabo de chegar de Bariloche, lugar que adorei, e agora já estou pensando em Ushuaia. Adorei o friozão, a neve. Deve ser tudo muito lindo. Achei a paisagem da Patagônia de tirar o fôlego, sinceramente não sei se outro lugar do mundo é tão bonito no inverno. Deve valer muito a pena ir.

    Olá Boia, boa noite
    Você diz que Ushuaia é basicamente para esqui no inverno. Irei eu e meu marido em Agosto, depois de passar por BsAs. Mas verifiquei passeios interessantes como o trenó com os cães e a trilha com quadriciclo. Vc fez? Recomenda?
    Optei por ir à Ushuaia ao invés de Bariloche, por essas opções de passeios. Por favor, me diga que no inverno esses passeios estarão ativos!

      Olá, Joyce! Claro que recomendamos esses passeios. O que queremos dizer é que não se deve procurar em Ushuaia as atrações “patagônicas” no inverno. O inverno por lá é para tudo o que se relaciona com neve.

    Por favor Boia, me Ajuda!!
    Estou vendo passeios para 18-26 de JULHO para Ushuaia. Ja me disseram que é muito ruim nesse período p passeio. Li no seu relato que é viável sim. Mas quais os passeios que devo fazer? Parques p vê? Ha duas idosos no grupo e estou com medo de acontecer alguma coisa c elas.. Por causa do frio.. Vc acha q é exagero??

      Olá, Mirela! Ushuaia no inverno é basicamente para esquiar. O lugar é melhor aproveitado no verão, quando há bichos e os passeios de barco são mais suportáveis.

    Olá, estou numa situação parecida… Comprei minha volta de Bariloche dia 26/08 chegando de Bariloche no aeroparque e partindo para o Brasil do mesmo aeroporto. Agora faltando 10 dias a Aerolíneas mudou o meu vôo Buenos Aires-RJ para Ezeiza. Tentei o link q vc postou, A Bóia, mas ele não abre mais. Alguém sabe informar se esse transferência da Aerolíneas ainda está funcionando? Tenho 3 horas entre os vôos, vale à pena um táxi? Será q a empresa me reembolsa?

    Olá, tudo bem? Estou para ir em julho a Ushuaia. Porém surgiu uma dúvida: Partirei de Guarulho e farei conexão em BsAs. A questão é: chegarei no Aeroporto de Ezeiza (00:30) e o voo para Ushuaia partirá do Aeroparte, ou seja, haverá troca de aeroportos. Nessa mudança, mesmo sendo pela madrugada, quem fará o transfer: a empresa ou eu? Fiquei nessa dúvida. Muito obrigado. Parabéns pelo blog. Ajuda muito!!!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito